You are on page 1of 12

EXAMES SUPLETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 SEMESTRE / 2011 FOLHA DE RESPOSTAS

N DE INSCRIO DO CANDIDATO DATA DE NASCIMENTO SRE ESTABELECIMENTO DE ENSINO REA DE CONHECIMENTO

NOME DO CANDIDATO N DO DOCUMENTO DE IDENTIFICAO MUNICPIO

DATA DA PROVA ASSINATURA DO CANDIDATO

HORRIO

SALA

Ateno

- Confira seus dados impressos nesta folha. - Use caneta esferogrfica azul ou preta. - Marque apenas uma resposta para cada questo. - O uso de corretivo no permitido. - Esta folha de respostas no poder ser substituda.

RESPOSTAS 01: A 02: A 03: A 04: A 05: A 06: A 07: A 08: A 09: A 10: A B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D 11: A 12: A 13: A 14: A 15: A 16: A 17: A 18: A 19: A 20: A B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D 21: A 22: A 23: A 24: A 25: A 26: A 27: A 28: A 29: A 30: A B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D

0714313470

CINCIAS NATURAIS ENSINO FUNDAMENTAL

CINCIAS - QUESTES DE 01 A 30 QUESTO 01 A figura, abaixo, representa a possibilidade de reciclagem do papel utilizado pela populao nas escolas, empresas e residncias. Recomenda-se separar, para reaproveitamento, os papis que so utilizados no dia a dia, ao invs de descart-los na lixeira.

PAPEL

Disponvel em: <http://www.reciclagemfixe.blogspot.com> Acesso em: 26 jan. 2011.

Essa atitude contribui para a preservao do ambiente porque A) diminui a taxa de oxignio. B) diminui a incidncia de chuvas. C) poupa o corte das rvores. D) reduz a taxa da fotossntese. QUESTO 02 A gua o habitat de muitos seres vivos, como as algas, os peixes e at alguns mamferos. Ela tambm tem grande representao na constituio corporal dos seres vivos. Entre as utilidades da gua cita-se a capacidade de A) armazenar tomos de carbono em sua molcula. B) auxiliar no controle da temperatura corporal. C) conferir energia ao organismo de cada ser vivo. D) dissolver compostos orgnicos como a vitamina A.

CINCIAS NATURAIS ENSINO FUNDAMENTAL

QUESTO 03 As pessoas tm se conscientizado cada dia mais sobre a importncia de uma alimentao equilibrada para atingir uma melhor qualidade de vida. Os hbitos alimentares abaixo so encontrados na sociedade atual.

Quais desses hbitos contribuem para uma vida saudvel? A) I e II, apenas. B) I e III, apenas. C) II e III, apenas. D) I, II e III. QUESTO 04 O mundo moderno requer a utilizao de quantidades cada vez maiores de energia. O fornecimento dessa energia provm da matria de origem vegetal ou animal, decomposta ou queimada, denominada biomassa. O movimento das sofisticadas mquinas depende da energia proveniente de combustveis, os quais, muitas vezes, acabam por poluir o ambiente. H, entretanto, uma boa maneira de se aproveitar a biomassa, produzindo-se um timo combustvel de cuja queima resultam produtos no txicos. Esse combustvel formado em aterros sanitrios denominado A) lcool. B) gasolina. C) metano. D) oxignio. QUESTO 05 Em um ambiente marinho, o fitoplncton, alimento de muitos animais aquticos, encontra-se na superfcie. Esse alimento formado por seres vivos que so capazes de absorver a luz solar produzindo energia, a qual transferida para outros seres vivos na natureza. Os organismos produtores de energia que compem o fitoplncton so denominados A) algas. B) amebas. C) protozorios. D) vrus.
2

