You are on page 1of 12

GEOGRAFIA DO TURISMO: O BRASIL NO CONTEXTO DO TURISMO INTERNACIONAL.

Luiz Fernando Peixoto Moreno 1

RESUMO: O objetivo desse trabalho realizar uma reflexo terica sobre o Turismo a partir do prisma da geografia. Assim, busca-se contextualizar o turismo, bem como sua capacidade de promover desenvolvimento nas mais variadas escalas territoriais. Deste modo, o presente trabalho pretende realizar um estudo acerca da conjuntura do Turismo Internacional no Brasil, mais precisamente a propsito da situao do pas enquanto plo receptor de turistas estrangeiros, verificando a dinmica econmica ocasionada pelo turismo no pas. Por fim, situando o pas perante o contexto do turismo mundial.

Palavras-chave: Turismo, Geografia, Desenvolvimento.

Bacharel em Turismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Graduando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-FCT/Presidente Prudente).

1.1 ASPECTOS INICIAIS. O turismo vem se configurando como um fenmeno marcante do mundo contemporneo, sendo que a temtica referente ao turismo vem ganhando ao longo do tempo maior espao nas pesquisas geogrficas. Isso se deve em grande parte pelo fato do turismo constituir em uma atividade que interfere de diversas maneiras (econmica, poltica, cultural, ambiental) na organizao, (re)produo e desenvolvimento do espao geogrfico. Nesse sentido, de acordo com Pearce (2003), a chamada geografia do turismo a vertente da geografia que se interessa pelo exame da dinmica do turismo, nas diversas regies do planeta. Atualmente, a atividade turstica um dos setores mais importantes da economia mundial, na medida em que consegue dinamizar a economia, empregar mo-de-obra e gerar divisas para vrios pases, regies e localidades espalhadas pelo mundo afora. De acordo com dados da Organizao Mundial do Turismo (OMT), a receita cambial gerada pelo turismo no mundo referente ao ano de 2006 est na ordem dos 723 bilhes de dlares. No Brasil, essa realidade no diferente j que a cada dia mais o turismo vem aumentando sua importncia econmica, social e a at mesmo cultural. Por isso torna-se muito importante uma anlise efetiva referente aos aspectos do turismo no Brasil. No entanto importante destacar que a atividade turstica no pode ser encarada como a salvadora da ptria, na medida em que o turismo pode apresentar tambm impactos negativos, dependendo muito da maneira de como o turismo ser planejado e organizado naquela determinada localidade. Destarte, faz-se necessrio salientar que o turismo uma atividade a qual possui uma relao dialtica com a sociedade, na medida em que por incrementar a economia local e at mesmo mundial, o turismo exige certas intervenes tanto do poder pblico (atravs de polticas pblicas de planejamento) como do setor privado. Deste modo, o presente trabalho pretende realizar um estudo acerca da realidade do Turismo Internacional no Brasil, mais precisamente a propsito da situao do pas enquanto receptor de turistas estrangeiros, buscando verificar sua importncia econmica para o desenvolvimento do pas. Para isso, pretende-se efetuar anlises comparativas acerca da realidade do turismo internacional no Brasil com a realidade decorrente em outros pases do mundo (atravs de dados obtidos do Ministrio do Turismo e da Organizao Mundial do Turismo). Para assim, situar a real posio do pas no contexto do turismo internacional. Entretanto, antes de prosseguirmos nossa discusso, torna-se necessrio salientar que este trabalho, em nenhum momento, desqualificar os aspectos de ordem negativa que podem ser exacerbados atravs do andamento da atividade turstica em um determinado territrio, espao ou localidade, enfim, sendo claramente perceptvel que o turismo pode ocasionar tantos impactos quanto qualquer outra atividade econmica. Porm, essa no ser

a temtica central desse determinado trabalho, deixando em aberto para a realizao de uma futura pesquisa.

