You are on page 1of 8

INVENTRIO E PARTILHA Consideraes iniciais Princpio da saisine: com o falecimento da pessoa natural, opera-se a imediata transferncia do seu patrimnio

aos seus herdeiros. uma fico necessria, no h como existir patrimnio sem titular. (art.1784, CC/02) Justamente para se determinar a totalidade dos bens e direitos do falecido, quitar eventuais dvidas por ele deixadas e, ao final, partilhar o patrimnio entre os herdeiros que se concebeu um procedimento judicial padro chamado de inventrio, que at o ano de 2007 era obrigatrio, mas a Lei 11.441/07 alterou o CPC, passando a prever a possibilidade de inventrio extrajudicial, em casos especficos que veremos mais adiante.
Art. 982. Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se- ao inventrio judicial; se todos forem capazes e concordes, poder fazer-se o inventrio e a partilha por escritura pblica, a qual constituir ttulo hbil para o registro imobilirio. (Redao dada pela Lei n 11.441, de 2007). 1 O tabelio somente lavrar a escritura pblica se todas as partes interessadas estiverem assistidas por advogado comum ou advogados de cada uma delas ou por defensor pblico, cuja qualificao e assinatura constaro do ato notarial. (Renumerado do pargrafo nico com nova redao, pela Lei n 11.965, de 2009) 2 A escritura e demais atos notariais sero gratuitos queles que se declararem pobres sob as penas da lei. (Includo pela Lei n 11.965, de 2009).

Requisitos para o inventrio extrajudicial: a) todos os herdeiros devem ser capazes. Se houver nascituro depende da corrente que se adota, naturalista ou concepcionista; b) concordncia de todos os herdeiros, se houver litgio s a via judicial pode ser utilizada; c) o falecido no pode ter deixado testamento. Excees: Existem situaes em que a lei possibilita a transmisso do patrimnio do falecido sem a necessidade de inventrio, como por exemplo, valores de FGTS no recebidos em vida pelo titular (art. 1037, CPC), bem como valores de benefcios previdencirios (art. 112, Lei 8213/1991). Inventrio Negativo Sem previso legal, criao doutrinria, hiptese em que se promove a medida judicial de inventrio apenas para demonstrar que o falecido no deixou bens a inventariar. Ex: viva que tenha filho do falecido para poder se casar novamente tem que realizar o inventrio (art. 1523, I, do CC/02). Mesmo que no haja bens deixados, usa-se o inventrio negativo para se permitir o novo casamento.

INVENTRIO JUDICIAL (arts. 982 a 1045 do CPC) Trs espcies: a) Inventrio judicial pelo rito tradicional: arts. 982 a 1.030, CPC; b) Inventrio judicial pelo rito do arrolamento sumrio: art. 1031, CPC; c) Inventrio judicial pelo rito do arrolamento comum: arts. 1036, CPC. 1) Conceito Inventrio o procedimento especial de jurisdio contenciosa no qual se relaciona e descreve o patrimnio deixado pelo falecido e os seus herdeiros, realizando-se o pagamento de eventuais credores e a posterior diviso dos bens e direitos remanescentes entre os sucessores. 2) Requerimento ( requerimento simples comunicando o bito e pedindo para que seja aberto o procedimento de inventrio, no precisa preencher os requisitos da petio inicial art. 282, CPC) a) Prazo: 60 dias art. 983, CPC. Deve se encerrar no prazo mximo de um ano aps o seu incio. Esse prazo no decadencial, o direito de ajuizar o inventrio no se perde, apenas ficando os interessados sujeitos a fixao de multa por lei estadual. Ver Smula 542, STF. Obs: essa multa incide apenas para quem esteja na posse e administrao dos bens (art. 987, CPC), no se estendo aos demais co-legitimados. Possibilidade de abertura do inventrio ex officio art. 989, CPC. Dever do juiz (ver STJ - RESP 515.034/RS) b) Competncia art. 96 e 97, CPC; art. 1785, CC/02.
Art. 96. O foro do domiclio do autor da herana, no Brasil, o competente para o inventrio, a partilha, a arrecadao, o cumprimento de disposies de ltima vontade e todas as aes em que o esplio for ru, ainda que o bito tenha ocorrido no estrangeiro. Pargrafo nico. , porm, competente o foro: I - da situao dos bens, se o autor da herana no possua domiclio certo; II - do lugar em que ocorreu o bito se o autor da herana no tinha domiclio certo e possua bens em lugares diferentes. Art. 97. As aes em que o ausente for ru correm no foro de seu ltimo domiclio, que tambm o competente para a arrecadao, o inventrio, a partilha e o cumprimento de disposies testamentrias.