CINCIAS NATURAIS ENSINO FUNDAMENTAL

QUESTO 06 Um bilogo, empenhado em descobrir novas espcies, encontrou, durante o seu trabalho de campo, um ser vivo, ainda no descrito pela Cincia, com as seguintes caractersticas: Clulas sem parede celular. Formado por vrias clulas pluricelular. Incapaz de produzir o seu prprio alimento a partir de substncias inorgnicas heterotrfico por ingesto. Baseado nessas caractersticas, essa nova espcie ser classificada dentro do reino A) Animal. B) Fungi. C) Protista. D) Vegetal. QUESTO 07 A equao, abaixo, representa uma reao qumica decorrente de um processo de liberao de energia denominado fermentao, tpico de micro-organismos como fungos. Glicose 1C6H12O6 lcool etlico 2C2H5OH + gs carbnico 2CO2

Essa representao de uma reao qumica porque houve A) diferena entre o nmero de tomos do reagente e do produto. B) formao de uma substncia gasosa liberada no processo. C) permanncia da substncia composta chamada reagente inicial. D) produo de novas substncias transformadas no sistema. QUESTO 08 comum na agricultura a adio de hmus a um solo pouco produtivo, uma vez que esse composto traz muitos benefcios, tais como: retm a umidade do solo por mais tempo, funciona como reservatrio fixo de nitrognio, promove a liberao de nutrientes lentamente, alm de impedir a compactao de solos argilosos e promover a agregao de solos arenosos. O hmus um componente do solo e formado a partir da A) decomposio de restos orgnicos pelos micro-organismos do solo. B) fragmentao da rocha em decorrncia de elevadas temperaturas. C) mistura da gua de chuva com os minerais provenientes da rocha. D) transformao dos minerais primrios em minerais secundrios.

CINCIAS NATURAIS ENSINO FUNDAMENTAL

QUESTO 09 A gua a substncia mais comum na superfcie da Terra. Sua molcula apresenta tomos de hidrognio e oxignio que esto entre os principais constituintes da matria orgnica. No esquema, abaixo, observa-se a natureza cclica da gua.

Disponvel em: <http://www.midisegni.it> Acesso em: 24 jan. 2011. Adaptado.

O processo tpico dos seres vivos que devolve gua sob a forma de vapor para o ambiente denomina-se A) condensao. B) ebulio. C) sublimao. D) transpirao. QUESTO 10 O lixo depositado nos aterros sanitrios sofre a ao de larvas, vermes e micro-organismos, resultando em sua decomposio. Todavia, como os materiais que formam o lixo so de naturezas diversas, cada um deles ter um tempo de decomposio diferente. Dos materiais a seguir, qual deles necessitar do menor intervalo de tempo para ser decomposto? A) B)

C)

D)

CINCIAS NATURAIS ENSINO FUNDAMENTAL

QUESTO 11 A melatonina um hormnio produzido pela glndula pineal e possui a funo de regular o sono. A produo desse hormnio aumenta a partir do momento em que os olhos so fechados. Dessa forma, quando est escuro, o corpo produz mais melatonina, o que induz ao sono, e, quando h luz, a produo de melatonina diminui, levando ao despertar. Quais os sistemas do organismo que, ao se interagirem, permitem que a produo de melatonina seja regulada ao longo do dia? A) Circulatrio e nervoso. B) Digestrio e locomotor. C) Reprodutor e sensorial. D) Sensorial e endcrino. QUESTO 12 As vrias doenas contagiosas possuem formas diferentes de contgio, o que obriga a pessoa a ficar em alerta quanto forma correta de preveni-las. Considere as seguintes correlaes entre doena e a forma de transmisso: I. Ancilostomose. II. Esquistossomose. III. Hepatite A. IV. Tuberculose. Andar descalo em solo contaminado pela larva. Respirar ar contaminado pela cercria. Ingerir gua contaminada pelo vrus. Nadar em lagoa contaminada pela bactria.

