You are on page 1of 2

INSTRUO NORMATIVA N 92, DE 7 DE OUTUBRO DE 2011 Disciplina a concesso de licena para capacitao dos servidores da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho.

A SECRETRIA DE INSPEO DO TRABALHO, no uso das atribuies conferidas pelo art. 1, inciso XIII, do Anexo VI da Portaria GM n. 483, de 15 de setembro de 2004, e considerando o disposto no art. 49, 2 da Portaria GM n. 111, de 17 de janeiro de 2011, resolve: Art. 1 Definir as reas de conhecimento diretamente relacionadas ao campo de atuao dos servidores da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho, para fins de concesso de licena para capacitao. Art. 2 As reas de conhecimento so: I - Segundo a esfera de competncia institucional da SIT: a)Proteo dos direitos dos trabalhadores; b)Erradicao do trabalho escravo; c)Erradicao do trabalho infantil; d)Segurana e sade no trabalho; e)Combate discriminao e promoo da igualdade no mercado de trabalho; f)Integrao da inspeo do trabalho nas polticas ativas de trabalho, emprego e renda voltadas para o desenvolvimento sustentvel. II - No campo da economia, da sociologia e do direito do trabalho: a)globalizao, reestruturao produtiva e gesto da fora de trabalho. Impactos das mudanas no mercado de trabalho e na sociedade brasileira: emprego, pobreza e desigualdade. Desafios antepostos inspeo do trabalho pelos novos paradigmas do desenvolvimento.Direito coletivo do trabalho; b)construo de modelo(s) de inspeo do trabalho capaz(es) de garantir a proteo dos direitos dos trabalhadores, em especial daqueles mais afetados pela terceirizao e outras prticas flexibilizadoras das relaes de trabalho; c)investigao sobre novos institutos legais para dar suporte ao fiscal, sobretudo no que tange a regimes contratuais de trabalho distintos do assalariamento tpico; d)estudos de caso sobre o papel da inspeo do trabalho em relao a determinadas categorias de trabalhadores consideradas mais vulnerveis, atividades econmicas, espaos territoriais, processos sociolaborais que conduzem informalidade e precarizao do trabalho e outros recortes socioeconmicos; e)estudos comparados dos sistemas de inspeo do trabalho no mundo, com nfase nos projetos de integrao regional, na perspectiva de impulsionar a articulao e convergncia de polticas pblicas de trabalho decente em tais mbitos. III - No campo do desenvolvimento de mtodos e processos: a)aprimoramento dos sistemas de estatsticas do trabalho para aplicao na inspeo do trabalho; b)construo de modelos metodolgicos, sistemas de indicadores para planejamento e avaliao, alocao de recursos e instrumentos anlogos para uso da inspeo do trabalho;

c)estudos sobre a efetividade da inspeo do trabalho na proteo dos direitos dos trabalhadores e sua contribuio ao desenvolvimento socioeconmico e reduo da pobreza; d)dilogo social e tripartismo como instrumentos de democratizao das relaes de trabalho, de avano das conquistas sociais e de incremento da eficcia da ao fiscal; e)aprimoramento de sistemas de aquisio e tratamento de dados de interesse para o planejamento e execuo das aes fiscais; f)aprimoramento do sistema de formao profissional do Auditor-Fiscal do Trabalho. IV - Temas conexos s reas de conhecimento acima mencionadas, desde que aplicveis s competncias da inspeo do trabalho e s polticas pblicas do MTE. Art. 3 A SIT revisar periodicamente a lista de reas de conhecimento relacionadas ao campo de atuao dos auditores-fiscais do trabalho, podendo, inclusive, definir os temas de interesse a serem priorizados, em determinado perodo, na concesso de licena para capacitao. Art. 4 A SIT, em observncia ao art. 79 da Portaria GM n. 111/2011, manifestar-se- sobre a concesso de licena para capacitao dos auditores-fiscais do trabalho em requerimento pelos servidores junto Coordenao-Geral de Recursos Humanos - CGRH, de que trata o art. 53 da supracitada Portaria. Pargrafo nico. A SIT poder constituir comisso interna com a finalidade de subsidi-la em sua manifestao, podendo dita comisso valer-se de critrios coadjuvantes daqueles referidos no art. 53 da Portaria GM n. 111/2011 e no art. 2 do presente Regulamento, entre outros, o mrito cientfico, acadmico ou tcnico das propostas de capacitao, os benefcios institucionais esperados e a qualidade do estabelecimento promotor da capacitao. Art. 5 A CGRH, ouvida a SIT, estabelecer com os auditores- fiscais do trabalho favorecidos com a concesso de licena para capacitao, os mecanismos oportunos para disseminao dos conhecimentos adquiridos, com vistas ao aperfeioamento dos quadros fiscais e auxiliares, melhoria do desempenho e eficcia da inspeo do trabalho, e democratizao do conhecimento no mbito do MTE. Art. 6 Este Regulamento entra em vigor na data de sua publicao.

You might also like