You are on page 1of 163

Auditoria

Prof. Fernando Gama

A quem se direciona esse curso


Esse

curso de auditoria destina-se a aqueles alunos que esto interessados em concursos da rea de controle e de gesto, com os do Tribunais de Contas, Controladorias Gerais, Auditorias e, em certo grau, os cargos de fiscais tributrios.

Auditoria
Esse

curso vai abordar a auditoria como tcnica da contabilidade, como enfoque na auditoria do setor pblico. Vamos, nessa primeira parte, discutir: A) conceitos de auditoria; B) fundamentos do surgimento de auditoria; C) relao da auditoria com o setor pblico; D) classificao das auditorias no setor pblico; E) dimenses da avaliao no setor pblico

Auditoria Primrdios
Como

surgiu a auditoria? poca das grandes navegaes Necessidade de fazer cumprir normas distncia Conferncia de clculos e nmeros de demonstraes contbeis Relao de accountability

Auditoria
Ento

vamos comear?

Auditoria & Accountability


auditoria tem uma relao muito forte e intrnseca com a accountability. Mas o que vem a ser accountability. Sempre que temos uma relao com um principal delegando autoridade e poder para um agente com vistas a consecuco de um objetivo pr-determinado.
A

Accountability
PRINCIPAL --- CONCEDE RECURSOS, AUTORIDADE, RESPONSABILIDADE PARA O AGENTE O AGENTE TEM O DEVER DE PRESTAR CONTAS SOBRE A SUA ATUAO.
recursos Principal Prestao de contas Agente

Accountability e conflito

de se esperar que nem sempre o agente vai agir de acordo com o combinado.. Mais prxima da situao e mais conhecedor do negcio que o prprio dono, h uma tentao no agente em agir em benefcio prprio. O QUE CHAMAMOS DE TEORIA OU CONFLITO DE AGNCA.

TEORIA OU CONFLITO DE AGNCIA


A

TEORIA OU CONFLITO DE AGNCIA OCORRE QUANDO H INCENTIVOS PARA QUE O AGENTE PROCEDA DE MANEIRA DIVERSA DO QUE A ACORDADA COM O PRINCIPAL. PARA COIBIR ESSE TIPO DE PRTICA, SURGIU A AUDITORIA E A CONTABILIDADE

TEORIA DE AGNCIA
Assis,

segundo essa teoria, os conflitos de agencia aparecem quando o bem estar de uma parte o proprietario denominada principal, depende das decisoes tomadas por outra, responsavel pela gestao do patrimonio do principal, denominada agente.

Auditoria e Conflito de Agncia


Surgiu

a necessidade da criao de um trabalho, uma funo, com a finalidade exclusiva de verificar se os agentes esto cumprindo as ordens e normas emanadas pelo patro (principal).

Auditoria e Conflito de Agncia


Nem

sempre o agente (sim, o empregado) vai agir de acordo com o que preconiza o patro, porque os interesses so opostos e, por isso mesmo, para que o patro possa desfrutar da Cte DAzur necessrio que os funcionrios sejam muito bem vigiados

Auditoria e conflito de interesse


A

assimetria de interesses significa que o agente na gesto em nome do principal (proprietrio) tende a defender interesses que so diferentes dos interesses do proprietrio.

Auditoria e teoria de agncia


Agrava

essa situao o que se chama de assimetria de informaes, ou seja, por estar em contato direto com a gesto, o agente possui informaes que o proprietrio desconhece, essa a assimetria de informaes.

Auditoria e Teoria de Agncia


Deste

feito, ensejou que um terceiro, independente da relao de agncia, verificasse as informaes prestadas pelo agente ao principal.

Auditoria e conflito de agncia


A

teoria do agente diz que o patro entrega recursos para o agente, que gere o patrimnio, mas que, em troca deve lhe prestar contas da sua regular utilizao, para que o principal possa ter a certeza de que o dinheiro foi bem utilizado

Auditoria e conflito de agncia


Surge

assim, a auditoria e a contabilidade, com a finalidade, bsica de produzir relatrios contbeis e demonstrativos para que o principal tivesse informaes sobre a gesto do agente. Assim, o bero da auditoria a auditoria das demonstraes contbeis.

Auditoria das Demonstraes


A

auditoria das demonstraes contbeis a me de todas as auditorias. Por ser a primeira, ela que trouxe os principais paradigmas sobre a atividade e a profisso de auditoria. At hoje, as normas de auditoria das demonstraes contbeis orientam os procedimentos em diversos outros campos de auditoria.

Auditoria das demonstraes contbeis


Assim,

a auditoria das demonstraes contbeis criou uma infinidade de conceitos que orientou as auditorias nos demais setores, tais como: Auditoria ambiental; Auditoria do setor pblico; Auditoria de dvidas; Auditoria interna. Auditoria fiscal.

Auditoria das demonstraes contbeis


Assim,

os princpios da independncia (real e aparente), a necessidade de ter uma posio de integridade; da ausncia de interesses nos objetivos da fiscalizao, a neutralidade em relao ao objeto ao auditado so todos princpios oriundos das auditorias das demonstraes contbeis que so aplicveis a todas as reas da auditoria.

10

Auditoria das Demonstraes Contbeis


No

entanto, por muito tempo a auditoria das demonstraes contbeis foi regulada pelas normas do Conselho Federal de Contabilidade, chamada de NBC T 11. As NBC T 11, editada em 93, regulou durante muito tempo a prtica de auditoria das demonstraes contbeis no Brasil.

Auditoria das Demonstraes Contbeis


No

entanto, h um movimento grande nos ltimos anos de convergir as normas brasileiras de contabilidade (inclusive de auditoria) s normas internacionais. Nesse sentido, as normas de contabilidade pblica, por exemplo, mudaram bastante no ano de 2009, dando lugar s novas normas que esto em consonncia com as normas internacionais.

11

Auditoria das Demonstraes Contbeis


No

campo da auditoria, as NBC T 11, que continham bastante contedo regional, foram integralmente substitudas pelas NBC TA, que revogaram a norma anterior e trataram de forma totalmente diversa os conceitos e procedimentos previstos na NBC T 11.

Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade


Em

fevereiro de 2009, o CFC editou a Resoluo 1156/09, que dispem sobre a Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade.

12

Normas de auditoria
As

normas brasileiras de contabilidade incluem: a) cdigo de tica profissional do contabilista; b) normas de contabilidade; c) normas de auditoria independente; d) normas de auditoria interna; e) normas de percia

Normas de auditoria
Essas

normas cobrem aspectos profissionais (NBC P+) e tcnicos (NBC T+) para cada uma das reas: Contabilidade; Auditoria Independente; Auditoria Externa; Percia

13

Normas de auditoria
As

NBCs P estabelecem preceitos de conduta para o exerccio profissional, enquanto que as NBC Ts estabelecem conceitos tcnicos doutrinrio, de estrutura e procedimentos a serem aplicados. A identificao da rea a que a norma se rerfere feita pela adio da letra que identifique a rea.

Normas de auditoria
Assim,

no caso de auditoria independente, a sigla se completa com a letra A. Dessa forma, as normas profissionais aplicveis auditoria externa dada pela sigla NBC PA(norma profissional de auditoria), enquanto que para as normas tcnicas dada pela sigla NBC TA (norma tcnica de auditoria).

14

Normas de auditoria
ter um momento apropriado para discutir essas mudanas na auditoria das demonstraes contbeis com mais detalhes. Por ora, bom frisar os conceitos j expostos para que possamos passar a um tipo de auditoria importante, a auditoria no setor pblico.
Vamos

Teoria de agente e setor pblico


Embora

a teoria da agente tenha sido muito importante na definio da auditoria privada e das demonstraes contbeis, ela no explica totalmente o surgimento da auditoria no setor pblico.

15

Teoria de agncia no setor pblico


O

problema de agncia na seara pblica, em sntese, pode ser tratado da seguinte forma: o principal, proprietrio, somos ns, eleitores, outorgantes do mandato; e o agente o nosso governante, outorgado para exercer essa funo.

Teoria da agncia e setor pblico


forma, no mundo pblico existem dois aspectos extremamente relevantes, estanques auditoria contbil: 1. O cumprimento de normas de gesto e; 2. O desempenho da gesto
Dessa

16

Auditoria no setor pblico


a

auditoria das demonstraes contbeis na seara pblica, por si, no seria suficiente para verificar o cumprimento de normas que se aplicam aos gestores de recursos pblicos.

Auditoria do setor pblico


Evidentemente,

no se versa aqui sobre as normas especficas de divulgao de resultados e demonstraes contbeis, pois justamente nessas que se baseia a auditoria contbil ou financeira.

17

Auditoria do setor pblico


A

auditoria do setor pblico amplia-se o espectro para normas que regem os prprios atos de gesto, como por exemplo: licitaes, contratos, admisso de pessoal, atividades de fiscalizao, oramento, e at as atinentes ao prprio processo de divulgao das informaes sobre a gesto

Auditoria do setor pblico


Estes

so exemplos de atividades que interferem diretamente no manejo dos recursos pblicos, para os quais necessrio um acompanhamento para minimizar a ocorrncia de burla s normas citadas anteriormente, que infelizmente se materializam por clientelismo, fraudes e desvios de recursos.

18

Auditoria no setor pblico


Nesse

sentido, a auditoria das demonstraes financeiras torna-se aplicvel a esses atos, mas necessita de um foco no voltado a demonstrao adequada dos efeitos financeiros desses atos sobre os recursos pblicos, mas aferir que os prprios atos de gesto so executados conforme as normas e princpios da administrao pblica.

Auditoria no setor pblico


Nesse

ponto, que se aplica uma modalidade de auditoria que se aproxima da financeira mas com ela no se confunde pelos motivos j expostos: auditoria de conformidade ou compliance audit.

19

Auditoria no setor pblico


Assim,

da fuso dessas duas modalidades, auditoria contbil, financeira ou das informaes, que verifica a adequao das informaes divulgadas, e a auditoria de conformidade, que verifica se a execuo da gesto atende s normas atinentes, que se originou a Auditoria de Conformidade

Auditoria no setor pblico


Portanto,

em sntese, podemos afirmar o seguinte:

Auditoria

de Conformidade = Auditoria Contbil (Informaes) + Auditoria de Regularidade (Legalidade)

20

Regularidade x Conformidade
Os

termos regularidade e conformidade, embora no possuem o mesmo significado, nos termos apresentados anteriormente, so tratados muitas vezes indiscriminadamente. Ento muito cuidado com a banca, que pode diferenciar os conceitos, de acordo com os tpicos supra, ou trata-los de forma equivalente .

Regularidade x Conformidade
Na

normas da Intosai (vamos ver o que Intosai ainda) suas normas internacionais de auditoria governamental a definio de regularidade se equivale a conformidade, por abranger contas e registros contbeis e, inobstante, cumprimento de normas.

21

Auditoria no setor pblico


Assim,

no setor pblico, temos, resumidamente, os seguintes tipos de auditoria: A) auditoria de conformidade, que inclui a auditoria financeira e das demonstraes contbeis e anlise dos atos de gesto (esta ltima, chamada de regularidade); B) auditoria operacional.

Auditoria Operacional
Falamos

acima do primeiro aspecto estanque auditoria contbil, que, em suma, seria o cumprimento de normas atinentes aos prprios atos de gesto dos recursos pblicos, formando a conformidade (conformidade ou compliance).

22

Auditoria Operacional
Entretanto,

conforme citado, existe um segundo aspecto relevante na gesto pblica que fica estanque ao processo de auditoria contbil e da prpria auditoria de conformidade (que, importa recapitular, seria uma fuso da auditoria contbil e de regularidade) que a anlise do que a gesto consumiu e do impactou na sociedade, independente do cumprimento das normas.

