You are on page 1of 17

SBS XII Congresso Brasileiro de Sociologia GT Educao e Sociedade

Ttulo do Trabalho

Estratgias de socializao: consonncias e dissonncias na relao escola-famlia

Autora: Lea Pinheiro Paixo Universidade Federal Fluminense

Introduo Este texto expe resultados de uma pesquisa onde se procura levantar informaes sobre o significado da escolarizao para um grupo social cuja sobrevivncia garimpada dia-a-dia em uma atividade desqualificada socialmente catao de restos em um lixo a cu aberto. Alm das dificuldades de ordem material, eles enfrentam ainda, a repulsa da sociedade pelo trabalho que realizam. Lidam com o lixo, sintoma de dimenses perversas da sociedade atual: problema ambiental, opulncia, abundncia do lixo, diminuio de empregos formais. Os catadores de lixo, includos de forma precria na sociedade, lutam pela identidade de trabalhador. A anlise das entrevistas mostrou que, para estas mulheres, a escola deve se empenhar na socializao dos filhos. Estas expectativas emergem com mais fora no discurso delas que as preocupaes com aquisio de ordem cognitiva. Para o estudo foram entrevistadas 10 mulheres, cujas idades variam de 19 a 49 anos, catadoras do lixo de um municpio do Estado do Rio de Janeiro1. Nove delas so responsveis pela manuteno do grupo familiar contando, em alguns casos, com a contribuio de filhos, maridos ou outros parentes. Apenas trs tiveram uma passagem regular pelo sistema de ensino. Os resultados da pesquisa mostram a necessidade de se conhecer melhor as expectativas dos atores sociais envolvidos no processo de escolarizao em relao s responsabilidades depositadas na escola enquanto agncia socializadora.
1

Em 2001, foram cadastrados, neste lixo, 288 adultos de 22 a 40 anos (55% homens), 59 jovens entre 12 e 18 anos (66% do sexo masculino) e 36 crianas de 6 a 11 anos (61% meninos). H que se distinguir catador de rua do catador do lixo. O governo estimula a organizao de catadores de rua em cooperativas. rgos oficiais, ONGS e setores ligados igreja e ao prprio movimento de catadores vm apontando a necessidade de extino da catao direta nos lixes. Segundo o jornal O Globo, existiam, s no Estado do Rio de Janeiro, 100 pontos onde o lixo despejado a cu aberto. Neles, os catadores enfrentam condies de insalubridade: aspiram poeira contaminada, esto sujeitos ao de parasitas, de verminoses, de infeces na pele. So tambm freqentes os casos de acidentes provocados pelos caminhes que despejam o lixo. Os lixes constituem preocupao dos ambientalistas porque provocam a degradao da paisagem, contaminam o solo e os recursos hdricos. No Brasil, o destino de 88% do lixo, o lixo a cu aberto, sem tratamento.

Trabalho no lixo: sobrevivncia e desqualificao As vidas das catadoras so reguladas pela luta cotidiana pela sobrevivncia e pela tentativa de provar aos outros a si prpria que so dignas trabalhadoras. O trabalho que realizam no um trabalho qualquer. Alm de no ser reconhecido desqualifica socialmente quem o realiza. Algumas das entrevistadas registraram breves passagens pelo mercado de trabalho formal, seja como operria de uma fbrica de sardinhas existente nas proximidades, seja como overloquista profissional (uma). Quase todas exerceram servios domiciliares remunerados: domsticas, babs ou faxineiras. H tambm as que trabalharam no campo. O lixo visto como o ltimo recurso em uma sociedade marcada pela reduo na oferta de empregos est sempre disponvel, enquanto outras portas se fecham. Os ganhos de um catador variam em funo de alguns elementos: poca do ano, nmero de familiares que participam da catao, nmero de horas trabalhado, tipo de material catado. Segundo o levantamento referido, os rendimentos concentravam-se em torno de R$150,00 mensais em 2001. Para um pequeno grupo (2%), a renda mensal ultrapassava R$500,00. H um benefcio suplementar propiciado pelo lixo, importante na economia familiar. Elas recolhem produtos que atendem s necessidades da casa, como alimentos, roupas, calados, utenslios domsticos, alm de outros objetos: bijuterias, livros, revistas, celular etc. Todas as entrevistadas elegem como vantagem primeira do trabalho no lixo os ganhos que conseguem ali obter, superiores aos recebidos em profisso anterior. Muitas apontam outro benefcio: autonomia na gesto do tempo. Apesar de quase todas cumprirem longas jornadas de trabalho, referem-se, como positivo, ao fato de serem independentes: no precisam pedir licena ao patro ou patroa para descansar, comparecer a reunies na escola, conversar com os colegas, definir horrios de trabalho. Aos olhos da sociedade, a catao estigmatizada. O trabalho no lixo encerra uma dimenso simblica negativa, objeto de sofrimento por parte das catadoras, emergindo com freqncia em seus relatos2: Eles vem a gente com preconceito. Acho que se eles pudessem, ficavam longe
As catadoras manifestaram seu desconforto com matrias que as mostram disputando comida com animais. Por exemplo, a edio do Jornal do Brasil, de 20.07.2003, focaliza os catadores de lixes do
2

