You are on page 1of 56

APOSTILA INPI MARCAS

6.2 - Declarao de atividades


Em cumprimento ao artigo 128 da Lei da Propriedade Industrial, necessrio que, no caso das pessoas de direito privado, seja declarado, sob as penas da lei, o exerccio efetivo e lcito da atividade do requerente poca do depsito. a) Quando a marca em questo for de produto ou de servio, a declarao da seguinte natureza:

b) Quando a marca for de certificao, o teor da declarao ser o seguinte:

c) Quando a marca for de natureza coletiva, a declarao obedecer ao seguinte padro:

OBSERVAO: Os documentos que contm as informaes relativas atividade do requerente, tais como contrato social, atas de constituio da empresa ou objeto social da firma, ainda que eventualmente no enviados no ato do envio do pedido de registro, devero ser guardados pelo usurio, pois o INPI poder, a qualquer momento, formular exigncia relativa sua apresentao.

6.3 - Reivindicao de Prioridade Unionista


A reivindicao de prioridade unionista um expediente previsto na Conveno da Unio de Paris (CUP), tambm contemplado pela LPI, que em seu art. 127 preceitua: Ao pedido de registro de marca depositado em pas que mantenha acordo com o Brasil ou em organizao internacional, que produza efeito de depsito nacional, ser assegurado direito de prioridade, nos prazos estabelecidos no acordo, no sendo o depsito invalidado nem prejudicado por fatos ocorridos nesses prazos. O prazo a que a CUP se refere de 6 (seis) meses, ou seja, caso voc tenha depositado um pedido de registro de marca na Argentina em 01/01/2006, por exemplo, e esteja prestes a depositar o mesmo pedido no Brasil em 01/07/2006, (portanto at 6 meses depois) ser facultado ao usurio a reivindicao de prioridade unionista, mediante a qual o ltimo pedido ser considerado, para efeitos de prioridade, como se tivesse sido depositado em 01/01/2006.

Entretanto, o prazo tem que ser rigidamente obedecido: se ultrapassados os 6 (seis) meses, a prioridade no ser aceita. Caso o usurio reivindique prioridade unionista no seu pedido, ele dever faz-lo no ato do depsito, clicando na quadrcula especfica, conforme indicado a seguir:

Tendo selecionado a opo anterior, o formulrio disponibilizar, conforme figura a seguir, os campos relativos data e ao nmero do depsito ou registro referente marca em questo, assim como o campo referente ao pas ou organizao em que a marca se encontra depositada. Vale notar que, caso o usurio queira reivindicar mais de uma prioridade, ele poder faz-lo mediante a seleo da quantidade de depsitos no campo apropriado.

OBSERVAO: Se o usurio estiver reivindicando prioridade unionista ao seu pedido de registro, mas a especificao selecionada no contemplar os produtos/servios contidos no documento relativo prioridade em questo, o usurio, caso no anexe no ato do depsito o(s) documento(s) comprobatrio(s) de sua reivindicao, dever enviar, sob o anexo outros, arquivo contendo a especificao referida no pedido/registro estrangeiro, sem prejuzo da especificao selecionada por meio da ferramenta de pesquisa disponibilizada no formulrio eletrnico. Nesse caso, o usurio dever estar ciente de que seu pedido ser publicado de acordo com o anexo enviado, muito embora, em posterior exame do documento de prioridade, ele poder sofrer adequaes quanto classe selecionada e a especificao reivindicada.

6.4 - Anexos
De acordo com a natureza e a forma de apresentao da marca, e tambm conforme a especificidade de cada pedido de registro, o formulrio eletrnico correspondente dever conter anexos, que podero ser obrigatrios ou facultativos, conforme o caso. Para o envio de anexos, o usurio dever utilizar o Gerenciador de Anexos, disponvel em todos os formulrios eletrnicos, conforme figura a seguir:

Note-se que, como regra do sistema, o envio do formulrio eletrnico ser bloqueado sempre que, sendo de carter obrigatrio, o anexo deixar de ser indicado ou enviado pelo usurio. Todos os documentos anexados aos formulrios eletrnicos de pedido de registro devero ser enviados ao INPI como documentos digitais ou digitalizados, conforme recomendao tcnica contida no ANEXO 1. Assim, para todos os efeitos desse manual, o termo documento, quando referente ao envio de anexos, significa o conjunto de textos e/ou imagens enviado sob a forma de arquivo eletrnico, seja atravs da digitalizao de contedos originalmente em meio fsico, seja por meio da cpia de arquivo existente exclusivamente em meio digital. Para pedidos de registro de marca, os anexos possveis so os seguintes: a) Procurao O instrumento de procurao, para que seja considerado vlido junto ao INPI, dever conter necessariamente: a.1) Dados do Outorgante; a.2) Dados do Outorgado; a.3) Tipo de poder outorgado; a.4) Data, local e assinatura do Outorgante. O usurio, ao enviar como anexo ao formulrio eletrnico de pedido de registro um documento de procurao, dever ainda observar os seguintes procedimentos:

a.5) A procurao deve ser em lngua portuguesa e, caso o original seja em outro idioma, o usurio dever enviar a sua traduo, ficando dispensados a legalizao consular e o reconhecimento de firma; a.6) Se, assinalado como anexo do formulrio eletrnico de pedido de registro pelo usurio, o documento rotulado de procurao no contiver as informaes listadas nos itens a.1, a.2, a.3 e a.4 mencionados anteriormente, o mesmo ser desconsiderado, ainda que a publicao do pedido de registro se concretize. Nesse caso, o usurio dever enviar, mediante formulrio eletrnico de petio especfico, novo documento de procurao, devidamente instrudo, no prazo de 60 (sessenta) dias contados da data do envio do formulrio eletrnico de pedido de registro, independente de notificao ou exigncia; a.7) Uma vez enviada corretamente a procurao, no h a necessidade de reenvi-la a cada ato relativo ao processo, salvo excees previstas neste Manual. ATENO! O envio de documentos via internet para a Diretoria de Marcas no desobriga o usurio guarda dos originais. Nesse sentido, a posse/guarda do original do instrumento de procurao obrigatrio, uma vez que, a qualquer momento, o INPI poder formular exigncia relativa apresentao do referido documento. Trata-se, portanto, de medida de segurana, tanto para o INPI, quanto para usurios e procuradores/agentes da propriedade industrial. b) Imagem digital da marca Sempre que a marca for figurativa, mista ou tridimensional, o usurio dever anexar obrigatoriamente o documento contendo a imagem digital da marca, sem o que o envio do formulrio eletrnico do pedido de registro no ser possvel. No caso de marcas figurativas e mistas, os formulrios eletrnicos correspondentes traro, no Gerenciador de Anexos, a informao relativa obrigatoriedade do anexo em questo conforme figura a seguir:

As especificaes tcnicas referentes transmisso de documentos contendo imagens atravs do formulrio eletrnico se encontram no ANEXO 1. Alm da observncia de tais especificaes, o usurio dever obedecer a alguns parmetros: b.1) A imagem enviada dever corresponder efetivamente marca pretendida, contida obrigatoriamente em uma moldura de tamanho 8 cm x 8 cm, no formato jpg. Ao confeccionar o arquivo, o usurio dever utilizar apenas uma nica imagem referente ao sinal solicitado, no sendo aceitos, portanto, arquivos que contenham duplicaes ou variaes da mesma figura, ou quaisquer outros elementos que venham a prejudicar a inteligibilidade daquilo que o usurio pretende requerer como marca;

Exemplos:

b.2) A imagem enviada dever atender ao requisito de nitidez necessrio para a plena identificao dos componentes figurativos da marca requerida, o que inclusive se aplica ao(s) elemento(s) nominativo(s) da marca mista ou tridimensional, grafado(s) junto imagem; ATENO: O importante que se faa um teste de verificao da qualidade da visualizao da imagem na tela e da impresso da imagem no tamanho 8 cm x 8 cm, antes do envio. b.3) Caso o usurio envie uma imagem colorida, como forma de identificar a sua marca, ele dever estar ciente de que essa opo equivaler reivindicao de cores, o que integrar, necessariamente, o registro da marca solicitada, na hiptese da mesma vir a ser concedida. Nesse sentido, no necessria a reivindicao de cores por meio de setas indicativas, tal como no pedido de registro apresentado em formulrios em papel. b.4) Se a forma de apresentao da marca solicitada for tridimensional, o usurio dever anexar a imagem digital da marca contendo suas vistas (posterior, anterior, superior, inferior e laterais), bem como sua perspectiva, de modo a permitir suficiente compreenso do conjunto para cuja forma o requerente reivindica a proteo enquanto marca. Caso a marca depositada tenha forma de apresentao tridimensional, o formulrio eletrnico correspondente trar a informao relativa obrigatoriedade do anexo em questo conforme figura a seguir:

c) Acordo de convivncia de marcas no mercado Caso o requerente possua um acordo de convivncia de marcas celebrado com o titular de direito anterior, tal documento poder ser enviado como anexo, observado o fato de que a Diretoria de Marcas, por apreciar o referido acordo, no necessariamente deferir o pedido de registro de marca objeto do referido acordo.

