You are on page 1of 8

CHECKLIST O checklist abaixo uma sugesto do site Vestida de Noiva para ajudar no planejamento do seu casamento.

( ) Defina a data do casamento. ( ) Defina um budget possvel a ser investido no casamento. Essa a hora de conversar o quanto voc pode gastar e se as famlias iro contribuir com o budget ou no, e quanto exatamente. ( ) Pense no estilo de festa. So muitas as opes: almoo na fazenda, balada, clssico, brunch num domingo, luau na praia, coquetel, etc. Escolha o estilo que mais combina com voc e o seu bolso. ( ) Reserve a igreja (algumas tem a agenda lotada com at 2 anos de antecedncia) ( ) Organize sua rotina de noiva. Compre um fichrio ou abra uma pasta no computador para juntar todas as referncias que voc gostar de casamento. Monte uma planilha para controlar os pagamentos do casamento. Monte uma planilha para relacionar o nome de todos os convidados. ( ) Planeje sua festa de noivado. Se voc ter uma, defina a data, local e cardpio. Todos os convidados da festa de noivado precisaro posteriormente ser convidados para a festa de casamento. ( ) Comece a sua lista de convidados. Mesmo que ela mude um pouco ao longo do ano, alguns amigos novos sero includos e outros precisaro ser excludos, mas mesmo assim importante voc ter uma ideia se ser uma festa para 50, 100, 200, 300, 400 ou quantas pessoas. Todos os fornecedores a serem contratados nos prximos meses precisaro desta informao. Tambm com essa informao que voc procura o lugar ideal que comporte seu nmero de convidados na festa. ( ) Converse com seu noivo e famlias sobre as responsabilidades de cada um. Vocs iro dividir tarefas? sempre bom definir bem quais sero as responsabilidades de cada um

sobre pesquisar a casa nova para morar, a lua de mel, os fornecedores da festa de casamento. ( ) Contrate uma assessoria de casamento. Se o seu budget permitir, o quanto antes voc contratar um profissional na organizao de eventos, melhor. Essa pessoa pode te ajudar na pesquisa pelos fornecedores, organizar seu budget, dar dicas e at economias nas contrataes certas. ( ) Pesquise referncias. Voc ainda tem um ano pela frente, no precisa decidir todo o seu casamento com tanta antecedncia porque ao longo dos meses voc pode mudar de ideia em relao a fornecedores, decorao, cores, vestido. Visite os sites, blogs e revistas sobre casamento e guarde todas as imagens que voc amar. Fica mais fcil idealizar seu casamento e mostrar para os fornecedores o que voc quer com referncias em mos. ( ) Cuide mais da sua sade e esttica. Se preocupar com a alimentao e o peso precisa ser o ano inteiro, e no num regime maluco de emergncia na ltima semana. Vai fazer clareamento nos dentes? Acabar com a marquinha da ala do biquni para no ficar feio na foto? Coloque em ao o ano inteiro uma rotina saudvel. ( ) Reserve o local da festa. Com o estilo da festa, budget determinado e nmero de convidados, essa deve ser a primeira coisa a ser contratada, para garantir sua data. ( ) Contrate seu fotgrafo e videomaker. Lembre-se que de tudo da sua festa, o que sobrar sero as imagens fotografadas e filmadas, e por isso esse um dos itens mais importantes. Os melhores fotgrafos tem a agenda lotada muitas vezes com mais de um ano de antecedncia.

( ) Essa a hora de pesquisar fornecedores de buffet, bebidas, msica, decorao. Pesquise, pea oramentos, marque reunies, deguste, compare, veja decoraes ao vivo. O indicado sempre ao menos fazer 3 oramentos de cada item, para que voc possa melhor avaliar o preo e os benefcios e diferenciais de cada um. Pea referncias antes de contratar, examine os contratos com calma, tudo o que tiver sido prometido/ combinado durante essas reunies precisa estar no contrato. Nada de ter pressa de fechar com o primeiro que conhecer. ( ) Pesquise seu vestido de noiva perfeito. Visite vrias lojas e estilistas para definir com calma o melhor vestido para voc. Essa a hora de pensar se o vestido ser feito sob medida, comprado pronto ou alugado. ( ) Comece a pensar em quem sero os padrinhos de seu casamento, mas no tenha pressa de convida-los ainda. Voc pode se arrepender depois e no d para desconvidar mais tarde. ( ) Regime de bens e documentao: ainda h bastante tempo antes de entrar com o processo do casamento civil, mas para no deixar os detalhes para em cima da hora, converse com seu noivo sobre o regime de bens que vocs iro adotar (comunho parcial ou universal de bens, separao total de bens) e verifique toda a documentao necessria.

