You are on page 1of 54

Introduo Para que a vida de um crente seja agradvel a Deus, preciso que esteja adequadamente ajustada ao Senhor, em todos

s os sentidos. muito freqente colocarmos toda nfase, quando nos dedicamos aplicao desse princpio, em algum pormenor solitrio de nosso comportamento ou de nosso trabalho cristo. por isso que falhamos, com freqncia, ao no conseguir apreciar devidamente toda a extenso do ajustamento requerido pelo Senhor, ou s vezes, no descobrirmos o ponto por onde deveramos comear. Entretanto, Deus avalia todas as coisas, do princpio ao fim, segundo a perfeio de seu Filho. As Escrituras afirmam com clareza que a alegria do Senhor est em "fazer convergir em Cristo todas as coisas... em quem tambm fomos feitos herana" (Efsios 1:9-11). Eis, pois, minha orao fervorosa: Que nas pginas que se seguem, nossos olhos possam ser abertos de modo especial para que consigamos ver que s podemos perceber o propsito divino para ns quando colocamos toda a nfase nele. Isto tambm est resumido em Efsios (1:12): "a fim de sermos para louvor da sua glria, ns, os que de antemo esperamos em Cristo". Como contexto de nossos pensamentos, tomaremos a carta de Paulo aos Efsios. semelhana de vrias das cartas de Paulo, esta se divide de modo natural em duas sees: a doutrinria e a prtica. A seo doutrinria (captulos 1 a 3) relaciona-se principalmente com os grandes fatos da redeno que Deus executou para ns em Cristo. A seo prtica (captulos 4 a 6) prossegue apresentando-nos as exigncias, em termos de conduta e zelo cristos, que Deus impe sobre ns luz da redeno. Essas duas sees relacionam-se intimamente, mas veremos que a nfase difere em cada seo. A segunda poro da carta, obviamente mais prtica, pode ser subdividida para nossa convenincia, de acordo com o assunto, em duas sees: a primeira longa, indo de 4:1 at 6:9, e a segunda bem mais curta, vai de 6:10 at o fim. A primeira parte trata de nossa vida neste mundo; a segunda, de nosso conflito com o diabo. Assim que temos, ao todo, trs divises na carta aos Efsios, as quais estabelecem: (1) a posio do crente em Cristo (1-3:21); (2) a vida do crente neste mundo (4:1-6:9); e (3) a atitude do crente diante do inimigo (6:10-24). Podemos resumir isto da seguinte maneira: EFSIOS A. Doutrina (captulos 1 a 3) 1. Nossa posio em Cristo (1:1-3:21) B. Prtica (Captulos 4 a 6) 2. Nossa vida no mundo (4:1-6:9) 3. Nossa atitude com relao ao inimigo (6:10-24) Dentre todas as cartas de Paulo, Efsios aquela em que encontramos as mais elevadas verdades espirituais a respeito da vida crist.

A carta rica de gemas espirituais e, ao mesmo tempo, intensamente prtica. A primeira metade da carta revela nossa vida em Cristo como sendo vida de unio com Ele nos mais elevados reinos celestiais. A segunda metade da carta nos mostra, em termos prticos, como tal vida celestial deve ser vivida aqui na terra. No nos propomos estudar a carta em todas as suas mincias. Entretanto, abordaremos alguns princpios que fundamentam seu contedo, o corao da carta. Para esse propsito, selecionaremos uma palavra-chave de cada uma de suas sees, a fim de expressar o que acreditamos ser sua principal idia. Na primeira seo da carta notamos a palavra assentar (2:6), a palavrachave dessa seo, o segredo da verdadeira experincia crist. Deus nos fez assentar com Cristo nos lugares celestiais, de modo que todo crente deve comear sua vida espiritual ali, nesse lugar de repouso. Na segunda parte, selecionamos a palavra andeis (4:1), a qual exprime nossa vida neste mundo, assunto dessa seo. Somos desafiados aqui a demonstrar nossa conduta crist, nosso comportamento coerente com to elevada vocao. Finalmente, na terceira seo, encontramos a chave de nossa atitude perante nosso inimigo, a qual est contida na palavra firmes (6:11), a qual expressa nosso triunfo final. Assim que temos, ento: 1. Nossa posio em Cristo - assentar (2:6) 2. Nossa vida no mundo - andeis (4:1) 3. Nossa atitude para com o inimigo firmes (6:11) A vida do crente sempre apresenta estes trs aspectos: um que se refere a Deus, outro ao ser humano e o outro aos poderes satnicos. Se ele quiser ser til nas mos de Deus, deve ajustar-se de modo adequado com respeito a esses trs aspectos: sua posio, sua vida e sua guerra. O crente deixa de atender s exigncias de Deus a partir do momento em que subestima a importncia de qualquer desses elementos, pois, cada um deles constitui um campo no qual Deus expressa "louvor e glria da sua graa, a qual nos deu gratuitamente no Amado" (1:6). Tomaremos, pois, essas trs palavras assentar, andeis, firmes como guias para o ensino total da carta aos Efsios, e como o texto onde se insere a mensagem para nossos coraes. Verificaremos que ser sumamente instrutivo observar a ordem em que aparecem, bem como as conexes que as unem entre si.

1 "Assentar"
Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo... que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e fazendo-o sentar-se sua direita nos cus, acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domnio, e de todo nome que se nomeia, no s neste sculo, mas tambm no vindouro (1:17-21). E nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez ASSENTAR nas regies celestiais, em Cristo Jesus... pois pela graa que sois salvos, por meio da f -e isto no vem de vs, dom de Deus no das obras, para que ningum se glorie (2:6-9).

"Deus... ressuscitando-o dentre os mortos, fazendo-o sentar-se ... e nos fez ASSENTAR nas regies celestiais [com] Cristo Jesus". Como dissemos, esta passagem revela o segredo de uma vida celestial. A vida crist no comea com o andar; comea com o assentar. A era crist iniciou-se com Cristo. Sobre Cristo ficamos sabendo que depois de ter "feito por si mesmo a purificao dos nossos pecados, assentouse destra da Majestade nas alturas" (Hebreus 1:3). Com a mesma dose de verdade Podemos dizer que o crente inicia sua vida crist "em Cristo", isto , quando pela f ele se v assentado ao lado de Cristo no cu. A maioria dos crentes comete o erro de tentar andar para tornar-se capaz de assentar-se, o que contraria a verdadeira ordem. Nosso raciocnio natural nos pergunta: se no andamos, de que modo vamos atingir o alvo? Que que vamos conseguir sem esforo? Como chegaremos a qualquer destino se no nos movemos? Todavia, a vida crist engraada! Se logo de inicio tentamos fazer alguma coisa, nada obtemos; se procuramos atingir algo, perdemos tudo. que o cristianismo no comea com um grande FAA, mas com um grandioso J FOI FEITO. Assim que Efsios se inicia com a declarao de que Deus "nos abenoou com todas as bnos espirituais nas regies celestiais em Cristo" (1:3), e somos convidados, logo de incio, a assentar-nos e usufruir de tudo quanto Deus j fez por ns. No devemos lanar-nos e tentar conseguir as coisas por ns mesmos. Andar implica esforo, mas Deus nos diz que somos salvos no pelas obras, mas "pela graa... por meio da f" (2:8). Estamos constantemente falando de "salvao pela f", mas que queremos dizer com isso? Queremos dizer o seguinte: Que somos salvos quando repousamos em Jesus Cristo. Nada fizemos, absolutamente, para salvar-nos a ns mesmos; apenas depositamos no Senhor o fardo de nossas almas sobrecarregadas de pecado. Iniciamos nossa vida crist, no dependendo de ns mesmos, de algo que fazemos, mas na dependncia do que Cristo j fez. Enquanto a pessoa no proceder assim, no um cristo. Se algum disser: "Nada posso fazer a fim de salvar-me; mas pela sua graa Deus j fez tudo para mim, em Cristo", ter dado o primeiro passo na vida de f. A vida crist, do incio at o fim, baseia-se no princpio da nossa total dependncia do Senhor Jesus. No h limite para a graa que Deus deseja derramar sobre ns. Ele quer dar-nos tudo, mas nada poderemos receber, a no ser que descansemos nele. Assentar uma atitude de descanso. Algo foi terminado; o trabalho paralisado, e ns nos assentamos.

paradoxal, mas verdadeiro: ns s avanamos na vida crist se aprendermos em primeiro lugar a assentar-nos. Que significa de fato assentar-nos? Quando caminhamos ou ficamos de p, suportamos em nossas pernas todo o peso de. Nosso corpo, mas quando nos assentamos, todo nosso peso descansa sobre a cadeira, ou o sof em que nos sentamos. Ns nos cansamos depois de caminhar, ou ficar de p, mas sentimo-nos repousados se nos sentarmos durante algum tempo. Caminhando ou ficando de p, despendemos muita energia, mas quando nos sentamos, ns relaxamos completamente, visto que o peso no recai sobre nossos msculos e nervos, mas sobre algo fora de ns mesmos. Assim ocorre tambm no reino espiritual: Assentarmo-nos equivale a depositar nosso peso total a nossa pessoa, nosso futuro, nossas aflies, tudo sobre o Senhor. Deixamos que Ele assuma a responsabilidade e descansamos; deixamos de carregar aquele fardo. Essa foi a norma de Deus, desde o incio. Na criao, Deus trabalhou desde o primeiro dia at o sexto, e descansou no stimo. Podemos dizer, sem faltar verdade, que o Senhor trabalhou, esteve muito ocupado, durante aqueles primeiros seis dias. A seguir, tendo terminado a obra, Ele parou de trabalhar. O stimo dia tornou-se o dia de descanso do Senhor; foi o repouso do Senhor. Mas que diremos de Ado? Qual teria sido sua posio em relao ao descanso de Deus? Ficamos sabendo que Ado foi criado no sexto dia. Fica bem claro, ento, que Ado nada teve que ver com os primeiros seis dias de trabalho, visto que ele s veio a existir no fim da obra. O stimo dia de Deus foi, na verdade, o primeiro dia de Ado. Deus trabalhou seis dias e depois disso usufruiu seu descanso. Ado iniciou sua vida com o descanso; Deus trabalhou antes de descansar, mas o homem precisa primeiro entrar no descanso de Deus, e s depois disso que pode trabalhar. Alm do mais, s porque a obra de Deus na criao estava terminada que a vida de Ado poderia iniciar-se com o repouso. E aqui temos o evangelho: Deus caminhou um pouco mais e completou tambm a obra de redeno, e ns nada podemos (nem precisamos) fazer para merec-la, mas podemos pela f receber as bnos de sua obra terminada. claro que ns sabemos que entre esses dois fatos histricos, entre o repouso de Deus na criao e o repouso de Deus na redeno, est toda a histria trgica do pecado e julgamento

de Ado, e do labor incessante e improdutivo do homem, e da vinda do Filho de Deus, com o objetivo de trabalhar duramente e entregarse por ns, at que nossa posio perdida fosse recuperada. "Meu pai trabalha at agora, e eu trabalho tambm", explicou o Senhor, durante seu ministrio. S depois de pago o preo da expiao, poderia Jesus dizer: "Est consumado". A analogia que estamos traando s verdadeira, entretanto, por causa desse clamor de triunfo. O cristianismo na verdade significa que Deus fez tudo em Cristo, e que ns apenas penetramos nessa realidade para usufru-la, mediante a f. A palavra-chave aqui no , evidentemente, no contexto, a ordem para que nos "assentemos", mas que nos vejamos "assentados" em Cristo. Paulo ora para que os olhos de nosso entendimento sejam iluminados (1:18), a fim de compreendermos tudo a respeito desse fato duplo: Que Deus, pelo seu infinito poder, primeiro f-lo (a Cristo) "sentar-se sua direita nos cus" (1:20) e, depois, pela sua graa, "nos fez assentar nas regies celestiais, em Cristo Jesus" (2:6). A primeira lio que devemos aprender, portanto, esta: Que o trabalho no inicialmente nosso, mas do Senhor. No se trata de ns trabalharmos para Deus, mas de Deus trabalhar para ns. Deus nos d nossa posio de repouso. Ele nos traz a obra terminada de seu Filho e no-la apresenta, dizendo: "Por favor, sente-se". Penso que a oferta de Deus a ns no pode ser expressa de melhor forma do que nas palavras do convite para o grandioso banquete: "Vinde, pois tudo j est pronto" (Lucas 14:17). Nossa vida crist inicia -se com a descoberta das coisas que Deus j havia providenciado para ns. A EXTENSO DA OBRA DE DEUS TERMINADA A partir deste ponto, a experincia crist continua da forma como iniciou, no com base em nosso prprio trabalho, mas sempre baseada na obra concluda de Cristo. Todas as novas experincias espirituais se iniciam com a aceitaro pela f da obra realizada por