da gente. Essa fala remete para a distino eu/eles, que por sua vez remete para a autolocalizao no mundo: o mundo do lixo e o mundo fora do lixo, dentro e fora. As catadoras, ao se referirem ao lixo, utilizam a expresso aqui dentro em oposio a l fora. So mostradas, com freqncia, pela imprensa, disputando restos com animais. E reagem. Muitas se negam a ser fotografadas em trajes de trabalho. Uma declarou esconder sua condio de catadora de alguns parentes. Outra evita que os colegas dos filhos saibam que ela trabalha ali: Eu no quero que saibam (os colegas dos filhos adolescentes) para no envergonhar eles (os filhos). Que os colegas ficam falando: Ah! to indo pro lixo comer resto de lixo. (41 anos, dois filhos, quarta srie do Ensino Fundamental) H as que assumem sem constrangimentos. Admitem os preconceitos, porm reagem a eles. A negatividade desse tipo de ofcio sujeira, restos da sociedade no pode esconder o fato mais importante, que as resgata perante si mesmas: Eu no t roubando, no t matando, eu t trabalhando. O que que tem eu mostrar meu servio? Eu no tenho vergonha, no, senhora! (49 anos, 12 filhos, sabe ler e no sabe escrever) Enfrentam a desqualificao afirmando que o que importa que esto trabalhando, garantindo a sobrevivncia da famlia com honestidade, sem dependerem de terceiros: A gente s nunca passou fome, nem pediu nada a ningum e nem mexeu em nada de ningum. (38 anos, oito filhos, analfabeta) As catadoras revelam uma relao ambgua com a atividade que exercem. Reconhecem o estigma social que as persegue, ao mesmo tempo em que renegam a sujeira e os perigos a que esto expostas em seu ambiente de trabalho, manifestando o desejo por exercerem uma outra ocupao. Apesar de demonstrarem interesse por uma ocupao mais limpa, apontam algumas restries: ... desde que ganhe o mesmo, desde que no perca minha autonomia...

Rio de Janeiro em uma reportagem com o ttulo Famlias disputam comida com ratos e urubus. No lixo onde foi realizada a pesquisa foram cadastrados, em 2001, 288 adultos (55% de homens) entre 22 e 40 anos, 59 adolescentes de 12 a 18 anos (66% do sexo masculino) e 36 crianas de 6 a 11 anos (61% de meninos).

A falta de convico vem associada a um sentimento de descrena sobre as possibilidades reais de encontrar outra ocupao. Referem-se ao problema contemporneo de retrao de empregos e das poucas chances no mercado para quem tm baixos nveis de escolarizao, como o caso delas: Pensei em procurar (outro trabalho) ... porque muito difcil a gente chegar l fora e encontrar servio, sempre pedem carta. muito difcil! Eles sempre pedem experincia em outro servio, sempre pedem carta! Domstica? Hoje em dia quase ningum confia em pegar uma pessoa e botar dentro de casa, tomar conta de criana. Neguinho tem muito medo hoje em dia. (18 anos, um filho, aluna da quarta srie do Ensino Fundamental) Comparam sua situao de trabalho atual com outras consideradas viveis para elas e falam da impossibilidade de obterem o mesmo ganho que na catao. A viso desqualificadora de que so objeto particularmente dolorosa quando se sabe que o trabalho o valor que estrutura o seu mundo. Como outros grupos sociais das camadas populares, o trabalho visto pelas catadoras como valor moral. Elas so pobres, vivem de uma atividade que manipula restos, sujeira, mas querem que seja reconhecido seu estatuto de trabalhadoras. o trabalho que pode conferir dignidade a vida. A condio de pobre carrega uma conotao negativa, de carncia, de falta. atravs do trabalho, ento, que demonstram no serem apenas pobres. Ao lado da negatividade contida na noo de ser pobre, a noo de ser trabalhador d ao pobre uma dimenso positiva (SARTI, 1996, p. 66-67). Mas a elas negada essa compensao simblica.

