You are on page 1of 17

USO E OCUPAO HUMANA EM REA DE CORREDOR ECOLGICO NO BIOMA CAATINGA: POLTICAS PBLICAS COMO MEIO DE SATISFAO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL.

Viviane Scheren de Oliveira1, Jos Lus Lopes Arajo2 e Marco Antonio Diodato3

RESUMO Realiza-se um diagnstico socioeconmico e ambiental da rea do Corredor Ecolgico Capivara-Confuses, ressaltando seus aspectos caractersticos e a interao homem e meio ambiente, bem como aspectos polticos e legais de seu uso e ocupao, tomando como contexto os municpios que o compem, bem como o Projeto de Assentamento Serra Branca/Serra Vermelha, onde verificado o modelo de ocupao com a participao de rgos oficiais. O trabalho se desenvolve a partir de uma caracterizao geral da rea atravs do histrico de criao e implantao dos Parques Nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confuses definindo a correlao da evoluo da antropizao com as causas histricas. Alm disso, avalia-se a importncia do impacto socioeconmico e cultural decorrente da influncia recproca entre a comunidade e o meio ambiente, mediados por instncias institucionais que se configuram a partir da ao do Estado. O intuito de contribuir para o conhecimento e eventual desenvolvimento de estratgias de sustentabilidade socioeconmica da regio, especialmente, de polticas pblicas voltadas ao desenvolvimento sustentvel. Palavras-chave: Corredor Ecolgico, Unidade de Conservao e Impactos Ambientais. Introduo O desenvolvimento de polticas de acesso terra deve estar associado ao necessrio processo de sustentabilidade socioeconmica e ambiental da rea a ser ocupada. Problemas socioeconmicos resultantes de um modelo de desenvolvimento que no consegue atenuar as fortes desigualdades sociais e garantir o bem-estar social acabam, tambm e especialmente, por atingir o meio ambiente, atravs de uma explorao desenfreada dos recursos naturais para compensar a problemtica envolvida, propiciando a crescente perda da biodiversidade, a eroso e a degradao do solo e dos rios, e a transformao das cidades em habitats insustentveis.

1Advogada e Mestranda do Curso de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piau - UFPI/TROPEN/PRODEMA, e-mail: viviane.scheren@hotmail.com; 2Professor da UFPI, Doutor em Geografia Humana, e-mail: jlopesaraujo@uol.com.br;

3 Professor da UFPI, Doutor em Engenharia Florestal, e-mail:diodato@ufpi.br.


VII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica. Fortaleza, 28 a 30 de novembro de 2007.

Figura 01. Localizao dos PARNAS Serra da Capivara e Serra das Confuses e do Corredor Ecolgico Capivara-Confuses. Piau.

O Estado do Piau, localizado no Nordeste brasileiro, possui parte de seu territrio no semi-rido, no qual est inserido o Bioma Caatinga, nico exclusivamente brasileiro. Em maro de 2005, o Ministrio do Meio Ambiente (MMA) criou por meio da Portaria n76 o Corredor Ecolgico de interligao dos Parques Nacionais (PARNAS) Serra da Capivara e
VII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica. Fortaleza, 28 a 30 de novembro de 2007.

Serra das Confuses, com o fim de assegurar a conservao e o uso sustentvel dos recursos naturais da rea que ocupa e a efetiva conservao da diversidade biolgica dos PARNAS que o interliga (Figura 01). Inserido no Bioma Caatinga, o Corredor Ecolgico Capivara-Confuses institudo em rea de significativa ocupao humana, d nfase s condies de fragilidade scioambientais a que foi submetido um conjunto especfico de ecossistemas e comunidades humanas, por um modelo de desenvolvimento questionvel, especialmente quando se procura assentar inmeras famlias numa regio crtica como o semi-rido brasileiro. O estudo das interaes entre as atividades socioeconmicas, as Unidades de Conservao, a rea do Corredor Ecolgico Capivara-Confuses e as ocupaes humanas na regio leva em considerao aspectos que tendem a demonstrar um cenrio futuro da preservao ambiental local, incluindo na anlise tanto o avano e a gravidade da crise ambiental global, como a dificuldade encontrada mundialmente para a implantao de estratgias de preservao dos ecossistemas.

O uso e ocupao do Corredor Ecolgico Capivara-Confuses O Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SNUC) define Corredor Ecolgico como sendo:
pores de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservao, que possibilitam entre elas o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a disperso de espcies e a recolonizao de reas degradadas, bem como a manuteno de populaes que demandam para sua sobrevivncia reas com extenso maior do que aquela das unidades individuais (art.2, XIX).

