You are on page 1of 17

Tecido muscular: Esqueltico.

Introduo.
Caractersticas e funo do Tecido Muscular:
O tecido muscular, originado do mesoderma (folheto embrionrio),

constitui os msculos, est relacionado ao mecanismo de locomoo e ao processo de movimentao de substncias internas do corpo, decorrente capacidade contrtil das fibras musculares em resposta a estmulos nervosos, utilizando energia fornecida pela degradao da molcula de ATP. As clulas desse tecido so caracterizadas pelo seu formato alongado, uma especializao a funo de contrao e distenso das fibras musculares, formada por numerosos filamentos proteicos de actina (miofilamentos finos) e miosina (miofilamentos grossos). O grau de contrao muscular segue, a princpio, dois fatores: o primeiro relacionado intensidade do estmulo e o segundo quantidade de fibras estimuladas.

Tecido Muscular: Estriado esqueltico.


O tecido muscular estriado esqueltico constitui a maior parte da

musculatura do corpo dos vertebrados, formando o que se chama popularmente de carne. Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e est presa aos ossos, da ser chamada de esqueltica. Esse tipo de tecido apresenta contrao voluntria (que depende da vontade do indivduo). Um msculo esqueltico um pacote de longas fibras. Cada uma delas uma clula dotada de muitos ncleos, chamado micitos multinucleados. Um fibra muscular pode medir vrios centmetros de comprimento, por 50 mm de espessura.

A clula muscular estriada apresenta, no seu citoplasma, pacotes de

finssimas fibras contrteis, as miofibrilas, dispostas longitudinalmente. Cada miofibrila corresponde a um conjunto de dois tipos principais de protenas: as miosina, espessas, e as actinas, finas. Esses protenas esto organizados de tal modo que originam bandas transversais, claras e escuras, caractersticas das clulas musculares estriadas, tanto as esquelticas como as cardacas.

Organizao da fibra muscular.

Tecido muscular estriado esqueltico.

Doena 1: Miocardite.
A miocardite a inflamao da parede muscular ( miocrdio ) das

cmaras inferiores e maiores do corao ( ventrculos ) . Esta doena potencialmente grave e , muitas vezes , fatal ( miocardite fulminante ) . As miocardites podem ter inmeras causas : vrus , bactrias , medicamentos , doenas auto-imunes , etc As miocardites podem ser reversveis ou evolurem para um quadro de miocardiopatia dilatada ( leia adiante ). Geralmente , as miocardites manifestam-se com sintomas de insuficincia cardaca , com um incio sbito. Causadores: Causas infecciosas: Vrus Coxsackie - Hepatites B e C Ecovrus - Rubola Adenovrus - Varcela Citomegalovrus - Caxumba. HIV

Miocardite: sintomas.
- Letargia;

- Suco dbil;
- Cianose; - Esforo respiratrio; - Taquipnia; - Taquicardia; - Vmitos.

- Pulso filiforme; - Taquicardia que pode evoluir para ritmo de galope;

Em lactentes e crianas maiores: - Febre baixa; - Irritabilidade;

- Sintomas respiratrios leves;


- Dor abdominal. - Diminuio do dbito cardaco; - Palidez; - Extremidades frias;

Miocardite: tratamento.
- Repouso no leito, na fase aguda; - Dieta sem sal, com adequada ingesto de calorias;

- Restrio de fluidos e diurticos para reduo da pr-carga;


- Digoxina e inotrpicos para aumentar a contratilidade; - Vasodilatadores para reduo da ps-carga; - Anti-arrtmicos;

- Ventilao mecnica;
- Anticoagulantes; - Correo dos distrbios metablicos.

Doena 2: Miocardiopatia dilatada .


So doenas progressivas que alteram a estrutura e comprometem a funo de bomba da parede muscular ( miocrdio ) , das cmaras inferiores e maiores do corao ( ventrculos ). Existem inmeras causas para as miocardiopatias , no entanto , alguns casos no tm uma causa identificvel ( casos idiopticos ).

Miocardiopatia dilatada: Causadores.


- Alcoolismo
- Miocardite ps-viral. - Sarcoidose

- Ps-parto.
- Toxicidade da doxorrubicina - Endocrinopatias (hipertireoidismo, acromegalia,

feocromocitoma) - Hemocromatose - Idioptica

Miocardiopatia tratamento.
Tratamento do disturbio subjacente, quando identificvel.
Absteno de lcool. Tratamento de rotina da disfuno sistlica, incluindo vasodilatadores

(inibidores da ECA, bloqueadores do receptor da angiotensina II ou combinao de hidralazina e dinitrato de isossorbida), betabloqueadores, espironolactona e dieta hipossdica; digoxina e diurticos para os sintomas. Muitos instituem terapia emprica com varfarina crnica. Transplante cardaco nos pacientes terminais.

Concluso.
Aps termos concludo o trabalho , prestamos muita ateno s

doenas , pudemos concluir que : as doenas citadas so muito graves e o tratamento no considerado nem um pouco um tratamento simples , o tratamento varia bastante de acordo com a doena , pode-se perceber tambm que so vrios os sintomas e causadores , com a devida quantidade de sintomas , so doenas difceis de serem distinguidas , os causadores so vrios tambm , como por exemplo o lcool. Para finalizar , vimos que o tecido muscular estriado esqueltico muito complexo , assim como todos os outros tecidos , o tecido muscular originado do mesoderma e as clulas desse tecido so caracterizadas pelo seu formato alongado.

Trabalho realizado por:


David G. Nunes A.
Pedro Carvalho Romanos. 1 EM Prof: Fbio Matria: Biologia Data: 03\10\11

Caa-palavras.

Achar 5 palavras relacionadas ao tema.


M J Y T E C I D O G O I L A B C D E F G H I J K L M M U S C A M U S C U L A R H U M A N O Y K Q L O P Q A D I F B O C X S T H V K W D E Z L E U L I K L N C Q DB J P M I I D Q V U V A R O Z A H Q D S Y P O M E Y H I B A N I C Q

O C N O V N O T J R A A Z L A U O

You might also like