You are on page 1of 14

Domotica 28/03/2011 08:23:09 Automao e Monitoramento Residencial Wireless Uma abordagem de domtica utilizando rede Mesh/Zigbee e SMS.

A proposta deste artigo o desenvolvimento de um sistema de automao e monitoramento residencial, por meio de redes sem fio com Protocolo ZigBee IEEE 802.15.4 e rede Mesh, com acesso remoto por Short Message Service SMS, englobando o uso racional de energia eltrica, como o desligamento automatico de lampadas; identificao de tentativa de furto na residencia sensor de presena, de quebra de vidro, deteco de vazamento de gas e de incendio; dispositivos de conforto tais como ligar TV, radio, condicionador de ar, atender liga o telefonica, porto eltrico, ligar/desligar a lampada mais prxima do usuario sem a necessidade de interruptor especifico, entre outras operaes. Lucas de Oliveira e Silva Pinto; Rodrigo DAngelo Mathias

Domtica o controle automatiza do de uma residncia permitindo a gesto de todos os recursos habitacionais, rentabilizando o sistema, simplificando a vida das pessoas, satisfazendo as suas necessidades de comunicao, de conforto e segurana. Com a domtica pretende-se controlar a iluminao, condies climticas, a segurana e a interligao entre os trs elementos no contexto domstico. Apesar de ainda ser pouco conhecida e divulgada, pelo conforto e comodidade que pode proporcionar, a domtica promete ter muitos adeptos dentro de alguns anos, permitindo o uso de dispositivos para automatizar as rotinas e tarefas de uma casa. Normalmente so feitos controles de temperatura ambiente, iluminao e som, distinguindo-se dos controles normais por ter uma central que comanda tudo, e que s vezes acoplada a um computador e / ou internet. A domtica utiliza vrios elementos de forma sistmica, aliando as vantagens dos meios eletrnicos aos informatizados, de forma a obter uma utilizao e uma gesto integrada dos diversos equipamentos de uma habitao. A domtica vem tornar a vida mais confortvel, mais segura e at mesmo mais divertida. O manuseio do sistema poder ser feito de acordo com as prprias necessidades do usurio, podendo optar por um controle automtico quando for preciso. Nos sistemas passivos o elemento reage somente quando transmitida uma ordem, dada diretamente pelo utilizador (e.g.: interruptor) ou por um comando de modo remoto. O sistema, alm de interpretar parmetros, reage s informaes transmitidas pelos sensores (ex.: detectar que uma janela est aberta e avisar o usurio, ou que a temperatura est diminuindo e ligar o sistema de aquecimento). Atualmente, a grande maioria das redes de sensores utiliza fios para as conexes e comunicaes de dados. O custo de instalao de uma rede de sensores usando fios de cobre juntamente com a infraestrutura de manuteno, tornou-se extremamente elevado, inviabilizando muitos projetos. Por meio de sensores, atuadores e comandos por SMS desenvolvido um sistema de automao, monitoramento e eficincia energtica reduo do consumo de energia eltrica com comunicao via Radiofrequncia (RF) entre os pontos utilizando ZigBee / rede Mesh.

A comunicao usando topologia Mesh estabelece uma rede complexa e colaborativa, em que elementos da rede servem de repetidores para que dispositivos que possuam dificuldades em estabelecer comunicao devido distncia possam trocar informao entre si e com a Central. A rede pode crescer de maneira virtualmente indefinida, de modo que um ponto faz ponte para outro. No caso de um ponto repetidor cessar o funcionamento, outro ponto que possa realizar a mesma funo, passa a faz-lo automaticamente de forma a restabelecer laos da rede Mesh. Utilizando um Modem, possvel controlar o sistema, enviando comandos por SMS para atuar em algum ponto da rede, ou receber alguma informao de funcionamento desta. O Modem possui uma pilha interna, a qual funciona com comandos ATs, sendo possvel, desta forma, que todos os comandos sejam enviados formando o pacote de dados, ou retornando uma mensagem de erro. Com o pacote formado corretamente, possvel realizar o controle de modo a acionar ou desligar algum ponto da rede (ligar lmpada, por exemplo), ou receber informao do estado de algum ponto da rede (como exemplo: sensor depresena ativo).

