You are on page 1of 3

CAMPUS PARANAVAI

JOSE SALUSTIANO FILHO RA 10428

Empresa Individual e Sociedade

Atividade do 1 bimestre da Disciplina de Direito Empresarial, do Curso de Graduao em Direito, da Universidade Paranaense, Campus de Paranava, sob orientao da Professora: Regina.

PARANAVA 2010

Empresrio Segundo o art. 966 do novo cdigo civil: Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. Sendo assim, considerada qualquer pessoa que constitua firma individual um empresrio, a partir do novo CC, tambm passa a ser considerado empresrio aquele que produz ou circula servios e no mais apenas aquele que produz e circula mercadorias. Como exemplo deste tipo de empresa temos trabalhadores antes considerados autnomos como representante comercial, mecnico de automveis, encanador, pintor enfim qualquer profissional prestador de servios. Sabendo que toda e qualquer pessoa pode exercer uma atividade empresarial atravs de sua pessoa fsica (empresrio singular) ou por uma constituio de uma pessoa jurdica (sociedade empresria). Temos como caractersticas principais de um empresrio individual: a) Capacidade jurdica (aptido do homem para ser sujeito de direitos e obrigaes);

b) Inexistncia de impedimento legal pra o exerccio da empresa (Art. 5, inciso XIII da CF: livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer); c) Exerccio profissional da empresa (a pessoa natural s ser considerada empresria se exercer profissionalmente a empresa em nome prprio, com intuito de lucro); d) Regime jurdico peculiar regulador da insolvncia mercantil (ao empresrio, quando insolvente, o direito nacional destina um regime jurdico prprio. Excepcionando o concurso de credores previsto no CPC (art. 751 e ss) submete-o ao sistema falimentar (Decreto-lei n 7.661/45 LFC); e) Arquivamento da firma no registro pblico de empresas mercantis (oficializao de sua condio mediante o registro na Junta Comercial); Empresrio, Sociedade Simples e Sociedade Empresria

De acordo com o novo CC ha diferenas entre constituir-se uma sociedade simples e uma sociedade empresria, porm o empresrio participante de ambas. J vimos que um empresrio individual pode exercer uma atividade empresarial a partir de sua pessoa fsica, e que no caso de uma constituio de uma pessoa jurdica passa a ser uma sociedade empresria.

Porem uma sociedade empresria tem a necessidade de um objetivo de uma atividade prpria de um empresrio, ou seja, que exerce atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou servios, alem das sociedades acionrias. A sociedade simples define-se como forma de excluso das outras caractersticas societrias, o art. 982 do cdigo civil trata desta maneira: Considera-se empresria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro (art. 967); e, simples, as demais. Assim sendo uma a sociedade simples no exerce atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens e servios, destina-se principalmente a cooperativas (fora de lei), atividades intelectuais, cientficas, literrias ou artsticas que unem capitais e criam uma pessoa jurdica sem a adoo de uma organizao empresarial. Sociedade Celebram contrato de sociedades as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados (art. 981 e pargrafo nico). Sendo assim uma sociedade caracteriza-se quando duas ou mais pessoas unem-se a fim de organizarem uma empresa para dela desfrutar de seu exerccio e assumir suas responsabilidades, atravs de um contrato social. Espcie de sociedade condicionada ao Registro Civil das Pessoas Jurdicas, possui um tipo societrio prprio, com caractersticas que a tornam de difcil implementao, dentre elas a responsabilidade subsidiria expressa no artigo 1.023. (pargrafo nico, arts. 982 e 1.023). A partir disto pode-se diferenciar empresrio, sociedade empresria e sociedade simples facilmente, sendo que: Empresrio: Constitui-se empresrio individual toda e qualquer pessoa, antes considerada autnoma, que pretende circular bens ou servios atravs de uma pessoa fsica. Sociedade Simples: caracterizada pela formao de uma pessoa jurdica apenas para o esforo de profissionais desempenharem melhor suas funes, temos como exemplo consultrios mdicos, dentrios, escritrios de advocacia, entre outros. Sociedade Empresria: Caracteriza-se pela unio de empresrios que ao contrrio da sociedade simples tem como objetivo exercer uma atividade econmica organizada, constituindo elemento de empresa. Temos como exemplos de sociedade empresria as formas de como devem se constituir, sociedades annimas e sociedades limitadas, entre outras.

You might also like