d) Consentimento para registrar como marca o sinal solicitado Determinados tipos de sinais, quando no requeridos pelo prprio titular do direito, somente podem ser requeridos enquanto marca mediante seu consentimento ou autorizao. Enquadrado nesse caso, o usurio dever anexar tal documento ao formulrio eletrnico de pedido de registro, sob pena de vir a sofrer exigncia futura. e) Documentos relativos reivindicao de prioridade unionista Caso o usurio reivindique prioridade unionista ao seu pedido, ele dever, num prazo de at 4 (quatro) meses a contar da data do depsito, enviar como anexo documentos comprobatrios que devero conter: e.1) Pas ou organizao de origem do pedido/registro de marca; e.2) Nmero e data do pedido/registro de marca e.3) Reproduo do pedido/registro de marca, acompanhada de traduo, cujo teor ser de inteira responsabilidade do depositante Na hiptese da prioridade ser obtida por cesso, o documento correspondente dever ser apresentado, como anexo, junto com o prprio documento comprobatrio da prioridade. ATENO! A reivindicao de prioridade unionista um expediente previsto na Conveno da Unio de Paris (CUP), tambm contemplado pela LPI, que em seu art. 127 preceitua: Ao pedido de registro de marca depositado em pas que mantenha acordo com o Brasil ou em organizao internacional, que produza efeito de depsito nacional, ser assegurado direito de prioridade, nos prazos estabelecidos no acordo, no sendo o depsito invalidado nem prejudicado por fatos ocorridos nesses prazos. O prazo a que a CUP se refere de 6 (seis) meses, ou seja, caso voc tenha depositado um pedido de registro de marca na Argentina em 01/01/2006, por exemplo, e esteja prestes a depositar o mesmo pedido no Brasil em 01/07/2006, (portanto at 6 meses depois) ser facultado ao usurio a reivindicao de prioridade unionista, mediante a qual o ltimo pedido ser considerado, para efeitos de prioridade, como se tivesse sido depositado em 01/01/2006. Entretanto, o prazo tem que ser rigidamente obedecido: se ultrapassados os 6 (seis) meses, a prioridade no ser aceita. f) Regulamento de utilizao da marca Se a marca requerida for de natureza coletiva, o usurio dever, em at 60 (sessenta) dias contados da data do depsito do pedido de registro, enviar o regulamento de utilizao da marca, em que constaro as condies e proibies de seu uso. Ressalte-se apenas que, na hiptese do documento no ser enviado at o prazo acima, o pedido de registro em questo ser definitivamente arquivado. g) Documento contendo caractersticas do produto/servio a ser certificado e medidas de controle Se a marca requerida for de certificao, o usurio dever, em at 60 (sessenta) dias contados da data do depsito do pedido de registro, enviar documento contendo a descrio das caractersticas do(s) produto(s) ou servio(s) a ser(em) certificados pela marca, bem como as medidas de controle que sero adotadas pelo titular do registro. Cumpre notar que o no envio dos anexos em questo at o prazo acima acarretar o arquivamento definitivo do pedido de registro em questo.

h) Traduo de documento em idioma estrangeiro Os documentos que instrurem o pedido de registro que eventualmente estiverem em idioma estrangeiro devero ter sua traduo enviada em at 60 (sessenta) dias contados da data do depsito do referido pedido, dispensada a legalizao consular. Caso o documento que contenha a traduo no seja enviado at o vencimento do prazo acima, o mesmo ser desconsiderado. i) Outros Sempre que houver a real necessidade de envio de documento no contemplado nas categorias anteriores, o usurio dever utilizar a opo outros, indicando o nome de referncia do arquivo, conforme figura a seguir, de maneira a possibilitar ao examinador a identificao do assunto e da pertinncia do arquivo enviado. ATENO! O envio e o recebimento de documentos via internet, em geral, demanda tempo e ateno. Assim, evite enviar documentos que, sob a rubrica outros, no sejam absolutamente necessrios ao exame de seu pedido. Todo o atual sistema foi arquitetado para a convenincia da parcela mais ampla possvel de interessados de pessoas fsicas a jurdicas, de pequenas a grandes empresas, usurios com ou sem procurador; assim, os diversos tipos de anexos, tanto nos pedidos quanto nas peties, foram limitados aos mais freqentes ou essenciais, permanecendo a opo outros para os casos em que efetivamente nenhuma categoria pr-estabelecida satisfaa o encaminhamento da demanda.

7. ENVIANDO O FORMULRIO ELETRNICO DE PEDIDO DE REGISTRO DE MARCA


Para finalizar o preenchimento do formulrio eletrnico de pedido de registro, o usurio dever declarar a veracidade das informaes prestadas, conforme a figura seguinte, sem o que no conseguir envi-lo. Cumpre notar que o usurio que estiver identificado como preposto de API, no ter sua disposio a funcionalidade de envio do formulrio.:

Caso o usurio faa jus aos benefcios de reduo no valor de retribuies, prevista no art. 1 da Resoluo n 104/2003, tal declarao conter o seguinte teor:

Aps ter efetuado, conforme o caso, uma das declaraes anteriores, o usurio ter, ao final do formulrio, 2 (duas) opes, a saber, salvar e visualizar, conforme figura abaixo:

Clicando em salvar, o usurio poder gravar o formulrio eletrnico para posterior envio, sendo sua recuperao feita por meio do nmero da GRU; selecionando a opo visualizar, o usurio poder se certificar de todos os dados informados, a fim de evitar erros ou inconsistncias eventuais. ATENO! Recomenda-se muito cuidado na hora de selecionar e enviar um documento anexado. Nunca esquea de conferir se o arquivo que voc diz corresponder a determinado documento o que voc, de fato, deve nos enviar; do mesmo modo, lembre-se de verificar a integridade dos arquivos enviados, assim como sua extenso, uma vez que nosso sistema no aceita todos os tipos de arquivo. Quanto maior for a ateno dispensada conferncia dos arquivos enviados como anexo, menor ser a chance de seu pedido de registro sofrer algum tipo de exigncia formal. Vale dizer que as exigncias decorrentes do exame formal de pedidos de registro sero publicadas na Revista Eletrnica da Propriedade Industrial RPI (em formato .pdf, disponvel em www.inpi.gov.br) e devero ser cumpridas, por meio de formulrio eletrnico de petio, em at cinco dias contados do primeiro dia til aps a publicao da exigncia formal na RPI. Ao clicar em visualizar, 3 (trs) alternativas surgiro na tela: os botes anterior, atravs do qual o usurio ter como retornar etapa precedente, enviar formulrio, por meio do qual o usurio efetiva o envio do pedido de registro ao INPI e imprimir, opo que possibilita a impresso do formulrio tal como visualizado na tela anterior.

Tendo selecionado a opo Enviar, o usurio ter acesso ao recibo do pedido de registro de marca, em que constaro, conforme figura a seguir, o nmero do processo, a data e horrio de recebimento. A ntegra do formulrio eletrnico de pedido integrar o recibo, portanto o nome e a quantidade de documentos eventualmente anexados tambm constaro do documento. Vale dizer que o recibo tambm poder ser impresso.

ATENO! Imprima o recibo do pedido de registro e guarde o nmero do processo que aparecer no recibo, pois ele identificar seu pedido de registro junto ao INPI. Com esse nmero, voc poder acompanhar o andamento do seu processo atravs da RPI (em formato .pdf), disponvel em nosso portal, inclusive com relao a eventual exigncia formal.

Acima: exemplo de formulrio eletrnico de pedido de registro de marca

7.1 - Como acompanhar o pedido de registro


a) Acompanhamento do pedido de registro de marca Aps enviar o formulrio eletrnico de pedido de registro de marca, o mesmo ser submetido a exame formal e, no havendo nenhuma exigncia formal, ser publicado na

Revista Eletrnica da Propriedade Industrial (RPI) para que terceiros possam contra ele se opor, respeitado o prazo de 60 dias a contar da referida publicao. Caso haja alguma exigncia formal, a mesma ser publicada na seo de Comunicados da RPI em formato .pdf. O usurio ter at 5 (cinco) dias para cumpri-la, contados a partir do primeiro dia til subseqente data da referida publicao, sob pena do pedido de registro vir a ser considerado inexistente. Para mais informaes sobre cumprimento de exigncia formal, clique aqui. O acompanhamento do pedido do registro possvel por meio do nmero do processo, atravs da consulta a RPI, disponvel gratuitamente no portal do INPI. A cada terafeira disponibilizada uma nova edio. A situao e o histrico do processo tambm podem ser consultados mediante pesquisa na Base de Marcas, apenas aps o despacho inicial do processo (cdigo 003). b) 2 via do recibo do envio do pedido de registro de marca Aps enviar o formulrio eletrnico de pedido de registro de marca, o usurio poder obter a 2 via do recibo do envio do pedido de registro. Para tanto, aps autenticado pelo sistema, o usurio dever informar o nmero da GRU utilizada, conforme figura a seguir:

Cumpre observar que a 2 via do recibo de envio do pedido de registro somente ser disponibilizada caso o usurio autenticado seja o prprio requerente, seu procurador ou um procurador do escritrio contratado.

