You are on page 1of 8

1

EDUCAO A DISTNCIA E EDUCAO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR: DUAS MODALIDADES, UM CAMINHO CAMPO GRANDE, 10 DE MAIO DE 2011.

Adriana Amaral Flores Salles Uniderp-Anhanguera driafs@uol.com.br Glaucimara Lopes Schneider Hova Uniderp-Anhnaguera
glaucimara.hova@aedu.com

Glaucinei Dutra Galvo Uniderp-Anhanguera glaucinei.galvao@aedu.com Setor Educacional: Educao Universitria Classificao das reas de Pesquisa em EaD Nvel Macro Acesso, Equidade e tica Nvel Meso Inovao e mudana Nvel Micro Caractersticas de Aprendizes Natureza: Descrio de Projeto em Andamento Classe: Experincia Inovadora RESUMO Este estudo consiste em um relato de experincia sobre a implementao de uma Assessoria de Incluso num Centro de Educao a Distncia de uma IES da rede privada de Mato Grosso do Sul. Este estudo tem como intuito socializar as etapas e os avanos dessa universidade na incluso dos alunos com deficincia no Ensino Superior modalidade EAD, discutindo tais avanos e vislumbrando possibilidades.

Palavras-chave: Educao a distancia; Educao Especial; incluso.

INTRODUO Vivemos em um momento de mudanas no qual novos espaos e novas estratgias de aprendizagem concorrem com as tradicionais estruturas educacionais. Entretanto, mudanas de paradigmas no so exclusividade de instituies de ensino, toda a sociedade vem sofrendo transformaes. O sculo XX marcado pela defesa normativa dos direitos de liberdade e direitos sociais. Com o imperativo todos so iguais perante a lei, a Declarao Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948, coloca pela primeira vez no campo legal o reconhecimento dos direitos das pessoas com deficincia. A partir da, variadas questes orbitam em torno dos direitos fundamentais; entre elas, a preocupao do acesso educao dessas pessoas com necessidades especiais. A Educao a Distncia (EAD) a modalidade educao aberta que mais cresce na atualidade, pois este modelo de educao abrolha para atender essas novas demandas educacionais da sociedade contempornea. As tecnologias podem trazer atividades e estratgias pedaggicas que contemplam os diversos estilos de aprendizagem. Podemos contar com diferentes recursos tecnolgicos que permitem ao cidado, independentemente de sua condio, o acesso ao conhecimento. Historicamente, as pessoas com deficincia foram segregadas, eliminadas do convvio social e, em determinados momentos, at exterminadas. No sculo XXI, observa-se, internacionalmente, um grande movimento de incluso da pessoa com deficincia; alis, a partir da Declarao Universal dos Direitos do Homem (1948), comea a preocupao dos legisladores de diferentes pases no sentido de garantir os direitos dessas pessoas, at ento alijadas do convvio social. Atualmente a evoluo desses direitos e as lutas dos movimentos sociais tm inserido na agenda governamental a discriminao positiva reforando as polticas afirmativas que asseguram os direitos das minorias.

No Brasil, a presso dos movimentos sociais, na segunda metade da dcada de 1980, marcada pelo Ano Internacional das Pessoas com Deficincia, impulsionou a criao de medidas poltico-jurdicas expressas pela Constituio Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988. A Carta Magna refora a igualdade de direitos para todos e traz como funo do Estado a defesa dos direitos sociais: a educao, a sade, o trabalho, o lazer, a segurana; estabelece o direito de ir e vir, entre outros. Acordos, como a Declarao de Direitos das Pessoas Deficientes (1975), Programa de Ao Mundial para as Pessoas Deficientes (1982), Regras Gerais sobre a Igualdade de Oportunidades para Pessoas com Deficincias (1993) e a Declarao de Salamanca (1994), firmados pelo Governo brasileiro com organizaes mundiais, corroboraram para que o Brasil se preocupasse em promulgar todo um amparo legal para a efetivao do direito acessibilidade. A Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia, bem como seu Protocolo Facultativo, ratificados pelo Congresso Nacional em 09 de julho de 2008 por meio do Decreto Legislativo n 186/2008, reconhece em seu Prembulo que a deficincia um conceito em evoluo e que elaresulta da interao entre pessoas com deficincia e as barreiras atitudinais e ambientais que impedem sua plena e efetiva participao na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas (BRASIL, 2008). Em sua obra Aprendizagem a Distncia, FredricLitto discorre sobre a importncia da EAD para o acesso educacional das pessoas com deficincia:
Quando lembramos que aproximadamente uma em cada dez pessoas, em qualquer pas, sofre de necessidades especiais (cegueira, surdez, incapacidade fsica de se locomover, entre outras limitaes), alm daqueles (em um grande nmero) que no podem se afastar de suas casas em razo do compromisso de cuidar de familiares de idade avanada ou de crianas, a funo de incluso social pela aprendizagem a distncia fica muito clara. Se a pessoas no pode se deslocar at a escola ou a universidade, ento a instituio que deve ir at ela! (LITTO, 2010, p. 26)

