You are on page 1of 10

O que crdito de carbono? Crditos de Carbono so certificados que autorizam o direito de poluir. O princpio simples.

s. As agncias de proteo ambiental reguladoras emitem certificados autorizando emisses de toneladas de dixido de enxofre, monxido de carbono e outros gases poluentes. Inicialmente, selecionam-se indstrias que mais poluem no Pas e a partir da so estabelecidas metas para a reduo de suas emisses. A empresas recebem bnus negociveis na proporo de suas responsabilidades. Cada bnus, cotado em dlares, equivale a uma tonelada de poluentes. Quem no cumpre as metas de reduo progressiva estabelecidas por lei, tem que comprar certificados das empresas mais bem sucedidas. O sistema tem a vantagem de permitir que cada empresa estabelea seu prprio ritmo de adequao s leis ambientais. Estes certificados podem ser comercializados atravs das Bolsas de Valores e de Mercadorias, como o exemplo do Booleano Air de 1970, e os contratos na bolsa estadunidense. (Emission Trading Joint Implementation). H vrias empresas especializadas no desenvolvimento de projetos que reduzem o nvel de gs carbnico na atmosfera e na negociao de certificados de emisso do gs espalhadas pelo mundo se preparando para vender cotas dos pases subdesenvolvidos e pases em desenvolvimento, que em geral emitem menos poluentes, para os que poluem mais. Enfim, preparam-se para negociar contratos de compra e venda de certificados que conferem aos pases desenvolvidos o direito de poluir Como feita a quantificao do carbono? A quantificao feita com base em clculos, os quais demonstram a quantidade de dixido de carbono a ser removida ou a quantidade de gases do efeito estufa que deixar de ser lanada na atmosfera com a efetivao de um projeto. Cada crdito de carbono equivale a uma tonelada de dixido de carbono equivalente. Essa medida internacional

foi criada para medir o potencial de aquecimento global (GWP Global Warmig Potencial) de cada um dos seis gases causadores do efeito estufa. Por exemplo, o metano possui um GWP de 23, pois seu potencial causador do efeito estufa 23 vezes mais poderoso que o CO2. Em pases como a China e a ndia, ainda utilizado na indstria de refrigerao, um gs chamado HFC 23 que possui um GWP de 11.700, ou seja, muito mais poderoso que o CO2 e que o CH4. Esses pases esto desenvolvendo projetos de MDL baseados na utilizao de tecnologias para coletar e dissolver este gs. Segunda a Ecosecurities, a tonelada de carbono est sendo vendida no Brasil, por cerca de US$ 5, devido ao risco Brasil. Risco Brasil no caso do Brasil, como tambm no da frica, exigida uma srie de certificaes e avais em funo dos riscos de crdito, por todas as questes de credibilidade: o chamado Risco Brasil. O Brasil no considerado no mercado internacional um bom pagador. J tivemos escndalos financeiros que assustaram investidores srios, atraindo ao pas investimentos de curtssimo prazo, capital especulativo e voltil, alm dos chamados farejadores das Ilhas Cayman, que adoram negcios nebulosos para ancorar as operaes de lavagem de dinheiro. Tudo isso entra na contabilidade dos emprstimos internacionais, e o risco que corremos de acontecer de o dinheiro com taxa baixa ou a fundo perdido chegar na mo do pequeno com taxas altssimas. No se deve esquecer ainda da vulnerabilidade deste indivduo diante de contratos complexos, projetos duvidosos e presses de especuladores, interessados em comprar terras abaixo do preo do mercado para se credenciarem a esses investimentos.

Como funcionam os crditos de carbono? Pases desenvolvidos podem comprar crditos para atingir as metas de diminuio da emisso de poluentes Para entender os crditos de carbono, preciso compreender primeiro o efeito estufa e o Protocolo de Kyoto. O efeito estufa faz parte da dinmica do planeta e, graas a ele, a Terra mais quente do que o espao e tem a temperatura ideal para que os seres vivos sobrevivam. Funciona da seguinte forma: parte do calor irradiado pelo Sol devolvido ao espao. Porm, parte desse calor fica presa na atmosfera e responsvel por manter o planeta aquecido. O problema que o excesso dos chamados gases estufa (gs carbnico, metano, xido nitroso, fluoretos de enxofre e vapor dgua) amplifica esse fenmeno e faz com que mais calor seja retido na superfcie do planeta, provocando o aquecimento global. Hoje em dia, os pesquisadores descobriram que no so s os gases que provocam esse efeito. O chamado carbono negro, que a fuligem da fumaa, tambm tem papel importante nesse mecanismo. Apesar de ser impossvel prever com certeza quanto o planeta deve aquecer nos prximos anos, a preocupao para minimizar os efeitos do aquecimento global presente no mundo todo. Em 1997, 189 pases membros das Naes Unidas se reuniram em Kyoto, no Japo, e assinaram um tratado em que se comprometem a reduzir as emisses de gs estufa em 5% em relao aos nveis de 1991. Em 2005, esse protocolo entrou em vigor e os pases signatrios deveriam atingir a meta at 2008. At 2012 deve ser firmado um novo acordo, que j est em negociaes. Uma das crticas ao Protocolo que s esto obrigados a diminuir as emisses os pases na lista de naes desenvolvidas. Ou seja, o Brasil ainda no tem metas a cumprir, apesar de estar na lista dos 20 pases que mais poluem. "Ao contrrio do que acontece no resto do mundo, 2/3 das emisses brasileiras esto ligadas ao uso do solo desmatamento, queimadas e converso de florestas em sistemas agropecurios. O prximo acordo tambm deve incluir o desmatamento, que tem a ver diretamente com o nosso pas", afirma Kenny. Um dos mecanismos a que os pases desenvolvidos podem recorrer para cumprir a meta comprar os chamados crditos de carbono de pases que diminuram suas emisses.

