You are on page 1of 6

29/4/2010

O VERDADEIRO ANDR LUIZ - POR L

O VERDADEIRO ANDR LUIZ *

LUCIANO DOS ANJOS lucianofilho@uol.com.br Nota: texto e foto em p&b do dr. Faustino Esposel, conforme recebidos por ns por e-mail, do prprio autor, o jornalista Luciano dos Anjos. (Lori Marli dos Santos, Instituto Andr Luiz).

"Em 19.5.04, distribu texto pela internet sobre o esprito Andr Luiz, mostrando-lhe os olhos e informando que o mdium Waldo Vieira identificara para um amigo dele (e meu) quem era realmente o famoso mdico carioca. Naquele texto, voltei a explicar que, no incio da dcada de 70, aps extenuante pesquisa com 286 mdicos desencarnados de 1926 a 1936 (68 foram categoricamente de doenas ou cirurgias gastro-intestinais), eu houvera chegado ao verdadeiro nome, que nada tem a ver com Carlos Chagas, Miguel Couto, Osvaldo Cruz ou Francisco de Castro, os mais citados. O mdium Francisco Cndido Xavier me confirmara o nome, mas considerou que a identidade deveria ser mantida em segredo. Durante minhas pesquisas aconteceu o menos esperado: a famlia soube dos meus passos e me procurou. Percebi ento que o Chico tinha razo quanto a sermos cautelosos e disse queles familiares - que j sabiam de tudo - que, de minha parte, o pblico ainda nada saberia. Guardei esse segredo at a recente distribuio do texto pela internet, quando divulguei junto os olhos de Andr Luiz, receoso de que a revelao do Waldo se espalhasse sem mais controle. Agora porm tudo mudou e no vejo mais motivo para qualquer reserva. Pretendo contar tudo e at publicar minha pesquisa em livro, pois no sei quem conhea mais detalhes dessa histria do que eu; no apenas em relao s ponderaes do Chico, mas tambm relativamente conversa que tive com a famlia de Andr Luiz. A pessoa a quem o Waldo passou a informao meu amigo, Osmar Ramos Filho. Ele o autor da extraordinria obra O Avesso de um Balzac Contemporneo, anlise de amplo espectro do livro Cristo Espera por Ti, de Honor Balzac, psicografado pelo Waldo Vieira. Um estudo notvel de corroborao da mediunidade do Waldo. Acertei com o Osmar que continuaramos mantendo segredo, transferindo para meu filho Luciano dos Anjos Filho o encargo de fazer a identificao pblica, quando as circunstncias se mostrassem propcias, isto , ao tempo em que a conduta terrena de Andr Luiz, narrada em Nosso Lar, pudesse ser melhor assimilada pelos descendentes. Por que meu novo posicionamento? Afirmei certa vez que, aps a preciso da minha pesquisa, o Chico havia passado para o Newton Boechat a identificao correta. Eles eram muito amigos, muito ligados. A atitude do
institutoandreluiz.org/o_verdadeiro_an 1/6

