You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN CURSO DE ENGENHARIA MECNICA

CAIO VINICIUS GARCIA MORALES

PESQUISA

CURITIBA 2011

1.Cargas Eltricas
Propriedade intrnseca das partculas fundamentais de que feita a matria; uma propriedade associada prpria existncia dessas partculas. Boa parte dessas cargas que existem em um objeto no podem ser facilmente vistas, pois o objeto contm quantidades iguais dos dois tipos de cargas: Cargas positivas e cargas negativas. Quando h esse equilbrio dizemos que o objeto est eletricamente neutro. Quando as quantidades de cargas positivas e negativas so diferentes, ou seja, carga total diferente de zero dizemos que a partcula ou objeto est eletricamente carregado. Os objetos ao estarem eletricamente carregados exercem foras um sobre os outros.

2. Condutores e isolantes
Podemos classificar os materiais de acordo com a facilidade com que as cargas eltricas se movimentam em seu interior. Podemos classific-las como: -Condutores Materiais nos quais a carga eltrica se move com grande facilidade; exemplos: Metal, corpo humano, gua torneira. -No condutores ou Isolantes Materiais nos quais a carga eltrica no pode se mover; exemplos: Borracha, vidro, gua destilada -Semicondutores Materiais com propriedades de movimento de cargas eltricas intermedirias entre os condutores e os isolantes como o silcio, germnio. -Supercondutores: Materiais nos quais as cargas se movimentam sem encontrar nenhuma resistncia.

3.Modelos atmicos
-John Dalton O ingls John Dalton, criador da primeira teoria atmica afirmava que o tomo era a partcula elementar, a menor partcula que constitua a matria. Dalton apresentou seu modelo atmico: o tomo como uma minscula esfera macia, indivisvel, impenetrvel e indestrutvel. Para ele, todos os tomos de um mesmo elemento qumico so iguais, at mesmo as suas massas. Hoje, nota-se um equvoco pelo fato da existncia dos istopos, os quais so tomos de um mesmo elemento qumico que possuem entre si massas diferentes. Seu modelo atmico tambm conhecido como "bola de bilhar".

-Modelo atmico de Joseph John Thomson Pesquisando os raios catdicos, o fsico ingls Thomson demonstrou que os mesmos podiam ser interpretados como sendo um feixe de partculas carregadas de energia eltrica negativa, as quais foram chamadas de eltrons. Utilizando campos magnticos e eltricos, Thomson conseguiu determinar a relao entre a carga e a massa do eltron. Ele conclui que os eltrons (raios catdicos) deveriam ser constituintes de todo tipo de matria, pois observou que a relao carga/massa do eltron era a mesma para qualquer gs que fosse colocado na Ampola de Crookes (tubo de vidro rarefeito no qual se faz descargas eltricas em campos eltricos e magnticos). Com base em suas concluses, Thomson colocou por terra o modelo do tomo indivisvel e apresentou seu modelo, conhecido tambm como o "modelo de pudim com passas":

-Modelo atmico de Rutherford Rutherford bombardeou uma fina lmina de ouro (0,0001 mm) com partculas "alfa" (ncleo de tomo de hlio: 2 prtons e 2 nutrons), emitidas pelo "polnio" (Po), contido num bloco de chumbo (Pb), provido de uma abertura estreita, para dar passagem s partculas "alfa" por ele emitidas. Envolvendo a lmina de ouro (Au), foi colocada uma tela protetora revestida de sulfeto de zinco (ZnS). Observando as cintilaes na tela de ZnS, Rutherford verificou que muitas partculas "alfa" atravessavam a lmina de ouro, sem sofrerem desvio, e poucas partculas "alfa" sofriam desvio. Como as partculas "alfa" tm carga eltrica positiva, o desvio seria provocado por um choque com outra carga positiva, isto , com o ncleo do tomo, constitudo por prtons. Assim, o tomo seria um imenso vazio, no qual o ncleo ocuparia uma pequena parte, enquanto que os eltrons o circundariam numa regio negativa chamada de eletrosfera, modificando assim, o modelo atmico proposto por Thomson.

