You are on page 1of 3

Trabalho Prtico Fsica V

Fenmenos Ondulatrios

OBJETIVOS Usando ondas produzidas mecanicamente sobre a superfcie da gua, verificar propriedades gerais de ondas, como a relao entre os parmetros velocidade de propagao, comprimento de onda e freqncia, e observar qualitativamente situaes anlogas s da ptica geomtrica e da ptica fsica.

INTRODUO Quando um meio perturbado e esta perturbao propaga-se sem a necessidade de translao do mesmo, temos a formao de uma onda. Uma nica perturbao gera um pulso ou onda nica, enquanto perturbaes peridicas levam formao de ondas peridicas. O intervalo de tempo necessrio para o padro de perturbao se repetir chamado perodo, T, e relaciona-se freqncia da onda por

f = 1 / T . (1)

A distncia que deve ser transladada na direo de propagao da onda para que o seu padro se repita chamada de comprimento de onda . Os parmetros freqncia e comprimento de onda so relacionados atravs de v = f ,(2). Para uma onda propagando-se na superfcie da gua.Pode-se, para a cuba de ondas, considerar como a distancia entre duas cristas ou dois vales consecutivos.onde v a velocidade de propagao da onda. Esta velocidade depende do meio em que a onda se propaga. Os pontos da onda que esto na mesma fase definem uma superfcie (para a propagao num espao de 3 dimenses) ou uma curva (quando a propagao ocorre numa superfcie bidimensional) chamada de frente de onda. No caso de uma onda propagando-se sobre a superfcie da gua, todos os pontos ao longo de uma mesma crista constituem uma frente de onda. As linhas perpendiculares s frentes de onda so chamadas raios. com o conceito de raio que trabalha a ptica geomtrica, descrevendo os fenmenos de reflexo e refrao dos raios luminosos. A reflexo descrita por 1 = 2 , (3) onde 1 e 2 so, respectivamente, os ngulos dos raios incidente e refletido em relao normal superfcie refletora, estando esses dois raios e a normal no mesmo plano. A refrao ocorre quando a velocidade da onda muda ao passar de um meio para outro fisicamente distinto, alterando, inclusive, a direo de propagao da onda no caso de incidncia oblqua superfcie que separa os meios.

Todavia, a explicao dos fenmenos de interferncia e difrao da luz exige se levar em conta a sua natureza ondulatria, constituindo, portanto, objeto de estudo da ptica fsica, da qual a ptica geomtrica um caso particular. Nesta prtica, sero produzidas ondas sobre a superfcie da gua e verificadas suas propriedades gerais, como a relao entre os parmetros v, e f da equao (2). Embora se trabalhe com ondas mecnicas, sero observadas qualitativamente situaes similares s habitualmente abordadas na ptica geomtrica, tratando-se dos fenmenos de reflexo e refrao, assim como casos anlogos aos da ptica fsica, travando-se um primeiro contato experimental com os fenmenos da difrao e interferncia. Para a visualizao dos fenmenos ser usada uma cuba de ondas. Ela contm uma camada de gua na qual ondas so produzidas mecanicamente e, fazendo-se uso de uma lmpada colocada acima da mesma, tais ondas so projetadas sobre um anteparo abaixo da cuba. Nesta projeo as cristas das ondas funcionam como lentes convergentes e os vales como lentes divergentes.

MATERIAL Cuba de ondas com acessrios (lmpada, emissor de ondas, suportes, etc.)- Folhas de papel ofcio- Fonte de alimentao- Estroboscpio

PROCEDIMENTO

1. Coloque as folhas de papel ofcio por baixo da cuba, acenda a lmpada e, batendo levemente o dedo na gua, teste a visualizao no papel da projeo das ondas produzidas sobre a superfcie da gua. 2. Usando o emissor de ondas planas (tbua que trepida sob ao de um motor desbalanceado) produza ondas com frentes de onda paralelas, isto , ondas planas. Como so os raios associados a estas ondas? 3. Substitua a lmpada pelo estroboscpio e varie a freqncia com que a lmpada deste aparelho pisca at obter uma imagem projetada "parada" das ondas planas. Por que esta imagem aparenta estar parada? 4. Varie a freqncia do emissor de ondas planas e observe a alterao do comprimento de onda das mesmas. Isto compatvel com a equao (2) ? 5. Utilizando ainda ondas planas, de preferncia com comprimento de onda grande, introduza na gua a haste retilnea de madeira formando um ngulo de aproximadamente 45o com as frentes de onda das ondas incidentes. Esta haste desempenha funo anloga de um espelho plano. Usando a relao entre frentes de onda e raios e a equao (3) da reflexo, esboce uma figura do que seria esperado nesta reflexo de ondas planas por um espelho plano (desenhe as cristas das ondas incidente e refletida esperadas), e compare-a com a figura projetada observada. 6. Substitua o "espelho plano" pelo pedao de mangueira de forma a ter um "espelho cncavo". Localize o seu foco e compare a distncia focal com o raio do espelho (na

projeo, o espelho a sombra da mangueira). A equao (3) leva a uma relao entre a distncia focal e o raio de um espelho esfrico dada por F = R / 2. Isto compatvel com o que foi observado? 7. Retire a mangueira e introduza a lmina acrlica em frente ao emissor de ondas planas, de forma que esta lmina fique coberta por uma camada de gua bem fina. Compare os comprimentos de onda das ondas que se propagam sobre a placa com os comprimentos de onda das ondas fora da placa. (A) Onde ( maior? Use a equao (2) para interpretar o que est ocorrendo. (B) Como chamado o fenmeno que ocorre com as ondas quando incidem sobre a placa? Use esta parte da experincia para elaborar um modelo que explique porque as ondas do mar quebram na praia.

OBSERVAO: Os fenmenos at aqui apresentados possuem anlogos abordados habitualmente na ptica geomtrica. Adiante, lidaremos com fenmenos cujos anlogos pticos encontram explicao na ptica fsica. 8. Retire a lmina acrlica e construa uma barreira com uma fenda no meio, colocando-a frente do emissor de ondas planas. Varie a largura desta fenda at obter ondas aproximadamente semicirculares aps a barreira. Quando so obtidas estas ondas aproximadamente semicirculares aps a barreira temos o fenmeno da difrao. (A) possvel explic-lo usando apenas o conceito de raio? Portanto, possvel explicar a difrao dentro da ptica geomtrica? (B) Pea ao professor (ou pesquise no livro-texto) uma explicao qualitativa para este fenmeno. (C) Variando a abertura da fenda e/ou a freqncia do emissor de ondas, altere drasticamente a relao entre o tamanho da fenda (d) e o comprimento de onda. O que acontece quando << d ? E quando >> d? (D) Infira as relaes entre e d para: (I) a difrao manifestar-se nitidamente, e (II) para ocorrer a transio da ptica fsica para a ptica geomtrica. 9. Suspenda da gua o emissor de ondas planas e faa com que apenas uma das esferas que constituem os vibradores puntuais toque a superfcie da gua. (A) Onde a amplitude das ondas produzidas maior, prximo fonte ou afastado dela? Por qu? (B) Que tipo de onda propaga-se mantendo a amplitude constante?

10. Suspenda da gua o emissor de ondas planas e faa com que apenas uma das esferas que constituem os vibradores puntuais toque a superfcie da gua. Em seguida deixe as duas esferas vibrarem sobre a superfcie da gua. Observe e interprete a figura de interferncia.

You might also like