O uso e ocupao humana da rea constituda como Corredor Ecolgico CapivaraConfuses significativa. Compem a rea cerca de 10 municpios que possuem aproximadamente 90 mil habitantes numa rea aproximada de 18.000 km2, conforme demonstra o quadro a seguir.
MUNICPIO CARACOL JUREMA GUARIBAS POPULAO ESTIMADA 2006 EM 01.07.2006 9.395 4.153 4.576 REA DA UNID. TERRITORIAL (km2) 449 1.297 4.280

VII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica. Fortaleza, 28 a 30 de novembro de 2007.

MUNICPIO ANSIO DE ABREU BONFIM DO PIAU SO RAIMUNDO NONATO SO BRAZ DO PIAU TAMBORIL DO PIAU CANTO DO BURITI BREJO DO PIAU TOTAL

POPULAO ESTIMADA 2006 EM 01.07.2006 7.757 4.811 29.370 4.470 2.231 18.656 4.599 90.018

REA DA UNID. TERRITORIAL (km2) 327 294 2.428 604 1.579 4.410 2.213 17.881

Tabela 1. Estimativa populacional e rea dos Municpios componentes do Corredor Ecolgico Capivara-Confuses. Fonte: IBGE cidades @, 2007.

Alm dessa ocupao, existe o Projeto de Assentamento Serra Branca/Serra Vermelha que decorre, especialmente, das desapropriaes ocorridas em virtude da criao dos Parques Nacionais da Serra da Capivara e da Serra das confuses, onde boa parte das famlias que habitavam dentro dos seus limites passou a viver no seu entorno. Isso se deu em agosto de 2004 quando o Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (INCRA) apresentou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA) proposta de levantamento fundirio da rea existente entre os dois Parques Nacionais, rea do patrimnio imobilirio do Governo do Estado do Piau, que ofereceu em doao ao Ministrio do Desenvolvimento Agrrio para repasse ao INCRA, visando a efetivao de aes fundirias. Nesse sentido, foi realizado estudo tcnico de viabilidade socioeconmica e ambiental da rea contestado, posteriormente, pelo IBAMA atravs de relatrio tcnico. Os ncleos integrantes do Assentamento Serra Branca/Serra Vermelha na rea do Corredor Ecolgico Capivara-Confuses, de modo geral, assemelham-se pela produo, nmero de famlias beneficiadas e queixas da ausncia do Estado e de suas polticas pblicas. A prtica de crimes ambientais uma constante, inclusive, nos municpios que compem o Corredor Ecolgico Capivara-Confuses, conforme consulta no Escritrio local do IBAMA em so Raimundo Nonato. Os assentamentos foram constitudos sem uma organizao, apenas houve a disposio do nmero de hectares que cada famlia teria a sua disposio. Certo que a falta de planejamento e de investimentos do Poder Pblico tende a contribuir para uma degradao da
VII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica. Fortaleza, 28 a 30 de novembro de 2007.

melhoria ambiental e da qualidade de vida das famlias assentadas. O custo ambiental provocado pelo crescimento desordenado gera a destruio de ecossistemas e o enfrentamento de problemas socioeconmicos, o que s vem a onerar ainda mais o Poder Pblico. Rombaldi e Oliveira (2003, p.510) afirmam que a implantao de corredores ecolgicos constitui procedimento complexo, dependendo sua viabilidade da efetiva implantao de instrumentos econmicos e de um diagnstico participativo dos atores sociais locais e de suas relaes com o meio ambiente e parecerias com os setores pblicos e privados. O fato que a criao do Corredor Ecolgico Capivara-Confuses no levou em considerao a realidade social existente na rea, conforme se constatou em visita a regio. No caso do Projeto de Assentamento Serra Branca/Serra Vermelha, os assentados vivem em condies precrias. O acesso gua encanada no est disponvel, assim como no h fornecimento de energia eltrica. Educao, saneamento e sade so polticas ausentes na rea. O trabalho desenvolvido por alguns moradores mais esclarecidos e conscientes da importncia da preservao ambiental acaba no surtindo efeito, vez que usam apenas a palavra como arma de convencimento de prticas voltadas sustentabilidade ambiental. A certeza da impunidade acaba estimulando prticas ilegais entre os moradores, alm disso, a falta de polticas pblicas voltadas educao ambiental e ao estmulo s atividades sustentveis, contribui para o agravamento da situao. A proposta do Corredor Ecolgico Capivara-Confuses assegurar a conservao e o uso sustentvel dos recursos naturais existentes na rea e a efetiva conservao da diversidade biolgica das Unidades de Conservao que a integra. Para tanto, ressalta Brito (2006, p.24):
[...] fundamental envolver todas as prefeituras que esto no mbito do corredor ecolgico e desenvolver a capacidade de planejar, coordenar e implementar as diversas tarefas e demais atividades associadas proteo ambiental, acesso e uso dos recursos naturais dentro dos seus limites territoriais. Isto significa criar lideranas locais e dar autonomia ao governo municipal para trabalhar as aes conservacionistas e de desenvolvimento da regio abrangida pelo municpio. Ou seja, fazer com que elas se sintam um parceiro importante na luta pela causa ambiental.