29/4/2010

O VERDADEIRO ANDR LUIZ - POR L Chico, portanto, nunca me surpreendeu, especialmente ao constatar que eu j havia chegado ao nome certo. Em qualquer circunstncia acabaria ali o mistrio. E - confesso hoje mais claramente - eu sabia que o Boechat sabia, pois a respeito disso conversamos vrias vezes, sempre sem nenhuma testemunha. Ocorre que o Newton Boechat achou por bem abrir uma exceo e estendeu a identificao, tambm em carter confidencial, a uma outra pessoa. E esta, por motivos que ignoro, recentemente repassou a informao para mais algum, num lamentvel e inconseqente deslize verbal.. Bem, agora j se trata de segredo condominial. Esto querendo inclusive publicar um livro sobre a vida do verdadeiro Andr Luiz. J tem at editora. A inteno temerria, porque nem sabem da conversa que tive com os familiares. O levantamento dos dados est sendo feito s pressas e em sigilo, naturalmente para parecer que a identificao j era conhecida antes de mim. Como no sou to ingnuo como os mais ingnuos supem, estou agora abortando essa esperteza. J relembrei que desde o incio da dcada de 70 divulguei na imprensa, por mais de uma vez, minha pesquisa, embora sem revelar o resultado final. No seria, pois, to necessria essa minha deciso de agora, pois ningum no movimento esprita desconhece meu trabalho. Mas j apareceu at quem dissesse que foi o ex-presidente de um centro esprita do Mier, aqui no Rio de Janeiro, que me passou o segredo. Lorota de alto vo e alta envergadura, seja l de quem for a verso e diante da qual os que me conhecem preferem acreditar que os condores tm medo das alturas.... Ningum mais alm de mim, do Newton Boechat, do Chico e do Waldo (estes dois obviamente) sabiam da verdadeira identidade de Andr Luiz. Incluo ainda a discreta e amorvel Maria Laura Hermida de Salles Gomes (Mariazinha), que se relacionava com uma sobrinha de Andr Luiz e a qual teve papel importante na conexo com o Chico e o Waldo. Pouco depois, mais aquele amigo do Newton Boechat passou a saber tambm, em carter excepcional. Foi ele que, aperaltando assunto to srio, acabou contando para quem est agora esboando o livro. Minimizar minha pesquisa fazendo dela fruto de mera informao de um ex-presidente de centro do Mier denunciar a si mesmo de oportunista, enquanto perambula pelo humorismo barato dos pobres de esprito, na tentativa de ignorar que uma histria dessas s degustvel com sal de fruta. Ora, nesse ritmo, logo outros, muitos outros, todos sabero e, se eu esperasse o tal livro aparecer, ningum mais deixaria de saber, com todos os holofotes em quem tomou o bonde andando. Eis por que, nesta data, me antecipo e universalizo o segredo.

FAUSTINO ESPOSEL Andr Luiz Faustino Esposel. Faustino Monteiro Esposel nasceu na rua dos Arajos n 10, bairro do Engenho Velho, cidade do Rio de Janeiro (registro 14 69), em 10.8.1888. Desencarnou no Rio de Janeiro, s 17 horas de 16.9.1931, residindo ento na rua Martins Ferreira n 23, no bairro nobre de Botafogo. Era filho de Joo Paiva dos Anjos Esposel e de Maria Joaquina Monteiro (filha secundria). Ele nasceu no Rio de Janeiro, conforme registro de batismo feito em 29.5.1847 (B. 2.8), na Capela Imperial (registro 1, 128) (hoje Catedral Metropolitana, na avenida Chile). Desencarnou de tsica, no Rio de Janeiro, em Iraj, em 1.5.1900, sendo sepultado no carneiro CP 1814 quadra 39 do cemitrio de So Joo Batista. Foi a mulher dele, Maria Joaquina Monteiro, quem mandou fazer a sepultura. Ela desencarnou no Engenho Velho, no Rio de Janeiro, em 29.9.1910, portanto, dez anos depois dele. Casados no Engenho Velho, Rio de Janeiro (registro n 6, 35), em 7.12.1871.Joo Paiva dos Anjos Esposel e Maria Joaquina Monteiro tiveram os seguintes filhos: 1. Oscar Monteiro Esposel, nascido no Engenho Velho, Rio de Janeiro (registro 8 73). Casado com Orminda Monteiro Esposel. Moravam na rua Bambina (estou omitindo o nmero de propsito). Seu filho, Lo Esposel, em 1974 estava casado com Maria de Lourdes Ribeiro Esposel. Tinha tambm duas filhas, Lvia Monteiro Esposel, que morava em 1974 na praia do Flamengo (idem, idem), e Ida Esposel Neves. Orminda nasceu em 1902, no Rio de Janeiro, tendo desencarnado em novembro de 1978, quando morava na praia do Flamengo. Oscar e Orminda tinham sete netos (Luiz, Francisco, Nlida, Consuelo, Maria Cristina, Mnica e Patrcia) e sete bisnetos (Marcos Andr, Guilherme, Marcelo, Ricardo, Luciana, Mrcia, Camila). 2. Nomia Monteiro Esposel, nascida no Engenho Velho, Rio de Janeiro (registro 10 v.). 3. Mrio Monteiro Esposel, nascido no Engenho Velho, Rio de Janeiro (registro 11, 64). Era almirante. Em 1975 morava na rua Prudente de Morais (idem, idem). 4. Adolfo Monteiro Esposel, nascido no Engenho Velho, no Rio de Janeiro, em 30.11.1885. Desencarnou com apenas quatro meses, no Rio de Janeiro, em 13.4.1886, na rua dos Arajos n 10, tendo sido sepultado no cemitrio do Caju (4m.B.d.). (Em Nosso Lar aparece como menina, mas na verdade era um menino. Quando desencarnou, em 1886, Faustino ainda no era nascido, o que s vai acontecer dois anos depois, em 1888. Andr Luiz deslocou o acontecimento para depois do nascimento dele, quando ele era "pequenino".)
institutoandreluiz.org/o_verdadeiro_an 2/6