Excluidas do sistema de ensino No geral, as condies de vida na famlia de origem no possibilitaram a entrada ou a permanncia por tempo significativo na escola. Duas so analfabetas, duas apenas escrevem o nome, duas sabem ler, mas no escrevem. Apenas trs declaram ter freqentado o sistema escolar: uma alcanou a stima srie do Ensino Fundamental, outra, a sexta srie; a mais nova estava freqentando a quarta srie do Ensino Fundamental quando da realizao das entrevistas. Foi impossvel tratar os dados fornecidos por uma delas dada a incongruncia das informaes3.
3

As informaes sobre escolarizao foram prestadas pelas prprias catadoras. Trabalhou-se com a avaliao que elas fizeram sobre seus conhecimentos de leitura e escrita.

Trabalhando com outros grupos sociais, o pesquisador tende a aglutinar os indivduos que no sabem ler e escrever no mesmo bloco. Ao analisar as entrevistas, percebe-se que, para as entrevistadas, h outras distines. Ter aprendido a escrever o nome um ganho que evita a humilhao de assinar com o polegar. Para elas, h uma gradao entre ser analfabeta, saber escrever o nome, saber ler, saber ler e escrever. A escala outra. Entre as que freqentaram escola, h atraso na entrada: uma iniciou os estudos aos dez anos; outra, aos 11; uma terceira, aos 12; uma outra, aos 14 anos. Apenas uma, a mais jovem do grupo, entrou mais cedo, apesar de tambm em atraso aos oito anos. A baixa escolaridade da maior parte do grupo decorre de fatores associados necessidade de, muito cedo, trabalhar para poder contribuir para a manuteno do grupo familiar. H tambm fatores que se associam sua condio de mulheres: constituio precoce de famlia. H histrias de sofrimento associadas escola. Chama a ateno o fato de apenas uma ter formulado crticas professora que no foi capaz de entender que ela, apesar de ter 14 anos, no sabia ler. As demais falam bem da escola, das professoras e/ou culpam suas famlias que no as apoiaram ou no quiseram deix-las estudar noite. O fracasso vivido como conseqncia de incapacidade pessoal acompanhada de sentimentos de autodesvalorizao ou da falta de empenho familiar. A luta que se impe pela sobrevivncia associada condio de gnero fez da escolarizao uma dimenso secundria para a maior parte das catadoras. Nesse quadro, surpreendente a relao positiva com o saber escolar manifestada por duas delas, bem como o fato de que as trs que tiveram uma escolaridade regular no apontaram dificuldades com o trabalho escolar. O abandono da escola antes da concluso do Ensino Fundamental para essas catadoras deveu-se a dificuldades relacionadas s condies de vida e expectativas que constituem o universo feminino ser me.

A escolarizao dos filhos - expectativas

Como pensam a escolarizao dos filhos essas mulheres de pouca ou nenhuma escolarizao, vivendo na precariedade e tendo poucas esperanas de mudana em suas vidas? Que expectativas formulam? Em primeiro lugar, as catadoras no se distinguem de outros grupos no que se refere ao valor dado escolarizao dos filhos. Todas valorizam a instituio escolar. Mas no fcil para o sistema de ensino perceber os sinais dessa valorizao, porque desconhece mundos como os das catadoras. Quando se procura fazer uma leitura compreensiva, os sinais de que elas se mobilizam pela escolarizao dos filhos emergem. Mobilizam-se e constroem, em sintonia com seu universo, expectativas em relao s responsabilidades da escola. Falam pouco da dimenso cognitiva e enfatizam a dimenso afetiva, relacional, ao avaliarem o trabalho que ali realizado. Tendem a considerar satisfatrias trajetrias escolares mais curtas. Esperam que seus filhos escapem de trabalhos desqualificados socialmente, como o realizado no lixo, sem formularem expectativas de promoo social. O que mais chama ateno, no entanto, so expectativas relativas socializao dos filhos: esperam que a escola se empenhe na educao de seus filhos promovendo sua integrao sociedade.