1.2.1 TURISMO: ENFOQUE CONCEITUAL. Para o maior entendimento do nosso trabalho, faz-se necessrio tecer algumas ponderaes a respeito do que vem a ser o turismo. Sendo que conceituar tal tema no se qualifica como uma tarefa simples, principalmente em decorrncia da complexidade que envolve a fundamentao do tema turismo, e salutar enfatizar que nenhuma definio ou conceito possui um carter de unanimidade entre os pesquisadores do turismo e at mesmo da Geografia do Turismo. Perante tal aspecto destacamos inicialmente a viso de uma Gegrafa que pesquisa sobre o turismo, assim para Adyr Balastreri Rodrigues:
O turismo, na sua enorme complexidade, reveste-se de trplice aspecto com incidncias territoriais especificas em cada um deles. Trata-se de fenmeno que apresenta reas de disperso (emissoras), reas de deslocamento e reas de atrao (receptoras). nessas reas que produz o espao turstico ou se reformula o espao anteriormente ocupado. (RODRIGUES, 1997 p. 83).

Desse modo, vrias so as definies que se estabelecem sobre o turismo, refletindo muito na rea de conhecimento que determinado enfoque queira estabelecer. Nesse sentido, Beni (2001) ressalta em que noo de turismo no se deve limitar a uma simples definio.
Em suma, o fato de o turismo encontrar-se ligado, praticamente, a quase todos os setores da atividade social humana a principal causa da grande variedade de conceitos, todos eles vlidos enquanto se circunscrevem aos campos em que estudado. No se pode dizer que esse ou aquele conceito errneo ou inadequado quando se pretende conceituar o turismo sob uma tica diferente, j que isso levaria a discusses estreis. Estas poriam justamente em evidencia as limitaes conceituais existentes sobre o fenmeno (BENI, 2001 p. 39).

Diante de tal fato, elegemos alguns conceitos, os quais consideramos importantes, para encaminharmos nossa discusso. Dessa maneira, segundo recomendaes da Organizao Mundial do Turismo sobre Estatstica em Turismo, o definem como as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanncia em lugares distintos dos que vivem, por um perodo de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negcios e outros. Uma outra definio entendida por ns como importante, tambm adotada pela Organizao Mundial do Turismo, que possui uma viso mais abrangente do turismo enquanto fenmeno social, e a definio desenvolvida por Oscar de la Torre. Desse modo, para De la Torre:
Turismo um fenmeno social que consiste no deslocamento voluntrio e temporrio de indivduos ou grupos de pessoas que, fundamentalmente por motivos de recreao, descanso, cultura ou sade, saem do seu local de residncia habitual para outro, no qual no exercem nenhuma atividade lucrativa nem remunerada, gerando mltiplas inter-relaes de importncia social, econmica e cultural. (DE LA TORRE, 1992 p. 19).

Por fim, uma outra definio muito relevante de turismo, a desenvolvida pelo pesquisador espanhol Luis Fernandez Fuster. Ele imprime em seu conceito uma perceptiva da conjuntura estrutural e dos equipamentos que fazem parte do chamado trade do turismo. Para Fuster:
Turismo , de um lado, conjunto de turistas; do outro, os fenmenos e as relaes que esta massa produz em conseqncia de suas viagens. Turismo todo equipamento receptivo de hotis, agncia de viagens, transportes, espetculos, guias - interpretes que o ncleo deve habitar para atender s correntes (...). Turismo o conjunto das organizaes privadas ou pblicas que surgem para fomentar a infra-estrutura e a expanso do ncleo, as campanhas de propaganda (...). Tambm so os efeitos negativos ou positivos que os produzem nas populaes receptoras. (FUSTER, 1973, apud BARRETTO, 1997 p. 11).

Portanto, antes de passarmos para discusso referente temtica central desse trabalho (Desenvolvimento do Turismo Internacional no Brasil), cabe a ns demonstrar e reforar a caracterstica mltipla do turismo enquanto fenmeno.

