You are on page 1of 9

Habemus Papa ! O papa tem o poder de perdoar pecados? Tipo: Esboos e estudos bblicos / Autor: Pr.

Alexandre Farias Torres HABEMUS PAPA ! O Papa tem o poder de perdoar pecados?

O Catecismo da Igreja Catlica Apostlica Romana, na edio tpica vaticana, n 891 deixa relatado o seguinte: Goza de Infabilidade o Pontfice Romano, chefe do colgio dos Bispos, por fora de seu cargo, quando, na qualidade de pastor e doutor supremo de todos os fiis e encarregado de confirmar seus irmos na f, proclama, por um ato definitivo, um ponto de doutrina que concerne f e os costumes... A infabilidade prometida Igreja reside tambm no corpo episcopal quando exerce seu magistrio supremo em unio com o sucessor de Pedro... H pouco tempo atrs, a Igreja Catlica Apostlica Romana estava atenta para os minutos finais da vida do Papa Joo Paulo II, intitulado pelos catlicos como o Joo de Deus, aps a sua morte, se deu incio a mais um Conclave e a fumacinha branca no demorou em sair. O povo aguardava com ansiedade para conhecer o prximo papa at que o alemo Joseph Ratzinger de 78 anos saiu na Janelinha. Durante o seu pontificado ele ser chamado de Benedito XVI, o papa eleito tem por direito escolher outro nome. O nome escolhido tem uma ligao com o seu nascimento, 16 de Abril de 1927, dia de S. Bento, outro destaque, que a escolha tambm veio a homenagear Giacomo della Chiesa, papa que reinou em 1914 a 1922, que tambm escolheu o nome de Benedito. CONCLAVE Votos Caf com Leite?

Algumas palavras diante das cmeras de Tv e artigos dos quais esto nas revistas seculares e especializadas em catolicismo me deixaram pensando sobre a maneira que a Igreja Catlica Apostlica Romana (a qual a partir de agora eu estarei chamando por ICAR) escolhe os seus sucessores. Em primeiro lugar o candidato sucesso papal no pode ter menos que 60 anos. A explicao dada pelos padres Brasileiros que estiveram nos programas de tv a seguinte que o Papa no pode ter um pontificado longo!, ora, se o cargo ocupado escolhido do Esprito Santo, pergunto: - No seria bom algum com menos idade?Pois sabemos que quanto mais idoso, a Sade fica debilitada! Outra questo : - Se o escolhido foi pelo Esprito Santo, qualquer pessoa que fosse escolhida teria posies abenoadas, ento a idade no seria nenhum problema.

Acho

que

quanto

mais

longo

pontificado

melhor!

A bblia j nos alerta que os nossos dias chegam aos 70 como um conto ligeiro e que se alguns pela sua robustez chegam aos 80, o orgulho deles canseira e enfado (Salmos 90 v.9-10). Nesta mesma posio sobre a idade, deixo outra pergunta: - Ser que o Esprito Santo no capaz de capacitar uma pessoa com menos idade para o cargo mximo da igreja? Outra posio da ICAR que os cardeais maiores de 80 anos so caf com leite, o seu voto no vale para a escolha do papa! Isto me fez lembrar das brincadeiras de criana aonde no pega pega a criana que no tinha condies brincava mais no valia nada. Pergunto: - Ser que aps 80 anos o Esprito Santo pega as malas e vai embora? claro que a idade pode influenciar nos compromissos assim estabelecidos como nas viagens, mas qual seria o problema de votar? Mais uma vez cito as SAGRADAS Escrituras:

J cap.12v. 12- 13 : Com os idosos est sabedoria, e na longevidade o entendimento. Com ele est a sabedoria e a fora; conselho e entendimento tem.. Esta a pergunta que fica para a ICAR responder sobre o Conclave, mas o nosso assunto no este. O nosso assunto : A O Pedro A O igreja Papa Papa foi est tem EST o o sucessor o primeiro fundamentada poder de CONSTRUIDA Pedro? Papa? em Pedro? perdoar pecados? SOBRE PEDRO? de

IGREJA

Dentro das definies sobre a pessoa do Papa, o Terceiro Catecismo de Doutrina Crist, da Editora Vera Cruz, Ltda, 1 edio, Agosto de 1976, pg.44, afirma que O Papa a quem chamado tambm Sumo Pontfice, o sucessor de So Pedro na Sede de Roma, o vigrio de Jesus Cristo na terra, e o chefe visvel da Igreja. O catecismo da ICAR, n.553 fala que a igreja est construda sobre Pedro baseando-se na passagem bblica de Mateus 16 v.15 18 Disse-lhes ele: E vs, quem dizeis que eu sou? E Simo Pedro, respondendo, disse: Tu s o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado s tu, Simo Barjonas, porque to no revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que est nos cus. Pois tambm eu te digo que tu s Pedro, e sobre esta pedra edificarei

minha

igreja,

as

portas

do

inferno

no

prevalecero

contra

ela.

