You are on page 1of 6

1

O PESCADOR QUE VIROU PASTOR

Ele era um simples pescador, desconhecido e com temperamento forte. Vivia numa pequena cidade, onde, junto com seu irmo, projetou uma vida calma e sem muitos sobressaltos. Habitava uma cidade litornea do Oriente, na poca em que o imprio romano dominava o mundo. Via soldados passar sua volta a todo momento, ouvia as histrias de mais uma cidade ou um pas que havia sido conquistado, mas aquilo no significava muito para um homem que todos os dias mantinha sua rotina: pegar seu barco, ir para o mar, lanar suas redes, voltar terra firme, vender seus peixes e repetir tudo outra vez no dia seguinte. Sua vida tinha sido assim por anos, e a perspectiva que ele passasse o resto dos seus dias como um desconhecido do mundo. Jamais se tornaria um governador ou um imperador como Csar, famoso por suas conquistas. Ningum sabia quem ele era, e ele mesmo se via como um homem como outro qualquer. Certo dia, esta histria teve repentinamente uma virada radical. Este pescador e seu irmo viviam um dia de rotina. Num final de tarde, quando o sol caa, e eles se preparavam para lanar as redes ao mar, um homem surgiu na praia com uma conversa diferente. Durante a interao, o homem simplesmente disse para o pescador e seu irmo que eles deveriam abandonar tudo o que faziam e segui-lo.
13

Grandes_igrejas_pequenos_lideres_PROVA1.indd 13

2/8/2011 20:49:57

G R A N DE S IG R E JA S , PE Q U E N O S L DE R E S

Este desconhecido que caminhava na praia combinou duas palavras que o pescador nunca havia imaginado juntas: pescador e homens. Para ele o que tinha significado era ser um pescador de peixes, mas substituir isso por pescador de homens era algo totalmente novo. Apesar de seguir um itinerrio todos os dias, naquele dia no apenas sua rotina foi quebrada, mas sua vida iniciou uma nova trajetria. Ele e seu irmo receberam um impacto to grande com o convite do homem desconhecido que a nica coisa que conseguiram dizer foi: Ns iremos junto com voc para descobrir o que significa ser um pescador de homens. Durante os dias que se seguiram, outros dez homens se reuniram ao grupo. Todos de vida simples, que, assim como eles, abandonaram suas rotinas atendendo ao convite daquele desconhecido que trazia uma palavra poderosa e parecia ter algo a fazer que mudaria o mundo. Ao longo dos trs anos seguintes, esse pescador viu e aprendeu coisas incrveis, teve seu carter transformado e recebeu em sua vida marcas inesquecveis. Ao longo deste tempo ele tambm entendeu o significado da expresso pescador de homens, pois ele mesmo havia se tornado um. Certo dia, beira-mar, numa conversa com o homem a quem seguia, muito similar quela em que ele havia sido convidado a abandonar tudo, o pescador teve uma nova surpresa. Ouviu do seu mestre que ele se tornaria o alicerce de uma viso de longo prazo e de uma organizao que alcanaria o mundo. Ele lideraria muita gente e se tornaria uma referncia para uma nova gerao. A esta altura voc j pode imaginar que estamos falando de Pedro, o apstolo. Ele foi o pescador que se tornou pastor, e no apenas pastor, mas a pessoa a quem Jesus pediu que pastoreasse as suas ovelhas. O homem que o desafiou na praia foi Jesus, que no escolheu nenhum lder militar romano, rabino ou sacerdote para fazer parte de sua equipe. Escolheu gente simples, mudou suas perspectivas de vida e construiu sua igreja em todo o mundo por intermdio desses pequenos lderes. Se hoje conhecemos Pedro como um homem importante para o cristianismo, apenas porque o seu nome transpassou as geraes e chegou at ns, exatamente devido a sua simplicidade, tenacidade e amor a Jesus. Se a igreja de Cristo comeou a ser construda a partir da vida de Pedro,
14

