You are on page 1of 5

CENTRO UNIVERSITRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG INSTITUTO DE CINCIAS SOCIAIS, APLICADAS E EXATAS 7 PERODO ENGENHARIA CIVIL

OBRAS DE TERRA

FORMIGA MG 2010

AFRNIO MARTINS DA SILVA NETO FERNANDO DE ALMEIDA PAULO LUCHEN DUQUE FERREIRA TRINDADE SAULO RODRIGUES CASTRO

OBRAS DE TERRA

Trabalho acadmico apresentado ao 7 perodo do curso de Engenharia Civil do Instituto de Cincias Sociais, Aplicadas e Exatas do UNIFOR-MG, como requisito parcial para a obteno de crditos na disciplina de Obras de Terra ministrada pelo professor Jamerson Ferreira Lamounier.

FORMIGA MG 2010

Estabilidade de Taludes O estudo voltado estabilidade de taludes envolve varias reas de conhecimento como: Engenharia Civil e de Minas, Geografia, Geologia, Geologia de Engenharia, Geomorfologia, Mecnica dos Solos e das Rochas. Taludes ou as encostas naturais so superfcies inclinadas de macios terrosos, rochosos ou mistos, originados de processos geolgicos e geomorfolgicos. Talude de Corte originado de escavaes antrpicas diversas. Talude Artificial seria o declive de aterros construdos com matrias de diferentes granulometrias e origens distintas, incluindo rejeitos industriais, urbanos ou de minerao. Nos dias de hoje importante o estudo da estabilidade dos taludes, pois podem causar varias vtimas, esse estudo feito voltado para trs reas que so: Construo e Recuperao de grandes obras civis, Explorao Mineral e Consolidao de Ocupaes Humanas em reas de encostas. Existem vrios fatores que atuam durante o processo de formao de um talude natural, esses fatores so divididos em: Fatores Geolgicos e Fatores Ambientais, juntos podem fazer transformaes geomtricas que alteram os taludes, necessitando assim de serem estabilizados. Para se estabilizar os taludes s vezes s mudando sua forma geomtrica resolve o problema ou necessrio obras de conteno, abrangendo os muros de arrimos, as placas de ancoragem, os escoramentos etc. Nas obras de estabilizao importante considerar as solues mais simples, as obras mais caras s devem ser executadas quando o processo de instabilizao no pode mais ser controlado pelas obras simples ou quando as condies geolgicas e geotcnicas obrigam a utilizao de obras mais complexas. Tipos de Escorregamentos Os escorregamentos so causados por uma reduo da resistncia interna do solo que se ope ao movimento da massa deslizante e/ou por um acrscimo das solicitaes externas, esses movimentos de terras so divididos em desmoronamentos, escorregamentos e rastejos. 1) Desmoronamentos: uma poro de massa terrosa ou de fragmentos de rocha que se destaca do resto do macio, caindo livre e rapidamente, acumulando-se onde estaciona, so movimentos rpidos, resultantes da ao da gravidade e h um afastamento evidente da massa que se desloca em relao parte fixa do macio. 2) Escorregamentos: o deslocamento rpido de massa de um solo ou rocha que se rompe do macio e desliza para baixo e para o lado, ao longo de uma superfcie de deslizamento, o movimento rpido, mas no h separao efetiva dos corpos.

3) Rastejo: o deslocamento lento e contnuo de camadas superficiais sobre camadas mais profundas, com ou sem limite definido entre a massa de terreno que se desloca e a que permanece estacionria, diferenciam dos escorregamentos, pois neles existe uma linha separatria ntida entre a poro que se desloca e aparte estvel do macio. As causas dos escorregamentos so colocadas em trs nveis: a) Causas Externas: so aes que alteram o estado de tenso atuante sobre o macio, como: O aumento da inclinao do talude; Deposio de material ao longo da crista do talude; Efeitos ssmicos.

b) Causas Internas: atuam reduzindo a resistncia ao cisalhamento, como: Aumento da presso na gua intersticial; Decrscimo da coeso.

c) Causas Intermedirias: so aquelas que no podem ser explicitamente classificadas nem somente como externas, nem como internas, como: Liquefao espontnea; Eroso interna; Rebaixamento do nvel dgua.

Os agentes causadores externos e internos, em sua grande maioria, so afetados pela ao instabilizadora da gua. Aumento do peso especifico do solo; Diminuio da resistncia dos solos por saturao; Diminuio da resistncia dos solos induzida por poropresses desenvolvidas no macio; Introduo de foras de percolao na direo do movimento de massa. Ex.: Pipping

Agentes dos escorregamentos: a) Predisponentes: Complexo geolgico; complexo morfolgico; complexo climato-hidrolgico, gravidade, calor solar, tipo de vegetao; b) Efetivos Preparatrios: Pluviosidade, eroso pela gua e vento, congelamento e degelo, variao da temperatura, dissoluo qumica, ao de fontes e mananciais, oscilao do fretico, ao de animais e antrpica;

c) Efetivos Imediatos: Chuvas intensas, fuso do gelo e neves, eroso, terremoto, ondas, vento, ao do homem. Principais condicionantes e mecanismos de deflagrao dos movimentos de massa:

Os macios rochosos podem condicionar diretamente o mecanismo e a geometria da ruptura, os tipos de ruptura decorrentes da distribuio espacial das descontinuidades so: Ruptura circular (padro estrutural desordenado); Ruptura planar (plano desfavorvel); Ruptura em cunha (interseco de planos); Tombamento (planos sub-verticais).

Mtodos de estabilizao de Taludes: Diminuio da inclinao do talude; Drenagem (superficial e profunda); Revestimento do talude; Emprego de materiais estabilizantes; Muros de arrimo e ancoragens; Utilizao de bermas; Previa consolidao da fundao, quando constituda por solos compressveis.

You might also like