You are on page 1of 19

Criar uma nova cultura no significa apenas fazer individualmente descobertas originais, significa, tambm e, sobretudo, difundir criticamente

verdades j descobertas, socializ-las por assim dizer; transform-las, portanto, em aes vitais, um elemento de coordenao e de ordem intelectual. Gramisci.

CAPTULO III O PAPEL DO ORIENTADOR NOS DIAS ATUAIS

3.1 - O RECOMEO No incio dos anos 90, ocorreram alguns fatos que caracterizaram o novo caminho da orientao educacional. Desde ento, comeou a realizar-se um trabalho bem mais significativo na educao, o que tem acarretado mudanas progressivas, que a passos largos seguem at o momento, exigindo do orientador uma postura que se adegue ao atual contexto. Neste terceiro captulo, prope-se colocar em evidncia o papel do orientador frente realidade educacional inerente aos desafios de uma sociedade em constantes transformaes, expondo tambm a importncia do seu trabalho para a concretizao de uma educao de qualidade. O novo rumo da Orientao Educacional advm do assunto proferido no VII CBOE, ocorrido em julho de 1982, o qual contemplava o orientador educacional como agente de renovao. Nesse evento, este profissional passou a pensar sua prtica numa perspectiva mais abrangente e contextualizada. No mais seriam necessrias as teorias psicolgicas como fundamento principal de sua ao, mas o prprio contexto social no qual o aluno estava inserido. Dessa forma, a categoria dava-se conta de que o processo pedaggico parte integrante de uma sociedade altamente complexa, e como tal, no podia ser desconsiderada no seu trabalho com todos os desafios conseqentes dessa complexidade. Apartir desta nova concepo, de uma orientao voltada para o social, o orientador encaminha a sua prtica considerando a sociedade como um todo e situando o aluno no seu meio, sem limitar-se s relaes estritamente escolares. Sob esta idia o Orientador Educacional dever, alm de mostrar o seu desempenho profissional, observar as mudanas

de valores impostas pela mdia, que insistem em reduzir os indivduos a meros consumidores, induzindo-lhes a terem uma preocupao exagerada com o padro de beleza e com o bemestar fsico e mental; acompanhar a evoluo histrica e o desdobramento dos meios econmico e poltico como eixo condutor da nao; analisar o nvel de desenvolvimento social e educacional; verificar o grau de influncia da tecnologia na produo; enfim, observar a sociedade em todos os aspectos funcionais e de crescimento, como tambm os culturais. A orientao educacional tem, pois, que dar respostas aos desafios na rapidez com que eles so postos. O orientador de hoje precisa acompanhar o ritmo frentico das transformaes decorrentes da globalizao, levando em conta a coletividade do seu mundo com todo o seu avano tecnolgico e as crises nele existentes, para ajudar o aluno em sua subjetividade a conscientizar-se enquanto cidado que pode e deve interferir na histria desse mundo.

3.2 - OS CAMPOS DA ORIENTAO Segundo Grispun (2004, p. 73-74), o Campo da Orientao educacional engloba trs outros campos que evidentemente se cruzam e entrecruzam nos seus objetivos e interesses. So estes: o da sociedade, da educao e o da escola. O primeiro, o da sociedade, j foi anteriormente evidenciado, ficando claro que esta amplamente complexa e deve ser observada em todos os aspectos de sua complexidade. Mas, e a educao? O que se dizer dela, que est dentro deste processo de desenvolvimento social e inerente a ele? A educao constitui-se parte essencial da sociedade, uma vez que ela movida por esta organizao complexa e recebe os reflexos de sua agilizao, podendo interferir em seus desdobramentos, atravs da poltica educacional e seu processo de formao de alunos e professores, dos recursos e meios educativos e