8. FORMULRIO ELETRNICO DE PETIO DE MARCA

Para acessar o formulrio eletrnico de petio de marca, o usurio dever adotar os seguintes procedimentos: a) Acessar o portal www.inpi.gov.br; b) Acessar o link Formulrio Eletrnico", disponvel no portal do INPI, identificando-se por meio de certificado digital ou login e senha, devidamente vlidos; c) Inserir o nmero da GRU (tambm chamado nosso nmero), devidamente paga, no campo apropriado e preencher o cdigo de segurana informado pelo sistema, conforme figura a seguir. Cumpre lembrar que por intermdio desse nmero que a Diretoria de Marcas confirma a solicitao dos servios e a conciliao bancria dos respectivos pagamentos. Portanto, o nmero da GRU constitui o dado fundamental relativo retribuio, alm de possibilitar a eventual recuperao da segunda via do recibo do pedido.

d) Caso o usurio tenha efetuado o pagamento do servio on-line, por meio de internet banking, poder optar pelo acesso instantneo ao formulrio eletrnico. Para tanto, basta clicar no link (nosso nmero) disponibilizado na tela em que o nmero da GRU gerado, conforme figura a seguir:

ATENO! Apesar de no ser mais necessria a apresentao do comprovante de pagamento da retribuio, importante que voc guarde tal documentao, uma vez que o INPI poder, a qualquer momento, formular exigncia relativa sua apresentao.

8.1 - Dados da petio


Por definio, petio um instrumento administrativo relativo solicitao de servios ao INPI. No caso da Diretoria de Marcas, uma petio serve para encaminhar alguma informao e/ou solicitao relativa a algum pedido ou registro de marca, ou ainda a algum servio avulso prestado pela Diretoria.

Ao inserir o nmero da GRU no campo apropriado, o usurio ter acesso ao formulrio eletrnico de petio de marca, que reproduzir no apenas as informaes referentes ao requerente e a seu procurador (caso haja), como tambm os principais dados concernentes ao servio solicitado, tais como descrio da petio, RPI e n do processo vinculados ao ato e diversos outros dados variveis de acordo com a natureza do servio demandado, conforme figura a seguir. Sendo assim, tais informaes no podero ser alteradas, visto que so fornecidas no ambiente do Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI.

Assim, os dados relativos ao servio solicitado so preenchidos em dois momentos: primeiro, no ambiente do Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI; em seguida, no ato do preenchimento do formulrio eletrnico de petio de marca. Ao decorrer do preenchimento do formulrio, e de acordo com a especificidade de cada servio pretendido, novas informaes sero solicitadas ao usurio, de maneira que as peties tambm se configuram em documentos de natureza to dinmica quanto a do pedido de registro.

8.2 Servios dispensados de preenchimento de formulrio eletrnico


Todo e qualquer servio que puder ser prestado apenas mediante a informao relativa ao pagamento de retribuio especfica dado que extrado automaticamente do Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI - ser dispensado do preenchimento de formulrio eletrnico.
Portanto, os servios constantes do quadro a seguir no precisaro mais ser encaminhados atravs de petio, bastando a correta seleo e pagamento do servio desejado pelo usurio no mdulo de seleo de servios do e-INPI, evitando, assim, o encaminhamento de informaes redundantes.

SERVIOS ISENTOS DE PREENCHIMENTO DE FORMULRIO ELETRNICO Certido de atos relativos ao pedido ou registro (certido de andamento); Expedio de certificado de registro emitido pelo INPI (a qualquer momento); Comprovao de recolhimento de retribuio; Expedio de certificado de registro, requerida no prazo ordinrio ou extraordinrio; 1 decnio de Vigncia de Marca, requerido no prazo ordinrio ou extraordinrio; Prorrogao de registro de marca, requerida no prazo ordinrio ou extraordinrio; Expedio de 2 Via de certificado de registro de marca.

Servio e cdigo correspondente

A que se aplica

Observaes 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever informar o nmero do processo para o qual deseja que seja expedida certido de andamento

Solicitar expedio de Certido de atos relativos certido de andamento 2. O usurio, aps a conciliao bancria da GRU relativa ao ao processo (350) relativa a pedido de registro servio, poder ter acesso ao recibo concernente a esta operao

1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever informar o nmero do processo para o qual deseja que Solicitar expedio de seja expedido o certificado de registro. certificado de registro, em conjunto com o 1 decnio Expedio de certificado 2. O usurio deve notar que existem valores diferenciados de de vigncia ou com a de registro (334, 335) acordo com o prazo em que se est solicitando o certificado prorrogao de registro de marca, ou ainda a qualquer momento 3. O usurio, aps a conciliao bancria da GRU relativa ao servio, poder ter acesso ao recibo concernente a esta operao 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever informar o nmero do processo para o qual deseja que seja expedido o certificado de registro. Solicitar a proteo ao primeiro decnio de vigncia 1 decnio de vigncia de 2. O usurio deve notar que existem valores diferenciados de de marca, servio que deve marcas (vrios cdigos) acordo com o prazo em que se est solicitando o certificado ser associado expedio de certificado de registro, 3. O usurio, aps a conciliao bancria da GRU relativa ao servio, poder ter acesso ao recibo concernente a esta operao 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever informar o nmero do processo para o qual deseja que seja expedido o certificado de registro com nova vigncia. Solicitar a prorrogao de registro de marca, servio Prorrogao de registro que deve ser associado de marca (vrios cdigos) expedio de certificado de registro 2. O usurio deve notar que existem valores diferenciados de acordo com o prazo em que se est solicitando o certificado 3. O usurio dever, no ato de emisso da GRU correspondente ao servio, efetuar declarao relativa sua atividade. 4. O usurio, aps a conciliao bancria da GRU relativa ao servio, poder ter acesso ao recibo concernente a esta operao 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever informar o nmero do processo para o qual deseja que seja expedido a 2 via do certificado de registro.

Expedio de 2 via de Solicitar a expedio de 2 certificado de registro de via de certificado de registro marca (351) 2. O usurio, aps a conciliao bancria da GRU relativa ao servio, poder ter acesso ao recibo concernente a esta operao

8.3 Recibo dos servios dispensados de preenchimento de formulrio eletrnico


Em razo de maior comodidade e segurana ao usurio, para os servios dispensados de preenchimento do formulrio eletrnico, ser disponibilizada uma funcionalidade dentro do Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI: o recibo relativo ao pagamento de GRU dispensada de preenchimento de formulrio eletrnico, conforme figura a seguir. Atravs desse recibo, o usurio, sempre que estiver devidamente identificado em nossos sistemas, poder ter acesso a todos os recibos de transaes referentes a servios dispensados de preenchimento de formulrios eletrnicos por ele selecionados, desde que o respectivo pagamento j esteja conciliado pelo banco:

Tendo clicado em Recibo, conforme figura anterior, o usurio ter acesso ao campo para escolha do nmero da GRU paga relativamente ao servio encaminhado ao INPI, como exposto na figura a seguir:

Aps selecionar a GRU relativa ao servio dispensado de preenchimento de formulrio eletrnico, o usurio poder visualizar e imprimir seu recibo, em que constaro:
a) Nmero do protocolo; b) Dados do Requerente; c) Dados do documento de arrecadao (GRU); d) Descrio do servio demandado; e) Dados do escritrio do procurador, caso o servio no tenha sido encaminhado pelo prprio interessado; f) Identificao do pedido ou registro de marca ao qual o servio eventualmente possua vinculao; g) Imagem da marca em questo, conforme o caso.
OBSERVAO: Para todos os efeitos, cada petio dir respeito a apenas um tipo ou conjunto de servios; assim, se o usurio tiver que cumprir uma exigncia decorrente do exame de seu pedido de registro e, ao mesmo tempo, quiser averbar a cesso desse mesmo pedido para terceiro, ele ter que enviar 2 (duas) peties distintas, mediante o pagamento de retribuies correspondentes e preenchimento de formulrios eletrnicos de petio diferentes. Portanto, no h mais a possibilidade de se agrupar solicitaes de naturezas diversas em um mesmo formulrio, exceo das peties de prorrogao (em que se agrupam os servios de prorrogao propriamente dita e de expedio de certificado) e de concesso de registro (em que se agrupam os servios de proteo ao primeiro decnio e de expedio de certificado)

8.4 Formulrios eletrnicos de petio vinculados a vrios processos


importante notar que, dado a possibilidade tcnica dos formulrios eletrnicos, passaro a existir servios aos quais podero ser vinculados vrios processos. Nesse sentido, se o usurio desejar que o mesmo servio seja efetuado para vrios pedidos ou registros no caso de anotao de transferncia, por exemplo -, basta que se proceda da seguinte maneira: a) Durante a seleo do servio no Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, e tendo especificado seu objeto conforme o caso, indicar um dos nmeros de processo para o qual o usurio deseja vincular a petio, informando a quantidade total de processos envolvidos na operao, conforme figura a seguir:

b) Aps clicar em Confirma, o usurio ter acesso ao valor total a ser pago, de acordo com a quantidade de processos selecionados anteriormente, conforme figura a seguir:

Observe-se que de acordo com a quantidade de processos selecionados, o formulrio eletrnico de petio correspondente trar exatamente a mesma quantidade de campos de maneira a que o usurio informe numerao dos processos envolvidos no servio.