Auditoria Operacional
A

essa anlise se direciona a Auditoria Operacional, ou de Desempenho ou de Gesto, ou, ainda, de otimizao de recursos (performance audit).

23

Auditoria Operacional
A

auditoria operacional ou de gesto preocupa-se em verificar a economia, a eficincia e a eficcia, e tem por objetivo determinar: (a) se a administrao desempenhou suas atividades com economia, de acordo com princpios, prticas e polticas administrativas corretas;

Auditoria Operacional
(b)

se os recursos humanos, financeiros e de qualquer outra natureza so utilizados com eficincia, incluindo o exame dos sistemas de informao, dos procedimentos de mensurao e controle do desempenho e as providncias adotadas pelas entidades auditadas para sanar as deficincias detectadas; e

24

Auditoria operacional
(c)

a eficcia do desempenho das entidades auditadas em relao ao alcance de seus objetivos e avaliar os resultados alcanados em relao queles pretendidos.

Auditoria do setor pblico


Ainda,

pertinente trazer a informao sobre a classificao da auditoria em caso de superposio: Pode haver, na prtica, uma superposio entre as auditorias de regularidade e operacional ou de gesto. Nesse caso, a classificao da auditoria depender de seu objetivo principal.

25

Auditoria do Setor Pblico


Percebam

que as definies acima so propcias para que se desenvolva o processo de responsabilizao, que muitas vezes ser referido como accountability, que a banca pode cobrar como principal objetivo da auditoria governamental. Principal Objetivo da Auditoria Governamental = Garantir a accoutability, responsabilizao do gestor de recursos.

Conformidade x Operacional
Inobstante

as definies internacionais no mbito do TCU, a EFS brasileira, existe a Auditoria de Conformidade e Auditoria de Natureza Operacional A auditoria de conformidade do TCU , digamos, a soma da auditoria contbil e de regularidade, o que se assenta com as origens desta auditoria nos termos apresentados no incio da aula.

26

Conformidade x Operacional
Sobre

auditorias de conformidade suscito a definio da IN TCU 63/2010, art. 1o: VIII. exame da conformidade: anlise da legalidade, legitimidade e economicidade da gesto, em relao a padres normativos e operacionais, expressos nas normas e regulamentos aplicveis, e da capacidade dos controles internos de identificar e corrigir falhas e irregularidades;

Conformidade x Operacional
Esse

contedo das auditorias de conformidade tambm est relacionado no art. 70, da Constituio Federal: Art. 70. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

27

Conformidade x Operacional
Auditoria

de conformidade: Aspectos de: Legalidade Legitimitidade Economicidade

Conformidade x operacional
Definio

da Portaria TCU 90/2003: Roteiro de Auditoria de Conformidade: Auditoria de conformidade Instrumento de fiscalizao utilizado pelo Tribunal para examinar a legalidade e a legitimidade (*)dos atos de gesto dos responsveis sujeitos a sua jurisdio, quanto ao aspecto contbil, financeiro, oramentrio e patrimonial. (*) faltou a norma do TCU citar economicidade

28

Conformidade x operacional
Percebam

que essas normas no incluem economicidade, dimenso de avaliao que veio a ser includa na avaliao da prestao de contas pela IN 63/2010 supra citada.

Conformidade x Operacional
O

artigo 1o. da IN TCU 63/2010 prev tambm o exame do desempenho: IX. exame do desempenho: anlise da eficcia, eficincia, efetividade e economicidade da gesto em relao a padres administrativos e gerenciais expressos em metas e resultados negociados com a administrao superior ou definidos nas leis oramentrias, e da capacidade dos controles internos de minimizar riscos e evitar falhas e irregularidades;

29

Conformidade x Operacional
Assim,

a auditoria de natureza operacional (ANOp) o meio que o TCU - e recentemente alguns TCEs - utiliza para materializar, ou seja, por em prtica, a auditoria de desempenho ou de gesto.

Operacional
TCU a Auditoria de Natureza Operacional se divide em duas modalidades: 1. Avaliao de Desempenho Operacional 2. Avaliao de Eficcia de Programa de Governo
No

30

Operacional: avaliao de desempenho operacional


1a

Auditorias de desempenho operacional: focar ao governamental quanto aos aspectos da economicidade, eficincia e eficcia; e

Operacional: avaliao de programas


2a

Auditorias de avaliao de programa: focar nos programas de governo, alm dos aspectos de economicidade, eficincia e eficcia, a efetividade da ao governamental.

31

Operacional
Previso

no Regimento Interno do TCU (Res. 155/2002): Art. 239. Auditoria o instrumento de fiscalizao utilizado pelo Tribunal para: ... II avaliar o desempenho dos rgos e entidades jurisdicionados, assim como dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais, quanto aos aspectos de economicidade, eficincia e eficcia dos atos praticados;

Operacional
o instrumento utilizado para materializar as avaliaes de desempenho a Auditoria de Natureza Operacional, em duas modalidades: 1a Auditorias de desempenho operacional: focar ao governamental quanto aos aspectos da economicidade, eficincia e eficcia; e 2a Auditorias de avaliao de programa: focar nos programas de governo, alm dos aspectos de economicidade, eficincia e eficcia, a efetividade da ao governamental.
Entretanto,

32

Operacional
Percebam

que efetividade est atrelada apenas modalidade avaliao de programas.

Dimenses da avaliao
No

incio desta aula, foi ensinado que as avaliaes de uma auditoria contbil no buscavam atender a determinados aspectos relevantes na administrao pblica. Esses aspectos, designados vrias vezes como economicidade, eficincia, eficcia e efetividade, denominam-se dimenses de avaliao.

33

Dimenses da avaliao
Percebe-se

que, no mbito da auditoria operacional, subsistem a economicidade, eficincia, eficcia, efetividade. Contudo a efetividade est ligada a modalidade de auditoria operacional denominada avaliao de programa

Dimenses da avaliao
CONFORMIDADE LEGALIDADE LEGITIMIDADE ECONOMICIDADE OPERACIONAL EFICINCIA EFICICCIA ECONOMICIDADE EFETIVIDADE (na anlise de programas)

34

Dimenses de avaliao
Economicidade:

Verificao se o preo pago pelo insumos envolvidos no objeto de auditoria so razoveis em relao a similares cuja qualidade no comprometeria a ao governamental Exame do oramento Relao: Preo Praticado / Melhor Preo

Dimenses da avaliao
Eficincia:

Verificao dos quantitativos de insumos empregados para gerar o resultado pretendido (metas) Exame do oramento e dos processos. Relao: Quantidades empregadas no processo / Quantidades mnimas possveis no processo

35

Dimenses da avaliao
Eficcia:

Verificao dos resultados em cumprimento de metas Exame dos produtos esperados e produzidos. Relao: Resultado Cumprido / Resultado Esperado (meta)

Dimenses de avaliao
Efetividade:

Verificao do benefcio, impacto, efeito gerado pelos resultados, isoladas as variveis exgenas do programa que contriburam para esse benefcio.

36

Dimenses de avaliao
Efetividade Relao: Benefcios,

impactos, efeitos esperados/ (Benefcios, impactos, efeitos atingidos variveis exgenas) Observar a regra do incompleto mas correto, por vezes no aparecer a subtrao das variveis exgenas na relao trazida em uma afirmativa para julgamento dos Senhores sobre sua correo.

Dimenses da avaliao
Exemplo:

Programa de Merenda Escolar da Regio X. Economicidade: Valor dos alimentos, valor do transporte e distribuio, remunerao dos nutricionistas, custo da confeco dos cardpios, custo das balanas de preciso, etc Oramento (preo).

37

Dimenses da avaliao
Eficincia:

Forma de contratao dos insumos acima, avaliao dos nutricionistas, processo de levantamento dos quantitativos de arroz, feijo, farinha de trigo, gua, etc, considerando o valor nutricional da merenda, perdas por perecimento, ciclo de compras, forma de requisio da distribuio (remunerao de insumos ociosos) Oramento (quantitativos) e processos.

Dimenses da avaliao
Eficcia:

As metas so coerentes? Mdia de aumento de peso % de cada criana uma meta razovel? Nmero de refeies realizadas no melhor? Ou ser adequado quantidade servida e consumida de alimentos? Foram cumpridas? metas - Produtos.

38

Dimenses da avaliao
Efetividade:

Como e quantos beneficirios foram atingidos? A famlia um beneficirio indireto? Havia beneficirios inscritos em programa de alimentao familiar alm do de merenda escolar?

Dimenso da avaliao
Outro

aspecto da dimenso a eqidade, ou seja, se o programa vem sendo implementado de maneira justa entre seus clientes efetivos e potenciais.

39

Questes de concurso
(CESPE/ACE-TCU/2007/107)

Suponha que uma auditoria, realizada em uma escola agrcola federal subordinada ao Ministrio da Educao, tenha constatado falhas e deficincias na rea oramentrio financeira, no sistema escola-fazenda e na rea de recursos humanos. Nessa situao hipottica, a auditoria descrita um exemplo de auditoria de natureza operacional, que abrange, inclusive, avaliao de programas, o que permite equipe de auditoria pronunciar-se sobre o aumento da evaso escolar em virtude da situao.

Questes de concurso
Suponha que uma auditoria, realizada em uma escola agrcola federal subordinada ao Ministrio da Educao, tenha constatado falhas e deficincias na rea oramentrio financeira, no sistema escola-fazenda e na rea de recursos humanos. Nessa situao hipottica, a auditoria descrita um exemplo de auditoria de natureza operacional, que abrange, inclusive, avaliao de programas, o que permite equipe de auditoria pronunciar-se sobre o aumento da evaso escolar em virtude da situao.
(CESPE/ACE-TCU/2007/107)

40

Questes de concurso
Fatia

01: Suponha que uma auditoria, realizada em uma escola agrcola federal subordinada ao Ministrio da Educao, tenha constatado falhas e deficincias na rea oramentrio financeira, no sistema escola-fazenda e na rea de recursos humanos. - Contexto

Questes de concurso
Fatia

02: Nessa situao hipottica, a auditoria descrita um exemplo de auditoria de natureza operacional, que abrange, inclusive, avaliao de programas, o que permite equipe de auditoria pronunciar-se sobre o aumento da evaso escolar em virtude da situao. - Correto

41

Questes de concurso
O

gabarito C. Vale comentar que o fato de as falhas e deficincias se encontrarem no mbito da rea oramentrio financeira e de recursos humanos de uma escola podem induzem o candidato a considerar a situao como de uma auditoria de regularidade. Contudo, est destacado em vermelho: 1.0.41 Pode haver, na prtica, uma superposio entre as auditorias de regularidade e operacional ou de gesto. Nesse caso, a classificao da auditoria depender de seu objetivo principal.

Questes de concurso

(CESPE/ACE-TCU/2007/108) O julgamento das contas dos gestores pblicos em virtude de danos ao errio decorrentes de atos de gesto ilegtima ou antieconmica, ou por desfalques ou desvio de dinheiros, bens e valores pblicos, um meio de deteco de fraudes propiciado pela fiscalizao adotada pelo TCU, e a modalidade especfica de auditoria que o TCU utiliza para detectar fraudes a auditoria de conformidade.

42

Questes de concursos
(CESPE/ACE-TCU/2007/108)

O julgamento das contas dos gestores pblicos em virtude de danos ao errio decorrentes de atos de gesto ilegtima ou antieconmica, ou por desfalques ou desvio de dinheiros, bens e valores pblicos, um meio de deteco de fraudes propiciado pela fiscalizao adotada pelo TCU, e a modalidade especfica de auditoria que o TCU utiliza para detectar fraudes a auditoria de conformidade.