informativos, da relao cincia conhecimento, da relao de educao formal e informal, dos valores e da filosofia. Ela responsvel pelo processo de formao do indivduo por meio da escola. Dentro desse sistema, a escola, movida pela educao, tem a funo de formar o educando para a sociedade, sem abstra-lo dela. Dessa forma, como centro de socializao, ela tem a funo filosfica, poltica, social e pedaggica. A dimenso filosfica permite questionar a concepo de que tipo de homem a escola deseja formar. A orientao educacional tem aqui a base principal da fundamentao de suas atividades; A dimenso social garante a transmisso de conhecimentos, onde a escola deve preparar seus alunos para a vivncia social, considerando os conflitos e consensos da realidade escolar e os valores distintos da sociedade. A Orientao Educacional trabalha nessa dimenso, levando em conta o contexto social da realidade da escola e dos alunos envolvidos no processo ensinoaprendizagem; na dimenso poltica, a escola reconhece o educar como um ato poltico e constri o seu projeto poltico-pedaggico, tendo as polticas pblicas como determinantes na formao do aluno para a cidadania. Essa dimenso responsvel pela no-neutralidade do orientador perante as decises a serem tomadas na escola; A dimenso pedaggica tem como dado principal, o aspecto curricular, considerando os aspectos externos em que a escola est inserida, sua viso de mundo e de homem na construo do currculo. A orientao traz para dentro da escola o universo scio-cultural do aluno para a construo do seu currculo, alm de valorizar os aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores. Nesse sentido, Lucas (2003, p. 82) enfatiza:
Conhecer a funo social da escola e do homem que se quer formar fundamental para a realizao de uma prtica pedaggica competente e socialmente comprometida, particularmente num pas como o nosso, onde se convive com grandes desigualdades econmicas, sociais e culturais.

Diante o exposto, o papel do orientador educacional o de mediador do trabalho educativo na escola, ligando-o educao e prpria sociedade, considerando o contexto social real a fim de tornar concretos os objetivos desejados.

3.3 - A PRTICA DO ORIENTADOR E SEUS DESAFIOS A educao contextualizada, alm do trabalho em equipe e a formao voltada para o desenvolvimento crtico e emocional do aluno, tornaram-se os novos paradigmas da orientao educacional, o que significa o resgate do humanismo perante uma realidade de crescimento tecnolgico. Neste contexto, Grispun (2003, p. 29) fala sobre o papel do orientador:
O papel do orientador educacional na dimenso contextualizada diz respeito, basicamente, ao estudo da realidade do aluno trazendo-o para dentro da escola, no sentido da melhor promoo do seu desenvolvimento. A orientao educacional, como abordamos, no existe para padronizar os alunos nos paradigmas escolhidos como ajustados, disciplinados ou responsveis. O importante a singularidade dentro da pluralidade do coletivo.

Portanto, se faz necessrio um trabalho em conjunto, onde todos estejam comprometidos com uma educao de qualidade. Essa educao de qualidade no , ou pelo menos no deveria ser, baseada na educao das dcadas anteriores. Pois, os valores mudaram e tm hoje um novo conceito, devendo estes serem devidamente adequados ao nosso tempo.
A orientao que se quer hoje, de que se fala hoje, para este novo tempo, em que a educao tem que saber lidar com o real, com as perspectivas dessa realidade, entremeando esses momentos, essa passagem do presente para o futuro com a construo do imaginrio da escola, da educao e dos prprios alunos.(GRISPUN, 2001, p. 28)

Rosa Maria Lepak Milet relata, conforme sua experincia como orientadora educacional, que a atuao do orientador deve ultrapassar os muros da escola no sentido de participar de uma construo de uma escola de verdade para um aluno de verdade.

Nesse sentido Milet (apud ALVES, 1986, p. 46) diz:


Para dar conta deste projeto, optei por sair da escola. No ir embora, mas sair de seus portes, ultrapassar seus muros, para ver de perto como vive aquela comunidade. Seu modo de vida, suas dificuldades, interesses e aspiraes, suas necessidades e conquistas se transformariam em elementos de importncia fundamental para a organizao do currculo escolar. (...) no estou deixando de cuidar de minhas atividades no interior da escola, ao contrrio, este envolvimento representa condio para o desempenho profissional, coerente com a linha de trabalho que privilegio, que tem como princpio no perder de vista o contexto onde a escola se encontra localizada, o qual retrata a realidade concreta vivida pelos alunos.

