You are on page 1of 16

www.morretesnoticia.com.

br
2 Quinzena - Setembro de 2011

Edio n 49

Distribuio Gratuita

EX-PREFEITO ORLANDO CONFORTO FILIA-SE AO DEMOCRATAS

CHARGE

O partido Democratas se fortalece com a chegada do ex-prefeito Orlando Conforto.

Pgina 9

Opinio

JMN - Edio 49 - 2 Quinzena - Setembro de 2011

Editorial
Os ltimos 60 dias vo ficar marcados para todos nos morretenses, foram dias especiais para o nosso mundo poltico, tambm para a nossa populao, pois nesse agosto o HMM comeou a respirar sem aparelhos, pronto para sair da UTI depois de vrios meses a beira da morte, se livra por conta do trabalho desenvolvido pelo Dejair Miranda. Nestes 60 dias tambm morretes perdeu filhos ilustres como Alosio Cherobim, o Luis Borges e o Dionel Charello. Tambm nos deixou vitima de terrvel acidente a bela Dani Dias, o amigo de todos morretense, o jovem Franco, enfim muita tristeza com esses amigos que nos deixaram, mas a esperana sempre renovada de um futuro melhor. Vamos falar de transito, vm a nossos colunistas. Vamos falar das mudanas no DEM e no PMDB, mudanas que podem ser decisivas para as eleies de 2012. Temos a estria do novo colunista Moacir Pinto, filho do querido e saudoso Marcy Pinto, o Prefeito que mudou a forma de administrar a cidade. Esta edio est saindo pouco mais tarde, mas com todo o carinho que sempre dedicamos aos nossos leitores. Muito obrigado pela confiana. Boa leitura e at o prximo.
Constantino Stopinski Filho

Piada sem graa


O site Notcias Crists repercutiu estudo que concluiu que o alcoolismo a terceira doena que mais mata no mundo. Sob o ponto de vista da Organizao Mundial da Sade o uso compulsivo da bebida alcolica considerado como uma das mais terrveis doenas sociais. responsvel pelo agravamento de outras 350 enfermidades e responsveis por 90 % das internaes em hospitais psiquitricos. No Brasil, um dos trnsitos mais violentos, motoristas alcoolizados so responsveis por 65% dos acidentes fatais em So Paulo. Seriam apenas terrveis nmeros estatsticos no fosse o sofrimento e a morte de milhares de milhares de inocentes envolvidos. O brasileiro campeo mundial no consumo de destilados de cachaa e o quinto entre os produtores de cervejas. O que temos com isso? Somos responsveis por ensinar s nossas crianas e adolescentes que, se consumirem esta droga com moderao ou socialmente, no h perigo de tornar-se um viciado. O problema que a bebida alcolica a porta de entrada para as outras drogas e a mdia de idade para o incio do uso como vcio caiu para apenas 13 anos! A medicina afirma que a pior caracterstica do alcoolismo que a pessoa viciada nega a existncia da dependncia. Reconhecer a seriedade do problema o principal passo para o envolvido aceitar o tratamento. Enormes quantias so gastas pelo sistema de sade. Isto ensejou recente reunio da Presidenta Dilma com as instituies que, voluntariamente, procuram amenizar o sofrimento dos dependentes qumicos e de seus familiares. O investimento oficial nas organizaes srias a grande maioria ligada a movimentos religiosos confirma a mxima de que melhor prevenir que remediar. Estas organizaes no apenas tratam dependentes e apiam seus familiares, como procuram promover campanhas educativas. Tem gente que no bebe e est morrendo, brincam alguns irresponsveis. Mas h uma multido de morto-vivos gravemente enfermos e outra multido de vtimas em potencial. No deveramos fazer piadas com isto. Bbado no tem graa, seja na Zorra, na Praa ou no Show do Tom. Bbado no tem graa, principalmente quando se torna o violento justiceiro contra sua companheira, seus filhos e amigos. Bbado no tem graa, especialmente quando atropela e mata.

Orley Antunes
orley@barreado.com

CAUSO FEITO PRA RIR


O que Poltica O filho fala para o pai: - Pai, posso te fazer uma pergunta? - Claro meu filho. - O que Poltica? - Bem, vou usar a nossa casa como exemplo. Sou eu quem traz dinheiro para casa, ento sou o "Capitalismo". Sua me administra gasta o dinheiro, ento ela o "Governo". Como ns cuidamos das suas necessidades, ento voc o "Povo". A empregada a "Classe trabalhadora", e seu irmo nen "O Futuro". Entendeu, meu filho"? - Mais ou menos. Vou pensar... Naquela noite, acordado pelo choro do irmo nen, o menino foi ver o que tinha de errado. Descobriu que o nen tinha sujado a fralda. Foi ao quarto dos pais e a sua me estava num sono muito pesado. Ento, foi ao quarto da empregada e viu, atravs da fechadura, o pai na cama com ela. Como os dois nem percebiam as batidas que o menino dava na porta, ele voltou pro quarto e dormiu. Na manh seguinte, na hora do caf, ele falou pro pai: - Pai, agora acho que entendi o que Poltica! - timo, filho! Ento me explica nas suas palavras... - Bom, pai, enquanto o Capitalismo sapeca a Classe Trabalhadora, o Governo dorme profundamente. O povo totalmente ignorado e o Futuro est todo cagado!

cstopinski@gmail.com

COLUNA DO LEITOR
Constantino, Agradeo-lhe a gentileza em enviar-me o jornal Morretes Notcia. Aproveito a oportunidade para dar-lhe meus parabns pelo tema desenvolvido em sua coluna, com o ttulo - Ciclovia de aquarela: um desabafo - que retrata a realidade da "ciclovia" mencionada que no difere muito da outra que vai da ponte sobre o rio Nhundiaquara at ponte sobre o rio Sapitanduva, no sentido Antonina. Quero dizer que concordo com tudo o que est ali mencionado, e como usurio da citada "ciclovia" ora como ciclista, ora como pedestre, temo que para o futuro a gente no faa parte do nmero de vtimas que vem aumentando dia a dia, haja vista a grande densidade de veiculos (leves e pesados) que trafegam no s nesse segmento mas em todo o trecho, desde a sada da BR-277 at Antonina com ou sem ciclovia. Abraos.

M rretes
N tcia
CNPJ 09.638.785/0001-05 Telefone 8432-1237

Diretor Executivo Ariel Conforto Jornalista Responsvel Lucila Tiujo Mtb 4413

Diretor de Redao Orley Antunes Projeto Grfico Infopartners (41) 3521-6381

Classificados (41) 8432-1237 (41) 8805-2490 Tiragem 5 mil exemplares

www.morretesnoticia.com.br

JMN - Edio 49 - 2 Quinzena - Setembro de 2011

Poltica

3
O comentrio de Orley Antunes
orley@barreado.com

Diretrio do Partido Verde de Morretes est legalizado junto ao TRE e tem como presidente Lus Fabiano Corujinha
O atual presidente do PARTIDO VERDE de Morretes, lder comunitrio e presidente da associao de moradores da Vila Santo Antonio e Vila Freitas (AMSAF) Lus Fabiano Zacarias Ferreira, assume o compromisso de alavancar junto com seus companheiros, as principais propostas do partido verde para o litoral do Paran. Convido a todos os simpa-tizantes e adeptos ao meio ambiente a fazer parte do diretrio do PV municipal. O partido j conta com mais de 70 filiados, pessoas das mais diversas filosofias: intelectuais, ambientalistas, operrios, artistas, agricultores e de diversas denominaes religiosas e outros.

Politicamente correto
Muito se diz hoje em dia sobre o que e o que no politicamente correto no jornalismo. Neste quesito sou muito questionado pelo que digo e na forma como digo o que penso, nos juzos que fao. Em minha opinio, politicamente incorretos so aqueles que dizem o que tem que ser dito sem medo, assumindo as responsabilidades, com a inteno clara de expor os problemas para que as solues apaream. Mudando de assunto, com a crise do Ministrio do Turismo, e a punio do ex-prefeito por improbidade no trato deste convnio, seria importante que os responsveis pelo convnio que trouxe 9 milhes de reais para Morretes expliquem em detalhes todo o tipo de movimento que envolve este processo. At agora era uma questo tratada como pessoal minha, as cobranas sobre ciclovia e outras obras. Porm esta questo passou a ser de interesse da populao em geral e em nome desta transparncia cantada em prosa e verso por esse governo, todos os atos que envolveram, envolvem e ainda vo envolver este convnio deveriam ser tornados pblicos. Falando de poltica, O exprefeito Orlando Conforto migrou para o DEM, dando nova vitalidade ao partido e o PMDB sofreu um processo de revitalizao com mudanas importantes no seu comando que muda de forma contundente o processo poltico eleitoral em 2012. Para encerrar, a deciso do MPE de devolver ao Arildo Greboggy os direitos polticos coloca mais lenha na fogueira da sucesso, e se a corrida eleitoral j estava nervosa, agora assume contornos picos, com disputa entre parceiros que com certeza fariam inveja a William Shakespeare.