1.2.2 ANLISE ESTRUTURAL DO TURISMO INTERNACIONAL NO BRASIL: ENFOQUE NO TURISMO RECEPTIVO.

A atividade turstica movimenta vrios setores da economia brasileira, como agncias de turismo, transportadoras tursticas, alojamento, alimentao, transporte, aluguel de automveis, atividades recreativas e outros, pois sabe-se que a atividade turstica possibilita a ocorrncia do chamado efeito multiplicador, fazendo com que vrios segmentos se estabeleam e conseqentemente contribuam com o aumento de novos mercados de trabalho. De acordo com Barretto, que analisa o efeito multiplicador que o turismo provoca na economia.
O turismo tem efeitos econmicos diretos e indiretos na economia de um pas. Os efeitos diretos so resultantes da despesa realizada pelos turistas dentro dos prprios equipamentos tursticos e de apoio, pelos quais o turista pagou diretamente alguma coisa. Os efeitos indiretos do turismo so resultantes da despesa efetuada pelos equipamentos e prestadores de servios tursticos na compra de bens e servios de outro tipo. Trata-se de um dinheiro que foi trazido pelo turista, mas que est sendo gasto por outrem que receber o turista em primeira mo. Numa terceira etapa de circulao do dinheiro do turista esto os efeitos induzidos, que so constitudos pelas despesas realizadas por aqueles que receberam o dinheiro dos prestadores de servios tursticos e similares. (BARRETO, 1997 p. 72).

Para Beni (2001), alm do desenvolvimento intersetorial ocasionado pelo turismo simbolizado pelo efeito multiplicador, outro importante fator que a atividade possui a capacidade de contribuir para a elevao da demanda de emprego e para o desenvolvimento de polticas de planejamento regional.

Dessa maneira, conforme Raposo no Brasil (2002, p. 9): A indstria do turismo atua favoravelmente sobre 52 segmentos diferentes da economia e emprega quase seis milhes de trabalhadores, cerca de 9% da populao economicamente ativa. Outro aspecto muito importante para a estrutura do turismo, o turismo internacional, j que segundo Barretto (1997, p.81) ele traz ao pas receptor, habitantes temporrios cujo efeito no sistema monetrio traduz-se em ingresso de moeda estrangeira e arrecadao de impostos. Destarte, demonstrando a importncia do turismo internacional para a economia mundial, na medida em que ele pode possibilitar um equilbrio ou at mesmo um supervit na balana de pagamentos do pas. Desse modo, para Wahab:
O turismo internacional uma atividade econmica mundial, que j demonstrou seu papel fundamental no comrcio internacional, definindo seus relacionamentos na troca de bens e servios, como exportador invisvel em pases turisticamente avanados. (WAHAB, 1977 p. 94).

Nos ltimos tempos temos alguns bons exemplos de pases como Espanha, Portugal, Grcia e Mxico que atravs de uma poltica nacional de planejamento em turismo (investimentos em infra-estrutura, Preservao e revitalizao de atrativos tursticos e no marketing turstico), que obtiveram timos resultados econmicos, atravs de uma insero de seus atrativos dentro do contexto do turismo internacional. Sendo assim o turismo internacional pode ser uma importante alternativa de desenvolvimento do Brasil, na medida em que ele pode dinamizar a economia do pas, conforme salientado anteriormente. Nesse sentido, a raiz do fenmeno turstico se encontra na colocao em circulao econmica dos bens naturais e culturais, que, at ento, permaneciam margem dos circuitos econmicos. Dados divulgados pelo Banco Central revelam que os gastos de turistas estrangeiros em visita ao Brasil, no 1 semestre de 2007, totalizaram US$2,436 bilhes, contra US$2,195 bilhes nos seis primeiros meses de 2006. Se for mantido o ritmo mensal de entrada de dlares, a receita anual poder alcanar US$4,8 bilhes em 2007, convertendo-se no melhor ano da histria do turismo nacional, ultrapassando o recorde de US$4,316 bilhes registrados em 2006. Para demonstrar a importncia do turismo para a economia brasileira, analisaremos a tabela abaixo, elaborada pela Organizao Mundial do Turismo e pelo Banco Central do Brasil, referente receita cambial gerada pelo turismo no mundo, na Amrica do Sul e no Brasil entre os anos 1996/2006. Receita cambial gerada pelo turismo: no mundo, Amrica do Sul e no Brasil-1996/2006.