8.5 - Quadros explicativos referentes aos dados das peties

O preenchimento do formulrio eletrnico de petio obedece aos mesmos princpios que nortearam a construo do formulrio eletrnico de pedido de registro. Todavia, muito embora no seja reproduzida nesse manual a totalidade dos formulrios de petio - at porque seu preenchimento auto-explicativo quadros explicativos sero apresentados, logo a seguir, estabelecendo os principais procedimentos, bem como orientaes de carter mais especfico, no que tange ao correto envio das informaes atravs da petio selecionada.

8.5.1 - Observaes gerais com relao aos quadros explicativos:

a) Servio e cdigo correspondente: Descrio do servio e do cdigo correspondente a serem indicados pelo usurio no ambiente do Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, a fim de gerar a Guia de Recolhimento da Unio (GRU). Sendo assim, o usurio poder acessar o servio tanto pela sua descrio, quanto atravs de seu cdigo; b) Aplicao do servio: Breve explanao sobre a que se aplica cada servio selecionado. c) Anexos obrigatrios: Descrio dos documentos que devero obrigatoriamente ser enviados, sem os quais o usurio no ter condies de prosseguir no preenchimento/envio do formulrio eletrnico de petio. Entretanto, para todos os casos, inclusive aqueles relativos a servios para os quais no existe(m) anexo(s) obrigatrio(s), existem categorias padronizadas de anexos possveis de serem enviados. Trata-se de: c.1) Procurao;
OBSERVAO: Recomenda-se fortemente que a procurao no seja reenviada a cada ato da parte, desde que a primeira procurao j tenha sido anteriormente enviada de forma eletrnica ao processo em questo. Assim, salvo nos casos relativos nomeao de novo procurador ou outorga de novos e especficos poderes no contemplados pela procurao original, o reenvio de tal documento, a cada ato praticado, implicar em retrabalho por parte da Diretoria, aumentando a possibilidade de inconsistncias ao longo do fluxo decisrio.

c.2) Traduo de documentos em idioma estrangeiro;


OBSERVAO: Sempre que o usurio desejar enviar algum documento em idioma estrangeiro, dever anexar tambm sua traduo, dispensada a legalizao consular. Para os casos em que a traduo correspondente acompanhar, ao longo do mesmo arquivo, o documento original, no haver, obviamente, a necessidade de se enviar como anexo a traduo requerida.

c.3) Outros.
OBSERVAO: Sempre que houver a real necessidade de enviar outro documento no contemplado por nenhuma outra categoria anterior, o usurio dever utilizar a opo outros,

indicando o nome de referncia do arquivo, de maneira a possibilitar ao examinador a rpida identificao do assunto e da pertinncia do arquivo enviado.

d) Observaes: Observaes relativas obrigatoriedade de determinados documentos/procedimentos vinculados ao envio de peties e normalizao dos documentos enviados como anexos nos formulrios.

1. Peties relativas ao exame formal/exame de conformidade


Servio e cdigo correspondente A que se aplica Anexos obrigatrios Observaes 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio, ao responder tal exigncia, dever fornecer o nmero de seu pedido de registro e o n da RPI em que a a exigncia foi publicada. 2. No ser mais possvel a reapresentao do formulrio de pedido de registro a fim de se responder exigncia formal; 3. O usurio dever anexar em outros o eventual documento solicitado por meio da exigncia em questo, informando claramente a sua descrio. 4. Caso a exigncia tenha recado sobre a figura enviada, o usurio dever reenvi-la, utilizando, para tanto, o anexo imagem digital da marca 5. O prazo para cumprimento da exigncia formal de pedidos eletrnicos contado a partir de sua publicao na RPI (em formato .pdf, disponvel em www.inpi.gov.br) e no mais a partir da cincia do usurio no local de protocolo do pedido, como acontece com pedidos formulados em papel.. 6. No permitido o envio de mais de um cumprimento de exigncia formal para o mesmo pedido. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio, ao responder tal exigncia, dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado petio objeto da exigncia anteriormente formulada, bem como o n da RPI em que foi publicada a exigncia; 2. O usurio dever fornecer, no formulrio eletrnico, o nmero do protocolo para o qual ele est cumprindo a exigncia 3. O usurio dever anexar em outros o eventual documento solicitado por meio da exigncia

Responder exigncia Cumprimento de formulada ao exigncia formal requerente durante a (338) etapa de exame formal do pedido de registro

Cumprimento exigncia conformidade petio (340)

da Responder exigncia de formulada durante a de etapa de exame de conformidade de determinada petio

em questo, informando claramente a sua descrio.

2. Peties relativas oposio


Servio e cdigo correspondente A que se aplica Anexos obrigatrios Observaes 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio, ao requisitar tal servio, dever fornecer o nmero do pedido de registro contra o qual est se opondo e o n da RPI em que tal pedido foi publicado Oposio (332) Manifestar-se contra determinado pedido de registro de marca 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a oposio 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada tal exigncia; 2. O usurio dever informar, no formulrio eletrnico, o nmero do protocolo para o qual est cumprindo a exigncia. 3. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo

Manifestao contestao oposio (339)

ou Manifestar-se contra oposio a pedido de registro de marca

Cumprimento de exigncia decorrente do exame de oposio, exigncia feita para o opoente (340)

Responder exigncia formulada ao opoente durante a etapa de exame de registrabilidade do pedido de registro

outros 4. O usurio dever anexar em outros o eventual documento solicitado por meio da exigncia em questo, informando claramente a sua descrio. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que homologao da Procurao com poderes julgar de petio de expressos para desistir, caso necessrias/pertinentes para anteriormente no seja o prprio requerente a embasar suas razes; caso solicitar o servio no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 3. Caso a procurao com esse tipo de poder j tenha sido apresentada, no h a necessidade de reenvio. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio; Complementar informao petio de oposio anteriormente protocolada 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros

Desistncia oposio (369)

Solicitar a de desistncia oposio protocolada

Aditamento oposio (363)

3. Peties relativas procurao


Servio e cdigo correspondente A que se aplica Anexos obrigatrios Observaes 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros Destituio de procurador Destituir procurador junto ao 1. Declarao de destituio de 1. No Mdulo de Seleo de (363) processo para a prtica de Procurador Servios do e-INPI, o usurio atos no INPI dever fornecer o nmero do processo administrativo Apresentao procurao (363) de Enviar procurao para a Procurao prtica de atos no INPI

vinculado ao servio; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso o no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 3. Esse servio dever ser requisitado pelo prprio interessado 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio; Nomear procurador junto ao Nomeao de procurador processo para a prtica de Procurao (363) atos no INPI 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros

2. Procurao (caso requerente seja estrangeiro)

4. Peties relativas ao pedido de registro de marca


Servios e cdigos correspondentes A que se aplica Anexos obrigatrios Observaes 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio; Complementar informao Aditamento ao petio de cumprimento de cumprimento de exigncia exigncia relativa a pedido de (363) registro anteriormente protocolada 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros Alterao de nome, razo Solicitar averbao de Contrato social 1.No Mdulo de Seleo de social, sede ou endereo mudana de nome, razo atualizado/Documento Servios do e-INPI, o usurio (348) social, sede ou endereo comprobatrio da alterao dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio, indicando tambm a quantidade total de processos a serem alterados; 2. Caso a alterao seja solicitada concomitantemente para pedidos e registros, o usurio, ao selecionar o objeto da petio no

mdulo de seleo de servios do e-INPI, poder marcar indiscriminadamente a opo referente a pedido de registro ou referente a registro 3. O usurio dever indicar as alteraes ocorridas nos campos apropriados no formulrio eletrnico; 4. O usurio dever relacionar todos os pedidos e/ou registros de marca em seu nome para que o INPI proceda s alteraes necessrias, sob pena de formulao de futura exigncia. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio; Requerer anotao de gravame gravame, limitao ou nus Motivos que recaia sobre o pedido de gravame registro em questo 2. Em texto da petio o de usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio;