Luis Fabiano Presidente do PV e a Deputada Federal Rosane Ferreira.

Proposio do Vereador Deimeval sobre o Transito de Morretes


Numa proposio do Vereador Deimeval Borba, a Prefeitura de Morretes contratou uma empresa especializada em trfego, sinalizao area e de solo. Para isso ao errio desembolsou uma quantia muito prxima dos R$7.000,00 reais. Este projeto foi desenvolvido no Centro da cidade, na Vila das Palmeiras, Vila Santo Antnio e Vila Ferroviria. um projeto de sinalizao e trfego moderno que atende as necessidades destas localidades e ter um custo de implantao em torno de R$300.000,00. Segundo o Vereador Deimeval Borba, as despesas de implantao deste projeto ser toda custeada pelo Governo do Estado. Este trabalho contempla o trfego, as reas de estacionamento e uma coisa importante, probe a circulao de veculos na Rua das Flores. O projeto foi totalmente aprovado pelo DETRAN e agora segue para audincias pblicas quando a sociedade poder opinar a respeito das mudanas propostas. Uma vez implantado, o trnsito de Morretes ficar mais seguro, atendendo a populao e aos turistas que andam por aqui.

Pequenas Histrias do Orley

Executiva Estadual do PV rene presidentes e secretrios de organizao em Curitiba


No sbado, dia 20 de agosto, presidentes e secretrios de Organizao do Partido Verde do Paran estiveram reunidos em Curitiba para debater a participao da legenda nas eleies municipais do prximo ano. Foi o primeiro grande encontro, onde afinamos os discursos e estratgias para 2012, informou a Presidente do PV no Paran, Deputada Federal Rosane Ferreira. A reunio aconteceu na nova sede do partido e serviu para reafirmar para disposies do PV em lanar candidaturas prprias no maior nmero possvel de cidades. Estamos prontos para crescer em qualidade, filiando pessoas que estejam comprometidas com a tica, o desenvolvimento sustentvel e o bem comum, disse Rosane. Segundo a legislao eleitoral, todos os partidos tm at o final de setembro para filiar os que pretendem se candidatar ano que vem. A executiva estadual est atenta a essa movimentao e quer ver o Partido Verde como uma alternativa para o eleitor. Nosso compromisso com o planeta, com as pessoas e com a vida sustentvel, ressalta Rosane.

Para onde vai o vereador Vardinho?


O vereador Vardinho est silente , s assistindo esta transformao poltico eleitoral porque passa o nosso municpio. Sabendo da sua importncia como vereador, e como poltico vitorioso que , o vereador Vardinho passa a ser o sonho de consumo dos nossos candidatos a Prefeito em 2012. Na cidade e na zona rural onde o vereador tem sua legio de fiis eleitores esto atentos aos seus movimentos, e com certeza novamente estaro com Vardinho onde ele estiver. Esta postura destes fiis correligionrios do vereador fruto do seu trabalho em prol da populao mais necessitada, principalmente aqueles que acreditam no seu trabalho e o recompensam com seus votos.

Em 2002 fomos convidados para fazer um barreado para mais de 4000 pessoas em San Jos, Costa Rica. Uma organizao internacional de turismo, a COCAL nos fez este convite. Como era permitido levar um acompanhante o Prefeito determinou que fosse feito o convite para um vereador. Convidei ento o vereador Helio Pereira, e l fomos ns para a Costa Rica. Uma viagem agradvel num moderno 777 e sete horas depois de uma escala no Panam, estvamos num dos maiores hotis cassino da Amrica fora de Las Vegas, o San Jos Palcio, onde seria servido o Barreado. Como o nosso dinheiro era curto, usamos a criatividade para nossa sobrevivncia, como por exemplo, comprar cervejas no supermercado e colocar na banheira com gelo, pois ao lado do nosso apartamento existia uma maquina de gelo. Um dia a camareira me pegou levando baldes de gelo para o apartamento e perguntou para que era o gelo, disse que meu amigo tinha morrido e estava na banheira, a camareira saiu assustada do apartamento. No hotel s podamos tomar o caf da manha, pois o almoo e o jantar no hotel era impossvel por conta do alto custo. Resolvemos ir a uma lanchonete perto do hotel e pedimos a carta. Ali tinha fil, muito delicioso por apenas 90,00 Bolivares, tipo R$12,00 na poca. Pedimos faceiros, eu o Vereador Hlio, dois daqueles belos bifes tipo churrasco, uma beleza e melhor ainda, dentro das nossas possibilidades financeiras. Enquanto o garom no vinha o Hlio resolveu dar uma olhada no cardpio novamente, ai fizemos uma trgica constatao, o preo no estava em Bolivares, dinheiro local e sim em dlar que na poca estava cotado em torno de R$ 3,00 e a cada bife ia custar quase R$300,00. Imediatamente, sem muita conversa fugimos da lanchonete sem comer o tal churrasco, mas salvamos o resto da nossa sobrevivncia na Costa Rica. E continuamos a comer coxinha de asa de galinha, de tomate, 5 batatas fritas e uma concha de arroz por mdicos U$10,00. Mas o susto da lanchonete ficou na histria.

http://orleyantunes.blogspot.com

Imveis

JMN - Edio 49 - 2 Quinzena - Setembro de 2011

www.imoveisemmorretes.com.br
(41) 3462-4095 (41) 91122186

Chcara de Lazer Rica em Nascentes Chcara de Lazer 100% Natureza Rica em Nascente com rea de aproximadamente 17.000m localizado no So Joo da Graciosa, 500m da Rodovia, fcil acesso, contendo: 01 Casa de dois pavimentos sendo inferior de alvenaria e superior de madeira em mdio estado de conservao: 01 Edificao em alvenaria com Churrasqueira, Wc, Piscina Grande toda azulejada com entrada e sada de gua natural, mais Piscina pequena de fibra: 04 Tanques, sendo 02 tanques mdios e dois pequenos com diversas qualidades de peixes, espao para criao de aves, entrada com rampa de concreto. Ampla rea verde no P da Serra com grande variedade de rvores Nativas e Palmitos. Linda vista para o Pico do Marumbi! Valor R$ 160.000,00

Terreno de 9000m - Barreiros Terreno todo cercado, plano, com frente para o asfalto. Localizado em Barreiros prximo ao Iate Clube de Morretes. tima opo para Chcara! R$ 120.000,00

Chcara de 16.000m rea de 16000m toda plana com uma casa de madeira de 65m e outra de 18m, localizada no Bairro Pantanal. Com rio dentro da propriedade, tanque e rvores frutferas. R$ 60.000,00

Excelente Opo: 2 Lotes Urbanos localizados no Loteamento Ramos. 430m - R$ 52.000,00 370m - R$ 48.000,00 800m - Na compra dos 02 lotes valor a combinar!

Stio Rio das Pedras rea de 22.086m 100% Documentada! Casa de Alvenaria de 03 Quartos, Sala, Cozinha, WC, rea em volta totalizando 110m, Tanque de peixe com 800m, Nascente, Roda dgua, Pomar, 1.000 Ps de Pupunha, Bosque com Palmital e rvores Nativas, Localizado no Bairro Cruz Alta 5.800m do centro de Morretes. Rio Marumbi passa na frente da propriedade! R$ 140.000,00

Casa de Alvenaria na Vila Ferroviria


Com 02 Quartos, Sala, Cozinha, rea de Servio e Quintal amplo. Terreno todo murado em bairro tranqilo com vista para o Marumbi. R$ 60.000,00

Excelente Terreno Central Terreno com 1.500m todo plano, com casa em madeira. Localizado no Bairro Sitio do Campo. 100% Documentado R$ 140.000,00

tima Opo em Terreno de 2000m para Chcara de Lazer! Pequena Casa de madeira, Arvores frutferas, terreno todo plano e cercado, com fundos para o Rio do Pinto. tima localizao no Anhaia! R$ 45.000,00

Charmosa Chcara com rea de 3.800m toda Arborizada 01 Casa de Alvenaria, 01 Casa mista, Garagem, Piscina com gua Natural, Roda D'gua, Pomar, rea Verde, sendo toda rea plana, com grande parte de fundos para o Rio Nhundiaquara. R$ 200.000,00

OPES EM TERRENOS REGIO CENTRAL


Lote de 12,5x25 no Prolongamento da Rua XV de Novembro ................... R$ 45.000,00 Lote de 12x30 no Prolongamento da Rua XV de Novembro........................R$ 50.000,00 Lote de 15x35 no Prolongamento da Rua XV de......................................... R$ 70.000,00 Fazenda de Palmeira Real de 30 Alqueires toda cercada no Bom Jardim a 2,5 Km do Asfalto com: 3 Mil Ps de Pupunha + 140 Mil Ps de Palmeira Real + 30 Mil Ps de Jussara. R$ 250.000,00

Temos timas Opes de Locao de Imveis Residenciais e Comerciais. Locao de Chcaras para Temporada. Faa-nos uma visita!

