You are on page 1of 15

Um passeio pela Histria da Imprensa: O espao pblico dos grunhidos ao ciberespao1

A tour through Media History: the public space from primal grunts to cyberspace Patricia Bandeira de Melo Pesquisadora assistente da Fundao Joaquim Nabuco Doutoranda em Sociologia e Mestre em Comunicao pela Universidade Federal de Pernambuco E-mail: patricia.melo@fundaj.gov.br

Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma retrospectiva histrica de evoluo da comunicao na civilizao humana at a chegada das novas tecnologias, visando a discutir o novo espao pblico em formao na era nas inovaes que atingem a mdia. Com isso, tratamos desde os primrdios do espao pblico, quando as relaes humanas se davam de forma direta, at o novo(ciber) espao criado pelos avanos das novas tecnologias miditicas, mediador das relaes na atualidade. Na era atual, mostramos como a comunicao contaminada pela hegemonia cultural, ressaltando como isso ocorreu desde a origem da histria do homem e, especialmente, na histria da imprensa no Brasil. Palavras-chave: histria da comunicao, novas tecnologias, espao-pblico.

Abstract
This article shows a historical retrospective about the communication evolution in human civilization until the arrival of new technologies, generating discussions about the ever increasing public space that in this age of innovations is shaping the media. Based on this, a study is made from the early days of the public space, when human relations were made in a direct basis until the cyberspace created by the ever growing new tecnologies throughou the media, as a mediator in the actual relationships betweem people. It shows how the media is influenced by the cultural hegemony and how it has been happening since the beginning of the human history, especially in the Brazilian media history. Keywords: communication history, new technologies and public space.

Dos primeiros sons ao alfabeto


Comunicar fazer uma transao, negociar para se estender. Os discursos so prticas sociais historicamente datadas, ou seja, so compreendidos dentro do contexto sociocultural em que se do. Dessa forma, a comunicao passeou pela histria humana: olfato, tato, viso, audio, na pr-histria, e depois rosnados, gritos, posturas fsicas, linguagens corporais. Com o desenvolvimento social em grupo, o homem precisou dar nomes aos objetos. Os sons surgiram para isso. Em seguida, chegaram o alfabeto e a escrita, para perpetuar a comunicao.
Este artigo foi originalmente publicado na Revista Comunicao & informao, da Faculdade de Comunicao e Biblioteconomia da Universidade Federal de Gois, V. 8, n. 1, (jan./ jun. 2005).
1

O alfabeto, que permitiu a construo na histria, foi uma conquista de muitas sociedades: ndia, China, Coria, Japo, Mesopotmia, Egito, regies da Europa e dos povos maias e astecas. Na Mesopotmia, a escrita ou a transcrio da lngua falada surgiu de incio com a pictografia, que representava, pela associao de palavras, um objeto ou um ser. Essa associao exigiu do homem a capacidade de interpretar o signo para alm do concreto, entrando numa realidade abstrata. Assim, a escrita se afastou da imagem e se associou a uma representao analgica dos objetos. Para melhor exercer a comunicao, o homem chegou ao alfabeto, escrita, que so o suporte estvel da comunicao. Afinal, a forma mais eficaz, duradoura e decifrvel da mensagem, o que no ocorria antes com o som, o fogo ou, simplesmente, com a memria. A chegada escrita um processo resultante de fatores econmicos, como um sistema de controle e de contabilidade dos bens trocados. De acordo com o conceito de Habermas, espao pblico, ou esfera pblica, o local onde se formam as opinies e as decises polticas e onde se legitima o exerccio do poder (SOUSA, 2003, 51). Estudar a formao da linguagem e aquisio da escrita nos ajuda a entender como o homem chegou ao exerccio da democracia e capacidade de expor idias em pblico, como ocorria j na sociedade ateniense, quando os cidados participavam do processo de discusso poltica, troca de informaes e de opinies em plena rua, em pregaes e debates. Assim, deu-se a evoluo da comunicao: dos sons discusso no espao pblico. Hoje, esse espao se deslocou: de incio, para a imprensa escrita, e em seguida para o rdio, a TV e a Internet. Os debates, antes nas ruas, passam a ser mediados pela imprensa.

O espao pblico como espao para as idias


O surgimento da esfera pblica como espao para a burguesia discutir, entre si, assuntos relacionados sociedade civil e ao Estado abriu caminho para uma informao mais especializada, exigindo novas formas para a exposio de idias. Somente no sculo XV foi produzido o papel malevel, permitindo a impresso de livros de forma prtica. Porm, apenas em 1840 o papel passou a ser produzido de resina das rvores, reduzindo o problema da escassez de material para sua produo. O papel fundamental par o incio da produo de textos e da comunicao impressa, para romper com o estado de segredo de informaes, antes controladas pelo o Estado e pela Igreja. O espao pblico gerou uma demanda pela a troca de informaes, intensificada cada vez mais pelo acesso da populao leitura e escrita. A viabilizao do papel foi o que permitiu uma outra descoberta, o tipgrafo. A produo da cultura foi acelerada pelo uso do papel e pela impresso em larga escala. Para Thompson, os meios de comunicao so rodas de fiar no mundo moderno e, ao usar estes meios, os seres humanos fabricam teias de significao para si mesmos (THOMPSON, 1998, 20). A reproduo de textos teve incio com os copistas e os escribas, que, com o desenvolvimento da escrita, do pergaminho e do papel, puderam fazer cpias de textos religiosos, literrios e filosficos. At a Idade Mdia, as informaes eram restritas e controladas, mas com o ciclo das navegaes e a expanso da atividade comercial, a partir do sculo XIII, veio a troca de mercadorias e tambm de informaes. O crescimento econmico da poca favoreceu o acesso alfabetizao, reduzindo cada vez mais a necessidade de que textos fossem lidos em pblico para a populao iletrada.