Sustentabilidade Tendo como foco a relevncia no que diz respeito ao uso racional e economia de energia eltrica, pois a rede possui sensores de presena que detectam pessoas nos ambientes, enviando comandos para o desligamento das lmpadas que esto acesas desnecessariamente nos cmodos, caso estes estejam vazios por um perodo pr-estabelecido. Alguns mdulos ZigBee so alimentados por pilhas comuns que possuem autonomia de alguns meses, alm da alimentao proveniente de painis de energia solar, sem a necessidade de utilizao de pilhas ou baterias.

Desenvolvimento Numa rede utilizando Protocolo ZigBee IEEE 802.15.4 Institute of Electrical and Electronics Engineers podem existir trs tipos de dispositivos: Terminal / ZigBee End Device, Roteador / ZigBee Router, e Coordenador / ZigBee Coordinator. O componente bsico o ZigBee End Device, que tem a habilidade de se comunicar com outros ns da rede e interfacear a comunicao dela com os terminais (sensores e atuadores). O seguinte na hierarquia o ZigBee Router que age como um dispositivo terminal que tem tambm a capacidade de funcionar como um roteador intermedirio de retransmisso de sinais para outros ns. No topo da rede est o ZigBee Coordinator, que atua para controlar a rede residencial (Home Area Network), alm de realizar a ponte para outras redes. Em redes residenciais h apenas um ZigBee Coordinator, sendo que esse armazena as informaes de segurana e endereos de todos os outros dispositivos da rede. Normalmente o coordenador configurado para atuar como gateway para outras redes de

comunicao, incluindo sistemas de PLC ou wireless, at redes de celulares ou a Internet. Neste projeto, o Coordenador conectado ao Modem (figura 1), que fica responsvel pelo envio e recebimento de Short Message Service (SMS), mensagens que incluem os comandos para a atuao das interfaces residenciais (ligar/desligar lmpada, atuar ar condicionado, entre outros), ou que incluem informaes sobre a situao atual do sistema (se houve a atuao de algum sensor, se ocorreu falta de energia eltrica).

O ZigBee utiliza a norma de protocolos wireless para Personal Area Networks, que garante uma taxa de transmisso de dados de at 250 kbps (figura 2).

Difere do Wi-Fi e Bluetooth na capacidade de configurar redes Mesh, sendo destinado implementao com distncias mais curtas e custos menores por dispositivo. A potncia de sada muito baixa, tipicamente na faixa de miliwatt, significando alcance mximo de aproximadamente 75 metros em reas abertas, ou com sistema de amplificao de sinal para

at cerca de 300 metros. A maior parte dos equipamentos funciona na banda de 2,4 Ghz. Outras especificaes importantes, bem como a comparao com Bluetooth so apresentadas na tabela 1.

O ZigBee mais do que uma implementao de hardware da norma 802.15.4. Enquanto a norma IEEE define as camadas fsicas e de controle de meios de acesso para as comunicaes, o ZigBee vai alm e define uma srie de protocolos de software de nvel mais alto que permitem interface aplicaes especficas. A figura 3 mostra a relao entre a norma IEEE 802.15.4 e as adies realizadas pela ZigBee Alliance.

As especificaes do ZigBee possuem apoio robusto malha de rede, podendo esta conter centenas de ns e pontos. Essa rede permite que as mensagens utilizem rotas diferentes para chegar a partir de um n a outro, ou seja, de modo confivel a rede no depende de um determinado n para cada funo. E, a comunicao sem fio pode ocorrer de vrias formas, como ponto a multiponto, em que um ponto tem que acessar vrios outros pontos. A topologia bsica a Estrela, cujo Terminal e Roteador comunicam-se diretamente com o Coordenador apenas (Figura 4, Verde - Terminal e Amarelo - Roteador).

