You are on page 1of 34

Criss Oliveira

criss-oliveira.blogspot.com

Orgnicos
2000-2007

grupo escultrico
papier mch

litogravura com interferncias

Pele de Pedra
2005/06

litogravura
2006

litogravura
2006

escultura

Arraia

2007

Arraia/potica visual

fotografia digital

2007

A proporo do fato concreto I , II e III

tcnica mista s/papel

2007

tcnica mista s/papel

2007

interveno urbana/campus UFRJ

Rizoma Arbreo
2007

Acqua
2007

escultura em tela

rvore vida
2007

potica visual/fotografia digital

Trata-se do registro fotogrfico de uma performance artstica. Pertence a uma fase da artista na qual interage diretamente com seu corpo, enquanto possibilidade plstica, em sintonia a elementos que compe visualmente suas intenes subjetivas. As unhas vermelhas, simbolicamente remetem energia vital corporificada em entrelaamento potico ao tule, elemento que afetado pelo sol que acompanha a trajetria do trabalho, imanta o etreo, imaterial da nuvem... o que se v, mas no se toca. Busca refletir aonde, em que momento as vivncias destes dois mundos (etreo/corpreo) se tocam, se fundem, se confundem, tangenciando-se. Foi fotografada por Giovanna Barbosa, seguindo o conceito proposto pela artista.

Corpo e Nuvem
registro de performance

2008

Este trabalho engloba registro em foto de performance, contando com a participao de aproximadamente 200 rosas vermelho-sangue confeccionadas em feltro pela artista, que usa a visualidade simblica para provocar reflexes amplas no sentido dos passos prprios de cada um, aonde levam, por onde pisam? Nos espinhos...e/ou nas ptalas? Seriam percebidas as rosas nos caminhos cotidianos que constroem as vidas de todos ns? To impregnadas que so de poesia tanto quanto de sangue, vital...
...fala de um caminho, real em terra batida, e de vida...trilhado e que se refaz a cada passo, em reconstruo constante atravs do passo seguinte. Seguindo a trilogia com Corpo e Nuvem/ 2008 e Memorial da Espera/2009,... de sangue e rosas... traz novamente , o encontro de dois mundos, aonde a sutileza da feminilidade se expressa no paradoxo entre fragilidade e fora.

...de sangue e rosas...


registro de performance

2008

...em 2009 foi exposto como instalao em rea externa com a utilizao de 400 rosas, na exposio Zona Oculta- entre o pblico e o privado no CEDIM / RJ .

instalao externa
Cedim/RJ

2009

potica visual/ fotografia digital

Por onde vc anda?


2008-11

Ensaios|Ponto de vista
fotografia digital

2008/11

Esta srie composta por duas instalaes e livros-objeto, livros de rolo sensrios, vivos em presena e pulso...
... reflete a trajetria de um perodo de espera e o caminho pelo qual a mesma se formula.

Traz a tona ntimas vivncias e sentimentos compartilhados por quem se enxerga atravs da tica da passividade imposta no desafio de aguardar sereno o que se deseja de imediato.
Percebe-se que o tempo de espera difere do tempo da vivncia plena dos fatos. O primeiro, passa arrastado... d-nos a confidncia de que na verdade no deseja passar..... ... o segundo parte rpido, rasteiro, quase que voa, deixando sempre o gosto da insuficincia dele prprio... vibra feliz em desgoverno catico.

Memorial da Espera
livros-objeto

2008/09

A partir destas premissas, chega-se ao tempo correndo em diferentes fusos... a emoo contida pela expectativa do encontro prometido, ansiado...o registro de um processo lento, prenhe de silncios letais e de palavras de amor, de dor e esperana... de imagens reais? Ou sero virtuais? ...imaginadas, criadas atravs do perigo de ultrapassar a barreira do desconhecido, sem preparo, sem proteo, sem resguardo racional... ...esta espera que cheira a canela... que se enrola e desenrola por sobre si mesma, dentro de, por consequncia de... alternando a cada dia que passa, cheio de suas horas, num devir saudade, a dor do sentimento que no foi... ainda saciado, com a miragem assustadoramente real do segundo anterior concretizao plena.

