You are on page 1of 5

COLGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA

TEXTO-AULA N: 06

FILOSOFIA

Esparta x Atenas (A luta pelo poder)

Esparta X Atenas
(A luta pelo poder) A cultura ocidental deve muito de sua existncia aos gregos antigos. As maiores inovaes foram quelas relacionadas arte, literatura, teatro, arquitetura e cincia e, que esto presentes ainda em nosso cotidiano. Essas inovaes somente foram possveis, devido o modo como os gregos pensavam o mundo e a vida. Os medos, traumas e os fenmenos naturais analisados, tinham como perspectiva, a lgica, que era considerada a base de sustentao da razo grega. Mas, contudo, isso no significa abandono da religiosidade; apenas que a razo lgica de entendimento do mundo era uma forma dos gregos buscarem explicaes que iam alm de uma justificativa divina de mundo. Muito por conta desse carter ousado e peculiar de pensar o mundo e a natureza, que os gregos foram invejados por outros povos. Vrias foram as tentativas de invasores, pertencentes s tribos indo-europias, por volta de 2.500 a.C, de conquistarem as cidadesestados gregas. Da, alguns povos comearem estrategicamente a ocupar o sul dos Blcans, a Pennsula do Peloponeso e as ilhas do Mar Egeu. Por volta do ano de 2000 desenvolveu uma civilizao chamada Creta que dominou por muito tempo o comrcio martimo e estendeu sua influncia Grcia Continental. Por volta de 1400, a sociedade Cretense encontrou seu fim. As causas no so muito claras: terremotos, revoltas das populaes e invases aos estrangeiros so algumas causas apontadas. Alguns historiadores acreditam que Creta foi subjugada pelos aqueus, tribo indoeuropia que se estabeleceram em Micenas e que tambm conquistaram a cidade de Tria, na sia Menor, numa guerra que se estendeu durante 10 anos. Diz a lenda que o conflito resultou no rapto da linda Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta, pelo prncipe de Pris, filho do rei Pramo, de Tria. Contudo, outros historiadores e arquelogos dizem que Tria foi conquistada somente com um intuito de ser saqueada, justamente por ser uma cidade rica e prspera. Diversos foram os poetas que cantaram as campanhas militares que aconteceram contra essa cidade. O principal deles foi Homero com o seu poema pico chamado Ilada, enquanto Odissia, conta as aventuras do heri grego, Ulisses. Em seguida, uma parte do poema de Homero, Ilada:
vem, minha filha; aqui mesmo Bem perto de mim vem sentar-te, [...] Vem revelar-me que seja aquele Homem de aspecto imponente: [...] Disse-lhe Helena, a divina mulher, em resposta o seguinte: Sinto por ti, caro sogro, respeito e vergonha a um s tempo. Bem melhor fora se a Morte terrvel

COLGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA

Me houvesse levado, Antes de haver consentido em seguir o teu filho,deixando o lar e o esposo, minha nica filha e as gentis companheiras. Mas no devia assim ser; essa a causa De todo meu choro. Ora te vou responder a respeito do que perguntastes. Esse Agammnon, rei poderoso, De Atreu descendente, [...] Foi meu cunhado, se foi algum dia, com minha cegueira!
HOMERO,Ilada. 3ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003. P.108.

importante observar que durante a Grcia antiga, por volta de 800 a.C e 500 a.C., as cidades tornaram-se essencialmente ncleos nos quais se concentravam proprietrios rurais e lavradores. A vida dos cidados acontecia dentro das muralhas das cidades gregas e isso, foi fundamental para se firmarem culturalmente. Cada campo de plantao entorno das muralhas deu a cidade-estado ou a polis uma independncia no seu modo de pensar e agir. Na polis faziam os negcios, fabricavam os produtos e realizavam as cerimnias religiosas. Com o passar do tempo, a falta de terras, somada ao aumento populacional, gerou fortes tenses e colnias se expandiram ao longo do Mar mediterrneo, onde foi naturalmente incentivado o comrcio entre as cidades-estados, reforando inclusive a identidade entre os povos gregos. No plano poltico, entre 650 e 510 a.C, foi caracterizado pelo poder da tirania em algumas cidades-estado. Esses tiranos eram pessoas que pertenciam a aristocracia e que tinha como base poltica o demo (povo). Seus poderes serviam queles que eram considerados desprivilegiados dos habitantes urbanos e camponeses pobres, porm, outras foras sociais como artesos, comerciantes e camponeses, tambm queriam maior participao poltica. A polis se constituiu no foco da vida grega. Vrias foram as cidades-estados gregas, mais de 1500, mas conhecemos com maior detalhe apenas duas delas: Esparta e Atenas, que seguiram processos de desenvolvimentos bem diferentes.

COLGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA

ESPARTA:

O povo da cidade-estado de Esparta sempre foram vistos como fortes, de poucas palavras e muito austeros (bravos e exigentes). O seu ponto forte era a fora militar e uma aristocracia voltada para a organizao de guerra. Esparta com suas estratgias de guerra se tornava uma fora quase imbatvel. A guerra era a principal justificativa e vocao. A composio poltica de Esparta era constituda por uma diarquia (dois reis governavam ao mesmo tempo). Ambos tinham carter religioso e militar. Alm de sacerdotes, eram comandantes do exrcito e juzes supremos. Geralmente os espartanos se organizavam de dois modos: a gersia, conselho constitudo por pessoas com mais de 60 anos, responsveis pela elaborao de leis e, a pela, assemblia formada por pessoas com mais de 30 anos e tinha como funo escolher os membros da gersia e de confirmar ou negar suas decises e, por feros (vigilantes), que comandavam as reunies da gersia e da apela e que tinham tambm o poder de fiscalizar a vida pblica e econmica dos cidados. A cidade-estado de Esparta era totalmente hierarquizada e no topo estavam os espartanos, que tinham todos os direitos e privilgios e viviam sob forte disciplina militar, os periecos, povo voltado a atividade do artesanato e ao comrcio e os hilotas, trabalhadores servis que eram destinados aos esparciatas para cultivarem a terra. Estes ltimos sofriam com massacres e no tinham nenhum direito garantido por lei. A educao espartana visava a formao de bons soldados e cidados leais, privilegiando a preparao fsica e militar. A partir de sete anos as crianas eram entregues ao Estado, que tentava transform-los em soldados obedientes e corajosos. As mulheres tambm recebiam educao diferenciada desde a infncia. Passavam por treinamentos psicolgicos e fsicos, praticavam esportes, administravam dinheiro dos maridos e compareciam em reunies pblicas, deixando claro, que a mulher em Esparta era participativa e de opinio respeitada.

COLGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA

ATENAS Atenas, atual capital da Grcia uma cidade de relevo montanhoso, de solo pouco frtil e de aptido voltada navegao.O comrcio grego foi totalmente desenvolvido pelo mar mediterrneo. Segundo o filsofo Aristteles a sociedade ateniense estava dividida em trs partes: nos homens bem sucedidos (filhos da aristocracia), chamados tambm de euptridas; os camponeses, chamados de georgi e, por ltimo; os demiurgos ou artesos. O mundo grego da cidade-estado de Atenas foi todo organizado para os homens. As mulheres atenienses no podiam exercer cargos pblicos, herdar bens ou sair desacompanhadas. O casamento das filhas eram tratados pelos pais que depois do casamento obedeciam seus respctivos maridos. Os homens eram educados de acordo com a sua posio econmica. As famlias mais ricas tinham seus filhos educados por professores particulares e praticavam esportes e atividades artsticas, como a msica. Os homens pobres trabalhavam muitas vezes ao lado de escravos na produo agrcola e de artesanato. Durante o governo de Pricles (461 a 429 a. C.), a democracia ateniense consolidou-se e atingiu sua plenitude por alguns princpios, dentre eles, citamos: a isonomia, igualdade de todos perante a lei; a isegoria, igualdade de direito ao acesso palavra na assemblia; e a isocracia, igualdade de participao no poder. Nesse perodo a democracia era direta, ou seja, cada cidado podia defender seus prprios interesses e a democracia indireta, aquela que vigora a democracia indireta, ou seja, atualmente temos que por meio do voto escolher num representante que defenda nossos direitos. Em Atenas as assemblias eram realizadas ao ar livre e todos que tinham acima de 18 anos e eram considerados cidados gregos podiam participar com direito a falar e defender seus interesses. Era na assemblia que definiam o destino do dinheiro, se deveriam entrar em

COLGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA

guerra ou no e tambm no existiam funcionrios pblicos, essas funes eram realizados por escravos.
Texto: Esparta X Atenas (A luta pelo poder) Prof. Luciano Tavares Torres

OBS: Todo o texto importante ser lido, contudo, na prova ser cobrado mais sobre Esparta e Atenas. No obrigatrio decorar nomes de personagens ou de estruturas sociais como: pela, isonomia, entre outras.

You might also like