Dessa forma, a IES, ciente de sua responsabilidade social, tem se empenhado na construo de prticas inclusivas. Assim, o presente trabalho

objetivou relatar os avanos dela na incluso dos alunos com deficincia no Ensino Superior modalidade EAD, discutindo os avanos e possibilidades.

INSTITUIO DE ENSINO SUPERIOR - EAD Em 2002, a IES foi autorizada por uma portaria do MEC decreto e parecer do mesmo ano - a ministrar Cursos de Ps-graduao lato sensu e cursos de extenso, na modalidade a distncia, via Internet e pelo ambiente virtual Quantum. Em 2003, a nova portaria autorizou graduao a distncia em: Economia, Secretariado Executivo e Administrao com nfase em Marketing e de Empresas, enquanto instituio parceira da UVB. A experincia vivenciada motivou a IES a utilizar a EAD para apoiar os cursos presenciais de ps-graduao, graduao e sequenciais. Dessa forma, foi oferecido aos cursos um ambiente virtual de aprendizagem com ferramentas sncronas e assncronas, no qual alunos e professores usufruram possibilidades de interao, envio e recebimento de materiais pedaggicos, no perodo de 2003 a 2006. A partir da experincia acumulada, consolidao da sua credibilidade e o seu desenvolvimento institucional, a IES decidiu expandir ainda mais suas aes e firmar parcerias, para alm da sua rea de influncia direta, proporcionando o acesso aos estudos universitrios s comunidades ainda no atendidas e que anseiam por melhorias profissionais e de vida, por meio do centro de educao a distncia, instalado a partir do segundo semestre de 2005. Atualmente, a IES tem como foco principal a graduao a distncia, tendo em vista a necessidade de atender a demanda que ainda necessita de formao superior. Assim, a IES desenvolveu seu projeto de educao a eistncia semipresencial, combinando o uso de tecnologias avanadas com o papel de mediador do professor pormeio da Internet e das aulas interativas, via satlite, alm do ambiente virtual de aprendizagem dinamizado pela possibilidade da interao e aprendizagem colaborativa entre os atores

envolvidos no processo do ensino e da aprendizagem por meio das ferramentas interativas. Dessa forma, o centro de educao a distncia vem se reestruturando no contexto de uma poltica integrada s modernas concepes a respeito do ensino e da postura do educador no contexto sociocultural, poltico e econmico da atualidade, visando formao de profissionais conhecedores dos problemas globais e, tambm, interessados na soluo dos problemas nacionais, regionais e locais. PRTICAS PEDAGGICAS INCLUSIVAS NO CENTRO DE EDUCAO A DISTNCIA DA IES: UM RELATO DE EXPERINCIA Em julho de 2010, germinava um projeto que viria a ser a menina dos olhosda IES, o projeto Alunos com Necessidades Educacionais Especiais que nasceu com a organizao de uma assessoria com o intuito de incluir o maior nmero possvel de acadmicos EAD com deficincia e oferecer-lhes um ensino de qualidade. Para tanto, o centro de educao a distncia da IES se preocupou em pensar nas melhores formas de atendimento especializado e individualizado aos alunos com deficincia. O primeiro passo foi escolher os profissionais a que seria confiada essa misso. A funo da Assessora, da Coordenadora Pedaggica, juntamente Direo de prestar atendimento aos alunos com deficincia fsica, auditiva ou visual e coordenar os trabalhos dos intrpretes, mediar a comunicao entre coordenao, intrpretes, alunos e polos, sempre recorrendo s leis e decretos a respeito de acessibilidade. Para Belloni (2006) o princpio orientador de aes de EAD est no processo de ensino e aprendizagem centrado no aluno, o que significa no apenas conhecer suas caractersticas socioculturais, seus conhecimentos e experincias, mas inclu-lo na concepo de metodologias, estratgias e materiais de ensino, de modo a criar atravs deles as condies de autoaprendizagem.

