You are on page 1of 8

Estudos de TICA CRIST

UNIDADE I - INTRODUO TICA CRIST


Os bons exemplos tm duas vezes o valor dos bons conselhos ( E.C. Mckenzie) Objetivos : Despertar e ou reafirmar a importncia da tica Crist. Saber definir as diferenas entre tica, moral, moralidade e tica Crist. Reconhecer a Funo e a Esfera da tica Crist. Compreender por que a moral muda com os tempos. Conhecer e compreender a tica de Jesus.

Questo 1: Por que importante estudar tica Crist? 1.) Porque o crente em seus conflitos e problemas cotidianos, precisa de luz(de todo auxlio possvel) para tomar decises morais, algumas complexas e ambguas.

2.) Porque imperativo que os ministros entendam de tica, para darem uma orientao moral s a seus membros, bem como s pessoas que venham buscar sua ajuda.

3.) Porque o crente necessita compreender bem o valor tica, para evitar erros comuns de raciocnio tico: O erro de reduzir a moralidade crist a um mero conjunto de regras.

O erro de permitir o interesse prprio desviar o julgamento moral. O erro de enfatizar pequenas questes ticas, em detrimento das questes de maior importncia. O erro de divorciar religio da tica. O erro de substituir conduta por contemplao tica.

4.) Porque ela estimula o prprio crescimento moral do crente. A tica proporciona um padro pelo qual a pessoa pode medir seu prprio desenvolvimento moral. luz deste padro, o indivduo poder ver o que ele deve ser em contraste com o que ele . Isso provoca uma tenso e um descontentamento, levando-o meta da perfeio que Deus exige para seus filhos. Mateus 5.48

5.) O crente deve estudar tica Crist, porque o ensino de Jesus tanto tico como teolgico. Portanto, ningum pode interpretar o cristianismo a menos que entenda e d nfase ao contedo tico do Evangelho. (Apost. De tica Crist: Dorine Hawkins Stewart)

1. Conceito de tica Questo 2: Como diferenciar os termos: tica, moral, moralidade e tica Crist? Definies: 1 tica: Conceito etimolgico de origem grega ethike, caracteriza tudo o que fundamenta e sistematiza a moral na realidade. Lei Moral. (tica do Educador p. 11) tica a cincia da conduta humana, determinada pela conduta divina ( Emil Brunner, Telogo suio)

tica a cincia, a teoria, o exerccio intelectual que propicia a reflexo, a anlise a deciso e a avaliao de toda conduta social.

Moral: Vem do latim moris ,(costume, hbito): Indicativo do saber prtico, normativo, Cdigo de normas que orienta o comportamento individual e social do homem. (tica do Educador p. 11,12)

A Moralidade tem sido uma preocupao comum desde a antigidade: Os grandes filsofos desde Plato e at o pensadores dos presentes dias, se esforaram em atribuir educao a moral e a tica.

Historicamente, na tradio judaica, a moral ensinada como resultado da observncia dos preceitos divinos As Sagradas Escrituras. Na tradio grega, associada mais com o conceito de sabedoria, da virtude e do prazer. Na tradio moderna, caracterizou-se o trao principal a separao entre a moral e a religio. (tica do Educador p.13)

Moralidade a prtica de toda deciso tica, no ato da sua realizao.

3 tica crist: a cincia da moral crist, que trata de explanar sistematicamente os deveres e costumes da moral humana, com relao a Deus e sociedade; fundamentada nos princpios ensinados e exemplificados pelo Senhor Jesus Cristo e aplicada na vida diria do cristo com o auxlio do Esprito Santo.

tica Crist: " reflexo disciplinada sobre a pergunta (e sua resposta): Que o que eu, como crente em Jesus Cristo e membro de sua Igreja, devo fazer?" (Dr. Paulo Lehmann, Ethics in a christian. Context, Nova York, Harper & Row, 1963, p. 29, citado por Gardner, p. 9).

Assim, o Cristo membro realmente "ligado" ao Corpo, responder pergunta: O que devo fazer?Primordialmente vinculado Revelao (Bblica) e vinculado a Triunidade Santa, no relacionamento com Deus e com o prximo, e no relacionamento com o Reino e com o mundo?

Esta relao interpessoal, vida crist, no pode ser vivida individual e egocntricamente, vida crist social, o crente membro do Corpo de Cristo a Igreja do Deus Vivo (Mt. 16.16; At. 14.15; Rm 9,26; 2 Cor. 3.3; 6.16; 1 Tes. 1.9; 1 Tm. 3.15; 4.10; Heb. 9.14; 10.31). tica um estudo sistemtico do modo de viver exemplificado e ensinado por Jesus, aplicado aos mltiplos problemas e decises da existncia humana ( George Harness, Tel. Metodista norte-americano)

Ciente de que o centro da tica Deus (o mega, o nico Absoluto), a sujeio a Deus, nos possibilita a aplicar (observar) o "novo mandamento agpe. Deus amor, a verdade, a perfeio (I Joo 4).

Resumindo: tica Crist o estudo (atividade intelectual) e a explanao do modo de vida moral, ensinado e exemplificado por Jesus, e aplicada (exerccio prtico) vida cotidiana em sua totalidade, com o auxlio do Esprito Santo.