c) Legitimidade
Art. 987. A quem estiver na posse e administrao do esplio incumbe, no prazo estabelecido no art. 983, requerer o inventrio e a partilha. Pargrafo nico. O requerimento ser instrudo com a certido de bito do autor da herana.

Art. 988. Tem, contudo, legitimidade concorrente: I - o cnjuge suprstite; II - o herdeiro; III - o legatrio; IV - o testamenteiro; V - o cessionrio do herdeiro ou do legatrio; Vl - o credor do herdeiro, do legatrio ou do autor da herana; Vll - o sndico da falncia do herdeiro, do legatrio, do autor da herana ou do cnjuge suprstite; Vlll - o Ministrio Pblico, havendo herdeiros incapazes; IX - a Fazenda Pblica, quando tiver interesse. Art. 989. O juiz determinar, de ofcio, que se inicie o inventrio, se nenhuma das pessoas mencionadas nos artigos antecedentes o requerer no prazo legal.

Obs: O legado a doao feita em testamento, ou seja, a disposio testamentria a ttulo particular, destinada a conceder a certa pessoa determinado benefcio ou vantagem econmica. Testamento um negcio jurdico solene pelo qual algum, nos termos da lei, dispe de seus bens, no todo ou em parte, para depois de sua morte (art. 1.857, CC/02). Trata-se de uma declarao de vontade que produz efeito jurdico; solene pois o testamento no pode ser verbal, deve ser escrito, conforme espcies e formalidades previstas em lei. A liberdade de testar grande, mas a lei impe um limite em respeito famlia e aos herdeiros necessrios (arts. 1.857, 1 e 1.846, CC/02). Testamenteiro a pessoa nomeada em testamento para cumprir a disposio de ltima vontade do falecido, tem o encargo de executar o testamento. Tem carter personalssimo d) Requisito obrigatrio - tem que ser instrudo junto com a certido de bito do autor da herana, art. 987, nico, CPC. 3) Inventariante e administrador provisrio Algum tem que se responsabilizar pela administrao e representao do esplio. Esse algum ser inicialmente o administrador provisrio, durante o perodo que vai da abertura da sucesso at a nomeao definitiva do inventariante.
Art. 985. At que o inventariante preste o compromisso (art. 990, pargrafo nico), continuar o esplio na posse do administrador provisrio. Art. 986. O administrador provisrio representa ativa e passivamente o esplio, obrigado a trazer ao acervo os frutos que desde a abertura da sucesso percebeu, tem direito ao reembolso das despesas necessrias e teis que fez e responde pelo dano a que, por dolo ou culpa, der causa. Art. 990. O juiz nomear inventariante: (Vide Lei n 12.195, de 2010)

I - o cnjuge ou companheiro sobrevivente, desde que estivesse convivendo com o outro ao tempo da morte deste; (Redao dada pela Lei n 12.195, de 2010) II - o herdeiro que se achar na posse e administrao do esplio, se no houver cnjuge ou companheiro sobrevivente ou estes no puderem ser nomeados; (Redao dada pela Lei n 12.195, de 2010) III - qualquer herdeiro, nenhum estando na posse e administrao do esplio; IV - o testamenteiro, se Ihe foi confiada a administrao do esplio ou toda a herana estiver distribuda em legados; V - o inventariante judicial, se houver; Vl - pessoa estranha idnea, onde no houver inventariante judicial. Pargrafo nico. O inventariante, intimado da nomeao, prestar, dentro de 5 (cinco) dias, o compromisso de bem e fielmente desempenhar o cargo.