Anotao (363)

de

da

anotao

Enviar traduo de 2. Em texto da petio o de documentos estrangeiros Traduo de documentos em usurio dever inserir as traduzidos relativos documentao idioma estrangeiro informaes/explicaes que anteriormente protocolada julgar para pedido de registro necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros Apresentao de Apresentar documentos Documento relativo 1. No Mdulo de Seleo de documentos relativos comprobatrios referentes reivindicao de prioridade Servios do e-INPI, o usurio prioridade unionista (363) prioridade unionista unionista dever fornecer o nmero do anteriormente reivindicada processo administrativo vinculado ao servio; Apresentao documentos (363) 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 3. Os produtos ou servios constantes do documento devero ser idnticos aos listados no formulrio de pedido de registro correspondente ou iguais

ao documento opcionalmente anexado naquele formulrio como forma alternativa de indicar a especificao relativa prioridade reivindicada 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 3. A referida suplementao poder ser solicitada em at 60 dias contados da data do depsito do pedido de registro 1.No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada tal exigncia; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 3. O usurio dever anexar em outros o eventual documento solicitado por meio da exigncia em questo, informando claramente a sua descrio. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada tal exigncia;

Reivindicao Pleitear suplementao de suplementar de prioridade prioridade unionista unionista (363) anteriormente reivindicada

Cpia oficial de pedido de Requisitar cpia oficial de registro (352) pedido de registro de marca

Cumprimento de Responder exigncia exigncia decorrente de formulada ao requerente exame do pedido de durante a etapa de exame do registro (340) pedido de registro de marca

Cumprimento exigncia decorrente exame do pedido desistncia ao pedido registro (340)

de do de de

Responder exigncia formulada durante o exame da petio de desistncia de pedido de registro anteriormente protocolada

2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 3. O usurio dever anexar em outros o eventual documento solicitado por meio da exigncia em questo, informando claramente a sua descrio. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada tal exigncia; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 3. O usurio dever anexar em outros o eventual documento solicitado por meio da exigncia em questo, informando claramente a sua descrio. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada tal exigncia; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros

Cumprimento de exigncia decorrente do exame de alterao de nome ou razo social (340)

Responder exigncia formulada durante o exame de petio de alterao de nome/razo social anteriormente protocolada

Cumprimento de exigncia decorrente do exame de recurso interposto em pedido de registro (340)

Responder exigncia formulada ao requerente durante exame de recurso interposto em pedido de registro de marca

3. O usurio dever anexar em outros o eventual documento solicitado por meio da exigncia em questo, informando claramente a sua descrio. Devoluo de prazo por Solicitar devoluo de prazo Pedido de fotocpia 1. No Mdulo de Seleo de falha do INPI (342) para a prtica de ato cujo (digitalizado) anteriormente Servios do e-INPI, o usurio prazo se esgotou devido ao requerido dever fornecer o nmero do alegado impedimento do INPI processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicado o ato que ensejaria a ao que deixou de ser praticada ou cumprida;

2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 3. O pedido de fotocpia se faz necessrio a fim de que se comprove que, por impedimento do INPI, determinado documento no foi disponibilizado para o usurio a tempo, ocasionando, assim, a perda do prazo em questo; 4. O pedido de devoluo ser avaliado conforme a resoluo n 116/2004 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicado o ato que ensejaria a ao que deixou de ser praticada ou cumprida; Solicitar devoluo de prazo para a prtica de ato cujo Documento contendo os Devoluo de prazo por prazo se esgotou devido ao motivos relativos justa causa falha do interessado (341) alegado impedimento do para o referido impedimento prprio requerente 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros

3. A justa causa ser avaliada de acordo com o documento enviado pelo requerente e conforme a resoluo n 116/2004 Desistncia do pedido de Solicitar a homologao da Procurao com poderes 1. No Mdulo de Seleo de registro (355) desistncia de pedido de expressos para desistir, caso Servios do e-INPI, o usurio registro de marca no seja o prprio requerente a dever fornecer o nmero do anteriormente depositado solicitar o servio processo administrativo vinculado ao servio; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 3. Observe-se que os pedidos relacionados na petio devero necessariamente pertencer a um mesmo requerente; 4. Essa petio pode ser aplicada para o caso de

desistncia parcial relativa a produtos ou servios; 5. Caso a procurao com o tipo de poder necessrio j tenha sido apresentada, no h a necessidade de reenvio. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o recurso; Recurso contra deciso Interpor recurso contra de arquivamento de deciso que arquivou petio (333) determinada petio 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o recurso; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o recurso; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o recurso; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que

Recurso contra deciso Interpor recurso contra de indeferimento de deciso que indeferiu petio (333) determinada petio

Interpor recurso contra Recurso contra deciso deciso que considerou no de no conhecimento da conhecida determinada petio (333) petio

Recurso contra deciso Interpor recurso contra que prejudicou a petio deciso que prejudicou (333) determinada petio

julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o recurso; Recurso contra o Interpor recurso contra indeferimento do pedido deciso que indeferiu pedido de registro (333) de registro de marca 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o recurso; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio. 2. O usurio dever enviar todos e quaisquer documentos e/ou publicaes relacionados ao processo que se quer restaurar 1. Essa petio substitui o antigo documento denominado papeleta de reclamao. 2. Essa petio no deve ser utilizada para requerer alteraes nos dados da marca, tampouco para solicitar quaisquer servios que possam ser obtidos mediante petio j prevista no sistema 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio;

Esse recurso interposto contra decises de deferimento que contenham algum tipo de apostila, ou seja, alguma ressalva na Recurso contra o deciso que restrinja, de indeferimento parcial algum modo, o pedido de (333) registro original do requerente, seja quanto marca solicitada, seja quanto aos produtos ou servios que a marca visa a assinalar

Solicitar ao INPI que determinado pedido de Restaurao de processo registro seja restaurado, em (367) face de seu extravio ou dano material

Requerer correo de dados publicados na RPI, bem Pedido de retificao por como de informaes erro de Publicao na RPI cadastrais na base de dados (366) do INPI, referentes a pedido de registro, em razo de falha do Instituto

Solicitao de acerto no cadastro do INPI por inconsistncia de dados no Pedido devido falha do interessado (363)

Requerer correo de dados relativos ao pedido de registro oriundos de informaes cadastrais na base de dados do INPI, devido falha do interessado

2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo no campo outros. 3. Essa petio no deve ser utilizada para requerer alteraes nos dados da marca, tampouco para solicitar quaisquer servios que possam ser obtidos mediante petio j prevista no sistema 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio. Enviar documentos Apresentao de complementares a pedido de documentos Documento contendo registro de marca coletiva, complementares a Pedido regulamento de utilizao da mais especificamente o de Registro de Marca marca regulamento de utilizao da Coletiva (363) marca em questo 2. O usurio dever empregar essa petio caso no tenha enviado o regulamento de utilizao da marca no ato do envio do formulrio de pedido de registro de marca coletiva; para tanto, no prazo de 60 (sessenta) dias contados do envio do referido pedido, o usurio dever remeter tal documento, atravs da rubrica outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio. 2. O usurio dever empregar essa petio caso no tenha enviado o documento contendo as caractersticas do produto ou servio objeto da certificao e as medidas de controle a serem adotadas pelo titular no ato do envio do formulrio de pedido de registro de marca de certificao; para tanto, no prazo de 60 (sessenta) dias contados do envio do referido pedido, o usurio dever remeter tal documento, atravs da rubrica outros

Enviar documentos complementares a pedido de registro de marca de Apresentao de certificao, mais documentos especificamente as complementares a Pedido caractersticas do produto ou de Registro de Marca de servio objeto da certificao, Certificao (363) bem como as medidas de controle a serem adotadas pelo titular

Documento caractersticas produto/servio certificao e controle

contendo do objeto da medidas de

5. Peties relativas ao registro de marca


Servios e cdigos correspondentes A que se aplica Anexos obrigatrios Observaes

1.No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio, indicando tambm a quantidade total de processos a serem alterados; 2. Caso a alterao seja solicitada concomitantemente para pedidos e registros, o usurio, ao selecionar o objeto da petio no mdulo de seleo de averbao de Contrato social servios do e-INPI, poder marcar indiscriminadamente de nome/razo atualizado/Documento a opo referente a pedido comprobatrio da alterao de registro ou referente a registro 3. O usurio dever indicar as alteraes ocorridas nos campos apropriados no formulrio eletrnico; 4. O usurio dever relacionar todos os pedidos e/ou registros de marca em seu nome para que o INPI proceda s alteraes necessrias, sob pena de formulao de futura exigncia. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio; Requerer anotao de gravame gravame, limitao ou nus Motivos que recaia sobre a marca em gravame questo 2. Em texto da petio o de usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo no campo outros. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio;