JMN - Edio 49 - 2 Quinzena - Setembro de 2011

E sporte
cassiano.maraja@hotmail.com

Esporte Total
RODA DE CAPOEIRA E MUAY-TAI
Os alunos da Academia Bambukay, tendo a frente, o mestre Lindomar, participou no ms de julho passado, nos dias 16 e 17 na cidade de Penedo, RJ, de uma valorizada Roda de Capoeira. Foi um evento espetacular para quem participou e com certeza inesquecvel para quem assistiu. Todos os presentes puderam apreciar uma verdadeira Roda de Capoeira, que alis ficar gravado para a histria de Penedo, como um evento cultural de alto nvel. Mestre Lindomar, levou para penedo mais que participantes, levou a cultura da nossa cidade. A Academia fez questo de presentear os moradores de penedo com berimbaus artesanal, especiarias da nossa gastronomia e CDs que revelavam aos penedenses extasiados as belezas naturais e arquitetnicas de Morretes. Apesar da distancia, e da longa e cansativa viagem o grupo da Academia Bambukay foi impecvel em todos os sentidos, educados, gentis, solidrios e o mais importante: sacu-diram a cidade de Penedo, com uma capoeira de altssimo nvel, coman-dada por Mestre Lindomar, este que por sinal mostrou muito profissionalismo, e um amor desmedido pela sua cidade, divulgando a cidade de Morretes. Um evento importante que valoriza muito o

com CASSIANO MARAJ

CAMPEONATO VARZEANO
Foi encerrado no ltimo ms o campeonato varzeano de futebol, que vinha sendo realizado na localidade do Mundo Novo do Anhaia. Essa competio tornou-se tradio entre aqueles que praticam ou somente acompanham o futebol no Municpio. A partida final do campeonato foi disputada entre as equipes do Unio Rio Sagrado e Unidos da V.P. (Jardim das Palmeiras), sendo o time do Rio Sagrado Campeo nos pnaltis, aps uma partida muita equilibrada. Parabns ao time do Unio Rio Sagrado pelo ttulo e tambm aos Unidos da V.P. que lutaram pela vitria at o final, sendo apoiado pela sua torcida que promoveu um belo espetculo. O campeonato foi organizado pelo Paulo Urban e Luciano Cardoso, tendo um

Unio Rio Sagrado.

Sergio e Lindomar.
trabalho do Mestre Lindomar com os jovens do nosso municpio. Tambm aconteceu na Academia KillerBes, um dos maiores eventos de Muay-Thai e MMA, o Curitiba Brave FC TryoutII. Participou deste evento participou o atleta Srgio Barbosa, que mesmo sendo derrotado por um adversrio que vinha invicto a 8 lutas, mostrou muita qualidade e valentia. A Academia Bambukay oferece a populao de Morretes treinos nas segundas , quartas e sextas das 20:00 horas s 21:30 horas. Segundo o Mestre Lindomar, a Academia est aberta para todos, e enfatizou para o JMN O jovem tem que entender que droga morte e o esporte vida.

Unidos da VP.
pblico alto prestigiando todas as partidas, demonstrando que os campeonatos rurais, como os tambm existentes no Sambaqui e na Rocinha (Bejim), so to importantes como os campeonatos realizados nos grandes centros, como Ferrovirio, Operrio, Cruzeiro e Botafogo.

Organizadores do evento e atletas.

CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL ACADEMIA AO AR LIVRE


A populao vem demonstrando aprovao na implantao da academia ao ar livre, localizada na Praa Benedito Antunes de Oliveira. Diariamente possvel observar vrios adeptos de prticas esportivas se exercitando no local, mas tambm vem surgindo novos praticantes, aps a inaugurao da academia, sendo essencial para a melhora da qualidade de vida dos morretenses. Apesar do sucesso que tem demonstrado ser, a academia ao ar livre expe a necessidade de novas iniciativas como essa, devendo ser implantada em outras comunidades, no contemplando apenas o centro da cidade.Tambm necessrio que sejam criadas reas de lazer para as crianas nos bairros, pois muitas Esse ano a competio vem inovando na sua frmula de disputa, sendo realizado nos moldes do campeonato Carioca, em que os times so divididos entre dois grupos, posterior feito um cruzamento olmpico entre os classificados, para fazer a final do turno, automaticamente o campeo do 1 turno enfrentar o campeo do 2 turno na deciso do campeonato, em caso do mesmo Clube vencer os dois turnos ser campeo direto. Os grupos esto divididos entre:

Equipe da Elite, a atual campe.

Primeira academia instalada e entregue.


brincam na academia por pensar ser um parque ou simplesmente por no ter outra opo, devido no ter uma rea prpria para sua recreao.

Teve incio em setembro, mais uma edio do campeonato amador de futebol de Morretes. A competio organizada pela Liga de Futebol de Morretes, filiada a Federao Paranaense de Futebol, sendo a instituio responsvel em promover e organizar o futebol no Municpio, sendo presidido pelo Sr. Fbio Roberto.

GRUPO 1 Ferrovirio Operrio Tufo 31 de Outubro Nova Gerao

GRUPO 2 Elite Cruzeiro J. das Palmeiras Barro Branco Rio Sagrado

G eral
Centro Cirrgico No centro cirrgico as obras compreendem a retirada de azulejos, dando lugar a revestimentos modernos dentro das especificaes da vigilncia sanitria, o mesmo acontecendo com o teto, que foi todo demolido dando lugar a uma nova estrutura com novo reboco, calfinagem, forro em gesso, tintas em epxi, rigorosamente dentro das normas pregadas para o bom servio daquela sala. Alm disso, foram implantados pisos de porcelana de primeira linha no cho para melhorar a higienizao do local. Ainda foram instalados ar condicionado tipo Split,

JMN - Edio 49 - 2 Quinzena - Setembro de 2011

HOSPITAL E MATERNIDADE MORRETES


Nos ltimos anos o HMM tem sido o motivo maior de preocupaes do povo de Morretes. Na gesto passada, o HMM foi usado como palanque poltico, tratado com descaso na sua estrutura fsica, e que servia apenas a atender os amigos do Rei. Com a chegada ao governo do Prefeito Amilton, apesar de promessas de palanque, o HMM ficou ainda pior com o fechamento da maternidade, o cone do hospital desde sua fundao. As crianas de Morretes passaram a ter que nascer por ai, em manjedouras de beira de estrada. At que com a chegada do Dejair Miranda a Presidncia do HMM as coisas comearam a mudar. No inicio, de forma tmida, mas com o passar do tempo o Dejair foi pondo o HMM nos eixos, at que ele conseguiu o famoso container da receita que propiciou um bazar e com o bazar uma receita importante. Muitas coisas mudaram, o Dejair passou a administrar de forma profissional o hospital, deixando a questo poltica de lado. Entre outras melhorias com certeza a mais importante delas no momento so as obras de recuperao do complexo que compreende centro cirrgico, centro obsttrico e sala de emergncia.

Presidente da Associao Mantenedora Dejair Miranda.

Centro cirurgico sendo totalmente reformado.

silenciosos e muito eficazes, tambm foram instalados novos armrios embutidos para melhorar a circulao alm da substituio os instrumental cirrgico. Centro Obsttrico Na sala Obsttrica, a questo fsica segue o padro do centro cirrgico, mas foi observado o critrio de colocar no mesmo espao, separado por rea de circulao interna, juntando por uma questo funcional com a sala de pr parto, o que vai trazer mais conforto, segurana e privacidade as mames.

Estruturas internas em reforma.

