You are on page 1of 11

Introduo

Astronomia, que etimologicamente significa "lei das estrelas" com origem grego: ( + ), povos que acreditavam existir um ensinamento vindo das estrelas, hoje uma cincia que se abre num leque de categorias complementares aos interesses da geografia, da fsica, da matemtica e da biologia. Envolve diversas observaes procurando respostas aos fenmenos fsicos que ocorrem dentro e fora da Terra. A origem da astronomia se baseia na antiga cincia, hoje considerada pseudocincia astrologia, praticada desde tempos remotos. Todos os povos desenvolveram, ao observar o cu, um ou outro tipo de calendrio, para medir a posio dos astros em funo das variaes do clima no decorrer do ano. A funo primordial destes calendrios era prever eventos cclicos dos quais dependia a sobrevivncia humana, como a chegada das chuvas ou do frio. Esse conhecimento emprico foi a base de classificaes variadas dos corpos celestes. A Astronomia uma das poucas cincias onde observadores independentes possuem um papel ativo, especialmente na descoberta e monitorao de fenmenos temporrios. Muito embora seja a sua origem, a astronomia no deve ser confundida com Astrologia, um estudo terico que associava os fenmenos celestes com as coisas na terra (mars) , mas que apresenta falha ao generalizar o comportamento e o destino da humanidade com as estrelas e planetas. Embora os dois casos compartilhem uma origem comum, seus segmentos hoje so bastante diferentes; a astronomia incorpora o mtodo cientfico e associa observaes cientficas extraterrestres para confirmar algumas teorias terrenas (o hlio foi descoberto assim), enquanto a nica base cientfica da astrologia foi correlacionar a posio dos principais astros da abboda celeste (como o Sol e a Lua) com alguns fenmenos terrestres, como o movimento das mars, o clima ou a alternncia de estaes.

Evoluo da Astronomia
primeiros registros de atividades astronmicas so achados em inscries de pedra e ossos de mais de 30.000 anos a.C. Essas inscries contm desenhos de fases da Lua, e provvel que os homens primitivos conhecessem algumas formas organizadas no cu. Os corpos celestes eram da maior importncia prtica para as tribos antigas. Enquanto o Sol fornecia luz e calor durante o dia, a Lua fornecia luz durante a noite. O homem tinha meios de regular a vida atravs do comportamento regular do nascer e do por do sol, das fases da Lua, bem como das posies do Sol em relao s estrelas, em estaes diferentes. Os primeiros observadores do cu tinham o Sol como um deus e a Lua como uma deusa. Para eles as estrelas eram luzes fixas num hemisfrio slido sob o qual se estendia a terra plana. Os eclipses, cometas e estrelas cadentes consistiam em manifestaes dos deuses que controlavam o destino da humanidade. Algum tempo depois comearam a relacionar os astros com atividades agrcolas e religio, e foi provavelmente uma das primeiras das cincias desenvolvida pelo homem. Teve grande importncia nas civilizaes da antiguidade. No Egito antigo,quando surgia a constelao de Aqurio ,o povo preparava-se parava para enfrentar as enchentes do Rio Nilo. Quando acontecia um eclipse, os chineses pensavam que o Sol estava sendo engolido por um enorme drago, toda a populao se reunia para fazer o mximo de barulho para espant-lo. Ligada a essa crena h a histria dos astrnomos Hsi e Ho, que previam o eclipse do Sol com antecedncia para que o povo pudesse espantar o drago. H alguns velhos registros bem mais recentes mas que oferecem dificuldades para anlise,desvenda algo quase certo, que os chineses h 4.000 anos a.C j haviam construdo relgios de sol de tipo avanado e estabelecido um calendrio de 365 dias.

Por volta de 3.000 a.C, pirmides, zigurates e outras grandes construes foram erguidas com objetivos astronmicos e religiosos, indicando j o conhecimento da variao da posio do Sol e da Lua no decorrer das estaes. Por exemplo, Stonehenge, na Inglaterra, um grande crculo de pedras que se alinham com os pontos onde o Sol nasce e se pe no solstcio. Muitas outras construes podem ser encontras como ...

Stonehenge (do ingls arcaico "stan" = pedra, e "hencg" = eixo) um monumento megaltico da Idade do Bronze, localizado na plancie de Salisbury, no Sul da Inglaterra, e at hoje incerta a origem da sua construo, bem como da sua funo, mas acredita-se que era usado para estudos astronmicos, mgicos ou religiosos.

Necrpole de Giz (em rabe: ) tambm chamada de Pirmides de Giz, Guiz ou Guiza, um stio arqueolgico localizado no planalto de Giz, nos arredores do Cairo, Egito. Sua verdadeira finalidade ainda permanece um misterio, assim tambem sobre como as contruiram.