( ) Pesquise destinos para sua lua de mel. Procure uma agncia especializada ou seu agente de confiana, converse com os amigos que costumam viajar bastante, considere em qual estao do ano ser no destino dos sonhos para definir se a melhor opo de viagem ou no. ( ) Comece a preencher uma planilha com todas as informaes de seus convidados: nome completo, nome do marido/ esposa completo, endereo completo, telefone e e-mail. Essas informaes sero necessrias para enviar o save the date no prximo ms (caso haja um), caligrafar corretamente cada convite, enviar o convite para os convidados que moram fora, para a confirmao de presena pelo servio de RSVP e para posterior envio de carto de agradecimento. ( ) Se a cerimnia religiosa for fora da igreja, comece a procurar pelo celebrante que possa realizar sua cerimnia no local definido.

( ) Feche os contratos com os fornecedores de decorao, buffet, bebidas, banda, DJ, coral. ( ) Verifique se voc precisa providenciar algo para a infraestrutura da festa: gerador, banheiros extras, cobertura para o caso de festas ao ar livre, aquecedores, toldos. ( ) Decida o seu vestido de noiva. Se for um vestido feito sob medida com uma estilista ou costureira, provavelmente s comear a ser feito de 3 a 4 meses antes do casamento. Mas se for um vestido que v ser importado (seja porque voc comprou via internet ou seja porque a loja trabalha com vestidos importados), ento quanto mais tempo de antecedncia, melhor. ( ) Defina o cardpio e as bebidas da festa. ( ) Convide os padrinhos para seu casamento. Aps o convite aceito, converse com eles se haver algum traje especfico para os homens e se voc pretende sugerir (sugerir diferente de impor) alguma cor para as madrinhas ou deixa-las vontade para escolher. ( ) As mes dos noivos so sempre as primeiras a escolherem as cores de suas roupas, para que nenhuma madrinha repita a mesma cor. Como suas madrinhas j estaro pensando nisso, tenha certeza que sua me e a me do noivo j definiram suas roupas. ( ) Convide as daminhas e pajens e converse com os pais das crianas sobre quem poder arcar com as despesas das roupinhas. ( ) Envie o save the date, caso tenha um.

( ) Escolha o convite do seu casamento bem como toda a papelaria que voc ir fazer junto (menu, tags, carto de agradecimento). Faa a reviso do texto do seu convite. Essa parte no pode atrasar para voc no correr o risco de ter que entregar convites em cima da hora. ( ) Decida o destino da sua lua de mel. Especialmente se for uma viagem ao exterior, talvez haja necessidade de providenciar passaportes e vistos. Quanto antes forem compradas as passagens areas, melhores opes de preos vocs encontraro.

( ) Envie seus convites para a caligrafia. ( ) Pesquise fornecedores de docinhos, bolo e bem casados. Faa degustaes. Encomende seus favoritos. Lembre-se de escolher as forminhas dos doces de acordo com as cores da decorao, e o mesmo para a embalagem dos bem casados. Sua decoradora pode te orientar nessa escolha. Verifique de quem sero os pratos da mesa de doces, se da decoradora ou da doceira. ( ) Faa sua lista de presentes em ao menos 2 lojas, com opes para todos os bolsos. ( ) Se o casamento for na igreja e houver outras noivas no mesmo dia, reuna-se com elas para decidir a decorao da igreja. ( ) Converse sobre a iluminao da festa com sua decoradora e fotgrafo. importante todos estarem alinhados neste quesito para voc no ter surpresas com fotos escuras por causa da decorao luz de velas ou fotos amareladas por causa da decorao com luz mbar. ( ) Negocie com um hotel prximo ao local da festa uma tarifa especial para seus convidados de fora, caso v ter muitos em seu casamento. ( ) Se voc tem um site sobre o casamento, abastea-o com todas as informaes que os convidados podero precisar: local da lista de presentes, mapa da igreja ao local da festa, hotis para os convidados de fora. ( ) Escolha as msicas. So muitas msicas a serem definidas, ento pesquise e pense nas suas favoritas. Msicas para todos os momentos da cerimnia religiosa, para a entrada na festa, primeira dana, jogar o buqu. E tambm quais so as msicas que no podem deixar de tocar durante a festa.