Horizonte de escolaridade As expectativas relacionadas escolarizao dos filhos aparecem em um discurso em que se afirma o valor da escolarizao e se reconhece sua necessidade sem especificar o nvel de escolarizao que se faz necessrio. Aquelas que tm escolaridade regular declaram mais claramente que esperam que os filhos concluam, no mnimo, o Ensino Fundamental. Mas a maioria utiliza termos vagos: ...eu quero que ele estude bastante... (18 anos, um filho, quarta srie do Ensino Fundamental); ...eles podem ir estudando...; ...at ficar de maior, at conseguir emprego...; ...eu vou fazer uma fora pra ele (o filho) conseguir isso... (18 anos, um filho, quarta srie do Ensino Fundamental). Como conhecem pouco o sistema escolar e a relao entre emprego e requisitos escolares, suas expectativas no contemplam certificaes especficas. O diploma superior, mas como sonho irrealizvel, apareceu em apenas um discurso, acompanhado de reflexes realistas sobre sua

viabilidade. Muitas vezes vai das condies. Porque s vezes a gente quer uma coisa, mas num tem condies pra aquilo. Mas se fosse assim um caso, por exemplo, deu poder manter os meus filhos, eles estudariam at se formarem. Eu formaria eles um advogado, um mdico, entendeu?. O limite em termos de responsabilidade com a escolarizao dos filhos homens parece claro: o servio militar. Independentemente do nvel e srie escolar atingidos, o servio militar obrigatrio delimita a etapa de responsabilidade dos pais com a escolarizao dos filhos e demarca a entrada na vida adulta do adolescente, funcionando como um rito de passagem. Portanto, passam a ser os responsveis por suas vidas, o que inclui deciso sobre continuidade ou no dos estudos. Como adultos, no entanto, muito provvel que comecem a pensar na constituio da prpria famlia, o que supe a entrada no mercado de trabalho. Nesse sentido, suas expectativas confirmam o que Guedes (1997) fala a propsito de um grupo de operrios de So Gonalo. A autora mostra a importncia do Exrcito como instncia educativa em que os adolescentes ganham em fora fsica, resistncia, disciplina e senso de hierarquia, valores que constituem o ethos do grupo em relao construo de trabalhadores manuais. Assim, na vida dos adolescentes observa-se uma ruptura em torno dos 18 anos, que se inicia com a proximidade de entrada no quartel aos 16 e termina com a constituio da prpria famlia.

Avaliao da escola A maior parte dos comentrios parece confirmar o que a literatura vem apontando ao estudar a relao entre escola e camadas populares. H um certo desconforto em avaliar o que se passa na escola, resumido por uma entrevistada nos seguintes termos: Eu acho tudo bom, porque aquele ditado o que no sei acho bom. No entendo, nunca tive, no sei como . (32 anos, trs filhos, analfabeta) Como essa, as demais catadoras parecem se sentir pouco vontade para avaliar o trabalho da escola. Nem poderia ser muito diferente, quando se sabe que a maior parte delas conhece pouco esse universo. Como vimos, suas histrias no incluem uma passagem regular e duradoura pelo sistema de ensino.

Tendem a falar da escola de forma positiva. Em geral, dizem que toda escola boa. Depois de conhecer passagens no muito agradveis de muitas delas pela escola, soa estranha essa representao positiva. Foram poucos os comentrios negativos sobre a escola. Quando o fizeram, revelaram ateno a aspectos da disciplina e da ordem que podem colocar em risco a segurana dos filhos. Assim, foi elogiada uma escola que coloca meninos e meninas em classes separadas, o que diminuiria a possibilidade de assdio ou violncia sexual. Mas h uma distino interessante: escola e professora. Se, na maioria das vezes, elogiam a instituio, o mesmo no acontece quando se referem ao professor. Apontam, com mais freqncia, problemas da sala de aula. Para grande parte delas, toda escola boa, dependendo da professora. Ao focalizar o seu trabalho, privilegiam dimenses no diretamente relacionadas ao ensino. O professor julgado mais pelo tipo de relao que estabelece com os alunos e suas famlias do que por suas competncias pedaggicas. Parecem estar atentas a comportamentos do professor relacionados afetividade. Apontam como qualidades de um bom mestre: dar ateno aos alunos, ser humilde, ter carinho, compreenso, procurar entender a criana, tratar bem a gente. Uma delas resumiu: Tem que ser a me da criana. As catadoras so pouco precisas em relao avaliao do trabalho pedaggico na escola. Nenhum comentrio sobre a distncia entre o que ali se ensina e a preparao para o trabalho, preocupaes de carter mais prtico relacionadas ao futuro dos filhos no mercado de trabalho como encontrado por Guedes com operrios no mesmo municpio.