Grandes_igrejas_pequenos_lideres_PROVA1.indd 14

2/8/2011 20:49:57

O PE S C A D OR Q UE VIROU PA S TOR

porque ele chorou amargamente depois de negar a Jesus, abriu mo da sua perspectiva pessoal quando teve a viso do lenol com os animais imundos, e entendeu que a igreja no deveria ser do jeito que ele desejava, mas do jeito que Deus queria. A forma de Deus agir e chamar pessoas continua a mesma. O Corpo de Cristo continua sendo construdo a cada dia com pescadores, agricultores, marceneiros, vendedores, donas de casa, mdicos, engenheiros, advogados, estudantes e centenas de outras pessoas comuns. Embora os pastores se tenham tornado uma classe sacerdotal profissional e alguns at adquirido o status de estrelas gospel, a igreja de Cristo continua sendo construda por gente simples que entendeu o que significa servir. A disposio de servir faz com que essas pessoas assumam posies de liderana, seja de dez, cinquenta, cem ou mil pessoas.

A liderana algo apaixonante. Esta no apenas uma frase de efeito, mas uma verdade latente na vida das pessoas que se envolvem na liderana. Por outro lado, sempre fui um inconformado com o estilo de liderana tradicional, praticado num grande nmero de igrejas e organizaes. Muitas pessoas ocupam uma funo de liderana sem ser lderes, e outras lideram sem ocupar um cargo. O lder normalmente um visionrio que tem um fogo queimando em seu corao. ainda algum que motiva e envolve as pessoas sua volta na execuo de uma viso. Nem sempre isto acontece com algum que foi guindado a uma posio de liderana apenas pela necessidade do preenchimento de um cargo. No decorrer dos ltimos anos procurei estudar e descobrir algo mais profundo no desenvolvimento da liderana. A partir do estudo de algumas personagens bblicas como Moiss, Davi, Jesus Cristo, Pedro e Paulo, comecei a entender algumas diferenas entre ser lder e ser servo na liderana. Uma vez que esta tambm uma viso de muitos escritores na atualidade, como Robert K. Greenleaf e C. Gene Wilkes, dentre outros, decidi estudar o assunto mais a fundo para oferecer uma contribuio s pessoas que esto exercendo liderana.
15

A liderana apaixonante

Grandes_igrejas_pequenos_lideres_PROVA1.indd 15

2/8/2011 20:49:57

G R A N DE S IG R E JA S , PE Q U E N O S L DE R E S

Robert Greenleaf afirmou que as empresas que no fossem dirigidas por lderes servos no futuro no sobreviveriam.1 O que Greenleaf defendeu no novo. Um olhar atento para a vida e os ensinos de Jesus revela que ele foi um lder servo dois mil anos atrs. No entanto, a atualidade tem comeado a revelar que a principal caracterstica da vida de Jesus como lder, que foi ser servo, est voltando tona no sculo 21 como o trao mais forte de algum que deseja liderar. Partindo da vida de Jesus, possvel entender de que forma algum pode ser lder e servo. possvel tambm analisar de que forma Jesus conseguiu transferir esta caracterstica para seus discpulos e formar o maior empreendimento da histria, a igreja crist. Entretanto, seus discpulos eram homens comuns e sem notoriedade alguma. Viviam numa pequena cidade, no tinham acesso ao imprio romano, no eram sacerdotes conhecidos nem filsofos famosos. Foi por intermdio desses homens que Jesus desenvolveu lderes servos que construram uma igreja grande, forte e que atravessou a histria ao longo dos anos. por meio desse tipo de liderana que a igreja continua sobrevivendo hoje, apesar dos grandes pregadores de televiso, dos autores e artistas que produzem best-sellers e dos lderes famosos das denominaes. A pergunta que surge ento : Como ser lder e servo?. O termo lder servo por si s uma constituio de opostos. Os dois termos levam as pessoas que os praticam a ter disposies diferentes no corao. Aquele que serve precisa estar sempre disposto a ajudar ou ser til. uma pessoa com disposio de seguir ordens visando o bem-estar de outros. J o lder aquele que dirige ou ocupa posio de destaque. Como ento ocupar uma posio de destaque e ao mesmo tempo seguir ordens?

