You are on page 1of 2

ORTODONTIA II Anlise cefalomtrica simplificada UNIPE

Medidas cefalomtricas utilizadas e seu significado clnico: Padro do esqueleto ceflico SnGn (Eixo Y de crescimento): Determina a tendncia de crescimento do paciente. Padro: 67,0 Esta medida, quando a umentada, sugere . que o paciente possui um padro de crescimento vertical e quando diminuda, horizontal. SnGoMe: Determina o padro facial do paciente: meso, braqui ou dolicofacial. Padro: 32,0 . Sn.Ocl: Determina o padro facial do paciente: meso, braqui ou dolicofacial. Padro: 14,0 . FMA (Frankfurt to Mandibular Angle): Determina o padro facial do paciente. Padro: 25,0 .

Relao das bases apicais indicam a relao entre a maxila e a mandbula SNA: Determina a posio da maxila em relao base do crnio. Padro: 82,0 Quando aumentada indica que a maxila est . anteriorizada (protruda) em relao base do crnio e quando diminuda, indica retrao da maxila. SNB: Determina a posio da mandbula em relao base do crnio. Padro: 80,0 Quando aumentada indica que a mand bula est . anteriorizada (protruda) em relao base do crnio e quando diminuda, indica retrao da mandbula. ANB: Determina a relao entre maxila e mandbula. a diferena entre os valores de SNA e SNB. Padro: 2,0 Esta medida . aumentada sugere que o paciente possui padro esqueltico Cl. II. Se SNA for menor que SNB a medida ser negativa, sugerindo um padro esqueltico de Cl. III.

Relao entre arcos dentais e bases apicais indicam a relao entre os dentes e suas bases apicais (maxila e mandbula) 1.NA: Medida angular, padro: 22,0 Determina a i nclinao do . incisivo superior em relao maxila. 1-NA: Medida linear, padro: 4,0mm. Determina a posio nteroposterior do incisivo superior em relao maxila 1.NB: Medida angular, padro: 25,0 Determina a i nclinao do . incisivo inferior em relao mandbula 1-NB: Medida linear, padro: 4,0. Determina a posio nteroposterior do incisivo inferior em relao nandbula

Linha I: Medida linear. Determina a posio prefererncial do incisivo inferior. Se o incisivo estiver frente da linha, a medida ser negativa (em mm). O valor da medida considerado o valor da discrepncia cefalomtrica de Interlandi, e poder ser utilizado para o clculo da discrepncia total. FMIA (Frankfurt to mandibular Incisor Angle): Determina a inclinao do incisivo inferior em relao base do crnio (Plano de Frankfurt). Padro: 68,0 . IMPA (Incisor to Mandibular Plane Angle): Determina a inclinao do incisivo inferior em relao base da mandbula. A soma das medidas FMA, FMIA e IMPA (tringulo de Tweed) dever sempre ser 180,0 . Relao entre perfil sseo e perfil mole

NAP: Determina a convexidade facial. Padro: 0,0 a 2,0 Esta . medida, quando aumentada, sugere que o paciente possui padro esqueltico convexo. Diminuda, sugere perfil reto ou, em casos mais extremos, cncavo. H.NB: Determina a relao entre o perfil mole e a posio da mandbula. Padro: 9,0 a 12,0 Determina se o pa dro facial do . paciente devido posio da mandbula. Se esta medida no estiver alterada, o padro facial do paciente ser, mais provavelmente, devido posio da maxila. H-Nariz: a linha do perfil esttico. Padro: 9,0 a 11,0mm. Determina a relao entre o lbio superior e o nariz.

You might also like