You are on page 1of 5

Untitled Document

http://www.prandiano.com.br/html/m_dic2.htm

copyright 2000 by A.P.Ricieri

DECIMAL
decimal Ingls dcimale Francs decimal Espanhol Dezimal Alemo

Do latim medieval decimus originou em portugus dcimo. Decimus tm sua origem no verbo decimate conjugado pelos generais romanos nas ocasies que seus soldados se rebelavam. Para restabelecer a ordem dezimavam (decimate)um soldado em cada grupo de dez: cortavam-lhe a cabea.

DERIVADA
derivative Ingls drive Francs derivada Espanhol Ableitung Alemo

Do latim de (a partir do) + rivus (riacho). A palavra derivus ou derive significa literalmente "aquele que flui". Da o termo latino derivative , em ingls fluxion e em francs drivative. Na Fsica - Matemtica esse termo induz a seguinte noo: a funo acelerao "flui" da funo velocidade:

DIAGONAL
diagonal diagonale Ingls Francs diagonal Espanhol Diagonale Alemo

Do grego di (atravs de) + gona (ngulo): " riscando atravs do ngulo".

1 de 4

17/10/2006 14:48

Untitled Document

http://www.prandiano.com.br/html/m_dic2.htm

No quadrado, por exemplo, a diagonal o segmento de reta que une dois vrtices (angulus) no adjacentes. O quadrado tem duas diagonais, entretanto o tringulo no tem nenhuma. Um polgono de n lados tem n ( n - 3 ) / 2 diagonais.

DIMETRO
diameter diamtre dimetro Durchmesser Ingls Francs Espanhol Alemo

Do grego di (atravs de, de lado ao outro) + mtron (medida, medio); isto , dimentros trata-se de uma medida entre "lados opostos"; "pontos opostos".

No crculo, o dimetro qualquer segmento de reta que passa pelo centro ligando dois pontos opostos pertencentes circunferncia, como mostra o desenho.

DISCRIMINANTE
discriminant discriminant discriminante Diskriminante Ingls Francs Espanhol Alemo

Do latim dis (separar, distinguir) + crimen (acusao, indcio). Da a palavra crime. A palavra entendida como aquilo que distingue um indcio. Na equao do segundo grau ax+bx+c=0, o discriminante dado em termos dos coeficientes atravs da frmula . Distingui-se trs casos:

2 de 4

17/10/2006 14:48

Untitled Document

http://www.prandiano.com.br/html/m_dic2.htm

DISTNCIA
distance Ingls distance Francs distancia Espanhol entfernung Alemo

Do latim dis (separado) + stare (estar), isto , qual separados esto dois pontos.

DOMNIO
domain Ingls domaine Francs dominio Espanhol Herreschaft Alemo

Do latim medieval dominus significa senhor, Deus, dono de uma casa (domus). Senhor da vida de algum. In capite alicujus dominari: aquele que estipula como se deve viver. Dominus era o tratamento que os romanos deram aos seus imperadores a partir de Calgula, que se intitulava um deus entre os homens. Assim, quando os romanos se referiam ao dominus caligulae, esperavam que os deuses os ouvisem* atravs do imperador. Dies dominicus ou dominica, domingo, para os catlicos, o dia santo, o dia do Senhor Deus.
*ver funo

FRMULA
formula Ingls formule Francs frmula Espanhol Formel Alemo

Do latim forma, do portugus molde, frma: modelo oco de madeira ou gesso onde verte-se substncia derretida que solidificada forma, modela, objetos iguais. O sufixo-ula implica diminutivo: pequena frma. Do direito formula = forma + ula, refere-se a uma regra da jurisprudncia que induz a aplicao da lei de forma igual todos. Da a origem da palavra frmula usada em Matemtica que tem, por exemplo, em a regra (formula) que deve ser aplicada no clculo da rea de todos os crculos de raio R. Entende-se tambm a palavra latina formula como aquilo que encontramos ao trmino (orgasms) do desenvolvimento de uma ao. Do grego orgasms: o mais alto grau de excitao dos sentidos humanos.

FUNO
function Ingls fonction Francs funcin Espanhol Funktion Alemo

3 de 4

17/10/2006 14:48

Untitled Document

http://www.prandiano.com.br/html/m_dic2.htm

Do latim functus, refere-se ao particpio passado do verbo fungor que, em portugus, significa interpretar, isto , falar sobre aquilo que se conhece. Ao de cumprir um encargo. Defunctus aquele que j no mais fala, cumpriu seu papel de vivo. A palavra functus foi usada em matemtica no ano de 1697, nas cartas trocadas entre Gottfried Wilhelm Leibniz e Jean Bernoulli: Conmercium Philosophicum et Mathematicum Leibniz et Bernoulli, vol. I, 1745. Leonhard Euler, em 1734, na revista Comment Petropol. ad Annes, rotulou uma funo por f (x) quando escreveu: " f (x) denote functionem quamcunque ipsus x", isto , " f(x) denota uma funo para qualquer x."

GRAUS
degree Ingls degr Francs grado Espanhol Grade Alemo

Do latim gradus, do ingls degree, do francs degr que significa passo, marcha, dar passos, percorrer uma distncia em trechos, dividir em partes etc. A circunferncia, na trigonometria, por exemplo, foi dividida em 360 gradus (360 graus) 360 partes. Centigrade significa dividir em cem (centum) partes (lembre a escala Celsius).

GRFICO
graph Ingls graphe Francs grfico Espanhol Graph Alemo

Do grego grapho, corresponde a fazer marcas, desenhar, marcar uma pedra, um pedao de madeira ou uma folha de papel. Pode-se traduzir graphein tambm por escrever. Da os historiadores afirmarem que nossa civilizao foi grafa ( que no escrevia).

O CURSO PRANDIANO PARA TODOS

4 de 4

17/10/2006 14:48

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

You might also like