Questes de concursos
Fatia

01: O julgamento das contas dos gestores pblicos em virtude de danos ao errio decorrentes de atos de gesto ilegtima ou antieconmica, ou por desfalques ou desvio de dinheiros, bens e valores pblicos, - Contexto a classificar

43

Questes de concurso
Fatia

02: um meio de deteco de fraudes propiciado pela fiscalizao adotada pelo TCU, - Errado. Essa uma questo que prescinde do conhecimento de auditoria para resolv-la uma vez que basta saber que julgamento de contas no meio de deteco de fraudes.

Questes de concurso
Um

dos motivos do julgamento justamente estabelecer a caracterizao da fraude constatada preliminarmente via fiscalizao, podendo ser esta na modalidade auditoria. Fatia 03: e a modalidade especfica de auditoria que o TCU utiliza para detectar fraudes a auditoria de conformidade. Errado.

44

Questes de concurso
A

deteco de fraudes no aspecto especfico da auditoria de conformidade. O exame das dimenses de avaliao compreende a verificao de fraudes. Questo errada

Questes de concurso
Considere-se que, em cumprimento a deciso do TCU, tenha sido elaborado relatrio de auditoria na rea de licitaes e contratos de determinado tribunal e tenham sido constatadas as seguintes falhas na conduo de procedimentos licitatrios: edital de licitao com imposies restritivas competio; prvio cadastramento de licitantes no sistema integrado de cadastramento unificado de fornecedores; exigncias, durante a fase de habilitao de licitantes, de documentos noprevistos em lei especfica; falta de critrio de aceitabilidade dos preos unitrio e global. Nesse caso, a situao descrita caracteriza uma auditoria operacional.
(CESPE/ACE-TCU/2007/123)

45

Questes de concurso
Considere-se que, em cumprimento a deciso do TCU, tenha sido elaborado relatrio de auditoria na rea de licitaes e contratos de determinado tribunal e tenham sido constatadas as seguintes falhas na conduo de procedimentos licitatrios: edital de licitao com imposies restritivas competio; prvio cadastramento de licitantes no sistema integrado de cadastramento unificado de fornecedores; exigncias, durante a fase de habilitao de licitantes, de documentos noprevistos em lei especfica; falta de critrio de aceitabilidade dos preos unitrio e global. Nesse caso, a situao descrita caracteriza uma auditoria operacional.
(CESPE/ACE-TCU/2007/123)

Questes de concurso
Diferente

da questo anterior, verificase que a assertiva delineia uma situao em que os exames da auditoria focam o cumprimento de normas, especificamente da conhecida Lei 8666/93. Contudo, ao final, o enunciado classifica a situao como de auditoria operacional, gerando uma inconsistncia - Errada

46

Questes de concurso
(CESPE/ACE-TCU/2008/134)

No Brasil, as disposies constitucionais e legais conferem s entidades fiscalizadoras superiores poderes para examinar a economicidade, a eficincia e a eficcia da ao governamental, o que a INTOSAI denomina de auditoria de otimizao de recursos, que se insere, juntamente com a auditoria de regularidade, no mbito geral da fiscalizao pblica.

Questes de concurso
Fatia

1: No Brasil, as disposies constitucionais e legais conferem s entidades fiscalizadoras superiores poderes para examinar a economicidade, a eficincia e a eficcia da ao governamental, Correto, o controle sobre os aspectos operacionais.

47

Questes de concurso
Fatia

2: o que a INTOSAI denomina de auditoria de otimizao de recursos, que se insere, juntamente com a auditoria de regularidade, no mbito geral da fiscalizao pblica. Correto, est de acordo com a INTOSAI.

Questes discursivas
Questo

1 Podemos afirmar que a Auditoria de Conformidade oriunda de auditorias de duas naturezas, quais so?

48

Questes discursivas
Podemos

afirmar que a Auditoria de Conformidade oriunda de auditorias de duas naturezas, quais so? Auditoria das demonstraes contbeis ou financeiras Auditoria de legalidade dos atos de gesto ou de regularidade

Questes discursivas
Questo

2 Como denominada a auditoria que se presta a avaliar dimenses de economicidade, eficincia e eficcia?

49

Questes discursivas
Como

denominada a auditoria que se presta a avaliar dimenses de economicidade, eficincia e eficcia? Auditoria Operacional, ou de Desempenho ou de Performance ou de Gesto

Questes discursivas
Auditorias

do TCU Nos termos empregados pela legislao do TCU, quais so as duas naturezas de auditorias existentes? Quais as modalidades e as respectivas dimenses de avaliao consideradas nas Auditorias de Natureza Operacional? O que visa cada dimenso de avaliao?

no setor pblico, nos termos

50

Questes discursivas
Nos

termos empregados pela legislao do TCU, quais so as duas naturezas de auditorias existentes? 1. Auditoria de Conformidade; 2. Auditoria de Desempenho.

Questes discursivas

Sobre essas auditorias, suscito a definio da IN TCU 63/2010, art. 1o: VIII. exame da conformidade: anlise da legalidade, legitimidade e economicidade da gesto, em relao a padres normativos e operacionais, expressos nas normas e regulamentos aplicveis, e da capacidade dos controles internos de identificar e corrigir falhas e irregularidades;

51

Questes discursivas
IX.

exame do desempenho: anlise da eficcia, eficincia, efetividade e economicidade da gesto em relao a padres administrativos e gerenciais expressos em metas e resultados negociados com a administrao superior ou definidos nas leis oramentrias, e da capacidade dos controles internos de minimizar riscos e evitar falhas e irregularidades;

Questes discursivas
Quais

as modalidades e as respectivas dimenses de avaliao consideradas nas Auditorias de Natureza Operacional?

52

Questes discursivas
Auditorias de Natureza Operacional se dividem em duas modalidades: Avaliao de Desempenho ou de Gesto, busca examinar em que medida as organizaes governamentais esto operando de forma econmica, eficiente e eficaz e trata de aspectos relacionados a prticas antieconmicas e ineficientes, cumprimento de metas previstas, aquisio, proteo e utilizao dos recursos de rgos e entidades pblicas e cumprimento de dispositivos legais.
As

Questes discursivas
Avaliao

de Programa de Governo, tem por objetivo avaliar a efetividade* de programas e projetos governamentais, assim como a economicidade, eficincia, eficcia e eqidade** de sua implementao. * Prerrogativa dessa modalidade ** Conforme comentado em aula, as dimenses no so exaustivas. Equidade um exemplo no visto em aula, mas que est expressa em documento mais atual do Tribunal.

53

Questes discursivas
O

que visa cada dimenso de avaliao? Economicidade: valor monetrio dos recursos/insumos adquiridos em relao ao padro esperado; Eficincia: modo de utilizao dos insumos para produzir o resultado, de forma que o processo de produo no exceda o consumo de insumos, alm do padro esperado; Eficcia: anlise dos resultados em relao ao esperado sem prejuzo da avaliao da coerncia das metas e dos objetivos estipulados;

Questes discursivas
Verificao do benefcio, impacto, efeito gerados pelos resultados, isoladas as variveis exgenas do programa que contriburam para esse benefcio; Equidade: verificao das diferenas de impacto da implementao do programa em grupos de beneficirios diversos.
Efetividade:

54

Auditoria - conceitos
bom que o aluno saiba, a essa altura, que a auditoria uma tcnica da contabilidade, ao lado de outras: a) Escriturao contbil; b) Demonstraes contabeis; c) Anlise das demonstraes contbeis. d) Auditoria

Auditoria - conceitos
Auditoria

, portanto, tcnica contbil que atrves de procedimentos prprios, objetiva obter elementos de convico que permitam julgar se os registros contbeis foram efetuados de acordo com os princpios fundamentais da contabilidade e se as demonstraes contbeis refletem adequadamente a situao econmico-financeira da entidade.

55

Auditoria - conceitos
Percebam,

na definio de auditoria, um conceito bem prximo do conceito de auditoria contbil ou auditoria das demonstraes contbeis. Na verdade, a auditoria um processo que tem apenas trs partes, independente da rea a que se refira.

Auditoria - conceitos
costumo dizer que um auditor faz apenas uma coisa na sua vida profissional toda: A) vai a campo para identificar uma situao encontrada; B) compara a situao encontrada com uma norma ou um critrio objetivo; C) emite um parecer ou um relatrio a respeito do que encontrou, considerando a norma ou padro.
Eu

56

Auditoria - Conceitos
Assim,

a auditoria uma tcnica que visa analisar se determinados fatos e atos esto consonantes com critrios pr-estabelecidos, sustentada em procedimentos especficos, devendo ser relatada a situao encontrada com respaldo em evidncias e provas consistentes.

Auditoria - conceitos
Nessa

concepo, a auditoria extrapola os limites das Cincias Contbeis e mergulha em outras reas do conhecimento com a mesma finalidade: verificar se atos ou fatos pertinentes a tais reas esto de acordo com critrios predeterminados em regras, normas ou padres.

57

Auditoria - conceitos
assim, as especializaes da auditoria: Auditoria interna analisa os fatos e atos ocorridos dentro de uma instituio, por funcionrios desta mesma instituio. Auditoria externa ou independente os atos ou fatos so verificados por profissional liberal ou instituio independente da auditada.
Surgem

Auditoria - conceitos
Auditoria

Governamental analisa os atgos e fatos levados a efeito no setor pblico. Auditoria operacional como visto, atua avaliando metas institucionais relativas economicidade, eficincia, eficcia e efetividade.

58

Auditoria interna x controle interno

comum a utilizao dos termos auditoria interno, controle interno e controladoria como sinnimos. No mbito do setor pblico, a auditoria interna batizada de controle interno, enquanto a auditoria externa chamada de controle externo.

Auditoria interna x controle interno


diz que s vezes se imagina ser o controle interno sinnimo de auditoria interna (.) o que uma ideia totalmente equivocada, pois a auditoria interna equivale a um trabalho organizado de reviso e apreciao dos controles internos, normalmente executados por um departamento especializado, ao passo que o controle interno se refere a procedimentos da organizao adotados como planos permamentes da empresa.
Attie

59

Auditoria interna x controle interno


Auditoria

interna pessoal e equipe que executa e zela pelo controle interno.

Controle

interno conjunto de normas e procedimentos estabelecidos pela administrao da empresa ou entidade para controlar comportamentos.

Controle Interno
O

controle interno pode ser entendido como a conjuno de todos os procedimentos de controle exercidos de forma isolada ou sistmica no mbito da organizao, contrapondo-se ao termo controle externo. J a conjuno controles internos passa a idia de um conjunto ou parte de tais procedimentos.

60

Controle interno
Mais

adiante afirmam que ao somatrio das atividades de controle, permeados ao longo da estrutura organizacional, pode-se chamar de sistema de controle interno.

Auditoria interna
Auditoria

segundo o CFC, constitui-se em um conjunto de procedimentos tecnicamente normatizados. executada por meio de acompanhamento indireto de processos, avaliao de resultados e proposio de aes corretivas para os desvios gerenciais da entidade qual est vinculada.

61

Auditoria interna
Os

trabalhos de auditoria interna so executados por unidade de auditoria interna ou por auditor interno especialmente designado para a funo e tem como principal caracterstica o assessoramente do alta administrao, buscando agregar valor gesto.

Auditoria interna
O

IIA Institute of Internal Auditors uma organizao no governamental que congrega entidades de controle interno mundo afora O IIA define auditoria interna como uma atividade independente e objetiva que presta servios de avaliao e de consultoria com o objetivo de adicionar valor gesto e melhorar as operaes de uma organizao.

62

Auditoria interna
A

auditoria auxilia a organizao a alcanar seus objetivos adotando uma abordagem sistemtica e disciplinada para a avaliao e melhoria da eficcia dos processos de gerenciamento de riscos, de controle e de governana corporativa.