Sala de Emergncia Foram aplicados os mesmos procedimentos do Centro Cirrgico e do centro Obsttrico, alm da substituio e aumento do acervo de equipamentos e instrumentos para o uso nestes casos. Segundo o Presidente aps ser questionado pelo JMN a respeito da interdio que acontece hoje no HMM ele disse o hospital no foi interditado, o que aconteceu foi a colocao de tapumes em parte do hospital para que os trabalhos de reforma no atrapalhe o atendimento. bom salientar que o HMM est atendendo com consultas, internamentos, enfim todos os procedimentos de pronto atendimento. Perguntado do tempo das obras e sobre o futuro do hospital o Presidente disse no temos como prever o tempo das obras, mas com toda a certeza num perodo muito curto de tempo o HMM estar a disposio da populao, inclusive com a maternidade funcionando normalmente, muitas outras obras ainda sero feitas, pedimos compreenso e pacincia a populao de Morretes concluiu o Presidente Dejair Miranda.

A volta do Porto de Antonina


Segundo o secretrio da Infraestrutura e Logstica, Jos Richa Filho, a retomada das atividades porturias no municpio de Antonina uma obrigao do governo.
(embarcao de suprimento). Neste momento, o Estado do Paran deve promover a integrao de todos os seus rgos para ser um indutor e facilitador de projetos virios que potencializem ainda mais os ganhos alcanados nos terminais martimos de Paranagu, e que recuperarem a rea porturia de Antonina, disse o secretrio. O problema que o crescimento do Porto Baro de Teff, literalmente passa pelo centro de Morretes. No existe meios de chegar ou sair do porto por terra que no passe por Morretes. Caminhes enormes, pesados cruzando as ruas centrais do municpio colocando em risco a populao ou atravs de trens, que a concessionria pouco se importa com a cidade e os problemas que ela trs. Seria importante que se buscasse uma soluo viria para resolver esse impasse que alm de transformar as ruas principais de Morretes numa BR, de alto fluxo, o que acarretaria srios danos ambientais e arquitetnicos, alm de por em risco a vida de milhares de crianas do Colgio Rocha Pombo, ainda vai virar um funil causando atrasos e encarecendo o frete. O Governador Beto Richa deve ficar atento a esse detalhe importante para o desempenho pleno e definitivo do porto de Antonina. Quando Secretrio Jose Richa Filho diz Os investimentos do pr-sal so um grande motivador para que o planejamento virio ajude na consolidao de empreendimentos, resgatando para Antonina a importncia que o municpio j teve na economia estadual, ele deve estar atento aos problemas de Morretes e suas dificuldades para atender essa demanda.

Risco de acidentes com os caminhes preocupa.


Quando o Secretrio Jos Richa Filho, da pasta da Infra estrutura e Logstica do Paran, diz que a retomada das atividades do Porto Baro de Teff, em Antonina, ele com certeza sinaliza um futuro muito bom para toda a regio de Antonina e Morretes. O secretrio destacou que a explorao do pr-sal trar para os portos paranaenses a possibilidade de operaes offshore (atividade no mar), e de supply-boats

Alto trfego de caminhes em frente ao HMM causam srios problemas.

JMN - Edio 49 - 2 Quinzena - Setembro de 2011

G eral
ECONOMIA

7
Projeto estabelece prazo aferio de regularidade financeira dos municpios
O deputado Plauto Mir (DEM), 1 secretrio da Assembleia Legislativa, e o presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB), apresentaram mesa executiva, um projeto de lei que estabelece prazo de seis meses para aferio da regularidade tributria e financeira dos municpios. O prazo dever ser usado para verificao do pagamento de emprstimos e da prestao de contas de recursos pblicos recebidos pelas prefeituras. Somente com as certides em dia que poder ocorrer a liberao de transferncias voluntrias de recursos pelo Estado. Muitos municpios paranaenses dependem de repasses do Governo, por meio de transferncias voluntrias, para a execuo de aes que atendam os interesses da populao. A aplicao correta desses recursos em benefcio dos cidados prevista na Lei Complementar n 101. Plauto disse que o problema que o artigo 25 dessa lei estabelece que o beneficirio da transferncia voluntria deve comprovar que est em dia com o pagamento de tributos, emprstimos e financiamentos, bem como quanto prestao de contas de recursos anteriormente recebidos, mas no determina o prazo de validade dos documentos comprobatrios. Este projeto tem o objetivo de fixar prazo e acreditamos que seis meses so suficientes para que os municpios, sem prejuzo da sua efetiva fiscalizao, no sejam comprometidos nos seus direitos de receberem novos recursos por meio de transferncias, disse. O projeto de lei estabelece ainda que as prefeituras no podem ser penalizadas com a suspenso das transferncias de recursos quando for verificada alguma irregularidade nas cmaras de vereadores. A inteno, neste caso, fazer com que a administrao municipal no tenha prejuzos em razo de problemas no Legislativo, prejudicando, assim, o gerenciamento financeiro das prefeituras. Como determina o Regimento Interno da Assembleia, o projeto dever ser inicialmente analisado pela Comisso de Constituio e Justia (CCJ), para verificao da legalidade e constitucionalidade da matria. Depois, ele segue para votao de demais comisses tcnicas para, em seguida, ser votado pelos deputados em plenrio. Fonte Jornalista Andr Ribeiro (Revista Documento Reservado)

O ABSURDO
Funcionrio agredido dentro das dependncias da prefeitura.
A Prefeitura terceirizou o transporte escolar. At a mais ou menos normal. Terceirizou nibus onde alguns so velhos, inseguros, pondo risco a vida dos estudantes do municpio. At ai normal em se tratando deste desgoverno que est a. Agora vamos ao absurdo literalmente. Uma noite destas um destes nibus terceirizados voltava de Paranagu, operado por um motorista pago pelo municpio, servidor publico municipal concursado, com mais de 22 anos de servio pblico, com um salrio na carteira de R$ 545,00, acionando o limpador de pra-brisas com uma corda, sem as sinaleiras traseiras, e a o proprietrio do nibus resolveu entender que o motorista estava em alta velocidade, e por isso resolveu, como se vivesse num estado de exceo, sem leis, fazer justia com suas prprias mos. Forou o motorista a parar no acostamento, jogando sua caminhonete contra o nibus, pondo em risco a vida de mais de 30 estudantes, e aos gritos diante dos alunos cobrava esta pseuda possibilidade da alta velocidade. O motorista ouviu a gama de desaforos do proprietrio do nibus e continuou seu trabalho. Deixou os alunos na rodoviria como praxe e com seu filho menor, seguiu com o carro para o ptio do setor de transportes da Prefeitura de Morretes, o prdio da antiga Codapar. Ao chegar l o proprietrio do nibus, dentro do prdio pblico, guardado por um vigilante, mas se favorecendo da amizade muito prxima com o prefeito, esperava o motorista e quando este parou o carro, o dono do nibus agrediu de forma violenta com bofetes o motorista deixando-o todo marcado. O absurdo maior est na agresso do motorista no interior de um prprio do municpio, e a falta de atitude do prefeito e sua "TURMA" para resolver o caso de forma rpida e digna. Primeiro se o tal terceirizado ganhou uma concorrncia preciso saber se neste projeto inclua os motoristas do quadro de servidores, segundo se o prefeito soube disso e no tomou atitude porque: Ou no tinha conhecimento, e ai fica claro que as coisas acontecem ali sem que ele saiba, com Secretrios e Diretores trabalhando sem comando, configurando desgoverno total, ou sabia e se omitiu, o que mais grave ainda, pois esta omisso uma afronta a dignidade dos servidores pblicos. E a Cmara, e os Vereadores? Se ns soubemos disso, ser que os vereadores no tiveram conhecimento deste ato despropositado? Se os vereadores no souberam porque no se interessam pelas coisas do municpio, e se souberam e se calaram porque no se interessam pelas coisas dos servidores. Vereador Pastor Deimeval Borba foi o nico a tomar atitude em recente sesso na Cmara Municipal, onde leu o BO divulgado em meu Blog e exigiu atitude da casa e do governo. Tudo isso uma vergonha, com toda a certeza nunca ouvi falar de algo to esdrxulo quanto este fato que aconteceu nas dependncias da prefeitura. Cabe a o meu amigo Valdir, Presidente da SISEM, entrar com uma representao contra o terceirizado no MP, para que as providencias necessrias para este caso sejam tomadas. A SISEM tem que se manifestar. Para piorar a situao, segundo um motorista, servidor tambm, a Secretaria de Obras, na figura do seu Diretor de Transportes, convidou-o a fazer o trabalho do servidor agredido, mas em solidariedade ao companheiro de trabalho no aceitou. Isto , o culpado passou a ser o agredido. Orley Antunes

PODERJUDICIRIO JUZO DE DIREITO DA COMARCA DE MORRETES - ESTADO DO PARAN CARTRIO CVEL E ANEXOS Rua Visconde do Rio Branco n 197 CEP 83.350-000 Tel.041-462-1179 ramal 23 Tania Mara Zanciskoski Pereira Escriv Mrcia Maria de Oliveira Gonalves - Juramentada