29/4/2010

O VERDADEIRO ANDR LUIZ - POR L 5. Carlos Monteiro Esposel, nascido no Engenho Velho, Rio de Janeiro (registro 12 4v). Em 1974 morava na rua So Salvador (idem, idem). Mudou-se depois para a rua Paissandu (idem, idem). Acabou indo morar em Santa Catarina. 6. Faustino Monteiro Esposel.

Eram avs paternos de Faustino Esposel: Jos Maria dos Anjos Esposel e Margarida Maria; e avs maternos: Isidro Borges Monteiro (desembargador) e Paulina Lusa de Jesus. Joo Paiva dos Anjos Esposel, pai do Faustino, tinha um irmo chamado Joaquim Maria dos Anjos Esposel (18421897), casado com Maria Jos de Barros Carvalho (filha de Delfim Carlos de Carvalho, baro da Passagem, heri da primeira guerra do Paraguai, e de Ana Elisa de Mariz e Barros, filha do visconde de Inhama). O casamento foi celebrado na igreja de So Jos. Tiveram quatro filhos: 1. Alice Esposel (casada com Andrnico Tupinamb). 2. Dulce Esposel (casada primeiro com Sabino Eli Pessoa e, em segundas npcias, com Joaquim Bernardo da Cruz Secco). 3. Eponina Esposel (casada com Alberto de Costa Rodrigues). 4. Delfina Esposel. (H uma rua no Rio de Janeiro chamada Joaquim Esposel.) Faustino Esposel tinha muitos sobrinhos, dentre os quais Lvia Monteiro Esposel, Elza, Ida Esposel Neves, Lcia (residente no Rio de Janeiro) e Lo, casado com Maria de Lourdes Ribeiro Esposel. E sobrinhos-netos: lcio (almirante), Carlos, Ronaldo (morava em 1974 na rua Prudente de Moraes, era comerciante de couro, casacos de couro, ligado ao Jockey Club Brasileiro). Todos pessoas de bem. Outros parentes: Las de Niemeyer Esposel, residente em 1974 na av. Vieira Souto, desencarnada em fevereiro de 1994; Jayme Carneiro de Campos Esposel, residente em 1974 na estrada do Jo, era capito de fragata quando comandou o contratorpedeiro Ajurieda, de 16.10.56 a 29.11.1957; Marcello, residente em 1974 na rua Cndido Mendes. Nomes de respeitabilidade entre os que os conhecem. Faustino Esposel casou com Odette Portugal Esposel, conhecida por Detinha. Era filha do mdico Jos Teixeira Portugal, desencarnado em 1931. Ela desencarnou em fevereiro de 1978. A missa foi rezada no dia 13 daquele ms, na igreja de Santa Margarida Maria, na Lagoa. Irms da Odette Portugal Esposel: viva Gumercindo Loretti e Olga Portugal, casada com Artur Machado Castro. Sobrinhos: Lygia, Regina e Jorge C. Dodsworth.Faustino Monteiro Esposel e Odette Portugal Esposel moravam na rua Martins Ferreira n 23, em Botafogo, cidade do Rio de Janeiro. Em 1975 estava instalada naquele local a Associao Educacional Catlica do Brasil, instituio mais tarde transformada numa creche, dirigida por trs senhoras que ali residem at hoje (2005). O atual porteiro se chama coincidentemente Andr Luiz... Faustino Esposel nasceu na capital federal, no dia 24 de outubro de 1888. Era professor substituto da seo de neurologia e psiquiatria da Faculdade de Medicina e reputado clnico, catedrtico de neurologia na Faculdade Fluminense de Medicina. Foi ainda chefe do servio da Policlnica de Botafogo e do Sanatrio de Botafogo e mdico da Associao dos Empregados do Comrcio. E era tambm sanitarista, portador por concurso do ttulo de docente de higiene da Escola Normal do Rio de Janeiro, na qual foi continuamente encarregado de cursos complementares. Fez os estudos primrios na Escola Alem, conhecia profundamente o idioma germnico, cursou durante alguns anos o externato Mosteiro de So Bento. Formou-se em 1910 em farmcia e em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde defendeu tese sobre "Arteriosclerose cerebral", em que recebeu a nota de distino. Durante o curso acadmico, foi adido dos servios clnicos da 7 e da 18 enfermarias da Santa Casa da Misericrdia, chefiadas respectivamente pelos mestres Miguel Couto e Paes Leme. Ainda nessa poca, exerceu o internato oficial da Clnica Peditrica dos professores Barata Ribeiro e Simes Corra. Pouco aps a formatura, candidatou-se a mdico da Assistncia de Alienados do Rio de Janeiro, classificando-se em primeiro lugar, pelo que foi nomeado assistente do Hospital Nacional de Alienados. Chegou a titular de livre docente da Faculdade de Medicina, exercendo ali o cargo de professor substituto de neurologia e psiquiatria. Nessa condio teve ensejo de integrar diversas bancas examinadoras de teses de doutoramento.Foi ainda interno e assistente da clnica neurolgica e mdico adjunto do Hospital da Misericrdia. Deixou muitos trabalhos publicados sobre a especialidade, o que lhe permitiu ingressar em vrias sociedades cientficas nacionais e estrangeiras. Em 1918 fez parte da misso mdica brasileira que foi Europa durante a I Grande Guerra. Como representante do Brasil participou de vrios congressos na Europa e na Amrica do Sul. Foi organizador e secretrio geral da Segunda Conferncia Latino-Americana de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal. Sobre a
institutoandreluiz.org/o_verdadeiro_an 3/6