Segundo Habermas (HABERMAS, 1984, apud SOUZA, 2003), o espao pblico surgiu no seio da democracia ateniense, mas foi no sculo XVIII que o conceito se firmou na verso da era moderna. Se, de incio, o espao pblico era o local das discusses polticas, da formao de opinies e da legitimao do poder, com a imprensa ocorreu o deslocamento desse espao para os jornais. A imprensa foi a primeira instncia mediadora do espao pblico, antes concretizado pelos debates em clubes, ruas e praas. No entanto, como os meios de comunicao no atendem a todos os segmentos sociais que desejam ou tentam participar do debate estabelecido na mdia, os grupos excludos da esfera miditica so, por conseqncia, excludos do espao pblico. Ou seja, a imprensa favoreceu a privatizao do espao pblico. Porm, interessante observar que sempre houve e possivelmente sempre haver excludos do espao pblico, aqueles que por alguma razo no estiveram aptos a discutir e polemizar, seja por razes econmicas ou educacionais.

O livro e a imprensa, os novos condutores do pensamento


A mquina impressora foi um divisor de gua, permitindo a reproduo de informaes em escala e velocidade consideradas impossveis para a poca. Em 1452 (essa data varia de acordo com a fonte consultada), Gutenberg imprimiu a Bblia de 42 linhas. Foi o aprimoramento do comrcio entre Europa e sia que favoreceu o desenvolvimento da tecnologia grfica. Os tipos de metal surgiram na Coria, em 1390, e os de cermica so de dois sculos antes, na China. Observa-se que a viso teocntrica do mundo vai sendo substituda pela viso antropocntrica, como destaca Sousa (2003). Segundo ele, o que detonou a exploso da comunicao foram os grandes descobrimentos, o crescimento do comrcio e a inveno da tipografia. Gutenberg foi o responsvel pela criao dos tipos mveis, com capacidade de impresso em papel, com uma tinta fabricada por ele. Uma srie de obras comeou a ser impressa, lanando tambm as bases para a publicidade impressa. Para Giovannini (1987, 111), o livro, com tudo aquilo que contm, envolve interesses jurdicos, econmicos e comerciais, tanto mais relevante quanto mais se desenvolve o seu potencial de difuso popular. interessante observar que o livro passou a ser o novo fio condutor das idias. Filsofos, intelectuais e poetas passaram a expressar seus pensamentos em livros, fazendo suas idias circularem na sociedade de forma mediada. Surgiram as primeiras impresses sobre a humanidade: as gazetas, com informaes teis sobre atualidade; os pasquins, folhetos com notcias sobre desgraas alheias; e os libelos, folhas de carter opinativo. A combinao desses trs tipos de impressos resultou, no sculo XVII, no jornalismo. O papel da imprensa peridica, na emergncia da esfera pblica, revestiu-se de importncia especial. O aparecimento dos jornais no final do sculo XVII e princpios do sculo XVIII fomentou um novo espao pblico para o debate. De incio, esses jornais eram dedicados a assuntos literrios e culturais, mas a temtica foi se alargando para questes de interesse social e poltico. Gerou-se uma demanda por essas informaes, pois o pblico queria entender e participar do processo decisrio das instncias de poder. Nesse novo espao pblico, a sociedade comeou a obrigar o poder a justificar-se perante a opinio pblica. O surgimento da imprensa foi, segundo Sousa (2003), o primeiro passo para a democratizao da cultura, mesmo tendo desencadeado a estandardizao e a simplificao das mensagens. Antes da indstria da comunicao, compreenso do tempo passado e de

lugares distantes se fazia por pessoas que mantiveram contato com essas realidades. Com a imprensa, a histria passou a ser contada de forma mediada. Segundo Thompson (1998,38), nosso sentido de passado e de como ele nos alcana se torna cada vez mais dependente da expanso crescente de um reservatrio de formas simblicas mediadas. Somente por meio dos livros, jornais, filmes e propagandas de rdio e TV vai se tornando possvel o contato mediado com a histria, mesmo a histria recente. Livros, jornais e revistas transformam a civilizao, promovendo a mudana da esfera pblica e da cultura. As mudanas poltico-sociais so creditadas circulao de impressos, o que favoreceu a Revoluo Francesa e ascenso da burguesia.Os filsofos da poca Voltaire, Montesquieu e Rousseau eram entusiastas da divulgao e da trocas de idias. Formalizou-se o conceito de enciclopdia, que propunha reunir os conhecimentos acumulados naquele perodo. Para Breton e Proulx (2002) e Giovannini (1987), no to evidente que a imprensa tenha sido a causa das grandes mudanas sociais. Segundo os dois primeiros autores, as idias renascentistas que favoreceram as revolues so anteriores s tcnicas tipogrficas e contriburam para o processo mecnico de reproduo de textos. Antes da tipografia, os livros manuscritos j geravam tanto interesse que algumas obras chegaram a ser copiadas em at 400 exemplares, manualmente, para atender s encomendas. Ou seja, a imprensa mecnica veio dar soluo a essa grande demanda. Giovannini destaca que no sabe se foi a impresso tipogrfica que promoveu o Renascimento ou se foi a corrente cultural que favoreceu a imprensa. O que certo afirmar que a circulao de idias em grandes escala estava presente durante as grandes mudanas sociais.

O sucesso da imprensa e o processo de industrializao


Segundo Sousa (2003), o sucesso da imprensa se deveu ao aperfeioamento contnuo das tcnicas de tipografia, diminuio dos custos e ao aumento das tiragens (que estimulou a leitura), ao incentivo instruo e ao gosto de ler, motivado por livros, revistas e jornais, e ao aumento da curiosidade e da vontade de adquirir conhecimento sobre assuntos do mundo em geral. A arte de contar histrias, caractersticas do jornalismo, embora datada do sculo XVII, sempre existiu ao longo da evoluo humana. A partir da inveno da escrita, as cartas se tornaram a principal fonte de informaes entre as pessoas, numa fase anterior tipografia. J na Idade Mdia, as crnicas narravam fatos importantes e eram enviadas aos nobres e s personalidades importantes. Em seguida, surgiram na Europa as folhas volantes e as gazetas manuscritas, narrando tanto fatos verdadeiros como fantasiosos. J no sculo XV, surgiu uma variedade de folhetos informativos, polmicos, descrevendo eventos particulares, desastres naturais, relaes sensacionalistas ou fenmenos sobrenaturais. De publicao avulsa e irregular, esse impressos eram vendidos nas ruas como uma grande fonte de informao sobre os acontecimentos da poca. A regularidade das publicaes aconteceu a partir da segunda metade do sculo XVI, mas a origem dos jornais modernos est situada nas duas primeiras dcadas do sculo XVII, quando as notcias passaram a ter mais confiabilidade. Verifica-se que a origem do jornal registrada em vrios pases, em curtos perodos de tempo: Inglaterra, Frana e Alemanha e, posteriormente, Estados Unidos. De incio, o investimento para editar um jornal era pequeno, a redao contava com duas ou trs pessoas, e os leitores pagavam pelo papel e