A fragmentao de ecossistemas uma constante no desenvolvimento das atividades socioeconmicas, alm, claro, da concorrncia dos fatores naturais. O Corredor Ecolgico Capivara-Confuses surge como medida mitigadora aos impactos decorrentes dessas fragmentaes (interrupo do fluxo gnico, extino de espcies e mesmo de processos erosivos), como garantia de manuteno da biodiversidade.
VII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica. Fortaleza, 28 a 30 de novembro de 2007.

Unidades de conservao integrantes do mosaico

A Lei n 9.985, de 18 de julho de 2000, que regulamenta o art. 225, 1, incisos I a VII da Constituio Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza SNUC, estabelecendo critrios e normas para a criao, implantao e gesto das unidades de conservao (art.1). O SNUC, por sua vez, constitudo, nos termos do art. 3 da Lei em referncia, pelo conjunto das unidades de conservao federais, estaduais e municipais, dividindo-as em duas categorias (art. 7): a primeira o das Unidades de Proteo Integral e a segunda, das Unidades de Uso Sustentvel. Na categoria das Unidades de Conservao de Proteo Integral, encontram-se inseridos os Parques Nacionais (art. 8, III), dos quais fazem parte, portanto, o Parque Nacional Serra da Capivara e o Parque Nacional Serra das Confuses. O art. 2, I da Lei n 9.985/2000 estabelece o que se deve entender por Unidade de Conservao, nos seguintes termos:
Art.2, I unidade de conservao: espao territorial e seus recursos ambientais, incluindo as guas jurisdicionais, com caractersticas naturais relevantes, legalmente institudo pelo Poder Pblico, com objetivos de conservao e limites definidos, sob regime especial de administrao, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteo.

Os Parques Nacionais integrantes do mosaico do respaldo a importncia de sua proteo e a necessidade da garantia de um efetivo corredor que proporcione a conectividade de flora e de fauna. O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado pelo Decreto n 83.548, de 5 de junho de 1979, alterado pelo Decreto n99.193, de 12 de maro de 1990 que ampliou sua rea para 129.953,0 ha, com objetivo de proteger a flora, a fauna, as belezas naturais e os monumentos arqueolgicos, no local existentes (art.2), stios arqueolgicos nos quais foram feitas as mais antigas dataes que atestam a presena da passagem do homem pr-histrico pelo continente americano, h mais de 50.000 anos. Em 1992, foi declarado Patrimnio Cultural da Humanidade. O Parque fica localizado nos municpios de So Raimundo Nonato, Joo Costa, Coronel Jos Dias e Brejo do Piau, distante 520 km da Capital do Estado. O acesso, a partir de Teresina, feito pela BR-343 at a cidade de Floriano, seguindo pela PI-140 at So
VII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica. Fortaleza, 28 a 30 de novembro de 2007.

Raimundo Nonato. Ocorre que a criao do Parque no se deu de uma forma pacfica. Constatada a importncia histrica e cultural da rea por um grupo de estudiosos, deu-se incio ao procedimento legal de constituio. Contudo, at aquele momento, inmeras famlias moravam entre stios arqueolgicos, vales, grutas, enfim na rea que ento seria desapropriada para a criao do Parque Nacional. Por certo a negociao com a comunidade local no foi das mais fceis, vez que a partir de ento seriam mantidos distantes e privados da utilizao da terra que se ligavam por laos de famlia. Aps mais de duas dcadas das desapropriaes, encontram-se pessoas que se sentem prejudicadas ou mesmo lesadas pelos valores recebidos em decorrncia das indenizaes. Muitos, ainda, alegam que at hoje (ano de 2007) no receberam quaisquer valores relativos s suas propriedades. O PARNA Serra da Capivara co-gerido pelo IBAMA e pela Fundao Museu do Homem Americano (FUMDAHM), num contrato de parceria que visa a aplicao do Plano de Manejo do Parque Nacional Serra da Capivara, aliada a responsabilidade tcnicocientfica da Fundao na Unidade de Conservao e a aplicao da poltica de sua conservao e vigilncia. A FUMDAHM foi criada no ano de 1986 em So Raimundo Nonato, por um grupo de pesquisadores de uma cooperao cientfica bi-nacional (Frana-Brasil) que trabalha e estuda a rea desde 1978, constituindo-se como uma Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico OSCIP, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pblica estadual e federal e cadastrada no Conselho Nacional de Assistncia Social. Em 1998, por meio do Decreto s/n de 02 de outubro de 1998, o governo federal criou o Parque Nacional Serra das Confuses, com rea de 526.105,76 ha e com o fim de proteger mostra significativa do ecossistema caatinga ainda em condies primitivas e stios arqueolgicos; localizado a sudoeste do Parque Nacional da Serra da Capivara, distando cerca de 50 km deste. De acordo com dados do IBAMA, os Parques Nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confuses foram apontados como reas de mxima importncia para a preservao e a investigao cientfica. A regio encontra-se inserida nas depresses interplanlticas semi-ridas do Nordeste brasileiro, ou seja, na rea onde se situa o Bioma Caatinga e, como tal, caracteriza-se por apresentar um clima quente e seco determinado por um regime de chuvas marcadamente sazonal.
VII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica. Fortaleza, 28 a 30 de novembro de 2007.