Fraude e erro
Fraude

o termo fraude aplica-se a atos voluntros de omisso e manipulao de transaes e operaes, adulterao de documentos, registros e relatrios, demonstraes contbeis, tanto em temos fsicos como monetrios.

63

Fraude e erro
Erro

o termo erro aplica-se a atos involuntrios de omisso, desateno, desconhecimento ou m interpretao de fatos na elaborao de registros e demonstraes contbeis, bom como de transaes e operaes da entidade, tanto em termos fsicos, quanto monetrios.

Fraude e erro
A

preveno de fraude e erros de competncia da administrao e no do Auditor. O papel primordial da auditoria interna dar assistncia administrao da entidade no cumprimento dos seus objetivos, cabendo a funo de assessor a administrao no trabalho de preveno de fraudes e erros, obrigando a inform-la sobre essas ocorrncias.

64

Auditoria interna no setor pblico


A

auditoria interna, enquanto funo de assessoramento da alta Administrao Pblica, deve localizar-se no nvel mximo, acima dos demais rgos gestores, a fim de preservar a autonomia funcional e efetuar recomendaes para a correo dos desvios com maior independncia.

Auditoria interna no setor pblico


No

passado recente, a auditoria interna esteve ligada a rgos fazendrios, no mesmo nvel das unidades auditadas. Atualmente, o setor pblico percebeu a importncia da autonomia das auditorias internas e as posicionou no nvel mximo da estrutura da administrao.

65

Normas de auditoria governamental


Normas

de auditoria so prticas padronizadas que orientam profissionais a seguirem requisitos tcnicos uniformes. No Brasil, as normas para atividade de auditoria governamental esto baseadas em literaturas internacionais, como as normas do GAO (Escritrio Americano), da INTOSAI e do IIA.

Normas de auditoria governamental


Recentemente,

no ano de 2010, o Tribunal de Contas da Unio estabeleceu as normas de auditoria do TCU (NAT), convergindo suas normas de auditoria s normas internacionais. No obstante, importante conhecer um pouco das normas internacionais.

66

Normas de auditoria governamental


Para o GAO, as normas de auditoria governamental constituem-se em balizamento para que os auditores orientar seu trabalho, com vistas a uma melhor Administrao Pblica, melhores decises, mais abrangncia e maior transparncia.

Normas de auditoria governamental


J

a Intosai Organizao Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores EFS, considera que as normas de auditoria proporcionam ao auditor uma orientao mnima que ajuda a determinar a amplitudade das medidas e dos procedimentos de fiscalizao que devem aplicar-se para cumprir o objetivo da auditoria. So os critrios ou padres com referncias aos quais se avaliam os resultados da auditoria.

67

Normas internacionais
As

normas internacionais para o exerccio profissional da Auditoria Interna forma aprovadas pelo The Institute of Internal Auditors IIA, entidade internacional dedicada ao desenvolvimento profissional do auditor interno e da auditoria interna.

Normas de auditoria - IIA


O

propsito dessas normas so: A) estabelecer princpios bsicos que representam a prtica da auditoria interna na forma em que deveria ser; B) fornecer um modelo para a execuo e promoo de um amplo leque de atividades de auditoria interna que representem valor agregado

68

Normas internacionais - IIA


3) 4)

servir de base para a auditoria interna

incentivar a melhoria dos processos e operaes da organizao.

Normas internacionais - IIA


As

normas, alm de um cdigo de tica, compreendem as Normas de Atributos, Normas de Desempenho e as Normas de Implementao, que se aplicam a tipos especficos de auditoria.

69

Normas internacionais IIA


O

cdigo de tica est subdivido em princpios e regras de conduta a que os profissionais e entidades de auditoria interna devem se submeter. So princpios e regras de conduta: integridade, objetividade, confidencialidade e competncia.

Intosai
A

Intosai cria, em suas normas, um novo conceito, chamado de EFS Entidade Fiscalizadora Superior rgo pblico de um pas que , qualquer que seja a sua denominao ou forma em que se tenha constitudo ou organizado, exerce, em virtude de lei, suprema funo de auditoria pblica desse Estado.

70

Intosai
O

Tribunal de Contas da Unio TCU constitucionalmente o rgo supremo de auditoria do Brasil, representando-o na Intosai. O TCU , portanto, uma EFS. O objetivo da Intosai fomentar o intercmbio de idias e experincias entre Entidades Fiscalizadoras Superiores no que se refere ao controle das finanas pblicas.

Intosai
Cdigo

de tica e Normas de Auditoria A Intosai instaurou um cdigo de tica internacional para os auditores do setor pblico, sendo um documento que engloba os valores e princpios que devem nortear os seus trabalhos.

71

Intosai Cdigo de tica


O

cdigo de tica da Intosai est dividido em captulos e contempla, os seguintes princpios: A) integridade exige que os auditores cumpram, tanto na forma, como na aparncia as normas de auditoria e de tica. A integridade exige que os auditores cumpram os princpios de objetividade e independncia, tenham uma conduta tica e profissional impecvel e tomem decises de acordo com o interesse pblico.

Intosai cdigo de tica


B)

independncia, objetividade e imparcialidade indispensvel que os auditores tenham independncia em relao entidade fiscalizada e outros grupos de interesse externo. A objetividade e a imparcialidade so inerentes s concluses contidas nos pareceres e relatrios que devem se basear exclusivamente nas provas obtidas e organizadas de acordo com as normas de auditoria.

72

Intosai cdigo de tica


C)

Segredo profissional a informao obtida pelos auditores no processo de auditoria no dever ser revelada a terceiros, nem oralmente, nem por escrito.

Intosai cdigo de tica


Competncia profissional Os auditores no devem desenvolver trabalhos para os quais no possuam competncia profissional necessria. Os auditores devem conhecer e cumprir as normas, as polticas, os procedimentos e as prticas aplicveis de auditoria, contabilidade e gesto. Para tanto devem buscar atualizao continuada e melhorar as habilidades requeridas para o desempenho de suas atividades profissionais.
D)

73

Intosai Normas de Auditoria


do cdigo de tica, a Intosai tambm elaborou um extenso rol de normas de auditoria, divididos, da seguinte forma: A) princpios bsicos; B) Normas gerais; C) Normas de Trabalho de campo; D)Normas para elaborao dos relatrios.
Alm

Intosai Normas de auditoria


A)

Princpios bsicos tm como objetivo auxiliar os auditores na formatao de seus pareceres e na elaborao dos relatrios nos casos em que no existam normas especficas aplicveis.

74

Intosai normas de auditoria


B)

Normas gerais so requisitos exigidos para que os auditores e entidades fiscalizadoras realizem suas funes de auditorias e as normas para relatar seus achados de maneira adequada e eficaz, como, por exemplo, contratar pessoal com preparao adequada, formar auditores para que exeram suas tarefas com eficcia, elaborar ,manuais, etc.

Intosai normas de auditoria


C)

Normas de trabalho de campo estas normas dizem respeito s fases de planejamento e execuo da auditoria. Mais adiante, veremos que as auditorias dividem-se em trs fases (planejamento, execuo e relatrio). Estas normas dizem respeito s duas primeiras.

75

Intosai normas de auditoria


D)

Normas para elaborao dos relatrios estabelece elementos mnimos para a forma e a elaborao dos relatrios. com mais detalhes as normas de auditoria da Intosai, na medida das necessidades.

Iremos estudar

Auditoria como processo


A

auditoria um processo, no um produto. A auditoria um processo que passa por trs fases: a) planejamento, b) execuo e c) relatrio.

76

Auditoria como processo


atuao da unidade de auditoria para cumprir com eficincia seus objetivos precisa de um organizado plano de ao, composto de duas partes. A primeira parte refere-se aos objetivos macros, sob o ponto de vista do planejamento estratgico e ttico da EFS ou entidade de auditoria.
A

Auditoria como processo


A

segunda parte do planejamento micro. o planejamento operacional de cada auditoria. Antes porm de definir o plano de ao importante ter em mente o papel da auditoria dentro da administrao pblica, qual o produto que vai ser gerado e qual a sua contribuio para a sociedade.

77

Auditoria - Planejamento

H, portanto, na auditoria, trs nveis de planejamento: A) o planejamento estratgico, que define os objetivos e as aes de longo prazo (os temas de maior significncia no TCU); B) esse plano estratgico de longo prazo dividido no plano anual, chamado de plano ttico; C) para cada auditoria, utilizado o planejamento operacional para planejar a sua execuo

Auditoria - planejamento
Planificao Estratgica Plano Plurianual Contedo Reflexo institucional e de longo prazo sobre quais devem ser as prioridades do rgo de auditoria para um perodo aproximado de 3 ou 4 anos, para controlar a parte mais signficativa da administrao pblica Dentro da estratgia anterior, cabe ao planejamento ttico escolher as atuaes que sero realizadas no exerccio Cada auditoria deve ser devidamente planejada para execuo mais eficiente possvel

Ttica - Anual

Operacional a cada atuao

78

Planejamento operacional
O

objetivo do planejamento em qualquer trabalho prever com razovel segurana o que ocorrer na fase de execuo deste trabalho. Assim, ao final da fase de planejamento, deve ser possvel saber a necessidade de recursos, inclusive os respectivos custos, e os prazos estimados para a execuo do que est sendo planejado.

Planejamento operacional
Na

auditoria governamental no diferente. Nos termos vistos na aula passada, tanto a auditoria de conformidade quanto a operacional possuem dimenses de avaliao que so objetivos de sua anlise.

79

Planejamento operacional
Dessa

forma, h um processo no mbito do planejamento da auditoria que se denomina seleo do objeto e limitao de escopo. Isso significa que uma auditoria do Tribunal de Contas na Secretaria Estadual de Sade, provavelmente, no ter como abrangncia todas as atividades daquela Secretaria.

Planejamento operacional
Importa

ressaltar que a fase de seleo dos objetos de auditoria, segundo os preceitos adotados no Tribunal de Contas da Unio, que seguem as orientaes da INTOSAI, no parte do planejamento propriamente dito, mas fase especfica que antecede o planejamento.

80

Planejamento operacional
Inobstante

entender interessante vocs memorizarem o ciclo abaixo, que se refere auditoria operacional, vamos tratar de planejamento em sentido amplo, ou seja, incluindo a fase de seleo para compreenso da matria.

Planejamento operacional

81

Planejamento operacional
Retomando,

se a prpria Secretaria fosse definida como objeto de auditoria, a equipe de auditores deveria avaliar a convenincia e a oportunidade do que pretendem examinar, tanto em virtude das prprias limitaes da equipe de auditoria ou do plano de fiscalizao do Tribunal, quanto da importncia de suas verificaes para a sociedade.

Planejamento operacional
Se

aprofundando no exemplo, a execuo para uma auditoria nas reas meio da Secretaria de Sade, ou seja, parte administrativa, pode envolver procedimentos menos complexos dos que seriam exigidos em um exame das suas atividades fim.

82

Planejamento operacional
Assim,

um planejamento para examinar as reas meio, pode consistir basicamente em delinear a forma mais adequada de examinar amostras para exame das contrataes e aquisies e admisso de pessoal ou credenciamento de profissionais da sade terceirizados, por serem essas, em tese, as despesas mais relevantes daquele rgo.

Planejamento operacional
J

para examinar os problemas da rea fim, mensurando sua economicidade, eficincia, eficcia e efetividade, talvez a equipe se depare com o seguinte problema: a rea fim na Secretaria de Sade a administrao de vrios programas de governo e a distribuio de recursos para postos de sade e hospitais.

83

Planejamento operacional
Nessas

circunstncias, talvez a equipe entenda mais oportuno examinar um desses programas administrados pela Secretaria, que so reconhecidamente relevantes para a sociedade, exemplo, Programa de Combate a Dengue.