pela tinta gasta na impresso e ajudavam a compor o capital do jornal para favorecer a sua circulao. Outro fato importante para a evoluo do jornalismo foi a industrializao. A mecanizao tornou o processo de impresso mais rpido, barato e dinmico, o que motivou o aumento do pblico leitor. No sculo XIX, tm incio as primeiras inovaes nos jornais. Nos EUA, o progresso da imprensa possibilitou a popularizao do jornal sensacionalista, expondo na primeira pgina imagens e notcias de carter extremamente violento. Os jornais norteamericanos j eram, as histrias em quadrinhos seo humorstica de grande sucesso at hoje. O crescimento da imprensa americana era dificultado pelo tamanho do pas. A soluo para o problema foi a criao de cadeias agncias que estendiam informaes locais em nvel nacional. As cadeias levavam ao controle de centenas de jornais, mas a crise economia nacional e prejudicou essa sistemtica. Surgiu, em seguida, o jornal tablide, produzido com a metade do tamanho do jornal padro e com menor nmero de pginas. Na Inglaterra, a imprensa partiu para a incluso de assuntos variados, para atender a um pblico maior. Esportes, entretenimento, manchetes de primeira pgina j estavam no novo modelo ingls de jornal. J na Frana, aps o processo de industrializao, os veculos se manifestavam em vrias tendncias, estilos e orientaes, identificando jornais de esquerda, de centro e de direita, alm de jornais religiosos e monarquistas. Na II Grande Guerra, os jornais j dividiam o espao com o rdio e a televiso, o que gerou novas alteraes na forma de fazer jornal. A publicidade passa a ocupar de modo permanente as pginas dos jornais, de forma a garantir a sua subsistncia econmica.

Imprensa opinativa ou ideolgica, imprensa popular e imprensa de referncia


O jornalismo a atividade de divulgar informaes voltadas para o pblico, de forma mediada, peridica e organizada. luz da democracia, o jornalismo tem como misso vigiar e controlar o Estado e as organizaes privadas de interesse pblico. Por te sua atuao delegada pela sociedade que transferiu para a imprensa o papel de dialogar com o poder -, o jornalismo tem que se legitimar continuamente a partir de suas prticas. Ou seja, para que sua existncia tenha sentido, precisa fortalecer o suporte de apoio social que o justifica. O jornalismo impresso foi a primeira forma de expresso organizada da comunicao social. Em seguida, o processo de evoluo industrial e eletrnica produziu o radiojornalismo, o telejornalismo, o ciberjornalismo. No incio do sculo XIX, a imprensa que dominava era a opinativa ou ideolgica, ou seja, a imprensa de partido. Esse tipo de jornalismo imperava em virtude do aumento crescente do nvel de politizao da populao e, ao mesmo tempo, da falta de matria-prima para a produo de notcias factuais, alm do baixo ndice de alfabetizao de grande parte da sociedade. A partir dos anos 30 do mesmo sculo, nos Estados Unidos, surgiram os primeiros jornais mais factuais e menos opinativos, ou seja, as notcias saram do meio meramente econmico, poltico e blico e ingressaram nos fatos do cotidiano da sociedade, dando origem s notcias de interesse humano. De acordo com Sousa (2003), o que contribuiu para essa mudana no perfil dos jornais foi o fortalecimento da alfabetizao, a concentrao das pessoas nas cidades (com a conseqente urbanizao), o aumento do poder aquisitivo, a mudana do conceito de jornal de partido para o de jornal-empresa (com vista aos lucros), os novos valores sociais e o progresso tecnolgico das formas de

impresso, permitindo aumento das tiragens e reduo dos preos dos jornais. Nessa fase,a formatao dos textos jornalsticos comeou a ser feita a partir da frmula de pirmide invertida. Essa formatao surgiu em decorrncia do uso do telgrafo, que exigia economia de linguagem, por conta do custo da ligao e devido aos cortes comuns durante a transmisso. No fim do sculo XIX, a segunda gerao da imprensa popular se estruturou. Os jornais ficaram mais baratos e direcionados para a populao. Os donos de jornal passaram a focar seus objetivos nos lucros, dando abertura ao surgimento do jornalismo no s noticioso e factual, mas sensacionalista. Surgiram novas regras, como a utilizao de grficos e fotografias. Nessa fase, o sensacionalismo permaneceu, chamado de jornalismo amarelo ou marrom, com fatos inventados e divulgados, mesmo que depois fossem seguidos de um desmentido. Esse perfil de imprensa se caracterizou pelo tratamento emocional dado a um assunto que, construdo com vistas sua comercializao pelo veculo, no se poupava de mentiras eventuais. Nesse meio tempo, estabeleceu-se a imprensa de referncia, somando qualidades da imprensa opinativa e da imprensa popular: rigor, exatido, sobriedade grfica e de contedos, anlise e opinio, independncia e culto da objetividade. As caractersticas da imprensa americana so exportadas para Europa, inicialmente para a Inglaterra. A imprensa evoluiu de modo relativamente homogneo no Ocidente. De acordo com Sousa (2003), nos sculo XVII e XVIII, o domnio foi europeu; j a partir do sculo XIX, passou para os EUA o papel de introduzir inovaes no jornalismo.Muito tempo se passou at a chegada dos conceitos que hoje traduzem o jornalismo moderno: publicidade, atualidade, universalidade e periodicidade. A distino entre notcias e comentrios se solidificou, resultando na criao de espaos especficos, em cada veculo, para o jornalismo opinativo e informativo. Com o tempo, a imprensa informativa prevaleceu, ficando o espao para opinio reduzindo s pginas editoriais.