Alterao de nome, razo Solicitar social, sede ou endereo mudana (348) social

Anotao (363)

de

da

anotao

Complementar informao Aditamento ao petio de cumprimento de cumprimento exigncia exigncia relativa a registro relativa ao registro (363) anteriormente protocolada

Apresentao documentos (363)

de Enviar traduo de traduzidos documentos estrangeiros relativos documentao anteriormente protocolada para registro

2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo no campo outros. Traduo de documentos em 1. No Mdulo de Seleo de idioma estrangeiro Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar

necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo no campo outros. Cpia oficial de registro Requisitar cpia oficial de (352) registro de marca No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada tal exigncia; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 3. O usurio dever anexar em outros o eventual documento solicitado por meio da exigncia em questo, informando claramente a sua descrio. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada tal exigncia; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 3. O usurio dever anexar em outros o eventual documento solicitado por meio da exigncia em questo, informando claramente a sua descrio. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada tal exigncia; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso

Cumprimento de exigncia decorrente do exame do pedido de renncia ao registro (340)

Responder exigncia formulada durante o exame da petio de renncia ao registro de marca

Cumprimento de exigncia decorrente do exame de alterao de nome ou razo social (340)

Responder exigncia formulada durante o exame de petio de alterao de nome/razo social anteriormente protocolada

Cumprimento de exigncia decorrente do exame de recurso interposto em registro (340)

Responder exigncia formulada ao requerente durante exame de recurso interposto em registro de marca

no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 3. O usurio dever anexar em outros o eventual documento solicitado por meio da exigncia em questo, informando claramente a sua descrio. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicado o ato que ensejaria a ao que deixou de ser praticada ou cumprida; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso Solicitar devoluo de prazo Pedido de fotocpia no haja espao, o usurio Devoluo de prazo por para a prtica de ato cujo (digitalizado) anteriormente dever enviar suas razes falha do INPI (342) prazo se esgotou devido ao requerido como anexo, no campo alegado impedimento do INPI outros 3. O pedido de fotocpia se faz necessrio a fim de que se comprove que, por impedimento do INPI, determinado documento no foi disponibilizado para o usurio a tempo, ocasionando, assim, a perda do prazo em questo; 4. O pedido de devoluo ser avaliado conforme a resoluo n 116/2004 Documento contendo os 1. No Mdulo de Seleo de motivos relativos justa causa Servios do e-INPI, o usurio para o referido impedimento dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicado o ato que ensejaria a ao que deixou de ser praticada ou cumprida; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 3. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio; 4. A justa causa ser avaliada de acordo com o documento enviado pelo

Devoluo de prazo por Solicitar devoluo de prazo falha do requerente (341) para a prtica de ato cujo prazo se esgotou devido ao alegado impedimento do prprio requerente

requerente e conforme resoluo n 116/2004

1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do registro vinculado ao servio; 2. Observe-se que os registros relacionados na petio devero Procurao com poderes necessariamente pertencer a registro Solicitar a homologao da expressos para renunciar, caso um mesmo titular; renncia ao registro de marca no seja o prprio requerente a solicitar o servio. 3. Essa petio pode ser aplicada para o caso de renncia parcial relativa a produtos ou servios; 4. Caso a procurao com o tipo de poder necessrio j tenha sido apresentada, no h a necessidade de reenvio. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o recurso; Recurso contra deciso Interpor recurso contra de arquivamento de deciso que arquivou petio (333) determinada petio 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o recurso; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o recurso; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para

Renncia (355)

ao

Recurso contra deciso Interpor recurso contra de indeferimento de deciso que indeferiu petio (333) determinada petio

Recurso contra deciso Interpor recurso contra de no conhecimento da deciso que considerou no petio (333) conhecida determinada petio

embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o recurso; Recurso contra deciso Interpor recurso contra que prejudicou a petio deciso que prejudicou (333) determinada petio 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio. 2. O usurio dever enviar todos e quaisquer documentos e/ou publicaes relacionados ao processo que se quer restaurar 1. Essa petio substitui o antigo documento denominado papeleta de reclamao. 2. Essa petio no deve ser utilizada para requerer alteraes nos dados da marca, tampouco para solicitar quaisquer servios que possam ser obtidos mediante petio j prevista no sistema 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo no campo outros. 3. Essa petio no deve ser utilizada para requerer alteraes nos dados da marca, tampouco para solicitar quaisquer servios que possam ser obtidos mediante petio j prevista no sistema.

Solicitar ao INPI que determinado registro de Restaurao de processo marca seja restaurado, em (367) face de seu extravio ou dano material

Requerer correo de dados publicados na RPI, bem Pedido de retificao por como de informaes erro de Publicao na RPI cadastrais na base de dados (366) do INPI, referentes a registro, em razo de falha do Instituto

Solicitao de acerto no cadastro do INPI por inconsistncia de dados no Registro devido falha do interessado (363)

Requerer correo de dados relativos ao registro oriundos de informaes cadastrais na base de dados do INPI, devido falha do interessado

6. Peties relativas transferncia de titularidade


Servios e cdigos correspondentes A que se aplica Anexos obrigatrios Observaes 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o recurso; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o recurso; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o recurso; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o

Recurso contra deciso Interpor recurso contra de deferimento do pedido deciso que deferiu anotao de anotao de de transferncia transferncia (333)

Recurso contra deciso Interpor recurso contra de indeferimento do deciso que indeferiu pedido de anotao de anotao de transferncia transferncia (333)

Interpor recurso contra Recurso contra deciso deciso de arquivamento de de arquivamento 'ex pedido de registro com base offcio' (art.135) (333) no art. 135 da LPI

Recurso contra deciso Interpor recurso contra de cancelamento 'ex deciso que cancelou registro offcio' (art.135) (333) de marca com base no art. 135 da LPI

recurso; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada tal exigncia; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 3. O usurio dever anexar em outros o eventual documento solicitado por meio da exigncia em questo, informando claramente a sua descrio. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada tal exigncia; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 3. O usurio dever anexar em outros o eventual documento solicitado por meio da exigncia em questo, informando claramente a sua descrio. Em texto da petio, o usurio dever descrever: a) A operao que origem transferncia. deu

Cumprimento de exigncia decorrente do exame da transferncia de titularidade em pedido de Registro (340)

Responder exigncia formulada durante exame de pedido de transferncia relativo a pedido de registro

Cumprimento de exigncia decorrente do exame da transferncia de titularidade em Registro (340)

Responder exigncia formulada durante exame de pedido de transferncia relativo a registro de marca

Anotao de transferncia Solicitar anotao de 1. Documento relativo cesso de titular por cesso (349) transferncia de titularidade relativa a pedido ou registro de marca

b) Justificativa referente legitimidade do representante do cedente para alienao da(s) marca(s) em questo; c) Explicao quanto compatibilidade da atividade

do cessionrio com a marca pretendida; d) Justificativa sobre o envio de cada um dos anexos enviados; e) O histrico de eventuais transferncias anteriormente ocorridas para a marca em questo. Caso no haja espao, o usurio dever enviar suas justificativas/explicaes como anexo, sob a rubrica outros Em texto da petio, o usurio dever descrever: a) A operao que origem transferncia. deu

b) Justificativa referente legitimidade do representante do cedente para alienao da(s) marca(s) em questo; c) Explicao quanto compatibilidade da atividade do cessionrio com a marca pretendida; d) Justificativa sobre o envio de cada um dos anexos enviados; e) O histrico de eventuais transferncias anteriormente ocorridas para a marca em questo. Caso no haja espao, o usurio dever enviar suas justificativas/explicaes como anexo, sob a rubrica outros Em texto da petio, o usurio dever descrever: a) A operao que origem transferncia. deu

Solicitar anotao de Anotao de transferncia transferncia de titularidade 1. Documento relativo Ciso de titular por ciso (349) relativa a pedido ou registro de marca

Anotao de transferncia Solicitar anotao de 1. Documento relativo de titular por incorporao transferncia de titularidade incorporao ou fuso ou fuso (349) relativa a pedido ou registro de marca

b) Justificativa referente legitimidade do representante do cedente para alienao da(s) marca(s) em questo; c) Explicao quanto compatibilidade da atividade do cessionrio com a marca pretendida; d) Justificativa sobre o envio de cada um dos anexos enviados; e) O histrico de eventuais transferncias anteriormente

ocorridas para a marca em questo. Caso no haja espao, o usurio dever enviar suas justificativas/explicaes como anexo, sob a rubrica outros Em texto da petio, o usurio dever descrever: a) A operao que origem transferncia. deu

b) Justificativa referente legitimidade do representante do cedente para alienao da(s) marca(s) em questo; c) Justificativa sobre o envio de cada um dos documentos anexados, especificando em quais de suas partes se encontram as principais informaes concernentes transferncia reivindicada; d) O histrico de eventuais transferncias anteriormente ocorridas para a marca em questo. Caso no haja espao, o usurio dever enviar suas justificativas/explicaes como anexo, sob a rubrica outros Em texto da petio, o usurio dever descrever: a) A operao que origem transferncia. deu