A topologia seguinte em evoluo a Conjunto de rvores, onde os pontos (Terminal e Roteador) conectam-se formando alguns ramos, que por fim conectam-se ao Coordenador, conforme ilustra a figura 5.

A rede de comunicao mais eficiente entre as apresentadas a rede Mesh, cuja comunicao alterada dinamicamente de um Roteador para outro. Caso algum ponto apresente falha ou bloqueio na trajetria do sinal, a rota de comunicao alterada automaticamente e todos os Roteadores conseguem conectar-se com qualquer outro n e consequentemente com o Coordenador, mantendo a rede sempre em funcionamento, at mesmo se algum ponto parar de funcionar ou algo atrapalhe o meio de comunicao (Figura 6).

O kit de desenvolvimento utilizado o Z-Accel 2,4 GHz ZigBee Processor eZ430-RF2480, sendo que cada mdulo composto por dois microcontroladores: um MSP430F2274 e um CC2480 que contm a pilha ZigBee, com comunicao SPI / UART (Serial Peripheral Interface / Universal Asynchronous Receiver-Transmitter, Interface Perifrica Serial / Recepo-Transmisso Assncrona Universal) entre eles (Figura 7), formando assim uma arquitetura Dual Core.

O CC2480 possui suporte para Simple API (Simple Application Programming Interface, Interface de Programao de Aplicao Simples), que possui apenas 10 chamadas API, simplificando o desenvolvimento de aplicaes com ZigBee, principalmente no que diz respeito rede Mesh, que estabelecida automaticamente. As camadas de aplicao podem ser vistas na figura 8.

Os dispositivos ZigBee possuem dois tipos de endereos. Um endereo IEEE de 64 bits (tambm chamado de endereo MAC ou endereo extenso) e um endereo dinmico de rede de 16 bits (tambm conhecido como endereo lgico ou endereo curto). O endereo de 64 bits um endereo exclusivo em nvel mundial, atribudo e mantido pelo IEEE. Cada dispositivo pr-programado com o seu prprio endereo segundo esse padro. Quando o dispositivo se conecta a uma rede ZigBee, um endereo dinmico de 16 bits atribudo automaticamente, esse endereo destinado e utilizado enquanto o mdulo est ligado rede. S exclusivo dentro dessa rede, e utilizado para identificar os dispositivos e o envio de dados dentro dela. Cada mdulo eZ430-RF2480 possui tambm um LDR (Light Dependent Resistor, Resistor Dependente de Luz), dois LEDs (um verde e um vermelho), um Push-Button, alm dos pinos de acesso utilizados para a conexo com os sensores e/ou atuadores (Figura 9).

A primeira aplicao e a mais simples deste mdulo a utilizao para a deteco do estado (aberto / fechado) de portas e janelas de modo a detectar, caso o alarme esteja no modo ativo, se houve a abertura destas como consequncia de invaso, por exemplo. O sensoriamento realizado com reed-switch, que conectado a um terminal / pino especfico do mdulo, ativando a rotina de interrupo caso detecte abertura, fazendo com que o ZigBee saia do estado de baixo consumo (Low Power), enviando o estado atual para o ZigBee Coordenador atravs da rede Mesh. Com o sistema de alarme ativo (monitorando), o ZigBee Coordenador por sua vez atua nos meios de alerta (sirene e envio de SMS). A alimentao desses sensores realizada por meio de pilhas alcalinas comuns que, devido ao baixo consumo, possuem autonomia de durao de alguns meses. Uma forma de alimentao utilizada a proveniente de painel de energia solar (figura 10), que fornece energia suficiente para alimentar o mdulo ZigBee inclusive no perodo noturno quando h ausncia de claridade, devido energia armazenada em duas microbaterias recarregveis de 3,8V por 50 Ah.

