You are on page 1of 3

Nome: Celina Miguel

Qumica do ar
A poluio do ar pode ser definida como o resultado da alterao das caractersticas, fsicas e/ou qumica e/ou biolgica da atmosfera de forma a causar danos ao homem e/ou fauna e/ou flora, e/ou aos materiais ou de forma a restringir o pleno uso e gozo da propriedade. caracterizada pela presena de gases txicos e partculas lquidas ou slidas no ar. Os escapamentos dos veculos, as chamins das fbricas, as queimadas esto constantemente lanando no ar grandes quantidades de substncias prejudiciais sade. A poluio do ar no um problema recente. A prpria natureza tem na sua constituio fenmenos geolgicos e reaces qumicas que so fontes de poluio. So exemplos disso as erupes vulcnicas que lanam gases e poeira na atmosfera (material participado e gases) e os incndios florestais que produzem muito gs carbnico. Nos grandes centros urbanos e industriais tornam-se frequentes os dias em que a poluio atinge nveis crticos. Os escapamentos dos veculos automotores emitem gases co-mo o monxido (CO) e o dixido de carbono (CO2), o xido de nitrognio (NO), o dixido de enxofre (SO2) e os hidrocarbonetos. As fbricas de papel e cimento, indstrias qumicas, refinarias e as siderrgicas emitem xidos sulfricos, xidos de nitrognio, enxofre, partculas metlicas (chumbo, nquel e zinco) e substncias usadas na fabricao de insecticidas. Efeitos da poluio do ar A emisso excessiva de poluentes tem provocado srios danos sade como problemas respiratrios (bronquite crnica e asma), alergias, leses degenerativas no sistema nervoso ou em rgos vitais e at cncer. Esses distrbios agravam-se pela ausncia de ventos e no inverno com o fenmeno da inverso trmica (ocorre quando uma camada de ar frio forma uma parede na atmosfera que impede a passagem do ar quente e a disperso dos poluentes).

CHUVA CIDA
A queima incompleta dos combustveis fsseis pelas indstrias e pelos veculos produz o gs carbnico junto com outras formas oxidadas do nitrognio e do enxofre que so liberados para a atmosfera. Juntando o dixido de enxofre e o vapor d'gua forma-se o cido sulfrico que cai sobre a superfcie terrestre em forma de chuva. As consequncias disto so a acidez dos lagos ocasionando o desaparecimento das espcies que vivem neles, o desgaste do solo, da vegetao e dos monumentos. Efeitos da Chuva cida a) Nas florestas - Tem sido percebido pelos cientistas ao longo dos anos, que em muitas florestas as rvores no crescem como deveriam e as folhas, em vez de estarem verdes e normais, ficam castanhas e acabam caindo. Nas guas - A maioria dos rios e lagos possuem um pH entre 6 e 8. O pH dos lagos no entanto pode atingir valores aproximados a 5 quando os solos e a gua no tm a capacidade de neutralizar a chuva cida, todos os organismos que vivem em meios aquticos podero morrer por consequncia deste fenmeno. Os sapos suportam as variaes de pH maiores e poderiam resistir, mas se o seu alimento tambm desaparecer acabaro morrendo. medida que a acidez dos lagos aumenta os peixes vo desaparecendo. Em construes - A chuva cida pode ser responsvel pela corroso de pedra, metal ou tinta. Praticamente todos os materiais se degradam gradualmente quando expostos chuva e ao vento. A chuva cida acelera esse processo, destruindo esttuas, prdios ou monumentos. importante saber que reparar os estragos causados pela chuva cida em casas e prdios pode ser extremamente caro; Padres de Qualidade do ar Os padres de qualidade do ar definem legalmente o limite mximo para a concentrao de um poluente na atmosfera, que garanta a proteco da sade e do meio ambiente. Os padres de qualidade do ar so baseados em estudos cientficos dos efeitos produzidos por poluentes especficos e so fixados em nveis que possam propiciar uma margem de segurana adequada.

Inverso trmica
A concentrao de poluentes est fortemente relacionada s condies meteorolgicas. Alguns dos parmetros que favorecem altos ndices de poluio so: alta percentagem de calmaria, ventos fracos e inverses trmicas a baixa altitude. Este fenmeno particularmente comum no inverno paulista, quando as noites so frias e a temperatura tende a se elevar rapidamente durante o dia, provocando alterao no resfriamento natural do ar. A inverso trmica se caracteriza por uma camada de ar quente que se forma sobre a cidade, aprisionando o ar e impedindo a disperso dos poluentes. Nos primeiros 10 km da atmosfera, normalmente, o ar vai se resfriando medida que nos distanciamos da superfcie da terra.

Medidas para controlar a poluio do ar


A existncia de uma rigorosa legislao antipoluio, que obrigue as fbricas a instalarem filtros nas suas chamins, a tratar os seus resduos e a usar processos menos poluentes. Penalizaes para as indstrias que no estiverem de acordo com as Leis; Controle rigoroso dos combustveis e sobre seu grau de pureza; A. Criao de dispositivos de controlo de poluio; B. Vistoria nos veculos automotores para retirar de circulao os desregulados. Nos modelos mais antigos a exigncia de instalao de filtros especiais nos escapamentos; C. Aplicao de rodzio de carros diariamente; D. Incentivar as pessoas a deixarem seus carros em casa pelo menos dois dias, organizando assim, um sistema de caronas e a utilizarem mais os transportes colectivos; E. Melhoria e segurana no sistema de transporte colectivo;

You might also like