EDITAL DE INTIMAO AOS TERCEIROS E INTERESSADOS Com prazo de 20(vinte) dias O DOUTOR FERNANDO ANDRIOLLI PEREIRA, JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE MORRETES, ESTADO DO PARAN, NA FORMA DA LEI, ETC.
FAZ SABER, aos terceiros e interessados nos autos de Desapropriao n 31/2009, onde figura como expropriante o Municpio de Morretes contra Cynthia de Cssia Madalozzo, que ser deferido o levantamento do preo do imvel registrado sob matrcula n 1.950, do Cartrio de Registro de Imveis da Comarca de Morretes, a seguir transcrito: lote de terras sob o n 191 (cento e noventa e um), com a rea de 480,00m2 (quatrocentos e oitenta metros quadrados), da Planta Vila Santo Antonio, situada nesta cidade e Comarca de Morretes, Estado do Paran, com as confrontaes seguintes: Frente: para a rua Desauda Bosco da Costa Pinto, medindo 12,00m; Lado direito, medindo 40,00m, confrontando de quem olha o imvel de frente com o lote 192; Lado esquerdo: medindo 40,00m, confrontando com o lote 190; Fundos: medindo 12,00m, confrontando com o lote 201., aos expropriados supra referidos, residentes neste Municpio de Morretes, Estado do Paran, os quais comprovaram nos autos a quitao das dvidas fiscais que recaam sobre o imvel expropriado. E conforme determina o artigo 34 da Lei de Desapropriao n 3.365, de 21.6.41, expediu-se o presente edital para conhecimento de terceiros e a quem interessar possa, para que no futuro no venham alegar ignorncia. O referido edital ser afixado em local de costume e dele destinadas cpias para ampla divulgao. Dado e passado nesta Cidade e Comarca de Morretes, aos oito dias do ms de Agosto do ano de dois mil e onze. _________________, Tania Mara Zanciskoski Pereira, Escriv do Cvel e Anexos, o digitei.

FERNANDO ANDRIOLLI PEREIRA Juiz de Direito

M orretes

JMN - Edio 49 - 2 Quinzena - Setembro de 2011

Nova Farmcia Shalon, novas instalaes para melhor atender

Agora com muito mais variedade para voc e sua famlia

Rua XV de Novembro, 299 - Centro - Morretes - Fone: 3462-1345


Emergncia aps s 22h00 (41) 3462-3283

JMN - Edio 49 - 2 Quinzena - Setembro de 2011

Paran
EX-PREFEITO ORLANDO CONFORTO FILIA-SE AO DEMOCRATAS

Novo Diretorio Municipal do Democratas

Ariel Conforto, Odair Tomaz, Orley Antunes, Otavio Foss, Marcelo Foss e Luciano Cardoso.

Foi eleita a nova composio do novo diretrio municipal do Democratas. Ficou como presidente do diretrio municipal o Sr. Otavio Foss, que tem a misso de estruturar o partido para uma composio forte visando s prximas eleies municipais.

Ariel Conforto participa da eleio do Diretrio Estadual do DEM O deputado estadual Elio Rusch foi aclamado, como o novo presidente estadual do DEM, em conveno realizada pelo partido, em Curitiba. Rusch substitui o deputado federal Abelardo Lupion, que comandou o partido nos ltimos 11 anos. A nova executiva do DEM, tem, alm de Elio Rusch na presidncia, os deputados Plauto Miro, Durval Amaral e Luiz Carlos Setim como vicepresidentes e o deputado estadual Pedro Lupion como secretario geral. Rusch disse que assume o partido j pensando nas eleies municipais Dep. Durval Amaral, Chefe da Casa do ano que vem, sua Civil, Ariel Conforto e Dep. Elio Rusch, primeira misso. Presidente Estadual do DEM. Nem poderia ser

diferente, estamos a poucos dias do prazo para filiao partidria. Vamos percorrer o estado, nossos diretrios regionais, atrs de novas lideranas, para termos o maior nmero de candidatos prprios possvel e eleger uma bela bancada de vereadores e ainda informou que o partido dever lanar candidato prprio em Ponta Grossa, Maring, Paranava, Campo Mouro e Pato Branco, entre outras cidades. O DEM morretense esteve representado por Ariel Conforto, delegado do partido e convencional na conveno estadual. Na prxima eleio o DEM morretense lanar uma chapa completa de candidatos a vereadores.

Presidente do diretrio municipal do Democratas Otvio Fozz, o exprefeito Orlando Conforto, o Dep. Estadual Nelson Justus - DEM, Ariel Conforto e Alessandro Conforto, no dia em que Orlando assinou sua ficha de filiao ao Democratas no gabinete do deputado.

Aps a votao expressiva conseguida nas eleies para deputado Estadual, em 2010, para o candidato Nelson Justus, numa eleio problemtica para o ento Presidente da Assemblia fez o ex-prefeito Orlando Conforto reconhecer a sua importncia para o partido Democratas. A sada do Orlando do PSDB depois de mais de 20 anos de militncia causou impacto no meio poltico local, principalmente pelo fato de ter sido seguido por grande parte do seu grupo poltico. Esta posio do ex-prefeito refora de forma circunstancial o DEM, transformando definitivamente o partido Democratas numa fora poltica para as prximas eleies de 2012. A inteno do grupo participar de forma ativa nas

prximas eleies tanto no lanamento de uma campanha solo quanto na possibilidade de uma aliana, desde que esta traga benefcios para o povo de Morretes. Segundo o ex-prefeito Orlando Conforto, o DEM vai montar uma chapa competitiva para a Cmara de Vereadores e mais, disse ainda que a inteno do partido buscar novas lideranas no meio dos jovens eleitores ao mesmo tempo que refora a idia de candidaturas de filiados tradicionais do partido. Em conversa com o JMN, o Deputado Nelson Justus considerou uma vitria sua receber o ex-prefeito no partido do Democratas aps 6 campanhas vitoriosa em Morretes, de parceria, mas com o Orlando sempre fiel ao PSDB.

10 A CALADA Essa sua amiga desconhecida


Marcelo Mattos
Um dia, se Deus me permitir, gostaria de viajar para conhecer pases como a Inglaterra, Frana, Alemanha. E l, possivelmente encontraria algum turista que j tenha visitado nossa bela e querida Morretes. Aquela cidade onde as pessoas andam pelo meio da rua? (por certo algum deles me perguntaria), e eu teria que responder afirmativamente com um sorriso sem graa. Mas acredito que esse fenmeno do desprezo calada destinada aos pedestres se deva a uma possvel falta de conhecimento da mesma, uma falta de intimidade, eu diria. Afinal, como que algum pode se sentir vontade pisando em algum que mal conhece? No meu tempo no tinha nenhuma calada, era tudo rua! diro alguns de idade mais avanada; mais legal andar pela rua, desviando dos carros! diro outros em idade escolar; mas o fato que muitos no percebem que, alm de atrapalhar o trnsito j conturbado de nossas vias, ainda expem suas vidas a um grande risco. A calada ou passeio para quem no conhece, aquele espao entre os muros das casas ou porta das lojas e o asfalto ou calamento destinado aos veculos. facilmente identificvel, pois geralmente seu piso irregular, tem muitas falhas e buracos; vive repleta de bicicletas estacionadas nas mais variadas posies, disputando espao com as placas de propaganda das lojas e prateleiras de exposio de produtos dessas mesmas lojas. E ento, lembrou aonde fica? Isso mesmo, aquele local por onde voc talvez tenha andado algumas vezes mas se sentiu disputando uma corrida de obstculos, tentando desviar de tudo isso que falei. Isso tudo, porm, no justifica que nos bandiemos para a rua, pois l o local dos veculos (e tambm onde deveriam estar estacionadas as bicicletas), porque um erro no justifica o outro, alm de colocarmos em risco nossas vidas. Ou voc acha que se algum veculo atropelar algum que est no meio da rua o motorista ter alguma responsabilidade? Arrisco dizer que o condutor pode at ser isento de qualquer responsabilidade de a vtima no observou os cuidados necessrios para transitar na rua, em especial, o de andar sob a calada. O que precisamos exigir os nossos direitos: moo, aqui no lugar de estacionar bicicleta, ser que voc pode colocar l no acostamento, ao lado dos veculos? seu comerciante, ser que d para recolher essa prateleira de exposio aqui da calada, porque eu gostaria de comprar, mas no me sinto vontade escolhendo mercadorias no meio da rua? seu administrador, ser que d pra arrumar essa calada para que eu possa andar com o carrinho do meu beb sem correr o risco de ficar encalhada em algum buraco da calada? Conhea a calada que te acompanha pelo trajeto at o trabalho, a escola, o passeio. Converse com ela. Pergunte do que ela precisa. Estabelea uma relao de amizade, de cumplicidade, e utilize-a. No adianta querer cobrar grandes realizaes do governo, exigir obras grandiosas, culpar os motoristas pela violncia no trnsito, enfim, jogar a culpa nos outros, quando ns no fazemos a nossa mnima parte. Torne-se amigo da calada. Vista a camisa da campanha PASSEIE PELO PASSEIO, e sejamos todos felizes.