Esse tipo de alimentao, sem a necessidade de pilhas ou baterias, utilizado principalmente quando o sensor de difcil acesso, devido a algum impedimento como, por exemplo, altura. Este circuito composto por uma clula fotovoltica, que capta a radiao luminosa convertendo-a em energia eltrica. Um conversor Boost eleva o valor da tenso de entrada de 1,0 volt para 4,0 volts e um controlador de carga monitora o armazenamento de energia nas duas baterias recarregveis, como apresenta o diagrama de blocos (figura 11).

Outro tipo de monitoramento realizado com o sensor de presena por infravermelho, que detecta a existncia de pessoas no ambiente quando o alarme est ativo. A alimentao deste sensor proveniente de uma fonte com divisor de tenso atravs de um capacitor e de um resistor, que torna o circuito compacto e com custo reduzido, quando comparado a uma fonte com transformador (normal ou do tipo chaveada). Este tipo de fonte de alimentao conhecido como fonte capacitiva. Para que o ZigBee e o sensor de presena sejam alimentados ininterruptamente utilizado um circuito Fuel Gauge, que realiza o controle de carga de baterias de Lithium-on e o chaveamento destas em caso de falta de energia eltrica na residncia. Com a utilizao de um sistema de acionamento, possvel ligar ou desligar qualquer tipo de carga (e.g.: lmpada, televiso, rdio, condicionador de ar, atender ligao telefnica, abrir porto eltrico) atravs da utilizao de rel em conjunto com um mdulo ZigBee e uma fonte capacitiva. Com este conjunto possvel acionar qualquer sistema de iluminao a partir de inmeros interruptores, sem a necessidade de cabeamento dedicado para uma lmpada especfica. Isto proporciona uma reduo significativa de cabos eltricos dentro de condutes, pois um mdulo aceita a conexo de diversos interruptores, cada um com uma ao dedicada. Utilizando este sistema, a vida til dos interruptores prolongada, pois estes trabalham com tenses e correntes reduzidas, por serem conectados a mdulos ZigBee que operam normalmente com 3,3 volts. possvel inclusive realizar o acionamento de qualquer lmpada por SMS, ou seja, de modo remoto. Os interruptores so conectados diretamente aos pinos disponveis no mdulo ZigBee, apresentando funcionamento e arquitetura semelhante aos sensores com reed-switch permanece em baixo consumo at que entre na rotina de interrupo. Por esse motivo, pode ser alimentado por pilhas comuns e ser instalado de forma habitual em caixas de embutir na residncia. Alm de desempenhar a funo principal de acionar qualquer lmpada, os interruptores funcionam como boto de pnico. Mantendo qualquer interruptor pressionado por cerca de dez segundos o sistema acionado no modo de pnico, apresentando transparncia para a residncia, porm realizando o envio de SMS com esse aviso para o nmero de destino cadastrado.

Dois tipos de sensores, utilizados principalmente na cozinha, so os de deteco de vazamento de gs e de presena de fumaa. O sensor de vazamento de gs, que detecta gs de cozinha Propano / Butano, instalado prximo ao cho e ao fogo, devido a este tipo de gs ser mais denso que o ar. Este sensor possui um mdulo ZigBee e uma fonte capacitiva incorporados. Caso o sensor detecte anomalia, ele envia uma informao de modo a atuar o fechamento da vlvula de gs, por exemplo. O sensor de fumaa instalado no teto, prximo ao fogo tambm, de modo a detectar princpio de incndio. Se este sensor ativar, ele enviar um comando de modo a atuar o fechamento da vlvula de gs, com o acionamento da sirene e o envio de SMS. Dentro do segmento de sensores destaca-se tambm o sensor de quebra de vidro, que consiste num microfone que detecta a frequncia emitida quando um vidro quebrado. Este tipo de sensor instalado normalmente no centro do cmodo de modo a cobrir todas as janelas existentes nele. Sua alimentao fornecida tambm por uma fonte capacitiva e possui um mdulo ZigBee acoplado.