Deus se voc preferir, com um novo "assentar-se". Este um princpio da vida, algo que o prprio Deus determinou; e do princpio ao fim, cada estgio sucessivo da vida crist obedece ao mesmo princpio estipulado por Deus. Como posso eu receber o poder do Esprito, para o servio? Devo pr-me a trabalhar e esforar-me a fim de receb-lo? Devo implorar a Deus que me conceda? Devo afligir minha alma com jejuns e autonegaes a fim de merec-lo? Jamais! No esse o ensino das Escrituras. Pense um pouco: Como foi que recebemos o perdo de nossos pecados? Diz-nos Paulo que foi "segundo as riquezas da sua graa" que Ele "nos deu gratuitamente no Amado" (1:6-7). Nada fizemos para merec-lo. Fomos redimidos pelo sangue de Cristo, ou seja, temos redeno pelo que o Senhor fez. Qual , ento, o critrio de Deus para o derramamento de seu Esprito? a exaltao do Senhor Jesus (Atos 2:33). Porque Cristo morreu na cruz, meus pecados foram perdoados; porque Ele foi exaltado e colocado no trono, recebo poder do alto. Nem uma nem outra ddiva dependem do que eu sou, nem do que eu fao. Jamais mereci o perdo, e jamais mereci o dom do Esprito. Recebo tudo, no mediante o andar, mas mediante o assentar, no pelo que eu fao, mas porque eu descanso no Senhor. Da se conclui que assim como no h necessidade de esperar pela experincia inicial da salvao, tampouco h necessidade de esperar o derramamento do Esprito. Permita-me assegurar-lhe que voc no precisa implorar a Deus essa ddiva, voc no precisa agonizar, nem engajar-se em "reunies demoradas de espera". Essa ddiva lhe pertence no por causa de algo que voc tenha feito, mas por causa da exaltao de Cristo, pois "tendo nele crido, fostes selados com o Esprito Santo da promessa". Este selo, tanto quanto o perdo de pecados, j vem embutido no "evangelho da vossa salvao" (1:13). Vamos ainda considerar outro assunto, algo que constitui um tema especial de Efsios: De

que forma nos tornamos membros de Cristo? Que que faz que sejamos dignos de nos tornarmos parte daquele Corpo de que Paulo fala, como sendo "a plenitude daquele que enche tudo em todos" (1:23)? certo que jamais chegaramos a tal ponto andando. No me uno ao Senhor mediante meus prprios esforos. "H um s corpo e um s Esprito, como tambm fostes chamados em uma s esperana da vossa vocao" (4:4). Efsios estabelece a realidade. Esta comea em Jesus Cristo, e com o fato de que Deus nos escolheu nele antes da fundao do mundo (1:4). Quando o Esprito Santo nos revela Cristo e ns cremos nele, imediatamente, sem que haja necessidade de qualquer ato de nossa parte, inicia-se uma vida de unio com o Senhor. Todavia, se todas essas coisas se tornam nossas apenas pela f, que diremos a respeito da questo importantssima e muito prtica de nossa santificao? De que forma podemos conhecer a libertao real, agora, da escravido do Pecado? De que modo o "velho homem", que nos Perseguiu e nos perturbou durante tantos anos. Pode ser "crucificado", deslocado e descartado? Novamente descobrimos que o segredo no est em andar, mas em assentar-nos; no em fazer algo, mas em descansar em algo que j foi feito. "Estamos mortos para o pecado". "Fomos batizados na sua morte". "Fomos sepultados com ele". [Deus] "nos ressuscitou juntamente com Cristo" (Romanos 6:2,3,4; Efsios 2:5). Todos esses acontecimentos esto descritos no passado. Por qu? Porque o Senhor Jesus foi crucificado fora de Jerusalm h quase 2.000 anos, e eu fui crucificado com ele. Eis o grandioso fato histrico. A experincia de Cristo tornou-se minha histria espiritual, e Deus pode referir-se a mim como tendo eu j todas as coisas "nele". Tudo quanto eu tenho agora, eu o tenho "em Cristo". Nas Escrituras ns nunca encontramos estes fatos descritos no futuro, e tampouco como sendo desejadas no presente. So fatos histricos de Cristo, e ns, os que cremos, penetramos neles pela f.

"Com Cristo" crucificados, mortos, ressurretos, assentados nas regies celestiais. Para mente humana, todas.estas idias so to enigmticas quanto aquelas palavras de Jesus, dirigidas a Nicodemos, em Joo 3:3. Ali a questo era como nascer de novo. Aqui, tratase de algo mais improvvel ainda: algo que no s deve realizar-se em ns, como o novo nascimento, mas que deve ser visto e aceito como pertencente a ns, porque j se realizou em algum, em Cristo, h muito. Como podem essas coisas todas ser assim? Que milagre esse? No podemos explic-lo. Devemos receb-lo da parte de Deus como algo que o Senhor mesmo fez. Ns no nascemos com Cristo, mas fomos crucificados com ele (Glatas 2:20). Portanto, nossa unio com Cristo teve incio em sua morte. Deus nos incluiu em Cristo, na morte de cruz. Estvamos "com Ele" porque estvamos "nele". Mas como posso ter certeza de que estou "em Cristo"? Posso ter certeza porque a Bblia afirma que assim , e que foi Deus quem me ps nele. "Vs sois dele [de Deus] em Jesus Cristo" (1 Corntios 1:30). "Aquele que nos confirma convosco em Cristo... Deus" (2 Corntios 1:21). Trata-se de algo realizado por Deus, em sua soberana sabedoria, para ser visto, crido, aceito e usufrudo por ns. Se eu colocar uma nota de um real entre as pginas de uma revista, e em seguida, se eu queimar essa revista, onde foi parar a nota de um real? Recebeu o mesmo destino da revista transformou-se em cinzas. Aonde vai um, vai o outro. A histria de ambos tornou-se uma s. Da mesma forma, efetivamente Deus nos colocou em Cristo. O que aconteceu a Cristo, aconteceu a ns tambm. Todas as experincias de Cristo tornaram-se nossas experincias tambm, em Cristo. "O nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de no servirmos mais ao pecado" (Romanos 6:6). Esta no uma exortao para que lutemos. Tudo isto histria: Nossa histria foi escrita em Cristo antes que houvssemos nascido. Voc cr nesta realidade? a verdade! Nossa

crucificao com Cristo um glorioso fato histrico. Nossa libertao do pecado baseia-se no naquilo que podemos fazer, nem naquilo que Deus vai fazer Por ns, mas naquilo que Ele j fez por ns em Cristo. Quando este fato penetra em nossa conscincia e ns repousamos nele (Romanos 6:11), temos descoberto o segredo da vida santificada. Mas a verdade que conhecemos muito pouco a respeito dessa realidade, em nossa prpria experincia. Considere este exemplo. Se algum fizer uma observao mordaz a seu respeito, e em sua presena, como voc enfrenta a situao? Voc aperta os lbios, morde-se por dentro, "engole um sapo" e se controla; se com muito esforo voc consegue controlar todos os sinais de seu ressentimento e mostrar-se razoavelmente polido, em troca do desaforo, voc acha que alcanou uma grande vitria. Entretanto, o ressentimento ainda est l; foi apenas coberto. s vezes voc nem sequer consegue disfar-lo bem. Qual o problema? O problema que voc tentou andar antes de assentar; a que est, com toda certeza, a derrota. Permita-me repetir: Nenhuma experincia crist inicia-se com o caminhar, mas sempre com um definitivo assentar. O segredo da libertao do pecado no est em a pessoa fazer algo, mas em descansar naquilo que Deus j fez. Um engenheiro que morava numa grande cidade no ocidente saiu de sua terra e foi para o oriente. Ele esteve longe de casa durante dois ou trs anos e, durante sua ausncia, sua esposa lhe foi infiel. Cometeu adultrio com um dos melhores amigos do marido. Quando o marido voltou a casa, descobriu que havia perdido a esposa, seus dois filhos e seu melhor amigo. No final de uma reunio em que eu havia falado, esse homem ferido desabafou para mim. "Faz dois anos que todos os dias e todas as noites meu corao tem estado cheio de dio", disse-me ele. "Eu sou cristo, e sei que devo perdoar a minha esposa e ao meu amigo, mas embora eu tente perdoar-lhes, e continue tentando, simplesmente no consigo. Todos os dias resolvo perdoar-lhes e todos os dias eu falho.

Que que eu posso fazer?" Eu lhe disse: "No faa absolutamente nada". "Que que o senhor quer dizer com isso?" perguntou-me ele, espantado. "Devo continuar odiando-os?" Ento eu lhe expliquei: "A soluo de seu problema est aqui, em que quando Jesus morreu na cruz, no apenas Ele levou consigo os seus pecados, mas levou voc junto. Quando Ele foi crucificado, seu velho homem foi crucificado nele, de modo que aquela pessoa "em voc" que no consegue perdoar, o velho homem que no consegue amar aos que o prejudicaram to gravemente, foi tirado do caminho, quando Cristo morreu. Deus cuidou dessa situao horrorosa quando Cristo morreu na cruz, nada sobrando para voc fazer. Simplesmente diga a Ele: "Senhor, no consigo amar, e desisto de ficar tentando, tentando sem parar, mas confio em teu perfeito amor. No consigo perdoar, mas confio em que tu podes perdoar em meu lugar, e fazer isso daqui por diante, em mim". O homem ficou ali, sentado, muito espantado, dizendo: "Isso novidade para mim. Acho que devo fazer alguma coisa." A seguir, um pouco depois, ele acrescentou: "Mas que que eu posso fazer?" Disse-lhe eu, ento: "Deus est esperando que voc pare de tentar fazer alguma coisa. Voc j tentou salvar uma pessoa que se afogava? O problema do afogado que seu medo o impede de confiar plenamente em voc. Nesse caso, h apenas dois caminhos a tomar: ou voc lhe d um soco de modo que ele fique inconsciente, e voc consiga arrast-lo para fora da gua, ou voc o deixa lutar e gritar at que suas foras se acabem, e voc possa ento salv-lo. Se voc tentar salvar o afogado que ainda est cheio de fora, ele se agarrar a voc, em seu terror, e o arrastar para o fundo, e os dois, voc e ele, perecero afogados. Deus est esperando que suas foras se esgotem de todo, antes de poder salv-lo. Desde que voc tenha cessado de lutar, Deus far a obra. Deus est esperando que voc perca toda a esperana". Meu amigo engenheiro deu um salto. "Irmo," disse-me ele, "j entendi tudo. Louvado seja Deus, as coisas esto claras

agora. No h nada que eu possa fazer. Ele j fez tudo, tudo!" De face radiante, ele partiu, cheio de regozijo. DEUS, QUE NOS D TUDO De todas as parbolas dos evangelhos, a do filho prdigo constitui, creio eu, a suprema ilustrao da maneira de agradarmos a Deus. Assim disse o pai: "Era justo alegrarmo-nos e folgarmos" (Lucas 15:32). Com estas palavras Jesus nos revela o que que, de modo supremo, na esfera da redeno, alegra o corao de seu Pai. No o irmo mais velho que trabalha sem cessar para o pai, mas o irmo mais novo que permite que o pai faa tudo por ele. No o irmo mais velho que sempre quer ser aquele que d, mas o irmo mais novo que est sempre disposto receber. Quando o prdigo voltou para casa, tendo Despendido suas foras e seus bens, numa vida de dissoluo, o pai no proferiu uma palavra de recriminao contra a passada luxria do filho, nem uma nica palavra a respeito da perda dos bens. O pai no se entristeceu por causa das perdas; apenas alegrou-se pela oportunidade que o retorno do filho lhe concedia de gastar mais ainda com ele. Deus to rico que sua principal alegria consiste em dar. Suas cmaras de tesouros esto to repletas que lhe di o fato de ns nos recusarmos a dar-lhe a oportunidade de despejar sobre nossas vidas as riquezas que Ele armazenou para os seus servos. A alegria do pai foi poder ver no filho prdigo algum que poderia usar a melhor tnica, o anel, as sandlias e ser homenageado com um banquete. A tristeza do pai foi que o filho mais velho no se posicionou para receber tantas bnos. H tristeza para o Pai quando ns tentamos fazer coisas para Ele. Ele riqussimo. D-lhe verdadeira e imensa alegria o fato de permitirmos a Ele que nos d, e continue a dar-nos sem parar. Constitui grande tristeza para o Senhor o fato de ns tentarmos jazer coisas para Ele, pois Deus absolutamente capaz, e soberano. Ele almeja que ns apenas deixemos que Ele faa, e v fazendo e continue a fazer coisas por ns. Deus quer ser

eternamente aquele que nos d. Ele quer ser eternamente aquele que faz coisas por ns. Se apenas pudssemos ver como Ele rico, como grandioso, deixaramos em suas mos a tarefa de dar e de fazer. Cr voc que se parar de tentar agradar a Deus, seu bom comportamento vai cessar? Se voc interromper a tentativa de dar, e a tentativa de fazer coisas, e deixar tudo nas mos de Deus, voc acha que os resultados sero menos satisfatrios do que se voc se esforasse nessas atividades para Deus? Quando ns procuramos fazer essas coisas por ns mesmos, colocamo-nos de volta debaixo da lei. Todavia as obras da lei, ainda que sejam nossas melhores obras, nossos melhores esforos, no passam de "obras mortas", abominveis diante de Deus, porque no so eficazes. Nessa parbola, ambos os filhos estavam igualmente longe das alegrias do lar provido pelo Pai. verdade que o filho mais velho no estava longe, num pas estrangeiro; mas estava em casa apenas teoricamente. "Olha, sirvo-te h tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste..." O corao desse filho nunca encontrou descanso. Sua posio terica jamais poderia constituir motivo de gozo, como era o caso do irmo menor, visto que o irmo mais velho estava preso s suas boas obras. Ento, pare de "dar" e voc comprovar que Deus gosta de dar. Pare de "trabalhar" e voc descobrir que Deus trabalha por voc. O filho mais novo estava bastante errado, mas voltou para casa e encontrou descanso, e a que a vida crist se inicia. "Deus, que riqussimo em misericrdia, pelo seu muito amor com que nos amou... nos fez assentar nas regies celestiais, em Cristo Jesus" (Efsios 2:4,6). "Era justo alegrarmo-nos e folgarmos"! 2 Andeis Procuramos deixar bem claro que a vida crist no se inicia com o andar, mas com o assentar. Todas as vezes que invertemos a ordem, os resultados so desastrosos. O Senhor Jesus fez tudo por ns, e nossa