29/4/2010

O VERDADEIRO ANDR LUIZ - POR L epidemia de gripe no Hospital Brasileiro em Paris, apresentou em 1919 substancioso relatrio ao chefe da Misso Mdica Brasileira. Recebeu honroso diploma do curso oficial de Pierre-Marie, assinado por este famoso professor e pelo decano da Faculdade de Paris, professor Roger. Durante o impedimento do professor Antnio Austregsilo, catedrtico de Clnica Neurolgica (foi eleito para o Congresso Nacional), Faustino Esposel exerceu com brilho aquela funo, conquistando grande renome como didata. Conseguiu elevado prestgio entre os seus colegas, gozando de justo renome no meio social da poca. Aficionado dos esportes, criou grande crculo de amizades nas rodas desportivas, em poca em que o futebol no era unanimidade nas elites do pas. Faustino Esposel desencarnou na capital federal, s 17 horas do dia 16 de setembro de 1931, com 42 anos 10 meses e 22 dias. O sepultamento foi numa quinta-feira, no dia 17, s 16:30h, no cemitrio de So Joo Batista. O corpo saiu da residncia. Missa de 7 dia foi celebrada em 23.9.31, s 10 horas, na igreja da Candelria. Antnio Austregsilo, amigo de infncia, assinou o atestado de bito, nele fazendo constar, como causa da morte, apenas uremia. Era portador de uma nefrite crnica. Entretanto, os familiares sabiam e alguns descendentes vivos sabem que ele desencarnou de cncer, o que foi omitido por todos os jornais da poca, que apenas mencionaram, como era praxe nesses casos, "a violncia da sbita enfermidade que o acometeu" sendo "todos os esforos impotentes no combate ao mal insidioso" (Dirio de Notcias, 17.9.31); ou "acometido de molstia aguda, que sobreveio inesperadamente" (Jornal do Commrcio, 17.9.31). Quando do falecimento, o amigo Antnio Austregsilo fez um panegrico, inserido em Arquivo Brasileiro de Medicina, n 8, de 1931 (Biblioteca Nacional). Em 29.9.1927, Faustino Esposel inscreveu-se vaga aberta na Academia Nacional de Medicina decorrente da passagem de Tefilo de Almeida Torres, membro titular da Seo de Medicina Geral, para a classe dos Membros Titulares Honorrios. Apresentou juntamente com os seus trabalhos a memria intitulada "Em torno do sinal de Babinsky". Aprovado, a eleio teve lugar em 17.11.1927 e a cerimnia de posse na sesso de 24.5.1928, sob a presidncia do acadmico Miguel Couto, que designou os acadmicos Antnio Austregsilo e J. E. da Silva Arajo para acompanhar o novo acadmico ao recinto. Fez-lhe a saudao de paraninfo o acadmico Joaquim Moreira da Fonseca. Com o seu falecimento, sua poltrona passou a ser ocupada pelo acadmico Odilon Gallotti, eleito em 23.6.32 e empossado em sesso de 25.6.36. Na sesso de 30.6.32 a Academia promoveu uma homenagem a Faustino Esposel, discursando na ocasio o orador oficial Alfredo Nascimento. Tenho em meus arquivos todos os discursos pronunciados naquela