-Postulados de Niels Bohr Nota-se no modelo de Rutherford dois equvocos: Uma carga negativa, colocada em movimento ao redor de uma carga positiva estacionria, adquire movimento espiralado em direo carga positiva acabando por colidir com ela; Uma carga negativa em movimento irradia (perde) energia constantemente, emitindo radiao. Porm, sabe-se que o tomo em seu estado normal no emite radiao. Niels Bohr formulou uma teoria (1913) sobre o movimento dos eltrons, fundamentado na Teoria Quntica da Radiao (1900) de Max Planck. De acordo com os postulados de Bohr: Um eltron num tomo adquire apenas certas energias, e cada energia representada por uma rbita definida,

particular. Se o eltron recebe energia ele pula para uma outra rbita mais afastada do ncleo. Pode ocorrer no eltron a perda de energia por irradiao, e sendo assim, o eltron cai para uma rbita mais prxima do ncleo. Todavia o eltron no pode ficar entre duas rbitas definidas, especficas, pois essa no seria uma rbita estvel (rbita no especfica). Conclui-se ento que: quanto maior a energia do eltron, mais afastado ele est do ncleo. Em outras palavras: um eltron s pode estar em movimento ao redor do ncleo se estiver em rbitas especficas, definidas, e no se encontra em movimento ao redor do ncleo em quaisquer rbitas. As rbitas permitidas constituem os nveis de energia do tomo ( camadas K L M N ... ).

- Contribuio de Broglie Em 1923, Louis Broglie mostrou, atravs de uma equao matemtica, que "qualquer corpo em movimento estaria associado a um fenmeno ondulatrio". Desta maneira o eltron apresenta a natureza de uma partcula-onda, obedecendo assim, s leis dos fenmenos ondulatrios, como acontece com a luz e o som.

4.Processos de eletrizao
-Eletrizao por induo quando a eletrizao de um corpo inicialmente neutro (induzido) acontece por simples aproximao de um corpo carregado (indutor), sem que haja contato entre os corpos. O induzido deve estar ligado a Terra ou a um corpo maior que possa lhe fornecer eltrons ou que dele os receba num fluxo provocado pela presena do indutor. -Eletrizao por atrito Ocorre quando atritamos dois corpos de substncias diferentes (ou no), inicialmente neutros, e haver transferncia de eletros de um corpo para o outro, de tal forma que um corpo fique eletrizado positivamente (cedeu eltrons), e outro corpo fique eletrizado negativamente (ganhou eltrons). A eletrizao por atrito mais forte quando feita por corpos isolantes, pois os eltrons permanecem nas regies atritadas. -Eletrizao por contato Quando dois corpos (um eletrizado e outro inicialmente neutro) entram em contato, o corpo neutro fica com a mesma carga do eletrizado.

5.Nveis de energia Os eltrons se movimentam espontaneamente em rbitas estveis sem irradiar energia. Estas rbitas correspondem quelas em que o momento angular do eltron em torno do ncleo igual a mltiplos inteiros de h/2 , sendo h a constante de Planck. A energia absorvida ou emitida pelo eltron ao saltar de uma bita para outra quantizada e dada pela expresso: Ef Ei = hf, sendo Ei e Ef as energias do eltron antes e depois, f a frequncia e h a constante de Planck. Os nveis descritos por Bohr so os nveis eletrnicos, representados simplesmente por n ou nmero quntico, com a observao experimental do espectro descontnuo da luz emitida pelos eltrons ao saltar de uma rbita para outra, ele concluiu a quantificao da energia em cada rbita estacionria. Os nveis de energia tambm ganharam uma representao de letras: K:1 , L:2 , M:3 , N:4 , O:5 , P:6 e Q:7. Hoje, sabe-se tambm que cada nvel comporta subnveis discretos de energia. -Homo e Lumo Homo uma sigla que traduzida do ingles quer dizer orbital molecular mais alto,ou seja o orbital com maior nvel de energia est ocupado, e Lumo significa orbital molecular no ocupado mais baixo, ou seja o orbital de menor nvel de energia esta desocupado. -Energia de Fermi a energia do nivel mais alto ocupado por um sistema quntico a temperatura zero kelvin.

You might also like