Planejamento operacional
Percebe-se

que, nesse ponto, a equipe j teria selecionado o objeto, que nesse caso no seria mais a Secretaria de Sade, mas o Programa de Combate a Dengue, restando limitar seu escopo, ou seja, o que ser examinado no Programa citado. Dessa forma, o que ser executado torna-se mais previsvel no planejamento da auditoria.

84

Planejamento operacional
A

seleo das auditorias a primeira etapa do processo, a partir da qual so definidos os programas e/ou rgos a ser avaliados. Nessa fase, examinam-se as prioridades de governo, a relevncia das aes para reduzir os problemas da sociedade, a materialidade dos recursos envolvidos e o risco de no se alcanarem os resultados esperados. Os programas selecionados so indicados para elaborao de estudos de viabilidade. (Manual de Auditoria do TCU)

Planejamento operacional
Ainda,

o processo de seleo necessrio face s diversas formas de atuao dos jurisdicionados ao controle externo governamental e escassez de recursos para os Tribunais de Contas atuarem em todas essas reas a deciso do que se vai auditar deve se pautar por critrios.

85

Planejamento operacional
H

que se ter em mente que certas atividades desses tribunais, como os julgamentos das contas de gesto, a emisso de pareceres prvios das contas de governo ou as solicitaes de fiscalizao por parte do legislativo possuem prazo legal, e devem ser priorizadas.

Planejamento operacional
Portanto,

quando essas Cortes decidem realizar uma auditoria de iniciativa prpria, h necessidade de, previamente sua execuo, haver o entendimento de que o trabalho escolhido potencial para atingir resultados significativos.

86

Planejamento operacional
Partindo

dessa premissa, o critrio de seleo principal a capacidade potencial de a auditoria adicionar valor gesto pblica, ou maior expectativa de benefcio de controle. Assim, alguns indicadores desse potencial podem ser:

Planejamento operacional
ausncia de trabalhos anteriores na rea a ser examinada; - discusses recorrentes, em especial no Poder Legislativo, sobre os rumos e o papel do que ser auditado, seja rgo ou programa; - ausncia de mensurao das melhorias na sociedade em virtude de entidade, ao especfica ou programa a ser examinado.
-

87

Planejamento operacional
A

IN TCU 63/2010 suscita outros elementos que servem de critrio para a seleo de objeto de fiscalizao. 1. Risco 2. Materialidade 3. Relevncia

Planejamento operacional

Risco: possibilidade de algo acontecer e ter impacto nos objetivos, sendo medido em termos de consequncias e probabilidades. 2. Ausncia de informaes adequadas sobre o desempenho do objeto a ser selecionado ou inadequao das metas, indicadores apenas formais, considerando as dimenses de economicidade, eficincia, eficcia e efetividade. 3. Falta de transparncia e legitimidade sobre as diretrizes, metas, prioridades e as responsabilidades sobre o objeto.

88

Planejamento operacional
Materialidade:

volume dos recursos envolvidos; Em que pese a definio de materialidade ser afeta a volumes de recursos envolvidos, deve ser considerada a hiptese de que um objeto X, cujo oramento menor que o objeto Y, pode conter desvios de recursos, ou sobrepreos e superfaturamento de maior vulto do que Y, o que, do ponto de vista de materialidade, aponta para um maior benefcio de controle, que no se confunde com a prpria materialidade.

Planejamento operacional
benefcio de controle pode ser entendido como o prprio valor adicionado gesto pblica pelas contribuies da auditoria. Entendam-se desvios de recursos como valores que formalmente foram alocados ao objeto auditado, mas de fato no foram.
O

89

Planejamento operacional
como o valor que foi orado acima de um padro estabelecido para os mesmos quantitativos e qualitativos de insumos, como uma referncia de preos oficial ou mesmo valores de mercado. Superfaturamento como o valor efetivamente despendido dos cofres pblicos por bens e servios que superaram um padro estabelecido para os mesmos quantitativos e qualitativos desses bens e servios, como uma referncia de preos oficial ou mesmo valores de mercado.
Sobrepreo

Planejamento operacional
Relevncia:

aspecto ou fato considerado importante, em geral no contexto do objetivo delineado, ainda que no seja material ou economicamente significativo ,

90

Instrumentos de fiscalizao

Levantamento O Levantamento o instrumento de fiscalizao utilizado pelo Tribunal para: I conhecer a organizao e o funcionamento dos rgos e entidades da administrao direta, indireta e fundacional dos Poderes da Unio, incluindo fundos e demais instituies que lhe sejam jurisdicionadas, assim como dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais no que se refere aos aspectos contbeis, financeiros, oramentrios, operacionais e patrimoniais; II identificar objetos e instrumentos de fiscalizao; e III avaliar a viabilidade da realizao de fiscalizaes.

Instrumentos de fiscalizao
O

levantamente instrumento tpico realizado antes de uma auditoria propriamente dita, com a finalidade de conhecer o objeto a ser auditado futuramente e/ou selecionar melhor o escopo e a extenso da auditoria.

91

Instrumentos de fiscalizao
Por

exemplo, antes de realizar uma auditoria no Programa de Preos Mnimos do Governo Federal (Segurana Alimentar), talvez fosse interessante fazer um levantamente na CONAB que gere o programa de modo a conhec-lo melhor, antes de realizar uma auditoria propriamente dita.

Instrumentos de fiscalizao
Ao

final do levantamento, pode-se, inclusive, concluir-se pela inadequabilidade da fiscalizao ou sua inviabilidade.

92

Instrumentos de fiscalizao
Auditoria Segundo

o Regimento do TCU a Auditoria o instrumento de fiscalizao utilizado pelo Tribunal para: I examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gesto dos responsveis sujeitos a sua jurisdio, quanto ao aspecto contbil, financeiro, oramentrio e patrimonial; (auditoria de conformidade)

Instrumentos de fiscalizao
II

avaliar o desempenho dos rgos e entidades jurisdicionados, assim como dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais, quanto aos aspectos de economicidade, eficincia e eficcia dos atos praticados; (auditoria operacional) III subsidiar a apreciao dos atos sujeitos a registro. (aposentadoria, reforma, penso, admisso de pessoal)

93

Instrumentos de fiscalizao
Auditoria

um instrumento mais amplo de fiscalizao, utilizado quando o auditoria vai a campo com um planejamento de auditoria e com uma finalidade especfica. A auditoria pode ser de conformidade ou operacional.

Instrumentos de fiscalizao
O

TCU ainda entende que a anlise dos atos sujeitos a registro (aposentadoria, reforma, penso, admisso de pessoal) procedimento tpico de auditoria.

94

Instrumentos de fiscalizao
Acompanhamentos Acompanhamento

o instrumento de fiscalizao utilizado pelo Tribunal para: I examinar, ao longo de um perodo predeterminado, a legalidade e a legitimidade dos atos de gesto dos responsveis sujeitos a sua jurisdio, quanto ao aspecto contbil, financeiro, oramentrio e patrimonial; e

Instrumentos de fiscalizao
II

avaliar, ao longo de um perodo predeterminado, o desempenho dos rgos e entidades jurisdicionadas, assim como dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais, quanto aos aspectos de economicidade, eficincia e eficcia dos atos praticados.

95

Instrumentos de fiscalizao
Esse

instrumento de fiscalizao o nico que se refere ao controle externo concomitante. A norma prev que as atividades dos rgos e entidades jurisdicionadas ao Tribunal sero acompanhadas de forma seletiva e concomitante, mediante informaes obtidas:

Instrumentos de fiscalizao
I pela publicao no Dirio Oficial da Unio e mediante consulta a sistemas informatizados adotados pela administrao pblica federal: a) da lei relativa ao plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias, da lei oramentria anual e da abertura de crditos adicionais; b) dos editais de licitao, dos extratos de contratos e de convnios, acordos, ajustes, termos de parceria ou outros instrumentos congneres, bem como dos atos sujeitos a registro.

96

Instrumentos de fiscalizao
II

por meio de expedientes e documentos solicitados pelo Tribunal ou colocados sua disposio; III por meio de visitas tcnicas ou participaes em eventos promovidos por rgos e entidades da administrao pblica.

Instrumentos de fiscalizao
Inspees Inspeo

o instrumento de fiscalizao utilizado pelo Tribunal para suprir omisses e lacunas de informaes, esclarecer dvidas ou apurar denncias ou representaes quanto legalidade, legitimidade e economicidade de fatos da administrao e de atos administrativos praticados por qualquer responsvel sujeito sua jurisdio.

97

Instrumentos de fiscalizao
A

inspeo um instrumento de fiscalizao mais pontual e especfico, muito aplicado para o que chamamos de sanear o processo. Ou seja, uma medida preliminar consubstanciada na obteno informaes que so necessrias ao andamento do processo para subsidiar outras medidas preliminares ou seu adequado julgamento.

Instrumentos de fiscalizao
No

caso de julgamento, a natureza da deciso no preliminar, mas de mrito, ou seja, definitiva do processo de controle, o que no afasta a possibilidade de recurso no mbito da Corte de Contas ou mandado de segurana junto ao judicirio.

98

Instrumentos de fiscalizao
Monitoramentos

o instrumento de fiscalizao utilizado pelo Tribunal para verificar o cumprimento de suas deliberaes e os resultados delas advindos. Para a prova importante relacionar monitoramento com os indicadores de desempenho eventualmente recomendados por auditoria anterior, e adotados pelos responsveis pelo objeto de fiscalizao.

Monitoramento

Risco de auditoria
H

trs tipos de risco de auditoria: A) o risco inerente; B) o risco de controle C) o risco de deteco

99

Risco de auditoria
O

risco de auditoria regulado, hoje em dia, pela NBC TA 200, que entrou em vigor depois da revogao da antiga NBC T 11. As Normas Brasileiras de Contabilidade, dentre as quais, aquelas que regulavam o exerccio da profisso de auditoria no setor privado, sofreram grandes modificaes no ano de 2010. As NBCs como eram conhecidas foram muito modificadas, e a NBC T 11, que tratava especificamente de auditoria, foi revogada e substituda pelas NBC TA 200 e 300.

Risco de auditoria
Mas

o que e porque existe o risco de auditoria? Risco de auditoria a o risco de que o auditor expresse uma opinio de auditoria inadequada quando as demonstraes contbeis contiverem distores relevantes (NBC TA 200).

100

Risco de auditoria
Como

o trabalho do auditor baseado em amostras ele no analisa e nem pode analisar todos os atos e fatos praticados no seio da empresa, sempre haver um risco de que algo no seja percebido e escape do seu controle.

Risco de auditoria
O

risco, segundo a NBC TA 200 (e assim como a norma anterior) divide-se em trs categorias: risco inerente; risco de controle; risco de deteco.

101

Risco de auditoria
O

risco inerente a suscetibilidade de uma afirmao a respeito de uma transao, saldo contbil ou divulgao, a uma distoro que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distores, antes da considerao de quaisquer controles realizados.

Risco de auditoria
J

o risco de controle o risco de uma afirmao a respeito de uma transao, saldo contbil ou divulgao, a uma distoro que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distores, no seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.

102

Risco de auditoria
Vamos

tentar explicar melhor a situao. O risco inerente decorre da prpria natureza e das atividades da empresa que podem ter riscos no considerados, ante a ausncia de manuais, regras ou controles internos efetivos. Ou seja, so situaes em que no existem regras ou controles internos estabelecidos. o risco inerente.

Risco de auditoria
J

no risco de controle, o controle interno existe, mas ele pode ser falho ou ineficiente, no prevenindo ou detectando tempestivamente fraudes ou erros relevantes.

