You are on page 1of 9

ASPECTOS NUTRICIONAIS DA CULTURA DO TOMATEIRO

Wiliam Paulo Arajo - Engenheiro agrnomo MSc performanceagr@terra.com.br

Resumo A nutrio do tomateiro envolve mais que simplesmente o aporte de nutrientes no solo. H que se levar em considerao aspectos como as necessidades da cultura ao longo do seu ciclo, diferenas entre cultivares ou hbridos, fatores inerentes ao solo e ao clima. Tendo em vista o crescimento acentuado dos custos de produo da cultura, fazse necessria a observao de todos os fatores que podem contribuir para o sucesso da cultura, assim como as suas interaes. O objetivo deste trabalho fornecer aos tcnicos e agricultores envolvidos com a cultura do tomateiro informaes que possam auxilialos na tomada de decises no gerenciamento da lavoura. Palavras-chave: Lycopersicon esculentum; adubao, absoro, requerimento de nutrientes Introduo A cultura do tomateiro ocupa lugar de destaque na horticultura brasileira, com rea plantada de aproximadamente 54.000 ha em todo o territrio nacional. Com a crescente presso nos custos atravs da alta de insumos, e mo de obra, torna-se cada vez mais importante que se busque a profissionalizao do setor, com racionalizao da produo, aumentos de produtividade e de qualidade da produo. Dentro dessa busca de aumento de eficincia no cultivo do tomateiro, grandes avanos tm sido observados no que diz respeito ao melhoramento gentico, com o surgimento de plantas mais produtivas, maior durabilidade ps-colheita e resistncia a doenas. Tambm se observa o surgimento de defensivos mais eficientes no combate a pragas e doenas, menos txicos e mais seletivos aos inimigos naturais. Alm dessas inovaes tecnolgicas, o conhecimento de tcnicas de adubao racional mostra-se um dos passos mais relevantes a serem considerados. Porm, nem sempre este aspecto observado com a importncia que merece, sendo relegado ao segundo plano, e mesmo tcnicas elementares so negligenciadas. Tal postura extremamente danosa ao progresso da cultura do tomateiro, levando baixas produtividades, m qualidade da produo e inconstncia de resultados obtidos pelos produtores. Cabe a todos ns, tcnicos, produtores e pesquisadores, mudar este panorama, a fim de que se possa extrair da cultura todo o seu potencial produtivo. Requerimento de nutrientes pela cultura do tomate O tomateiro uma planta bastante exigente em nutrientes, sendo os nutrientes mais absorvidos (em ordem decrescente): N, K, Ca, S, P, Mg, Cu, Mn, Fe, e Zn (Fayad et al, 2002). A absoro de nutrientes segue o crescimento da planta, ou seja, aumenta medida em que a planta se desenvolve, tendo alguns autores, como Fernandes et al. (1975) e Minami e Haag (1989), observado que at o incio da frutificao a planta absorve apenas 10% do total de nutrientes acumulados ao longo do ciclo todo (figura 1).

Os teores de nutrientes nos diversos rgos da planta apresentam grande variao, em funo das atividades metablicas e fisiolgicas da planta (Minami e Haag, 1989). medida que os frutos comeam a se desenvolver, h um incremento na absoro de nutrientes pelas plantas. As folhas so at este estdio o rgo da planta com maior concentrao de nutrientes e massa seca. A partir de ento alguns nutrientes, como nitrognio, fsforo e potssio passam gradativamente a se acumular em maior quantidade nos frutos (figuras 2, 3 e 4). Dessa forma temos que os frutos so o grande dreno de nutrientes e fotoassimilados, sendo tais nutrientes exportados juntamente com os frutos.
2000 1500 1000 500 0 30 40 50 60 70 80 IDADE DA PLANTA 90 100 110 120 N P K Ca Mg S

Figura Intervalo numrico Figura.- Acmulo de macronutrientes por plantas de tomateiro em funo da idade, segundo Minami e Haag (1989).
100% 80% 60% 40% 20% 0% N P K Ca Mg S NUTRIENTES

ACMULO - mg

FOLHAS CAULE RAIZ

Figura Intervalo numrico Figura - Distribuio de nutrientes em plantas de tomateiro aos 40 dias aps a germinao.
100% 80% 60% 40% 20% 0% N P K Ca Mg S NUTRIENTES FLOR/FRUTO FOLHAS CAULE RAIZ

Figura Intervalo numrico Figura - Distribuio de macronutrientes em plantas de tomateiro aos 70 dias aps a germinao.