instituio. Faustino Esposel era catlico. Militou na Unio Catlica Brasileira. Foi congregado mariano. Comungava com freqncia, o que era hbito da maioria religiosa daquela poca. Tinha ficha de cadeira cativa do Clube de Regatas do Flamengo, dos anos de 1925 a 1930. Foi presidente do clube no binio 1920-1922, depois de 1924 a 1927, ano este em que renunciou, assumindo Alberto Borgerth. Em 1928 voltara presidncia, no tendo completado o mandato em virtude da doena. Na assemblia de 23 de dezembro de 1920, quando o presidente j era Faustino Esposel, o Flamengo aprovou o seu novo uniforme, usado at hoje. Em 1926, os Guinle pediram a devoluo do imvel que estava arrendado ao clube. Fez-se ento uma campanha de arrecadao junto ao quadro social para a aquisio de um local prprio. Desde 25 de maro de 1925, o presidente Faustino Esposel havia reunido a diretoria comunicando a disposio do ento prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Antnio Prado Jr., de ceder uma rea de mais de 34 mil metros quadrados s margens da lagoa Rodrigo de Freitas. Aps negociaes que se sucederam com o prefeito Alaor Prata, o presidente Faustino Esposel obteve a desejada rea na Gvea. O primeiro jogo ali promovido, ainda sem muro e cercado por madeiras, aconteceu sob a presidncia de Faustino Esposel, no dia 26 de novembro de 1926, entre a Liga de Amadores de Foot-Ball (So Paulo) e a Association de Amateurs de Argentina. Nesse perodo, outro conselheiro do clube era Oscar Esposel, irmo de Faustino, que foi quem props a inaugurao do estdio da Gvea em 15 de novembro de 1938, quando o Flamengo estaria completando 43 anos de fundao. Mas a festa acabou acontecendo antes, no dia 4 de setembro daquele ano com um jogo entre Flamengo e Vasco, vitria vascana por 2 a 0 que, no entanto, no abafou a alegria rubro-negra, por estar com a nova casa concluda.Entusiasta dos esportes e da educao fsica, que sempre cultivou, pertenceu a vrias associaes esportivas em que exerceu cargos tcnicos e administrativos e de que foi presidente por diversas vezes, como a Associao Metropolitana de Esportes Atlticos e a Federao Brasileira de Desportes. H dois retratos de Faustino Esposel na sede do Flamengo, na Gvea. Outro, de corpo inteiro, no est, como alguns parentes supunham, no gabinete do Deolindo Couto (de quem foi professor). Constatei que se encontrava 4/6

institutoandreluiz.org/o_verdadeiro_an

29/4/2010

O VERDADEIRO ANDR LUIZ - POR L no corredor escuro da Faculdade de Medicina, ento na praia Vermelha (hoje no existe mais). Existe tambm um quarto quadro, em que ele est de meio-perfil, na residncia da Maria Laura Hermida de Salles Gomes (Mariazinha), em Cambuquira, na rua Getlio Vargas, 141. Um ltimo registro: Antnio Austregsilo, talvez o maior amigo do Faustino, chegou a presentear Odette com os livros de Andr Luiz.

