You are on page 1of 2

Controle do poder: realidade ou fico 20.Mai.

2003 | Jos Carlos Manhabusco* Como de costume desejamos alcanar a reflexo atravs da discusso, sendo este o real objetivo desta matria. A questo simples. Vivenciamos um debate acerca do controle externo do Poder Judicirio. Todavia, a verdadeira fiscalizao deveria atingir a todos os Poderes, ou seja, Executivo, Legislativo e Judicirio. Esta seria a vontade popular, salvo melhor juzo. Hoje, sem sombra de dvidas, o Ministrio Pblico vem desempenhado um papel institucional de grande valia, na medida em que como instituio permanente e essencial funo jurisdicional do Estado, tem procurado defender a ordem jurdica, o regime democrtico e os interesses sociais e individuais indisponveis, exatamente como preconiza a dico do artigo 127 da Constituio Federal. Releva salientar que h correntes que o equipara a um quarto Poder, mas no este o foco do assunto. A sociedade convive com o tema "CONTROLE EXTERNO DO JUDICIRIO", porm no existe debate suficiente para que todos possam entender o que isto significa para os jurisdicionados. Vamos nos socorrer ao prembulo da Constituio da Repblica de 1988 quando reza, em sntese que: "... reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um estado democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia

como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias...". Ora, a leitura daquele texto, com certeza, nos levar ao entendimento de que, se houver o cumprimento dos objetivos fundamentais, seguramente no iremos necessitar de qualquer controle. Os Poderes so independentes, porm devem se ativar com harmonia. Recentemente o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Francisco Fausto, afirmou que a ampla campanha que est sendo feita em defesa da criao de um controle externo para o Judicirio lhe parece suspeita com o claro propsito de retirar a condio de Poder de Estado. E mais, que o procedimento poder fazer com que o Poder Judicirio sofra interferncia de polticos e do Executivo, visando tambm minar a liberdade para julgar da prpria Justia. Vendo a situao por outro prisma, a ministra do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, enfatiza que a pretenso pela maior transparncia do Judicirio, sendo que os problemas existentes no so restritos a esse poder, e que a soluo envolve a contribuio dos Poderes executivo e Legislativo, cada um com a sua contribuio. Comentando fala do Presidente da Repblica, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurlio prefere dizer que houve uma infelicidade quando da utilizao da expresso "engaveta", quando atuao do Poder Judicirio. As acusaes so mtuas.

O que no podemos admitir que a reforma seja apenas do Poder Judicirio, vez que o compromisso estampado na Constituio da Repblica no diz respeito tosomente quele Poder, mas a todos os poderes. O Executivo deve liberar os recursos necessrios; o Legislativo deve aprovar medidas que busquem simplificar a tramitao processual; e o Judicirio prestar a tutela jurisdicional com celeridade e efetividade. Os representantes dos poderes sabem de suas atribuies e competncias. Conhecem suas prerrogativas e obrigaes, seno no estariam ocupando aquela posio. No basta deter o poder, h necessidade de exerc-lo em sua plenitude na busca do interesse da coletividade. A questo de ordem pblica, independente da vontade do administrador. A organizao do Estado visa o bem comum; do povo. De uma certa forma o controle j exercido, pois os polticos so eleitos pelo povo; os magistrados atravs de concurso de provas e ttulos; e os funcionrios pblicos por intermdio de certame obrigatrio para o ingresso na carreira. Restam os cargos comissionados que so de responsabilidade das prprias autoridades. Vamos encerrar dizendo que os Poderes devem obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, dentre outros elencados na dico do artigo 37 da Constituio Federal. O no cumprimento aos pressupostos caracteriza infrao (administrativa e/ou cvel e/ou criminal), com a cominao de sano. Pelo respeito constituio do Estado Democrtico de Direito!

* Advogado e Conselheiro Estadual da OAB/MS. email: manhabusco@hotmail.com

You might also like