necessidade agora de descanso confiante nele. O Senhor est assentado em seu trono, e somos conduzidos pelo seu poder. Toda experincia espiritual verdadeira, santificadora, comea nesse descanso. Todavia, a vida crist no termina aqui. Embora a vida crist comece no processo de assentar, esse assentar sempre seguido do andar. S depois de havermos assentado de verdade, e havermos descoberto nossa fora no ato de assentar, que de fato podemos comear a andar. O assentar representa nossa posio em Cristo, no cu. O andar em Cristo representa nosso desempenho dessa posio divina aqui na terra. Sendo um povo celestial, de ns Deus exige que exibamos o selo dessa habitao celestial em nossa conduta terrena, e isso levanta; novos problemas. Devemos, portanto, perguntar-nos: Que que Efsios tem a dizer-nos a respeito de nosso andar? Descobriremos que essa carta nos exorta a fazer duas coisas: Trataremos agora da primeira delas. Portanto, como prisioneiro do Senhor, rogovos que andeis como digno da vocao com que fostes chamados, com toda humildade e mansido, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor... (4:1.2) Portanto, digo isto... que no andeis mais como andam os outros gentios, na vaidade, do seu pensamento... e vos renoveis no esprito do vosso entendimento (4:17,23). Andai em amor, como tambm Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por ns (5:2). Andai como filhos da luz... descobrindo o que agradvel ao Senhor(5:8, 10). A palavra "andar" usada oito vezes em Efsios. Significa literalmente "andar ao redor", sendo usada aqui de modo figurado por Paulo, para significar "transportar-se a si prprio", "ordenar algum seu prprio comportamento". Tal sentido traz imediatamente diante de ns o assunto da conduta crist, de que a segunda parte da carta trata com profundidade. Todavia, vimos anteriormente que o Corpo de Cristo, a comunidade dos crentes em Cristo, o outro grande tema da carta aos Efsios. Agora, no captulo 4, em funo de tal

comunidade que encontramos essa questo de andar piedosamente. E prossegue Paulo, luz de nossa vocao celestial, a desafiar-nos no campo total de nossos relacionamentos domsticos e pblicos, quando os crentes se relacionam com vizinhos, os maridos com suas esposas, quando nos relacionamos com pais e filhos, com patres e empregados tudo isso da forma mais real possvel. Vamos deixar bem claro que o Corpo de Cristo no algo remoto e irreal, que expressaramos apenas em termos celestiais. algo bem presente e muito prtico, e encontra o teste real de nossa conduta em nosso relacionamento com os outros. verdade que somos um povo celestial, mas de nada adianta falar muito do cu distante. Se no trouxermos o cu ao nosso lar e ao nosso local de trabalho, nossa loja e nossa cozinha, e ali o praticarmos, o cu no ter o menor sentido. Posso ento sugerir, queridos amigos, que quem pai ou me, e quem filho, que procure no Novo Testamento e verifique como os pais devem ser, e como os filhos devem agir? Talvez nos surpreendamos, pois receio que muitos de ns, que dizemos estar assentados no cu, em Cristo, demonstramos um comportamento bastante questionvel em nosso ambiente. Ouam, maridos, ouam, esposas: H uma poro de passagens bblicas para vocs. Leiam Efsios 5, e depois 1 Corntios 7. Todo marido e toda esposa fariam bem em ler 1 Corntios 7 a fim de saber o que que o casamento cristo exige: uma vida espiritual diante de Deus, e no apenas na teoria, mas na prtica tambm. No ouse transformar em mera teoria algo que to prtico Veja agora, no campo dos relacionamentos Cristos, como os mandamentos de Deus desta seo nossa frente so diretos e objetivos. rogo-vos que andeis ... com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor." "Deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu prximo." "Irai-vos e no pequeis." "Aquele que furtava, no furte mais". "Toda a amargura... e toda malcia sejam tiradas de entre vs". "Sede uns para com os outros benignos... perdoando-vos uns aos outros".

"No provoqueis ira". "Obedecei". "[Deixai] as ameaas". Nada poderia ser mais objetivo do que esta lista de imperativos. Permita-me lembrar a voc que o Senhor Jesus iniciou seu ensino nesse mesmo tom. Observe com cuidado a linguagem desta passagem do sermo do monte: Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porm, vos digo: No resistais ao homem mau. Se algum te bater na face direita, oferece-lhe tambm a outra. E se algum quiser demandar contigo e tirar- te a tnica deixa-lhe tambm a capa. Se algum te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. D a quem te pedir, e no te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amars o teu prximo, e odiars o teu inimigo. Eu, porm, vos digo: Amai a vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que est nos cus. Ele faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e envia a chuva sobre justos e injustos. Se amardes os que vos amam, que recompensa tereis? No fazem os cobradores de impostos tambm o mesmo? E se saudardes somente os vossos irmos, que fazeis de mais? No fazem os gentios tambm assim? Sede vs, pois, perfeitos, como perfeito o vosso Pai que est nos cus (Mateus 5:38-48). Diz voc, porm: "Eu no consigo fazer isso. So exigncias impossveis". Talvez, semelhana de meu amigo engenheiro, voc entenda que foi injustiado e prejudicado talvez terrivelmente prejudicado e voc no consegue perdoar. Voc tem toda razo, e a ao de seu inimigo foi totalmente injusta. Am-lo seria o ideal; porm, no um ideal impossvel. A PERFEIO DO PAI A partir daquele dia em que Ado e Eva comeram do fruto proibido do conhecimento do bem e do mal, o ser humano tem estado engajado na discusso do que o bem e o que o mal.

O homem natural produziu seus prprios padres do que certo e do que errado, do que justia e do que injustia, e tem lutado por viver de acordo com tais padres. claro que sendo cristos, somos diferentes. Mas, em que somos diferentes? Desde que nos convertemos, vem-se desenvolvendo em ns um novo sentido de justia e, como resultado, e isso correto. temos estado s voltas com a questo do que bem e o que mal. Mas ser que percebemos que para ns o ponto de partida diferente? Para ns a rvore da vida Cristo. Ns no comeamos a partir da tica do certo e do errado. No iniciamos com a outra rvore. Iniciamos com ele; a questo toda para ns diz respeito Vida. Nada tem produzido maiores danos ao nosso testemunho cristo do que nossa tentativa de sermos corretos e exigir correo dos outros. Ns nos tornamos demasiado preocupados com o que reto e o que torto, com o certo e o errado. "Ns nos perguntamos: Fomos tratados com justia ou com injustia? E pensamos assim em reivindicar nossas aes. Todavia, esse no o nosso padro. A verdadeira questo para ns gira em torno de quem carrega a cruz. Voc me pergunta: " certo que algum me fira a face?" Respondo eu: "Claro que no! Mas a questo : Voc quer apenas estar certo?" Como cristos, nosso padro de vida jamais pode resumir-se em "certo ou errado" mas resume-se na cruz. O princpio da cruz nosso princpio de conduta. Louve a Deus porque Ele deixa o sol brilhar sobre os bons e sobre os maus. Para Deus a questo de graa, e no do que certo ou errado. Todavia, esse deve ser nosso padro tambm: "Perdoando-vos uns aos outros, como tambm Deus vos perdoou em Cristo" (4:32). O princpio do "certo ou errado" dos gentios e publicanos. Minha vida deve ser governada pelo princpio da cruz e da perfeio do Pai: "Sede vs, pois, perfeitos, como perfeito o vosso Pai que est nos cus". Um irmo no sul da China tinha um campo de arroz no meio da encosta de uma colina. Em tempos de seca ele usava uma bomba d'gua, movida por um moinho de vento, o

qual fazia elevar a gua de um regato at seu campo. Um vizinho possua dois campos que ficavam em nvel inferior ao do campo desse irmo. Em certa noite, o vizinho desfez a barreira que represava a gua, drenando-a toda para si. Nosso irmo preparou a brecha na barreira e bombeou mais gua para sua represa, mas o vizinho voltou a praticar o mesmo malefcio outras trs ou quatro vezes. Ento ele consultou seus irmos, perguntando-lhes: "Tenho procurado ter pacincia e no me vingar", disse. "Mas isso certo?" Depois de haverem orado a respeito do problema, um dos irmos replicou: "Se apenas tentarmos fazer o que certo, com toda certeza seremos cristos muito pobres. Precisamos fazer algo mais do que simplesmente o que certo". Nosso irmo ficou impressionado. Na manh seguinte, ele bombeou gua para os dois campos l embaixo e, de tarde, bombeou gua para seu prprio campo. Depois disso, a gua permaneceu em sua represa, para molhar seu campo. O vizinho ficou to impressionado com a ao bondosa do crente que investigou suas razes, e no devido tempo veio ele prprio a tornar-se um cristo. Assim sendo, meu caro irmo, no finque p em seus direitos. No pense que porque voc caminhou a segunda milha, j fez o que justo. A segunda milha apenas preparao para a terceira e quarta milhas. O princpio o da conformidade com Cristo. Nada temos por que lutar, nada a pedir e nada a exigir. S temos a dar. Quando o Senhor Jesus morreu na cruz, Ele no o fez a fim de defender nossos "direitos"; foi a graa que o levou cruz. Agora, como seguidores de Jesus, filhos de Deus, sempre tentamos dar aos outros o que lhes pertence, e mais ainda. Precisamos lembrar-nos de que com freqncia no temos razo. Fracassamos, e sempre bom que aprendamos com nossos erros, que estejamos sempre prontos a confessar e dispostos a ir alm do que necessrio para que confessemos. O Senhor requer isto de ns. Por qu? "Para que sejais filhos do vosso Pai que est nos cus" (Mateus 5:45). uma questo de filiao prtica. Sim, verdade

que Deus "nos predestinou para sermos filhos de adoo por Jesus Cristo" (1:5), mas cometemos o erro de pensar que "j temos idade para ter juzo", que j somos filhos amadurecidos. O sermo do monte nos ensina que os filhos correspondem responsabilidade de filhos na medida em que manifestam afinidade de esprito e de atitude com seu Pai. Fomos chamados para sermos "perfeitos" em amor, demonstrando sua graa. Por isso que Paulo escreve: "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados e andai em amor, como tambm Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por ns" (5:1-2). Enfrentamos um desafio. Mateus 5 estabelece um padro que podemos julgar impossvel de ser atingido, por ser demasiado elevado; e Paulo, nesta passagem de Efsios, o confirma. O problema que ns no conseguimos encontrar em ns mesmos, por natureza, os meios de atender a esse padro o andar "como convm a santos". Onde, ento, est a resposta para o nosso problema, o das exigncias rigorosas de Deus? Nas palavras de Paulo descobrimos o segredo: "[Deus] poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente alm daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em ns opera" (3:20). Numa passagem paralela (Colossenses 1:29), Paulo diz: "Para isto tambm trabalho, combatendo segundo a sua eficcia, que opera em mim poderosamente". Eis-nos de volta primeira seo de Efsios. Qual o segredo da fora que move a vida crist? De onde vem esse poder? Deixe-me dar-lhe a resposta em uma sentena: O segredo do cristo est em ele descansar em Cristo. O poder do cristo vem da posio que Deus lhe deu. Todos quantos se assentarem podero andar. No pensamento de Deus, o andar vem depois do assentar, espontaneamente. Ns nos assentamos para sempre com Cristo para que possamos andar continuamente diante dos homens. Se abandonarmos por um instante nosso lugar de descanso em Cristo, camos imediatamente e prejudicamos nosso

testemunho perante o mundo. Mas enquanto habitarmos em Cristo, nossa posio no Senhor nos assegura o poder de andar dignamente aqui. Se voc quer uma ilustrao desse tipo de progresso, pense, em primeiro lugar, no em um atleta forte que participa de uma corrida de 10 mil metros, mas pense em um ancio que dirige um carro ou, melhor ainda, de um homem coxo sentado numa cadeira de rodas. Que faz esse pobre aleijado? Ele anda porque est assentado. O coxo consegue continuar movendo-se porque continua sentado. Todo o percurso feito se deve posio assumida pelo coxo. claro que esta ilustrao pauprrima, quando queremos retratar a vida crist, mas talvez sirva para lembrar-nos de que nossa conduta e comportamento dependem fundamentalmente de nosso descanso ntimo em Cristo. Isto explica a linguagem de Paulo, aqui. Ele primeiro aprendeu a assentar-se. Encontrou um lugar de descanso em Cristo. O resultado que Paulo andava, no baseado em seus prprios esforos, mas na operao poderosa de Deus dentro dele. Ali estava o segredo de seu poder. Paulo viu-se a si mesmo assentado em Cristo. Por isso, seu comportamento (seu andar) diante dos homens assumiu o carter do Cristo que nele habitava. No de admirar, pois, que ele ore assim pelos efsios: "Cristo habite pela f nos vossos coraes" (3:17). Como funciona o seu relgio? Ser que ele primeiro se movimenta, ou primeiro movido? claro que ele funciona porque uma bateria foi instalada nele, que lhe fornece a energia para mover-se. Os relgios antigos precisavam de que se lhes desse corda, e s depois passavam a trabalhar. H obras que foram preparadas para ns: "Somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andssemos nelas" (2:10). "Efetuai a vossa salvao com temor e tremor", escreve Paulo aos Filipenses, "pois Deus o que opera em vs tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" (2:12, 13). Deus est operando em vs!