Trabalho menos desqualificado para os filhos Todas as entrevistadas reconhecem que, para os filhos terem chances, precisam da escola. No falam de servios muito distintos do que realizam nem parecem acreditar na possibilidade de insero no mercado formal uma colocao com carteira assinada. Sabem que hoje, para ser domstica, para conseguir trabalho em empresa, como operrio, preciso ter escolarizao. Mas o termo escolarizao citado de forma vaga. No se percebe uma aposta de que a escola promova grandes transformaes na vida dos filhos. Suas expectativas so modestas. Gostariam

10

que os filhos escapassem da forma de trabalho desqualificado que tm, pudessem viver de uma atividade limpa e honesta. Consideram que a escolarizao dos filhos pode possibilitar isto insero em um trabalho menos sujo, menos desqualificado socialmente: Que ele no venha para o lugar onde estou ... porque (se tem estudo) tem uma chance maior de servio; hoje em dia todo mundo pede oitava srie, segundo grau, curso disto, curso daquilo. Observa-se uma aposta modesta e realista: a de que os filhos poderiam, com escolarizao, ter condies melhores de enfrentar o mercado de trabalho em profisses, ainda que manuais noqualificadas, que lhes permitissem escapar do estigma do trabalho no lixo. O sonho se constri em torno de um trabalho reconhecido pela sociedade. Uma escola socializadora Essa a dimenso que mais distingue o grupo das entrevistadas de outros grupos sociais em relao escolarizao dos filhos. So particularmente notveis suas expectativas de que a escola promova, entre seus filhos, a aquisio de comportamentos relativos ao convvio social. Esperam que a escola ensine seus filhos a serem polidos, educados, saber entrar em algum lugar e dele sair. Nesse sentido, foram lembradas com certa insistncia as habilidades do campo da linguagem. Sobre o que gostariam que a escola ensinasse aos filhos, declararam: conversar bem, saber conversar. Colocam, assim, em destaque, valores da comunicao da relao social. As demandas de socializao so acompanhadas de claras expectativas relacionadas aquisio, pelos filhos, na escola, de qualidades morais exigidas pela vida em sociedade. Com freqncia, utilizaram termos como: ajudar ao prximo, tratar bem as pessoas, respeitar o outro, ajudar o outro, aprender o respeito. A socializao dos filhos inclui tambm o conhecimento da realidade do mundo em que vivem: um lugar cheio de perigos onde a droga, a violncia, os abusos sexuais esto presentes. Gostariam que a escola ajudasse os filhos a reconhecerem os perigos, a se defenderem, aprenderem como a vida. Quase todas expressaram o medo de que os filhos caiam na vida de bandidagem, que se tornem um cara da vida. A dimenso do medo dessa ameaa sobrepuja at suas expectativas de que os filhos tenham melhor sorte que a delas e no trabalhem no lixo. Preferem v-los no lixo a v-los como um cara do mau caminho.

11

H entre as catadoras entrevistadas um forte apelo para que a escola seja agente do acesso aos valores que organizam a sociedade. Esperam que a escola cumpra uma funo de socializar seus filhos segundo as normas da sociedade. A escola deve ensinar s crianas a se opor ao egosmo, a escapar de particularismos. Aderem firmemente aos valores da integrao da escola como instituio. Esta adeso merece ateno na medida, como muitos estudos j mostraram significa um distanciamento da cultura do grupo social de origem. Trata-se de uma ruptura que desejada. Dubet e Martuccelli (1996a), referem-se a situao semelhante na Frana. Observaram uma suposta ruptura que o modo de socializao escolar promove entre grupos de camadas populares. Embora percebida, essa ruptura no induz a uma rejeio escola. Ao contrrio. A ruptura de ordem simblica que a entrada na escola provoca entre filhos de famlias de camadas populares desejada pelos pais. Apesar de ambigidades e contradies entre escola e famlias, entre o receio de a escola desqualificar os filhos e, em conseqncia, a prpria famlia, essa ruptura percebida como necessria. A ruptura que significa para os filhos de camadas populares a entrada no mundo escolar tem sido levantada por muitos pesquisadores que trabalham o fracasso escolar dessas camadas. H muitos estudos que procuram qualificar as distncias de ordem cultural que se associam ao fracasso na escola. Socializao na escola um objeto de estudo Ao contrrio de outros grupos sociais, a preocupao com o desempenho, com o sucesso dos filhos na escola no central para as catadoras. Elas desejam que os filhos aprendam a ler e a escrever, que permaneam na escola. Mas no formulam preocupaes quanto aos certificados a serem obtidos, quanto aos atrasos na relao idade-srie. Diferentemente de pais de camadas mdias, no buscam estratgias para garantir aprovao e obteno de diplomas mais valorizados. No esperam que seus filhos estejam entre os mais adiantados da turma ou da escola. Algumas mes provocaram, com seus comportamentos, o atraso na escolarizao de seus filhos ou chegaram mesmo a solicitar que repetissem uma srie ou fossem colocados em srie anterior que a escola props. Interrupes e repetncia no so vistas como catstrofes a serem evitadas a todo custo. Elas no vem a escola sob o ngulo da competio, como grupos de camadas mdias que investem na escolarizao como instrumento para promoo social dos