G eral

JMN - Edio 49 - 2 Quinzena - Setembro de 2011

Eric Joubert Hunzicker

Conhecendo a nossa Histria


Anexao do Municpio de Porto de Cima ao de Morretes
Vamos viajar no tempo, voltar ao ano de 1931, para saber como foi a anexao do Municpio de Porto de Cima ao de Morretes. ACTA da sesso de annexao do territrio do Municpio de Porto de Cima, ao de Morretes, conforme Decreto n 2439 do Governo do Estado, de 5 de Dezembro de 1931. Aos dez dias do ms de Dezembro do ano de mil novecentos e trinta e um, na Vilia de Porto de Cima, em o edificio que serve ao expediente da Prefeitura, onde se achavam os senhores Artur Miller, Prefeito Municipal, Oscar Vianna Sundim, Secretario, ahi foram vindos os senhores Trajano Cordeiro, Prefeito Municipal de Morretes, Arsnio Cordeiro Junior, Delegado da Polcia, Jos Soares Gomes, Fiscal Geral da Prefeitura de Morretes. Carlos Cardoso, Chefe da Estao de Telegrapho Nacional, Antonio Scharfenberg de Quadros, Funcionrio da mesma Repartio, Joo Conci, Guarda Livros da Contadoria e Expediente da Prefeitura de Morretes, e outras pessoas mais, todos recebidos pelo senhor Prefeito de Porto de Cima: ahi, o senhor Trajano Cordeiro, Prefeito de Morretes, exibindo um officio da Secretaria de Estado dos Negcios do Interior, Justia e Obras Publicas, sob n 9332 de 9 do corrente, comunicando a extino do Municpio de Porto de Cima, annexando o respectivo territrio ao de Morretes, por forma do Decreto do Governo do Estado, n 2439 de 5 do corrente ms, declarou que vinha dar por annexado o referido territrio, para os fins administrativos. O que, ouvido pelo senhor Prefeito de Porto de Cima, disse ser j de seu conhecimento, o referido acto do Governo de Estado. A seguir, a convite do senhor Prefeito de Morretes, o senhor Arsnio Cordeiro Junior, em breve allocuo, referiu-se aos anseios do povo de ambos os Municpios MORRETES e PORTO DE CIMA para o fim ora atingido com a unio de ambos, para se constiturem num ncleo mais forte, sob administrao mais fecunda, para mais slido progresso incentivado pela fora advinda dessa unio. Essa alis, a impresso geral, bem notria em todos os presentes, e os desejos do povo do Municpio ora extincto, conforme, a pedido de seu Prefeito, disse em poucas mas bem ponderadas palavras o senhor Dr. Alberto Arduini. Assim, accordes unanimenente, sem resentimentos de espcie alguma, e na maior harmonia, verificou-se a annexao territorial do Municpio extinto, ao de Morretes, para os fins administrativos do que, fica lavrado este termo, para os necessrios effeitos. A seguir, o senhor Prefeito de Morretes, designou os senhores Joo Conci e Jos Soares Gomes, Funcionrios da Prefeitura de Morretes, para no dia treze (13) deste mesmo ms, procederem tomada de contas, inventariar os bens moveis e imveis da prefeitura do Municipio extincto. E. como no houvesse mais a tratar, o senhor Trajano Cordeiro, Prefeito Municipal, declarou que dava este acto por encerrado, mandou lavrar a presente acta, em concluso, a qual lida e aprovada, vae por todos os presentes assinada, comigo Joo Conci, Guarda Livros da Prefeitura Municipal, que a escrevi. (aa) Trajano Cordeiro, Arthur Miller, Oscar Vianna Sundim, Alberto Arduini, Arsnio Cordeiro Junior, Antonio Scharfenberg de Quadros, Carlos Cardoso, Jos Arduini, Elias Maia, Jos Soares Gomes, Joo Scremim, Manoel Garcia da Costa, Geronymo Rocha, Alcio Charello, Salvador Sabia, Sebastio Propheta dos Santos, Francisco Jos de Moraes, Benjamim Sens, Jos Zithovski, Nicolau Sabia, Estanislau Zithovski, Estephano Morais. Obs.: Preservada a ortografia do documento original. Esta coluna dedicada ao primo Aluzio Cherobim, de tantas e tantas histrias vividas. Aos amigos: Luiz Carlos Borges, amigo desde os tempos do nosso inesquecvel Palmeirinha e Dionel Charello. Trs perdas muito difceis de assimilar.

eric.hunzicker@hotmail.com

JMN - Edio 49 - 2 Quinzena - Setembro de 2011

G eral

11 Beto Richa sanciona lei que concede reajuste salarial para professores

O Bairro do Sapitanduva foi deixado de lado, dizem os moradores

Governo concede reajuste aos professores.


Governador Beto Richa sancionou nesta quarta-feira (21), em solenidade no Palcio das Araucrias, em Curitiba, a lei n. 681/11, que concede um reajuste salarial de 5,91% para professores ativos e aposentados da rede estadual de ensino. A medida beneficia 84.165 professores. Segundo o governador, o aumento faz parte do processo de equiparao da remunerao dos profissionais do magistrio aos vencimentos bsicos dos demais servidores do Estado que possuem nvel superior. Richa disse que este segundo aumento que o Governo do Estado concede aos professores paranaenses neste ano, o que significa um aumento total de 12,79% nos vencimentos. A valorizao do profissional da educao e o ensino de qualidade so prioridades absolutas do Governo. a partir da educao que se forma o cidado do amanh. No medimos esforos para hoje celebrar um momento importante para a so ci e d a d e p a ra n a e n se e garantir um ensino de excelncia para toda a rede estadual de ensino, disse o governador. A lei foi aprovada no dia 30 de agosto pela Assemblia Legislativa estabelece o pagamento de uma parcela de 3% de reajuste aos professores na folha de setembro, retroativo do ms de julho. Outros 2,83% sero incorporados aos salrios em outubro. Isso garante um aumento cumulativo de 5,91% porque a Segunda parcela incide sobre a remunerao reajustada, explicou o vicegovernador e secretrio da Educao, Flvio Arns. Em maio, os professores, junto com os demais servidores pblicos estaduais, receberam reajuste salarial de 6,5%. O objetivo do governo elevar em 26% os salrios dos professores estaduais. Desta forma, a remunerao destes profissionais ficar equiparada a dos demais servidores do Estado que tem nvel superior. O reajuste concedido atravs da lei sancionada pelo governador faz parte deste processo. Nosso compromisso fazer a equiparao em quatro parcelas, conforme estabelecido com os professores, afirmou Arns. Ele ressaltou que o governo est fazendo todo o esforo necessrio cumprir os compromissos assumidos e registrados no Plano de Governo. O governo est corrigindo uma injustia feita com os profissionais do magistrio e fazendo o seu papel em debater em conjunto com a classe sindical avanos que todos buscamos, que a valorizao do professor, disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educao Pblica do Paran (APP Sindicato), Marlei Fernandes. AENoticias

Moradores do bairro reclamam que so "pouco assistidos de infra-estrutura".