Efetuai a vossa salvao! Aqui est o segredo. Enquanto no permitirmos que Deus opere em ns, intil que ns nos dediquemos a efetuar a nossa salvao. Frequentemente tentamos ser humildes e piedosos, sem saber o que significa permitir que Deus opere em ns a humildade e a piedade de Cristo. Tentamos demonstrar amor, mas ao descobrir que no temos amor, pedimo-lo ao Senhor. Ento, ns nos surpreendemos porque aparentemente o Senhor no nos quer dar. Permita-me trazer de novo outra ilustrao. Talvez haja um irmo que voc considera uma verdadeira provao. Voc est constantemente tendo problemas com ele. Sempre que voc se encontra com esse irmo, ele faz ou diz algo que fatalmente lhe provoca ressentimentos. Isso preocupa voc. E voc diz: "Sendo cristo, eu devo am-lo. Eu quero am-lo. Na verdade, estou determinado a am-lo!" E assim que voc ora com todo fervor: "Senhor, aumenta meu amor por essa pessoa. Deus, d-me amor!" A seguir, reunindo todas as foras disponveis, conclamando toda a sua fora de vontade, voc vai com um sincero mpeto de demonstrar quela pessoa todo o amor pelo qual voc orou. Mas, que horror! quando voc entra na presena da tal pessoa, algo acontece que faz com que todas as suas boas intenes se desmoronem e dem em nada. A reao da pessoa perante voc de modo algum encorajadora, mas ao contrrio, desanimadora, e de imediato o velho ressentimento surge superfcie e, de novo, o mximo que voc consegue fazer ser polido para com ela. Por que acontece isso? Certamente voc no estava errado ao procurar amor em Deus, estava? No, mas voc estava errado ao buscar amor como um fim em si mesmo, uma espcie de mercadoria embrulhada, quando o plano de Deus que o amor de seu Filho seja expresso atravs de voc.Deus nos deu Cristo. Agora nada mais h para ns recebermos; basta-nos Cristo.O Esprito Santo foi enviado a fim de produzir o que Cristo , em ns; o Esprito no produzir uma coisa alheia a Cristo, nem

algo fora de Cristo. Ns somos "fortalecidos com poder pelo seu Esprito no homem interior... [para] conhecer o amor de Cristo" (3:16, 19). Mostramos externamente o que Deus colocou em ns internamente. Lembremo-nos de novo daquelas grandiosas palavras de 1 Corntios 1:30. No s Deus colocou-nos "em Cristo", mas "vs sois dele, em Jesus Cristo, o qual para ns foi feito por Deus sabedoria, e justia, e santificao, e redeno". Esta uma das maiores e mais gloriosas declamaes das Escrituras. Ele "para ns foi feito por Deus..." Se crermos nisto, podemos ter qualquer coisa que precisarmos, podemos ter certeza de que Deus quem o promete, pois, mediante o Esprito Santo dentro de ns. o prprio Senhor Jesus presente dentro de ns d-nos qualquer coisa de que necessitamos. Estamos acostumados a ver na santidade uma virtude, na humildade uma graa e no amor, um dom que devemos buscar em Deus. Todavia, o Cristo de Deus ele mesmo tudo de que realmente ns precisamos. Muitas vezes em minhas necessidades eu costumava pensar em Cristo como uma Pessoa parte, e eu deixava de identific-lo corretamente; eu o confundia com as "coisas" de que eu precisava com tanta ansiedade. Durante dois anos fiquei apalpando nas trevas, procurando reunir as virtudes que eu julgava constiturem a vida crist, e durante esse tempo no cheguei a parte alguma. Ento, em certo dia isso aconteceu em 1933 a luz do cu veio a mim, e vi o Cristo vindo da parte de Deus dentro de mim, o Cristo integral. Que diferena! Ah! o vazio das "coisas"! Esto mortas se, manejadas por ns, nenhum relacionamento tiverem com Cristo. A partir do momento em que percebermos isto, haver um novo comeo para ns. uma nova vida. Teremos uma verdadeira santidade de vida, um novo amor. O prprio Cristo se revela a ns como a resposta a todas as exigncias de Deus. Volte, agora, quele irmo difcil. Mas desta vez, antes de voc ir a ele, fale a Deus desta forma: "Senhor, ficou claro para mim, finalmente, que por mim mesmo eu no

conseguirei amar a essa pessoa; mas agora eu sei que existe uma vida dentro de mim, a vida de teu Filho, e sei que a lei dessa vida o amor. Amor a Cristo." Voc no precisa esforar-se demais. Descanse em Cristo. Conte com a vida dele em voc. Ouse, ento, ir quele irmo e fale a ele e eis que vai acontecer uma coisa espantosa! Inconscientemente (enfatizo a palavra "inconscientemente", pois a conscincia s advm mais tarde) voc se v conversando com a pessoa de modo muito agradvel; inconscientemente voc passa a amar aquela pessoa; inconscientemente voc a considera como um irmo. Voc conversa com a pessoa livremente, em perfeita comunho; voc se d conta de que ao voltar para casa, est dizendo: "Ora, no fiquei nem um pouco ansioso, e tampouco me senti irritado! De alguma forma que no consigo descrever, o Senhor esteve comigo e seu amor triunfou." A operao da vida de Cristo em ns, num sentido verdadeiro espontnea, quero dizer, no exige esforo de nossa parte. A regra importantssima no "tentar", mas "confiar"; no depender de nossas prprias foras, mas do poder do Senhor. Porque o fluxo de vida que revela o que somos verdadeiramente "em Cristo". A gua doce emana da Fonte da Vida. Muitos crentes muitos mesmo so apanhados agindo como crentes. A vida de muitos crentes de hoje em grande parte um jogo de faz-de-conta. Vivem uma vida "espiritual", falam uma linguagem "espiritual", adotam atitudes "espirituais", mas esto fazendo tudo isso por si mesmos. O tremendo esforo que despendem deveria revelar-lhes que algo est errado. Eles se precisamos buscar sabedoria. No precisamos apelar para a rvore do conhecimento. Ns te mos Cristo, o qual foi feito em ns sabedoria de Deus. A lei do Esprito de vida em Cristo Jesus comunica a ns continuamente os padres do Senhor quanto ao que certo e o que errado e, com eles, a atitude espiritual com que a situao difcil deve ser enfrentada. Inmeras coisas surgiro para ferir nosso senso cristo de

justia, e para testar nossas reaes: De que modo reagiremos? Precisamos aprender o princpio da cruz, pois nosso padro deixou de ser o velho homem, e tornou-se o novo homem: "quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscncias do engano; e vos renoveis no esprito do vosso entendimento; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus criado em verdadeira justia e santidade" (4:22-24). "Senhor, no tenho direito nenhum a defender. Tudo quanto tenho me veio pela tua graa, e tudo est em Ti!" Conheci uma anci, uma senhora japonesa, crente, que havia ficado perturbada por causa de um ladro que lhe entrara em casa. sua maneira, com f simples, mas prtica, no Senhor, ela preparou uma refeio para o homem e depois lhe ofereceu suas chaves. Ele se envergonhou de sua ao criminosa e Deus lhe falou conscincia. Por causa do testemunho daquela crist, o ex-ladro hoje crente em Cristo. Um nmero muito elevado de cristos tem excelente doutrina, mas suas vidas so uma contradio de tudo. Conhecem muito bem os captulos 1 a 3 de Efsios, mas no pem em ao os captulos 4 a 6. Seria melhor no ter doutrina alguma do que viver uma contradio. Ordenou-lhe Deus alguma coisa? Volte-se para Deus, atire-se a Ele, e busque nele os meios de fazer o que exige de voc. Que o Senhor nos ensine que o princpio integral da vida crist que nos projetemos para alm do que simplesmente certo, e faamos o que lhe agrada. REMINDO O TEMPO Todavia, ainda persiste algo que precisamos acrescentar ao que dissemos acima, quanto ao assunto de nosso andar em Cristo. Esse verbo "andar" tem, como pode parecer bvio, outro sentido adicional. palavra que significa primordialmente conduta, ou comportamento, mas tambm contm a idia de progresso. "Andar" "prosseguir", "continuar seguindo", pelo que gostaramos de elaborar um pouco mais essa questo de nossa jornada na direo de um objetivo.

"Portanto, vede prudentemente como andais, no como nscios, mas como sbios, remindo o tempo, porque os dias sos maus. Pelo que no sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor" (5:15-17). Voc vai notar que nos versculos acima existe uma associao entre a idia de tempo e a diferena entre sabedoria e insensatez. "Andais... como sbios, remindo o tempo... no sejais insensatos." Isto deveras importante. Desejo agora trazer sua memria duas outras passagens em que estas coisas so semelhantemente relacionadas entre si: "Ento o reino dos cus ser semelhante a dez virgens... Cinco eram insensatas e cinco, prudentes. As insensatas, ao tomarem as suas lmpadas, no levaram azeite consigo... Mas, meia-noite ouviu-se um grito: Ai vem o noivo, sa ao seu encontro. Ento todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lmpadas. E as insensatas disseram: ... as nossas lmpadas se apagam... E, tendo elas ido compr-lo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para as bodas. E fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram tambm as outras virgens..." (Mateus 25:1-13). "Ento olhei, e vi o Cordeiro em p sobre o monte Sio, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam escrito na testa o seu nome e o nome de seu Pai ... Estes so os que no se contaminaram com mulheres, pois so virgens. Estes so os que seguem o Cordeiro para onde quer que vai. Estes so os que dentre os homens foram comprados para ser as primcias para Deus e para o Cordeiro. Na sua boca no se achou engano; so irrepreensveis" (Apocalipse 14:1-5). H muitas passagens nas Escrituras que nos garantem que o que Deus iniciou Ele vai terminar. O nosso Salvador o Salvador mximo. nenhum crente se salvar "pela metade", ainda que esta expresso possa hoje ser usada a nosso respeito, em algum sentido. Deus vai aperfeioar todo e qualquer ser humano que nele depositou sua f. nisto que cremos, e temos que manter em mente essa doutrina como o contexto daquilo

que vamos dizer a seguir. Oremos firmemente, juntamente com Paulo, que "aquele que em vs comeou a boa obra a aperfeioar at ao dia de Cristo Jesus" (Filipenses 1:6). No h limites para o poder de Deus. Ele capaz e "poderoso para vos guardar de tropear, e apresentar-vos jubilosos e imaculados diante da sua glria" (Judas 24; e veja ainda 2 Timteo 1:12; Efsios 3:20). Entretanto, quando nos voltamos para o aspecto objetivo desta questo para sua realizao prtica em nossas vidas, aqui e agora, na terra que nos defrontamos com a faceta do tempo. Em Apocalipse 14 h as primcias (v. 4) e h a colheita (v. 15). Qual a diferena entre primcias e colheita? Certamente a diferena no est na qualidade, porque os frutos todos so da mesma poca e mesmo local. A diferena est apenas no momento em que amadurecem no campo. Alguns frutos atingem a maturidade antes dos demais e por isso se tornam as "primcias". Minha cidade natal, Fuquiem, famosa pelas suas laranjas. Eu diria (e duvido que esteja sendo vtima de bairrismo preconceituoso) que dificilmente existem laranjas semelhantes a essas no mundo todo. Quando voc contempla as colinas, no incio da estao prpria das laranjas, todas as rvores esto verdes. Mas se voc olhar com muito cuidado conseguir detectar, espalhadas aqui e ali, laranjas douradas que brilham ao sol. uma vista maravilhosa aquelas imensas filas de laranjeiras verdes, salpicadas de uns pontos dourados, as laranjas maduras que vo aparecendo. quando as primcias so colhidas. Logo depois todas as rvores estaro cobertas de ouro: as laranjas maduras recobrem os campos. Mas s os primeiros frutos foram cuidadosamente colhidos a mo, e alcanam os maiores preos no mercado, com freqncia trs vezes o preo normal da colheita. Todos os crentes atingiro a maturidade, de certa forma. Mas o Cordeiro de Deus procura as primcias. As moas "prudentes" de nossa parbola no so as que se saram melhor, mas so as que agiram bem, com

antecedncia, bem cedo. As demais tambm eram virgens, mas eram "insensatas". Insensatas, mas no falsas. Foram ao lado das prudentes esperar o noivo. Tambm tinham azeite em suas lmpadas, as quais estavam queimando e iluminando. Contudo, no imaginaram a demora do noivo. E agora que suas lmpadas estavam quase apagadas, no dispunham de reserva de azeite, e tampouco as demais moas podiam emprestar-lhes combustvel. Algumas pessoas ficam perturbadas neste ponto da histria pelas palavras do Senhor dirigidas a essas virgens insensatas: "No vos conheo". Perguntam essas pessoas como o Senhor poderia afirmar isso a respeito delas, se representam suas verdadeiras filhas: "Tenho-vos preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo"? (2 Corntios 11:2). Todavia, devemos reconhecer a amplitude total do ensino desta parbola, o qual com toda certeza o de que existem privilgios em servir a Cristo, que seus filhos podem perder, pelo fato de no estarem preparados logo de incio, para o servio. Diz a parbola que as cinco chegaram porta e disseram: "Senhor, senhor, abre-nos a porta!" Que porta? Certamente no a porta da salvao. Se voc estiver perdido, jamais poder chegar porta do cu e nela bater. Portanto, quando o Senhor diz: "No vos conheo", certo que Ele usa essas palavras em algum sentido limitado, como na seguinte ilustrao: Em Xangai, o filho de um juiz de corte criminal foi apanhado dirigindo seu carro de modo imprudente. O rapaz foi conduzido a uma corte e deparou com seu pai assentado na cadeira de juiz, no tribunal. Os procedimentos legais dentro de um tribunal so mais ou menos os mesmos no mundo todo, de modo que o juiz perguntou ao rapaz: "Qual seu nome? Seu endereo? Sua ocupao?" e assim por diante. Espantado, o moo voltou-se para seu pai: "Pai, voc est dizendo que no me conhece?" Batendo com o martelo, o juiz (pai) respondeu severamente: "Jovem, eu no