Face ao exposto, o orientador nos dias atuais dever partir de onde o aluno est, numa ao dinamizadora e articuladora, sabendo-se apenas uma parte do todo (escola/educao) e, estando consciente dos seus prprios limites - alis fundamental que o orientador conhea-se para ajudar os outros a pensar-se e conhecer-se - aliar-se s outras partes (educadores/especialistas) para desempenhar o seu papel, objetivando superar as dificuldades existentes. Pois, somente um trabalho coletivo e no-competitivo entre as partes, favorecer o alcance de suas metas com xito e harmonia. Grispun (2004, p. 89) compara este trabalho com uma orquestra, onde a beleza do som, a sincronicidade do todo, depende de todas as partes. Se antes a orientao dava nfase ao trabalho individual, hoje est voltada muito mais para o coletivo, considerando que este formado por pessoas que sentem, pensam e agem dentro de uma sociedade complexa. Por isto, deve-se levar em conta no s as questes de ordem ideolgica, poltica e racional, mas tambm as de ordem afetiva, emocional e tica. Esse um dos grandes desafios dos quais o orientador tem que enfrentar. Ele precisa estar interado da realidade do aluno, do seu meio, analisando todo o conjunto, ter um olhar atento para o social e no se limitar apenas no mbito escolar. Outro desafio na ao do orientador a questo da tica. Este profissional deve inspirar confiana aos funcionrios da escola, aos alunos e aos pais, alm de respeitar o espao e atribuies

especficas de seus colegas, profissionais de outras reas diferentes da sua, e guardar sigilosamente as informaes sobre os educadores e sobre a instituio. Segundo Giacaglia e Penteado (1994, p. 9) O comportamento tico em relao s informaes sobre os alunos, funcionrios e pessoas da comunidade um dos principais aspectos a serem considerados. Outro desafio - talvez o maior - na prtica do orientador a questo da cidadania. Formar um cidado em uma sociedade onde as crises existentes so avassaladoras e onde a excluso social cada dia mais crescente, no tarefa das mais fceis. As desigualdades sociais, a violncia, a fome, a desestruturao da famlia e os apelos da mdia, que tendem a ocultar a realidade nua e crua da sociedade, atravs dos mecanismos de mascaramento, dificultam a ao educativa que se diferencia em educao por opo para a elite e por obrigao (por imposio legal) para as classes populares. Decorrente disso, urge ao orientador educacional ajudar o professor a descobrir-se como agente de mudana para que este empenhe-se na formao de seus alunos procurando auxili-los a tornarem-se conhecedores da realidade concreta e, ao mesmo tempo, conscientes de seus direitos e responsabilidades sociais, enquanto cidados. De acordo com Maccariello (apud GRISPUN 2004, p. 56), a sociedade brasileira vive uma democracia incipiente e ainda muito instvel, que se alterna em espaos de tempo democrticos e ditatoriais, fragilizando e dificultando a consolidao de uma poltica democrtica, o que influi diretamente na concretizao da educao para a cidadania. No entanto, o orientador empenha-se cada vez mais na esperana da efetivao da educao cidad, numa perspectiva crtica e participativa, onde os educadores sejam ativos nas decises concernentes esfera social, como afirma Vasconcelos (2002) na definio de cidados: Cidado aquele que participa ativamente, que decide o destino da Polis, que no espera ser chamado, que se engaja na luta de autodeterminao pessoal e social.

O grande desafio , portanto, explorar as contradies da escola e da sociedade e convert-las em espao de reflexo e debate, onde os conflitos so trabalhados e no encobertos, de forma tal que a superao da fragmentao da atividade pedaggica se constitua em uma meta importantssima no interior da escola.

3.4 - INSTNCIAS DE ATUAO Hoje as atribuies do orientador educacional vo alm daquelas definidas nos artigos 8 e 9 do Decreto n 72.846/73 que dizem que o orientador deve coordenar, participar e planejar do processo educativo global na implantao do Servio de Orientao Educacional e no seu funcionamento, na orientao vocacional, na sondagem de interesses, habilidades e aptides, superviso de estgios na rea de Orientao Educacional, a sistematizao do intercmbio de informaes entre outras atribuies privativas mencionadas no art. 8, e no artigo 9, no qual so definidas as atribuies privativas, como por exemplo, participar da identificao e caracterizao da clientela escolar e da comunidade, participar da concluso do currculo da escola, participar do encaminhamento de alunos para os estgios etc. Na prtica, o orientador descobre, em situaes tantas e diversificadas, que sua interveno necessria para defender a qualidade efetiva do ensino e aprendizagem. Sendo assim, seu trabalho de relevante importncia na escola, desde que se empenhe na realizao de uma educao de qualidade e tenha o trabalho integrado com toda a equipe tcnica como objetivo principal de sua prtica. Alm disso, tambm funo do orientador, ajudar o professor no resgate da sua identidade e autonomia como profissional, para que este encontre o sentido e a importncia do seu trabalho enquanto educador.