...que est na atmosfera da vida dos que se envolvem inconsequentes, apaixonadamente no desejo do que no acessvel, simples, palpvel... porm, sedutor e etreo, feito de sonho... perfeito e perigoso por ser ilusrio , traioeiro...
...da lucidez que se confunde, louca, entre duas lnguas, dois mundos, universos... distantes e prximos na frieza e calor do tempo que corre impune e insensvel arrastando iluses, recriando o sentido, o foco, que morre e renasce amadurecido pela dor... atando e desatando os ns...calmamente... revelia da urgncia de quem espera. ...da pacincia, que transmutando o desespero surdo, vital, traduz em lirismo, na arte... a necessidade de sua existncia, alquimizando-o , em busca de paz.

...esta instalao aborda a distncia, novamente explcita entre dois mundos, com sua dor materializada em um fio de ao, conector frio, forte porm em sua dualidade,frgil... sendo to tnue, passvel de a qualquer momento ser quebrado. A rosa vermelho sangue em paradoxo ao frio fio, remonta passionalidade refreada. Pertence srie Memorial da Espera.

...por um fio...
instalao
Centro Cultural Raul de Leoni Petrpolis/RJ

2009

interveno urbana|Icara Niteri


Galeria do poste arte contempornea

2009

Escultura cuja potica relativa ao elemento primordial GUA... Sua solidez plstica se contrape ao que a inspirou... a operao alqumica raiz que a designa pretende transformar slidos em lquidos, desencadeando portanto atravs disto o processo reflexivo que SOLUTIO prope.

Solutio
2009

escultura papier mch

Potica da Dualidade
2009/11

tcnica mista s/papel

Os trabalhos desta srie tratam em sua potica, da efemeridade da matria... buscando transparecer atravs da aquarela em suas nuances respingadas de vazios significativos,mnimos e preciosos territrios delicadamente costurados interna e externamente.

...nos avanos, o retorno...


tcnica mista s/papel

2010/11

O amor to longe...
tcnica mista s/papel

2011

Criss Oliveira
Exposies

contato:

http://criss-oliveira.blogspot.com criss.oliveira@live.com

2000

Salo da Primavera FORVM de Arte e Cultura/ RJ A Reciclagem uma Festa - RECICLARTE AmBEV . . ECO Marapendi I Salo de Arte do Mar sem fronteiras Movimento . Artstico do Recreio/RJ Salo de Artes Visuais 96 anos da ABI - ABI/ RJ Quinzena da Gravura UFRJ XIII UNIVERSIDARTE Universidade Estcio de S/ RJ DRAW DRAWING 2 - The Foundry Gallery-Shoreditch/ London Bienalle/ England Exposio Internacional de Arte Postal IMAGEM INTERIOR - UFPB/UFPE XV UNIVERSIDARTE - Universidade Estcio de S / RJ PINTURA Espao EBA 7 EBA/ UFRJ Exposio Virtual PARALELA MOSTRA CATLOGO 2PTS ARTE CONTEMPORNEA DE PERNAMBUCO

. 2002 . 2004 2005

2006 .

.
2007 .

2008

Semana da Aquarela I UFRJ Novssimos 2008 Galeria de Arte IBEU / RJ Novssimos 2008 Solar do Jambeiro/ Niteri /RJ Semana da Aquarela II UFRJ Quinzena da Gravura UFRJ Arte nas ruas de Icara / Galeria do Poste Arte Contempornea Niteri/ RJ Zona Oculta entre o pblico e o privado SESC Nova Iguau / RJ Zona Oculta entre o pblico e o privado CEDIM /RJ Semana da Aquarela III UFRJ Conexes Centro de Cultura Raul de Leoni Petrpolis / RJ 40 Salo de Belas Artes do Clube Naval Rio de Janeiro / RJ Semana da Aquarela IV Espao Joo do Rio/ Galeria da Faculdade de Letras/ Ilha do Fundo/ UFRJ 20 ANOS EM CURSO Mdulo II / INSTITUTO MARIA TERESA VIEIRA COR DE ROSA CHOQUE - Espao Cultural CEDIM HELONEIDA STUDART Semana da Aquarela V Galeria Macunama / UFRJ

2009

2010 2011

You might also like