Da pirmide invertida infografia


Aps a definio do processo de pirmide invertida, outra caracterstica adquirida pelo jornalismo foi a formao descritiva de seus textos. Aps a I e II Guerra Mundial especificamente em decorrncia da I Guerra, quando os jornalistas foram impedidos de ir ao front acompanhar as batalhas essa tendncia determinou uma forma de delegao de informaes ao discurso relatado. Isso significa que textos eram elaborados a partir de citaes e declaraes creditadas s fontes jornalsticas. No perodo das guerras, sem poder assistir aos episdios da guerra in loco, reprteres narravam fatos creditando-os s suas fontes de informao: segundo disse, de acordo com, como afirma ... Esse formato textual separou o comentrio do fato, tornando o jornalismo mais descritivo do que analtico, situao que foi modificada a partir dos anos 60 do sculo XX, quando os jornalistas partem para a especializao. O jornalismo de referncia caminha, assim, para a anlise, contrapondo-se ao modelo descritivo. Na verdade, o jornalismo interpretativo j existia, mas foi de certa forma sufocado pelo processo de censura no perodo de guerra, com impedimento da presena de jornalistas nos campos de batalha. Aps o processo de pirmide invertida, nasceu o lide (as clssicas perguntas quem, qu, quando, onde, como e por qu). Somados ao estabelecimento de gneros textuais - a entrevista, a reportagem, a notcia a elaborao de uma linguagem especfica levou a uma

crescente afirmao da autoridade profissional dos jornalistas. Os acontecimentos comearam a ser explicados, simplificados e criticados, como forma de facilitar a sua compreenso pela sociedade, ajudando a legitimar o jornalista como intrprete dos fatos sociais, polticos e econmicos. quando surge o chamado Segundo Novo Jornalismo, momento em que a imprensa aprofundou investigaes, denunciou irregularidades e passou a desconfiar de suas fontes. O jornalista mergulha no ambiente das pessoas a quem consulta, nas histrias e na pesquisa, dando um carter mais humano e literrio sua produo. Seu papel cresceu no seio da sociedade, tornando-se referncia da verdade. O crescimento de sua funo social, porm, no mudou a questo bsica que determina o jornalismo: o fato. Esse fato, narrado pelo jornalista, reveste-se de subjetividade. Com isso, somente uma parte de seu todo, a parte escolhida pelo reprter como a de interesse pblico, vem tona no texto jornalstico. A seleo determinada no sentido se que no nos dado saber tudo, mas sim saber tudo sobre aquilo que se escolheu dar conhecimento, uma atitude de carter subjetivo.

A censura e a liberdade de imprensa


O crescimento do impresso peridico ocorreu de forma distinta em cada pas, mas o jornalismo em geral sofreu rgidos controles do governo, com a censura, impondo leis severas para o seu funcionamento. medida que os jornais ocupavam a mente de seus leitores, levando-os aos questionamentos e ao debate, gerava no poder central um temor por coloc-lo em xeque. Para manter o controle sobre as publicaes, os governos adotavam um sistema de concesso de licenas, destinadas s pessoas de sua confiana. A Revoluo Francesa foi determinante, na Europa, para o estabelecimento do Estado democrtico e da ordem social dele decorrente. Alm de problemas de ordem tecnolgica, um dos motivos da periodicidade irregular de muitas publicaes era a vigncia da censura prvia na Europa. Alm da Igreja, tambm o Estado absolutista fomentou a censura. interessante observar que a liberdade de imprensa no ilimitada. Ela est sujeita exigncia de um jornalismo responsvel e de profissionais com compromissos com a sociedade. Isso porque, como afirma Kunczic, no se deve esquecer que a batalha pela liberdade de expressar uma opinio no foi a luta pela liberdade de imprensa dos jornalistas, mas sim pelo direito do homem comum de falar o que pensa (KUNCZIK, 1997,30). Para Jos Marques de Melo (1985), o jornalismo autntico com periodicidade regular, contnua e livre, s surge de fato com a ascenso da burguesia ao poder e o fim da censura prvia. De acordo com Nilson Lage (2002), trs fatores foram fundamentais para a derrubada da censura: o surgimento de um mercado de massa para os jornais, decorrente do processo de alfabetizao crescente, que elevou os trabalhadores categoria de leitores e formadores de opinio; o desenvolvimento do processo do processo de impresso, que transformou o fazer jornalstico numa indstria; a cobertura dos custos dos jornais pela publicidade, ajudando a firmar ainda mais o conceito de jornal-empresa.

A censura no Brasil
No Brasil, a censura chegou no perodo do Imprio e marcou nossa histria. Os movimentos militares e a ditadura Vargas em 1937, assim como a ditadura militar de 1964, acabaram por amordaar os peridicos. Nos oito anos da ditadura Vargas, o

