You are on page 1of 6

Cincias da Natureza

O que sucesso ecolgica? uma evoluo do ecossistema desde a comunidade pioneira at ao clmax. Comunidade Pioneira -> 1s comunidades da sucesso ecolgica num ecossistema. Comunidade clima -> ultimas comunidades da sucesso ecolgica num ecossistema (grande variedade de espcies) Comunidade serial -> comunidade intermdia. Sucesso ecolgica primaria -> sucesso que ocorre num local que anteriormente no existia vida. Sucesso ecolgica secundaria -> sucesso que ocorre num local anteriormente habitado. Regresso ecolgica -> uma comunidade substituda por uma menos evoluda (ex: Lquenes musgos ervas lquenes musgos - ) Como varia o n de indivduos de uma populao ao longo do tempo? Crescimento exponencial -> aumento rpido do n de indivduos da populao por natalidade. Flutuaes cclicas -> oscilaes do n de indivduos da populao ao longo do tempo. O que so catstrofes naturais? Acontecimentos de origem natural para o equilbrio dos ecossistemas e para as populaes humanas. O melhor modo de minorar os efeitos de uma catstrofe so a proteco e a preveno.

actividade vulcnica e ssmica

tempestades

Catstrofes Naturais inundaes secas


1

Sismos e vulces que medidas de preveno e proteco?

1. tsunamis,

2. avalanchas de neve ou terra, Os sismos podem provocar

3. modificar a direco do curso dos rios,


Sismos: Reduzir os prejuzos:

destruindo habitats e comunidades.

- Examinar os registos histricos e construir cartas de risco ssmico; - Normas de construo anti-ssmica - Aumentar a investigao cientfica - Exercicios de simulao para conhecer as normas de proteco pessoal. Vulces: Os gases, cinzas e poeiras reduzem a penetrao da radiao solar e alteram a temperatura e a composio atmosfrica. Reduzir os prejuzos: - planeamento na ocupao do solo e melhoria nos planos de evacuao das populaes. O que so tempestades? So manifestaes da intensa actividade atmosfrica da Terra e podem causar elevados prejuzos humanos e materiais.

1. ciclones

2. tornados tempestades podem provocar:

3. elevadas taxas de precipitao, chuva...

...granizo, neve e ventos fortes.

Em caso de tempestade, as populaes devem estar sempre atentas s informaes transmitidas pelos medias. Quais as causas e consequncias das inundaes? Inundaes -> subida do nvel das aguas que saem do seu leito normal e alagam as margens e reas que esto prximas. Causas: excesso de precipitao, falta de limpeza e assoreamento (acumulao de detritos). Medidas de preveno: os municpios devem elaborar cartas de zonas inundveis. Os construtores civis devem cumprir a legislao, que estabelece que os pisos de habitao tm de estar a uma altura superior da maior cheia. Quais as causas e consequncias das secas? Secas -> perodos longos de tempo seco de modo a causar problemas na agricultura e no fornecimento de gua. Consequncias -> diminuio nas reservas de gua potvel, aumento de incndios florestais, diminuio de biodiversidade, queda de produtividade agrcola e a desertificao. A preveno mais importante das secas poupar gua. Quais as catstrofes directamente provocadas pela interveno humana? Impacte ambiental -> modificao dos ecossistemas provocada pela interveno plo ser humano. Catstrofes tecnolgicas -> acontecimentos provocados pelo ser humano com consequncias drsticas para os ecossistemas e para as populaes humanas.

exploses

poluio do ar, gua e solos catstrofes tecnolgicas

introduo de espcies invasoras

desflorestao

Consequncias: destruio dos habitats, extino de espcies e graves prejuzos para a Humanidade. Quais as causas da poluio atmosfrica? Poluio atmosfrica -> alterao indesejvel nas caractersticas fsicas, qumicas ou biolgicas do ar. Principais causas -> queima de combustveis fsseis Poluentes: materiais ou substancias que so nocivos para os ecossistemas e para a sade publica. Ex: gases poluentes o dixido de carbono, o ozono, o monxido de carbono e o metano. Consequncias: aumento da temperatura da atmosfera, chuvas cidas e a reduo da camada do ozono. Quais as consequncias do aumento da temperatura? Efeito de estufa -> aquecimento natural da Terra pelos gases da atmosfera. Gases de Efeito de Estufa -> GEE Consequncias -> aumento da temperatura da atmosfera o aquecimento global (responsvel pelo degelo e por grandes perodos de seca). Protocolo de Quioto -> compromisso, entre os pases, da reduo das emisses dos GEE. Simultaneamente, a investigao cientfica e a tecnologia tem vindo a desenvolver energias alternativas para os veculos e melhores filtros para as chamins das indstrias.

Quais as consequncias das chuvas acidas? Chuva cida -> precipitao acidificada Poluentes: dixido de enxofre e xidos de azoto. A acidificao tem como consequncia a morte do plncton, moluscos, peixes e anfbios. A chuva cida pode destruir florestas e campos agrcolas. A chuva cida provoca doenas respiratrias (asma, bronquite) Para diminuir os efeitos da chuva cida fundamental que as populaes reduzam a emisso de poluentes atmosfricos. Incentivar o uso de energias alternativas. Qual a importncia da camada de ozono? A camada de ozono funciona como um filtro, impedindo a radiao ultravioleta UV atinja a superfcie da Terra. Buraco do ozono -> diminuio drstica da espessura da camada de ozono. Protocolo de Montreal -> utilizao de CFC foi proibida e os cientistas desenvolveram substitutos menos perigosos. Com a reduo da espessura da camada de ozono permite uma maior passagem de radiao UV (consequncia). O excesso da radiao UV afecta o desenvolvimento das plantas e do fitoplncton, que so a base da cadeia alimentar. No ser humano a radiao UV est relacionada com tipos de cegueira e cancro de pele. Quais as causas e consequncias da poluio aqutica? Poluentes no degradveis -> permanecem inalterados durante muito tempo (embalagens de alumnio, fios de pesca, petrleo, pesticidas e o mercrio). Poluentes biodegradveis -> so decompostos por processos naturais (esgotos domsticos). Ecossistemas de gua doce: descargas de indstrias e de suiniculturas. Nos oceanos: lavagem de tanques e acidentes de petroleiros. Consequncias -> doenas (gastroenterite, otites, afeces da pele e perturbaes intestinais/nos pases menos desenvolvidos: febre tifide e clera).

Quais as causas e consequncias da poluio dos solos? Os solos mais poludos localizam-se em pases industrializados com elevada densidade populacional e que praticam agricultura intensiva. Causa -> relaciona-se com a poluio atmosfrica e aqutica (os poluentes acabam por chegar ao solo por precipitao ou pela rega). Consequncias -> contaminao dos aquferos, morte de microrganismos, plantas e animais de solo e dos outros animais que destes se alimentam. Salinizao do solo -> processo de acumulao de sais no solo, tornando-o infrtil.

You might also like