Templo de Kukulcn (Em maia "Templo da Serpente Emplumada") foi construdo no sculo XII d. C., pelos maias na antiga cidade de Chichn Itz. Onde se encontro o calendrio Haab (calendrio solar agrcola), o calendrio Tzolkin (calendrio sagrado) e a roda calendrica, criados atravs de observaes astronomicas.

Os gregos criaram umas das primeiras teorias no-mitolgicas e noreligiosas do sistema solar. Anaximadro, por volta de 600 a.C., descreveu um modelo do Sol, Terra, Lua e estrelas explicado de maneira mecnica. Alguns anos mais tarde, outros gregos desenvolveram a idia criando um conceito de uma grande Esfera Celestial em volta da Terra onde as estrelas ficavam fixadas

Pitgoras estendeu o modelo para conter todo o Sistema Solar. Neste modelo, todos os corpos celestes (Sol, planetas, Lua) eram pequenas esferas que percorriam caminhos circulares. Aristteles argumentou que a Terra era uma esfera porque, entre outras coisas, a sua sombra na Lua durante um eclipse lunar sempre um crculo. Aristarco concluiu que a Terra era muito menor que as distncias entre os planetas. Eratstenes calculou o tamanho da Terra. Hiparcos descobriu que a direo que os plos norte e sul da Terra apontam percorre um crculo imaginrio no cu no decorrer dos sculos (fenmeno da precesso).

Ptolomeu (150 d.C. - depois de Cristo) cria um modelo complicado do Sistema Solar onde os planetas se movem em crculos (epiciclos) que por sua vez se movem em outros crculos. Nesse modelo, a Terra ocupava o centro do Sistema Solar, e o Sol circulava em volta da Terra um pouco mais longe da Lua, junto com os outros planetas. Embora fosse complicado, ele previa com bastante exatido a posio dos planetas, e por isso esse modelo foi bastante adotado por toda a Europa. Foi com trabalho de Nicolau Coprnico no sculo XVI que teve inicio a moderna astronomia. Em 1543,ela afirmou que a terra e todos os planetas giravam ao redor do sol,corrigindo assim a teoria de Ptolomeu sobre o universo.Ainda no final do sculo XVI,o dinamarqus Tycho Brahe estudou as posies das estrelas e dos planetas.Brahe morreu antes de completar seu trabalho mas o astrnomo e matemtico Johannes Kepler deu continuidade queles estudos ,determinando como os planetas giravam ao redor do sol,em rbita elptica. Ao mesmo tempo em que Kepler calculava as rbitas dos planetas,Galileu desenvolvia o telescpio,instrumento que possibilitou uma viso do firmamento como jamais tivera sido obtida at ento. A grande revoluo da astronomia aconteceu em meados de 1609, iniciando a astronomia moderna, as publicaes de Galileu Galilei e, Johannes Kepler um pouco antes, mudaram completamente a astronomia. Galileu estudou as teorias de Coprnico e, as de Kepler, que acabara de publicar o livro Astronomia Nova. Reuniu uma grande quantidade de evidncias para defender a teoria heliocntrica e as publicou em italiano para divulgar ao pblico. Como falamos no texto sobre Galileu, suas publicaes iam contra a interpretao literal da Bblia pela igreja Catlica, onde a Terra era o centro do Universo. Galileu foi convocado a Roma para ser julgado e neste julgamento foi condenado a abjurar publicamente as suas idias, e condenado a priso por tempo indefinido. Por volta de 1610, Galileu usa pela primeira vez um telescpio para observar o cu, e descobre montanhas na Lua, outros planetas, fases nos planetas Vnus e Mercrio e luas circulando em volta de Jpiter, as primeiras vistas alm da nossa prpria Lua, que provavam que pelo menos algumas coisas no circulam em volta do Sol.

No ano em que Galileu morreu, 1642, nasce Isaac Newton, que vai dar uma grande contribuio para a astronomia e revolucionar a Fsica. Newton conseguiu dar um enorme salto na cincia, conseguiu o que todos buscavam na poca, uma teoria fsica unificada. Analisando o movimento da lua ele chegou a uma descrio perfeita para os movimentos, uma descrio que poderia ser utilizada tanto para os astros como para objetos menores na terra. Esta teoria unificada descrita em trs leis, conhecidas como as leis de Newton. Com estas trs leis chega-se a Lei da Gravitao Universal. Que propem que dois corpos, a uma distncia d entre si, se atraem mutuamente com uma fora que proporcional massa de cada um deles e inversamente proporcional ao quadrado da distncia (d) que os separa. As idias de Newton ficaram intactas at Albert Einstein propor que a velocidade da luz no vcuo constante. A teoria da relatividade restrita e da relatividade geral mudaram nossa compreenso de universo, e desde ento, a astronomia evolui muito. Novos mtodos e instrumentos de trabalhos surgiram e evoluram, como avanos na espectroscopia com o surgimento da fsica quntica Em 1659, Huygens descobre que o planeta Saturno tem anis que o fazem mudar de forma no decorrer dos anos. Em 1718, Halley descobre que as estrelas se movem no espao e que elas mudam de posio com o tempo. Em 1781, Herschel descobre o planeta Urano. Em 1846, Adams e Leverrier descobrem o planeta Netuno atravs das perturbaes que ele causava na rbita de Urano. Em 1930, Tombaugh descobre o planeta Pluto, atravs da comparao de fotos tiradas da mesma regio do cu mas em semanas diferentes: entre as fotos, Pluto se moveu entre as estrelas.