jornalismo poltico foi dizimado. Na ditadura instaurada a partir de 1694, leis foram publicadas para dar justificativa ao controle estatal da comunicao. Primeiro, a Lei de Segurana Nacional, e em seguida o ato institucional n 5. O Brasil viveu seus piores momentos a partir da dcada de 1960, quando, com o golpe militar de 1964, a sociedade submetida ao terror da violncia ideolgica, fsica e moral consentida pelo Estado. Aps 21 anos, em 1985, saiu o ltimo presidente militar e assumiu o presidente civil Jos Sarney, depois da eleio indireta de Tancredo Neves pelo colgio eleitoral do Congresso Nacional para a presidncia que nunca assumiria, vtima de uma doena que o levou morte. Nos 21 anos de vu negro sobre o Pas, o Congresso Nacional foi fechado trs vezes e os Poderes Judicirio e Legislativo (este reaberto aps um perodo de fechamento e de cassao de vrios parlamentares) foram mantidos em funcionamento para salvar as aparncias. Em 1970, um decreto-lei do presidente Emlio Garrastazu Mdici determinou a censura prvia de peridicos, visando a proibir a publicao de obras que atentassem a moral e os bons costumes. Vcios, casamentos desfeitos e programas de apelo caridade foram censurados, seja por ferir a moral, seja para que no se mostrassem pessoas defeituosas para o pblico. Para reforar o decreto, o artigo 9 do AI-5 facultou ao presidente da Repblica o recurso de suspender a liberdade de reunio e associao e de censurar correspondncia, imprensa, telecomunicaes e diverses pblicas. Em 1968, criado o Conselho Superior de Censura. O chamado livro negro da censura um caderno de capa preta, onde se encontravam organizadas as regras do que podia e do que no podia ser publicado, segundo os censores. A conspirao, porm, foi apoiada pela prpria imprensa, que antes do golpe incentivara a sada de Jango, acusando-o de desgovernar o Pas. A relao que nasceu, a partir do golpe, entre imprensa e poder no durou muito tempo, pois os prprios jornais foram empastelados pelos militares. O rpido esfacelamento da resistncia poltica de esquerda no Brasil favoreceu o regime militar. Qualquer ordem para definir o que podia e o que no podia constituir informao pblica era dada por meio de avisos escritos ou pelo telefone, com vistas ao controle da opinio pblica. Assim como na ditadura anterior, de Getlio Vargas, o Brasil voltou a viver as restries de liberdade, sem qualquer questionamento mais feroz sobre o golpe. Um Brasil que antes fervilhava com as ligas camponesas e com o presidente populista Joo Goulart assistia ao silenciamento de vozes importantes do cenrio nacional, tanto na msica como no teatro, no cinema, na poltica, nos sindicatos e na imprensa. Muitos foram torturados e mortos e muitas mortes foram divulgadas como suicdio. Entre 1960 e 1980, vrios jornais de oposio ditadura foram publicados, como O Pasquim, Opinio, Movimento e Em tempo. Nos jornais, a censura de matrias dava espao ironia: no local de notcias censuradas eram publicadas receitas de bolo. Carlos Heitor Cony continuou a dizer piadas sobre o golpe ao qual chamava de quartelada de 1 de abril ou a revoluo dos caranguejos. As pessoas morriam, eram torturadas, humilhadas, mas o boom econmico acontecia. Inflao em baixa e o crescimento do Produto Interno Bruto geraram o Milagre Econmico. O exerccio do jornalismo foi cerceado com rigor e foi nesse perodo que a notcia off the record (quando no se identifica a fonte) ganhou relevo, espao para informaes passadas no anonimato e para verses de fatos que muitas vezes no podiam ser checados. O corte de publicidade oficial nos veculos era uma excelente forma de presso, pois desestabilizava o jornal economicamente.

Crescimento da imprensa brasileira


A Histria do Brasil como Pas descoberto por Portugal coincide com o incio da Histria da Imprensa no mundo. Quando os portugueses chegaram ao Pas, encontraram povos que ainda viviam no perodo cultural da pedra lascada. Seu trabalho foi, ento, de subjugar a cultura indgena, o que ocorreu com a catequese, feita pelos padres jesutas. Por no haver leitura nem escrita entre os nativos, os portugueses no precisaram expandir o processo de dominao cultural, com a instalao de universidades ou da imprensa, no perodo colonial. As notcias da colnia eram passadas para Portugal via cartas. O livro, aqui no Pas, era destinado apenas aos religiosos e s a eles cabia o manuseio, at mesmo porque o analfabetismo impedia qualquer compreenso. As bibliotecas existiam em escolas e mosteiros, no em residncias. H pouco mais de 500 anos, a chegada dos portugueses foi tratada como a descoberta de um novo mundo. Quando chegaram, porm, no encontraram um enorme terreno baldio por ser ocupado: o Brasil era um territrio habitado por cerca de 6 milhes de habitantes, com culturas diversas e lnguas especficas dos mais de 900 povos indgenas (TEXTO BASE DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2002). O discurso sobre a origem do Brasil tem como base, entretanto, a chegada do branco e o processo de catequizao dos ndios. O discurso que se projetou na poca foi o discurso das descobertas, discurso das conquistas, discurso da dominao (ORLANDI, 1990,19). Foi o primeiro silenciamento dos ndios, quando suas lnguas e suas prticas culturais foram suplantadas pela lngua portuguesa e pela cultura europia, que dominaram o territrio brasileiro. Quando comea a nossa histria? A mediao promovida pelos portugueses subverteu a idia de comeo do Brasil:
Vale perguntar: A Itlia faz aniversrio? A Frana faz aniversrio? Os limites no tempo e no espao so fluidos e indeterminados, sujeitos dvida. Neste caso, por que no escolher a data da independncia para comear o Brasil? (ORLANDI,1990,121).

Fica claro que a presena do ndio antes de 1500 tratada como Pr-histria do Brasil. O pas somente passou a ter histria com a chegada dos portugueses: eles so os fundadores de nossa cultura e de nosso conhecimento, marcando historicamente o nosso fazer jornalstico. Segundo Sodr (1999), s no fim do sculo XVIII pareceram as bibliotecas particulares. Mesmo com uma literatura inexpressiva , em virtude do analfabetismo e do controle da corte sobre a colnia brasileira, houve espao para a stira verbal e as folhas volantes, para divulgao informal em feiras e portos, o que poderamos chamar de espao pblico possvel. A Igreja supria a necessidade de informaes quando os padres, em seus sermes, davam notcias de fatos relevantes ou conselhos populao. Sob proteo oficial, a imprensa se iniciou no Pas de forma definitiva, somente a partir de 1808. a iniciativa da corte portuguesa se deveu vinda de D. Joo ao Brasil, comeando a a chamada Impresso Rgia. No incio do sculo XIX, o surgimento do Correio Braziliense, editado em Londres por Hiplito da Costa, fez nascer a crtica contra o poder rgio. Era o nico veculo, poca, que mostrava as falhas da administrao brasileira. Ao longo da histria, a imprensa brasileira ia se desenvolvendo medida que a poltica nacional ia tomando o rumo ps-independncia. poca, eram comuns os pasquins, jornais de carter satrico e difamatrio. Com a proclamao da Repblica, a grande imprensa