100% 80% 60% 40% 20% 0% N P K Ca Mg S NUTRIENTES FLOR/FRUTO FOLHAS CAULE RAIZ

Figura Intervalo numrico Figura - Distribuio de macronutrientes em plantas de tomateiro aos 100 dias aps a germinao.

Alguns autores, como Silva et al. (2003) e Fontes et al. (2000), estudaram a relao entre a absoro de nutrientes, e a produo de frutos. As concluses, embora apresentem variaes nos resultados, concordam em um ponto: existe um ponto de equilbrio entre a quantidade de nutriente fornecida e a produtividade. Valores abaixo ou acima deste ponto trazem prejuzos produo. Dessa forma Silva et al (2003), concluram que plantas de tomateiro para processamento alcanaram produtividade mxima com a adio de 287 kg ha-1 de N enquanto Fontes et al. (2000), ao estudar doses de potssio, concluram que a produtividade foi otimizada com o fornecimento de 198 kg ha-1 de K. Com base em informaes sobre extrao de nutrientes pelas plantas possvel que se faa um plano de fertilizao para a cultura. Estratgias para adubao da cultura do tomateiro O primeiro passo para se planejar a adubao da cultura a anlise qumica do solo onde a cultura ser implantada. Com base nela, sero definidos os passos seguintes. Para que se possa ter uma anlise qumica confivel do solo, necessrio que se proceda a uma coleta de amostra que reflita a realidade da rea. Para isso importante que se tome alguns cuidados, bastante simples no momento da coleta (figuras 5 e 6), conforme descreveram Raij et al., (1992): 1. A rea a ser cultivada deve ser dividida conforme suas caractersticas (declividade, tipo de solo, cobertura vegetal). 2. Deve-se ento percorrer a rea retirando amostras em vrios pontos, sempre coletando o solo numa camada de 0,2m de profundidade. Para a retirada das amostras pode-se usar um trado, ou p, ou ainda um enxado. Estas amostras so chamadas de amostras simples. 3. As amostras simples devem ento ser misturadas, e dessa mistura retira-se a amostra a ser enviada ao laboratrio (amostra composta). Cerca de 400g de solo so suficientes para as anlises qumicas.

Figura Intervalo numrico Figura - Diviso de rea e amostragem do solo.

Figura Intervalo numrico Figura - Preparao das amostras a serem enviadas ao laboratrio.

Com base nas informaes obtidas pela anlise do solo, procede-se ento, quando necessrio, a aplicao de calcreo no solo. No caso do tomateiro a aplicao de calcreo se faz necessria sempre que a saturao em bases for inferior a 60%. Um erro bastante comum, a aplicao de calcreo no solo poucas semanas antes do plantio. O ideal que a aplicao do calcreo seja feita com 3 meses de antecedncia. A correo do solo atravs da adio de calcreo traz uma srie de benefcios, tais como a diminuio da toxidez por mangans e alumnio, fornecimento de clcio e magnsio e aumento da disponibilidade de nutrientes no solo. Outro ponto importante a ser considerado a adio de matria orgnica ao solo, que pode ser feita atravs de estercos ou compostos. preciso ter em vista os benefcios da adio de matria orgnica ao solo no que diz respeito s suas caractersticas fsicas, diminuindo a sua densidade, aumentando a infiltrao de gua e a aerao do solo, e no somente o fornecimento de nutrientes. Os benefcios da adio de matria orgnica ao solo, talvez sejam mais importantes do ponto de vista da melhoria de suas condies fsicas do que do ponto de vista do fornecimento de nutrientes. Uma vez corrigido o solo, as quantidades de adubos minerais podem ser calculadas, com base na extrao de nutrientes pelas plantas, mais o que j se encontra disponvel no solo. Maiores detalhes sobre a adubao de plantio e correo da acidez do solo podem ser obtidos em Raij et al.(1992). As adubaes de cobertura devem ento levar em considerao a extrao de nutrientes pela cultura ao longo do seu ciclo (vide figura 1). Outra forma de se fornecer nutrientes s plantas a adubao foliar. Esta tcnica consiste em se fornecer nutrientes s plantas atravs de uma soluo pulverizada sobre as folhas. H que se olhar com bastante critrio o emprego desta tcnica. Apesar de ser uma tcnica bastante utilizada, deve sempre ser empregada como complementao da adubao de solo. O fornecimento de micronutrientes por via foliar tem grande utilidade prtica em certas condies, principalmente no caso de deficincias de micronutrientes (Furlani, 2001). Tambm em situaes especficas, como por exemplo a pulverizao de fontes de clcio diretamente sobre frutos de tomate, visando a correo do distrbio conhecido como fundo preto, a adubao foliar tem se mostrado eficaz.