o conheo. Qual o seu nome? Qual o seu endereo?" claro que o juiz no quis salientar com isso que desconhecia o prprio filho. Na famlia e no lar ele o conhecia, mas naquele lugar e naquele momento ele no o conhecia. Embora ele ainda fosse o filho daquele pai, o moo deveria ser processado e pagar sua multa. Sim, todas as dez virgens tinham azeite em suas lmpadas. O que distinguia as insensatas foi que no dispunham de reserva de azeite. Sendo verdadeiras crists, tm vida em Cristo, e do seu testemunho diante dos homens. Mas que testemunho pobre o delas, pelo fato de viverem, digamo-lo assim, de mo no queixo! Tm o Esprito, mas no esto cheias do Esprito. Ao chegar uma crise precisam sair para comprar mais azeite. E claro que, finalmente, todas as dez chegaram a ter suficiente azeite. A diferena, contudo, est em que as cinco prudentes tinham azeite suficiente a tempo, enquanto as insensatas, quando por fim arranjaram azeite bastante, haviam perdido o propsito para o qual o combustvel fora criado. A questo toda gira em torno do tempo. Esse o ponto central do ensino do Senhor, no fim da parbola, quando Ele admoesta seus discpulos a no serem meros discpulos, mas discpulos vigilantes. "No vos embriagueis com vinho, em que h devassido, mas enchei-vos do Esprito" (5:18). Em Mateus 25, a questo mais importante no se as pessoas receberam a Jesus Cristo ou no, e tampouco se o Esprito Santo veio sobre elas ou no, com seus dons carismticos espirituais. A questo toda resume-se no azeite extra, a vasilha de reserva. A questo era que a luz deveria ser mantida, durante uma longa espera, no importa quo longa, por causa da demora do Noivo. A luz deve brilhar mediante o suprimento miraculoso do Esprito no ntimo do crente. (Embora na parbola haja dois elementos diferentes, lmpadas e vasilhas, na realidade ns os crentes somos ao mesmo tempo lmpadas e vasilhas). Que crente poderia viver na eternidade no cu sem ter conhecido essa plenitude do Esprito

aqui? Ser que nenhuma virgem consegue escapar dessa falta? Assim que o Senhor est dando passos todos os passos possveis para que fiquemos sabendo que precisamos agora da plenitude do Esprito. "Portanto, vigiai, porque no sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem h de vir". "Esteja sendo enchido" (plerousthe) a expresso incomum usada aqui (5:18), com relao ao Esprito Santo. "Permiti que sejais continuamente enchidos". No se trata de uma crise, como no caso do Pentecoste, mas uma condio que deve caracterizar-nos o tempo todo. No se trata de algo externo, mas interno. Nada tem que ver com dons espirituais, carismticos, manifestaes externas, mas a presena e a ao pessoal do Esprito Santo dentro de seu esprito, o que garante que a luz de sua lmpada brilhar com fora, at depois da meia-noite, e at a aurora, se necessrio. Alm de tudo, no se trata de algo pessoal. Como o indica o versculo seguinte, com toda certeza (5:19), trata-se de algo que partilhamos com outros cristos, em dependncia mtua. que estar "cheio do Esprito Santo" significa, na linguagem desse versculo, no meramente que os crentes estejam "cantando e salmodiando ao Senhor" mas que estejam "falando entre vs com salmos e hinos, e cnticos espirituais". Alguns de ns podemos achar fcil cantar solos, mas muito difcil cantar harmoniosamente num quarteto, ou mesmo num dueto. No entanto, a mensagem da unidade do Esprito est bem no mago desta segunda seo de Efsios (veja-se 4:3, 15, 16). A plenitude do Esprito nos dada para que cantemos juntos um novo cntico diante do trono (Apocalipse 14:3). Mas, sustentemos nossa principal nfase: Permita-me repetir o conceito de que a insensatez ou a prudncia giram em torno deste ponto. Se voc prudente, vai procurar a plenitude bem depressa, o mais cedo possvel. Mas se voc insensato, vai adi-la indefinidamente. Alguns de ns somos pais de crianas. As crianas tm grandes

diferenas de temperamento, no mesmo? Esta obedece de imediato; aquela acha que adiando a obedincia, poder chegar a no precisar obedecer. Veja bem: se voc to fraco que permite criana um meio de no obedecer prontamente, e ela consegue evitar a obedincia, ento essa a criana prudente, porque adia a ao que voc exige dela, e acaba no a fazendo. Todavia, se sua palavra vale bastante, se sua ordem no de "mentirinha", mas para ser acatada, para ser obedecida, a criana prudente a que obedece de imediato. Tenha absoluta certeza a respeito da vontade de Deus. Se as ordens de Deus podem ser manobradas, talvez voc no seja nem um pouco insensato se tentar escapar das implicaes da desobedincia. Todavia, se Deus um Deus imutvel, cuja vontade imutvel, seja prudente, amigo! Vamos remir o tempo. Procure acima de tudo ter aquela vasilha de azeite extra... "para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus" (3:19). Esta parbola no nos responde a todas as nossas perguntas. Onde e como as virgens insensatas compram azeite? No ficamos sabendo. No nos dito que outras providncias Deus ter tomado para que todos os seus filhos finalmente fiquem amadurecidos. Este assunto no de nossa competncia. Compete-nos aqui estudar as primcias. Somos admoestados a prosseguir; no somos admoestados a especular a respeito do que poder acontecer se no prosseguirmos. Voc no pode, ao evitar a questo, impedir a chegada da maturidade, e tampouco deixar de pagar o preo. Todavia, a sabedoria est ligada ao passar do tempo. Os prudentes "compram" o tempo. Assim como eu uso uma caneta-tinteiro antiga, que agora est cheia de tinta, em minha mo, pronta para ser usada, assim tambm os prudentes, ao cooperarem com o Senhor, apresentam-se como Deus os deseja: instrumentos dceis sua total disposio. Considere o apstolo Paulo. Ei-lo sempre tomado de uma paixo inflamada pelas almas. Ele viu que o propsito de Deus para

ns estava envolto "na plenitude dos tempos" (1:10). Ele um daqueles que dizem: "De antemo esperamos em Cristo", ao descansar numa salvao que ainda ser completamente revelada "nos sculos vindouros" (1:12; 2:7). E vista de tudo isso, que que ele faz? Ele anda. E no anda, apenas: Ele corre. "Prossigo para o alvo, pelo prmio da soberana vocao de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3:14). Frequentemente, quando algumas almas chegam compreenso das coisas espirituais e comeam a seguir ao Senhor, o sentimento em meu corao : "Ah! se houvessem chegado a esta concluso cinco anos antes!" O tempo to curto, ainda quando prosseguimos no trabalhar H presso e urgncia. Lembre-se, no se trata do que que extramos da experincia. A questo principal : que que o Senhor deve receber agora? O Senhor precisa agora disso: de instrumentos dceis e disponveis. Por qu? "Porque os dias so maus". A situao desesperadora at mesmo entre os crentes. Ah! se nos fora dado ver essa realidade! Talvez o Senhor tenha de tratar de ns de modo drstico. Disse Paulo: "Sou um aborto." Ele havia vivido crises tremendas as quais o levaram ao ponto em que estava agora mas Prosseguia em frente. A questo sempre de tempo. Deus precisa dar um jeito em ns, depressa! O tempo passa rapidamente. Mas Deus tem que operar em ns. Que nosso corao possa ser iluminado de modo que saibamos "qual seja a esperana da sua vocao", e a seguir, que possamos caminhar na verdade, correr como crentes que sabem "qual seja a vontade do Senhor" (1:18; 5:17). O Senhor sempre se agradou de almas desesperadas. 3 "Firmes" "No demais, irmos meus, fortalecei-vos no Senhor e na fora do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo... para que possais resistir no dia mau e, tendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos

com a verdade, e vestida a couraa da justia, e calados os ps na preparao do evangelho da paz, tomando... o escudo da f... o capacete da salvao, e a espada do Esprito... orai... vigiai" (6:10-11, 13-18). A experincia crist inicia-se com um assentar e continua com um andar, mas no para a. Todo crente precisa aprender a ficar firme. Todos ns, crentes, precisamos estar prontos para o conflito. Precisamos saber como assentar-nos em Cristo nos lugares celestiais, e precisamos saber como andar condignamente, em Cristo, aqui na terra. Mas precisamos tambm saber como resistir firmes diante do inimigo. A questo do conflito ns a examinaremos agora, nesta terceira seo de Efsios (6:10-20). o que Paulo chama de "estar firmes contra as astutas ciladas do diabo". Contudo, vamos relembrar de novo a ordem em que Efsios apresenta estas questes para ns. A seqncia "assentar... andeis... firmes". que nenhum cristo pode esperar engajar-se na guerra espiritual, no conflito das eras, sem primeiro descansar em Cristo e naquilo que Ele fez por ns. A seguir, mediante o poder do Esprito agindo dentro do cristo, ele passa a seguir a Cristo mediante uma vida prtica e santa aqui na terra. Se o crente for deficiente em uma destas duas reas, descobrir que toda a conversa a respeito de uma guerra espiritual no passa realmente de conversa; ele jamais conhecer a realidade dessa luta. Satans pode dar-se ao luxo de desprezar esse crente, porque este, na verdade, para nada serve. No entanto, esse mesmo crente pode fortalecer-se "no Senhor, na fora de seu poder" ao tomar conhecimento, em primeiro lugar, dos valores de sua exaltao aos cus e, depois, de ter andado com Cristo (compare 6:10 com 3:16). Tendo estas duas lies bem aprendidas, o crente passa a apreciar o terceiro princpio da vida crist, agora resumido numa nica palavra: "firmes". Deus tem um arquiinimigo, sob cujo poder esto incontveis hostes de demnios e anjos decados, os quais procuram dominar o mundo e excluir Deus de seu prprio reino.

Esse o sentido do v. 12. uma explicao das coisas que esto acontecendo ao nosso redor. Ns s vemos "carne e sangue" armados contra ns, ou seja, um sistema mundial de reis e governos hostis, de pecadores e pessoas perversas. Todavia, diz-nos Paulo que no assim. Nossa luta, diz ele, "contra as astutas ciladas do diabo... contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as foras espirituais da maldade nas regies celestes", em suma, contra os enganos do prprio Satans. Dois tronos encontram-se em guerra. Deus afirma seu domnio da terra, e Satans procura usurpar a autoridade de Deus. A Igreja chamada para desalojar o diabo de seu reino, e tornar Cristo o supremo Senhor de todos. Que estamos fazendo a respeito dessa guerra? Desejo agora tratar deste assunto de nossa guerra, primeiramente em termos gerais, com relao nossa vida crist e, depois, de maneira especial, com relao obra que o Senhor confiou a ns. Satans desfere muitos ataques diretos contra os filhos de Deus. claro que no devemos atribuir ao diabo aqueles problemas que so o resultado de nossa prpria e deliberada quebra das leis de Deus. Por esta altura deveramos saber como ordenar estas coisas. Recebemos, porm, ataques fsicos, desferidos contra os santos, da parte do diabo, contra seus corpos e mentes, e precisamos estar bem conscientes disso. certo que muitos crentes ignoram o inimigo, crentes que no sabem nada sobre os assaltos dele contra nossa vida espiritual. Deixaremos que esses ataques fiquem sem resposta? Temos nossa posio no Senhor, no cu, e estamos aprendendo como andar com Ele, perante o mundo; mas, como devemos proceder na presena do adversrio de Deus e nosso? Diz-nos a Palavra de Deus: "Ficai firmes". "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que Possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo". No grego um verbo, "estar firmes", acompanhado de uma preposio "contra", no v. ll o qual realmente significa "manter o territrio". Nesta ordem

de Deus existe uma verdade precisa, oculta. No se trata de uma ordem para que invadamos um territrio estrangeiro. A guerra implicaria, no falar comum, em ordem para que "marchemos". Os exrcitos marcham e invadem outros pases a fim de subjug-los e ocup-los. Deus no nos ordenou que agssemos dessa forma. No devemos marchar, mas "ficar firmes". A expresso "ficar firmes" implica que o territrio disputado pelo inimigo realmente pertence a Deus e, portanto, pertence a ns. No precisamos lutar a fim de estabelecer um forte nesse terreno. Quase todas as armas de nossa guerra, descritas em Efsios, so puramente defensivas. At mesmo a espada pode ser usada tanto para a defesa como para o ataque. A diferena entre a guerra defensiva e a ofensiva est aqui: na defensiva retemos o territrio, e basta-nos defend-lo; na ofensiva, no temos territrio e lutamos a fim de obt-lo. E essa exatamente a diferena existente entre a guerra promovida pelo Senhor Jesus e a guerra que ns promovemos. A guerra de Cristo ofensiva; a nossa, defensiva, em essncia. Cristo lutou contra Satans a fim de venc-lo, e dar-nos a vitria. Mediante a cruz, o Senhor levou a batalha ao mago do prprio inferno, e assim levou cativo o cativeiro (4:8, 9). Hoje a guerra contra Satans ns a mantemos apenas para preservar e consolidar a vitria que Ele j obteve para ns e nos entregou. Mediante a ressurreio. Deus proclamou seu Filho vitorioso, pois venceu o reino das trevas. O territrio conquistado por Cristo, o Senhor no-lo concedeu. No precisamos lutar para conquist-lo. Basta-nos que o mantenhamos, expulsando todos os que o desafiam. Nossa tarefa consiste em manter nossa posio, no em atacar. No se trata de fazer aumentar o territrio de Cristo, mas de permanecer no territrio de Cristo. Deus conquistou aquele terreno, mediante Jesus Cristo. O Senhor a seguir nos deu aquela vitria, para que a mantivssemos firmes. Dentro do territrio de Cristo, a derrota do inimigo um fato consumado, e a Igreja foi