manteve seu crescimento, agora com um pouco mais de prestgio, fora e combatividade. Com a censura da corte, os jornais nasciam sempre controlados e, mesmo com a Repblica, a imprensa no assumiu um papel mais evidente e contumaz de se posicionar acerca dos fatos. Sodr ressalta que, mesmo ostentando uma certa independncia, os jornais brasileiros optavam por ocupar suas pginas com publicidade, a empregar sua influncia na orientao da opinio pblica (SODR, 1999, 252). No fim do sculo XIX, uma grande luta pela posse de terras, na Guerra de Canudos, transformou-se na obra Os Sertes, de Euclides da Cunha. O livro foi considerado a primeira grande reportagem do jornalismo brasileiro. Joo do Rio outro nome marcante, por favorecer o carter literrio do jornalismo, impondo uma grande fisionomia prpria do fazer jornalstico a partir da observao da realidade, somada ao tratamento literrio do texto. A passagem do sculo XIX para o XX significativa no mercado jornalstico, por marcar a mudana dos jornais de estrutura simples, operando com oficinas tipogrficas, para as empresas jornalsticas dotadas de equipamentos grficos mais avanados e mais voltadas para o comrcio. Comeavam a desaparecer as iniciativas isoladas de jornais panfletrios, aventuras individuais de poucos. Como empresas, os jornais ficaram em nmero reduzido, pois os avanos tecnolgicos tornaram mais difcil a fundao de um peridico. Com o progresso da indstria, surgiu a classe de trabalhadores e, com ela, uma imprensa voltada si, com pequenos jornais anarquistas e socialistas, a maioria de vida curta. Esses jornais falavam da luta operria e tambm da I Guerra Mundial, criticando a sua ecloso. A imprensa operria se desenvolveu ao largo da grande imprensa, sob difceis condies financeiras e polticas. O que tornou a imprensa proletria significativa no foi o seu tamanho: mesmo com circulao reduzida e com poucos recursos materiais, muitas vezes os jornais da pequena imprensa assumiam posies combativas e incomodavam o poder. O desenvolvimento da parte grfica dos jornais, com fotos e grficos, o uso da cor, em contraste ao preto e branco, escondiam, segundo Sodr, uma falha do interior do jornalismo brasileiro: a posio diante dos problemas que noticia. Isso porque um jornal lido e procurando pelo que expe, por seu posicionamento, mas no Brasil o crescimento e a valorizao da reforma grfica acabou por escantear o essencial, o seu prprio discurso, que deveria ser esclarecedor, opinativo e capaz de abrir debates sobre as questes nacionais. Cada vez mais difcil adquirir e produzir jornais, o mercado foi se fechando em torno de grandes empresas.Isso tambm dificultava a liberdade de expresso, restrita aos donos dos grandes negcios da imprensa. A transformao da imprensa em um negcio caro tornou desnecessria a censura, uma vez que as empresas pela prpria condio de mercado, inseridas na economia como qualquer outra praticam a autocensura naturalmente. Para Sodr, de instrumento de esclarecimento, a imprensa capitalista se transformou em instrumento de alienao, fugindo inteiramente aos seus fins originrios (SODR, 1999, 408).

Internet
A rede mundial de computadores interligados por linhas telefnicas ou qualquer outro meio permitiu a conexo de milhares de pessoas, em vrias partes do mundo, facilitando contatos e trocas de dados. Sua origem foi militar, para permitir o fluxo de informaes, e expandiuse de incio no meio acadmico. Entre os anos de 1968/1969, o governo norte-americano investiu numa rede experimental de computadores, a Arpanet, que interligava universidades

e institutos de pesquisas, garantindo acesso livre s informaes aos professores e pesquisadores. O objetivo da Arpanet era o compartilhamento de dados e a garantia de sua sobrevivncia caso houvesse uma guerra que destrusse grande parte da infra-estrutura do pas. O grande avano da Internet se deu entre 1993/1994, quando uma rede dedicada pesquisa acadmica disponibilizou suas informaes, abrindo-se para a sociedade. O sucesso da rede foi garantido pela criao de um programa capaz de realizar pesquisas, o Mosaico, a partir de 1992, alm da simplificao dos comandos necessrios para navegar na Internet. O crescimento da grande rede sem qualquer controle transformou a Internet na maior rede de comunicao mundial, mas, ao mesmo tempo, colocou uma enorme quantidade de informaes disposio, de forma a dificultar a realizao de pesquisas srias, seja pela qualidade da busca em si, seja pela confiabilidade das informaes prestadas. Em 2000, a ombusdsman da Folha de S. Paulo, Renata Lo Prete, escreveu um artigo sobre a busca de notcias na Internet e a frustrao de alguns leitores. Ela criou o caso do retorno de Ronaldinho ao futebol, em Roma, depois se de se recuperar de uma contuso. Ela afirmou que ao procurar novidades na Internet, o leitor encontrou menos contedo do que a propaganda do novo meio permitia esperar (LO PRETE apud MORETZSOHN, 2002, 133). Segundo Lo Prete, as fontes bsicas do noticirio da Internet eram as agncias internacionais de notcias e a rapinagem de informaes divulgadas pela televiso, e pelo rdio, e entre os prprios sites. A iluso da velocidade da informao provocada pela Internet faz com que as pessoas recorram a ela constantemente, mas as pesquisas na rea mostram que grande parte das informaes advm das agncias noticiosas. No se pode desmerecer o valor da nova tecnologia como fonte informativa, mas seu potencial ainda no est sendo plenamente explorado, ou seja, os sites ainda no se firmaram como empresas virtuais de coleta e divulgao de notcias e informaes que elas mesmas elaboram, um espao pblico virtual. Em vez disso, atuam apenas como pistas de corrida para ganhar do concorrente a preferncia do leitor, iludido de que est recebendo uma notcia em primeira mo, quando recebe, muitas vezes, o produto das tradicionais agncias de notcias ou das edies virtuais dos jornais tradicionais. verdade que a entrada na era ciberntica baixou os custos da indstria da comunicao, facilitando o acesso s informaes. Segundo Pollyana Ferrari:
No se pode negar que a Internet proporcionou um acesso informao de maneira nica. Achar o endereo de um restaurante sem ter que perguntar para ningum, usar o telefone ou folhear a lista telefnica.(...). Enfim, a abrangncia de servios oferecidos num portal consegue preencher e resolver grande parte das necessidades do homem moderno (FERRARI, 2003, 78).