103

Risco de auditoria
Percebam

que tanto num caso como no outro, o risco de controle e o risco inerente dizem respeito competncia da prpria entidade auditada. ela quem deveria instituir controles internos (para evitar o risco inerente) ou faz-los eficientes e em funcionamento (para evitar o risco de controle).

Risco de auditoria
Em

vrias prefeituras, ns como auditores do TCU, verificamos que existe um controle interno criado por determinao legal, com pessoas trabalhando, etc., mas ele no consegue detectar, por exemplo, falhas gritantes na execuo de convnios. um tpico risco de controle: o controle interno existe, mas no funciona.

104

Risco de auditoria
J

o risco de deteco diz respeito pessoa do auditor e sua competncia profissional. Ele o risco de que o auditor no conseguir detectar distores significativas em razo de o seu trabalho se basear em amostras estatsticas.

Risco de auditoria
O

trabalho do auditor feito com base em amostragens. O auditor no tem condies de rever e refazer todos os procedimentos para se certificar de que a administrao ou os funcionrios da entidade no cometeram nenhum erro e/ou fraude.

105

Risco de auditoria
Em

estatstica, no trabalhamos, ento, com probabilidades e no com certezas. O auditor faz seu trabalhando considerando um certo nvel de segurana para evitar que distores no sejam detectadas

Risco de auditoria
Mas

isso pode acontecer. Se voc tem em um copo 3 bolinhas pretas e 7 bolinhas brancas, voc tem 10 bolinhas. Vamos supor que o auditor queira emitir um parecer sobre a cor da bolinhas do copo. Ele seleciona uma amostra de trs bolinhas e todas as trs que ele tira do copo so pretas.

106

Risco de auditoria
Ele

ento afirma que no copo s existem bolinhas pretas, o que no verdade, mas, tendo em vista que ele obteve 30% da populao na amostra, retirar trs bolinhas pretas seria um caso muito raro, abaixo do nvel de deteco.

Risco de auditoria
Matematicamente,

poderamos dizer que retirando ao acaso 3 bolinhas de um copo com 3 bolinhas pretas e 7 brancas, a chance de ele conseguir pegar exatamente 3 bolinhas pretas (com reposio) de 3/10 * 3/10 * 3/10 = 27/1000.

107

Risco de auditoria
Ou

seja, apenas em 27 vezes em 1000 retiradas que ele s iria retirar bolinhas pretas, ou seja, em apenas 2,7% das vezes. Se ele considera tolervel um erro de 5%, ento o tamanho da amostra adequado e ele tem o risco de emitir uma opinio inadequada, justamente por estar trabalhando com estatstica.

Risco de auditoria
Segundo

a NBC TA 200, o risco de deteco se relaciona com a natureza, a poca e a extenso dos procedimentos que so determinados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nvel baixo aceitvel. Portanto, uma funo da eficcia do procedimento de auditoria e de sua aplicao auditor.

108

Risco de auditoria

importante saber que o risco de deteco pode apenas ser reduzido, mas jamais ser eliminado, tendo em vista que o auditor ir sempre trabalhar com estatstica, com probabilidades. Assim, correto afirmar que sempre existe um risco de deteco em qualquer auditoria.

Risco de auditoria

A NBC TA 200 diz que: o auditor no obrigado e no pode reduzir o risco de auditoria a zero, e, portanto, no pode obter segurana absoluta de que as demonstraes contbeis esto livres de distoro relevante devido a fraude ou erro (...) isso porque uma auditoria tem limitaes inerentes e, como resultado, a maior parte das evidncias de auditoria que propiciam ao auditor obter suas concluses e nas quais baseia a sua opinio so persuasivas ao invs de conclusivas.

109

Risco de auditoria
As

limitaes inerentes de auditoria originam-se da: natureza das informaes contbeis; natureza dos procedimentos de auditoria; necessidade de que a auditoria seja conduzida dentro de um perodo de tempo razovel e a um custo razovel (e por isso, por amostra)

Risco de auditoria
A

NBC TA 200 informa ainda que a avaliao dos riscos antes uma questo de julgamento profissional que uma questo passvel de mensurao precisa.

110

Risco de auditoria
Ento

funciona, assim, meus caros. O auditor, NA FASE DE PLANEJAMENTO, verifica o sistema de controle interno da entidade com a finalidade de dimensionar a natureza, a extenso e a profundidade dos procedimentos de auditoria.

Risco de auditoria
Se

o controle interno for forte e em bom funcionamento, ele vai diminuir os testes na fase de execuo, porque ele acredita que o risco baixo. Isso uma questo de julgamento profissional.

111

Risco de auditoria
Se

o controle interno, na opinio do auditor, for fraco ou inexistente, ele vai fazer mais testes na fase de execuo. Em qualquer dos casos, a quantidade e extenso dos testes assunto afeto sua competncia profissional e, eventualmente, alguma coisa pode passar sem que o auditor perceba. Isso o erro de deteco, impossvel de ser mitigado, apenas, reduzido.

Risco de auditoria
Vamos

fazer um pequeno exerccio sobre riscos? Funciona mais ou menos assim. Quando o auditor est na fase de planejamento, ele tem que se fazer trs perguntas bsicas:

112

Risco de auditoria
Existe manual ou programa de controle interno (CI), adequado ao seu objeto (o que est sendo controlado)? 2. Se estruturado de forma adequada a evitar erros e fraudes relevantes, executado conforme definido? 3. Onde o SCCI no eficaz, os procedimentos de auditoria sero?
1.

Risco de auditoria
Assim,

o risco de auditoria composto por trs grupos de risco (mnemnico INCODE): Risco Inerente (risco natural ou intrnseco) o risco de erros ou fraudes relevantes em nvel de saldos ou transaes no serem detectados ou prevenidos pelo SCCI em funo de controles internos inadequados e/ou inexistentes ao que est sendo controlado (objeto de controle).

113

Risco de auditoria
Risco

de Controle (execuo errada) o risco de erros ou fraudes relevantes em nvel de saldos ou transaes no serem detectados ou prevenidos pelo SCCI por falhas em sua execuo, ainda que o SCCI seja bem projetado e adequado. Considera-se aqui falhas humanas na execuo entre outros fatores de mal funcionamento do controle. Portanto, associa-se segunda pergunta: 2. Se estruturado de forma adequada a evitar erros e fraudes relevantes, executado conforme definido?

Risco de auditoria
Os

riscos inerente e de controle so associados ao prprio SCCI. Como vimos, o risco a seguir, de deteco, est ligado ao Auditor, a procedimentos de auditoria, sendo uma consequncia dos riscos anteriores (o SCCI no preveniu ou detectou), se o SCCI fosse 100% fechado a fraudes e erros no haveria risco de deteco:

114

Risco de auditoria
Risco

de Deteco o risco de erros ou fraudes relevantes em nvel de saldos ou transaes no serem detectados por procedimentos de auditoria cuja natureza, oportunidade e extenso no so adequados falha do Auditor. Responde-se terceira pergunta: 3. Onde o SCCI no eficaz, os procedimentos de auditoria sero?

Risco de auditoria
Agora

que vocs esto craques em risco de auditoria, seguem algumas questes sobre o assunto (as questes so anteriores a NBC TA 200, mas possvel respond-las, como veremos):

115

Risco de auditoria

(AFRF/2003/ESAF) O risco de controle o risco: a) de o auditor deixar de realizar um procedimento de auditoria, que levar a divergncias relevantes nas demonstraes contbeis. b) de associar a empresa a um cliente sem credibilidade e ter sua imagem confundida com a imagem do cliente. c) de que os sistemas contbeis e de controle interno deixem de detectar uma distoro de saldo que poderia ser relevante. d) de que os sistemas administrativos e o auditor deixem de avaliar as demonstraes contbeis. e) de o auditor emitir uma opinio tecnicamente inadequada sobre as demonstraes contbeis e estas apresentarem uma situao enganosa ao mercado.

Risco de auditoria

Comentrios: interessante tentar associar as alternativas aos conceitos de risco de auditoria: a) de o auditor deixar de realizar um procedimento de auditoria, que levar a divergncias relevantes nas demonstraes contbeis - deteco. b) de associar a empresa a um cliente sem credibilidade e ter sua imagem confundida com a imagem do cliente imagem, sem comentrios. c) de que os sistemas contbeis e de controle interno deixem de detectar uma distoro de saldo que poderia ser relevante. d) de que os sistemas administrativos e o auditor deixem de avaliar as demonstraes contbeis misturou conceito administrativo com deteco. e) de o auditor emitir uma opinio tecnicamente inadequada sobre as demonstraes contbeis e estas apresentarem uma situao enganosa ao mercado Risco de Auditoria. Gabarito: letra C

116

Risco de auditoria
(AFRF/2002.1/ESAF)

Indique o componente abaixo que no est relacionado com a estrutura de controle interno de uma entidade. a) Controle das atividades b) Informao e comunicao c) Risco de auditoria d) Monitorao e) Avaliao de risco

Risco de auditoria
Comentrios: No

necessrio relacionar alternativas com o SCCI. O critrio interessante para resolver a questo raciocinar que o SCCI responsabilidade da entidade, ficando fora dessa responsabilidade o risco de auditoria. Lembrem: !!!O SCCI RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAO, NO DO AUDITOR!!! Portanto, o gabarito letra C.

117

Papis de trabalho
Os

papis de trabalho consistem na documentao que constitui o suporte de todo o trabalho desenvolvido pelo auditor, contendo o registro de todas as informaes utilizadas, das verificaes a que procedeu e das concluses a que chegou, independentemente da forma, do meio fsico ou das caractersticas.

Papis de trabalho
Consideram-se

papis de trabalho, entre outros, planilhas, formulrios, questionrios preenchidos, fotografias e respectivos negativos, fitas de vdeo ou de udio, arquivos magnticos, ofcios, memorandos, portarias, cpias de contratos ou termos de convnio, matrizes de planejamento, de procedimentos, de achados e de responsabilizao.

118

Papis de trabalho

Foram mencionados diversos tipos de ofcios no tpico anterior, vamos s suas definies, nos termos do roteiro da Portaria 90/2003: Ofcio de apresentao Documento remetido pelo titular da Unidade Tcnica Coordenadora da auditoria ao dirigente do rgo/entidade auditado para apresentar os auditores designados e informar ou reiterar o objetivo da auditoria.

Papis de trabalho
Ofcio

de comunicao de auditoria Documento remetido pelo titular da Unidade Tcnica Coordenadora ao dirigente do rgo/entidade auditado para comunicar, antecipadamente, a realizao da auditoria, informar seu objetivo, a deliberao que a originou e a data provvel para apresentao da equipe ao auditado, bem como solicitar a disponibilizao dos documentos necessrios auditoria.

119

Papis de trabalho
Ofcio

de requisio - Documento dirigido pelo coordenador da auditoria ao dirigente do rgo/entidade auditado para requisitar documentos, informaes e/ou esclarecimentos necessrios execuo da auditoria.

Papis de trabalho
Ademais,

segundo o roteiro da Portaria 90/2003 devem ser obrigatoriamente juntados ao processo de auditoria: Portaria(s) de Fiscalizao, rol de responsveis, relao dos atos, contratos ou processos includos na amostra auditada, ofcios de apresentao e de requisio, ofcios encaminhados equipe pelo auditado e evidncias.

120

Papis de trabalho
final da auditoria, todos os papis de trabalho obtidos devem ser classificados em transitrios ou permanentes. Papis de trabalho transitrios so aqueles necessrios auditoria somente por um perodo limitado, para:
Ao

Papis de trabalho
1.

assegurar a execuo de um procedimento ou 2. a obteno de outros papis de trabalho subseqentes. Para determinar se um papel de trabalho transitrio, deve-se determinar se a respectiva informao no foi utilizada para comprovar ou definir as questes e os procedimentos de auditoria; para controlar, auxiliar ou documentar a execuo da auditoria; ou ainda para evidenciar os achados de auditoria.