colocada nesse territrio a fim de manter a derrota do diabo. O inimigo deve ser mantido derrotado. Satans quem se empenha em contra-atacar, e seus esforos procuram desalojar-nos da esfera de Cristo. De nossa parte, no precisamos lutar para ocupar um terreno que j nosso. Em Cristo ns somos conquistadores. Vencedores. "Mais do que vencedores" (Romanos 8:37). nele, portanto, que estamos firmes. , Assim que agora ns batalhamos, no para obter a vitria. Lutamos porque j temos a vitria. No lutamos objetivando conseguir uma vitria, porque em Cristo j a ganhamos. Os vencedores so aqueles que descansam na vitria alcanada para eles por seu Deus, em Cristo. Se voc quiser lutar a fim de obter a vitria, j est derrotado antes de iniciar a luta. Vamos supor que Satans se empenhe em assalt-lo em sua casa, ou em seu trabalho. Surgem dificuldades, crescem os mal-entendidos, uma situao que voc no consegue controlar, e tampouco dela escapar. E ameaa destru-lo. Voc se pe a orar, voc jejua, luta e resiste durante muito tempo, mas nada acontece. Por qu? Porque voc est lutando a fim de obter uma vitria e, ao faz-lo, est devolvendo ao inimigo todo o terreno que j pertence a voc. A vitria, lhe parece um alvo distante demais, muito longe de voc, fora do seu alcance. Eu prprio me vi nessa situao, certa vez, mas Deus me trouxe mente sua palavra contida em 2 Tessalonicenses, a respeito do homem do pecado, "o inquo", a quem o Senhor Jesus "desfar pelo sopro de sua boca" (2 Tessalonicenses 2:8). Veio-me este pensamento: S precisarei de um sopro da boca do Senhor para liquid-lo de vez; no entanto, aqui estou eu tentando produzir um tufo! No foi Satans uma vez por todas derrotado? Ento essa vitria tambm j est ganha. S os que se assentam podem permanecer firmes. O poder que nos vem para que fiquemos firmes, tanto quanto para que andemos, est em que primeiro nos assentamos com Cristo no cu. O andar e o guerrear do crente dependem do poder de sua

posio em Cristo. Se o cristo no se assenta perante Deus, no pode esperar ficar firme diante do inimigo. O primordial objetivo de Satans no induzir-nos a pecar, mas simplesmente facilitar para ns o pecado, fazendo-nos sair do territrio do triunfo perfeito para onde Cristo nos levou. Ao longo da avenida de nosso intelecto, ou de nosso corao, mediante nossa mente ou nossos sentimentos, o diabo nos assalta no descanso que usufrumos em Cristo ou em nosso andar no Esprito. Todavia, h proteo para ns, uma armadura defensiva para cada parte de ns que for atacada: o capacete, o cinturo, a couraa, o calado e, cobrindo-nos completamente, o escudo da f que desvia os dardos inflamados. Afiana-nos a f: Cristo exaltado. Diz mais a f: Somos salvos pela graa de Deus. Continua a f: Temos livre acesso ao Pai. E termina a f: Ele habita em ns pelo seu Esprito (veja-se 1:20; 2:8;3:12, 17). Visto que a vitria do Senhor, ela se torna nossa. Basta-nos que no pretendamos conquistar uma vitria, mas simplesmente mant-la: veremos o inimigo perecer em total destruio. No devemos pedir a Deus que nos capacite a vencer o inimigo, e tampouco que possamos olhar para Jesus a fim de vencer o inimigo, mas devemos louv-lo porque Ele j fez essa obra em nosso lugar. O Senhor o vitorioso. uma simples questo de termos f nele. Se cremos no Senhor, no vamos orar tanto quanto vamos louv-lo. Quanto mais simples e mais clara for nossa f no Senhor, menos oraremos em situaes de guerra, e mais o louvaremos pela vitria j obtida. Vou repeti-lo: em Cristo j somos vencedores. No ento bvio, uma vez que j temos a vitria, que simplesmente devemos orar agradecendo a vitria? E que essa orao seja feita em forma de louvor em vez de pr em risco nossa posio fundamental, vindo a perd-la em derrota? Permita-me que lhe pergunte: A derrota tem sido a sua experincia? Voc se viu esperando que um dia haveria de ser suficientemente forte para

poder vencer? Nesse caso, minha orao por voc no pode ser outra seno a do apstolo Paulo, em prol de seus leitores efsios. E a orao em que o apstolo pede que "sejam iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperana da sua vocao". Que voc consiga ver-se assentado com Cristo, que foi "sentar-se sua direita [de Deus] nos cus, acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domnio, e de todo nome que se nomeia" (1: 20, 21). Talvez as dificuldades ao seu redor no se alterem; o leo poder rugir com muito furor, como sempre; mas voc no precisa ter esperana de vencer. Em Cristo Jesus voc o vencedor. EM SEU NOME Entretanto, isto no tudo. Efsios 6 preocupa-se com algo mais do que o lado pessoal de nossa guerra. Relaciona-se tambm com a obra de Deus que a ns foi confiada, a expresso do mistrio do evangelho de que Paulo tem tanto que falar (veja-se 3:1-13). Para isto recebemos duas armas, a espada do Esprito e a orao. "Tomai... a espada do Esprito, que a palavra de Deus. E orai em todo o tempo com toda a orao e splica no Esprito. Vigiai nisto com toda a perseverana e splica por todos os santos. Orai tambm por mim, para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiana, para com intrepidez fazer conhecer o mistrio do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que possa falar dele livremente, como devo falar" (6:17-20). Desejo dizer algo mais respeito desta guerra, em relao a nossa obra para Deus, porque aqui podemos encontrar uma dificuldade. verdade, por um lado, que nosso Senhor Jesus est sentado "acima de todo principado, e autoridade", e que "sujeitou todas as coisas debaixo dos seus ps" (1:21, 22). Fica bem claro que a luz dessa vitria completa que devemos dar "graas sempre por tudo a nosso Deus e Pai,em nome de nosso Senhor Jesus Cristo" (5:20).

Entretanto, precisamos admitir que ainda no conseguimos ver todas as coisas sujeitas a Cristo. Ainda h, no dizer de Paulo, hostes de espritos maus nos lugares celestiais, poderes das trevas, malignos, por trs dessas potestades, que ocupam territrios que de justia pertencem a Cristo. At que ponto estamos certos em chamar essa guerra de defensiva? No queremos ser presunosos, vitimados pela falsidade. Ento, quando e sob quais circunstncias somos ns justificados em ocupar o territrio que externamente pertence ao inimigo, mantendo-o em nome do Senhor Jesus? Vamos consultar a Palavra de Deus ("Tomai... a palavra de Deus"), para obtermos ajuda aqui. Que que a Bblia nos diz a respeito da orao e da ao "no nome de Jesus"? Consideremos primeiro as duas passagens seguintes: "Em verdade vos digo que tudo o que ligares na terra, ser ligado no cu, e tudo o que desligardes na terra, ser desligado no cu. Tambm vos digo que se dois de vs concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, ser-lhes- concedida por meu Pai que est nos cus. Pois onde estiverem dois ou trs reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles" (Mateus 18:18-20). "Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo o que pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vos dar. At agora nada pedistes em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa... Naquele dia pedireis em meu nome" (Joo 16:23, 24, 26). Ningum pode salvar-se sem o conhecimento do nome de Jesus, e ningum pode efetivamente ser usado por Deus sem conhecer a autoridade desse nome. O apstolo Paulo deixa a questo bem esclarecida de que o "nome" a que Jesus alude nessa passagem acima no simplesmente o nome pelo qual Ele era conhecido enquanto esteve na terra entre os homens. Trata-se, na verdade, de nome indicativo de sua humanidade, seu nome investido de um ttulo e de uma autoridade que lhe foram conferidos por Deus, o Pai,

pela sua obedincia at morte (Filipenses 2:6-10). Resume o resultado de seus sofrimentos, o nome de sua exaltao e glria; e hoje nesse "nome que sobre todo o nome" que ns nos reunimos e pelo qual rogamos ao Senhor Deus. A distino feita no s por Paulo, mas pelo prprio Jesus na segunda passagem mencionada acima: " At agora nada pedistes em meu nome... Naquele dia pedireis em meu nome" (vv. 24, 26). Para os discpulos "aquele dia" ser diferente do "agora" do v. 22. Algo que eles no tm agora tero naquele dia, e tendo-o recebido, o usaro. Esse algo a autoridade que acompanha o nome de Cristo. Nossos olhos devem abrir-se para que possamos ver a poderosa mudana ocasionada pela ascenso. O nome de Jesus certamente estabelece a identidade daquele que est no trono com o carpinteiro de Nazar, mas isto vai alm. Representa o poder e o domnio dado a Jesus pelo Pai, um poder e um domnio perante os quais todos os joelhos nos cus e na terra devero dobrar-se. At os lderes judaicos reconheciam que esse tipo de significado poderia estar presente em um mero nome, ao perguntarem aos discpulos a respeito da cura do homem coxo: "Com que poder, ou em nome de quem fizestes isto?" (Atos 4:7). Hoje esse nome nos diz que Deus entregou toda autoridade a seu Filho, de tal modo que em seu nome h poder. Mas precisamos notar mais ainda, que nas Escrituras a expresso que se repete "em nome", ou seja, notemos o uso que os apstolos faziam desse nome. No se trata apenas do fato de o Senhor ter esse nome, mas de ns podermos us-lo. Em trs passagens em seu ltimo sermo, o Senhor Jesus repetiu as palavras "pedir em meu nome" (veja-se Joo 14.13. 14; 15:16; 16:23-26). O Senhor colocou essa autoridade em nossas mos para nosso uso. No s essa autoridade de Cristo, como tambm foi "dada entre os homens" (Atos 4:12). Se no soubermos nossa parte, sofreremos grande perda. O poder de seu nome opera em trs direes

Em nossa pregao, ele eficaz na salvao das pessoas (Atos 4:10-12), pela remisso de seus pecados, e pela sua purificao, justificao e santificao perante Deus (Lucas 24:47; Atos 10:43; 1 Corntios 6:11). Em nossa guerra espiritual, ele poderoso contra os poderes satnicos, para amarr-los e sujeit-los (Marcos 16:17; Lucas 10:17-19; Atos 16:18). E como j vimos, em nossos pedidos o nome eficaz diante de Deus, visto que duas vezes o Senhor nos disse: "E farei tudo o que pedirdes em meu nome..." e duas vezes "tudo o que em meu nome pedirdes..." (Joo 14:13, 14; 15:16; 16:23). Diante de tais palavras desafiadoras, podemos dizer com toda reverncia: "Senhor, tua coragem grandiosa!" algo tremendo que Deus se comprometa dessa forma perante seus servos. Vamos agora dar uma olhada em trs incidentes em Atos que servem para ilustrar esta lio: "Disse Pedro:...Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta-te e anda" (Atos 3:6). "Paulo... disse ao esprito: Em nome de Jesus Cristo, ordeno-te que saias dela. E na mesma hora saiu" (Atos 16:18). "Alguns dos exorcistas judeus., tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que estavam possessos de espritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega... Respondeu, porm, o esprito maligno: Conheo a Jesus, e bem sei quem Paulo, mas vs quem sois?" (Atos 19:13, 15). Observemos primeiro a ao de Pedro ao tratar do homem coxo na porta Formosa. Ele no se ajoelhou, nem orou, nem pediu a mente de Cristo, em primeiro lugar. De imediato ele disse: "Levanta-te e anda." Pedro usa o nome como se lhe pertencesse, para us-lo vontade. No era algo distante, no cu. Com Paulo em Filipos, ocorreu o mesmo. Ele sente em seu esprito que a ao satnica foi longe demais. No somos informados de que Paulo houvesse feito uma pausa para orar. No. Paulo anda em verdade diante de Deus e, por causa disto, um guardio do nome santo, pelo que atua como se o poder fosse seu mesmo. Ele ordena e o esprito mau foge: "E na mesma hora saiu". Que isso? apenas um exemplo do que

chamo de "compromisso" de Deus com o homem. Deus se comprometeu com seus servos a agir atravs deles, pois podem dar ordens "em seu nome". E os discpulos, que fazem eles? Fica bem claro que nada fazem de si mesmos. Apenas usam o nome. Fica igualmente claro que nenhum outro nome, seja deles mesmos, como apstolos, seja o de algum diferente, ter o mesmo efeito. Tudo quanto acontece resultado do impacto do nome do Senhor Jesus sobre a situao; os apstolos oram autorizados a usar seu nome. Deus contempla seu Filho na glria, no olha para ns aqui na terra. E porque ele nos v assentados com Cristo l no cu, seu nome e sua autoridade podem ser confiados a ns, aqui. Uma simples ilustrao ajudar a esclarecer este ponto. H algum tempo um de meus companheiros de trabalho enviou-me um pedido de dinheiro. Eu li sua carta, preparei o que ele me pediu e entreguei o dinheiro ao mensageiro. Estava eu certo? Sim, claro! A carta trazia a assinatura de meu amigo e, para mim, isso era suficiente. Deveria eu, em vez disso, perguntar ao mensageiro qual era seu nome e idade e funo e lugar de nascimento e a seguir, talvez, mand-lo embora por ter eu objetado quanto ao que ele era? No, de modo algum. Ele havia vindo em nome de meu amigo, e eu honrei aquele nome. O COMPROMISSO DIVINO Que coisa extraordinria fez Deus, ao comprometer-se com sua Igreja! Ele se comprometeu a confiar a seus servos o maior poder do universo. Ele nos deu o poder de seu governo "acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domnio, e de todo o nome que se nomeia, no s neste sculo, mas tambm no vindouro" (1:21). Jesus est agora exaltado no cu, e toda a sua obra dedicada a salvar as pessoas, a falar a seus coraes, e a operar milagres de sua graa, e feita mediante seus servos, em seu nome. Assim, a obra da Igreja a obra de Cristo. Na verdade, o nome de Jesus o maior legado de herana para a igreja, visto que onde o compromisso de Deus est operando, o prprio Cristo assume a responsabilidade

daquilo que se faz em seu nome. E quis comprometer-se conosco, porque no instituiu nenhum outro meio pelo qual sua obra deva ser realizada. Nenhuma obra digna de ser chamada de obra de Deus se o prprio Deus no estiver comprometido, nesse sentido, com ela. O que vale a autorizao para que usemos seu nome. Devemos ser capazes de levantar-nos e falar em seu nome. Se no, nosso trabalho sofrer a falta de impacto espiritual. Mas deixe-me adverti-lo: isto no algo que se pode "fazer em tempo de crise". Na verdade, o fruto da obedincia a Deus, e de uma posio espiritual resultante da obedincia, conhecida e mantida. Trata-se de algo que devemos possuir sempre, para que esteja nossa disposio em poca de necessidade. "Conheo a Jesus, e bem sei quem Paulo". Louvado seja Deus pela meno do nome de Paulo! Os poderes malignos reconhecem o Filho; os evangelhos do-nos todas as provas de fato. Mas h as pessoas que esto unidas ao Filho, as quais tm valor diante do Hades. A questo : Pode Deus comprometer-se dessa forma com voc? Permita-me dar outra ilustrao. Se algo deve ser feito em meu nome, isto significa que eu, dentro de determinadas condies, dei meu nome para que outra pessoa o use. Por isso. estou preparado para assumir total responsabilidade pelo que tal pessoa fizer em meu nome. Pode significar, por exemplo, que eu entrego meu talo de cheques com minha assinatura, a essa pessoa. claro que se eu sou pobre, e no tenho conta bancria nem prestgio pessoal, meu nome de pequena importncia. Lembro-me bem de quando eu era estudante e gostava de gravar meu nome por toda parte, em livros, papis e em tudo em que eu pusesse as mos. Mas quando, pela primeira vez, tive uma conta bancria e um talo de cheques, tornei-me cuidadoso quanto ao uso de minha assinatura, por medo de que algum pudesse falsific-la e us-la. Meu nome se tornara importante para mim. Como nosso Senhor Jesus Cristo poderoso e rico! Como seu nome lhe precioso!