A Internet, de fato, abre as portas para um pblico mais carente economicamente ter acesso ao aprendizado, tanto formal quanto informal, mas esse uso depende da vontade poltica dos governos de disponibilizar equipamentos para favorecer o acesso e a da garantia de sites com fontes confiveis de informao, que pressupe um controle externo sobre o que divulgado na grande rede. A Internet, ao que tudo indica, rene qualidades, juntamente com a TV digital e interativa, para garantir que se concretize a expectativa de uma aldeia global preconizada por Marshall McLuhan.

O futuro da comunicao
A evoluo crescente das novas tecnologias tende a facilitar e a baratear o fluxo das informaes, ampliando as possibilidades tcnicas da mdia para transmisso de dados.Isso d espao para que se quebrem barreiras fsicas e ideolgicas de acesso informao. Em longo prazo, o homem cada vez mais vai se aparceber de que a notcia um produto valioso que ajuda no relacionamento entre os povos e as culturas. O caminho o fim do conceito de broadcasting e o fortalecimento do conceito de narrowcasting. O primeiro trata de informaes transmitidas a um pblico que no se diferencia, misto. O segundo se refere difuso de informaes para pblicos conhecidos e segmentados, ou seja, para nichos do mercado da comunicao. Segundo o jornalista Ricardo Noblat (2002), empresrios e jornalistas precisam repensar a forma de fazer jornal. De acordo com ele, proprietrios e profissionais devem analisar a fuga de leitores jovens e a adeso Internet e sobre as queixas acerca da tinta do jornal, que suja as mos e as roupas, os jornais vo morrer, mas no o jornalismo, pois a humanidade precisa de informaes. Noblat defende que a perspectiva futura talvez seja a transformao das redaes em corporaes multimdia, investindo na interatividade favorecida pelas novas tecnologias. A tendncia do jornalismo caminhar para a convergncia dos meios, uma questo considerada essencial para o modelo futuro da comunicao e que ir promover um novo modelo de espao pblico. Contar histrias, dar informaes reais 24 horas por dia, fugir da falsa idia de velocidade da Internet (que em vez de dar notcias frescas a toda hora ainda est presa s fontes tradicionais de informao) deve ser a sada da imprensa. Para atender a esse modelo, o jornalista precisa pensar em texto, imagem e som, para que a informao possa ser colocada em meios impressos, eletrnicos e audiovisuais.

Que h entre comunicao e cultura?


Com tudo que foi visto na histria da comunicao, verificamos a convergncia entre comunicao e cultura. Tudo o que o homem adquire, recebe, constri, produz e altera no meio em que vive transmitido pela comunicao, seja por meio miditico, organizacional ou interpessoal. Ao trocar informaes, o homem na verdade permuta valores e permite o acesso, entre povos diferentes, a informaes concernentes a um modo de vida peculiar a um grupo social e no a outro, ou seja, tradies e crenas so conhecidas e determinadas pelos meios de comunicao disponveis em cada sociedade. No caso do brasileiro, a histria da comunicao foi determinada pela presena portuguesa e pela forma como se processou o desenvolvimento da mdia, totalmente marcado pelo controle resultante da censura. Ao consumirmos os produtos da indstria cultural, estamos nos exprimindo culturalmente num contexto social ao qual pertencemos. Nossas prticas dirias so determinantes e determinadas pela cultura que vivenciamos. Toda cultura resulta de uma mistura de outras culturas. A cultura brasileira sofreu influncia das culturas europia, indgena e negra, mas sem dvida prevaleceu a fora da cultura portuguesa, pela sua condio de colonizadora. Hoje, com a globalizao, a comunicao sofre novas intervenes da cultura mundial. Assim, comunicao e cultura esto associadas de modo intrnseco, uma interligao que no se pode desfazer.

Os modos de viver, os gostos, a prtica da lngua, o relacionamento humano, as formas de vestir, cozinhar, comer e produzir bens culturais so marcadas por essa troca de informaes entre as sociedades humanas. No caso brasileiro, a hegemonia do colonizador deu lugar hegemonia cultural americana, que acaba por ter uma maior influncia do que qualquer outra produo cultural humana de outra nacionalidade, fruto do poder econmico exercido pelos Estados Unidos sobre todo o mundo. Para alguns pesquisadores, esse poderio americano sobre a cultura de outros povos uma ameaa; para outros, uma adaptao normal de elementos culturais que so vantajosos para os povos que as absorvem. Assim se quisermos conhecer a comunicao, precisamos olhar para as prticas culturais de um determinado grupo social, conhecendo suas crenas, valores, heris e lderes, ritos e prticas sociais. Existe um multiculturalismo? Nas sociedades alfabetizadas, a homogeneizao dos hbitos provocada pela globalizao anda junto com as novas tecnologias, dominando os dialetos locais, as lnguas e os costumes prprios. Esconder o sotaque nordestino e o gosto pela msica sertaneja so expresses dessa dominao. A rede de computadores e as novas tecnologias em geral fragmentam a realidade e garantem o fortalecimento do imperialismo, antes econmico, hoje cultural. Fala-se em mescla de culturas, mas o que h de fato um mosaico, no qual somente pedras fortes embelezam o quadro. No se v, por ora, como os lderes sociais podero encontrar um caminho intermedirio que permita a convivncia entre as culturas dominantes sem a prevalncia das culturas de povos dominantes. Embora o poder tente se apropriar da cultura e das relaes do homem no mundo, h o inconformismo que eles crem que nunca ser suplantado. O espao domstico representa um mnimo de liberdade e iniciativa, numa tendncia secreta par fomentar resistncia para no se digerir o que vem empacotado pelo imperialismo cultural. Se existe uma rede virtual participativa, que d acesso aos povos, preciso cuidado para que a ausncia de fronteiras eletrnica no transforme a Internet em um sistema de opresso e alienao. S h democracia eletrnica se houver livre acesso associado formao crtica. Do contrrio, teremos o cibercretinismo e um mundo dividido entre os conectados e os no-conectados, aumentando as diferenas entre os governos sociais. De acordo com Pierre Levy a difuso de propagandas governamentais sobre a rede, o anncio dos endereos dos lderes polticos, ou a organizao de referendos pela Internet nada mais do que caricaturas de democracia eletrnica ( LEVY,1999,186). Somente uma reforma nas mentalidades e nos hbitos polticos pode resultar na colocao do ciberespao a servio do desenvolvimento de regies desfavorecidas, com a valorizao das competncias locais e a troca de conhecimento e experincias entre as comunidades. Para Levy , a verdadeira democracia eletrnica consiste na expresso dos problemas pelos prprios cidados, a auto-organizao das comunidades e a participao dos grupos nas decises, com transparncia nas polticas pblicas. A mudana vir quando houver uma aliana de governos, empresrios e foras de oposio contrrios globalizao e homogeneizao do trabalho, da comida, da cultura popular, em defesa da diversidade. O ciberespao o local de representao dinmica dos recursos de todas as ordens (democratizao da informao), local virtual de ofertas de competncias, de emprego e de formao, local de controle ecolgico, econmico, pedaggico, sanitrio, do sistema de transporte e de comunicao. Segundo Briggs e Burke, o ciberespao, diferente da televiso, mas parecido com a leitura sem censura, no guardado por porteiros (BRIGGS & BURKE, 2004, 325). O acesso para todos no deve ser acesso ao equipamento ou conexo, mas acesso aos processos de inteligncia coletiva, numa viso do ciberespao