12

filhos, fazendo da escola um objeto de consumo. O nvel de aspirao das catadoras parece indexado s suas chances objetivas de mobilidade social. Da uma certa falta de ambio escolar que pode ser lida como desinteresse pela escola, mas que revela percepo que antecipa as trajetrias escolares e as perspectivas possveis de vida do grupo social a que pertencem. H, na conduo da educao dos filhos das catadoras, prticas que remetem s vivncias delas prprias na famlia de origem e indcios de tentativas de buscar outros caminhos. Mas no h como no perceber uma dimenso que exerce forte presso em suas vidas e explica continuidades: as condies de vida. Vm de famlias pobres e constituram famlias pobres. Pode-se falar mesmo, para algumas, que, em relao famlia de origem, houve aprofundamento da precariedade no modo de viver. Estas expectativas de escolarizao fortemente centradas na socializao encontradas entre as catadoras no foram observadas entre um outro grupo de camadas populares analisado Guedes (1997). Ela trabalhou com operrios aposentados que vivem no mesmo municpio onde se localiza o lixo. Em primeiro lugar necessrio lembrar que eles realizam um trabalho reconhecido pela sociedade, tem orgulho de sua atividade, valorizam o trabalho que fazem ou faziam antes de se aposentar, apesar de buscar, para os filhos, sobretudo via escolarizao de tipo profissionalizante, chances de trabalho manual mais qualificado. Seu olhar sobre a escola traz a perspectiva do ethos de construo desse tipo de trabalhador. A educao familiar dos meninos orientada por valores como disciplina, busca de vigor fsico, ampliao de conhecimentos prticos voltados para a qualificao profissional. A dimenso prtica se sobrepe dimenso abstrata na avaliao de conhecimentos necessrios formao dos meninos. Valorizam pouco os contedos do currculo como Histria, que lhes parece muito abstrato. Avaliam a partir de seu ponto de vista a escola. Revelaram para a pesquisadora uma perspectiva de anlise da escola. Uma perspectiva claramente vinculada ao ethos do mundo do trabalho. Comparando informaes obtidas junto s catadoras e as obtidas por Guedes junto aos operrios pode-se levantar a hiptese de que h distines, entre eles, sobre a socializao na escola. Entre os operrios de Guedes possvel identificar estratgias de tipo instrumental na busca da escola. Buscam uma escola que prepare seus filhos para o mercado de trabalho. Eles parecem atentos aos valores do mundo escolar que entrem em dissonncia com os valores que