A rea onde se localizam os Parques Nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confuses coberta pela Caatinga, e por uma zona de transio caatinga-cerrado. As duas reas outrora contnuas preservadas e situadas em terras devolutas do Estado do Piau encontram-se atualmente separadas por um mosaico de reas que apesar de ocupadas e antropizadas ainda intercalam faixas de caatinga nativa que devem ser utilizadas como corredor ecolgico e biolgico entre as duas Unidades de Conservao. O meio pelo qual se buscou a promoo da conservao da biodiversidade local foi a criao das Unidades de Conservao do tipo proteo integral. Nesse sentido ressalta Santilli (2005, p.106):
Entre as estratgias para a conservao da biodiversidade, a criao de unidades de conservao ambiental tem especial importncia. Conforme j foi mencionado, est prevista na Conveno sobre Diversidade Biolgica e na lei que institui a Poltica Nacional de Meio Ambiente (lei n6.938/81) entre os instrumentos voltados para a conservao in situ de ecossistemas e hbitats naturais e para a manuteno de espcies em seu meio natural.

As zonas de amortecimento e a rea entre os dois Parques constituem um Corredor Ecolgico natural entre as duas Unidades, vital para a preservao das espcies, a conectividade da paisagem e o fluxo gnico entre as populaes. Conforme a FUMDAHM, essas zonas de amortecimento praticamente no contam com qualquer tipo de ordenamento que garanta a sua proteo e a preservao das rotas migratrias dos animais silvestres endmicos da caatinga, estando, portanto, suscetvel total destruio, o que acarretar perdas irrecuperveis para a sobrevivncia de espcies ameaadas de extino, como o tatu-bola (Tolypeutes tricinctusliger Liger), o tatu-peba (Euphractus sexcintus Wagler), o tamandubandeira (Mymecophaga tridactyla Linnaeus), entre outros. A importncia da biodiversidade local A Caatinga estende-se por uma rea de 844.453 km2, cerca de 9,92% do territrio brasileiro. O Bioma exclusivamente brasileiro abrange 10 estados, estendendo-se pela totalidade do estado do Cear (100%), seguido do Rio Grande do Norte (95%), Paraba (92%), Pernambuco (83%), Sergipe (49%), Alagoas (48%), Piau (63%), seguidos de uma menor representao dos estados de Minas Gerais (2%) e Maranho (1%) (IBGE, 2004). Na regio do Corredor Ecolgico Capivara-Confuses encontra-se uma grande variedade de tipos vegetais caractersticas da Caatinga brasileira, bem como uma relao estreita entre vegetao e composio de fauna.
VII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica. Fortaleza, 28 a 30 de novembro de 2007.

A ampla rea do Corredor guarda uma alta riqueza da biota. O Corredor abrange uma rea de cerca de 412.000 ha, envolvendo dez municpios, diferentes fisionomias da Caatinga e suas variaes florsticas e faunsticas. A importncia dos recursos naturais e a efetiva conservao da diversidade biolgica das Unidades de Conservao componentes do Corredor Ecolgico CapivaraConfuses, bem como das aes que direcionam a sustentabilidade do meio ambiente, especialmente das formaes de Caatinga, justificaram a prioridade de sua implantao. Capobianco et al. (2004, p.150.) em breve histrico do Bioma informa que:
A caatinga um dos biomas brasileiros mais alterados pelas atividades humanas. Embora seja composta por vegetao adaptada s condies semiridas, estudos recentes apontam para uma considervel influncia das aes antrpicas sobre sua expanso ao longo dos anos ps-descobrimento. Parte considervel do que hoje se hoje se classifica como caatinga eram reas de Mata Atlntica que foram profundamente impactadas por atividades de explorao predatria, como extrao madeireira para utilizao como combustvel e a subutilizao da cobertura vegetal por prticas agrcolas inadequadas s condies pedolgicas e climticas regionais.