Devido necessidade de uma fonte mais robusta para alimentar o carregador de bateria e a sirene, utilizou-se uma fonte de alimentao com transformador. Esse fornece maior potncia ao sistema quando comparado a fonte capacitiva. Este circuito possui controle de chaveamento da bateria em caso de falta de energia eltrica. Com o sistema no modo ativo, a sirene acionada sempre que houver tentativa de invaso na residncia, de forma a coibir a ao e avisar os moradores vizinhos sobre o ocorrido, pois esse circuito instalado na parte externa da residncia. Os mdulos ZigBee so utilizados tambm para automatizar algumas atividades ou tarefas dentro da residncia. Dentre elas pode-se destacar o controle remoto universal. Por meio dele possvel atender chamadas telefnicas no modo viva voz do telefone sem que o usurio se levante do sof. Ligar / desligar o rdio, a televiso, o condicionar de ar, abrir ou fechar persianas, alm de acionar alguma lmpada de algum cmodo independente da sua localizao dentro da residncia, so exemplos de aplicao. O sistema possui dois estados de segurana que podem ser acionados pelo controle remoto. No primeiro modo de operao Alarme todos os sensores so monitorados; no segundo modo Dormir apenas os sensores das portas e janelas so monitorados, permitindo a livre circulao dentro da residncia. possvel ativar qualquer um desses modos de operao via SMS. Com o controle remoto ou comando via SMS possvel permitir o acesso residncia, abrindo porta com tranca eltrica ou o acionamento do motor de porto para a entrada / sada de veculos. O circuito da central instalado em algum cmodo da habitao de difcil acesso, protegido contra a interveno de tentativa de desligamento. Esse circuito, composto pelo ZigBee Coordenador e o Data Modem, possui fonte de alimentao com arquitetura similar existente junto sirene capaz de alimentar todo o sistema e carregar uma bateria de Chumbo de 12V / 7,2Ah. Essa fonte de alimentao auxiliar utilizada para suprir o consumo dos circuitos em caso de falta de energia eltrica. A central possui um circuito que monitora corte de linha telefnica e falta de energia eltrica na rede, sendo que na ocorrncia de ambos os casos enviado SMS de modo a alertar o proprietrio sobre possvel tentativa de invaso. O corte de energia eltrica e de linha telefnica comumente realizado antes da tentativa de invaso, principalmente em casas de veraneio. As centrais mais antigas utilizavam discadora por linha telefnica, discando para algum nmero pr-programado, porm, como mencionado, este projeto usa Data Modem, que opera pela rede de telefonia celular. O modem utilizado para a comunicao na rede GSM atravs de SMS o G24 da Motorola (Figuras 12 e 13).

Ele possui entrada para SIM Card, entrada para antena, conexo serial RS-232 e USB, ambas utilizadas para programao e operao. A comunicao atravs de RS-232 usada para a comunicao do Modem com o mdulo ZigBee, por meio de um circuito dedicado utilizando MAX3232. Esse circuito integrado empregado para elevar o nvel de tenso, pois nos pinos de TX / RX do ZigBee o sinal de 3,3 volts e, para utilizar-se do padro RS-232, necessrio nveis de tenso acima de 10 volts. O firmware embarcado no microcontrolador da Texas Instruments da famlia MSP430 comunica-se com o Modem atravs de comandos ATs, que so responsveis por verificar se h novas mensagens de texto SMS e tambm envi-las caso ocorra algum evento na rede ZigBee. No sentido inverso, quando o modem recebe uma SMS, o Coordenador trata a mensagem lendo as informaes importantes para ele, que por sua vez envia atravs da rede Mesh realizando um broadcast, ou seja, envia tal informao para todos os mdulos ZigBee. Porm, apenas um mdulo especfico responsvel pela atuao constante no comando ir desempenhar seu papel ativando alguma carga, por exemplo. Como cada mdulo ZigBee

possui um cdigo IEEE nico para cada dispositivo, utiliza-se deste ndice para filtrar pacotes na rede.