Assim, uma empresa brasileira, por exemplo, pode desenvolver um projeto para reduzir as emisses de suas indstrias. Esse projeto passa pela avaliao de rgos internacionais e, se for aprovado, elegvel para gerar crditos. Nesse caso, a cada tonelada de CO2 que deixou de ser emitida, a empresa ganha um crdito, que pode ser negociado diretamente com as empresas ou por meio da bolsa de valores. "Porm, os pases s podem usar esses crditos para suprir apenas uma pequena parte de suas metas", explica Kenny Fonseca. Mesmo com essa restrio, o mercado de crdito de carbono est em pleno desenvolvimento, principalmente por causa do chamado mercado voluntrio. Nele, mesmo pases que no precisam diminuir suas emisses ou que no assinaram o Protocolo de Kyoto podem negociar crditos.

Qual sua Importncia em Nossas Vidas? A idia de se criar o sistema de crditos de carbono foi buscar compensar a emisso de gases que produzem o efeito estufa atravs de um programa que desperta nos pases a vontade poltica de rever os seus processos industriais e, com isso, diminuir a poluio na atmosfera e o seu impacto no aquecimento do clima. Em funo disso foi criado um certificado que emitido pelas agncias de proteo ambiental reguladoras, atestando que houve reduo de emisso de gases do efeito estufa. A quantidade de crditos de carbono recebida varia de acordo com a quantidade de emisso de carbono reduzida. Foi convencionado que uma tonelada de dixido de carbono (CO2) equivale a um crdito de carbono. Outros gases que contribuem para o efeito estufa tambm podem ser convertidos em crditos de carbono, utilizando o conceito de carbono equivalente. Esse certificado negociado no mercado internacional, onde a reduo de gases do efeito estufa passa a ter um valor monetrio para conter a poluio. H diversos meios para consegui-lo, alguns exemplos so: reflorestamento; reduo das emisses provenientes da queima de combustveis fsseis; substituio de combustveis fsseis por energia limpa e renovvel, como elica, solar, biomassa, PCH (Pequena Central Hidreltrica), entre outras; aproveitamento das emisses que seriam de qualquer forma descarregadas na atmosfera (metano de aterros sanitrios) para a produo de energia.

Em acordos internacionais os pases desenvolvidos passaram a ter cotas mximas para emitir esses gases do efeito estufa. Coube a esses pases criar leis para restringir a emisso desses gases em seus territrios. Os pases ou suas indstrias que ultrapassarem as metas estabelecidas tero que comprar os certificados de crdito de carbono, da mesma forma que quem conseguir reduzir suas emisses poder vender o excedente dessa reduo de emisso de gases nas Bolsas de Valores e de Mercadorias a outros pases ou indstrias que necessitem desses crditos. O mercado de carbono possui um critrio que se chama adicionalidade. Segundo este, um projeto precisa absorver dixido de carbono da atmosfera, no caso de reflorestamentos, ou evitar o lanamento de gases do efeito estufa, no caso de eficincia energtica. Algumas pessoas criticam esses certificados por entenderem que eles autorizam pases e indstrias a poluir. E isso pode ser verdade, pois a inteno da criao desse certificado era organizar critrios de neutralizao da emisso desses gases poluidores. Porm, tambm havia embutido dentro do programa a inteno de que os pases que fossem os maiores poluidores diminuissem suas emisses, e que esse mercado de carbono servisse de estmulo para incentivar os pases em desenvolvimento para que, atrados pelo ganho financeiro, cuidassem melhor de suas florestas e evitassem queimadas. Mas no foram suficientes os alertas e os estmulos financeiros. Algumas empresas continuam a destruir as florestas pela sua ganncia e ignorncia, esquecendo que as conseqncias sero muito graves para todos ns e as geraes futuras. Os governos foram omissos e permitiram, e ainda permitem, que o desmatamento sem controle furte a nossa maior riqueza: as florestas. Hoje ainda assistimos governantes de pases importantes ignorarem todos os sinais de perigo dados pela natureza contra a vida humana. Duas atitudes deveriam ser adotadas imediatamente por todos os governos do mundo. A primeira seria a diminuio em percentuais importantes das emisses de gases