Observa-se que a proposta da criao do Corredor Ecolgico Capivara-Confuses indica a prioridade para a conservao, especialmente por abranger duas grandes Unidades de Conservao que so os Parques Nacionais da Serra da Capivara e Serra das Confuses, que mantm boa parte da integridade da cobertura vegetal da Caatinga, cerca de aproximadamente 600.000 ha (seiscentos mil hectares). A Caatinga possui grande diversidade biolgica, apesar de ser o Bioma brasileiro mais alterado pela degradao do homem (MMA, 2002). Essa regio do Estado do Piau se destaca neste contexto uma vez que uma das reas de maior importncia biolgica, com grande rea com baixo grau de antropizao, no caso os Parques Nacionais, gerando preocupaes quanto extenso do corredor, onde inexistem polticas pblicas ou iniciativas pblicas ou privadas de proteo para o fluxo gnico e o movimento da biota entre as duas unidades de conservao. Existe na rea forte impacto decorrente, principalmente, da ocupao desordenada do territrio, com prticas agropecurias e incentivos monocultura. Esse processo de destruio conduz a rea a uma fragmentao e antropizao das paisagens naturais e, conseqentemente, ao isolamento de plantas e animais que tende a quebrar a dinmica do ecossistema. O isolamento de algumas espcies dificulta ou mesmo impede que ocorra fluxo gnico entre as populaes de ocorrncia na regio, o que ao longo de um perodo pode acarretar, inclusive, a extino de espcies isoladas e de outras dependentes destas.
VII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica. Fortaleza, 28 a 30 de novembro de 2007.

A degradao decorrente do uso e ocupao em face da ausncia de polticas pblicas e a necessidade da sustentabilidade nas aes locais A explorao socioeconmica, a grande extenso territorial e a ausncia de polticas pblicas aliadas a busca de prticas desenvolvimentistas insustentveis exercem presso sobre os ecossistemas. Brito (2006, p.48/49), ressalta:
A enorme extenso dos biomas brasileiros explorada pelos avanos da fronteira agropastoril e outros fatores econmicos e sociais torna complexa a tarefa de preservao e conservao dos recursos naturais. A extenso do pas contribui para o aumento crescente do processo desordenado de ocupao territorial, associado a um conjunto de polticas desenvolvimentistas no alinhadas com os princpios do desenvolvimento sustentvel, por um lado, e, por outro, ao baixo nvel de educao da populao brasileira, s disparidades regionais de renda e de infra-estrutura social e institucional esto entre os principais fatores que exercem forte presso sobre os ecossistemas brasileiros. Tudo isso tem causado perdas significativas e irreversveis dos componentes da biodiversidade.

A rea destinada ao Corredor Ecolgico Capivara-Confuses apresenta um ndice Municipal de Desenvolvimento Humano - IDH-M abaixo da mdia nacional, o que no poderia ser diferente, vez que o Estado do Piau ocupa a penltima colocao em relao aos demais estados brasileiros, ficando na frente apenas do estado do Maranho. (Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, 2000). Na microrregio de So Raimundo Nonato, esse indicador registra valor praticamente no limite entre o baixo e o mdio nvel de desenvolvimento humano, conforme se pode verificar no quadro abaixo.
IDH-M/ IDH-M/ IDH-M/ RENDA LONG. EDUC. CARACOL 0.595 0.488 0.651 0.645 JUREMA 0.543 0.461 0.542 0.625 GUARIBAS 0.479 0.404 0.519 0.513 ANSIO DE ABREU 0.635 0.52 0.706 0.679 BONFIM DO PIAU 0.609 0.491 0.665 0.672 SO RAIMUNDO NONATO 0.681 0.569 0.706 0.769 SO BRAZ DO PIAU 0.593 0.475 0.63 0.673 TAMBORIL DO PIAU 0.55 0.464 0.595 0.59 CANTO DO BURITI 0.616 0.543 0.654 0.65 BREJO DO PIAU 0.547 0.456 0.566 0.618 ESTADO DO PIAU 0.656 0.584 0.653 0.730 Tabela 2 - ndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) dos Municpios integrantes do Corredor Ecolgico Capivara-Confuses, 2000. Fonte: IPEA/FJP/IBGE/PNUD, Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, 2000. IDH M = ndice de Desenvolvimento Humano Municipal. MUNICPIO IDH-M

VII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica. Fortaleza, 28 a 30 de novembro de 2007.