Diante dos fatos registrados por Mateus, devemos levar em conta que Pedro estaria fazendo parte da histria da igreja como todos os outros apstolos. Ns evanglicos temos a certeza de que Pedro teve a sua participao na histria da igreja, mas ele no , e nunca foi a edificao da igreja. A posio doutrinria da ICAR no catecismo da Igreja Catlica, edio Tpica Vaticana, n. 552, na pgina 156 afirma que Pedro, em razo da f por ele confessada, permanecer como a Rocha Inabalvel da Igreja. Pedro aps a Confisso foi esta rocha inabalvel?.

Na mesma passagem que a doutrina ICAR se baseia, Pedro demonstrou a sua fragilidade espiritual e repreendido por Jesus Mateus 16 v. 22 23 - E Pedro, tomando-o de parte, comeou a repreend-lo, dizendo: Senhor, tem compaixo de ti; de modo nenhum te acontecer isso. Ele, porm, voltando-se, disse a Pedro: Para trs de mim, Satans, que me serves de escndalo; porque no compreendes as coisas que so de Deus, mas s as que so dos homens. Pedro era um homem comum da qual carecia do amor e da Graa de Jesus, mas no o idolatramos. Ele demonstrou as fraquezas humanas das quais todos ns temos :

A) Prometeu no escandalizar Jesus e no cumpriu negando-o por 3 vezes (Mateus 26v. 33-35), a sua negao no foi em seguida, da 1 para a 3 demorou uma hora. Lucas 22v. 59 60 - E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Tambm este verdadeiramente estava com ele, pois tambm Galileu. E Pedro disse: Homem, no sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. B) Quando foi chamado para orar com o mestre, ele foi pego dormindo vencido pelo cansao. Mateus 26v. 40-44 C) Pedro no foi crucificao com medo de ser peso e crucificado e depois da morte do mestre voltou a seu emprego anterior a sua chamada, Todos estes relatos demonstram a fragilidade humana e que nenhum homem pode estar sendo a pedra da qual a igreja est edificada. Se a igreja estivesse fundamentada em qualquer cone religioso humano, ela j estaria exterminada da face da Terra. TU S PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA...

Esta passagem deve ser analisada dentro do contexto, sem tirar nenhum pretexto para montar

uma Pedro no Grego Isto demonstra que

suposta quer Jesus dizer Petros, estava dizendo

doutrina. que quer dizer pedrinha. que Pedro era um fragmento.

Se Pedro fosse a Pedra, Jesus teria dito, Tu s Pedra ou Pedro, a partir de agora voc ser Pedra.... Ou Pedro tu es Pedra e sobre ti edificarei a minha igreja. Mas o mestre disse :Tu s Pedro!. Jesus usou duas palavras das quais ficam claras Pedro e Pedra, se fossem a mesma coisa, ele teria usado somente uma! Olhando para o contexto geral sobre o fundamento da igreja, as Escrituras Sagradas nos d diversas passagens que nos orienta que a Pedra Jesus e no Pedro. O Apostolo Paulo declara que Cristo o Fundamento da Igreja :

I Corintios 3v. 11 Porque ningum pode pr outro fundamento alm do que j est posto, o qual Jesus Cristo. O prprio Pedro declara que Jesus a Pedra principal, acompanhe as passagens bblicas: Atos 4v. 11-12 Ele a pedra que foi rejeitada por vs, os edificadores, a qual foi posta por cabea de esquina. E em nenhum outro h salvao, porque tambm debaixo do cu nenhum outro nome h, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. I Pedro 2v. 6-7 Por isso tambm na Escritura se contm: Eis que ponho em Sio a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer no ser confundido. E assim para vs, os que credes, preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina.. O Apostolo Paulo declara com mais clareza quem a Pedra de esquina :

Efsios 2v. 20 22 Edificados sobre o fundamento dos apstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo a principal pedra da esquina; No qual todo o edifcio, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.No qual tambm vs juntamente sois edificados para morada de Deus em Esprito. Jesus tambm afirmou que Ele mesmo era a Pedra Mateus 21v. 42 Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabea do ngulo; Pelo Senhor foi feito isto, E maravilhoso aos nossos olhos? A passagem que Jesus usou est baseada na 22-24 profecia messinica:

Salmos

118v.

A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabea da esquina. Da parte do Senhor se fez isto; maravilhoso aos nossos olhos. Este o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremonos nele. Ento chegamos a concluso de que Jesus a Pedra na qual a igreja est alicerada e no Pedro. A indicao sobre esta Pedra est ligada na revelao que Pedro teve aquele momento, diante daquela revelao que Cristo o Filho do Deus vivo, Jesus disse que estaria edificando a igreja. Jesus Filho do Deus Vivo a pedra da qual a igreja est edificada! PEDRO ERA O REPRESENTANTE DOS DEMAIS APSTOLOS?