Um ponto bastante importante, e nem sempre valorizado pelos produtores a qualidade das mudas. Estudos mostram a influncia da qualidade das mudas nos resultados da lavoura, como se pode observar em Weston & Zandstra (1986) e Melton & Dufault (1991). um erro imaginar que mudas produzidas sem adequada fertilizao no apresentem influncia sobre a produo final. At 60% do resultado final de uma lavoura est relacionado qualidade das mudas (Minami, 1985). As informaes apresentadas, referentes extrao e doses de nutrientes para a cultura do tomateiro so importantes ferramentas, que podem auxiliar a tomada de decises na conduo da cultura, porm necessrio que se leve em conta que a absoro destes nutrientes e seu aproveitamento pelas plantas esto condicionados a uma srie de fatores que interagem entre si, influenciando os resultados obtidos. Fatores que afetam a absoro e a utilizao dos nutrientes pelas plantas. Os fatores que afetam a absoro e a utilizao de nutrientes pela cultura do tomateiro (assim como de outras plantas) so bastante numerosos, podendo ser divididos em fatores externos e fatores internos (Bonatto et al, 1998). Fatores externos pH O efeito do pH do solo sobre a absoro de ons, principalmente dos ctions, d-se pela sua influncia no funcionamento das bombas de prtons existentes na membrana plasmtica (Furlani, 2001). Estas bombas desempenham um papel decisivo para a absoro de nutrientes, pois so responsveis pelo influxo de ons para dentro das clulas vegetais. Tambm h influncia do pH no desenvolvimento de microorganismos do solo, como fungos e baterias, (Taiz & Zieger, 1998), influenciando assim a populao de microorganismos benficos, importantes para a otimizao da absoro de nutrientes. Outro ponto importante da influncia do pH sobre a absoro de nutrientes diz respeito solubilidade dos nutrientes na soluo do solo. Alguns micronutrientes (como o Mn) apresentam alta solubilidade em faixas de baixo pH, podendo causar fitotoxidez s plantas. O quadro 1 mostra a solubilidade dos nutrientes em funo do pH da soluo do solo. Aerao do solo A aerao tem influncia sobre a absoro dos nutrientes do solo atravs da mineralizao da matria orgnica, oxidao de elementos, como o NH4+ que passa forma de NO3-. Em alguns casos a aerao pode reduzir a disponibilidade de Fe, ao oxida-lo da forma ferrosa forma frrica, que menos absorvida pelas plantas. Em situaes de baixa aerao, como reas alagadas, pode levar fitotoxidez por Fe e Mn (Bonato et al., 1998). Temperatura De acordo com Marschner (1995), embora os processos fsicos sejam pouco afetados pela temperatura, as reaes qumicas sofrem grande influncia da temperatura. Uma das possveis explicaes para a influncia da temperatura sobre a absoro de ons pelas plantas seja a depresso da atividade de enzimas ligadas ao sistema de transporte de ons atravs das clulas vegetais.

Quadro Intervalo numrico Quadro- Solubilidade dos ons em funo do pH da soluo do solo.