10

A anlise dos trs componentes formadores do IDH-M, permite a avaliao da sade, educao e renda. O ndice de sade esperana de vida ao nascer em todos os municpios encontram-se acima de suas mdias, mas seus valores absolutos indicam que as condies no so boas. Quanto renda, em todos os municpios este indicador fica abaixo do ndice mdio do Estado, tornando a criao de atividades de gerao de renda uma ao imprescindvel e prioritria. Contudo, a proposta desse desenvolvimento econmico na regio deve ser calcada na sustentabilidade da rea, com a preservao do meio ambiente. Em relao ao Estado do Piau, de modo geral, classifica-se como uma das regies mais pobres do Pas. O IDH -E apontou sua mdia em 0,649, dispondo de valores em nvel municipal bem abaixo da mdia nacional (Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, 2000). Tal situao exige, sem dvida, a implementao de polticas pblicas prioritrias voltadas a melhoria da qualidade de vida dessas populaes. Analisando detalhadamente os componentes do IDH-M, possvel encontrar algumas indicaes acerca dos principais problemas que afligem essas 10 populaes, mesmo sabendo-se que os indicadores j apontam para uma grande carncia em quase todas as reas. A principal deficincia em relao ao ndice renda. Cerca de 70% dos municpios tem indicadores abaixo de 0,500, ou seja, esto em um baixo nvel de desenvolvimento humano, o menor deles com valor 0,404, semelhante aos dos pases mais pobres do mundo (Relatrio do Desenvolvimento Humano, 2006). No tocante educao, a situao apresenta melhora uma vez que os nveis constatados so mdios, sendo o municpio de Guaribas o de pior desempenho em todos os indicadores. No toa que foi o municpio de lanamento do Programa do Governo Federal Fome Zero, dada a sua extrema carncia e ausncia de atuao estatal. O componente sade, que se baseia na expectativa de vida da populao local (longevidade), encontra-se numa situao mais prxima da mdia brasileira, de 0,638, estando todos os municpios com valores de mdio desenvolvimento humano. No existem grandes concentraes de terras na rea por proprietrio, variando o nmero de estabelecimentos rurais existentes em cada municpio entre 324 e 1.636, de acordo com o Censo Agropecurio de 1995-6, do IBGE, sendo que 80% dos municpios tm mais de 1.000 propriedades.

VII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica. Fortaleza, 28 a 30 de novembro de 2007.

11

Observa-se, contudo, que os municpios de Tamboril do Piau, Jurema, Guaribas e Brejo do Piau, faziam parte de outros municpios at a desvinculao poltica-administrativa em perodo posterior ao do Censo Agropecurio realizado pelo IBGE (ARAJO, 2006). Sem dvida, o uso e ocupao da rea pelos municpios e, em especial, pelos assentamentos institucionalizados fragmentam a composio da paisagem, a grande problemtica do uso e ocupao da rea, vez que as relaes ecolgicas inter e intra espcies so afetadas, o que pode ocasionar um desequilbrio ecolgico e at mesmo o desaparecimento de espcies, algumas endmicas, da regio. Certa a percepo da conscientizao e da vontade dos assentados, pelo menos boa parte deles, em aceitarem as restries de uso e ocupao da rea e a observncia das demais normas legais, inclusive com a disposio de contriburem com denncias de irregularidades na utilizao das propriedades. No entanto, para isso reivindicam maior atuao estatal. A impunidade decorrente da ausncia de estrutura dos rgos de fiscalizao e de interesse do Estado na promoo de polticas pblicas gera um crculo vicioso de prticas ilegais que acabam desestimulando aqueles que tentam agir de modo correto com vistas sustentabilidade ambiental e desenvolvimento comunitrio harmnico. O Corredor Ecolgico, estabelecido frente ao avano das aes antrpicas no Bioma Catinga, enfoca a necessidade de preservao limitando o desenvolvimento de atividades ao uso sustentvel. Traduz-se em verdadeira unidade de planejamento ambiental na promoo do desenvolvimento sustentvel para a conservao da biodiversidade em escala regional que assegure grandes unidades de paisagens (BRITO, 2006, p.19). A busca do desenvolvimento sustentvel fator fundamental atualmente, principalmente no que se refere a se resguardar a sobrevivncia do homem no planeta Terra, integrado a um ambiente que possa proporcionar qualidade de vida. Nesse sentido, a Constituio Federal de 1988 (CF/88), em seu art.225, dispe que Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Dentre outras providncias incumbe ao Poder Pblico, a fim de assegurar o efetivo equilbrio do meio ambiente, definir em todas as unidades da federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atriVII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica. Fortaleza, 28 a 30 de novembro de 2007.

12

butos que justifiquem sua proteo (art.225, 1, III, CF/88), vindo a corroborar a previso estabelecida no art.9, VI da Poltica Nacional de Meio Ambiente, que trata da criao de espaos territoriais especialmente protegidos pelo Poder Pblico federal, estadual e municipal, tais como reas de proteo ambiental, de relevante interesse ecolgico e reservas extrativistas. Os corredores ecolgicos desempenham, pois importante papel como unidades de planejamento permitindo aes de manejo ambiental nos diversos biomas:
Com os corredores ecolgicos estabelecidos e implementados, aumentaro as oportunidades de pesquisas sobre a regio e a educao ambiental, o manejo adequado dos recursos naturais para criar meios e mecanismos de gerir programas ambientais e envolver a comunidade local nas aes pontuais, solucionando conflitos (BRITO, 2006, p.23).