13

constituem seu mundo. As catadoras no revelaram uma perspectiva to claramente instrumental. Esperam, alm da aquisio de instrumentais bsicos de insero no mundo letrado, que a escola se ocupe da socializao (integrao) e da educao de seus filhos e no chegam a formular, de forma clara, expectativas de tipo instrumental como os operrios analisados por Guedes. Os pais, de um modo geral, independentemente de sua origem social, revelam expectativas de que a escola, alm das atividades cognitivas, tambm se ocupe de dimenses da socializao de seus filhos. Mas o significado dessas expectativas est muito longe de ser homogneo quando se considera o lugar social, a raa, as trajetrias, o local de moradia e os estilos educativos dessas famlias. As pesquisas parecem indicar uma certa tendncia contrastiva entre os extremos da hierarquia social. Setores de camadas populares delegam mais escola parte substantiva da socializao das crianas reconhecendo distncias entre comportamentos que organizam a famlia e seu entorno social. Mas no se pode tratar esse grupo de forma homognea. Pode-se dizer que todos os pais enfrentam tenses nas relaes com a escola: os de camadas populares desejam que a escola socialize as crianas, preservando-as de julgamentos que as desqualifiquem; os de camadas mdias se consideram capazes de controlar a escola e de prolong-la com outras atividades promovidas por eles prprios Temos trabalhado at aqui opondo, como alguns autores o fazem, estratgias instrumentais e estratgias de socializao. A escola pode ser buscada, prioritariamente, numa ou em outra direo ou em combinaes das duas. Dubet e Martuccelli (1996a e 1996b) diriam que a escola atravessada por lgicas diferentes e que cabe aos atores sociais articula-las num processo de construo da experincia escolar. Eles partem da hiptese de que a escola hoje no se impe ao conjunto da sociedade como no sculo passado. O significado da escola uma construo onde intervm trs ordens de lgica. Pais, professores, alunos e outros atores envolvidos no processo escolar elaboram suas experincias escolares combinando tais lgicas. H distines em termos da fora de cada uma dessas lgicas

14

quando se considera a origem social dos atores envolvidos no processo escolar e os nveis do sistema escolar. So elas: Integrao: aprendizagem de conhecimentos, de valores e de atitudes que propiciam a integrao do indivduo sociedade. Diz respeito s exigncias impostas por cada tipo de sociedade. Tratase da funo clssica da escola, que atua para favorecer a integrao dos indivduos em uma sociedade nacional, local ou tnica. Corresponderia ao conceito de socializao na Sociologia clssica. Estratgia: aquisio de um capital escolar diferencial que possibilite mais chances ao jovem e criana na carreira escolar, na vida social e em um mercado dominado pela competio. Essa lgica refere-se funo de distribuio de competncias que o sistema de ensino assume face s demandas do mundo produtivo, no qual os atores definem expectativas e caminhos para enfrentar a concorrncia. Trata-se de uma lgica de carter nitidamente instrumental. Subjetivao: diz respeito a valores e atitudes. O ator no definido apenas por seus pertencimentos (socializao) e interesses (instrumentalizao). Ele no s adaptao. Constri-se criticamente frente s lgicas anteriores e frente sociedade. Zanten (1996) fazendo uma leitura crtica de teorias sociolgicas observa que as teorias que enfatizam a escola como estratgia instrumental no consideram as expectativas de pais relativas transmisso de ..qualidades sociais que permitem a integrao grupos sociais e universos de trabalho especficos (p. 130). Estas expectativas variam de acordo com a origem social. A heterogeneidade social e tnica da populao escolar, as dificuldades locais para obter um consenso sobre os valores que precisam ser inculcados, incitam as famlias a serem, cada vez mais, vigilantes sobre o que se passa na escola em matria de socializao (ZANTEN, 1996, p. 130). A importncia acordada escola, no processo de socializao, varia segundo a origem social. Famlias de camadas mdias assalariadas tm expectativas de que a escola desempenhe papel importante na socializao dos filhos. Mas, ao mesmo tempo em que defendem a escola nica, conhecendo a heterogeneidade da populao atendida, sentem ameaado seu projeto pessoal e, por isso, tentam utilizar a escola como instrumento para estabelecer sua identidade de classe e a

