You are on page 1of 3

Tcnica Reencarnao

Baseada no livro Reencarnao, de Orson Peter Carrara, Editora Mythos. Projeto reencarnatrio Dinmica de visualizao (baseada em experincia prtica utilizada em palestras e seminrios do autor do livro citado acima). O autor utiliza pessoas do pblico para realizar a dinmica). Obs.: o evangelizador poder utilizar os evangelizandos para realizar a dinmica. Na nossa turma, optamos pelos desenhos, pois percebemos que alguns no iriam querer participar pessoalmente da dinmica. Distribuir para cada evangelizando um pedao de papel com um nome prprio (sero, de acordo com a narrativa, 15 nomes: Joo, Pedro, Joana, Sofia, Vitorino, Maria, Artur, Xavier, Lcia, Teresa, Marcelo, Antnio, Mrcia, Tales e Alan). Em seguida, pedir que desenhem o personagem. Explicar que representam os participantes de uma histria que vamos contar sobre os preparativos para uma reencarnao. Desenhados os personagens, iniciar a narrativa, dando nfase s perguntas em negrito e, a cada identificao dos envolvidos na narrativa, colar o personagem no quadro ou em um grande cartaz. Lembrar de elogiar os desenhos, ressaltando os detalhes, o capricho e a participao deles na tcnica. Vocs sabiam, que antes do nosso nascimento, houve um planejamento da nossa reencarnao no plano espiritual? Como ocorre? O planejamento exigir o concurso de muitos Espritos designados para esta finalidade em conjunto com o Esprito reencarnante no plano espiritual, no departamento de reencarnaes, os quais participaro, direta ou indiretamente, das relaes futuras do reencarnante. O tempo de preparo ser proporcional s necessidades educativas do Esprito. Tais preparativos vo desde a escolha dos pais ao tipo e detalhes do corpo que se utilizar o Esprito. Escolhe-se o gnero de provas, o tipo de morte, as principais experincias que devero ocorrer aps o nascimento, que reencontros, que doenas, qual a poca mais propcia para se reencarnar, etc. Iniciar a narrativa, que dever ter a participao dos evangelizandos. Perguntar: Quem desenhou o Joo? Pedir que cole no quadro ou em um cartaz o Joo. Explicar que Joo o Esprito que vai reencarnar, est no mundo espiritual e vai auxiliar seus mentores (pessoa que guia, ensina ou aconselha outra) a planejarem a sua prxima reencarnao.

Todos auxiliam na sua reencarnao? No, h aqueles Espritos que no tem condies de auxiliar porque esto ainda muito perturbados com os erros que cometeram em suas existncias anteriores. Para que Joo reencarne, o que preciso? Pais. Obs.: a cada personagem citado o evangelizando dever levar e colar no quadro ou cartaz o seu desenho ao redor do personagem principal (Joo). Quem desenhou os pais de Joo? Seus nomes so Pedro e Joana. Joo vai ter avs? Sim, seus nomes so Sofia e Vitorino. Joo voc querer ter irmos? Sim. Consultados os pais, eles resolveram ter mais dois filhos alm de Joo. Quem desenhou os irmos de Joo? Seus nomes so Maria e Artur. Joo vai ter muitos amigos durante esta existncia. Alguns vo acompanh-lo durante muitos anos, outros sero companhias durante pouco tempo. Eles vo auxiliar Joo com seus exemplos positivos, vo dar conselhos, divertirem-se juntos, estudarem. Tambm h aqueles que no podemos chamar de amigos e que vo tentar influenciar negativamente o Joo, dando maus conselhos, querendo que ele no estude, que falte aula, que minta, que engane os outros. Quem desenhou os amigos de Joo? Seus nomes so Mrcia e Tales. Obs.: de acordo com o nmero de evangelizandos, o evangelizador poder aumentar o nr. de desenhos que representar os amigos de Joo, permitindo assim que todos os evangelizandos participem da tcnica.. Joo pensou muito, e decidiu ser mdico. Ele acha que nessa profisso vai ter a oportunidade de aprender muitas coisas que sero importantes para a sua evoluo espiritual. Para isso vai ter que estudar bastante e vai ter muitos professores. Uma pessoa vai representar todos os professores de Joo, desde o maternal at a faculdade de Medicina. Quem desenhou o professor de Joo? Seu nome Xavier. Joo vai ter muitos pacientes? Sim. Quem desenhou a paciente de nome Lcia, que representar todos os pacientes de Joo. Joo vai se casar? Sim. Teresa ser a sua esposa. Quem desenhou a Teresa? Eles vo ter filhos? Sim. Quem desenhou Marcelo, filho de Joo e Teresa? Joo escolheu uma religio. Ele ser Esprita. Ele vai participar da evangelizao, grupos de estudos, fazer trabalhos voluntrios em um Centro Esprita. Quem desenhou o presidente do Centro Esprita de nome Antnio? Joo, como todos os Espritos que reencarnam tem um amigo desencarnado que vai ajud-lo em sua existncia. Quem desenhou Alan, o Esprito Protetor de Joo?

Do que depende o sucesso da encarnao de Joo? De suas escolhas, do bom uso de seu livre-arbtrio. Um dia Joo vai desencarnar e voltar ao Mundo Espiritual. L ele vai analisar sua encarnao, examinar se aproveitou bem suas provas, sem revolta, e se evoluiu, desenvolvendo suas virtudes. Ele continuar sua evoluo, reencarnando novamente, at atingir a perfeio tendo todas as virtudes desenvolvidas, assim como Jesus, nosso guia e modelo. No devemos esquecer que a reencarnao um presente de Deus. E jamais devemos matar algum ou nos matarmos. Suicdio uma atitude que traz muito arrependimento e aumenta o nosso sofrimento. No existem problemas sem soluo, Deus, Pai amoroso e justo, sempre nos d as condies necessrias para superarmos nossas dificuldades. Devemos nos ligar atravs da prece, espiritualidade amiga, ao nosso anjo da guarda, a Deus, a Jesus, e com certeza teremos auxlio. Destacar, depois de colados todos os personagens, as muitas pessoas que esto envolvidas na encarnao de Joo, e que colaboram para a evoluo de Joo, para que ele aproveite bem a encarnao para aprender, progredir e amar. Lembrar da responsabilidade que temos de bem aproveitar este presente que a encarnao e tambm da responsabilidade que temos em colaborar positivamente com a encarnao dos que conosco convivem, afinal, fizemos todos parte de uma grande famlia, a famlia dos filhos de Deus.

You might also like