You are on page 1of 3

Hidronefrose

A hidronefrose a distenso (dilatao) do rim pela urina, causada pela presso de retorno sobre o rim quando se obstrui o fluxo.
Normalmente, a urina sai dos rins a uma presso extremamente baixa. Se o fluxo da urina for obstrudo, esta reflui para os pequenos tubos do rim e para a zona central de colheita (bacinete ou plvis renal), dilatando o rim e exercendo presso sobre os seus delicados tecidos. A presso causada por uma hidronefrose prolongada e grave lesa finalmente os rins de tal forma que se interrompe gradualmente o funcionamento dos mesmos.

Causas
A hidronefrose frequentemente causada por uma obstruo da unio ureteroplvica (uma obstruo localizada no ponto de conexo do ureter e da plvis renal). As causas so as seguintes:

Anomalias estruturais, por exemplo, quando a unio do ureter plvis renal demasiado alta. Uma toro nesta unio consequncia de um deslocamento do rim para baixo. Clculos no bacinete renal. Compresso do ureter por faixas fibrosas, por uma artria ou veia localizada anormalmente ou por um tumor. A hidronefrose tambm pode ser produzida por uma obstruo por baixo da unio do ureter e da plvis renal ou por refluxo da urina desde a bexiga. As causas compreendem as seguintes:

Clculo no ureter. Tumores no ureter ou perto do mesmo. Estreitamento do ureter em resultado de um defeito de nascena, de uma leso, de uma infeco, de radioterapia ou cirurgia. Perturbaes dos msculos ou dos nervos do ureter ou da bexiga. Formao de tecido fibroso no ureter ou volta do mesmo provocada por cirurgia, raios X ou medicamentos (especialmente metisergida). Um ureterocele (deslizamento da extremidade inferior de um ureter dentro da bexiga). Cancro na bexiga, no colo do tero, na prstata ou em outros rgos plvicos. Uma obstruo que impea que a urina passe da bexiga para a uretra, quer seja por um aumento do tamanho da prstata, quer por uma inflamao ou cancro da mesma. Refluxo da urina desde a bexiga para o ureter, provocado por um defeito de nascena ou por uma leso. Uma infeco grave das vias urinrias que impea temporariamente que o ureter se contraia. Em algumas ocasies, a hidronefrose produz-se durante a gravidez se o tero aumentado comprimir os ureteres. As alteraes hormonais durante a gravidez podem agravar o problema pela reduo das contraces dos ureteres que normalmente

fazem passar a urina para a bexiga. Este tipo de hidronefrose geralmente termina ao finalizar a gravidez, embora a plvis renal e os ureteres possam ficar posteriormente um pouco dilatados. A distenso da bacinete renal durante muito tempo pode inibir as contraces musculares rtmicas que normalmente fazem passar a urina dos ureteres para a bexiga. O tecido fibroso no funcional pode substituir o tecido muscular normal das paredes do ureter, dando como resultado uma leso permanente. Hidronefrose:um rim dilatado Na hidronefrose, o rim encontra-se dilatado porque o fluxo da urina est obstrudo e esta regressa para os pequenos tubos do rim e para a zona central de colheita (bacinete ou plvis renal). 1-Rim normal 2-Rim dilatado

Sintomas
Os sintomas dependem da causa da obstruo, sua localizao e durao. Quando a obstruo comea rapidamente (hidronefrose aguda), produz em geral uma clica renal (dor aguda intermitente e muito forte no flanco, na zona localizada entre as costelas e a anca, sobre o lado afectado). Quando progride lentamente (hidronefrose crnica), pode no produzir sintomas, ou ento haver ataques de dor surda no flanco do lado afectado. O mdico pode notar ao tacto uma massa no flanco de um lactente ou de uma criana, especialmente quando o rim est muito aumentado. A hidronefrose pode ser um processo que evolui com uma dor terrvel de forma intermitente, em resultado de um excessivo tempo de acumulao da urina na plvis renal ou da obstruo transitria do ureter causada por um rim que se deslocou para baixo. Cerca de 10 % das pessoas com hidronefrose tm sangue na urina. As infeces das vias urinrias, com pus na urina (identificado geralmente numa anlise complementar), febre e queixas na zona da bexiga ou do rim, so bastante frequentes. Quando se obstrui o fluxo da urina, podem formar-se pedras (clculos). As anlises de sangue podem detectar uma alta concentrao de ureia, que indica que os rins no esto a eliminar quantidades suficientes deste produto residual do sangue. A hidronefrose pode causar leves sintomas intestinais, como nuseas, vmitos e dores abdominais. Estes sintomas por vezes surgem nas crianas com hidronefrose provocada por um defeito de nascena, em que a unio da plvis renal e do ureter demasiado estreita. Se este processo no for tratado, a hidronefrose acaba por lesar os rins e pode terminar em insuficincia renal. Diagnstico Para diagnosticar a hidronefrose utilizam-se vrios procedimentos. A ecografia pode proporcionar boas imagens dos rins, dos ureteres e da bexiga e especialmente til

nas crianas. Por meio de uma urografia endovenosa, os rins podem ser radiografados depois da inoculao no sangue de uma substncia radiopaca, a qual pode ser vista atravs de raios X. Podem obter-se imagens com raios X da bexiga e da uretra depois de a substncia radiopaca injectada ter passado atravs dos rins ou depois de se ter introduzido essa substncia nas vias urinrias atravs da uretra (urografia retrgrada). Estes exames podem oferecer informao acerca do fluxo urinrio atravs dos rins. A cistoscopia, em que um tubo de observao que contm um dispositivo de fibra ptica se introduz no interior da uretra, usada para observar directamente o interior da bexiga.

Tratamento e prognstico

As infeces das vias urinrias e a insuficincia renal, quando esto presentes, devem ser rapidamente tratadas. Na hidronefrose aguda, a urina que se acumulou no rim acima da obstruo, deve ser drenada o mais depressa possvel (geralmente com uma agulha introduzida atravs da pele) quando a funo renal diminuiu, a infeco persiste ou a dor forte. Se a obstruo for completa, a infeco for grave ou houver clculos, pode-se introduzir temporariamente atravs de um lado do corpo um cateter no interior do bacinete renal, para drenar a urina. A hidronefrose crnica corrige-se por meio do tratamento da causa e da eliminao da obstruo urinria. Se existir uma poro estreita ou anormal de um ureter, esta pode ser extirpada cirurgicamente e depois unem-se as extremidades cortadas. Por vezes necessria a cirurgia para libertar os ureteres do tecido fibroso. Quando a unio dos ureteres com a bexiga est obstruda, podem desprender-se cirurgicamente os ureteres e depois liglos a outra zona da bexiga. Quando se obstrui a uretra, o tratamento pode incluir medicamentos (como uma terapia hormonal contra o cancro da prstata), a cirurgia ou a dilatao da uretra por meio de dilatadores. Podem ser necessrios outros tratamentos para os clculos que obstruem a passagem da urina. A cirurgia para corrigir a hidronefrose aguda em um ou em ambos os rins geralmente eficaz sempre que a infeco possa ser controlada e os rins funcionem adequadamente. O prognstico menos optimista para a hidronefrose crnica.

You might also like