Deveres do administrador provisrio: art. 986 e 987 do CPC. Deveres do inventariante: mais amplos, arts. 990. nico, 991 e 992, CPC. Dois tipos de inventariante: legtimo (art. 990, I a IV, CPC) e dativo (art. 990, V e VI, CPC). O inventariante dativo administra o esplio, mas no o representa em juzo, essa tarefa cabe a todos os herdeiros em litisconsrcio necessrio (art. 12, 1, CPC). Remoo do inventariante: art. 995, CPC no um rol taxativo. Pode ser feita de ofcio ou a requerimento de um dos interessados, segundo as regras dos art.s 996, 997 e 998 do CPC. Cumulao de aes no inventrio: em regra no h essa possibilidade, admitindo-se apenas quando houver relao entre os autores da herana. 4) Primeiras declaraes art. 993, CPC. a petio que inicia os procedimentos para identificao do patrimnio deixado e seus herdeiros, trazendo um esboo inicial da situao patrimonial do falecido, so a base do inventrio. 5) Citaes e impugnaes
Art. 999. Feitas as primeiras declaraes, o juiz mandar citar, para os termos do inventrio e partilha, o cnjuge, os herdeiros, os legatrios, a Fazenda Pblica, o Ministrio Pblico, se houver herdeiro incapaz ou ausente, e o testamenteiro, se o finado deixou testamento. 1o Citar-se-o, conforme o disposto nos arts. 224 a 230, somente as pessoas domiciliadas na comarca por onde corre o inventrio ou que a foram encontradas; e por edital, com o prazo de 20 (vinte) a 60 (sessenta) dias, todas as demais, residentes, assim no Brasil como no estrangeiro. 2o Das primeiras declaraes extrair-se-o tantas cpias quantas forem as partes. 3o O oficial de justia, ao proceder citao, entregar um exemplar a cada parte.

4o Incumbe ao escrivo remeter cpias Fazenda Pblica, ao Ministrio Pblico, ao testamenteiro, se houver, e ao advogado, se a parte j estiver representada nos autos. Art. 1.000. Concludas as citaes, abrir-se- vista s partes, em cartrio e pelo prazo comum de 10 (dez) dias, para dizerem sobre as primeiras declaraes. Cabe parte: I - argir erros e omisses; II - reclamar contra a nomeao do inventariante; III - contestar a qualidade de quem foi includo no ttulo de herdeiro. Pargrafo nico. Julgando procedente a impugnao referida no n I, o juiz mandar retificar as primeiras declaraes. Se acolher o pedido, de que trata o n II, nomear outro inventariante, observada a preferncia legal. Verificando que a disputa sobre a qualidade de herdeiro, a que alude o n III, constitui matria de alta indagao, remeter a parte para os meios ordinrios e sobrestar, at o julgamento da ao, na entrega do quinho que na partilha couber ao herdeiro admitido. Art. 1.001. Aquele que se julgar preterido poder demandar a sua admisso no inventrio, requerendo-o antes da partilha. Ouvidas as partes no prazo de 10 (dez) dias, o juiz decidir. Se no acolher o pedido, remeter o requerente para os meios ordinrios, mandando reservar, em poder do inventariante, o quinho do herdeiro excludo at que se decida o litgio. Art. 1.002. A Fazenda Pblica, no prazo de 20 (vinte) dias, aps a vista de que trata o art. 1.000, informar ao juzo, de acordo com os dados que constam de seu cadastro imobilirio, o valor dos bens de raiz descritos nas primeiras declaraes.