Anotao de transferncia de titular em virtude de sucesso legtima ou testamentria (349)

Solicitar anotao de Documento judicial transferncia de titularidade comprobatrio da sucesso relativa a pedido ou registro legtima ou testamentria de marca

b) Justificativa referente legitimidade do representante do cedente para alienao da(s) marca(s) em questo; c) Explicao quanto compatibilidade da atividade Solicitar anotao de Anotao de transferncia do cessionrio com a marca transferncia de titularidade Documento judicial decorrente de falncia pretendida; relativa a pedido ou registro comprobatrio da falncia (349) de marca d) Justificativa sobre o envio de cada um dos anexos enviados; e) O histrico de eventuais transferncias anteriormente ocorridas para a marca em questo. Caso no haja espao, o usurio dever enviar suas justificativas/explicaes como anexo, sob a rubrica outros

Desistncia Transferncia (371)

1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do administrativo Solicitar a homologao de Procurao com poderes processo da desistncia relativa a pedido expressos para desistir, caso vinculado ao servio; de transferncia no seja o prprio requerente a anteriormente protocolado solicitar o servio 2. Caso a procurao com esse tipo de poder j tenha sido apresentada, no h a necessidade de reenvio

7. Peties relativas ao processo administrativo de nulidade (PAN)


Servios e cdigos correspondentes A que se aplica Anexos obrigatrios Observaes 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a concesso do registro; Instaurar processo Processo administrativo administrativo de nulidade de nulidade (336) contra registro de marca 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo no campo outros. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi notificado o PAN; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo no campo outros. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada tal exigncia; 2. O usurio dever informar, no formulrio eletrnico, o nmero do protocolo para o qual est cumprindo a exigncia 3. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que

Manifestao ou Manifestar-se contra contestao ao processo processo administrativo de administrativo de nulidade nulidade (339)

Cumprimento de exigncia decorrente do exame de processo administrativo de nulidade (340)

Responder exigncia formulada durante exame do processo administrativo de nulidade

julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 4. O usurio dever anexar em outros o eventual documento solicitado por meio da exigncia em questo, informando claramente a sua descrio. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio; Complementar informao Aditamento petio de manifestao ao manifestao ao Processo processo administrativo de Administrativo de nulidade anteriormente Nulidade (363) protocolada 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo no campo outros. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio;

Complementar informaes Aditamento ao petio de cumprimento de cumprimento exigncia exigncia decorrente do relativa ao Processo exame de processo Administrativo de administrativo de nulidade Nulidade (363) anteriormente protocolada

2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo no campo outros. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do administrativo Solicitar a homologao da Procurao com poderes processo Desistncia do processo desistncia relativa ao expressos para desistir, caso vinculado ao servio; administrativo de nulidade processo administrativo de no seja o prprio requerente a (368) nulidade solicitar o servio 2. Caso a procurao com esse tipo de poder j tenha sido apresentada, no h a necessidade de reenvio

8. Peties relativas a alto renome


Servios e cdigos A que se aplica correspondentes Oposio com base no Manifestar-se contraalto renome (359) determinado pedido de registro de marca, baseando-se em alegao de alto renome da marca Anexos obrigatrios Observaes 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicado o pedido ; 2. Em texto da petio o

usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo no campo outros. 3. Caso o usurio queira eventualmente anexar imagens s suas razes/manifestaes, dever faz-lo mediante a digitalizao dos documentos originais, obedecendo aos critrios expostos no ANEXO 1 deste manual. 4. O usurio dever ter prvio conhecimento do teor da resoluo n 121/2005 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a concesso do registro; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo no campo outros. 3. Caso o usurio queira eventualmente anexar imagens s suas razes/manifestaes, dever faz-lo mediante a digitalizao dos documentos originais, obedecendo aos critrios expostos no ANEXO 1 deste manual. 4. O usurio dever ter prvio conhecimento do teor da resoluo n 121/2005 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi notificada a oposio; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo no campo outros. 3. Caso o usurio queira eventualmente anexar imagens s suas razes/manifestaes, dever faz-lo mediante a digitalizao dos documentos originais, obedecendo aos

Instaurar processo Processo Administrativo administrativo de nulidade de Nulidade com contra registro de marca,fundamento em Alto baseando-se em alegao de Renome (360) seu alto renome da marca

Manifestaes com fundamento em Alto Renome, em Grau de Oposio (361)

Manifestar-se contra oposioa pedido de registro de marca, baseando-se em alegao de seu alto renome

critrios expostos no ANEXO 1 deste manual. 4. O usurio dever ter prvio conhecimento do teor da resoluo n 121/2005 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e RPI em que foi notificada a oposio ; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo no campo outros. 3. Caso o usurio queira eventualmente anexar imagens s suas razes/manifestaes, dever faz-lo mediante a digitalizao dos documentos originais, obedecendo aos critrios expostos no ANEXO 1 deste manual. 4. O usurio dever ter prvio conhecimento do teor da resoluo n 121/2005 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o recurso; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 3. Caso o usurio queira eventualmente anexar imagens s suas razes/manifestaes, dever faz-lo mediante a digitalizao dos documentos originais, obedecendo aos critrios expostos no ANEXO 1 deste manual. 4. O usurio dever ter prvio conhecimento do teor da resoluo n 121/2005

Manifestar-se contra processo Manifestaes com administrativo de nulidade fundamento em Grau de instaurado contra registro deProcesso Administrativo marca, baseando-se em de Nulidade (361) alegao de seu alto renome

Recursos fundamento em Renome (362)

com Interpor recurso contra deciso, Alto baseando-se em alegao dealto renome da marca

9. Peties relativas caducidade


Servios e cdigos A que se aplica Anexos obrigatrios Observaes

correspondentes 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo no campo outros. 3. O usurio dever possuir legtimo interesse na declarao de caducidade da marca em questo, declarando tal informao no respectivo formulrio eletrnico 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi notificada a caducidade; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo no campo outros. 3. Caso o usurio queira enviar imagens como provas de uso (notas fiscais, material publicitrio etc), dever faz-lo mediante a digitalizao dos documentos originais, obedecendo aos critrios expostos no ANEXO 1 deste manual 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada tal exigncia; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 3. O usurio dever anexar em outros o eventual documento solicitado por meio da exigncia em questo, informando

Caducidade (337)

Pedir a caducidade determinado registro marca

de de -

Manifestao Contestao Caducidade (339)

ou Manifestar-se contra pedido de caducidade de registro de Provas de uso da marca marca

Cumprimento de exigncia decorrente do exame de caducidade (340)

Responder exigncia formulada ao requerente durante a etapa de exame do pedido de caducidade do registro de marca

claramente a sua descrio. 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio; Aditamento manifestao caducidade (363) Complementar informao petio de manifestao contra pedido de caducidade anteriormente protocolada 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o recurso; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o recurso; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros

Complementar informao Aditamento ao petio de cumprimento de cumprimento exigncia exigncia relativa a pedido de relativa Caducidade caducidade anteriormente (363) protocolada

Recurso contra deciso Interpor recurso contra de declarao de deciso que declarou caduco caducidade (333) o registro de marca

Interpor recurso contra Recurso contra deciso deciso que denegou pedido de denegao de de caducidade de registro de caducidade (333) marca

Interpor recurso contra Recurso contra deciso deciso que declarou de declarao parcial de parcialmente caduco o caducidade (333) registro de marca

1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o recurso; 2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever fornecer o nmero do processo administrativo vinculado ao servio e o n da RPI em que foi publicada a deciso que ensejou o recurso;

Interpor recurso contra Recurso contra deciso deciso que denegou de denegao parcial de parcialmente pedido de caducidade (333) caducidade de registro de marca

Desistncia Caducidade (370)

2. Em texto da petio o usurio dever inserir as informaes/explicaes que julgar necessrias/pertinentes para embasar suas razes; caso no haja espao, o usurio dever enviar suas razes como anexo, no campo outros 1. O usurio dever indicar no mdulo de seleo de servios do e-INPI a Solicitar a homologao da Procurao com poderes quantidade de classes a da desistncia de petio de expressos para desistir, caso serem pesquisadas; caducidade anteriormente no seja o prprio requerente a protocolada solicitar o servio 2. Caso a procurao com esse tipo de poder j tenha sido apresentada, no h a necessidade de reenvio.

10. Peties relativas a certides de busca


Servios e cdigos correspondentes A que se aplica Anexos obrigatrios Observaes 1. No formulrio eletrnico, o usurio dever selecionar a classe e o elemento nominativo objetos da busca solicitada. 1. No formulrio eletrnico, o usurio dever selecionar a classe e anexar a imagem digital da marca objetos da busca solicitada.