Nesse sentido, o papel do planejamento do Corredor se alia aos fatores sciopolticos, econmicos e naturais, conforme explica Maria Cases (2006, p. 62) a seguir:
O nosso objeto de planejamento exige a integrao das quatro abordagens destacadas: a biofsica e ecolgica, pois no podemos nos desviar de nosso propsito primrio; a socioeconmica, visto que populaes excludas dos bens e servios sociais no podero manter por longo prazo seu compromisso com os objetivos de conservao; a poltico-institucional, para a coordenao e cooperao de atividades entre instituies dos trs nveis governamentais e os no-governamentais; e a econmico-financeira, impondo um vis ambiental nos projetos de desenvolvimento e exigindo medidas de compensao adaptadas realidade e com legitimidade social.

A interrupo de um corredor de fluxo gnico um fator limitante variabilidade gentica das espcies de fauna silvestre, contribuindo para a extino de espcies que se vem privadas ou fortemente ameaadas de trnsito entre as Unidades de Conservao e as reas naturais. Para tanto, existem alternativas socioeconmicas a serem desenvolvidas na rea do Corredor Ecolgico Capivara-Confuses, especialmente, quando o turismo uma forte opo. Turismo esse que pode ser explorado atravs do atrativo da Serra da Capivara, da Serra das Confuses ou mesmo da Estao Ecolgica a ser implementada. Somem-se a isso, os inmeros recursos naturais com grande potencial de explorao sem causar danos ao meio ambiente como, por exemplo, frutas tpicas da regio, sementes nativas, criatividade e talento das comunidades, dentre outras. A busca de formas sustentveis para prticas habituais como preparo da terra para a agricultura, a criao de gado, obteno de lenha como matria energtica, so processos necessrios a um processo de reverso da degradao e destruio do Bioma.
VII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica. Fortaleza, 28 a 30 de novembro de 2007.

13

As polticas pblicas surgem como instrumento de viabilizao do desenvolvimento sustentvel para as condies do uso e ocupao da rea do Corredor Ecolgico CapivaraConfuses, inserido no semi-rido brasileiro.

Concluses Com a criao dos PARNAS houve uma interveno direta na realidade local que provocou mudanas na estrutura socioeconmica e ambiental das comunidades envolvidas, sem que se tenha pensado numa estratgia de ao de envolvimento das famlias em atividades que lhes garantissem condies dignas de vida, inclusive como estratgia para a sustentabilidade das reas ento ocupadas. As Unidades de Conservao criadas no possuem recursos humanos para administrao e fiscalizao, carecendo os rgo ambientais locais (IBAMA, SEMAR, INCRA) de recursos para a proteo da rea. As comunidades residentes no entorno das reas acabam por desenvolver atividades degradadoras, como extrativismo predatrio, caa, desmatamento, queimada, explorao madeireira, agricultura. A criao do Corredor Ecolgico Capivara-Confuses uma estratgia na gesto dos Parques Nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confuses, contudo necessrio o desenvolvimento de polticas de conservao que levem em considerao o contexto socioeconmico local das comunidades abrangidas pelas Unidades de Conservao, a fim de que a conservao da biodiversidade seja garantida atravs do uso sustentvel dos recursos naturais. Dessa forma, o que se verifica so dois grandes Parques Nacionais isolados e de forma freqente agredidos pela ao humana, o que torna invivel a conservao da biodiversidade local e, porque no, regional, carecendo, pois, da adoo de estratgias a serem efetivadas por meio de polticas pblicas. Polticas prioritrias, respaldadas em critrios de justia e a implementao de aes de planejamento, decorrentes de interveno do Estado, que levem em considerao as prticas sociais da populao, so medidas necessrias a um processo que promova e garanta os direitos sociais da cidadania e a preservao do meio ambiente. O Estado possui ento um papel fundamental na gesto da rea, providenciando a necessria implementao de infra-estrutura suficiente para possibilitar a promoo dos direitos sociais e a proteo ao meio ambiente, garantir a soluo de conflitos de interesse
VII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica. Fortaleza, 28 a 30 de novembro de 2007.

