You are on page 1of 6

1-Todo esse progresso tem um custo elevado para o meio ambiente: a formao de uma grande quantidade de resduos no biodegradveis,

que tem se acumulado,ocupando espao fsico e contaminando o solo, a gua, e o ar,etc. 2-

3a) Inicialmente e preciso lembrar que a gua da chuva j naturalmente

cida devido a uma pequena quantidade de dixido de carbono dissolvida na atmosfera a chuva torna-se ligeiramente acida atingindo um Ph prximo a 5.6.Assim ela adquire um efeito corrosivo para a maioria dos metais,para o calcrio e para outros materiais .

b) O fenmeno de chuva cida ocorre quando poluentes gasosos

,principalmente os xidos de enxofre e de nitrognio (SO e NO-oxidos cidos), liberados para a atmosfera atravs das industrias,veculos e usinas energticas,combinam-se com o vapor da gua existente na atmosfera essa combinao leva a formao de cidos que se combinam nas nuvens.quando ocorre a precipitao,eles caem junto com a chuva e danificam o solo,as arvores,os monumentos, etc.

c) Tantos os xidos de nitrognio (NOx) quanto os de enxofre ,ao reagirem com agua formam cidos que aumentam a acidez natural da chuva

4- eles sabem que poluentes so produzidos constantemente principalmente o CFC que esta sendo bastante produzido e segundo alguns estudiosos esse gs no dissolvido e tambm no retirado pela ao do ar ou das chuvas, com isso todos em geral sabem que precisam dessa produo sabem que prejudica o meio ambiente mais,continuamos a produzi-lo e us-lo at que se ache uma soluo vivel para o problema.

5-as tecnologias ``limpas fabricam um produto de consumo e um rejeito que atende ao principio dos trs ``ERRES: reduzir,reutilizar e reciclar. Entretanto,essa tecnologia no tem sido ultilizada em larga escala. Se existe esperana que as geraes futuras tenham condies mnimas de sobreviver em nosso planeta, isso vai depender das nossas aes hoje.

6-

7-

b)o homem tem construdo cidades capazes de abrigar milhares de pessoas, mas no tem conseguido tratar todos os resduos produzidos e os esgotos so lanados prximos, impossibilitando que a vida se desenvolva neles.

c)os agrotxicos tem contribudo de forma decisiva para o aumento da produo agrcola mundial;porem o uso indiscriminado,bem como a falta de tratamento das embalagens, resultam na contaminao do solo.

8-A poluio gerada nas cidades de hoje so resultado, principalmente, da queima de combustveis fsseis como, por exemplo, carvo mineral e derivados do petrleo ( gasolina e diesel ). A queima destes produtos tem lanado uma grande quantidade de monxido de carbono e dixido de carbono (gs carbnico) na atmosfera. Estes dois combustveis so responsveis pela gerao de energia que alimenta os setores industrial, eltrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deix-los de lado atualmente extremamente difcil.

9-Agora o momento de assumirmos uma posio de zeladores do nosso mundo e isso pode ser feito com gestos simples,como no desperdiar gua,economizar energia eltrica,ultilizar menos o automvel e reutilizar os copos de Vidro ou de plstico de boa qualidade no jogar lixo nas ruas,nas estradas ou praias,separar os materiais que possam ser reciclados,plantar uma arvore comer menos carne,evitar queimadas e conscientizar as pessoas que fazem parte de nossa convivncia para a necessidade da preservao do meio ambiente.

10-Em minha opinio a conscientizao individual porque de certa forma estamos levando o nosso mundo a virar um caos total e se as pessoas no conscientizar do que esto fazendo o problema no ter soluo.

11-O termo chuva acida foi usado pela primeira vez por Robert angus Smith (1817-1884) clinico e climatologista ingls.ele usou essa expresso pra descrever a precipitao acida que ocorreu sobre a cidade Manchester no inicio da revoluo industrial.

12- O fenmeno de chuva cida ocorre quando os poluentes gasosos principalmente os xidos de enxofre e de nitrognio (SO e NO-oxidos cidos), liberados para a atmosfera atravs das industrias,veculos e usinas energticas,combinam-se com o vapor da gua existente na atmosfera . 13- cidos carbnico co2(g)+H2O(V)->H2CO3(AQ) 14- A acidez acrescida que est na origem da precipitao cida resulta na sua maior parte da interao dos componentes naturais da atmosfera terrestre compoluentes primrios, entre os quais avultam os xidos de azoto e os xidos de enxofre, os quais reagem com a gua atmosfrica para formar cidos fortes como sejam o cido sulfrico e o cido ntrico. A principal fonte desses poluente primrios a queima de combustveis fsseis para produo de energia trmica, energia eltrica e para a propulso de veculos.