A ele compete ainda a tarefa de observar, ouvir e dialogar com os alunos no sentido de despertar neles o interesse em participar ativamente na sala de aula, na escola e na comunidade, agindo crtica e responsavelmente, consciente que o sujeito do seu prprio conhecimento. A respeito da orientao profissional, competncia do orientador informar aos alunos sobre a realidade do mercado de trabalho, denunciando o seu esquema poltico e ajud-los a conhecerem a si mesmos, compreenderem as circunstncias histricas, a acompanharem o movimento das profisses e a buscarem alternativas precisa estar sempre por dentro dos acontecimentos da escola e a sua participao e coordenao imprescindvel nos processos metodolgicos da escola como: Projeto Poltico-Pedaggico, Reunio Pedaggica Semanal, Conselho de Classe, Estudo de Caso, Planejamento Participativo, Conselho de Escola, Reunio com os Pais, entre outros. A participao do orientador educacional neste processo de grande relevncia, uma vez que so estes basicamente os propiciadores da efetivao do novo modelo de trabalho da orientao, devido o grau de coletividade exigido na construo dos mesmos. No Projeto Poltico-Pedaggico, o orientador participa em trs fases: a primeira a de sensibilizao, na qual ele observa a resistncia e o no envolvimento do grupo, procurando intervir na reverso dessa situao; na segunda fase, a de construo, ele ajuda na coordenao geral do trabalho, viabilizando a participao plena dos grupos; na fase de realizao, sua funo a de acompanhar o desenrolar do projeto, alertando as partes envolvidas (alunos, pais, funcionrios) quanto aos pontos da programao ainda no atingidos. Na Reunio Pedaggica Semanal, espao de estudo, pesquisa avaliao, troca de experincias, partilha de dvidas, sistematizao da prtica e replanejamento, que envolve a participao de professores, direo, orientao e superviso, o orientador acompanha o trabalho dos docentes pela observao do seu envolvimento na reunio ou pelo dilogo exclusivo, se for necessrio. No Conselho de Classe Participativo, encontro de vrios segmentos (professores, alunos, pais,

equipe tcnica) em torno de um objetivo comum: melhorar a qualidade do processo ensinoaprendizagem, o orientador ajuda na reflexo sobre a prtica educativa como um todo e como processo. No Conselho de Escola, espao para a democratizao da escola, o orientador deve incentivar os segmentos da escola, bem como a comunicao a lutar pela boa qualidade do ensino (VASCONCELOS, 2002, p. 82-84). Alm disso, igualmente fundamental no exerccio do orientador, associar-se na construo do currculo escolar visando no somente o ensinar e o aprender de disciplinas ou matrias, mas tambm valorizar todo o contexto social dos alunos, como tambm as emoes, os valores, afetos, sentimentos e relaes externas dos mesmos. A contribuio do orientador na elaborao desse currculo que contemple a educao integral do aluno importante, dada a necessidade que se tem hoje, devido a problemtica familiar agravada pelas crises scioeconmicas, que acaba por deixar de lado os aspectos afetivos e emocionais, aumentando gradativamente os problemas na escola. Por essa razo, o currculo deve abranger tambm essa esfera, na tentativa de suprir ou de complementar a educao dada pela famlia com relao sexualidade, afetividade, preveno de gravidez precoce, drogas, sentido da existncia, educao no trnsito, tica, consumo, respeito ao meio ambiente, dentre outros temas transversais, nos quais os jovens apresentam carncia de conhecimentos, ou simplesmente, curiosidade. O orientador poder promover, junto aos demais atores da escola, encontrados, palestras ou entrevistas com profissionais qualificados que possam esclarecer as dvidas dos alunos ou, at ele mesmo realizar sesses de grupo, de acordo com os interesses dos educandos e respeitando os seus prprios limites e as possibilidades da instituio, para responder a essas questes e tratar desses assuntos. A ao orientadora no deve ser autocentrada, mas mediadora do vnculo de relacionamento entre o aluno e o professor, assumindo uma postura pautada na dialtica

ternura-vigor sem parecer ser o defensor do aluno nem cmplice do professor, nem, muito menos, tomar a posio equivocada da qual muitas escolas adotam: de coordenador disciplinar, conforme apresenta Vasconcelos (2002, p. 81).