Esto corretas apenas as correlaes: A) I e II. B) I e III. C) II e IV. D) III e IV. QUESTO 13 Os rgos do sistema reprodutor podem ser acometidos por vrias doenas. O ndice de cncer de prstata bastante elevado em pessoas com idade acima dos 60 anos. Uma das funes da prstata A) contribuir com a composio do smen. B) formar a clula chamada espermatozoide. C) levar o espermatozoide ao amadurecimento. D) produzir hormnios, como a testosterona.

CINCIAS NATURAIS ENSINO FUNDAMENTAL

QUESTO 14 Um objeto opaco colocado entre a lmpada e um anteparo interrompe a passagem de parte dessa luz, originando a sombra, conforme mostrado abaixo.
Regio de sombra Anteparo Fonte luminosa Corpo opaco Sombra projetada
Disponvel em: <http://2.bp.blogspot.com/> Acesso em: 21 jan. 2011. Adaptado.

A formao da sombra est relacionada A) capacidade da luz de sofrer refrao. B) capacidade da luz de ser refletida. C) propagao da luz no vcuo. D) propagao retilnea da luz. QUESTO 15 Ao se impulsionar um objeto sobre uma superfcie plana, como indicado na figura abaixo, ele se deslocar durante certo tempo perdendo velocidade, at parar por completo.

Disponvel em: <http://200.198.28.154/sistema_crv/banco_objetos_crv/> Acesso em: 24 jan. 2011.

Que fora se ope ao movimento do objeto sendo a responsvel por coloc-lo novamente em repouso? A) Atrito. B) Gravidade. C) Nuclear. D) Peso.
6

CINCIAS NATURAIS ENSINO FUNDAMENTAL

QUESTO 16 A figura, abaixo, mostra uma rgua que, aps ser atritada a um pedao de l, passa a atrair uma esfera com carga positiva.

As cargas eltricas que a rgua e a l adquiriram, aps sofrerem o atrito, foram, respectivamente, A) positiva e negativa. B) negativa e positiva. C) negativa e negativa. D) positiva e positiva. QUESTO 17 Elemento qumico um conjunto de tomos que apresenta o mesmo nmero de prtons. No corpo dos seres vivos, alm do hidrognio, os dois outros elementos mais comuns so A) clcio e carbono. B) carbono e oxignio. C) oxignio e silcio. D) silcio e clcio. QUESTO 18 Para se dosarem hormnios em experimentos de laboratrio, utiliza-se uma tcnica que depende da centrifugao do sangue, o qual constitudo por duas partes: elementos figurados e plasma. No plasma, encontram-se os hormnios a serem dosados. Na centrifugao, os elementos figurados e o plasma das amostras sanguneas so separados por apresentarem diferena na A) densidade. B) solubilidade. C) temperatura de ebulio. D) temperatura de fuso. QUESTO 19 Os peixes so animais aquticos e ectotrmicos divididos em dois grandes grupos: condrctios e ostectios. Qual o tipo de sustentao do corpo dos condrctios? A) Calcrio. B) Cartilaginoso. C) sseo. D) Quitinoso.
7

CINCIAS NATURAIS ENSINO FUNDAMENTAL

QUESTO 20 H uma grande porcentagem de doenas humanas relacionadas gua no tratada e ao saneamento precrio. A transmisso de algumas dessas doenas se d pela ingesto de gua e de alimentos contaminados com ovos ou larvas de parasitas. Ao se ingerir gua tratada, evitam-se doenas como a A) clera. B) dengue. C) malria. D) rubola. QUESTO 21 O corpo humano necessita ingerir diariamente uma quantidade mnima de energia para que possa exercer as suas funes. A quantidade de calorias que deve ser ingerida depende do sexo, idade e atividade fsica exercida pela pessoa, variando de 1.500 a 3.000 Kcal dirias. Que nutriente encontrado nos alimentos utilizado pelo organismo como a principal fonte de energia? A) Carboidrato. B) Lipdio. C) Protena. D) Vitamina. QUESTO 22 Um homem albino gentipo aa casou-se com uma mulher de pele normal homozigota gentipo AA e tiveram quatro filhos. Quanto ao fentipo desses descendentes, espera-se que A) 100% sejam albinos. B) 100% tenham pele normal. C) 50% sejam albinos, e 50% tenham pele normal. D) 25% sejam albinos, e 75% tenham pele normal. QUESTO 23 A pedido do professor de Cincias, Ana Maria elaborou uma lista de alteraes presentes no corpo de animais homeotrmicos mamferos e aves que lhes permitem manter a temperatura corporal constante. As seguintes caractersticas constaram na lista: I. Pelos. II. Penas. III. Glndulas sudorparas. IV. Camada subcutnea de gordura. Esto corretas as caractersticas: A) I e II, apenas. B) III e IV, apenas. C) I, II e III, apenas. D) I, II, III e IV.
8