O catecismo da ICAR. N. 553, pg 156, edio Tpica Vaticana Loyola, reza que Pedro uma autoridade especfica por Jesus ter dito Eu te darei as chaves do Reino dos Cus; o que ligares na terra ser ligado no cu, e o que desligardes na terra ser desligado no cu ( Mt 16v. 19), ento a autoridade de ligar e desligar significa autoridade para absolver pecados, pronunciar juzos doutrinais e tomar decises disciplinares na Igreja. Jesus confiou esta autoridade igreja pelo ministrio dos apstolos e particularmente de Pedro, o nico ao qual confiou explicitamente as chaves do Reino.. Esta afirmao est correta?

No, em nenhum momento as Escrituras Sagradas da poderes especiais a Pedro em relao aos outros apstolos,Pedro foi o pregador do dia dos Pentecostes, mas isto no referncia de que ele seja o maioral entre os apstolos, pois temos outras referncias que desqualificam esta posio do catolicismo. A mesma autoridade que Pedro recebe de ligar e desligar os outros apstolos tambm receberam . Mateus 18 v. 18-19 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra ser ligado no cu, e tudo o que desligardes na terra ser desligado no cu. Tambm vos digo que, se dois de vs concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes ser feito por meu Pai, que est nos cus. Paulo deixa claro que o seu ministrio no era inferior a de nenhum dos apstolos II Corintios 12v. 11 Fui nscio em gloriar-me; vs me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vs, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apstolos, ainda que nada sou. Outro detalhe que o livro que relata os atos apostlicos tem mais referncias ao Apstolo Paulo do que de Pedro, (Livros de Atos separa para Paulo cap.13-28), se Pedro fosse o representante supremo dos apstolos os seus atos seriam mais importantes e teriam sido relatados com mais freqncia. No conclio de Jerusalm, a palavra que decidiu no foi a de Pedro, e, alm disso, Tiago presidiu

o conselho (Atos 15), se Pedro fosse o representante majoritrio dos apstolos, Pedro teria presidido o Conclio!

QUAL

CHAVE

QUE

LIGA

DESLIGA?

A chave relatada por Jesus a pregao do Evangelho que promove o agir do Esprito Santo na vida do ser humano, e este agir traz arrependimento pelos pecados . Joo 16.7-8 Todavia digo-vos a verdade, que vos convm que eu v; porque, se eu no for, o Consolador no vir a vs; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencer o mundo do pecado, e da justia e do juzo. Todo o pregador do Evangelho tem as chaves nas mos, no foi s Pedro que recebeu estas chaves. Quando a Palavra de Deus ministrada, ela se torna a chave que liga ou desliga o ouvinte do cu, pois aps a cada mensagem existe um convite para aceitar Jesus e o ouvinte pode aceitar ou no. O PAPA TEM O PODER DE PERDOAR OS PECADOS?

Nenhum homem pode perdoar pecados, s Jesus Cristo. O papa no pode perdoar as iniqidades de ningum, o pecado s pode ter absolvio divina e o perdo dos nossos pecados est relacionado morte vicria de Cristo. Atos 5v. 31 - Deus com a sua destra o elevou a Prncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remisso dos pecados. Romanos 4v. 24 -Mas tambm por ns, a quem ser tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificao. Apocalipse 1v. 5- E da parte de Jesus Cristo, que a fiel testemunha, o primognito dentre os mortos e o prncipe dos reis da terra. quele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, O perdo dos pecados no a misso humana, no existe um tipo de penitncia que perdoa pecados. A ICAR tem ensinado que a repetio das oraes, indulgncias e confisses ao padre faz com que a pessoa tenha os pecados perdoados, isto no verdade. S Jesus Cristo pode perdoar os nossos pecados.

Mateus 9 v. 2 7 - E Jesus, vendo a f deles, disse ao paraltico: Filho tem bom nimo,

perdoados te so os teus pecados. E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos coraes? Pois, qual mais fcil? Dizer: Perdoados te so os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse ento ao paraltico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.E, levantando-se, foi para sua casa. Romanos 10v.9 -10 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu corao creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, sers salvo. Visto que com o corao se cr para a justia, e com a boca se faz confisso para a salvao

PEDRO

PASTOREOU

IGREJA

DE

ROMA?