3.5 - A IMPORTNCIA DA ORIENTAO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS Para exercer a sua funo e fazer um bom trabalho, o orientador precisa estar dotado de muitos conhecimentos e informaes, pois ele constantemente consultado por alunos, professores, funcionrios e por todos os que compem instituio. Seu trabalho de fundamental importncia para o bom funcionamento da escola, por ser ele um mediador do processo ensino-aprendizagem. Ser que as instituies de ensino que tm o Orientador Educacional da mesma forma que as que no possuem? Seria o Servio de Orientao Educacional (SOE) imprescindvel para as escolas? As respostas para tais perguntas esto na prtica, ao comparar o desempenho das escolas sem orientador educacional com outras que tm o SOE em pleno funcionamento. Em ambas encontram-se os mesmos problemas com relao aprendizagem, disciplina e outros, comuns na educao. No entanto, as que possuem o orientador, conseguem contornar esses problemas seus alunos apresentam elevada auto-estima e organizam-se em grmios estudantis para reivindicar os seus direitos. Nestas o SOE uma espcie de corao da escola, por onde todos passam e depositam a sua confiana nos profissionais que os atendem, os ouvem e, quando necessrio, os advertem pelo dilogo franco. Da ser essencial a presena do orientador nas escolas e a sua prtica fundamental no bom funcionamento destas, contribuindo na melhoria do quadro educacional do pas. Muito se comentou a respeito da extino ou no do orientador educacional.
No ano de 1994 foram freqentes as perguntas sobre a continuidade da prtica da Orientao. Com bastante clareza, pela anlise lgica de sua trajetria e do prprio significado epistemolgico da orientao, ela nunca deixar de existir, embora sua

prtica deva relacionar-se com o novo contexto educacional, social, poltico e histrico que dever experienciar (GRISPUN, 1994, p. 26)

A Orientao Educacional no s no foi extinta, como foi novamente contemplada na nova LDB, - Lei de Diretrizes e Bases - Lei n 9394/96, no art. 64, que mantm a formao dos especialistas em educao por via de cursos de graduao em Pedagogia ou atravs de programas de ps-graduao; como destaca Lucas (2003, p. 71). A nova Lei 9.394/96 no mostra mais a obrigatoriedade da orientao, mas isso no quer dizer que o orientador possa vir a perder seu espao de trabalho, ele ter seu prprio espao junto aos demais componentes que integram escola. Contudo, imprescindvel que o orientador exera sua profisso de forma interdisciplinar, exercendo o seu trabalho harmoniosamente com os demais profissionais da educao, dentro de uma perspectiva contextualizada. Lucas (2003, p. 77-78) a luz de Melo (1994) contempla:
A nova forma da Orientao no depende de julgamentos morais seguidos de exerccios premonitrios sobre o seu novo fazer pedaggico. Depende, isto sim, do rumo que tomar a prtica social que processo coletivo da criao humana. Porm, voltamos a afirmar que s a compreenso das condies concretas j colocadas pelo desenvolvimento do processo de produo como condio essencial para o desenvolvimento dessa prtica social, tornar possvel a soluo real das questes colocadas por sua prtica social para serem resolvidas. Dentre essas questes inclumos tambm a Orientao Educacional.

Muitos equvocos transcorrem em torno da verdadeira funo do orientador. At hoje, pensa-se que ele tem as mesmas atribuies do psiclogo e que sozinho capaz de resolver todos os problemas existentes na escola, ou que um defensor do aluno. Na verdade o orientador educacional, nem o coitadinho que pode perder o seu espao de trabalho, nem tampouco o superpoderoso capaz de solucionar qualquer tipo de problema. O que precisa ficar bastante claro sobre o real papel do orientador que, apesar da grande necessidade do seu servio nos estabelecimentos de ensino, ele depende tambm dos outros profissionais que

