You are on page 1of 3

Sade

Biomedicina
Bacharelado
a rea das Cincias Biolgicas voltada para a pesquisa das doenas humanas, suas causas e os meios de trat-las. O biomdico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combat-las. Faz exames e interpreta os resultados de anlises clnicas, para diagnosticar doenas, e anlises bromatolgicas, para verificar contaminaes em alimentos. Esse profissional trabalha em hospitais, laboratrios e rgos pblicos de sade, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioqumicos, bilogos, mdicos e farmacuticos.

O mercado de trabalho
Embora a maioria dos egressos v trabalhar em anlises clnicas em laboratrios, o mercado tem se expandido com novas atribuies para esse profissional. "O biomdico que ficar atento s demandas do mercado e se pautar pelas orientaes dos conselhos de Biomedicina, que tm includo novas habilitaes, certamente conseguir boa insero no campo", diz Maria Jos Queiroz de Freitas Alves, coordenadora do curso de Cincias Biomdicas da Unesp de Botucatu. Entre as novas habilitaes incluem-se, por exemplo, acupuntura e sade pblica. Nessa ltima, ele atua em equipes multiprofissionais em comunidades carentes ou instituies de terceiro setor na proposio de aes para melhorar a qualidade de vida e a sade da populao. Entre as reas em crescimento para esse profissional est a de anlise forense, na funo de perito criminal, lidando com alta tecnologia e novas tcnicas de exame de tecidos (histologia). Nas capitais e nas grandes cidades, surgem vagas em clnicas de reproduo assistida para especialistas em biologia molecular e gentica, bioqumica, farmacologia e microbiologia e tambm em anlise do material colhido em bancos de sangue. Onde h concentrao de indstrias alimentcias, como Ribeiro Preto e Vale do Paraba, no interior de So Paulo, a procura grande por profissionais para a anlise da qualidade dos alimentos. A Nestl uma das empresas que contratam formados em Cincias Biomdicas. Cresce ainda a especializao em citologia oncolgica para preveno do cncer. Nos hospitais, equipamentos especficos de diagnstico por imagem demandam especialistas. A rea de anlises ambientais precisa do profissional para os controles fsicoqumico e microbiolgico feitos durante o processo industrial de empresas pblicas e privadas. A Companhia Ambiental do Estado de So Paulo (Cetesb) abre vagas via concurso. H oportunidades no Ensino Superior para quem tem ttulo de mestre ou doutor. Outra porta de entrada para o mercado de trabalho so os institutos de pesquisa, como o Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e o Adolfo Lutz, em So Paulo, que tm investido em biologia molecular e pesquisas com clula-tronco. Muitos recm-formados conseguem trabalho em empresas e institutos de pesquisa no exterior, como o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), nos Estados Unidos. Pases europeus e o Canad tambm absorvem profissionais brasileiros. Salrio inicial: R$ 1.536,83 (fonte: Sindicato dos Biomdicos Profissionais do Estado de So Paulo).

O curso
O currculo inclui aulas de fisiologia, bioqumica, informtica e administrao laboratorial, metodologia cientfica e ingls - essas duas ltimas disciplinas so imprescindveis para a elaborao e a interpretao de textos e trabalhos cientficos. Quase a metade do currculo dedicada a prticas de laboratrio, em que o aluno aprende a lidar com equipamentos, substncias e compostos qumicos. Desde o incio do curso, o estudante deve participar de seminrios, feiras e congressos para reciclar seus conhecimentos, pois essa uma das reas cientficas em que as inovaes mais ocorrem. No ltimo ano do curso, preciso escolher uma rea especfica para fazer estgio e escrever uma monografia. Fique de olho: Algumas escolas oferecem Biomedicina sob o nome Cincias Biolgicas (modalidade mdica). Na UFRJ, no Rio de Janeiro, h trs possibilidades sob a denominao Cincias Biolgicas: microbiologia e imunologia, biofsica e modalidade mdica.

Durao mdia: quatro anos. Outros nomes: Biomed. (anlises cln.); Cin. Biol. (biofsica); Cin. Biol. (biomed.); Cin. Biol. (modal. md.).

O que voc pode fazer Anlise ambiental


Fazer anlises fsico-qumica e microbiolgicas para saneamento do meio ambiente, inclusive de gua e esgoto.

Anlises bromatolgicas
Estudar as propriedades dos alimentos, composio qumica e calrica, desde a produo, passando pela coleta e transporte, de modo a garantir que no haja adulteraes.

Anlises clnicas
Realizar exames clnicos em laboratrios e hospitais, assinando os respectivos laudos, para identificar agentes causadores de doenas.

Anatomia
Estudar a estrutura e a forma dos organismos.

Biofsica
Investigar os processos fisiolgicos dos seres vivos, utilizando conceitos da Fsica.

Biologia molecular
Pesquisar a estrutura e o funcionamento das molculas de DNA e RNA, das protenas e dos genes responsveis pela transmisso dos caracteres hereditrios. Atuar nos processos de fertilizao para reproduo animal e humana.

Bioqumica
Analisar o metabolismo dos animais e vegetais, verificando a composio qumica deles.

Biotecnologia
Manipular substncias e microrganismos para a industrializao de alimentos ou fabricao de medicamentos e cosmticos, entre outros produtos.

Citologia
Estudar a estrutura, a composio e as funes das clulas.

Diagnstico por imagem


Realizar exames que possibilitem diagnstico por imagens, como ultrassonografia.

Docncia e pesquisa
Orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas tericas e prticas.

Embriologia
Estudar a formao dos tecidos e rgos animais, inclusive humanos.

Farmacologia
Estudar as propriedades fsicas e qumicas, os efeitos bioqumicos e fisiolgicos e os usos teraputicos dos frmacos.

Gentica
Pesquisar as leis e os processos de transmisso de caracteres hereditrios e o papel dos genes na definio das caractersticas de um ser.

Histologia
Examinar tecidos e rgos de animais e plantas.

Imunologia
Investigar o sistema de defesa do organismo humano para a produo de vacinas e medicamentos.

Microbiologia
Estudar microrganismos, como bactrias, vrus e fungos.

Parasitologia
Analisar os organismos animais e vegetais que sobrevivem custa de outros.

Analisar os organismos animais e vegetais que sobrevivem custa de outros.


Estudar, diagnosticar e tratar doenas.

Psicobiologia
Estudar as relaes entre o sistema nervoso e o comportamento humano.

Sanitarista
Atuar em rgos de vigilncia sanitria.

Toxicologia
Analisar efeitos adversos de substncias que possam ser txicas, como cosmticos, medicamentos, veneno de insetos etc.

You might also like