You are on page 1of 3

O que so Direitos Humanos?

Os Direitos Humanos so direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos so considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa no capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida. DIREITOS FUNDAMENTAIS NA CONTITUIO FEDERAL DE 1988 A Constituio Federal de 1988, trouxe em seu Ttulo II, os Direitos e Garantias Fundamentais, subdivididos em cinco captulos: a- Direitos individuais e coletivos: so os direitos ligados ao conceito de pessoa humana e sua personalidade, tais como vida, igualdade, dignidade, segurana, honra, liberdade e propriedade. Esto previstos no artigo 5 e seus incisos; b- Direitos sociais: o Estado Social de Direito deve garantir as liberdades positivas aos indivduos. Esses direitos so referentes educao, sade, trabalho, previdncia social, lazer, segurana, proteo maternidade e infncia e assistncia aos desamparados. Sua finalidade a melhoria das condies de vida dos menos favorecidos, concretizando assim, a igualdade social. Esto elencados a partir do artigo 6; c- Direitos de nacionalidade: nacionalidade, significa, o vnculo jurdico poltico que liga um indivduo a um certo e determinado Estado, fazendo com que este indivduo se torne um componente do povo, capacitando-o a exigir sua proteo e em contra partida, o Estado sujeita-o a cumprir deveres impostos a todos; d- Direitos polticos: permitem ao indivduo, atravs de direitos pblicos subjetivos, exercer sua cidadania, participando de forma ativa dos negcios polticos do Estado. Esta elencado no artigo 14; e- Direitos relacionados existncia , organizao e a participao em partidos polticos: garante a autonomia e a liberdade plena dos partidos polticos como instrumentos necessrios e importantes na preservao do Estado democrtico de Direito. Esta elencado no artigo 17. Os Direitos Fundamentais, ou Liberdades Pblicas ou Direitos Humanos definido como conjunto de direitos e garantias do ser humano institucionalizao, cuja finalidade principal o respeito a sua dignidade, com proteo ao poder estatal e a garantia das condies mnimas de vida e desenvolvimento do ser humano, ou seja, visa garantir ao ser humano, o respeito vida, liberdade, igualdade e a dignidade, para o pleno desenvolvimento de sua personalidade. Esta proteo deve ser reconhecida pelos ordenamentos jurdicos nacionais e internacionais de maneira positiva. As principais caractersticas dos direitos fundamentais so:

a- Historicidade: os direitos so criados em um contexto histrico, e quando colocados na Constituio se tornam Direitos Fundamentais; b- Imprescritibilidade: os Direitos Fundamentais no prescrevem, ou seja, no se perdem com o decurso do tempo. So permanentes; c- Irrenunciabilidade: os Direitos Fundamentais no podem ser renunciados de maneira alguma; d- Inviolabilidade: os direitos de outrem no podem ser desrespeitados por nenhuma autoridade ou lei infraconstitucional, sob pena de responsabilizao civil, penal ou administrativa; e- Universalidade: os Direitos Fundamentais so dirigidos a todo ser humano em geral sem restries, independente de sua raa, credo, nacionalidade ou convico poltica; f- Concorrncia: podem ser exercidos vrios Direitos Fundamentais ao mesmo tempo; g- Efetividade: o Poder Pblico deve atuar para garantis a efetivao dos Direitos e Garantias Fundamentais, usando quando necessrio meios coercitivos; h- Interdependncia: no pode se chocar com os Direitos Fundamentais, as previses constitucionais e infraconstitucionais, devendo se relacionarem para atingir seus objetivos; i- Complementaridade: os Direitos Fundamentais devem ser interpretados de forma conjunta, com o objetivo de sua realizao absoluta. Os Direitos Fundamentais so uma criao de todo um contexto histricocultural da sociedade.

AS SUCESSIVAS GERAES DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS As trs geraes que exprimem os ideais de Liberdade (direitos individuais e polticos), Igualdade (direitos sociais, econmicos e culturais) e Fraternidade (direitos da solidariedade internacional), compem atualmente os Direitos Fundamentais que so: a- Os direitos da primeira gerao ou primeira dimenso inspirados nas doutrinas iluministas e jusnaturalistas dos sculos XVII e XVIII: seriam os Direitos da Liberdade, liberdades estas religiosas, polticas, civis clssicas como o direito vida, segurana, propriedade, igualdade formal (perante a lei), as liberdades de expresso coletiva, etc. So os primeiros direitos a constarem do instrumento normativo constitucional, a saber, os direitos civis e polticos. Os direitos de liberdade tm por titular o indivduo, traduzem-se como faculdades ou atributos da pessoa e ostentam uma subjetividade que seu

trao mais caracterstico, sendo, portanto, os direitos de resistncia ou de oposio perante o Estado, ou seja, limitam a ao do Estado. b- Segunda gerao ou segunda dimenso: seriam os Direitos da Igualdade, no qual esto proteo do trabalho contra o desemprego, direito educao contra o analfabetismo, direito sade, cultura, etc. Essa gerao dominou o sculo XX, so os direitos sociais, culturais, econmicos e os direitos coletivos. So direitos objetivos, pois conduzem os indivduos sem condies de ascender aos contedos dos direitos atravs de mecanismos e da interveno do Esatdo. Pedem a igualdade material, atravs da interveno positiva do Estado, para sua concretizao. Vinculam-se s chamadas liberdades positivas, exigindo uma conduta positiva do Estado, pela busca do bem-estar social. c- Terceira gerao ou terceira dimenso, que foram desenvolvidos no sculo XX: seriam os Direitos da Fraternidade, no qual est o direito a um meio ambiente equilibrado, uma saudvel qualidade de vida, progresso, etc.Essa gerao dotada de um alto teor de humanismo e universalidade, pois no se destinavam somente proteo dos interesses dos indivduos, de um grupo ou de um momento. Refletiam sobre os temas referentes ao desenvolvimento, paz, ao meio ambiente, comunicao e ao patrimnio comum da humanidade. d- Quarta gerao ou quarta dimenso, que surgiu dentro da ltima dcada, por causa do avanado gr de desenvolvimento tecnolgico: seriam os Direitos da Responsabilidade, tais como a promoo e manuteno da paz, democracia, informao, autodeterminao dos povos, promoo da tica da vida defendida pela biotica, direitos difusos, ao direito ao pluralismo etc. A globalizao poltica na esfera da normatividade jurdica foi quem introduziu os direitos desta quarta gerao, que correspondem derradeira fase de institucionalizao do Estado social. Est ligado a pesquisa gentica, com a necessidade de impor um controle na manipulao do gentipo dos seres, especialmente o homem. Os Direitos Fundamentais, atualmente, so reconhecidos mundialmente, por meio de pactos, tratados, declaraes e outros instrumentos de carter internacional. Esses Direitos fundamentais nascem com o indivduo. E por essa razo, a Declarao Universal dos Direitos do Homem (ONU-1948), diz que os direitos so proclamados, ou seja, eles pr existem a todas as instituies polticas e sociais, no podendo ser retirados ou restringidos pelas instituies governamentais, que por outro lado devem proteger tais direitos de qualquer ofensa.

You might also like