Fonte: Organizao Mundial do Turismo-OMT. Analisando-se a tabela acima, percebe-se que o Brasil desde o ano de 1996, vem obtendo aumentos consecutivos ano aps ano em relao receita gerada pelo turismo internacional efetivado no pas, ou seja, atravs dos gastos ocasionados por turistas estrangeiros em territrio nacional. Dessa maneira configurando-se como uma importante receita para economia do pas. Apesar de alguns estudos, tal como de LAGE & MILONE (2000), demonstrarem que o turismo apresenta efeitos econmicos, sociais, culturais e ambientais mltiplos e produz resultados nem sempre divididos igualmente entre os envolvidos. Ainda assim, a atividade turstica possui dentro de seu bojo estrutural uma enorme capacidade de possibilitar que a receita gerada pela atividade em si possa ter impacto direto em outros segmentos econmicos da sociedade. Portanto, a atividade turstica torna-se relevante para qualquer economia, seja ela nacional, regional, ou local, pois o deslocamento constante de pessoas acresce o consumo, gera a diversidade de produo de bens e servios e possibilita o lucro e a gerao de emprego e renda. Porm perante a conjuntura, indispensvel ressalvar que o pas ainda possui pouca representatividade em relao ao montante gerado pela atividade turstica no mundo, isso poder ser evidenciado na tabela abaixo ao comparamos as receitas geradas pelo turismo internacional no Brasil com outros pases do mundo.

Receita cambial turstica dos principais pases receptores de turistas-2002/2006.

Fonte: Organizao Mundial do Turismo-OMT. Ao verificarmos o desempenho brasileiro e comparamos com pases como Turquia ou Austrlia, nota-se que o Brasil ainda no est inserido no grupo dos pases que possuem um elevado desenvolvimento da atividade turstica, na medida em que os pases citados acima obtiveram receitas quatro vezes maiores que o Brasil. Sendo assim, diante de um pas com tanta potencialidade turstica, como no caso brasileiro, compem-se a efetiva necessidade de o governo adotar polticas pblicas mais arrojadas que visem incrementar o complexo turstico no pas, para desse modo ingressarmos numa posio mais privilegiada perante o ranking de pases que mais recebem turistas no mundo. Outro aspecto indispensvel ao analisarmos o Turismo Internacional no Brasil, diz respeito demanda turstica, ou seja, a entrada de turistas estrangeiros no pas. Dessa maneira, para Andrade (2001, p.115) a demandada pode ser entendida como Relao funcional que traduz a quantidade a ser adquirida a preos diversos, num dado perodo e em determinado local, qualquer seja a natureza e a utilidade do produto. Entretanto, Andrade (2001) chama ateno ainda, no que diz respeito conceituao de demanda turstica, ressaltando que devido a certas particularidades existente na atividade turstica, exige-se uma conceituao prpria de demanda turstica, dessa maneira:

Para que haja demanda turstica real, necessrio que as pessoas com tempo livre para ser consumido em viagens disponham de dinheiro e de vontade para realiz-las, no sofram nenhum tipo de impedimento de ordem fsica nem se deixem superar por bloqueios psicolgicos limitadores das motivaes racionais e irracionais que as levem a efetivar aes tursticas em suas vrias modalidades, tipos e formas. (ANDRADE, 2001 p. 116).

Diante de tal fato, torna-se necessrio antes de nos aprofundarmos na discusso referente s estatsticas de chegadas de turistas estrangeiros no Brasil, esclarecermos mais um ponto concernente demanda turstica. Destarte, continuando em Andrade (2001) verificamos mais uma caracterstica importante presente na demanda do turismo, a chamada sazonalidade, assim explicitada:
O turismo um fenmeno dinmico marcado por contnuos movimentos de crescimento e diminuio em sua demanda, em fluxos irregulares, motivados pelos diferentes graus de sensibilidade s mudanas provocadas pela oscilao das condies financeiras e econmicas, instabilidade que influi na prpria formao das estruturas de preos ao empresrio e ao consumidor. (ANDRADE, 2001 p. 118).