A NECESSIDADE DA TICA. A tica se mostra cada vez mais necessria para reordenar os valoresbsicos e de sustentao da sociedade, como por exemplo o valor famlia, que se vai desintegrando, quando por exemplo o o amor limitado a si mesmo,

como um fim absoluto, e no o bem almejado da famlia a fora construtora. Exemplo disto o valor dinheiro que seduz: Um(a) filho(a) a ganhar dinheiro fcil (em uma noite, o que levaria semanas num trabalho decente) como garoto(a) de programa; ou o valor dinheiro que seduz um adolescente a traficar com recompensa monetria por apenas uma noite, muito superior que a que o pai assalariado recebe ao final de um ms.

A tica (pura) aquela que cria hbitos e costumes que formam e orientam o senso moral e no simplesmente aprendizagem intelectual de regras ticas.

Refletindo sobre tica crist, podemos pensar na parbola do semeador e sobre o significado de semear. Os gros esto por toda parte; basta que saibamos procur-los e cultiv-los. A vida diante dos gros existentes pode ser comparada a um jardim; ns somos seus jardineiros, devemos cuidar da terra para vermos a maravilha da misso cumprida, regada com a sabedoria de Cristo, que o prprio sentido da vida. Sem dvida, como forem os parmetros e as aes do homem, assim ser o seu Deus... Deus a mais elevada subjetividade do homem (interioridade) e o nico padro tico possvel (tica do Educador p. 13)

2. tica como Estudo Crtico da Moralidade tica "o estudo crtico da moralidade" (Gardner, p. 19) analisando sistematicamente as escolhas morais que os seres humanos fazem; e os padres do certo e errado, pelos quais a conduta ser dirigida, e assim sejam satisfeitos os alvos e princpios ideais reconhecidos e exigidos. indispensvel e determinante o estudo de que na realidade o homem livre e responsvel por seus atos: suas obrigaes morais, deveres, louvores, culpa, verdade, etc.; que as escolhas morais, so resultadocomplexo da avaliao e concluso do determinismo espiritual (no o determinismo mecnico ou orgnico) no uso fruto da liberdade moral.

Questo: A moral muda com os tempos? Algumas idias mudam de gerao para gerao. Jesus denunciou a moralidade em seu tempo (Mc. 12.38-40) O que certo para uma gerao, ser errado para outra. At entre credos cristos que alimentam suas tradies e encorajam outros a aceit-las, dentre as suas lideranas principalmente na gerao sucessora, abordagens ticas usadas anteriormente so conduzidas a concluses diferentes, em alguns casos para melhor e em outros, para pior. Ex.: Milton L. Rudnick, declara: "Quando eu era mais jovem, havia um amplo consenso (embora no unnime) entre o "clero" evanglico, de que a contracepo era moralmente errada. Poucos pastores hoje concordam com esse ponto de vista e julgamento" (tica Crist para Hoje, Rudnick p. 17)

" O que conduziu a mudana?" Qual a natureza da mudana? descuido moral, declnio de padres, falta de zelo, acomodao a valores mundanos? No necessariamente. De alguma forma, pelo menos, a mudana pode ser o resultado de uma melhor compreenso do assunto e de mais cuidadosa interpretao das escrituras." (Idem p. 17).

O racismo foi tolerado por igrejas e lderes em tempos passados e poucos consideravam isso errado. A escravido, idem...

O estudo bblico e da tica sempre impactaram as boas mudanas.

Ao mesmo tempo em que os cristos se guardam contra a deteriorao de valores morais imutveis, no devem se posicionar contra toda mudana tica.

A REVOLUO TICA ATUAL, introduzida a partir dos anos sessenta, e que se denominou de "nova moralidade", nesta os princpios da tica crist so repudiados e vituperados. A tica no evoluiu, foi revolucionada por decises e abordagens radicalmente opostas ao cristianismo bblico.

Nela, cada vez mais pessoas(inclusive nos arraiais cristos), esto se esforando para redefinir, renomear a muitos tipos de comportamento pecaminoso - os quais so explicitamente revelados nas Escrituras Sagradas, por pecado, isto erro moral - como por ex.: o adultrio, a fornicao, o homossexualismo, a auto-afirmao, a revoluo (a Bblia recomenda: o leito sem mcula, guardar sua virgem (I Co. 7.1,8,37), a castidade, o auto-sacrifcio, a novingana...)

O resultado o atual relativismo tico. Isto o preldio do caos e da desordem. Cada pessoa decide livremente por si mesma o que bom/mau. O certo ou o errado, depende da preferncia ou opinio pessoal, ou da opinio pblica - "maioria", "todo mundo"...

Romanos 14.12 Assim, pois, cada um de ns dar conta de si mesmo a Deus. Mateus 12.37 Porque pelas tuas palavras sers justificado, e pelas tuas palavras sers condenado. Marcos 8.38 Porquanto, qualquer que, entre esta gerao adltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, tambm dele se envergonhar o Filho do homem quando vier na glria de seu Pai com os santos anjos.

Joo 6.68 Respondeu-lhe Simo Pedro: Senhor, para quem iremos ns? Tu tens as palavras da vida eterna.

Portanto, Na vida crist, precisamos de muita ajuda para decidir o que certo e o que errado. O Certo ou o Errado? O homem livre para escolher. O certo ou o errado. O homem responsvel pela escolha que faz!

Precisamos de muita ajuda para decidir o que certo e o que errado, ao viver o modo real da vida crist. O homem responsvel pela escolha que faz! - *Escolher de acordo com a Justia verdadeiramente revelada A Bblia Sagrada.
Voltar Pgina inicial de tica Crist Voltar Seo de Aulas e Trabalhos - Seminrio Teolgico Voltar Pgina inicial Elaborada por Walter Meleschco Carvalho, e atualizada em 29/09/2005

You might also like