integram escola, para realizar um trabalho satisfatrio com vistas em uma atuao condizente com os objetivos da sua funo. 3.6 A ORIENTAO A CAMINHO DO PROGRESSO Ora, ao olhar-se para trs, para a trajetria da histria da Orientao Educacional e se deter no seu novo caminhar, percebe-se que muitos progressos ocorreram nessa caminhada at os dias atuais. A orientao hoje caracterizada por uma atuao muito mais ampla, onde o orientador procura ser um mediador dentro do universo escolar em conjunto com os demais agentes, procurando fazer uma educao de qualidade, comprometendo-se com a formao da cidadania dos educandos. Aps tantos xitos obtidos atravs de muitas lutas at aqui, o orientador tem uma outra vitria a conquistar: ocupar o espao que seu, mostrando todo o seu potencial enquanto profissional, para que seja valorizado por todos aqueles que ainda tm uma viso equivocada do seu trabalho e que o vem como um inimigo, deixando de enxergar o seu verdadeiro valor e a ele aliar-se na luta pela construo de uma nova escola e de uma nova educao. A Orientao Educacional dos dias atuais precisa acompanhar o andamento social, de forma contextualizada e agir coletivamente na sua dimenso de trabalho, considerando esses fatos como determinantes na formao do aluno para a cidadania, levando em conta tambm os aspectos intelectuais, ticos, democrticos e emocionais, com o fim de tornar concreta a educao de qualidade to almejada. O discurso muito bom, os objetivos bonitos e a causa nobre. Entretanto, lamentavelmente, a prtica real ainda distancia-se da discursiva. preciso que os orientadores educacionais se unam na luta, agora no mais pela conquista legal do seu espao de trabalho e assegurao dos seus direitos e interesses quanto a sua formao, como aconteceu nas dcadas anteriores, mas, desta vez, pelo enfrentamento dos desafios

presentes no campo do seu exerccio, atravs do seu empenho enquanto educadores, eliminando corajosamente os resqucios deixados pela educao tecnicista do passado, na prtica. Sabe-se que difcil, mas tambm se tem conscincia de que no impossvel, se fizerem o papel da melhor forma possvel, como bons profissionais, crticos e conscientes de seu potencial, suas responsabilidades e de seus limites. Quanto a isso, h que se concordar com Vasconcelos, que de maneira brilhante completa esse pensamento de esperana (no de utopia), mas nada impossvel quando se faz do trabalho um alicerce a construo dos sonhos.
grande a tarefa! Esta nova escola, esta nova orientao que queremos ser, ainda no somos. Mas, com certeza, ser a partir daquilo que somos que iremos construir este novo, crtica e coletivamente. Que possamos nos realizar no exerccio da orientao educacional, mostrando, muito concretamente atravs do nosso trabalho, como ela necessria para a construo da escola de qualidade, democrtica e para a emancipao social (VASCONCELOS, 2002, p. 84)

Apesar de tantos conflitos e contradies porque a educao, a Orientao Educacional ainda um dos eixos que ajudar a encontrar o caminho certo para uma educao mais justa, solidria e democrtica e que seja comprometida com a educao desejada, procurando resgatar a valorizao do ser humano, diante de uma realidade tecnolgica que valoriza muito mais a mquina que o homem. Sendo assim, a orientao deve ser trabalhada de maneira contextualizada contribuindo na formao de cidados atuantes na sociedade em que esto inseridos, como agentes transformadores.

CONSIDERAES FINAIS

Ao final deste valioso estudo sobre a trajetria da orientao educacional, assinala-se cada vez mais a importncia dos fundamentos tericos na sua construo, verificando-se ser necessrio para a efetivao da prtica, o conhecimento da realidade viabilizada pelos fatos histricos. A evoluo da Orientao Educacional se deu num processo lento. Porm, a organizao dos orientadores como categoria profissional foi determinante para que as conquistas se concretizassem no aspecto legal e funcional. Os congressos e assemblias realizadas no decorrer da histria foram os grandes responsveis pelo progresso da Orientao Educacional, alm de ser um espao privilegiado de reflexo e aspiraes sociais, onde o orientador educacional, alm de discutir e repensar sua atuao, formao acadmica, fundamentao terica, bem como a finalidade de sua atividade profissional, percebia-se como integrante do grande grupo de trabalhadores da educao, comprometendo-se coma luta por uma escola de boa qualidade. Compreende-se que uma postura de Orientao Educacional supe no somente a busca do compromisso dos profissionais para garantir uma educao de qualidade, mas, tambm, contemplar o trabalho em equipe, que esteja comprometida com a formao do cidado e, assim, ajudar o educando a se reconhecer como sujeito de sua prpria aquisio do conhecimento. O orientador educacional deve assumir o papel de mediador. Contudo, tem-se conscincia de que h muitos problemas que ainda persistem na educao brasileira, como: a desvalorizao do trabalho do educador, a defasagem na formao dos profissionais de educao, evaso e repetncia, analfabetismo, entre outros.