6) Da avaliao e do clculo do imposto


Art. 1.003. Findo o prazo do art. 1.000, sem impugnao ou decidida a que houver sido oposta, o juiz nomear um perito para avaliar os bens do esplio, se no houver na comarca avaliador judicial. Pargrafo nico. No caso previsto no art. 993, pargrafo nico, o juiz nomear um contador para levantar o balano ou apurar os haveres. Art. 1.004. Ao avaliar os bens do esplio, observar o perito, no que for aplicvel, o disposto nos arts. 681 a 683. Art. 1.005. O herdeiro que requerer, durante a avaliao, a presena do juiz e do escrivo, pagar as despesas da diligncia. Art. 1.006. No se expedir carta precatria para a avaliao de bens situados fora da comarca por onde corre o inventrio, se eles forem de pequeno valor ou perfeitamente conhecidos do perito nomeado. Art. 1.007. Sendo capazes todas as partes, no se proceder avaliao, se a Fazenda Pblica, intimada na forma do art. 237, I, concordar expressamente com o valor atribudo, nas primeiras declaraes, aos bens do esplio. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973)

Art. 1.008. Se os herdeiros concordarem com o valor dos bens declarados pela Fazenda Pblica, a avaliao cingir-se- aos demais. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973) Art. 1.009. Entregue o laudo de avaliao, o juiz mandar que sobre ele se manifestem as partes no prazo de 10 (dez) dias, que correr em cartrio. 1o Versando a impugnao sobre o valor dado pelo perito, o juiz a decidir de plano, vista do que constar dos autos. 2o Julgando procedente a impugnao, determinar o juiz que o perito retifique a avaliao, observando os fundamentos da deciso. Art. 1.010. O juiz mandar repetir a avaliao: I - quando viciada por erro ou dolo do perito; II - quando se verificar, posteriormente avaliao, que os bens apresentam defeito que Ihes diminui o valor. Art. 1.011. Aceito o laudo ou resolvidas as impugnaes suscitadas a seu respeito lavrar-se- em seguida o termo de ltimas declaraes, no qual o inventariante poder emendar, aditar ou completar as primeiras. Art. 1.012. Ouvidas as partes sobre as ltimas declaraes no prazo comum de 10 (dez) dias, proceder-se- ao clculo do imposto. Art. 1.013. Feito o clculo, sobre ele sero ouvidas todas as partes no prazo comum de 5 (cinco) dias, que correr em cartrio e, em seguida, a Fazenda Pblica. 1o Se houver impugnao julgada procedente, ordenar o juiz novamente a remessa dos autos ao contador, determinando as alteraes que devam ser feitas no clculo. 2o Cumprido o despacho, o juiz julgar o clculo do imposto.

7) Colaes e sonegao
Art. 1.014. No prazo estabelecido no art. 1.000, o herdeiro obrigado colao conferir por termo nos autos os bens que recebeu ou, se j os no possuir, trar-lhes- o valor. Pargrafo nico. Os bens que devem ser conferidos na partilha, assim como as acesses e benfeitorias que o donatrio fez, calcular-se-o pelo valor que tiverem ao tempo da abertura da sucesso. Art. 1.015. O herdeiro que renunciou herana ou o que dela foi excludo no se exime, pelo fato da renncia ou da excluso, de conferir, para o efeito de repor a parte inoficiosa, as liberalidades que houve do doador. 1o E lcito ao donatrio escolher, dos bens doados, tantos quantos bastem para perfazer a legtima e a metade disponvel, entrando na partilha o excedente para ser dividido entre os demais herdeiros. 2o Se a parte inoficiosa da doao recair sobre bem imvel, que no comporte diviso cmoda, o juiz determinar que sobre ela se proceda entre os herdeiros licitao; o donatrio poder concorrer na licitao e, em igualdade de condies, preferir aos herdeiros.

Art. 1.016. Se o herdeiro negar o recebimento dos bens ou a obrigao de os conferir, o juiz, ouvidas as partes no prazo comum de 5 (cinco) dias, decidir vista das alegaes e provas produzidas. 1o Declarada improcedente a oposio, se o herdeiro, no prazo improrrogvel de 5 (cinco) dias, no proceder conferncia, o juiz mandar seqestrar-lhe, para serem inventariados e partilhados, os bens sujeitos colao, ou imputar ao seu quinho hereditrio o valor deles, se j os no possuir. 2o Se a matria for de alta indagao, o juiz remeter as partes para os meios ordinrios, no podendo o herdeiro receber o seu quinho hereditrio, enquanto pender a demanda, sem prestar cauo correspondente ao valor dos bens sobre que versar a conferncia.