Umidade A gua o veculo atravs do qual os ons se movimentam do solo para o sistema radicular das plantas, principalmente quando esse movimento se d por fluxo de massa e difuso. A falta de nveis adequados de gua no solo leva obrigatoriamente deficincia de nutrientes. O exemplo clssico da importncia da gua na absoro de nutrientes pelas plantas a deficincia de Ca, que em tomate leva ao distrbio conhecido como fundo preto, e que se manifesta com mais freqncia em situaes de estresse hdrico. ons e suas interaes A presena de um on na soluo do solo no garante a sua total absoro. A absoro dos nutrientes pelas plantas, se d na seguinte ordem decrescente: molculas sem carga ctions monovalentes nions monovalentes ctions bivalentes nions bivalentes ctions trivalentes nions trivalentes. Para os ons de mesma valncia, as plantas absorvem preferencialmente aqueles de menor raio inico. No que diz respeito s interaes entre os ons, as principais so a inibio da absoro e o sinergismo. A inibio pode se dar duas formas: inibio competitiva e inibio no competitiva. A inibio competitiva se d quando os ons competem pelo mesmo stio ativo de transporte na clula vegetal. J a inibio no competitiva, os ons no competem por um stio, sendo um processo que no revertido simplesmente pelo aumento de fornecimento de um determinado on. Presena de micorrizas As micorrizas so associaes simbiticas de determinados fungos com o sistema radicular das plantas. Os benefcios desta associao para as planta so o aumento da superfcie de absoro das razes, o aumento da eficincia dos mecanismos de absoro, aumento de resistncia aos estresses hdricos e nutricionais, proteo contra patgenos de solo.

Tipo de solo O solo possui grande influncia na disponibilidade de nutrientes para as plantas. Segundo Fontes et al. (1984), solos muito compactados prejudicam o crescimento radicular, e o movimento dos ons na soluo do solo. Tambm solos arenosos tendem a apresentar grande lixiviao de nutrientes para camadas mais profundas do solo, podendo isso inclusive levar contaminao de guas subterrneas (Calado et al., 1992). Fatores internos Potencialidade gentica De acordo com Dechen et al. (1999), existem vrias evidncias da diferena entre espcies e variedades no que diz respeito eficincia na absoro e transporte de ons pelas plantas. Como exemplo, pode-se citar Brown (1978), citado por Dechen et al., (1999), que observou que plantas de tomate eficientes na absoro de ferro possuam maior capacidade de extruso de prtons pela rizosfera, baixando o pH, e favorecendo a absoro de ferro, alm de possurem maior quantidade de cidos orgnicos no xilema, favorecendo o transporte de ferro. Tambm vale observar que fatores morfolgicos, como arquitetura e volume do sistema radicular, rea foliar, ngulo de insero das folhas influem na absoro e transporte de nutrientes pelas plantas (Fontes e Pereira 2003). Estado inico interno As plantas possuem um mecanismo de controle da absoro. Tal mecanismo permite que quando um determinado nutriente se encontra em grande concentrao nos tecidos, a absoro deste nutriente seja interrompida. Nvel de carbohidratos O transporte de solutos atravs da membrana plasmtica das clulas vegetais pode ocorrer contra um gradiente de concentrao, sendo para isso necessrio o consumo de energia (Furlani, 2001). Essa energia oriunda das reservas da planta, ou seja, carbohidratos. Dessa forma pode-se dizer que o suprimento de carbohidratos da parte area para a raiz indispensvel para que a absoro ocorra. Consideraes finais Ao se pensar em uma estratgia de adubao para a cultura do tomateiro, so vrios os pontos a serem considerados. necessrio que se passe a observar as variveis com influncia nos resultados da cultura, e no somente as quantidades de nutrientes fornecidas. Normalmente d-se grande nfase ao controle fitossanitrio, ficando o manejo nutricional relegado ao segundo plano. A melhor observao deste aspecto pode ser uma grande aliada para que se obtenha sucesso na explorao da cultura. Tcnicas simples como a calagem do solo, muitas vezes so negligenciadas, porm tm importncia grande para o estabelecimento e conduo da cultura. Ao se planejar a implantao da cultura, h que se levar em considerao os aspectos de tipo de solo, teores de matria orgnica do solo, hbrido ou variedade a ser cultivado, a necessidade de fornecimento de nutrientes de forma balanceada e parcelada e o tipo de irrigao. Alm disso, ao se deparar com distrbios nutricionais na conduo da cultura do tomateiro, deve-se buscar solues levando-se em considerao todos os fatores que tm influncia na extrao e aproveitamento dos nutrientes pelas plantas, e sempre que possvel lanar mo de instrumentos que auxiliem na tomada de decises, como anlise foliar e anlise de solo. Tambm vlido que se mantenha um dirio da cultura, com