Portanto, se Ele deve assumir a responsabilidade de tudo quanto acontece pelo uso que fazemos de seu nome, como o Senhor deve ser cuidadoso quanto a esse uso! Eu lhe pergunto de novo: Pode Deus comprometer-se comprometer seu "saldo bancrio", comprometer seu "talo de cheques", sua "assinatura" com voc? preciso que em primeiro lugar esta questo seja resolvida. S ento voc estar autorizado a usar seu nome livremente. S ento "o que ligares na terra ser ligado no cu". A seguir, por causa da realidade do seu compromisso com Deus, voc pode movimentar-se como um verdadeiro representante de Cristo neste mundo. Esse o fruto de nossa unio com Ele. Estamos ns em tal unio com o Senhor que ele, por isso, se comprometer conosco em relao ao que estamos fazendo? Parece com freqncia que estamos correndo um grande risco, ao entrarmos numa situao em que contamos apenas com as promessas de Deus como nosso apoio. A questo ento : Pode Deus dar-nos apoio? Quer Deus nos apoiar? Deixe-me delinear de modo breve quatro caractersticas essenciais de uma obra com a qual Deus pode comprometer-se de modo integral. A primeira necessidade vital de uma revelao verdadeira aos nossos coraes sobre os propsitos eternos de Deus. No podemos sobreviver sem isto. Se eu estou trabalhando numa edificao, ainda que eu seja um operrio no-qualificado, preciso saber se o objetivo uma garagem, ou um hangar de avio ou um palcio. Devo tomar conhecimento da planta, porque do contrrio no revelarei inteligncia em meu trabalho. Hoje, a maioria dos cristos presume que o evangelismo a obra de Deus. Todavia, o evangelismo no pode ser uma atividade sem relao com o plano de Deus em nossas vidas. O evangelismo deve estar integrado no plano total de Deus, visto que no passa de um meio para atingir-se um fim. O objetivo da evangelizao a preeminncia do Filho de Deus, uma obra que rene os filhos de Deus, entre os quais Cristo se torna a figura de maior destaque.

Na gerao de Paulo, cada crente desfrutava de um relacionamento especfico com o propsito eterno de Deus (veja-se de modo especial 4:11-16). Isso no deveria ser menos verdade a nosso respeito, hoje. Os olhos de Deus voltam-se para a chegada de seu reino. Aquilo que ns conhecemos hoje como cristandade organizada, em breve dever ceder lugar para algo diferente: o reinado soberano de Cristo. Todavia, semelhana do reinado de Salomo, agora tambm h, primeiro, um perodo de guerra espiritual representado pelo reino de Davi. Deus est procurando as pessoas que vo cooperar com Ele hoje, nessa guerra preparatria. O problema a da identificao do meu propsito com o propsito eterno de Deus. Toda obra crist que no se identifica desta maneira fragmentria, no mantm relao com Deus, e jamais chegar a parte alguma. Devemos buscar em Deus a revelao para nosso corao, mediante seu Esprito Santo, do "mistrio da sua vontade, segundo o seu beneplcito" (veja-se 1:9-12). Depois devemos perguntar a ns mesmos algo a respeito da obra a que voltaremos, aps termos respondido: "Meu trabalho se relaciona com o reino de Deus?" Estabelecido isto, todas as pequenas questes da orientao divina diria se resolvero por si mesmas. Em segundo lugar, toda a obra efetiva segundo o propsito divino deve ser concebida por Deus. Se ns planejamos a obra e depois pedimos a Deus que a abenoe, no devemos esperar que Deus se comprometa com nosso trabalho. O nome de Deus jamais estar num "carimbo de borracha" que nos autoriza a realizar um trabalho cujo conceito nosso. verdade que pode haver alguma bno sobre esse trabalho, mas ser parcial, jamais completa. Nele no existe a expresso "em nome de Jesus". Que tragdia, s haver o nosso nome! "O Filho por si mesmo no pode fazer coisa alguma". Quo frequentemente no livro de Atos encontramos algumas proibies do Esprito Santo! Lemos no captulo 16 que Paulo e seus companheiros "foram impedidos

pelo Esprito Santo de anunciar a palavra na sia". E de novo: "Mas o Esprito de Jesus no lho permitiu". Entretanto, este o livro dos atos do Esprito Santo, no o livro de suas "inatividades". Com demasiada freqncia julgamos que fazer coisas que importante. Temos de aprender a lio do "no faa". A lio do ficar quieto na presena de Deus. Devemos aprender que se Deus no se mexe, ns no devemos nos mexer. Quando houvermos aprendido isso, ento o Senhor pode enviar-nos com segurana obra, para falarmos em seu nome. Preciso ter, portanto, certo conhecimento da vontade de Deus na minha particular esfera de trabalho. O trabalho s deve ser iniciado a partir desse conhecimento. A norma permanente de toda obra verdadeira de Deus esta: "No princpio Deus..." Em terceiro lugar, todo o trabalho para Deus, para ser eficaz, e para ter continuidade, deve depender do poder de Deus, e de ningum mais. Que poder? Frequentemente usamos esta palavra de maneira frvola. Dizemos a respeito de um cidado qualquer: "Ele um orador poderoso". Todavia, precisamos fazer a ns mesmos a seguinte pergunta: "Que poder est ele usando? Ele emprega o poder natural, ou o espiritual?" Hoje estamos dando nfase demais ao poder da natureza empregado na obra de Deus. Precisamos aprender que, ainda quando Deus quem inicia a obra, se tentarmos execut-lo com nosso prprio poder, nosso Deus jamais se comprometer com nossa obra. Voc me pergunta que que eu entendo por fora natural. Descrevendo-a de modo muito simples, eu diria que fora natural aquela que empregamos sem a ajuda de Deus. Atribumos a uma pessoa a tarefa de organizar algo que planeje, por exemplo, uma campanha de evangelizao, ou outra atividade qualquer visto que tal pessoa por natureza uma pessoa organizada e organizadora. Mas, nesse caso, qual ser a dedicao dessa pessoa orao? Se essa pessoa est acostumada a confiar em seus dons naturais, poder no sentir necessidade

de clamar a Deus. O problema que aflige a muitos de ns que h muitas coisas que podemos fazer sem precisar confiar em Deus! Precisamos ser levados quele ponto em que, ainda que sejamos dotados naturalmente de grandes talentos, no ousamos agir, no ousamos falar, a no ser se estivermos conscientes de nossa contnua dependncia do Senhor. Estvo descreveu Moiss, o jovem que recebera educao egpcia, da seguinte maneira: "Moiss foi instrudo em toda a cincia dos egpcios, e era poderoso em palavras e obras". Entretanto, quando o Senhor entrou em contato com ele, aps haver trabalhado nele, Moiss reconheceu: "Ah! Senhor! eu nunca fui eloqente, nem antes nem depois que falaste ao teu servo. Sou pesado de boca e pesado de lngua". Quando um orador nato chega a afirmar: "Eu no sei falar", que aprendeu uma lio fundamental e encontra-se no caminho da verdadeira utilizao da parte que cabe a Deus. Essa descoberta envolve uma crise e depois um processo que dura a vida toda. Tal crise e tal processo esto implcitos com toda certeza na expresso empregada por Lucas: "batizados em nome do Senhor Jesus" (Atos 8:16; 19:5). Essa expresso diz a todo crente novo a necessidade de um conhecimento fundamental sobre a morte e a ressurreio de Cristo, no que se relaciona natureza humana do crente. De certo modo, em nossa histria de relacionamento com Deus, precisamos experimentar aquele toque inicial da mo de Deus que nos aleija, e nos enfraquece a fora natural, de tal modo que nos firmamos apenas e unicamente na vida da ressurreio de Cristo, em cujo territrio a morte no penetra. Depois disso, o crculo se alarga, medida que novas reas de nossa energia natural, humana, so trazidas influncia da cruz. Trata-se de um mtodo custoso, mas o mtodo eficaz de Deus, que produz frutos em nossa vida e em nosso ministrio, e prov ao Senhor o solo de que Ele precisa para dar seu apoio obra que realizamos no nome de seu Filho. Na obra de Deus dos dias atuais, as coisas

com freqncia esto dispostas de tal maneira que no temos necessidade de confiar em Deus. Entretanto, o veredicto do Senhor a respeito de todas essas obras exclui o seu comprometimento: "Sem mim nada podeis fazer". Toda a obra que a pessoa consegue fazer sem a ajuda de Deus madeira, feno, palha materiais de pouco valor e o fogo provar nossas obras, comprovando esse princpio. E que o trabalho de Deus s pode ser executado com o poder de Deus, e esse poder s pode ser encontrado no Senhor Jesus. Ele est nossa disposio na ressurreio, que outro lado da cruz. Em outras palavras, quando chegamos ao ponto em que honestamente dizemos: "Eu no sei falar", e descobrimos que Deus est falando. Quando chegamos ao fim de nossas obras, a obra de Deus se inicia. Deste modo que o fogo nos dias vindouros e a cruz hoje efetuam a mesma obra. O que no suportar a cruz hoje no suportar o fogo amanh. Se o meu trabalho, que eu fao no meu poder, vier a morrer, que que sai da sepultura? Nada! Nada, absolutamente nada sobrevive cruz, seno o que veio integralmente de Deus, em Cristo. Deus jamais nos pede que faamos uma coisa que podemos fazer. Pelo contrrio. Ele nos pede que vivamos uma vida que jamais poderemos viver, e que executemos um trabalho que jamais poderemos executar. No entanto, pela sua graa, estamos vivendo sua vida, e estamos executando o seu trabalho. A vida que vivemos a vida de Cristo vivida no poder de Deus, e o trabalho que executamos o trabalho de Cristo desenvolvido por nosso intermdio, mediante seu Esprito, a quem obedecemos. O egosmo a nica obstruo a essa vida e a esse trabalho. Que todos ns possamos orar em nosso corao: " Senhor, cuida de mim!" Finalmente, o objetivo de todo o trabalho com o qual Deus pode comprometer-se deve ser sua prpria glria. Isto significa que no conseguimos nada desse trabalho para ns mesmos. Um dos princpios divinos que quanto menos obtemos de satisfao pessoal,

de um trabalho desse tipo, maior seu valor diante de Deus. No h lugar para a glria do homem na obra de Deus. verdade que existe uma alegria profunda e preciosa em qualquer servio que traz satisfao ao Senhor, o que abre a porta para a operao divina, mas a base dessa alegria "louvor e glria da sua graa" (1:6,12,14). S quando tais questes so acertadas corretamente entre ns e Deus que Deus se comprometer. Na verdade, eu creio que Ele nos permitir dizer, s depois disso, que o Senhor tem de operar. A experincia na China nos tem ensinado isto: Se houver alguma dvida quanto a se determinada obra pertence a Deus, certo que Deus est relutante em atender s nossas oraes relativas a essa obra. Todavia, quando a obra totalmente de Deus, o Senhor se compromete de maneira maravilhosa. A partir de ento voc poder usar o nome de Deus, por estar em total obedincia ao Senhor, e at o inferno dever reconhecer sua autoridade para faz-lo. Quando Deus se compromete a fazer algo, Ele sobrevm, cheio de poder, a fim de provar que est comprometido com a obra, e que Ele prprio seu autor. O DEUS DE ELIAS Permita-me narrar-lhe, para encerrar, uma experincia que eu vivi no incio de meu ministrio. Alguns anos depois de termos iniciado nossa obra, passamos por um perodo de teste severo. Foram dias de desapontamento, quase desespero. Tornamo-nos sujeitos a inmeras criticas e a muito descrdito por causa da posio que estvamos assumindo, o que resultou em frieza e constrangimento at mesmo da parte do verdadeiro povo de Deus. Havamos enfrentado e examinado com honestidade as acusaes levantadas contra ns, pois sempre essencial que todas as crticas sejam analisadas com seriedade, em vez de as colocarmos de lado, dizendo: "Ora! essa pessoa est apenas criticando meu trabalho!" Entretanto, tnhamos toda razo para crer que o Senhor estava conosco, visto que aquele ano, particularmente difcil, estava chegando