Assim a partir das ponderaes expostas, analisaremos os nmeros referentes entrada de turistas estrangeiros no pas, sendo que o Brasil, segundo dados da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), recebeu no ano de 1999 a visita de 5 milhes e 100 mil turistas, j no de 2000 houve pequeno aumento passando para 5 milhes e 300 mil turistas estrangeiros. No ano de 2002, houve uma queda na atividade turstica no Brasil e no mundo, no caso brasileiro influenciado muito pela crise econmica que assolava a Argentina, e no mundo principalmente pelo medo que os ataques terroristas ocorridos nos Estados Unidos provocaram, conseqentemente o nmero de chegada de turistas internacionais no Brasil caiu para 3 milhes 783 mil turistas. No ano de 2003 ocorreu uma pequena melhora se comparado com o fiasco de 2002, com a chegada de 4 milhes e 90 mil turistas estrangeiros em territrio brasileiro. Desse modo, a partir do ano de 2004 percebe-se uma retomada de crescimento do turismo internacional no Brasil, assim no de 2004 registrou-se a chegada de 4 milhes e 800 mil turistas, e no ano de 2005 ocorre uma melhora ainda mais acentuada no nmero de turistas estrangeiros no Brasil, passando para 5 milhes e 400 mil turistas . Assim, torna-se notrio que o Brasil ainda no se despertou plenamente para o turismo, um pas reconhecido internacionalmente por conta de tantas belezas naturais, detentor da maior biodiversidade do planeta, conformando um pas com tanta diversidade, quanto origem de seu povo, cultura e histria, no poderia ocupar posies to modestas no contexto do turismo mundial. Nesse sentido, para efeito de comparao, segue abaixo uma tabela elaborada pela Organizao Mundial do Turismo, e divulgado pelo Ministrio do Turismo Brasileiro, que permitir uma anlise mais crtica do turismo no pas.

Fluxo receptivo do Turismo Internacional: principais pases receptores de turistas2002/2006.

Fonte: Organizao Mundial do Turismo-OMT. Ao analisarmos os dados acima, referente ao turismo receptivo no mundo, percebe-se que o pas ainda no possui uma posio de destaque perante o turismo internacional. Fato que o Brasil no figura sequer entre os trinta pases mais visitados do mundo. Percebe-se ao verificar a tabela, por exemplo, que o Mxico um pas com certas semelhanas com o Brasil, num sentido de possuir litoral to vasto quanto o do Brasil, ocupa posies digamos mais nobres no que diz respeito a sua participao no turismo mundial. O governo Mexicano adota polticas pblicas arrojadas de incentivo e incremento da atividade turstica, o fato que ao fazermos um comparativo, evidencia-se a grande distncia que separam as duas naes na temtica referente ao turismo internacional. Sendo que em 2005 o Mxico recebeu a visita de 21 milhes e 900 mil turistas estrangeiros quanto apenas 5 milhes e 400 mil no Brasil, evidenciando tal distanciamento. Portanto, diante de tal realidade cabe a ns realizarmos alguns apontamentos que de certa maneira prejudicam o incremento do pas enquanto plo receptor do turismo internacional. Torna-se evidente que a falta de estrutura alavanca o crescimento do turismo internacional no Brasil, um bom exemplo configura-se no sucateamento de nossos aeroportos, nas condies deplorveis de nossas rodovias, e na quase inexistncia de portos aptos a receberem turistas. Outro fator preocupante a violncia que assola nosso pas fruto da enorme desigualdade social, sendo que a imagem do pas acaba sendo ofuscada mundo afora, afugentado milhares de turistas. Por fim, a falta de profissionais capacitados nas mais