O Papa o sucessor de Pedro que foi fundador igreja de Roma, declarao de quase todos os catlicos, mas ns no encontramos nenhuma prova bblica que Pedro pastoreou esta igreja. Os Ser catlicos dizem que que o esta seu pontificado foi de 25 anos em Roma. verdade?

informao

1- Pedro no pode ter sido Papa pelo perodo de 25 anos, pois ele foi morto no reinado de Nero, que se deu em 67 ou 68 d.C. Se pegarmos a data do reinado de Nero e subtrairmos o suposto pontificado de Pedro (67 25 = 42 ou 68 25 = 43) vamos chegar concluso de que nesta poca de 42 ou 43 d.C. no tinha sido realizado o Conclio de Jerusalm (Atos 15) que Pedro participou. O conclio foi realizado por volta de 48 a 49 d.C. 3 O apstolo Paulo escreveu para a igreja de Roma, epstolas aos Romanos, e no final ele separou um captulo inteiro para mandar as suas saudaes para os diversos irmos daquela cidade, mas no houve nenhuma saudao para Pedro! Se Pedro fosse o pastor da igreja de Roma ou o fundador como a ICAR diz ser, Paulo deveria enderear a Pedro a Carta, ou pelo menos mandar alguma saudao para o apstolo. 4- O apstolo Paulo foi para Roma em 62 d.C. e muitos irmos foram visit-los, mas no existe nenhuma meno de Pedro. 5- O apstolo Pedro escreveu 4 cartas de Roma Filemom, Efsios, Filipenses e Colossensesno perodo de 62 a 68 d.C., e em nenhum momento Paulo declara coisa alguma sobre Pedro.

6-

Jesus

disse

Paulo

que

ele

deveria

dar

seu

testemunho

em

Roma

Atos 23v.10 11 E, havendo grande dissenso, o tribuno, temendo que Paulo fosse despedaado por eles, mandou descer a soldadesca, para que o tirassem do meio deles, e o levassem para a fortaleza. E na noite seguinte, apresentando- lhe o Senhor, disse: Paulo tem nimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalm, assim importa que testifiques tambm em Roma. Se Pedro estava em Roma em 60 d.C.(o mesmo perodo da apario) e ele foi o contemplado com poderes especiais e um lugar de destaque entre os apstolos, no seria dele esta incumbncia? Jesus no teria aparecido a Pedro de vez a Paulo? Ento, as provas que temos, ns faz afirmar que Pedro no foi o pastor da igreja de Roma, e assim, o papa no o sucessor de Pedro. CONCLUSO Aps ter os detalhes apurados e refutados atravs das Sagradas Escrituras, a nossa posio que Pedro foi um homem importante que participou da histria da igreja, mas ele no deve ser adorado ou colocado acima dos outros apstolos. O poder de purificar o pecador no est nas mos do Papa e sim de Jesus Cristo e que Pedro nunca esteve pastoreando a igreja de Roma, assim sendo, o papa no o sucessor de Pedro. A igreja no est edificada em um homem, mas na pedra principal Jesus Cristo e que as chaves que foram dadas aos apstolos o privilgio de pregar a Palavra de Deus abrindo assim o caminho do arrependimento. Espero que voc tenha sido abenoado com esta matria e que o Esprito Santo possa ter trabalhado em seu corao. Deus abenoe

Pr. Alexandre Farias pastor da IECP, Bacharel em Teologia, apologista pela faculdade Dr. Walter Martins, bacharelando em Filosofia pela Faculdade Metodista - UMES, Consultor Teolgico do Instituto Cristo de Pesquisa, participa de diversos programas de TV e rdio defendendo a f crist. Pesquisador de desenhos, jogos e games desde 1994 pesquisa a influncia na vida da criana de modo coerente e a influncia das religies na fantasia. Palestrante e Conferencista. Obs.: O Pr. Alexandre Farias no cobra para pregar e palestrar.

Conhea BLOG

os

Blogs -

do

Pr.

Alexandre

Farias

TEOLGICO

http://pastoralexandrefarias.blogspot.com/

Este blog tem por objetivo propagar a Palavra de Deus de modo coerente, analisar os movimentos que distorcem a Genuna Palavra de Deus. Se voc no aceita o Evangelho Pirata este o lugar certo. BLOG RESPOSTAS AS http://respostasbiblicas.blogspot.com/ ACUSAES BBLICAS

Este blog tem a finalidade de responder as acusaes bblicas que esto na Internet, revistas,nas comunidades no orkut, trazer estudos apologticos sobre seitas e heresias com artigos, matrias e vdeos. BLOG APOLOGTICA http://www.apologeticainfantil.blogspot.com/ INFANTIL

Este blog dedicado a crianada e ao ministrio Infantil. Aqui voc vai encontrar artigos, entrevistas e matrias sobre o mundo infantil, uma anlise sobre os desenhos, jogos, games de forma coerente para o mundo cristo, Videos sobre desenhos bblicos e muito mais... Pr. Alexandre Farias tambm est http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=5574759278996300393 Contato com restauravida@uol.com.br o Pr. Alexandre no orkut

Farias

You might also like