Sonegao ocultao maliciosa de bens do esplio, seja por ato do inventariante, seja por ato dos herdeiros (ver arts. 1992 a 1996, CC/02). A sonegao deve ser argida por via prpria, atravs da chamada ao dos sonegados, podendo ser iniciada por herdeiro ou credor do esplio. Se for relativa atuao irregular do inventariante aplica-se o art. 995, VI, CPC. 8) Do pagamento das dvidas
Art. 1.017. Antes da partilha, podero os credores do esplio requerer ao juzo do inventrio o pagamento das dvidas vencidas e exigveis. 1o A petio, acompanhada de prova literal da dvida, ser distribuda por dependncia e autuada em apenso aos autos do processo de inventrio. 2o Concordando as partes com o pedido, o juiz, ao declarar habilitado o credor, mandar que se faa a separao de dinheiro ou, em sua falta, de bens suficientes para o seu pagamento. 3o Separados os bens, tantos quantos forem necessrios para o pagamento dos credores habilitados, o juiz mandar alien-los em praa ou leilo, observadas, no que forem aplicveis, as regras do Livro II, Ttulo II, Captulo IV, Seo I, Subseo Vll e Seo II, Subsees I e II. 4o Se o credor requerer que, em vez de dinheiro, Ihe sejam adjudicados, para o seu pagamento, os bens j reservados, o juiz deferirlhe- o pedido, concordando todas as partes. Art. 1.018. No havendo concordncia de todas as partes sobre o pedido de pagamento feito pelo credor, ser ele remetido para os meios ordinrios. Pargrafo nico. O juiz mandar, porm, reservar em poder do inventariante bens suficientes para pagar o credor, quando a dvida constar de documento que comprove suficientemente a obrigao e a impugnao no se fundar em quitao. Art. 1.019. O credor de dvida lquida e certa, ainda no vencida, pode requerer habilitao no inventrio. Concordando as partes com o pedido, o juiz, ao julgar habilitado o crdito, mandar que se faa separao de bens para o futuro pagamento. Art. 1.020. O legatrio parte legtima para manifestar-se sobre as dvidas do esplio: I - quando toda a herana for dividida em legados;

II - quando o reconhecimento das dvidas importar reduo dos legados. Art. 1.021. Sem prejuzo do disposto no art. 674, lcito aos herdeiros, ao separarem bens para o pagamento de dvidas, autorizar que o inventariante os nomeie penhora no processo em que o esplio for executado.

9) Partilha (arts. 1022-1030, CPC e arts. 2013-2027, CC/02) Consiste na repartio dos bens do falecido entre seus herdeiros e sucessores. Espcies: a) Amigvel realizada por escritura pblica ou particular (depende de homologao judicial), procedendo-se de acordo com as regras do rito do arrolamento sumrio, arts. 1031 a 1035 do CPC. Obs: a partilha pode ser feita em vida art. 2018, CC/02. b) Judicial quando no h acordo entre os herdeiros. - art. 1022, CPC: primeiras providncias. - arts. 1023 e 1024, CPC: esboo da partilha feita pelo partidor (auxiliar do juzo) e manifestao das partes. - art. 1025, CPC: formao da partilha definitiva. - art. 1026, CPC: homologao da partilha pelo juiz, aps a quitao dos tributos. Sentena da partilha. - art. 1027, CPC: recebimento dos bens pelos herdeiros e forma de partilha. Este formal ttulo executivo judicial (art. 475-N, VII, CPC). - art. 1028, CPC: possibilidade de emenda partilha e de correo de inexatides materiais da partilha ou do formal de partilha. Possibilidade de desfazimento da partilha: - art. 1029, CPC: anulao de partilha amigvel. Prazo decadencial de um ano. - art. 1030, CPC: hiptese de rescindibilidade da partilha judicial.

You might also like