14

desencadeados pelas transformaes socioeconmicas, polticas e ambientais. Como forma de direcionar as restries dessa rea no uso e ocupao com o desenvolvimento, deve ser levada em considerao uma forma integrada de atendimento social com as questes ambientais, vez que sua utilizao sem os necessrios cuidados encaminha a danos ambientais que podem assumir carter irreparvel, ultrapassando a capacidade de renovao natural do ambiente e comprometendo a biodiversidade da rea. Questes sociais e ambientais necessitam de aes direcionadas, especialmente em reas relevantes para a biodiversidade. Solues para os problemas da dificuldade de acesso terra, especulao imobiliria, desemprego, crimes ambientais, ausncia de atuao do Estado na fiscalizao e demais setores sociais, so premissas nortear o processo de desenvolvimento sustentvel no Corredor Ecolgico Capivara-Confuses. A integrao de aes setoriais com a participao efetiva dos moradores do Projeto de Assentamento Serra Branca/Serra Vermelha encaminharia o fortalecimento do desenvolvimento da cidadania, com a participao dos ocupantes no processo de planejamento e tomada de decises, o que geraria em conseqncia a minimizao dos impactos ambientais, controle social e mobilizao em favor da preservao ambiental, em verdadeiro reforo na estratgia de sustentabilidade. Alm disso, solues como convnios com universidades para serem ministradas palestras de educao ambiental aos assentados; informaes e esclarecimentos sobre a legislao ambiental pelo prprio IBAMA local; aes do SEBRAE com cursos tcnicos de produo e manejo das culturas praticadas na rea; implantao de projetos de sade e educao; e garantia de abastecimento de gua e acesso a energia eltrica de responsabilidade da gesto municipal com atuao em parceria ou no com os governos do Estado e Federal, contribuiriam sobremaneira para minimizar os impactos scio-ambientais nos municpios e atenderiam as reivindicaes dos prprios assentados no Projeto de Assentamento e demais habitantes da rea abrangida pelo Corredor. Portanto, a gesto adequada de uso e ocupao da rea impende de apoio do prprio Poder Pblico, que os legitimou atravs da concesso de terras, com aplicao efetiva da legislao, por meio de um maior rigor na fiscalizao e punio as prticas predatrias e com polticas pblicas voltadas educao ambiental e de estmulo ao desenvolvimento scio-ambiental.

VII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica. Fortaleza, 28 a 30 de novembro de 2007.

15

Referncias ARAJO, Jos Luis Lopes (Coord.). Atlas Escolar do Piau geohistrico e cultural. Joo Pessoa, PB: Editora Grafset, 2006. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. So Paulo: Saraiva, 2007. ______. Decreto n 83.548, de 5 de junho de 1979. Cria, no Estado do Piau, o Parque Nacional da Serra da Capivara, com os limites que especfica e da outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 19 de julho de 2000. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 07 mai. 2007. ______. Decreto de 2 de outubro de 1998. Cria o Parque Nacional da Serra das Confuses, nos Municpios de Caracol, Guaribas, Santa Luz e Cristino Castro, no Estado do Piau, e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 19 de julho de 2000. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 07 mai. 2007. ______. Lei Federal n 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao, e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 02 de setembro de 1981. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 02 set. 2006. ______. Lei Federal n 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, 1o, incisos I, II, III e VII da Constituio Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 19 de julho de 2000. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 07 mai. 2007. ______. Ministrio do Meio Ambiente. Portaria n76, de 11 de maro de 2005. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 14 de maro de 2005. Disponvel em: <http://www.in.gov.br>. Acesso em: 27 out. 2006. BRITO, Francisco. Corredores ecolgicos: uma estratgia integradora na gesto de ecossistemas. Florianpolis, Ed. da UFSC, 2006. CAMARGO, Aspsia; CAPOBIANCO, Joo Paulo Ribeiro; OLIVEIRA, Jos Antonio Puppim de (Orgs.). Meio ambiente Brasil: avanos e obstculos ps-Rio-92. 2.ed., rev. So Paulo: Estao Liberdade: Instituto Socioambiental; Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 2004. CASES, Maria Olatz. Gesto integrada de ecossistemas aplicada a Corredores Ecolgicos. In: ARRUDA, Moacir Bueno (Org.). Braslia: MMA/ IBAMA, 2006. FUNDAO MUSEU DO HOMEM AMERICANO. FUNDHAM. Disponvel em: <http:// www.fumdham.org.br>. Acesso em: 16 mai. 2007. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. IBGE, 2004. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 05 mar. 2007. ______. IBGE, 2007. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 05 mar. 2007. ______. IBGE. Cidades @, 2007. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 05 mar. 2007. INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVVEIS. IBAMA. Relatrio de Vistoria Tcnica, 2005. INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAO E REFORMA AGRRIA. INCRA. Estudo de viabilidade scio-econmico e ambiental, rea Serra Branca/Serra Vermelha, 2005. INSTITUTO DE PESQUISA ECONMICA APLICADA. IPEA. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 1991-2000, 2006. PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. PNUD. Relatrio do Desenvolvimento Humano, 2006. RAMBALDI, D.M.; OLIVEIRA, D.A.S. (Org.). Fragmentao de ecossistemas: causas,
VII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica. Fortaleza, 28 a 30 de novembro de 2007.

16

efeitos sobre a biodiversidade e recomendaes de polticas pblicas. Braslia: MMA/SBF, 2003. SANTILLI, Juliana. Socioambientalismo e novos direitos. So Paulo, IEB, 2005.

VII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica. Fortaleza, 28 a 30 de novembro de 2007.

17

You might also like