como local de expresso de singularidades, de confeco de trocas para a aprendizagem recproca. Para Levy, colocar a inteligncia coletiva no posto de comando escolher de novo a democracia, reutiliz-la por meio da explorao das potencialidades mais positivas dos novos sistemas de comunicao (LEVY,199,196).

Consideraes finais: a reconstruo cultural do espao pblico


O fazer jornalstico se consagrou historicamente como algo pragmtico, resultante do contato direto com a realidade. Jornalismo a arte de contar histrias para remover a construo da histria. Os fatos sociais estudados nos livros so frutos de relatos, documentos, fotografias e fragmentos de materiais que ajudaram a montar o quebra-cabea chamado Histria, que medida pela imprensa e pelos livros. Jornalismo histria, uma histria contada cotidianamente, em breves textos. O jornalista est envolvido no processo interpretativo da notcia, no podendo ocupar um lugar contemplativo em sua pesquisa jornalstica, o que marca o texto jornalstico como fruto das relaes histrica e ideolgicas do seu autor. Ser irreversvel a baixa participao social nos mercados globalizados de bens e mensagens, a desatualizao tecnolgica na indstria editorial e audiovisual e a corrida tardia pelas inovaes informticas? Mesmo com as novas tecnologias globalizadas, pases do Terceiro Mundo fazem ressurgir a sua produo cinematogrfica, musical e televisiva. No Brasil, nossos filmes esto se internacionalizando ( vide Central do Brasil e Dirios de Motocicleta ). Novos profissionais esto surgindo para um mercado de cinema, jornalismo e comunicao. O espao pblico foi transferido para um conjunto de circuitos e fluxos que extrapolam os territrios e se faz via televiso, rdio, satlite, fax, telefone, Internet. Nesse espao pblico, as controvrsias so debatidas. O novo espao cultural exige programas de desenvolvimento para a reduo das desigualdades de acesso s novas tecnologias, garantindo que o espao virtual atenda aos circuitos comunicacionais de diversas etnias, povos e grupos sociais. A concepo tecnolgica conduz a uma confuso de valores e idias, que no se sabe se ter um ponto organizador do novo (ciber) espao pblico que se estabelece.

Referncias bibliogrficas
BRETON, Philippe & PROULX, Serge. Sociologia da Comunicao. So Paulo: Loyola, 2002. BRIGGS, Asa & BURKE, Peter. Uma histria social da mdia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. So Paulo: Contexto, 2003. GIOVANNINI, Giovanni. Evoluo na Comunicao: do slex ao silcio. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1987. KUNCZIK, Michael. Conceitos de Jornalismo: Norte e Sul. So Paulo: Edusp,1997. LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e tcnica de entrevista e pesquisa jornalstica. Rio de Janeiro: Record, 2002.

LVY, Pierre. O ciberespao, a cidade e a democracia eletrnica. In ---------.Cibercultura. So Paulo: Editora 34,1990. MELO, Jos Marques de. A Opinio no Jornalismo Brasileiro. Petrpolis: Vozes, 1994 . MELO, Patricia Bandeira de. Sujeitos sem voz: agenda e discurso sobre o ndio na mdia em Pernambuco. Dissertao de Mestrado, PPGCOM/UFPE. Recife: mimeo, 2003. MORETZSOHN, Sylvia. Jornalismo em tempo real: o fetiche da velocidade. Rio de Janeiro: Revan, 2002. NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal dirio. So Paulo: Contexto,2002. ORLANDI, Eni P. Terra vista! Discurso do confronto: velho e novo mundo. So Paulo: Cortez, 1990. SOUSA, Jorge Pedro. Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicao e dos Media.Porto : Universidade Fernando Pessoa, 2003. TEXTO- BASE DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2002. Disponvel em http:www.cnbb.org.br. acesso em 20 jul. 2003. THOMPSON, John. A mdia e a modernidade: uma teoria social da mdia. Petrpolis: Vozes, 1998. SODR, Nelson Werneck. Histria da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. Patricia Bandeira de Melo. Um passeio pela Histria da Imprensa: o espao pblico dos grunhidos ao ciberespao. Comunicao e informao, V 8, n 1 pg 26 - 38. jan/ jun. 2005.

Ficha Catalogrfica
Comunicao & informao / Universidade Federal de Gois, Faculdade de Comunicao e Biblioteconomia. V. 8, n. 1, (jan./ jun. 2005). Goinia: UFG, Facomb, 1998. v. Semestral 1. Comunicao Social Peridicos. 2. Cincia da informao Peridico. 2. Biblioteconomia Peridico. I. Universidade Federal de Gois. Faculdade de Comunicao e Biblioteconomia. II. Ttulo. CDU 659.3:03(05) CDD 001.5105

You might also like