Certido de Busca de Solicitar ao INPI expedio Marca Nominativa por de certido de busca de classe (343) marca nominativa por classe

Certido de Busca de Solicitar ao INPI expedio Marca Figurativa por de certido de busca de Imagem digital da marca classe (344) marca figurativa por classe

Certido de Busca de Solicitar ao INPI expedio Marca Mista por classe de certido de busca de (345) marca mista por classe

Certido de Busca de Solicitar ao INPI expedio Marca Tridimensional por de certido de busca de classe (346) marca mista por classe

1. No formulrio eletrnico, o usurio dever selecionar a classe e o elemento Imagem digital da marca nominativo objetos da busca solicitada, bem como anexar a imagem digital da marca cuja busca foi requisitada. 1. No formulrio eletrnico, o usurio dever selecionar a classe e, caso haja, o Imagem digital da marca elemento nominativo para a contendo suas vistas e busca em questo. Dever perspectiva tambm anexar a imagem digital da marca contendo suas vistas e perspectiva. 1. No formulrio eletrnico, o usurio dever indicar a identificao do titular cujas marcas se deseja buscar.

Solicitar ao INPI expedio Certido de Busca por de certido de busca de Titular (347) marcas por titular

11. Peties relativas Comisso de Classificao de Produtos e Servios CCPS


Servios e cdigos correspondentes A que se aplica Anexos obrigatrios Observaes 1. Quando determinado produto ou servio no esteja contemplado pelas tabelas constantes do formulrio eletrnico de pedido, podese recorrer Comisso de Classificao de Produtos e Servios (CCPS) da Diretoria de Marcas, a fim de se efetuar uma consulta sobre em que classe estaria alocado tal produto ou servio que, por fim, seria incorporado tabela-padro 2. O usurio dever indicar, no mdulo de seleo de servios do e-INPI, a quantidade total de classificaes envolvidas na consulta Quando determinado elemento figurativo no esteja contemplado pelas tabelas relativas Classificao de Viena, pode-se recorrer Comisso de Classificao de Produtos e Servios (CCPS) da Diretoria de Marcas, a fim de se efetuar uma consulta sobre em que classe estaria alocado tal figura que, por fim, seria incorporado tabela-padro

Classificao de Produtos e Servios, segundo a Classificao Internacional de Nice (357)

Consultar a Comisso de Classificao de Produtos e Servios CCPS -, para que esta proceda classificao de produtos ou servios que no constem da lista da NCL(8) ou da lista auxiliar

Consultar a Comisso de Classificao de Produtos e Classificao de Servios CCPS -, para que Elementos Figurativos, esta proceda classificao segundo a Classificao de elementos figurativos que de Viena (358) no constem da lista da Classificao de Viena

ANEXO 1 - Instrues tcnicas para envio de Anexos


Para um melhor desempenho no envio dos anexos de seu formulrio eletrnico de marcas (Pedido ou Petio), o usurio dever observar as seguintes recomendaes: 1. Documentos de texto Por medida de segurana, o usurio dever utilizar o formato PDF para documentos texto. Para a leitura de arquivos PDF necessrio ter instalado o software Acrobat Reader, que gratuito e pode ser baixado da Internet atravs do endereo http://www.adobe.com/br/products/acrobat/readstep2.html. Portanto, para o envio de documentos de texto (que no seja cpia digitalizada) recomendamos que eles tenham a extenso .pdf , uma vez que esse tipo de extenso impede a edio no autorizada, o que se constitui em medida de segurana para o usurio.

O arquivo de texto poder ser convertido para pdf das seguintes formas a) Utilizando o OpenOffice2.Texto (Software Livre - gratuito http://www.openoffice.org.br/ ) atravs do menu editar, opo exportar para pdf. b) Utilizando o Microsoft Word e o Acrobat Writer para converter arquivos do Word. A converso dos arquivos para pdf feita atravs do menu arquivo, opo imprimir, selecionar a impressora adobe pdf .

O tamanho mximo de um arquivo .pdf dever ser de 2 Mb. 2. Imagem da marca

Para o envio de imagens, o usurio dever observar as seguintes especificaes tcnicas: a) Extenso: .jpeg ou .jpg b) Tamanho da imagem: 8 cm x 8cm c) Resoluo: de 200 DPI at o mximo de 300 DPI d) Tamanho do arquivo: at 2 Mb

A imagem enviada dever corresponder efetivamente marca pretendida, contida obrigatoriamente em uma moldura de tamanho 8 cm x 8 cm, conforme exemplos a seguir:

Cumpre notar que a gerao de imagens neste formato padro e est disponvel na maioria dos scanners. ATENO: O importante que se faa um teste de verificao da qualidade da visualizao da imagem na tela e da impresso da imagem no tamanho 8 cm x 8 cm, antes do envio. 3. Imagem de documentos de texto No caso de documentos de texto que precisem ser impressos para autenticao e depois ter suas pginas digitalizadas ou ainda no caso de envio de cpia de documentos j impressos, recomendamos: a) Que cada pgina seja digitalizada em preto e branco como uma imagem .tif, no tamanho original e com uma resoluo de 200 a 300 DPI; b) Aps a digitalizao de todas as pginas do documento, estas devem ser colocadas num documento do word ou do open office para ento serem convertidas em arquivo .pdf, pois esse arquivo, ainda que contenha diversas imagens, ficar com tamanho comprimido, o que facilita a transmisso do arquivo; O tamanho mximo de um arquivo .pdf dever ser de 2 Mb. PASSO A PASSO - COMO GERAR ARQUIVOS EM PDF A - ARQUIVO DE TEXTO

Caso o usurio no tenha o Acrobat Writer:

1. Abra o OPENOFFICE TEXTO (Writer)

2. Digite o texto ou cole o texto digitado no WORD 3. Depois de pronto, clique em Arquivo 4. No menu Arquivo escolha a opo "Exportar como PDF"

5. Ser aberta outra janela para o usurio escolher onde salvar o arquivo PDF e para informar o nome do arquivo. 6. Em seguida, clique em salvar.

7. Ser aberta uma nova janela de Opes PDF 8. Recomendamos que seja marcada a compresso JPEG 9. Clique em Exportar

10. Entre na pasta onde salvou o arquivo pdf e verifique o tamanho do mesmo OBS: Caso o tamanho final do arquivo exceda os 2 Mb recomendados, repita a Exportao fazendo ajustes no item acima, reduzindo-se a qualidade da imagem e diminuindo-se a resoluo da imagem. 11. Clique duas vezes no arquivo pdf, para visualizar o resultado.

12. Para abrir o arquivo .pdf conforme mencionamos anteriormente necessrio ter instalado o software Adobe Reader no seu computador. 13. Verifique a qualidade de visualizao do pdf.

Caso o usurio possua o Acrobat Writer:

1. Abra o arquivo texto ou digite o texto

2. Depois de pronto clique na opo "Imprimir" do menu "Arquivo" 3. Escolha como impressora Adobe PDF

4. Entre em Propriedades, selecione a cor "Preto e Branco" e clique em Avanar

5. Abrir uma tela para escolher a pasta onde ir salvar o arquivo PDF e para informar o nome do arquivo. 6. Clique em Salvar.

7. Entre na pasta onde salvou o arquivo pdf e verifique o tamanho do mesmo; OBS: Caso o tamanho final do arquivo exceda os 2 Mb recomendados, repita a Impresso fazendo ajustes no item acima, podem ser feitos ajustes em Propriedades do Documento Adobe PDF, em Adobe PDF Settings; 8. Clique duas vezes no arquivo pdf, para visualizar o resultado;

9. Para abrir o arquivo .pdf conforme mencionamos anteriormente necessrio ter instalado o software Adobe Reader no seu computador; 10. Verifique a qualidade de visualizao do pdf.

B - ARQUIVOS DE IMAGENS DE DOCUMENTOS

Caso o usurio no tenha o Acrobat Writer:

1. Digitalizar as imagens dos documentos em preto e branco; 2. Abrir o OPENOFFICE em Texto (Writer) ou Desenho (Draw); 3 No caso do Texto: 3.1. Abrir um nmero de pginas igual ao nmero de figuras digitalizadas, utilizando o menu Inserir, opo Quebra Manual - Quebra de Pgina

4. No caso do Desenho: 4.1. Abrir um nmero de slides igual ao nmero de figuras digitalizadas, utilizando o menu Inserir, opo Slide

5. Insira cada figura digitalizada em uma pgina ou slide, observando a ordem das mesmas; 6. Depois de feito isto, clique em Exportar para PDF; 7. Siga as instrues 4 13 para Arquivo Texto.

Caso o usurio tenha o Acrobat Writer:

1. Pode-se utilizar o Word, Powerpoint ou OpenOffice; 2. Gere um arquivo com tamanho de pginas A4, com o nmero igual de figuras. 3. Insira uma figura em cada pgina, observando a ordem das mesmas, e mande imprimir seguindo os passos descritos para Arquivo Texto Ateno: lembre-se que o tamanho do Arquivo PDF no dever exceder 2 Mb.

You might also like