15-grandes industria de refrigerao,tambm de latas de spray aerossol de produtos qumicos para cabelo,desodorantes,desinfetantes,aparelhos de arcondicionado,inseticidas,tintas,etc. 16- foi um qumico escocs, pioneiro na investigao de numerosas questes ambientais. Em 1852 identificou a correlao entre a chuva cida e a contaminao atmosfrica. A expresso chuva cida foi por ele cunhada em 1872. 17- A chuva cida uma das principais consequncias da poluio do ar. A queima de carvo e de combustveis fosseis e os poluentes industriais lanam dixido de enxofre e de nitrognio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrognio presente na atmosfera sob a forma de vapor de gua.O resultado a chuva cida. As guas da chuva, assim como a geada, neve e neblina, ficam carreadas de acido sulfrico ou acido ntrico. Ao carem na superfcie, alteram a composio qumica do solo e das guas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metlicas, monumentos e edificaes 18- devido a essa multiplicidade de vias de formao que o termo chuva cida, apesar de muito difundido, deve ser preferencialmente substitudo por deposio cida, j que a acidificao da precipitao, com todas as consequncias ambientais resultantes, pode ocorrer na ausncia de chuva. 19-ela adquire um efeito corrosivo para a maioria dos metais,para o calcrio e para outros materiais, alm de machucar o homem. 2021-a camda de oznio esta entre 15 km e 50 km de altitude parte da estratosfera. 22-ela protege a vida animal e vegetal do planeta contra os raios ultravioleta emitidos pelo sol.se essa proteo seria praticamente impossvel viver no planeta. 23-a camada de oznio forma-se da seguinte maneira : o oxignio molecular das altas camadas atmosfricas atacado pelos raios ultravioleta

procedentes do sol e divide-se em oxignio atmico. Um tomo de oxignio pode se unir a uma molcula de oxignio para formar o oznio. Primeira etapa: O2 uv ->O+O

Segunda etapa: O2+O2+O Por outro lado o oznio formado na segunda etapa do processo absorve a radiao ultravioleta e se decompe liberando novamente o oxignio. O3uv->O2+O 24-na dcada de 1930,alguns qumicos,patrocinados pelas grandes industrias de refrigerao americanas desenvolveram os propelentes de clorofluorcarbono (CFC). 25-que o CFC no interagiam com os seres vivos,no se dissolviam nos oceanos, no eram retirados do ar pela chuva e seguindo o movimento de massas de ar, subiam gradualmente at alcanarem a estratosfera. 26-em 1977,cientistas britnicos detectaram,pela primeira vez um buracona camada de oznio sobre a Antrtida . 27-u nico tomo de cloro pode atacar e destruir muitos milhares de molculas de oznio. Observe esse mecanismo: Primeira etapa: quando uma molcula de CFC absorve a radiao ultravioleta, ela se decompe liberando um tomo de cloro (Cl): CF2 Cl2+UV->CFCl2+Cl Segunda etapa: o tomo de cloro muito reativo e pode reagir com o oznio: Cl+O3->ClO+O2 Terceira etapa: o tomo de cloro regenerado pela reao: ClO+O->Cl+O

28-isso se deve ao fenmeno de conveco que faz com que as massas da ar circulem por todo o globo terrestre. Se um poluente for lanado o Brasil.pode atingir a Europa, por causa das correntes de conveco, e vice-versa. 29-na Antrtida, no entanto, devido ao rigoroso inverno de seis meses, essa circulao de ar no ocorre com tanta facilidade, fazendo com que se formem crculos de conveco exclusivos da regio. Os poluentes lanados pelo restante do mundo, durante o vero, permanecem na Antrtida durante o inverno,subindo de forma lenta para a estratosfera.quando chega o vero na Antrtida,os primeiros raios de sol quebram as molculas de CFC,iniciando a reao. 30-assim a formao e a destruio do oznio naturalmente fazem com que sua quantidade na atmosfera se mantenha constante. Como tanto na sua formao como na sua destruio ocorre absoro de radiao ultravioleta, a presena de oznio importante para manter as condies de vida na terra.

Pamelalencar@hotmail.com

You might also like