You are on page 1of 3

A PAZ DE DEUS Filipenses 4.

4-7
Introduo Numa linguagem bem simples, podemos dizer que paz o oposto de guerra. Se o mundo no conhece muito bem o que a paz, certamente conhece o que a guerra. Hoje experimentamos diversos tipos de guerras: - Guerra entre as naes; - Guerra entre os estados do Brasil (guerra fiscal); - Guerra entre adversrios polticos resultando em mortes encomendadas; - Guerra entre a polcia e o trfico de drogas; - Guerra entre os prprios traficantes pelo controle do trfico de drogas; - Guerra entre vizinhos; - Guerra entre famlias; - Guerra dentro da prpria famlia; - Guerra dentro do corao humano; - Guerra do ser humano com Deus; Diante de tantas guerras, ser possvel experimentar paz? Sim, com certeza. Mas que tipo de paz? Joo 14.27 Escrevendo aos filipenses, Paulo fala a respeito da paz de Deus que guarda os nossos coraes (4.7). Essa paz no produzida ou promovida pelo homem. a paz promovida pelo prprio Deus no corao humano. Uma paz que no depende das circunstncias. Uma paz que guarda o corao na hora da provao. Uma paz que excede todo o entendimento e compreenso humana. Naturalmente no d para entender como que uma pessoa pode ter paz apesar das provaes que enfrenta. A paz de Deus guarda o nosso corao quando tomamos algumas atitudes. 1. GUARDA OS NOSSOS CORAES QUANDO BUSCAMOS ALEGRIA NO SENHOR (v. 4) A verdadeira alegria. "A alegria no Senhor a nossa fora" "Alegrai-vos sempre no Senhor" - como alegrar-se sempre, em qualquer circunstncia?

Paulo estava preso quando encorajou a igreja de Filipos dessa maneira. Assim como a paz, alegria no Senhor, no depende das circustncias. Atos 16.24-26 2. GUARDA OS NOSSOS CORAES QUANDO NOS LEMBRAMOS QUE O SENHOR EST PERTO (v. 5) No estamos sozinhos! "Perto est o Senhor!" Deus nosso refgio e fortaleza, socorro bem presente na angstia (Salmo 46:1); No somos felizes porque no temos problemas; porque no sofremos. Somos felizes e temos paz porque o Senhor est perto! Ele est no controle de todas as coisas. Tudo est em suas mos! O Senhor est junto de ns e nos ampara, nos ajuda a enfrentar os problemas. Por outro lado, grande parte do nosso sofrimento, deve-se ao fato de no percebermos que o Senhor est perto. Salmo 34:18 - "Perto est o Senhor dos que tm o corao quebrantado, e salva os contritos de esprito". Aqueles, que tm o corao quebrantado que percebem a presena do Senhor, a sua companhia constante! Mas o Senhor est perto, no apenas no sentido geogrfico. Ele est perto tambm no sentido cronolgico ou escatolgico. Ele est perto porque est chegando, e a sua vinda est prxima! E a vinda do Senhor no nos traz medo, incerteza e insegurana. Pelo contrrio, essa verdade nos conforta e nos enche de esperana, a ponto de exclamarmos:Vem Senhor Jesus! 3. QUANDO DEPOSITAMOS NOSSAS ANSIEDADES EM SUAS MOS PELA ORAO (v. 6) A ansiedade corri o nosso interior! Acaba com a gente por dentro! Afeta at a nossa sade! Paulo nos apresenta o remdio: orao. Orar falar com Deus, mas tambm ouvir a Deus. Por meio da orao falamos com Deus, mas ele fala com a gente tambm. bem verdade que nem sempre damos oportunidade para que ele fale com a gente e nos contentamos em falar o tempo todo. Vale lembrar que a orao que nos alivia da nossa ansiedade a orao que nos leva a descansar no Senhor, a entregar a ele todos os nossos problemas porque confiamos que ele est no controle de todas as coisas e a sua vontade a melhor de todas. Por meio da orao buscamos a Deus. E essa busca precisa ser com f!

Voc precisa crer que Deus existe! Voc precisa confiar nele como soluo para a sua vida! Voc precisa reconhecer que pecador e que os seus pecados limitam os seus recursos. Voc precisa reconhecer que depende de Deus! O ser humano, por mais capaz que seja, no pode viver sozinho, porque depende de Deus. Isso faz parte do nosso jeito de ser. Deus nos fez assim. Ele conhece a nossa estrutura e sabe que no podemos viver sem ele. Assim como a ovelha no consegue sobreviver sozinha, o ser humano no consegue sobreviver sem Deus. Por isso as ansiedades e preocupaes so um fardo que s Deus pode carregar. Falimos quando tentamos carregar sozinhos. Salmo 55.22 Salmo 68.19 1a. Pedro 5.6-7 Mateus 6.34 V. 6 - "sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas peties". Deus j sabe de tudo o que precisamos antes mesmo de formularmos os nossos pedidos. O que ele quer que tenhamos um relacionamento com ele. O que ele quer que o conheamos melhor e aprendamos a confiar os nossos cuidados a ele mesmo. Est difcil carregar o seu fardo? Oua o convite de Jesus: Mateus 11.28-30. Ningum nunca falou dessa forma! S Jesus! Ele tem autoridade e poder para aliviar o seu fardo. Atos 3.19-20 Experimente Jesus em sua vida! A sua paz pessoal! para voc! Cristo conquistou essa paz na cruz ao reconciliar o homem com Deus (Efsios 2.14). Concluso Voc quer experimentar a paz que o mundo no pode lhe dar? Voc quer experimentar essa paz capaz de guardar o seu corao na hora da provao, na hora da dor, at mesmo na hora da sua partida para a eternidade? Confie a sua vida a Jesus! Ele lhe dar paz e muito mais. Ele lhe dar tambm perdo para os seus pecados e vida eterna.

You might also like