121

Papis de trabalho
Todos

os papis de trabalho transitrios podem, a critrio da Unidade Tcnica Coordenadora, ser arquivados, tendo como referncia o nmero do processo de fiscalizao, para futura consulta ou descartados aps a anlise de eventuais razes de justificativas pela equipe de auditoria.

Papis de trabalho
Todos

os demais papis de trabalho obtidos, no classificados como transitrios, so considerados como papis de trabalho permanentes.

122

Papis de trabalho
papis de trabalho permanentes devem ser classificados em: a) evidncias dos achados e b) registros do trabalho executado (por exemplo: matrizes de planejamento, de procedimentos, de achados e de responsabilizao, e formulrios de controle de qualidade).
Os

Papis de trabalho
As

evidncias devem ser juntadas ao relatrio de auditoria. Para facilitar o manuseio e a leitura, as evidncias devem ser organizadas, preferencialmente, em anexos ao processo principal, contendo cada anexo, em sua(s) folha(s) inicial(is), um sumrio dessas evidncias juntadas e indicao das respectivas folhas.

123

Papis de trabalho
Todos

os papis de trabalho permanentes que se constituam em registros do trabalho executado devem ser organizados em um ou mais volumes e armazenados na Unidade Tcnica Coordenadora, devendo ser descartados aps encerrados os prazos para recursos.

Papis de trabalho
Os

papis de trabalho permanentes em meio magntico devem ser armazenados em diretrios padronizados.

124

Amostragem
As

tcnicas de amostragem aplicadas auditoria buscam coletar e avaliar evidncias numricas das auditadas no intuito de determinar e relatar o grau de adequao das informaes obtidas a critrios previamente definidos. Isso se deve natureza antieconmica das auditorias que pretendam investigar todo o universo visado e por isso a estatstica to utilizada pelos auditores.

Amostragem
O

custo do controle nunca deve superar a expectativa de controle, assim, o custo para uma auditoria examinar todo um universo populacional pode inviabilizar determinado trabalho.

125

Amostragem
As

tcnicas de amostragem, por se basearem em princpios estatsticos demonstrveis, apresentam as seguintes vantagens: a) o tamanho da amostra e o erro amostral podem ser estimados prvia e objetivamente;

Amostragem
b)

as amostragens conduzidas por auditores diferentes podem ser combinadas; c) os censos, alm de serem demorados, podem conter mais erros no-amostrais do que as amostras; d) os resultados amostrais so objetivos e, por extenso, defensveis;

126

Amostragem
e)

os resultados da auditoria podem ser avaliados com segurana e extrapolados para toda a populao.

Amostragem
Dessa

forma, a amostragem estatstica aquela em que a amostra selecionada cientificamente com a finalidade de que os resultados obtidos possam ser estendidos ao conjunto de acordo com a teoria da probabilidade ou as regras estatsticas.

127

Amostragem
emprego de amostragem estatstica recomendvel quando os itens da populao apresentam caractersticas homogneas. J a amostragem no-estatstica (por julgamento) aquela em que a amostra determinada pelo auditor utilizando sua experincia, critrio e conhecimento da entidade.
O

Amostragem
Assim,

h dois tipos de amostragens: no-probabilsticas e probabilsticas. As amostras por quotas e por julgamento do pesquisador so no-probabilsticas.

128

Amostragem
as seguintes amostras so probabilsticas, uma vez que seus elementos so selecionados com base em probabilidades conhecidas: 1. amostras aleatrias simples; 2. amostrasestratificadas; 3. amostras por conglomerados.
J

Amostragem
Em

estudos numricos, somente as amostragens probabilsticas permitem a correta generalizao para a populao dos resultados amostrais. Nas amostras probabilsticas, as inferncias podem ser formuladas por intermdio de estimadores simples, do tipo razo ou do tipo regresso.

129

Amostragem
Os

estimadores simples se baseiam unicamente nos dados referentes varivel acerca da qual se deseja gerar inferncias. J os demais consideram a variveis auxiliares, supostamente relacionadas com o fenmeno estudado. Aconselho gravar essas definies.

Amostragem
Convm

frisar que, para que a anlise estatstica seja til ao processo de tomada de deciso, os dados coletados devem ser apropriados, ou seja, livres de vieses, ambigidades ou outros tipos de erro, pois essas deficincias dificilmente podero ser compensadas, mesmo pelos mais modernos mtodos estatsticos.

130

Amostragem
Amostragem

Aleatria Simples Embora a amostragem aleatria simples no seja, necessariamente, a estratgia amostral mais eficiente e econmica, ela funciona como base para as estratgias mais sofisticadas.

Amostragem
ver quais so as suas propriedades: 1. Cada elemento da populao possui a mesma chance de ser selecionado; 2. Admite o uso de tabelas de nmeros randmicos ou sistemas de sorteio; 3. A seleo de um elemento no interfere na seleo dos demais.
Vamos

131

Amostragem
Portanto,

a seleo aleatria ou randmica a que assegura que todos os itens da populao ou do estrato fixado tenham idntica possibilidade de serem escolhidos. Na seleo aleatria ou randmica, utilizase, por exemplo, tabelas de nmeros aleatrios que determinaro quais os nmeros dos itens a serem selecionados dentro do total da populao ou dentro de uma sequncia de itens da populao predeterminada pelo auditor.

Amostragem
Amostras

Estratificadas Para auxiliar no planejamento eficiente e eficaz da amostra, pode ser apropriado usar estratificao, que o processo de dividir uma populao em subpopulaes, cada qual contendo um grupo de unidades de amostragem com caractersticas homogneas ou similares.

132

Amostragem
Os

estratos precisam ser, explicitamente, definidos, de forma que cada unidade de amostragem somente possa pertencer a um estrato. que nem bailo: Ningum fica de fora, mas ningum fica com dois

Amostragem
Se

o objetivo da auditoria for testar a validade de contas a receber, e dependendo da distribuio dos valores a receber por saldo de devedores, a populao pode ser estratificada, por exemplo, em quatro subconjuntos como segue:

133

Amostragem
Assim,

por exemplo, dependendo da distribuio dos valores a receber, mediante a validao da totalidade dos saldos do subconjunto (a) 50% de (b); 20% de (c); e 5% de (d), pode-se, hipoteticamente, encontrar que 80% dos valores de contas a receber so susceptveis de validao, examinando 20% da populao.

Amostragem
1.

saldos superiores a R$ 2.000,00; 100% da subpopulao 2. saldos entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00; - 50% da subpopulao 3. saldos entre R$ 100,00 e R$ 1.000,00; e 20% da subpopulao 4. saldos inferiores a R$ 100,00. 5% da subpopulao.

134

Amostragem
Nesse

exemplo, a caracterstica homognea no um qualificao em si, mas uma estratificao por relevncia dos saldos.

Amostragem
Na

auditoria governamental muito comum esse procedimento para selecionar uma amostra de uma populao de contratos, licitaes ou eventual sobrepreo em itens de um oramento de obras.

135

Amostragem
No

entanto, pode ser considerada uma ou mais caractersticas homogneas, tais como gnero, escolaridade, disciplina de formao, etc. Portanto, o conjunto de elementos de um estrato deve ser o mais homogneo possvel em relao caracterstica que se pretende examinar.

Amostragem
seqncia : 1. Dividir-se a populao, exemplo, de universitrios, em subgrupos com ao menos uma caracterstica homognea, exemplo, curso escolhido. 2. Seleciona uma amostra aleatria de cada subgrupo.
A

136

amostragem estratificada apresenta as seguintes vantagens: a) Em comparao com a amostra aleatria simples, supondo-se que haja um acrscimo no volume de informao acerca da populao em decorrncia da estratificao (p. ex., o desvio-padro observado em cada um dos estratos substancialmente inferior ao desvio-padro do conjunto da populao): obter preciso semelhante com uma amostra total menor; obter maior preciso com uma amostra total igual;

Amostragem

Amostragem
b) obter estimativas para cada estrato, se essas estimativas forem teis; c) dar maior ateno a certos grupos dentro da populao que tm uma propenso muito alta ou muito baixa a apresentar a caracterstica examinada.

137

Amostragem
A

estratificao pode ser til tambm se os custos de auditoria so diferentes para cada estrato (p. ex., entrevistas de contato direto em alguns casos e questionrios enviados pelo correio em outros).

Amostragem
Amostra

blocos Quando os elementos da populao podem ser agrupados em conjuntos semelhantes, mas internamente heterogneos (i.e., conglomerados), pode-se usar a amostragem aleatria por conglomerados.

por conglomerado ou por

138

Amostragem
Nessa

tcnica, as amostras so obtidas por meio no da seleo aleatria de alguns de seus elementos, mas sim de alguns dos conglomerados que a compem. Uma vez selecionados os conglomerados, todos os seus elementos so examinados para que as estatsticas desejadas sejam obtidas.

Amostragem
Percebam

que muito provvel que um conglomerado possa conter elementos com caractersticas heterogneas. Supomos que os universitrios so os elementos amostrais e as universidades os conglomerados, a seqncia de seleo seria: Selecionar conglomerados aleatoriamente, nesse caso, universidades; Pesquisar todos os universitrios das universidade selecionadas, ou os amostrar aleatoriamente. Estratificao X Conglomerado Amostra por estratificao (amostra estratificada):

139

Amostragem
por conglomerado ou por blocos (amostra conglomerada): Grupos (conglomerados) de caractersticas internas ou nveis de valores HETEROGNEOS, em se tratando de relevncia, provavelmente o conglomerado conter valores nfimos ou substanciais Exemplo: Para uma amostra so escolhidos clientes de uma determinada regio ou, ainda, transaes de um determinado perodo, os valores podem ser diversos.
Amostra

Amostragem
Portanto,

na medida em que interesse a seleo avanar nas caractersticas homogneas, considervel a estratificao.

140

Amostragem
(AFTN/1998/ESAF)

Os planos de amostragem probabilstica, que pressupem a disposio dos itens de uma populao em subgrupos heterogneos representativos da populao global, do tipo a) Amostragem por conglomerado b) Amostragem sistemtica c) Amostragem estratificada d) Amostragem aleatria e) Amostragem por julgamento

Amostragem
Comentrios:

Como os subgrupos so heterogneos, letra A.

141

Amostragem
(AFRF/2001/ESAF)

- A tcnica de amostragem estatstica em que se divide a populao em subgrupos homogneos, visando, por exemplo, diminuir o tamanho da amostra denominada: a) amostragem por conglomerado b) amostragem sistemtica c) amostragem estratificada d) amostragem por julgamento e) amostragem no-probabilstica

Amostragem
Comentrios:

Para auxiliar no planejamento eficiente e eficaz da amostra, pode ser apropriado usar estratificao, que o processo de dividir uma populao em subpopulaes, cada qual contendo um grupo de unidades de amostragem com caractersticas homogneas ou similares. C.

142

Amostragem
55

(ACE/TCU 2007/CESPE-UNB) - Em auditoria, as tcnicas de amostragem objetivam coletar e avaliar evidncias numricas das entidades administrativas no intuito de determinar e relatar o grau de adequao das informaes obtidas. O mtodo de amostragem probabilstico envolve a amostra aleatria simples, a estratificada e a amostra por conglomerados. Quanto a esse mtodo, julgue o item abaixo.

Amostragem
Suponha-se

que, em uma pesquisa, se pretenda estimar a proporo de beneficirios do crdito educativo que conseguem completar o curso superior. Suponha-se, ainda, que a metodologia de coleta de dados desse estudo seja feita por meio de questionrios compulsrios e que estes sejam remetidos pelo correio. Nesse caso, a estratificao por curso, gnero ou localidade relevante para o resultado da pesquisa, cujo mtodo probabilstico exemplo tpico de amostra aleatria simples.