ao trmino, e o Senhor nos havia dado vrias centenas de converses verdadeiras. Ento, no fim do ano, parecia-nos ter atingido um clmax. Todos os anos, na primeira quinzena de janeiro, era nosso costume realizar uma conveno na cidade, reunindo todos os crentes de diferentes origens, de toda a provncia. Nesse ano em particular, os anfitries da conveno me pediram que no comparecesse. Esse pedido chegou como um choque para todos ns. Era uma tentativa, agora eu o percebo, do inimigo, do maligno, para levar-me, a mim e a meus irmos, a perdermos o equilbrio e nossa posio de descanso em Cristo. A questo que enfrentvamos era: Como iremos reagir? As festividades do incio do novo ano duram muito tempo; chegam a ocupar quinze dias. Alm de ser um timo perodo para uma conveno, tambm a melhor poca para a evangelizao. Depois de procurarmos descobrir qual era a vontade do Senhor naquele episdio, tornou-se-nos claro que Ele queria que Pregssemos o evangelho. Por isso, planejei levar comigo cinco irmos para uma campanha de quinze dias de durao, numa ilha longe da costa sul da China. Quando j estvamos de partida, outro jovem irmo, a quem darei o nome de "irmo Wu," uniu-se ao grupo. Tinha apenas dezesseis anos de idade e havia sido expulso da escola. Mas, ele havia recentemente nascido de novo, e notava-se grande mudana em seu modo de viver. O . caso que ele estava ansioso para ir conosco, de modo que, depois de alguma hesitao, concordei em lev-lo. Agora ramos sete, ao todo. A ilha era bem grande, tendo uma vila em que moravam 600 famlias. Um antigo colega nosso de escola era o professor do curso primrio na vila. Escrevi-lhe com antecipao pedindo um quarto em que pudssemos alojar-nos durante nossa estada, que iria de primeiro de janeiro at o dia 15. Chegamos, finalmente, tarde da noite e em plena escurido. Quando meu amigo descobriu que havamos ido para pregar o evangelho, recusou-nos as acomodaes. Por isso,

pusemo-nos a procurar hospedagem na vila, at que, por fim, um especialista chins em ervas teve misericrdia de ns e nos recebeu, deixando-nos bem vontade, sobre umas tbuas e palhas no sto de sua casa. No demorou muito e esse especialista em ervas tornou-se nosso primeiro convertido a Cristo. Embora trabalhssemos sistematicamente, e com muito afinco, e o povo da vila fosse extremamente corts, nossos frutos na ilha eram escassos, e pusemo-nos a querer saber quais seriam as razes disso. No dia 9 de janeiro estvamos na rua pregando. O irmo Wu e alguns outros pregavam em outra parte da ilha. De sbito, Wu perguntou publicamente: Por que ningum dentre vocs aceita Jesus como Salvador? Algum da multido respondeu imediatamente: porque ns j temos um deus. Ta-wang (significa: Grande Rei), e ele nunca nos falhou. Ele um deus eficiente. E como que voc sabe que pode confiar nele? perguntou Wu. Ns, habitantes desta ilha, costumamos realizar uma procisso festiva ao nosso deus todo o ms de janeiro. Essa procisso vem sendo realizada h 286 anos. O dia escolhido nos revelado por ocultismo-, antecipadamente, e todos os anos, sem falta, o dia de nosso deus perfeito, sem uma nica nuvem, nem chuvas foi a resposta. Quando ser a procisso festiva neste ano? Foi fixada para o dia 11 de janeiro. Imediatamente, houve aclamaes calorosas da parte do povo: Chega! No queremos ouvir mais pregaes. Se chover no dia 11, ento o seu Deus Deus! Eu estava noutra parte da vila quando este incidente aconteceu. To logo soube desse fato, verifiquei que ele era da maior seriedade. A novidade se havia espalhado como fogo ardendo encosta acima; logo, mais de vinte mil pessoas estariam a par de tudo. Que deveramos fazer? Paramos

imediatamente de pregar e pusemo-nos a orar. Pedimos ao Senhor que nos perdoasse, se tnhamos avanado indevidamente. Vou contar-lhe a verdade: estvamos sofrendo de ansiedade mortal. Que havamos feito? Teramos por acaso cometido um erro terrvel? Ousaramos pedir a Deus um milagre? Quanto mais voc almeja uma resposta s suas oraes a Deus, mais voc deseja estar em harmonia com Ele. No pode haver dvida quanto a sua comunho com Deus; no pode existir nada a sombre-la. Se a sua f estiver posta em coincidncias, voc poderia chegar a criar uma controvrsia com o Senhor, no, porm, em nosso caso. No nos importvamos de ser expulsos, caso houvssemos cometido alguma infrao. Afinal, voc no pode arrastar Deus, exigindo dele que faa algo contra sua vontade. Todavia, refletimos, aquilo poderia significar o fim do testemunho cristo na ilha; se no chovesse, Ta-wang reinaria supremo para sempre. Que deveramos fazer? Sair de imediato e esquecer o desafio? At ento havamos temido orar pedindo chuva. Ento, como um raio, veio a mim a palavra: "Onde est agora o Senhor, Deus de Elias?" Esta palavra veio-me com tal clareza e poder que eu sabia que vinha de Deus. Com toda confiana, eu anunciei aos irmos: "Eu tenho a resposta. O Senhor vai mandar chuva no dia 11." Todos juntos ali, demos graas a Deus e depois, com o corao cheio de louvor, samos para dizer isso a todas as pessoas. Podamos aceitar o desafio do diabo em nome do Senhor, e deixaramos por toda parte o comunicado sobre nossa posio. Naquela noite, o perito em ervas nos fez duas observaes prudentes, bem ponderadas. "Indubitavelmente", disse ele, "Ta-wang era um deus eficiente. O diabo estava operando atravs daquele dolo. A f daquele povo nesse deus tinha fundamento. Por outro lado, se voc preferisse uma explicao racional, aquela era uma vila de pescadores. Durante dois ou trs meses, no fim do ano, os homens ficavam no mar. Voltavam, e saam de novo no dia 15 de janeiro. Dentre todas as pessoas,

aqueles pescadores sabiam se choveria ou no com dois ou trs dias de antecedncia." Isso nos perturbou. Quando samos para nossa orao vespertina, comeamos todos a orar de novo pedindo chuva agora! Foi quando sobreveio uma forte admoestao da parte do Senhor: "Onde est agora o Senhor, Deus de Elias?" Iramos lutar, engajar-nos em nossa batalha, para que ns sassemos vencedores, ou iramos descansar na vitria completa j obtida por Cristo? Que fizera Eliseu depois de pronunciar essas palavras? Ele apelou para sua experincia pessoal, diante do milagre que seu mestre, Elias, agora na glria, havia executado. Em termos do Novo Testamento, Eliseu ficou firme em sua f, com base numa obra acabada. Confessamos de novo os nossos pecados. "Senhor", dissemos, "no precisamos de chuva at o dia 11 pela manh." A seguir fomos dormir. Na manh seguinte (dia 10) partimos para uma ilha das vizinhanas, para ali pregar durante o dia todo. O Senhor mostrou-se gracioso, e nesse dia trs famlias entregaram-se a Ele, confessando publicamente a Cristo e queimando seus dolos. Retornamos tarde, cansados, mas cheios de alegria. Poderamos desfrutar de um descanso prolongado no dia seguinte. Fui acordado pelos raios diretos do sol que atravessavam a nica janela de nosso quartinho, no sto. "No est chovendo!", disse eu. J passava das sete horas. Levantei-me, ajoelhei-me, e orei. "Senhor", clamei, "por favor, envia a tua chuva!" E de novo ressoaram em meus ouvidos as palavras: "Onde est agora o Senhor, Deus de Elias?" Humilhado, desci as escadas em silncio diante de Deus. Sentamo-nos mesa para o caf matutino ramos oito ao todo, contando o nosso hospedeiro todos muito quietos. Nenhuma nuvem havia no cu, mas sabamos que Deus estava comprometido conosco. Quando inclinamos nossas cabeas para dar graas pelo alimento, eu disse: "Creio que chegou a hora. A chuva deve cair agora. Podemos trazer isto presena de Deus." Com toda tranqilidade oramos assim, e desta vez no sentimos nenhuma repreenso

da parte do Senhor. "Onde est agora o Senhor, Deus de Elias?" Antes de dizermos amm, ouvimos as primeiras gotas de chuva no telhado. Caiu uma forte chuva enquanto comamos nosso arroz, e nos servamos pela segunda vez. "Vamos dar graas de novo", propus, e desta vez pedimos ao Senhor que nos enviasse uma chuva torrencial. Quando inicivamos nosso segundo prato de arroz, a chuva j caa em torrentes. Ao terminarmos nossa refeio, a rua estava inundada; trs degraus da escada entrada de nossa casa estavam cobertos de gua. Logo depois soubemos o que aconteceu na vila. Nas primeiras gotas de chuva, alguns jovens comearam a dizer abertamente: "O Deus dos cristos existe; Ta-wang no existe mais! A chuva o derrotou". Mas o dolo perseverou. Foi carregado numa liteira fechada por fiis que acreditavam que ele conseguiria fazer parar de chover! Foi quando a borrasca despencou de vez do cu. Trs dos carregadores do dolo foram atirados ao cho, depois de cambalear por trs ou quatro metros. A liteira caiu dos ombros deles e a imagem de Ta-wang se espatifou; quebrou-se-lhe o maxilar e o brao esquerdo. Mas, com mxima determinao, as pessoas consertaram seu deus em regime de emergncia e o recolocaram na cadeirinha transportadora. A muito custo, escorregando e tropeando, os homens carregaram-no pela metade do percurso, ao redor da vila. Foi quando o dilvio os derrotou de vez. Alguns dos ancios da vila, velhinhos de 60 a 80 anos de idade, de cabeas descobertas, sem guarda-chuvas, como o exigia sua f em Ta-wang, o senhor do tempo, haviam cado ao cho e enfrentavam srias dificuldades. A procisso foi interrompida. Levaram o dolo para uma casa. Alguns se entregaram a consultas aos espritos do ocultismo. "Hoje o dia foi errado", veio a resposta. "A festa deve ser realizada no dia 14. A procisso dever iniciar-se s dezoito horas." To logo ouvimos esta notcia, a certeza entrou em nosso corao: "Deus mandar chuva no dia 14". Fomos orar. "Senhor, envia

a tua chuva no dia 14 s 18 horas, e d-nos quatro dias ensolarados at l". De tarde, o cu ficou limpo e tivemos um bom auditrio para a pregao do evangelho. O Senhor nos deu mais de trinta novas converses converses reais naquela vila e na ilha durante aqueles trs dias. Surgiu o dia 14, outro dia perfeito, ensolarado, e realizamos boas reunies evangelsticas. Ao aproximar-se a noitinha reunimo-nos e, de novo, trouxemos o assunto perante o trono de Deus. Sem tardana de um minuto sequer, a resposta do Senhor veio na forma de uma chuva torrencial, um verdadeiro dilvio, como antes. No dia seguinte, nosso tempo se findou; ns precisvamos regressar. No voltamos mais quela vila. Outros obreiros pediram trabalho naquelas ilhas, e ns jamais questionamos algum privilgio de exclusividade naquele campo. Para ns o ponto essencial foi que o poder de Satans naquele dolo se havia quebrado, o que um fato eterno. Ta-wang deixou de ser "um deus eficiente". Ocorreu depois ali a salvao de muitas almas, mas este fato tornou-se secundrio diante dessa realidade vital, imutvel. A impresso sobre todos ns foi duradoura. Deus se havia comprometido conosco. Havamos provado a autoridade do nome que est sobre todo nome, o nome que detm o poder no cu, na terra e no inferno. Naqueles dias viemos a saber o que significa o que chamvamos de "estar no centro da vontade de Deus". Estas palavras deixaram de ter um sentido vago, um tanto visionrio. Descrevem uma experincia que todos vivenciramos. O grupo havia recebido um vislumbre, algo sobre "o mistrio da sua vontade" (1:9; 3:10). Viveramos suavemente todos os nossos dias. Anos mais tarde encontrei-me com o "irmo Wu". Eu havia perdido o contato com ele. Depois daquele episdio, ele se tornara piloto da fora area. Quando lhe perguntei se ele ainda seguia o Senhor, ele me replicou: "Sr. Nee! O senhor acha que depois de tudo o que vivemos naqueles dias eu poderia abandonar o Senhor?" Voc entendeu o que significa "estar firme"?

No tentamos ganhar terreno. Meramente permanecemos no terreno que o Senhor Jesus ganhou para ns e, resolutamente, nos recusamos a sair dali. Quando nossos olhos se abrem a ponto de podermos ver Cristo, o Senhor vitorioso, nosso louvor se desprende espontnea e livremente. Cantando e salmodiando ao Senhor em nosso corao, damos-lhe graas por tudo, em nome de Cristo (5:19-20). O louvor que representa o resultado de esforos tem o travo de nossas prprias obras, um som sem harmonia. Mas o louvor que flui espontaneamente do corao que repousa no Senhor sempre apresenta um tom doce e puro. A vida crist consiste em estar assentado com Cristo, andar em Cristo e estar firme em Cristo. Iniciamos nossa vida espiritual descansando na obra consumada do Senhor Jesus. Esse descanso constitui a fonte de nossa fora, para que possamos andar com toda coerncia e firmeza pelo mundo. No final da terrvel guerra contra as hostes das trevas, encontramo-nos firmes naquele que venceu por ns, e em plena posse do territrio. "A graa seja com todos os que amam, com amor perene, a nosso Senhor Jesus Cristo". "Ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glria, e o poder para todo o sempre". *** FIM ***

You might also like