Resultados Pela combinao de duas tecnologias distintas, foi possvel obter alto alcance GSM conjuntamente com baixo consumo ZigBee , proporcionando um sistema eficiente e com desempenho elevado. Um dos problemas decorrentes da utilizao do servio de SMS da rede de telefonia mvel que a mensagem no entregue em tempo real, gerando um atraso na transmisso da informao, o que seria diferente se utilizasse uma conexo de dados GPRS. Para criar um ambiente com conexo socket rede de dados a infraestrutura necessria mais elevada, desencadeando mais tempo de projeto. Esse projeto apresenta reduo de custos superior a 50% quando comparado a um sistema comum de automao de residncia, sem a utilizao de redes via radiofrequncia.

Consideraes Complementares O controle remoto de residncias deixa de ser uma utopia, pois a domtica permite o acesso s funes vitais da casa, pelo celular ou pela Internet. Outros campos de negcios que podem ser implementados so destacados a seguir: Irrigao inteligente: sistema de irrigao acionado com temporizadores que podem ser programados para regar as plantas periodicamente atravs de sensores de umidade instalados sob o solo, garantindo que o mesmo fique sempre com um determinado nvel de umidade e evitando que o sistema seja acionado caso j esteja mido; Iluminao: gere os gastos de eletricidade com dimmerizao de intensidade de luzes, juntamente com sensores de presena e de luz solar, ou seja, as luzes de um cmodo que se encontra vazio no ficam acesas. As luzes exteriores podem acender automaticamente quando comear a escurecer. E, para que a casa tenha aparncia de habitada (quando estiver sem os moradores), basta programar as luzes para acender em determinados horrios e em determinados ambientes. Pode-se pressionar um nico boto e montar uma cena envolvendo diversas zonas (circuitos) de iluminao como, por exemplo, uma cena para o jantar, onde as luzes sobre a mesa esto acesas no mximo, as luzes na periferia da sala esto com apenas 10% de sua intensidade e as luzes que ressaltam quadros e esculturas esto a 80%. Outros sistemas e equipamentos podem ser acionados com as cenas de iluminao, tais como o som ambiente, a tela automtica, o lift do projetor, as cortinas, entre outros;

Climatizao: programao de horrios para acionar equipamentos de aquecimento, ventilao ou ar condicionado, permitindo manter um nvel de conforto (ou mesmo acionando-o momentos antes de chegar casa), poupando energia (funcionamento de acordo com os horrios, presena e temperatura exterior); Segurana: auxiliado por sensores, permite detectar fugas de gs, inundaes, incndios em fase inicial, fechando vlvulas, acionando sprinkles e avisando-o (o corpo de bombeiros, por exemplo) do ocorrido de forma a serem tomadas as devidas providncias. A segurana em nvel de deteco de intrusos tambm relevante e levada em considerao pelo sistema. Atravs de completos sistemas de segurana (mas de instalao simples) possvel detectar a presena de pessoas nas imediaes de sua casa, podendo criar programas que afastem possveis intrusos (acendendo algumas luzes, ou at mesmo ligando a televiso) e no caso de persistncia e da deteco de invaso, acionando mecanismos de alerta, por sirenes, entre outros.

Concluso O objetivo proposto foi alcanado com sucesso e de forma plena, podendo ainda ser ampliado com novas melhorias e funcionalidades. Pode-se destacar como exemplo a implementao de conexo via GPRS para envio de dados e controle da residncia pela internet. Ressaltamos que esse projeto uma soluo comercial, com custo reduzido quando comparado ao de outras empresas, alm de facilidade e praticidade em sua instalao. Domtica tendncia de mercado e est em expanso ganhando muitos adeptos com o decorrer dos anos.

You might also like