( ) Envie os convites para os convidados que moram fora do pas. ( ) Reserve o dia da noiva.

( ) Pesquise as opes e pacotes de noite de npcias. ( ) Contrate uma assessora/ cerimonialista s para o dia, caso voc no tenha contratado uma para a organizao completa. ( ) Noivo: hora de encomendar sua camisa e terno sob medida ou definir qual roupa ser alugada. ( ) Defina suas lembrancinhas, caso v oferecer alguma. Lembre-se sempre que fazem mais sucesso lembrancinhas comestveis ou teis. ( ) Compre o sapato de noiva. Ser importante estar com ele durante as provas do vestido. ( ) Comece a definir como voc imagina seu penteado, vu e grinalda. Defina se voc ir mandar fazer e comprar uma grinalda ou alugar. O mesmo para os brincos. ( ) Defina com o noivo suas alianas, caso no sejam as mesmas do noivado. Voc precisar de tempo para possveis ajustes e a gravao dos nomes nela. ( ) Se voc no for ter a ajuda de uma assessoria/ cerimonialista, comece a escrever numa planilha o cronograma do dia, a ordem de entrada dos padrinhos, a ordem das msicas e uma ficha completa com a relao de todos os fornecedores. Envie essas informaes para todos os seus fornecedores, para que eles possam estar alinhados em saber quem trabalhar na festa e o cronograma.

( ) D entrada com a documentao no cartrio para o casamento civil. ( ) Envie os convites para os convidados que moram fora da cidade onde ser o casamento. ( ) Defina junto com sua estilista o melhor tipo de vu e grinalda. ( ) Marque a degustao do cardpio a ser servido na festa. Faa substituies ou complementos se necessrio. ( ) Reserve o carro e motorista que ir te levar para o casamento. ( ) Converse com suas madrinhas se voc deseja ter uma festa de ch de cozinha ou ch bar. Em geral, as madrinhas quem so responsveis por organizar e oferecer a festa. Mas voc precisar fazer a lista de convidados e entregar nome e contato de todos para suas madrinhas e a lista de presentes, caso haja. ( ) Se voc no for ter a ajuda de uma assessoria/ cerimonialista, mantenha contato com todos os seus fornecedores para verificar se h dvidas sobre o cronograma e pontos especficos solicitados por voc.

( ) Faa o teste de cabelo e maquiagem. De preferncia no mesmo dia de uma prova do vestido, para voc visualizar seu look completo. ( ) Escreva seus votos, caso tenha combinado com o noivo votos personalizados de cada um. ( ) Divirta-se na sua festa de ch de cozinha ou ch bar. Em geral, as madrinhas quem so responsveis por organizar e oferecer essa festa para voc. ( ) Faa uma reunio com o DJ ou banda para definir claramente as msicas da sua festa e especialmente o que no tocar de jeito nenhum. ( ) Faa uma reunio com o fotgrafo/ videomaker para deixar claro todas as fotos que so importantes para voc, os informe caso v acontecer alguma surpresa programada na festa ou algo diferente, enumere cada detalhe que voc faa questo de ter uma foto. ( ) Faa uma reunio com o celebrante do seu casamento para alinhar possveis homenagens ou passagens bblicas que voc deseje que ele fale. ( ) Defina todas as msicas da cerimnia religiosa e comunique para o coral/ DJ. ( ) Caso as alianas do casamento sejam as mesmas do noivado, lembre-se de leva-las para polir e gravar a data do casamento. ( ) Se tiver contratado o servio de RSVP ativo (confirmao de presena), este deve ligar para os convidados para fazer a contagem dos confirmados. ( ) De 15 a 10 dias antes da festa, confirmar o nmero de convidados confirmados ao buffet. ( ) Converse com a decoradora e florista sobre como voc quer seu buqu e as flores para a lapela do noivo e padrinhos. Informe quantos padrinhos sero, incluindo os pais dos noivos. Decida se as daminhas entraram com mini buqus. Decida se voc ir jogar no fim da festa seu prprio buqu ou encomendar um segundo buqu falso. ( ) Compre a lingerie da noite de npcias. ( ) Entregue para sua assessora/ cerimonialista a cpia de todos os contratos com os fornecedores, para que no dia do casamento ela possa verificar se tudo entregue na festa est de acordo com o contratado. ( ) Se voc no for ter a ajuda de uma assessoria/ cerimonialista, confirme com cada um o horrio de chegada na festa, montagem e desmontagem. Ajuste o cronograma de acordo. O cronograma deve estar finalizado e cada fornecedor com uma cpia. Nomeie uma pessoa (da famlia ou madrinha) para ser a pessoa de contato dos fornecedores caso eles tenham algum imprevisto a ser resolvido. Essa pessoa deve ter uma lista com a relao de todos os