Uma das reas mais bonitas de Morretes, o belo vale do Sapitanduva tambm uma das mais esquecidas pela classe poltica que governa nosso municpio. Muitas promessas so feitas em perodos eleitorais, onde polticos mentirosos e inescrupulosos se aproveitam da inpia regional para prometer melhorias e facilidades em troca de votos, mas depois de eleitos simplesmente viram as costas para os seus eleitores. E s vezes ainda tratam os moradores sem o respeito que merecem como fizeram na Ao Social para a moradora Cristiane de Lima, que escutou funcionrios da tal Secretaria dizer que o povo do Sapitanduva s aparece naquele rgo publico municipal para pedir. E no problema s desta gesto, no governo anterior foi prometida a interrupo daquela rea onde os resduos so depositados, e no local seriam construdos reas de lazer, praas, canchas, etc. E nada foi feito, nenhuma infra-estrutura foi promovida em 8 anos do governo anterior. E este governo nos palanques montados no Sapitanduva, entre tantas promessas, uma delas foi construo de uma escola na rea. Nada disso foi feito, o depsito de detritos continua l, e pior, segundo moradores do bairro, costumam por fogo no lixo, o que faz da vida de cada morador

daquele bairro um inferno, por conta do mau cheiro que exala destas queimadas. Um bairro insalubre, com ruas mal cuidadas, onde qualquer chuvinha transforma num lamaal intransitvel, lixo espalhado pelo cho, valetas a cu aberto. Apesar da cobrana de luz pblica, o bairro vive as escuras, o que provoca apreenso nos familiares de pessoas que estudam a noite. Promessas foram feitas, como canchas, reas de lazer, esgoto, mas nada disso foi cumprida, dos polticos, a regio recebeu apenas o desprezo e o descaso. E vejam que o Bairro do Sapitanduva fica a menos de 3 km do centro de Morretes. Uma das reivindicaes dos moradores mais seguranas para as crianas da escolinha que atravessam aquela rodovia sem uma faixa na pista ou redutores de velocidade, onde existe um trafego intenso de carros e caminhes enormes que abastecem o Porto de Antonina. Segundo alguns moradores, os polticos j esto circulando pelo bairro pedindo votos, com promessas mentirosas, buscando novamente enganar o eleitor daquela regio. A hora de olhar pelo Sapitanduva agora, promover mudanas que tragam conforto e uma vida mais digna a seus moradores, para que estes possam curtir com prazer a beleza plstica, de um verde exuberante, daquele vale, que forma o belo Bairro do Sapitanduva.

Jornal Morretes Notcia


(41) 8432-1237 ou (41) 8805-2490

ANUNCIE AQUI

12

E special

JMN - Edio 49 - 2 Quinzena - Setembro de 2011

II SEMANA DE TURISMO DO BRASILIO MACHADO EM ANTONINA


Orley Antunes
orley@barreado.com

Ariel Conforto
arielconforto@morretesnotcia.com.br

Diretor do JMN, Ariel Conforto, completa idade nova


Em 3 de Setembro Ariel Conforto recebeu na chcara da famlia na comunidade de Candonga, familiares e amigos para um jantar em comemorao aos seus 41 anos de vida. O vereador Vardinho foi o responsvel pelo cardpio, com sua tradicional Costela Fogo de Cho. Foi uma bela festa com musica na sanfona, conversa fiada e umas pitadas de poltica.

Ariel Conforto, prefeito Amilton, dep Nelson Justus e Orlando Conforto.

O Centro de Educao Profissional Dr. Braslio Machado, vai realizar nos prximos dias 27 e 28 de Setembro a sua II SEMANA DE TURISMO, e em conformidade com a OMT, Organizao Mundial de Turismo, o tema do evento ser o "Turismo e a Aproximao das Culturas". Estaro presentes no evento, representantes de todo o litoral do Paran,

expondo no evento seus trabalhos artisticos regionais. segundo a Professora Sueli Veiga, Diretora do Centro, " muito importante a participao de todos os envolvidos com o turismo do nosso litoral, para que unidos possamos crescer cada vez mais no cenrio ecnomico da regio". Com certeza estaremos presentes no evento atravs do JMN.

Muita musica na gaita do amigo Tulio.

Projeto Escola x Famlia: Uma parceria que d certo

Vereador Vardinho, Ariel Conforto e Juninho.

Professores, pais e alunos participam das brincadeiras.


Contemplando o Projeto Escola x Famlia: uma parceria que d certo, no dia 26 de agosto de 2011, a Escola Dulce, proporcionou o primeiro encontro O dia da famlia na escola, onde os pais puderam ver os trabalhos manuais e artsticos desenvolvido por seus filhos, o Psiclogo Educacional Marcelo proferiu uma palestra para os pais abordando o tema: Educao na famlia (tudo

Amigos "da politica" estiveram com o Ariel.

comea em casa). Foi um momento muito rico de formao. Logo aps a palestra, os alunos, fizeram apresentaes como; musical, jogral e um teatro com alunos da sala de recurso. Em seguida todos puderam saborear um delicioso lanche de confraternizao no refeitrio da escola. Assim que o lanche terminou os educadores da escola promoveram brincadeiras e jogos cooperativos que foram desenvolvidos com a colaborao de todos. A boa participao das famlias no evento demonstra o compro-misso com a educao dos seus filhos e a credibilidade na parceria existente entre a Escola e a Famlia. Quero agradecer a todos que participaram deste evento, professores, funcionrios, equipe pedaggica, alunos, pais e ao psiclogo Marcello. Desejamos que esta parceria seja cada vez mais fortalecida. A direo

Aniversrio da Dionia
No dia 02 de Setembro a Dionia Conforto Pazinatto completou mais um ano de vida. Ela e seu esposo Gilmar, receberam em sua residncia familiares e convidados para um jantar. O cardpio foi oriental, um delicioso Yakissoba. Parabns a Dionia pela passagem de seu aniversrio.

Dionia e seu esposo Gilmar.

JMN - Edio 49 - 2 Quinzena - Setembro de 2011

Imveis

13

www.rosinaimoveis.com.br
CRECI J 04245
(41) 3462-2876 3462-2005
Barro Branco - 283,25 m R$ 180.000,00 REF. 0085 Marcos Malucelli - 447,12 m R$ 55.000,00 REF. 0076 BARRO BRANCO - 606,58m R$ 290.000,00 REF. 0011