poluentes, seja nas indstrias ou nos transportes. A segunda, agir fortemente contra o desmatamento descontrolado das florestas. Tomamos conhecimento recentemente de que o Incra, rgo ligado ao Governo Federal, o responsvel pelo maior desmatamento em nosso Pas. Isso causou-nos surpresa e descrdito quanto ao poder pblico, pois se o governo no consegue controlar nem os seus subordinados como ir fiscalizar os outros? Por tudo isso, a criao dos crditos de carbono tem um papel importante de conscientizao dos pases e suas indstrias, mas no ser suficiente para resolver esse problema se no houver vontade de todos os envolvidos. Governos, empresas e sociedade devem sentar-se juntos e discutir como mudar esse crime, que contra o meio ambiente, mas, principalmente, contra ns mesmos. Para sermos um mundo sustentvel so necessrios mais que programas de incentivo financeiro ligados ao meio ambiente. necessrio que tenhamos responsabilidade socioambiental e conscincia coletiva da necessidade dessa mudana, agora. Algumas correntes defendem a idia de que os crditos de carbono acabam favorecendo mais ao mercado do que ao ambiente, e outras defendem a idia de que os mesmos so certificados que autorizam aos pases desenvolvidos o direito de poluir. No entanto, cada pas tem uma cota mxima de crditos de carbono que pode comprar para cumprir as metas do Protocolo de Kyoto; portanto, o assim chamado "direito de poluir" limitado. Para o crdito de carbono as tecnologias reclamadas, pelas naes interessadas, devem passar por uma analise a nvel universitrio para que fique provado (matematicamente) o que foi ou no lanado na atmosfera.

MDL (MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO) A preocupao com o meio ambiente levou os pases da Organizao das Naes Unidas a assinarem um acordo que estipulasse controle sobre as intervenes humanas no clima. Assim o mercado de crditos de carbono nasceu em dezembro de 1997 com a assinatura do Protocolo de Kyoto Desta forma, o Protocolo de Quioto determina que seus signatrios pases desenvolvidos (chamados tambm de pases do Anexo I), reduzam suas emisses de gases de efeito estufa em 5,2%, em mdia, relativas ao ano de 1990, entre 2008 e 2012. Para tanto, existem algumas alternativas para auxili-los ao cumprimento de suas metas, chamadas de mecanismos de flexibilizao. Esse perodo tambm conhecido como primeiro perodo de compromisso. Para no comprometer as economias desses pases, o protocolo estabeleceu que, caso seja impossvel atingir as metas estabelecidas por meio da reduo das emisses dos gases, os pases podero comprar crditos de outras naes que possuam projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) nasceu de uma proposta brasileira Conveno Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima (CQNUMC). Trata-se do comrcio de crditos de carbono baseado em projetos de sequestro ou mitigao. O MDL um instrumento de flexibilizao que permite a participao no mercado dos pases em desenvolvimento, ou naes sem compromissos de reduo, como o Brasil. Os pases que no conseguirem atingir suas metas tero liberdade para investir em projetos MDL de pases em desenvolvimento. Atravs dele, pases desenvolvidos comprariam crditos de carbono, em tonelada de CO2 equivalente, de pases em desenvolvimento responsveis por tais projetos. H uma srie de critrios para reconhecimento desses projetos, como estarem alinhados s premissas de desenvolvimento sustentvel do pas hospedeiro, definidos por uma Autoridade Nacional Designada (AND). No caso do Brasil, tal autoridade a Comisso Interministerial de Mudana do Clima. Somente aps a aprovao pela Comisso, que o projeto pode ser submetido ONU para avaliao e registro. A negociao de contratos futuros de crdito de carbono j ocorre na Bolsa de Chicago e em pases como Canad, Repblica Checa, Dinamarca, Frana, Alemanha, Japo, Holanda, Noruega e Sucia. Em 2005 tambm entrar em vigor o mercado regional europeu, batizado de "European