fornecedores e seus celulares. Os fornecedores tambm devem saber quem a pessoa de contato do buffet/ local da festa.

( ) Confirme todos os servios contratados. ( ) Faa a prova dos arranjos florais da decorao com a decoradora/ florista. ( ) Faa a ltima prova do vestido e organize se ser retirado por voc ou entregue. ( ) Delegue algum para buscar o buqu no dia do casamento, caso no esteja no acordo da florista/ decoradora entrega-lo para voc. ( ) Lembre o noivo que ele deve cortar o cabelo e se possvel fazer as unhas. ( ) Verifique se todos os pagamentos de todos os fornecedores esto em dia. ( ) Prepare as malas da viagem de lua de mel, incluindo todos os documentos e cmera fotogrfica. ( ) Prepare uma mala menor para a noite de npcias com sua lingerie, roupa do dia seguinte e itens de higiene. Combine quem ir levar estes pertencer para o local da noite de npcias no dia do casamento. ( ) Faa depilao, sobrancelhas e unhas da mo e p dois dias antes do casamento, mais tranquilo do no prprio dia. ( ) Use o sapato do casamento para amaci-los um pouco. Experimente se sente mais confortvel com uma palmilha. ( ) Combine com sua me ou algum de levar seu vestido de noiva para a lavanderia ou devolver na loja alugada. Combine tambm dela guardar bem casados congelados para voc comer na volta da lua de mel, e um pedao do bolo a ser congelado para comer no aniversrio de 1 ano de casamento. ( ) Verifique se sua nova casa tem o bsico para quando vocs voltarem de lua de mel: alimentos no perecveis, gua, papel higinico, itens de higiene.

( ) Chegou seu grande dia! Tudo o que voc poderia ter feito para organizar seu casamento voc j fez nos meses anteriores. Hoje no dia de resolver nenhum problema ou pendncia. Caso haja algum imprevisto, delege funes. Famlia e padrinhos podem te ajudar com isso.

( ) Aproveite seu dia. Durma bem, se alimente bem, fiquei com as pessoas que voc gosta, escute a msica que voc gosta. ( ) Lembre-se de agradecer aos seus pais pela festa, caso eles estejam arcando com os custos. Lembre-se sempre de dizer o quanto ama eles. ( ) Alimente-se durante o dia com comidas leves e sucos. Voc no quer desmaiar de fraqueza na igreja, no mesmo? ( ) Tente no se atrasar durante o dia da noiva. legal que voc tenha tempo de fazer fotos tranquilas vestida de noiva antes de ir para a cerimnia religiosa. ( ) Divirta-se! Ame, abrace, beije, fale com todos, dance, converse. o dia mais feliz da sua vida!

( ) Organize todos os presentes recebidos. Hora de fazer a troca de presentes, caso necessrio. ( ) Envie os cartes de agradecimento para todos os convidados, agradecendo a presena na festa e o presente recebido. ( ) Caso tenha alterao no sobrenome, providenciar novos documentos. ( ) Se possvel, envie um feedback para seus fornecedores. ( ) Envie suas fotos para o Vestida de Noiva ;-)

You might also like