Rio Sagrado - 1.300 m R$ 80.000,00 REF. 0113

Rio Sagrado - 1.000 m R$ 60.000,00 REF. 0005

Colnia Sesmaria - 105.707 m R$ 120.000,00 REF. 0045

BARREIROS - 8.000 m R$ 60.000,00 REF.0132

Barreiros - 9,700 m R$ 450.000,00 REF.0131

Colnia Rio do Pinto - 4,7 alq R$ 160.000,00 REF.0100

Rio Sagrado - 24.189 m R$ 150.000,00 REF.0101

Central - 4.437,44 m R$ 55.000,00 REF.0117

Colnia Sesmaria - 42.094,61 m R$ 70.000,00 REF.0128

Amrica de Cima - 436,00 m R$35.000,00 REF. 0110

Vila das Palmeiras - 1.500 m R$ 78.000,00 REF. 0134

Porto de Cima - 1.569,85 m R$ 280.000,00 REF. 0130

Ponte Alta - 1.154,30 m R$ 30.000,00 REF. 0135

Rio Sagrado - 10.000 m R$ 150.000,00 REF. 0028

Centro - 798,60 m R$ 190.000,00 REF. 0125

Marumbi - 7,500 m R$ 45.000,00 REF. 0104

Rio Sagrado - 6.308,50 m R$ 140.000,00 REF. 0114

Rio Sagrado - 24.200 m (1 alq) R$400.000,00 REF. 0111

BARRO BRANCO - 350,30 m R$ 40.000,00 REF. 0070

Cruz Alta/ Marumbi - 20.001,34 m R$ 145, 000. 00 REF. 0002

Rio Sagrado - 900, 00 m R$80.000,00 REF. 0113

Rio Sagrado - 10 alq. R$ 100.000,00 REF. 0047

Raia Velha - 550,00 m R$ 50.000,00 REF. 0090

Porto de Cima - 20.984,40 m R$ 180.000,00 REF. 0123

Ncleo rio do Pinto - 10.050,00 m - R$ 140.000,00 REF. 0041

Central - 827,13 m R$ 60.000,00 REF. 0088

Reta do Porto de Cima - 514,63 m R$ 85.000,00 REF. 0116

So Joo da Graciosa - 51.000 m R$ 140.000,00 REF. 0124

Ponte Alta - rea com 11.000 m R$ 150.000,00 REF. 0097

Amrica de Cima - 2,5 alq R$ 40.000,00 REF. 0006

Raia velha - 670,00 m R$ 40.000,00 REF. 0096

Colnia Marques - 60.800 m R$ 110.000,00 REF. 0073

Rio Sagrado - 4.725,00 m R$ 150.000,00 REF. 0115

Rocio - 372,00 m R$ 180.000,00 REF. 0081

Rio sagrado - 10,069 m R$ 150.000,00 REF. 0077

Barro Branco - 2.019,20 m R$ 80.000,00 REF. 0084

Vila das Palmeiras - 360,00 m R$ 110.000,00 REF. 0095

Rio Sagrado - 19.3028 hec R$ 120.000,00 REF. 0133

ESPERANA - 5.450,63 m R$ 185.000,00 REF. 0091

Vila das Palmeiras - 360,00 m R$ 90.000,00 REF. 0120

Morro Alto - 52,5 alq R$ 300.000,00 REF. 0033

Ponte Alta - 2.801,88 m R$ 50.000,00 REF. 0068

So Joo da Graciosa 428.949,19 m R$ 290.000,00 REF. 0126

Rio Sagrado 3,7767 hec ou 37.767 m R$ 175.000,00 REF. 0030

Porto de Cima - 9,2 alq R$ 160.000,00 REF. 0102

Porto de Cima 270.917,94 m (11 alq) R$ 800.000,00 REF. 0075

Esperana - Estrada da Graciosa km52 - 12.357,560 m R$ 280.000,00 REF. 0083

Esperana - Colnia Marques 24.200 m R$ 50.000,00 REF. 0129

Rio sagrado rea c/ 23.000 m R$ 110.000,00

Rua XV de Novembro, 210 - A, Centro - Morretes-PR


contato@rosinaimoveis.com | rosinaimoveis@hotmail.com

14 O PMDB trocou de Mos

Morretes

JMN - Edio 49 - 2 Quinzena - Setembro de 2011

SUSTENTABILIDADE ADMINISTRATIVA
O assunto da sustentabilidade muito abordado nestas ltimas dcadas, seja pela importncia ao ar que respiramos, economia do uso da energia eltrica, ao uso do papel e outros materiais consumveis, todas as preocupaes com o foco na preservao da natureza. Infelizmente o que vemos uma inverso de papis j que quem deveria dar o exemplo ao planeta acaba se tornando o vilo da sustentabilidade do nosso planeta. E quando se trata de gesto administrativa, o que envolve neste processo de sustentabilidade? Esta nuance da sustentabilidade imprescindvel quando se trata do bem-estar comum dos administrados. Todo gestor deve dar ateno aos envolvidos pela Administrao Pblica, dando-lhes a ateno, a visibilidade e os resultados propostos, todos atravs de um planejamento adequado, objetivo e sustentvel. Na Administrao Pblica, a Sustentabilidade Administrativa deve ser o foco de todo representante de uma populao, pois uma administrao sustentvel respeita os interesses do indivduo e da comunidade. Toda administrao sustentvel fomenta o bem-estar do cidado e sua famlia, propiciando a moradia digna, a segurana eficaz, o acesso a um sistema de sade qualitativo e confivel, o acesso a um ensino com condies de formao com qualidade, trazendo melhor qualidade de vida para a sociedade bem como a construo de nossa querida Morretes ainda melhor para se viver e desenvolver para as prximas geraes. Nas prximas edies estaremos abordando os diversos tpicos que envolvem a Sustentabilidade de nosso municpio, tais como Segurana Pblica participativa, Sade com mais qualidade, Educao eficiente e Habitao. Moacir Alves Pinto Moacir.pinto@live.com Twitter: @MoacirPinto

Vereador Pastor Deimeval Borba (PMDB) e o Deputado Federal Andre Zacharow (PMDB).
O PMDB foi reestruturado, com a formao de uma nova provisria na qual o Vereador Deimeval Borba, por indicao do Deputado Federal Andr Zacharow passa a ser o novo presidente local. Junto com ele esto Sergio Lissa, Raul Gouveia, Luis Carlos Pinto e Jean Carlos Hunzicker. Assim o PMDB se desliga de forma definitiva do ex prefeito Helder que procurou no PSDB um novo ninho para fazer poltica. Com o Pastor Deimeval de Presidente da provisria fica aberta as negociaes para u m a a l i a n a c o m o P T, conforme inteno da executiva nacional, posto que o Vice Presidente da Repblica no Governo PT do PMDB. O Vereador Deimeval Borba vai procurar dinamizar o PMDB trazendo novos componentes para dentro do partido. Esta posio do PMDB muda de forma contundente o cenrio poltico de Morretes.

Agncia de Fomento do Paran complica a vida do nosso agricultor


Em reunio na Cmara Municipal, na presena tanto do Prefeito quanto do Presidente da Cmara, a Agencia de Fomento do Paran liberou para o setor agrcola do municpio a quantia de 2,5 milhes de reais. Para ser usado pelos agricultores do municpio com a nica exigncia que o tomador do recurso tivesse o nome limpo e o seu pedido viesse precedido de um projeto tcnico elaborado por tcnicos do setor. O tcnico Agrcola Airton Tomazi elaborou ento 49 projetos que representaria um valor de 1,4 milhes de reais, muito aqum do teto autorizado para o municpio. Por conta de mudanas nas regras propostas, apenas 13 projetos foram viabilizados num valor inferior a 350 mil reais. A agencia passou a deprecar garantias dos agricultores que inviabilizam o processo. Seria interessante que o prefeito arregaasse as mangas para colaborar com este setor para que o municpio possa recuperar o status de municpio agrcola.

Prodetur-Sul x Prefeitura de Morretes


Se os recursos do convnio Prefeitura de Morretes - PRODETUR-SUL, viabilizados atravs do Ministrio do Turismo, que envolve uma disponibilizao financeira de mais de 9 milhes de reais, ainda no renderam nenhuma obra de todas as propostas, por uma srie de fatores, com toda a certeza renderam dores de cabea ao exprefeito Helder dos Santos e alguns de seus assessores. E isso por conta de uma ao civil publica de improbidade administrativa por conta de danos ao errio, conforme reza a Ao Civil Publica impetrada contra o ex Prefeito. Esses 9 milhes ainda vo dar muito o que falar, um dinheiro encantado, que at agora, apesar de estar depositado na conta do municpio no gerou nenhuma melhoria para a cidade de Morretes.

Jornal Morretes Notcia

ANUNCIE AQUI
(41) 8432-1237 ou (41) 8805-2490

Jornal Morretes Notcia Quem no visto, no lembrado Anuncie aqui!!!

JMN - Edio 49 - 2 Quinzena - Setembro de 2011

I nfantil

15

Espao da Criana

16

Especial
Ariel Conforto
Arielconforto@morretesnoticia.com.br

JMN - Edio 49 - 2 Quinzena - Setembro de 2011

TEMPOS DE OUTRORA

CURTAS E BOAS
Corrida do Poder I
A corrida do ex-prefeito Helder em busca do poder atravs do PSDB acabou causando um racha importante no PMDB, quando alguns pemedebistas velhos de guerra, somados aos descontes com a postura do ex prefeito que sentiram-se ofendidos com sua postura e acabaram criando uma dissidncia que vai trazer prejuzos para a caminhada do Helder rumo a prefeitura em 2012.

Corrida do Poder II
O vereador Pastor Deimeval ficou com a presidncia do PMDB, e de quebra ganhou alguns desafetos, que entenderam que houve uma conduta fora da normalidade tica, s que o vereador detentor do nico mandato do partido e estava sendo deixado a merce da propria sorte. E a sorte veio a seu favor atravs da conduta da direo estadual em deixar em suas mos a presidncia do partido, visto que o ex prefeito e aliados preferiram trocar o PMDB pelo PSDB.

Diretoria do Operrio Futebol Clube - 1950

Mico
A da do ex-Prefeito Orlando Conforto para o DEM acaba esvaziando consideravelmente o poder poltico do PSDB, e aqueles que lutaram para tomar o partido das mos do Orlando acabaram ficando com um mico poltico nas mos. O novos mandatrios do partido vo precisar amassar muito barro para recompor o PSDB da forma qual era. Pode at conseguir, mas com certeza ser uma rdua tarefa.

Baa de

Antonina
Baia de Antonina, Esconderijo da Pirataria, novo livro de Nerval Pires Lanado neste ms, no Theatro Municipal de Antonina, o romance de autoria do escritor capelista Nerval Pedro Pires da Silva. Neste romance Nerval conta em 480 pginas, histrias e tragdias que aconteceram na Baia de Antonina por volta de 1690. Com muita ao e aventura Nerval Pires consegue falar a respeito do descobrimento e da colonizao portuguesa. Um romance tenso e muito bem elaborado, com certeza vai prender a ateno do leitor desde suas primeiras linhas.

A Fora do DEM
O DEM vem surpreendendo em novas filiaes. um partido que dever ser decisivo nas alianas para a proxima eleio. Com a entrada do ex prefeito Orlando Conforto na sigla, e com o apoio dos Deputados Nelson Justus e Setim, o DEMOCRATAS trabalha com projeo de obter excelentes resultados politicos em 2012.

Perdas
Aproveito encerrar esta minha coluna com o pesar aos familiares dos amigos, Alosio Cherobim, Luiz Borges, Dionel Charello, Adilson dos Santos e da simptica Danielli Dias. Que Deus os ilumine.

http://twitter.com/arielconforto http://www.arielconforto.com.br

You might also like