anotaes sobre dados climticos e das prticas adotadas. Ao longo do tempo, as informaes obtidas neste dirio podem ser de grande valia na compreenso e soluo de problemas. Referncias bibliogrficas BONATO, C. M.; RUBIN FILHO, C. J.; MELGES, E.; SANTOS, V. D. Nutrio mineral de hortalias Maring, 1998 Disponvel em: http//www.uem.edu/apostilas.pdf Acesso em 22/10/2002 CALADO, A. M.; FERREIRA, A. G.; PORTAS, C. M.; SILVA, M. L. P. Percolation lost of macronutrientsin processing tomatoes cultivated in sandy soils. Acta Horticulturae, Holanda, v.301, p. 151-158, 1992. DECHEN, A.R.; FURLANI, A.M.C.; FURLANI, P. R. Tolerncia e adaptao de plantas aos estresses nutricionais In SIQUEIRA, J.O.; MOREIRA, F. M. S.; LOPES, A.S.; GUILHERME, L. R. G.; FAQUIN, V.; FURTINI NETO, A. E.; CARVALHO, J. G. (ed) Inter-relao fertilidade, biologia do solo e nutrio de plantas. Sociedade brasileira de cincias do solo Universidade Estadual de Lavras p. 337-361. FAYAD, J. A.; FONTES, P C R; CARDOSO, A A; FINGER, F. L.; FERREIRA, F.A. Absoro de nutrientes pelo tomateiro cultivado sob condies de campo e de ambiente protegido In Horticultura Brasileira, Braslia, v.20, n. 1 p.90-94, 2002. FERNANDES, P.D.; CHURATA-MASCA, M. G. C.; OLIVEIRA, G. D.; HAAG, H.P. Nutrio Mineral de Hortalias. Absoro de nutrientes pelo tomateiro em cultivo rasteiro. Anais da ESALQ, Piracicaba, v 32, p. 595-608, 1975. FONTES, P C R; SAMPAIO, R A; MANTOVANI, E C Produo de tomate e concentraes de potssio no solo e na planta influenciadas por fertirrigao com potssio. In: Pesquisa Agropecuria Brasileira , Braslia, v.35, n. 3, p.575-580, 2000. FONTES, P. C. R.; PEREIRA, P. R. G. Nutrio mineral do tomate para mesa Informe Agropecurio , Belo Horizonte, v.24, n.219, p. 27-34, 2003. In:

FURLANI, A.M.C. Absoro de nutrientes pelas plantas In: Curso de atualizao em nutrio mineral de plantas perenes. Campinas: Instituto Agronmico, 2001. p.213. resumos. MARSHNER,H. Mineral nutrition of higher plants. 2. ed. London: Academic Press 1995. 889 p. MELTON, R.R.; DUFAULT, R.J. Tomato seedling growth, earliness, yield, and quality following pretransplant nutritional conditioning and low temperatures. Journal of American Society for horticultural Science. Alexandria, v.116, n.3, p.421-425,1991. MINAMI, K (Org.) Produo de mudas de alta qualidade em horticultura. So Paulo: T. A.Queiroz, 1995. 128 p.

MINAMI, K; HAAG, H. P. O tomateiro. 2 ed. Campinas: Fundao Cargill, 1989 n. 219, p.27-34, 2003. RAIJ, B. V.; SILVA, N. M.; BATAGLIA, O.C.; QUAGGIO, J. A.; HIROCE, R.; CANTARELLA, H.; BLINAZZI Jr. R.; DECHEN, A. R.; TRANI, P. E. Recomendaes de adubao e calagem para o Estado de So Paulo. Campinas, Instituto agronmico, 107p. 1992. SILVA, W. L. C.; MARQUELLI, W. A.; MORETTI, C. L.; SILVA, H. R.; CARRIJO, O.A. Fontes e doses de nitrognio na fertirrigao por gotejamento do tomateiro. Workshop Tomate na UNICAMP: Perspectivas e Pesquisas 2003 TAIZ, L.; ZIEGER, E. Plant Physiology. 2. ed., Sunderland: Sinaver Associates, 1998. 792 p. WESTON, L.A.; ZANDSTRA, B.H. Effect of root container size and location on growth and yield of tomato transplants. Journal of American Society for Horticultural Science, Alexandria, v.111, n.4, p.498-501, 1986.

You might also like