CINCIAS NATURAIS ENSINO FUNDAMENTAL

QUESTO 24 Com o objetivo de se evitar o esgotamento de nutrientes do solo, um agricultor resolveu alternar periodicamente as espcies vegetais plantadas na sua rea agrcola. Dessa forma, no outono, ele plantava milho e, na primavera, ele plantava girassol, obtendo, assim, excelentes resultados. Como chamada essa tcnica agrcola que determina a substituio peridica de uma cultura por outra? A) Adubao verde. B) Plantio direto. C) Plantio em nvel. D) Rotao de cultura. QUESTO 25 O tronco enceflico liga-se medula espinhal e localiza-se na regio da nuca. Ele possui clulas especializadas na percepo e transmisso dos impulsos nervosos e apresenta centros vitais como o da respirao. Essa importante estrutura do corpo humano faz parte do sistema nervoso A) central. B) cortical. C) ganglionar. D) perifrico. QUESTO 26 O ar uma mistura de substncias importantes que participam de vrias reaes qumicas na natureza e dentro dos organismos. Na ocorrncia de queimadas, qual o gs comburente, presente no ar, responsvel por manter a chama? A) Argnio. B) Hidrognio. C) Nitrognio. D) Oxignio. QUESTO 27 Existem disponveis no mercado panelas formadas pelos mais diversos tipos de materiais, cada qual com as suas propriedades. Ao se desejar preparar rapidamente um alimento, o ideal que o material da panela seja um bom condutor de calor, para que o alimento cozinhe rapidamente. Nessa situao, a panela dever ser de A) alumnio. B) barro. C) pedra. D) vidro.

CINCIAS NATURAIS ENSINO FUNDAMENTAL

QUESTO 28 Existem vrias formas de energia, e a energia potencial armazenada no corpo depende exclusivamente da posio do objeto. Uma barra de ferro que cai do alto de um edifcio sobre uma chapa metlica no passeio, causando-lhe dano, exemplifica um tipo de energia potencial denominada A) elstica. B) gravitacional. C) nuclear. D) qumica. QUESTO 29 Plantas transgnicas so aquelas que, em laboratrio, receberam genes de outras espcies, para que algumas de suas caractersticas pudessem ser melhoradas. Todavia, esse um tema que provoca grandes discusses e tem enfrentado a resistncia de grupos da sociedade. A polmica em torno de plantas transgncias utilizadas como alimento se deve A) incerteza das possveis consequncias de sua ingesto. B) elevada resistncia apresentada por elas ao ataque de pragas. C) ao aumento do valor nutritivo do produto vegetal. D) ao aumento da produtividade alcanada com o seu cultivo. QUESTO 30 A reproduo uma funo do ser vivo, fundamental para a manuteno do nmero de indivduos de uma espcie. A reproduo sexuada diferencia-se da reproduo assexuada porque, na primeira, ocorre A) consumo menor de energia na funo. B) formao de seres geneticamente diferentes. C) gerao de maior nmero de indivduos. D) surgimento de vrios brotos ou gemas.

10

You might also like