Por que pequenos lderes?

Para analisar como uma pessoa pode ser lder com um corao de servo, podemos levantar algumas perguntas incmodas:
1

Perguntas que incomodam

GREENLEAF, Robert K. Servant Leadership. Mahwah: Paulist Press, 1977, p. 10.

16

Grandes_igrejas_pequenos_lideres_PROVA1.indd 16

2/8/2011 20:49:57

O PE S C A D OR Q UE VIROU PA S TOR

Quais so as caractersticas para se tornar um lder servo? Que diferenas existem na vida de um lder servo? Que mtodos um lder servo utiliza para atingir resultados? Como resgatar no sculo 21 o modelo de lder servo vivido por Jesus? Estas so perguntas incmodas, pois a igreja foi tomada nos ltimos anos por diversos modelos de gesto ou de ministrio que visam apenas produzir resultados. Alguns pastores e lderes que se tornaram referncia so aqueles que construram grandes igrejas, porque arrebanharam milhares de pessoas, arrecadaram milhes ou se tornaram famosos. Por outro lado, no se ouve quase nada sobre como construir uma igreja a partir da ideia de servio de Jesus. A liderana para o servio tem sido um conceito muito difundido desde 1977, especialmente por Robert K. Greenleaf. um conceito bblico, fundamentado na liderana de Jesus, que foi a base da construo da igreja de Cristo. Um dado interessante que esse conceito est sendo utilizado hoje no meio empresarial talvez porque a igreja tenha deixado de us-lo, passando a trabalhar apenas por resultados. No entanto, dois pontos precisam ser discutidos quando pensamos neste conceito: quais so as caractersticas de um servo e quando o conceito de lder servo se concretiza na vida de algum. Ao que parece, o conceito de lder servo no to difcil de ser assimilado, pelo fato de ser algo bonito e atual. Afinal, qual pastor ou lder no quer ser reconhecido como algum que d um toque diferenciado a sua liderana, servindo de vrias formas queles a quem lidera? Entretanto, as coisas parecem no ser to fceis como parecem. Assimilar alguns conceitos lidos em livros ou artigos sobre como se tornar um lder servo pode ser bem diferente de passar pelo processo de se tornar um servo. Para responder a essas incmodas perguntas, preciso identificar as caractersticas de ser servo na liderana e a forma pela qual essas caractersticas podem ser visveis numa igreja ou organizao. Jesus Cristo a personagem que ser tomada como base, tendo como referncia sua
17

Grandes_igrejas_pequenos_lideres_PROVA1.indd 17

2/8/2011 20:49:57

G R A N DE S IG R E JA S , PE Q U E N O S L DE R E S

histria relatada nos Evangelhos, e a partir da estabelecemos uma conexo com a atualidade.

Para que voc possa fazer conexes desde j, preciso definir alguns termos que usaremos daqui para frente. Lder servo: aquele que est disposto a fazer o que Jesus fez, dando a prpria vida para cumprir a misso. Viso: capacidade de enxergar o que vir a existir, quando ainda no existe, e muitos no acreditam que existir. Servio: ao de atender necessidades que os liderados tm e talvez desconheam, e atravs disto mov-los a uma misso maior a ser delegada. Resultado: o alcance de um alvo necessrio, direcionado por uma viso, por meio do servio. Servil: conotao pejorativa usada para designar uma pessoa subserviente, simples e sem vontade prpria.

Algumas definies importantes

18

Grandes_igrejas_pequenos_lideres_PROVA1.indd 18

2/8/2011 20:49:58

You might also like