Union Emission Trading Scheme". O Brasil deve se beneficiar deste cenrio como vendedor de crditos de carbono, e tambm como alvo de investimentos em projetos engajados com a reduo da emisso de gases poluentes, como o caso do biodiesel. Segundo estimativas do Banco Mundial, o pas poder ter uma participao de 10% no mercado de MDL, equivalente a US$ 1,3 bilhes em 2007. A Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) e o Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio (MDIC) vo lanar o Mercado Brasileiro de Reduo de Emisses (MBRE), que entrar em funcionamento at o fim de 2005, e funcionar como uma plataforma de negociao dos ttulos emitidos por projetos que promovam a reduo das emisses de gases causadores do efeito estufa. A criao do MBRE uma iniciativa que visa profissionalizar a negociao, no mercado de capitais, dos papis oriundos dos projetos de MDL, trabalhando na elaborao de um banco de projetos MDL no Brasil. Na prtica, mais um mercado de ttulos que ser operado pela bolsa. Inicialmente, os papis podero ser negociados por qualquer investidor que j compra ativos semelhantes no mercado de derivativos. Portanto, os benefcios gerados pela produo de biodiesel no Brasil podem ser convertidos em vantagens econmicas, pelo acordo estabelecido no Protocolo de Kyoto e nas diretrizes do MDL. O ganho decorrente da reduo da emisso de CO2, por queimar um combustvel mais limpo, pode ser estimado em cerca de 2,5 toneladas de CO2 por tonelada de biodiesel. No mercado europeu, os crditos de carbono so negociados por volta de US$ 9,25 por tonelada. Portanto, 348 mil toneladas de biodiesel de mamona geram uma economia de 870 mil toneladas de CO2, podendo ser comercializada por US$ 8 milhes. Exemplos prticos Florestas preservadas. A preservao das florestas existentes no contemplada como fonte de crdito de carbono, nesta primeira fase do protocolo de Kyoto. Em julho de 2001, o acordo de Bonn definiu regras para projetos florestais no MDL referente ao primeiro perodo de compromisso (2008- 2012), e excluiu crdito para desmatamento evitado nesse perodo. Projetos de uso da terra, mudana de uso da terra e florestas seriam limitados a reflorestamento e florestamento, ou seja, o plantio de rvores em locais que eram ou no historicamente florestados, respectivamente. Florestamento e Reflorestamento Atualmente existe um pequeno numero de projetos, de

florestamento e reflorestamento autorizado pela ONU a comercializar crditos de carbono no Brasil. Dentre esses destaca o Projeto Plantar, localizado, em Minas Gerais e tem como objetivo a reduo das emisses de gases do efeito estufa por meio do estabelecimento de plantios sustentveis de florestas de eucalipto para suprir o uso de carvo vegetal na produo de ferro primrio, ao invs de coque de carvo mineral ou biomassa no-renovvel. Outra iniciativa no que concerne a reflorestamento refere-se ao plantio de Accias (Acacia mangium), no lavrado de Roraima. Entretanto, iniciativas de reflorestamento tambm pleiteiam crditos-carbono nos mercados paralelos, pois, apesar de previstas no MDL, apresentam complicaes. Sua metodologia ainda est sendo discutida, devido dificuldade de medir o carbono absorvido pelas rvores em crescimento, particularmente se forem de espcies diferentes, como ocorre em uma floresta nativa. Alm disso, nem todos preenchem o critrio da adicionalidade previsto pelo MDL, j que o reflorestamento uma atividade praticada h muito tempo, com objetivos comerciais. Tambm se coloca a questo do controle dessas reas, uma vez que o governo j enfrenta obstculos para fiscalizar as florestas ainda em p.

Crdito Carbono: um Estudo de Caso na Empresa NovaGerar Resumo

O Protocolo de Quioto, firmado em dezembro de 1997, um instrumento importante na diminuio das emisses de gases de efeito estufa e na busca de desenvolvimento sustentvel. Os pases desenvolvidos que aderiram ao Protocolo assumiram o compromisso de reduzir suas emisses de gases em 5,2% (base 1.990) no perodo de 2.008 a 2.012. Das trs modalidades para a diminuio do custo dos investimentos na reduo dos gases, este artigo tem por objeto o estudo do Crdito Carbono previsto no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo - MDL, voltado para pases em desenvolvimento no trato das questes ambientais atravs do qual so implementados projetos que trazem resultados positivos. O objetivo deste artigo estudar o Projeto NovaGerar desenvolvido em Nova Iguau RJ, procurando investigar se o incentivo do Crdito Carbono, previsto no MDL, contribuiu para sua viabilidade econmica e, conseqentemente, reduziu impactos ambientais por meio de redues de gases do efeito estufa. A anlise dos dados demonstrou que o projeto no se mostrou vivel, quando enfocou somente a gerao de energia eltrica. Agregando-se o Crdito de Carbono, mostrou-se atrativo com a expressiva taxa interna de retorno de 36,19% ao ano.

You might also like