143

Amostragem
fatiando a questo: Nesse caso, a estratificao por curso, gnero ou localidade relevante para o resultado da pesquisa, A questo j menciona a importncia de se analisar por caractersticas mais homogneas do que heterogneas, estas ltimas no so suficientes para descaracterizar o grupo. cujo mtodo probabilstico exemplo tpico de amostra aleatria simples (simulada) Estratificado ou Conglomerado? Julguem.
Comentrios,

Amostragem
(CESPE)

Para aferir o nvel de regularidade ambiental e fundiria dos assentamentos do INCRA em nvel nacional, razovel que se agrupem os assentamentos por estados, sendo interessante que os grupos de cada estado acabem trazendo uma diversificao em tipo de atividade agricultura, explorao florestal, manejo madeireiro e outros - independente das dimenses dos assentamentos. Para atingir esse objetivo, adqua-se a estratificao de amostras.

144

Amostragem
Comentrios

fatiados: Para aferir o nvel de regularidade ambiental e fundiria dos assentamentos do INCRA em nvel nacional, razovel que se agrupem os assentamentos por estados (nica caracterstica homognea: estado, portanto, o estado o conglomerado)

Amostragem
sendo

perfeitamente possvel que os grupos de cada estado apresentem uma diversificao em tipo de atividade - agricultura, explorao florestal, manejo madeireiro e outros - independente das dimenses dos assentamentos (caractersticas internas do conglomerado so heterogneas).

145

Amostragem
Para

atingir esse objetivo, adequase a estratificao de amostras. (as amostras sero extradas de cada estado, parecido com o exemplo de clientes de uma determinada regio, a anlise ser: no estado X estima-se que Y% so regularizadas). Errada.

Amostragem
Amostra

de seleo sistemtica Seleo sistemtica ou por intervalo aquela em que a seleo de itens procedida de maneira que haja sempre um intervalo constante entre cada item selecionado, seja a seleo feita diretamente da populao a ser testada, ou por estratos dentro da populao.

146

Amostragem
Ao

considerar a seleo sistemtica, o auditor deve observar as seguintes normas para assegurar uma amostra, realmente, representativa da populao:

Amostragem
1.

que o primeiro item seja escolhido ao acaso; 2. que os itens da populao no estejam ordenados de modo a prejudicar a casualidade de sua escolha.

147

Amostragem
Se

usar seleo sistemtica, o auditor deve determinar se a populao no est estruturada de tal modo que o intervalo de amostragem corresponda a um padro, em particular, da populao. Por exemplo, se em cada populao de vendas realizadas por filiais, as vendas de uma filial, em particular, ocorrerem somente como cada 100o item e o intervalo de amostragem selecionado for 50, o resultado seria que o auditor teria selecionado a totalidade ou nenhuma das vendas da filial em questo.

Amostragem
da Amostra Ao determinar o tamanho da amostra, o auditor deve considerar 1. o risco de amostragem (Menor nvel de risco ocorrer com maior amostra); 2. erros tolerveis (Menor o erro tolervel, maior deve ser o tamanho da amostra); 3. erros esperados (Menor o erro esperado da populao, menor o tamanho da amostra).
Tamanho

148

Amostragem
Adicionalmente,

fatores como a avaliao de risco de controle, a reduo no risco de deteco devido a outros testes executados relacionados com as mesmas asseres, nmero de itens da populao e valor envolvido, afetam o tamanho da amostra e devem ser levados em considerao pelo auditor.

Amostragem
Planejamento

da Amostra Para que a concluso a que chegou o auditor, utilizando uma amostra, seja corretamente planejada para aplicao populao necessrio que a amostra seja: 1. representativa da populao; 2. que todos os itens da populao tenham oportunidade idntica de serem selecionados.

149

Amostragem
Ao

usar mtodos de amostragem estatstica ou no-estatstica, o auditor deve (seqencialmente) planejar e selecionar a amostra de auditoria, aplicar a essa amostra procedimentos de auditoria e avaliar os resultados da amostra, de forma a proporcionar evidncia de auditoria suficiente e apropriada.

Amostragem
O

auditor se utiliza da amostragem quando no tem condies de realizar procedimentos sobre todos os itens de uma populao que afeta um determinado componente patrimonial ou item de controle. importante reconhecer que certos procedimentos de auditoria aplicados na base de testes no esto dentro da definio de amostragem.

150

Amostragem
Os

testes aplicados na totalidade da populao no se qualificam como amostragem de auditoria.

Amostragem
amostra selecionada pelo auditor deve ter relao direta com o volume de transaes realizadas pela entidade na rea ou na transao objeto de exame, como tambm com os efeitos nas posies patrimonial e financeira da entidade e o resultado por ela obtido no perodo. Quanto maior o volume, maior a amostra; Quanto maior o efeito na posio patrimonial e financeira, maior a amostra.
A

151

Amostragem
Ao

planejar e determinar a amostra de auditoria, o auditor deve levar em considerao os seguintes aspectos: 1.Objetivos especficos da auditoria 2. Populao da qual o auditor deseja extrair a amostra 3. Estratificao da populao 4. Tamanho da amostra 5. Risco da amostragem 6. Erro tolervel e 7. Erro esperado.

Amostragem
O

auditor parte da evidncia pretendida para o planejamento da amostra: idealiza o achado de auditoria; idealiza a evidncia de auditoria mais adequada a esse achado; busca a populao mais apropriada; define, a partir do seu objetivo, o que se constitui em erro

152

Amostragem
No

caso de executar testes de observncia, de controle, sobre os procedimentos de compra em uma entidade, o auditor est interessado em aspectos como, por exemplo, se houve aprovao apropriada e verificao aritmtica de uma fatura.

Amostragem
Por

outro lado, ao executar procedimentos de comprovao (de substncia) sobre faturas processadas durante o perodo, o auditor est interessado em aspectos relacionados com os valores monetrios dessas faturas e se esses valores foram, apropriadamente, refletidos nas informaes oficiais da entidade.

153

Amostragem
Risco

de Amostragem O risco de amostragem surge da possibilidade de que a concluso do auditor, com base em uma amostra, possa ser diferente da concluso que seria alcanada se toda a populao estivesse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria.

Amostragem
O

auditor est sujeito ao risco de amostragem nos testes de observncia e testes substantivos, sendo:

154

Amostragem
Testes de Observncia (exame dos controles internos na fase de planejamento da auditoria contbil): a) Risco de subavaliao da confiabilidade: o risco de que, embora o resultado da aplicao de procedimentos de auditoria sobre a amostra no seja satisfatrio, o restante da populao possua menor nvel de erro do que aquele detectado na amostra. Amostra ruim, resto da populao OK.
1)

Amostragem
Tambm

se chama de Risco de Subdependncia do Controle. O controle interno mais confivel do que o Auditor pressupe. Conseqncia: procedimentos mais intensos que o necessrio

155

Amostragem
Risco de superavaliao da confiabilidade: o risco de que, embora o resultado da aplicao de procedimentos de auditoria sobre a amostra seja satisfatrio, o restante da populao possua maior nvel de erro do que aquele detectado na amostra. Amostra OK, resto da populao ruim. Tambm se chama de Risco de Superdependncia do Controle. O controle interno menos confivel do que o Auditor pressupe. Consequencia: maior risco de erros ou fraudes no serem identificados
b)

Amostragem
Testes Substantivos (na fase de planejamento de execuo da auditoria contbil): a) Risco de rejeio incorreta: o risco de que, embora o resultado da aplicao de procedimentos de auditoria sobre a amostra leve concluso de que o saldo de uma conta ou classe de transaes registradas est, relevantemente, distorcido, mas, efetivamente, no est; Amostra ruim, populao OK
2)

156

Amostragem
b)

Risco de aceitao incorreta: o risco de que, embora o resultado da aplicao de procedimentos de auditoria sobre a amostra leve concluso de que o saldo de uma conta ou classe de transaes registradas no est, relevantemente, distorcido, mas, efetivamente, est. Amostra OK, populao ruim

Amostragem
Resumo

esquemtico: 1) Testes de Observncia: Subavaliao da confiabilidade dos testes e Subdependncia do Controle. Superavaliao da confiabilidade dos testes e Superdependncia do Controle. 2) Testes Substantivos: Rejeio incorreta Aceitao incorreta

157

Amostragem
(ACE-TCU/2002/ESAF)

Ao utilizar o mtodo de amostragem estatstica para verificar a aderncia aos controles internos, o auditor tem maior probabilidade em conduzir a uma opinio errnea quando incorre no risco de: a) Subavaliao de confiabilidade b) Rejeio incorreta c) Aceitao incorreta d) Superavaliao da confiabilidade e) Avaliao da populao

Amostragem
Comentrios:

Aderncia, controles internos, testes de observncia: confiou de mais nos controles: D O risco de subavaliao da confiabilidade e o risco de rejeio incorreta afetam a eficincia da auditoria, visto que, normalmente, conduziriam o auditor a realizar trabalhos adicionais, o que estabeleceria que as concluses iniciais eram incorretas.

158

Amostragem
O

risco de superavaliao da confiabilidade e o risco de aceitao incorreta afetam a eficcia da auditoria e tm mais probabilidade de conduzir a uma concluso errnea sobre determinados controles, saldos de contas ou classe de transaes do que o risco de subavaliao da confiabilidade ou o risco de rejeio incorreta.

Amostragem
O

tamanho da amostra afetado pelo nvel do risco de amostragem que o auditor est disposto a aceitar dos resultados da amostra. Quanto mais baixo o risco que o auditor estiver disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra. Menor nvel de risco ocorrer com maior amostra

159

Amostragem
Erro

Tolervel Erro tolervel o erro mximo na populao que o auditor est disposto a aceitar e, ainda assim, concluir que o resultado da amostra atingiu o objetivo da auditoria. Erro mximo na populao que o Auditor est disposto a aceitar.

Amostragem
erro tolervel considerado durante o estgio de planejamento e, para os testes substantivos, est relacionado com o julgamento do auditor sobre relevncia. Quanto menor o erro tolervel, maior deve ser o tamanho da amostra.
O

160

Amostragem
Nos

testes de observncia, o erro tolervel a taxa mxima de desvio de um procedimento de controle estabelecido que o auditor est disposto a aceitar, baseado na avaliao preliminar de risco de controle.

Amostragem
Nos

testes substantivos, o erro tolervel o erro monetrio mximo no saldo de uma conta ou uma classe de transaes que o auditor est disposto a aceitar, de forma que, quando os resultados de todos os procedimentos de auditoria forem considerados, o auditor possa concluir, com segurana razovel, que as Demonstraes Contbeis no contm distores relevantes.

161

Amostragem
Erro

Esperado Se o auditor espera que a populao contenha erro, necessrio examinar uma amostra maior... ...do que quando no se espera erro, para concluir que o erro real da populao no excede o erro tolervel planejado.

Amostragem
Erro

real da populao < Erro tolervel planejado Tamanhos menores de amostra justificam-se quando se espera que a populao esteja isenta de erros.

162

Amostragem
Ao

determinar o erro esperado em uma populao, o auditor deve considerar aspectos como, por exemplo, os nveis de erros identificados em auditorias anteriores, mudana nos procedimentos da entidade e evidncia obtida na aplicao de outros procedimentos de auditoria.

Amostragem
(AFRF/2003/ESAF)

amostra, o considerar: a) sistematizao b) materialidade c) casualidade d) experincia e) aleatoriedade

Ao selecionar a auditor no deve

163

You might also like