Bem, eis o que posso adiantar. Tenho muitas outras informaes, mas meu acervo completo s pode ser aberto realmente em livro, dados os comentrios e as explicaes que o tema exige. A ento farei a necessria anlise comparativa com o livro Nosso Lar e outros da srie. Devo salientar desde logo, que Andr Luiz fez pequenas modificaes para despistar o leitor, em obedincia preocupao exposta no prefcio de Emmanuel no sentido de ocultar sua verdadeira identidade, o que ele mesmo reafirma na mensagem de abertura ("Manifestamo-nos, junto a vs outros, no anonimato que obedece caridade fraternal.") Mas, num nico ponto essa modificao no foi pequena, ou melhor, foi radical: a famlia deixada na terra. Na verdade, Faustino Esposel no deixou filhos. Ento, quem so aquelas pessoas referidas no livro? Segundo explicao do Chico, apresentada desde 1975, so todos membros de uma famlia de que o Faustino era membro em encarnao anterior. A fim de ilustrar os ensinamentos ele foi buscar a situao domstica no seu passado mais remoto. Outros detalhes que posso antecipar: - Andr Luiz informa que foi assistido na colnia Nosso Lar por um mdico chamado Henrique de Luna. Na terra, De Luna (mdico, com esse mesmo nome) era contemporneo de Faustino Esposel. - Andr Luiz narra em Nosso Lar que teve quinze anos de clnica. Formado em 1910, consta que a partir da segunda metade da dcada de 20 ele viveu muito mais para o magistrio e trabalhos intelectuais ligados medicina, alm das atividades desportivas. - Lusa, a irm que Andr Luiz conta ter desencarnado cedo, quando ele era "pequenino", na verdade era um irmo (Adolfo Monteiro Esposel), desencarnado com apenas quatro meses, em 1886, dois anos portanto antes de ele nascer. - Quem privou muito da proximidade de Faustino Esposel foi um porteiro que, at meados da dcada de 70, embora aposentado, ainda costumava freqentar o Pinel. Disse-me conhecer toda a vida do professor Faustino Esposel, que ele atendia muitos doentes de graa e que era famoso de verdade. A par disso, aludiu a alguns fatos que se ajustam perfeitamente ao que est confessado por ele mesmo nas pginas de Nosso Lar. E confirmou, inclusive, detalhes de comportamento que o prprio Andr Luiz tambm no escondeu no livro." Rio de Janeiro, 1 de julho de 2005 LUCIANO DOS ANJOS lucianofilho@uol.com.br

* NOTA DO INSTITUTO ANDR LUIZ - Caros amigos, como deixamos claro l no alto, estamos apenas reproduzindo aqui texto enviado pelo jornalista Luciano dos Anjos. Mas, em virtude dos e-mails furiosos que temos recebido (gente... precisa isso?), mensagens estas que nos sobressaltam pelo tom preconceituoso e veladamente ameaador, queremos esclarecer mais uma vez que nosso Instituto, como bem diz o nome, rgo divulgador. A ns cabe divulgar a notcia, a triagem fica por conta de vocs. Sendo assim, apenas nos responsabilizamos pelos artigos que assinamos. Este artigo pertence ao jornalista Luciano dos Anjos, que o desenvolveu e o assinou. At agora, no recebemos nenhum material para publicao, de algum outro jornalista ou representante de rgo esprita, seja contestando, seja dando credibilidade ao contedo desta pgina. O que temos recebido, infelizmente, so palavras ofensivas desferidas muitas vezes por annimos (isso nos faz crer que existem "espritas" que
institutoandreluiz.org/o_verdadeiro_an 5/6

29/4/2010

O VERDADEIRO ANDR LUIZ - POR L

agridem na sombra) ou por portadores de "nicks" (sem comentrios!). Sendo assim, minha gente querida, e para provar que o Site Esprita Andr Luiz espao democrtico, conclamamos a todos que o desejarem, a externar a sua opinio sobre a verdadeira identidade de Andr Luiz. Mas s publicaremos as opinies que trouxerem o nome completo do opinador e seu e-mail. Estaremos aguardando material (devidamente identificado). Vamos opiniar, porm sensata e fraternalmente. Annimos e belicosos tero seus trabalhos sumariamente ignorados e deletados. Nosso muito obrigado a todos. Fraterno abrao, Lori Marli dos Santos lori@institutoandreluiz.org Instituto de Divulgao Esprita Andr Luiz contato@institutoandreluiz.org
ENVIE ESTA PGINA PARA OS AMIGOS DISCUTA ESTA IDIA! - PARTICIPE DO FRUM: "O VERDADEIRO ANDR LUIZ"

Homepage

institutoandreluiz.org/o_verdadeiro_an

6/6

You might also like