15

de seus filhos. As famlias de classes mdias, cujos filhos freqentam escolas pblicas, procuram acionar estratgias de controle sobre os amigos dos filhos, sobre os lugares freqentados. Tentam encontrar, para os filhos, escolas que ofeream no apenas nvel pedaggico mais alto, mas que trabalhem com orientaes sociais valorizadas. Assim, o cuidado e as estratgias nas opes por estabelecimento em que estudar o filho revelam no apenas preocupaes de ordem instrumental mas tambm ateno ao processo de socializao na escola. O papel da escola na socializao, entre as camadas populares, revela contrastes: algumas famlias delegam escola o cuidado de dotar suas crianas de qualidades sociais e morais requeridas pela vida em sociedade, enquanto outras defendem bravamente o ponto de vista de que a escola instrui, a famlia educa (ZANTEN, 1996, p. 130). Essas famlias, no conjunto submetem-se aos critrios estabelecidos pelo poder pblico quanto ao estabelecimento em que estudam seus filhos. Mas algumas delas utilizam estratgias de evitamento de certas escolas que podem ser interpretadas como estratgias visando no s ao sucesso escolar, mas ao controle da companhia dos filhos Entre as famlias da elite, conta-se mais com a socializao na famlia do que com a socializao na escola. Elas fazem esforo para manter coerncia entre os dois espaos, controlando o que se passa na escola. Estratgias de socializao elas se manifestam, por exemplo, pela procura de estabelecimentos privados que operam forte seleo de alunos e que possibilitam um controle sobre os professores, sobre o funcionamento do estabelecimento e sobre as prticas pedaggicas. As observaes acima sobre camadas mdias, populares e elite mostram exemplificam a abordagem de Zanten. particularmente interessante a explorao de convergncias e contradies entre estratgias instrumentais e de socializao. Ela mostra como os dois objetivos podem estar interligados. A afirmao de uma identidade pessoal est intrinsecamente ligada ao sucesso escolar e este, por sua vez, depende da imagem positiva que pais e filhos transmitem a professores e a outros pais. As expectativas das famlias em relao socializao na escola podem alimentar tenses e dificultar o processo de escolarizao, em especial, de crianas de camadas populares. Como professora de Sociologia da Educao em cursos de graduao e ps-graduao na rea da

16

Educao, discuto com alunos e alunas as relaes que se estabelecem entre a escola e famlias de diferentes classes e fraes de classes sociais. Assim, apresentei turma os resultados da pesquisa com as catadoras (PAIXO, 2003). Muitos desses alunos atuam como professores (as) ou exercem outras funes no sistema escolar. Ouo deles e delas reclamaes sobre os pais das crianas que freqentam as escolas em que trabalham. Reportam que estes alimentam expectativas de que os filhos adquiram na escola hbitos e comportamentos que consideram parte de um repertrio de uma criana educada, comportamento que esses professores supem que os alunos deveriam adquirir em casa. Declaram enfaticamente: Os pais esperam que realizemos um trabalho que deles. Ns no temos obrigao de educar; nossa funo, como professor, ensinar. O mais curioso foi a afirmao de alguns desses professores de que este no seria um problema detectado apenas com crianas de famlias pertencentes a camadas populares. Trabalhando em escolas privadas que atendem a crianas de camadas mdias, eles tambm se defrontam com expectativas semelhantes. Professores franceses tambm se recusam a responder a expectativas de socializao na escola por parte de alguns pais. Argumenta-se que tal recusa, no caso da Frana, pode ser explicada pela alterao da composio da clientela escolar decorrente do processo de massificao e da alterao de objetivos da escola. Os professores no se sentem seguros das orientaes a serem seguidas caso aceitem tal tarefa. Estes depoimentos mostram que h tenses entre escola e famlia em relao socializao na escola que ainda so pouco analisados entre ns. Estudar as possveis consonncias e dissonncias entre expectativas dos diferentes atores sociais envolvidos no processo de escolarizao sobre o tema pode contribuir para ampliar o conhecimento sobre a escola atual.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DUBET, F. e MARTUCELLI, D. Les parents et lcole: classes populaires et classes moyennes. Lien social et politiques. RIAC, n 35, p. 109-121, 1996 (a). ________. A lcole- sociologie de lexprience scolaire. Paris: Seuil, 1996 (b) GUEDES, S.L. Jogo de corpo: um estudo de construo social de trabalhadores. Niteri: EDUFF, 1997.

17

MARTINS, J. de S. A sociabilidade do homem simples. So Paulo: Hucitec, 2000. PAIXO, L.P. Catadoras de dignidade: assimetrias e tenses em pesquisa no lixo. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M.P. de; VILELA, R.A.T. (orgs.) Itinerrios de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educao. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 265-286. SARTI, C.A. A famlia como espelho: um estudo sobre a moral dos pobres. Campinas: Autores Associados, 1996. THIN, D. Quartiers populaires: lcole et les familles. Lion/Frana: Presses Universitaires de Lyon, 1998. ZAGO, N. Processos de escolarizao nos meios populares: as contradies da obrigatoriedade escolar. In: NOGUEIRA, M.A., ROMANELLI, G., ZAGO, N. (orgs.). Petrpolis: Vozes, 2000. p. 17-43. ZANTEN, A.H.-van. Stratgies utilitaristes et stratgies identitaires des parents vis--vis de lcole: une relecture critique des analyses sociologiques. Lien social et politiques. RIAC, n 35, p. 125135, 1996.

You might also like