Astronomia Recentes Desenvolvimentos

DESCOBRTA DOS PLANETAS: A partir das descobertas de Coprnico Brahe,Kepler e Newton,outros astrnomos localizaram planetas que at ento eram desconhecidos. Em 1781 Willian Herschel descobriu Urano.Netuno foi descoberto por Johann Gottfried Galle em 1846.No inicio do sculo XX Percival Lowell suspeitava da existencia de Pluto.Em 1930 o planeta foi visto pela primeira vez.A descoberta de Pluto determinou os nove planetas principais do sistema solar.Cinco deles eram conhecidos desde a antiquidade,e so em ordem de proximidade do sol :Mercrio,Vnus,Marte,Jpiter e Saturno.A terra tem uma rbita entre Vnus e Marte.Coprnico classificou a Terra como planeta em 1543.Em 1801 Ceres foi o primeiro planeta menor,ou asteride,descoberto. Na metade do sculo XX,os astrnomos j haviam identificado cerca de 1600 asterides e continuam descobrindo asterides no exame cuidadoso de fotografias do firmamento ESTRELAS: Enquanto alguns astrnomos procuram planetas,outros procuram estrelas. No inicio do sculo XlX,Joseph Von Fraunhofer foi um dos primeiros astrnomos a usar o espectroscpio de Newton na anlise da luz das estrelas. Seu trabalho acabou por originar um novo ramo da astronomia,chamado astrofisica.

METEORITOS: Os astrnomos estudam tambm os meteoritos ou seja,meteoros que cairam na superficie da terra.Alguns dos 1600 meteoritos estudados pesavam mais de uma tonelada.Em 1908,um enorme meteorito caiu na Sibria regio da Unio Sovitica,batendo com tamanha fora que causou um tremor de terra detectado em todo o mundo.No Arizona nos Estados Unidos,existe um buraco em forma de tigela que os cientistas acreditam tenha sido causado por um grande meteorito ,uma vez que a cavidade tem 1210m de dimetro e 183m de profundidade

DESENVOLVIMENTOS RECENTES: A tecnologia espacial do sculo XX permitiu grandes avanos para a astronomia.Em 1947,os Estados Unidos lanaram um foguete para tirar a primeira fotografia acima da atmosfera.Em 1959,uma sonda espacial da Unio Sovietica registrou as primeiras imagens televisionadas do lado da lua que fica sempre oposto Terra. Desde os anos 60,os Estados Unidos recebem informaes de espaonaves lanadas at Marte e Venus.Em 1979,duas espaonaves americanas, a Voyager 1 e a Pionner ll,passaram nas proximidades de Jpitere Saturno,respectivamente,enviando fotos e dados,que sendo analisadas pelos cientistas de todo o mundo.

Hsi e Ho O imperador Tsung-Kang, quarto monarca da dinastia Hsia, confiava em seus dois astrnomos, Hsi e Ho, sendo funo especfica desta dupla manter um olhar atento s coisas celestes. Os dois, porm, no eram as pessoas mais responsveis que j viveram Com os dias e as noites tomados pelas belas concubinas do palcio, pelos banquetes interminveis e por todo o tipo de frivolidades, no restava muito tempo a dedicar para o clculo dos movimentos dos astros. Sem aviso, os chineses acabaram sendo surpreendidos por um eclipse do Sol. Naquela poca, acreditava-se que um drago estava engolindo o Sol, e toda a populao saa s ruas, fazendo barulho, batendo panelas, para afugentar a fera. Hoje sabemos que um eclipse solar acontece quando a Lua se coloca exatamente frente do Sol, impedindo a passagem de sua luz. De fato, a comoo popular foi capaz de afugentar o drago, e logo o Sol voltou a brilhar. (Na verdade, a Lua moveu-se, permitindo novamente a viso do Sol.) E logo que a paz voltou a reinar, o imperador conclamou os dois astrnomos a comparecerem ao palcio e, segundo as tradies vigentes, l mesmo foram condenados morte. Hsi e Ho foram decapitados. Posteriormente, suas cabeas passaram a ser identificadas com dois aglomerados de estrelas na constelao de Perseu. Os descuidados astrnomos estaro para sempre entre as estrelas A Astronomia moderna remonta este episdio ao dia 22 de outubro de 2136 a.C., quando de fato ocorreu um eclipse solar em terras chinesas. O evento que causou a morte de Ho e Hsi considerado o mais antigo eclipse solar registrado, completando 4.137 anos neste ms.

You might also like