A primeira preocupao foi em relao acessibilidade fsica. Em cumprimento NBR 9050, o centro de educao a distncia da IES enviou aos polos uma equipe para realizar o levantamento de todas as mudanas necessrias estrutura para a incluso de usurios de cadeiras de rodas e demais alunos com deficincia fsica, mesmo que temporria. E assim se iniciaram as reformas, adequando-se todos os espaos fsicos. Enquanto isso, no centro, era organizada a outra parte do projeto. A Direo escolheu uma educadora para estar frente da Assessoria responsvel pela Incluso na EAD, prestando atendimento aos alunos com deficincia auditiva e visual, principalmente. Iniciaram-se, assim, os contatos com os polos, comunicando-os da criao da Assessoria e solicitando-lhes que cadastrassem todos os alunos com deficincia fsica ou sensorial, por meio do preenchimento de fichas cadastrais padronizadas e do envio dos documentos necessrios. Muitos polos responderam e constatou-se que havia um nmero significativo de alunos com deficincia auditiva e visual. Dessa forma, concentrou-se a ateno em duas situaes: a interpretao em Libras durante as teleaulas para atendimento aos alunos surdos e a produo de materiais para os acadmicos com deficincia visual (cegueira ou baixa viso). Para atendimento aos alunos com deficincia visual (cegos), foi adquirido um escner, para preparao dos audiobooks. Os primeiros materiais didticos e livros comearam a ser escaneados. A Assessoria tambm realiza a gravao em DVD desse material, os quais so enviados aos Polos. Para alunos com baixa viso, o atendimento individualizado, levando em conta cada caso na preparao dos materiais com fonte aumentada. Profissionais para interpretao de LIBRAS foram contratados,os quaisatendem atualmentevinte e seis alunos surdos cadastrados em mais de dez polos diferentes. A Assessoria de Incluso procura aprimorar o atendimento constantemente. Para tanto, tem o principal, que o desejo de promover a incluso em sua plenitude, preocupando-se em garantir no apenas o acesso dos alunos com deficincia, mas tambm sua permanncia e sua participao efetiva no processo aprendizagem.

H muitos outros projetos a serem desenvolvidos, como elaborao de um glossrio de LIBRAS com os termos mais utilizados durante as teleaulas e a criao de um hotsite com espao no site do centro de educao a distncia para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais. CONSIDERAES FINAIS A Educao a Distncia uma modalidade de ensino que promove a aprendizagem, ainda que alunos e professores estejam em tempos e espaos diferentes; mas vai muito alm, uma oportunidade de formao e incluso social. O desenvolvimento de Prticas Pedaggicas Inclusivas no CEAD centrado na aprendizagem, na participao e na mediao das possibilidades de conhecimento de todos, como valores que confirmam a riqueza da diversidade. Respeitar as diferenas oportunizar os recursos necessrios para a aprendizagem do aluno. Ainda h muito a ser feito, entretanto esse apenas o comeo do caminho rumo incluso ideal, afinal, o caminho se faz caminhando. E a cada passo, aumenta a nossa convico de que a modalidade Educao a Distncia e a modalidade Educao Especial, juntas, ampliam as oportunidades educacionais de acesso Educao Superior de jovens e adultos com deficincia. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL. Constituio Federal. Curitiba: Jurua, 1999. ______. Lei n 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critrios bsicos para a promoo da acessibilidade das pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida, e d outras providncias. Disponvel em <www.planalto.gov.br>. Acesso em: 19 abr 2008. ___. Decreto legislativo n. 186, de 9 de julho de 2008. Aprova o texto da Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia e de seu Protocolo

Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de maro de 2007. Disponvel em: <http://vademecumjuridico.blogspot.com/2008/11/decreto-legislativo-comfora-de-emenda.html> . Acesso em: 12 dez 2008. ______. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva. Braslia: MEC/SEESP, 2008. BELLONI, M. L. Educao a Distncia. Campinas: Autores Associados, 2006. FVERO, Eugnia Augusta Gonzaga. Direitos das pessoas com deficincia: garantiada igualdade na diversidade. Rio de Janeiro: WVA Ed., 2004. 344 p. LITTO, F. M. Aprendizagem a Distncia. So Paulo: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 2010. ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS. Declarao Universal dos Direitos Humanos, 1948. _____. Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia, 2006.

You might also like