You are on page 1of 2

OLHA O CARNAVAL A, GENTE!!!

O Brasil conhecido como o "pas do carnaval" e, como bons brasileiros, devemos saber um pouco sobre essa festa que contagia muita gente daqui e de diversas partes do mundo. A HISTRIA DO CARNAVAL O carnaval uma festa popular muito antiga e, por isso, no se sabe a origem exata dessa comemorao. O que se sabe que essa tradio vem sendo transmitida de gerao a gerao h muitos sculos. Quem trouxe o carnaval ao Brasil foram os portugueses, por volta de 1750. Nessa poca, a festa era chamada de entrudo, palavra que vem do latim introitu e significa entrada, pois a comemorao comeava na entrada (incio) da Quaresma. Mais tarde, surgiram as mscaras, as fantasias e as marchinhas. A serpentina (de origem francesa) e o confete (de origem espanhola) que enfeitam os bailes de salo chegaram ao Brasil em 1892. Algumas fantasias, como as de Pierr, Colombina, Arlequim e Rei Momo so bastante tradicionais, principalmente nos bailes de salo. Mas, mesmo com todo o sucesso desses bailes, o carnaval de rua cada vez mais procurado e ainda preserva parte do folclore brasileiro. CARNAVAL DE RUA Desde o incio do carnaval brasileiro, muitas pessoas o comemoram nas ruas. Foram assim que apareceram os blocos e os cordes, grupos que cantavam msicas prprias e que deram origem s escolas de samba. Hoje, nos estados da Regio Nordeste, o carnaval de rua rene uma multido de pessoas, entre brasileiros e estrangeiros. Cada estado tem sua maneira de festejar. Na Bahia, por exemplo, a grande atrao so os trios eltricos e, em Pernambuco, danas tradicionais como o frevo e o maracatu fazem a festa de adultos e crianas.

O CARNAVAL BRASILEIRO O primeiro carnaval brasileiro, segundo os historiadores, aconteceu em 1641. O governador do Rio de Janeiro, Salvador Correa de S Benevides, determinou que se dedicasse uma semana de festa para homenagear a coroao de D. Joo IV. O povo adorou a idia. No incio, o carnaval era animado com canes portuguesas, como as quadrilhas. Depois, vieram a polca e os ritmos do carnaval italiano. S em 1870 que surgiu uma msica tipicamente brasileira, o maxixe, e a primeira cano carnavalesca do pas: E viva Z Pereira. Uma tradio do carnaval eram as brigas com ovos, limes, gua e farinha, j cultivada em outros pases. Na poca da Proclamao da Independncia, eram comuns essas batalhas. At as orgulhosas senhoritas da alta sociedade participavam. Das varandas das casas, moas vistosas jogavam ovos e gua nas pessoas que passavam na rua. O SAMBA O samba tem origem em antigos ritmos trazidos pelos escravos africanos para o Brasil. Afirmase que a palavra samba vem de semba, que significa umbigada ou unio do baixo ventre em dialeto africano. No sculo XIX, esses ritmos africanos sofreram a influncia da polca, da habanera, do maxixe e do choro. A arte do samba chegou ao Rio de Janeiro com as baianas que ali foram viver. Por incrvel que parea, nem sempre o carnaval foi comemorado com samba, mesmo no Rio de Janeiro. No sculo 18, no havia um tipo de msica especfico para a festa. J no finalzinho

do sculo 19 e no comecinho do sculo 20, eram as marchas-rancho que embalavam os folies cariocas. A primeira msica feita especialmente para o carnaval foi "Abre Alas": " abre alas, que eu quero passar Eu sou da lira, no posso negar (...)" Ela foi composta por Chiquinha Gonzaga em 1899, para o cordo Rosa de Ouro (na poca, ainda no havia escolas de samba). Mas fez sucesso de verdade dois anos depois, no carnaval de 1901. Antes disso, as pessoas no faziam msicas para o carnaval, como hoje temos os sambasenredo, compostos para as escolas de samba cantarem no desfile. O samba s era cantado em reunies nas casas, quando se formavam rodas e os presentes improvisavam versos e melodias. As marchinhas de carnaval tambm faziam muito sucesso na primeira metade do sculo 20. Mais rpidas que a marcha-rancho, algumas canes nesse ritmo so cantadas at hoje: "Se voc fosse sincera/ , Aurora/ Veja s que bom que era/ / Aurora" ("Aurora", de Mrio Lago e Roberto Roberti, 1941)

"Mame eu quero/ Mame eu quero/ Mame eu quero mamar/ D a chupeta/ D a chupeta/ D a chupeta pro nenm no chorar" ("Mame eu Quero", de Jararaca e Vicente Paiva, 1937)

You might also like