diversas reas que conformam o turismo, acaba prejudicando o andamento da atividade turstica. Infelizmente o turismo no pas ainda movido por certo amadorismo, dificultando o desenvolvimento da atividade no pas. 1.3 CONSIDERAES FINAIS. Com a realizao desse trabalho possibilitou-se uma anlise mais efetiva acerca do desenvolvimento do Turismo no Brasil, focando-se sobre a conjuntura do Turismo Internacional. Assim, torna-se necessrio ressaltar que a principal dificuldade encontrada durante a realizao do presente trabalho, configurou-se na relao entre Turismo e Geografia, apesar do crescente interesse da Geografia em realizar pesquisas sobre Turismo, ainda percebe-se uma carncia de bibliografia adequada que fundamente a relao entre Turismo e Geografia, porm de qualquer maneira tentou-se buscar essa relao. Para finalizarmos nossa discusso cabe efetuarmos algumas ponderaes, o Turismo no Brasil j possui uma importante participao na economia do pas, empregando uma significativa parte da populao brasileira, no entanto o pas ainda no se configura entre as maiores potncias tursticas do mundo, ocupando posies muito aqum de suas potencialidades. Desse modo, em nenhum momento tentou-se vislumbrar o Turismo como atividade salvadora da ptria, capaz de solucionar todos os problemas sociais do pas. Entretanto, o Turismo num pas como o Brasil, possuidor de enormes potencialidades, pode funcionar como uma importante alternativa de desenvolvimento do pas. Assim, o Brasil necessita adotar polticas pblicas que visam propiciar um maior planejamento para que o turismo se desenvolva no pas de maneira a fornecer conscincia da preservao ambiental, do patrimnio histrico e cultural do pas. Sendo assim fundamental a participao da comunidade local no andamento da atividade turstica, ou seja, necessrio que se adote polticas que visem participao da comunidade local no turismo. Por fim, cabe ao Brasil escolher que tipo de turismo ele quer desenvolver.

REFERNCIAS

ANDRADE, Jos Vicente Paulo:Editora tica, 2001.

de.

Turismo:

Fundamentos Iniciao ao

Dimenses. do

8.ed.So Turismo.

BARRETTO, Margarita. Manual de 2.ed.Campinas,SP:Editora Papirus,1997.

Estudo

BENI, Mrio Carlos. Anlise Estrutural do Turismo. 6.ed.So Paulo:Editora Senac,2001. CARLOS, Ana Fani Alessandri. A (re)produo do espao urbano.So Paulo:Edusp,1994. CRUZ, Rita de Cssia Ariza da. Introduo a Geografia do Turismo.2.ed.So Paulo:Roca,2003. DE LA TORRE, Oscar. El Turismo: fenmeno Social. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1992. LAGE, Beatriz H. & MILONE, Paulo Csar (Orgs.). Impactos scio-econmicos globais do turismo. In LAGE, Beatriz H. & MILONE, Paulo Csar. Turismo: teoria e prtica, So Paulo: Atlas, 2000, p.117-130 MINISTRIO DO TURISMO. Estticas bsicas de Turismo 2007.(On line). Disponvel via Internet. http://www.braziltour.com/site/arquivos/dados_fatos/estatisticas_basicas_do_turismo/ estatisticas_basicas_do_turismo___brasil_2002_a_2006__22nov07_.pdf.Acessado em 10/04/08. PEARCE, D.Geografia do Turismo: Fluxos e regies no mercado de viagem. So Paulo: Aleph, 2003. RAPOSO, Alexandre. Turismo no Brasil: um guia para o guia. 1.ed.So Paulo:Editora Senac,2002. RODRIGUES, Adyr Balastreri. Turismo e Espao: rumo a um conhecimento transdisciplinar. So Paulo: Editora Hucitec, 1997. RODRIGUES, Adyr Balastreri (Org). Turismo e Geografia: Reflexes Tericas e enfoques Regionais. So Paulo: Editora Hucitec, 1996. SANTOS, Milton. A natureza do espao. So Paulo: Hucitec, 1996. WAHAB, S.E. Introduo administrao do Turismo. So Paulo: Pioneira, 1977. YZIGI, Eduardo. CARLOS, Ana Fani Alessandri. CRUZ, Rita de Cssia Ariza da.Turismo:Espao, Paisagem e Cultura.So Paulo:Editora Hucitec,1996. YZIGI, Eduardo. Turismo: uma esperana condicional. 2. ed. So Paulo: Global, 1999. Documentos Eletrnicos BANCO CENTRAL DO BRASIL. Disponvel em http://www.bcb.gov.br. Acessado em 28/04/2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE TURISMO. Disponvel em http://www.embratur.gov.br. Acessado em 26/04/2008. MINISTRIO DO TURISMO. Disponvel em http://www.turismo.gov.br. Acessado em 26/04/2008. ORGANIZAO MUNDIAL DO TURISMO.Disponvel em http://www.world-tourism.org. Acessado em 28/04/2008.

You might also like