Mas, tambm se sabe, que dever do orientador educacional empenhar-se nesse contexto to conturbado da educao, contribuindo para que haja uma reverso sucessiva deste quadro. No que tange prtica do orientador educacional, no contexto atual da educao no Brasil, constata-se que no se trata de uma tarefa fcil. Sua atuao, seja no Servio de Orientao Educacional ou mesmo em sala de aula, no caso do trabalho de grupos, faz crer que a ao do orientador na escola, como um todo formado de peculiaridades que, por sua vez, faz parte do cotidiano do aluno, deve ser levado em conta, apesar de bastante rdua e complexa. O orientador precisa estar integrado com os demais segmentos da escola com um nico objetivo: melhorar a qualidade da educao, tendo em vista a construo do conhecimento e a formao do verdadeiro cidado, consciente dos seus direitos como tambm dos seus deveres. Analisando os desafios presentes no exerccio do orientador, decorrente da realidade poltica, tecnolgica e ideolgica do Brasil, percebe-se a urgncia da unificao da prtica e da teoria na ao deste profissional, para atingir os objetivos to almejados nos discursos. Portanto, foi possvel constatar que, ainda que exista a conscincia da inegvel distncia existente entre a teoria e a prtica, o orientador educacional de hoje deve atuar com amor - no com o amor ingnuo ou fantico e idealista, que mais atrapalha do que ajuda - e o compromisso com a educao do pas, sem esquecer dos seus limites expressos na realidade na qual est inserido. Acreditar-se que um dia a educao no Brasil ser mais qualificada, contribuindo para o desenvolvimento positivo de todo o pas. Porm, enquanto isso no acontece, a histria continua urgindo por solues prticas para os problemas educacionais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALVES, NILDA & GARCIA, Regina Leite (org). O fazer e o pensar dos supervisores e orientadores educacionais. So Paulo: Edies Loyola, 1986.

CURSO DE PEDAGOGIA UEPB. Projeto Pedaggico. Comisso de Reestruturao e Sistematizao. Campina Grande-PB, 1999.

GIACAGLIA, Lia Renata Angelini; PENTEADO, Wilma Millan Alves. Orientao Educacional na prtica: princpios, tcnicas e instrumentos. So Paulo: Pioneira, 1994.

GRISPUN, Mirian P. S. Zippin. A orientao e o contexto social. Frum Educacional, Rio de Janeiro , vol. 10 - n 4 - outubro/dezembro, 1986.

__________________________ A orientao educacional: Conflito de paradigmas e alternativas para a escola. So Paulo: Cortez, 2001.

__________________________ A prtica dos Orientadores Educacionais. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2003.

LUCAS, Valria Marcelino Borges. O Orientador Educacional: Do discurso aos discursos. Dissertao (Mestrado Interdisciplinar em Cincias da Sociedade) - Universidade Estadual da Paraba, Campina Grande, 2003, 192 p.

MURIBECA, Maria Lcia Maia. Orientao Educacional: a contextualizao de um caminhar. 1991. 181 f. Dissertao (Mestrado em Educao - Universidade Federal da Paraba, 1991, 226 p.

____________________________ Orientao Educacional: a contextualizao de um caminhar. Joo Pessoa-PB: UFPB/ Editora Universitria, 1999, 196 p.

____________________________ A Pedagogia, o pedagogo e a prtica escolar. 2. ed. Joo Pessoa-PB: UFPB/Editora Universitria, 2002, 136 p.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de (org.) Poltica educacional: imprasses e alternativas. So Paulo: Cortez, 1995.

SAVIANI, Derneval. A superviso educacional histrica: da funo profisso mediao da idia. In: FERREIRA (org.) Superviso educacional para uma escola de qualidade: da formao ao. So Paulo: s. e. 1999.

SCHMITZ, Neuza Bernadete. Orientao Educacional: crise e perspectivas no confronto das racionalidades. Iju: Uniju, 1997, 92 p.

SILVA, Maria dos Prazeres Quaresma da. Curso de Pedagogia: Implementao de sua Reforma. Dissertao (Mestrado em Gesto Educacional) - Universidade Internacional de Lisboa, Patos-PB, 2002, 98 p.

TRIVINOS, Augusto N. Silva. Orientao Educacional: Legislao e Ideologia. Porto Alegre-RS: Sagra, 1988, 76 p.

VASCONCELOS, Celso dos S. Coordenao do Trabalho Pedaggico - ao cotidiano da Sala de Aula. So Paulo: Libertad, 2002.

You might also like