You are on page 1of 3

5 srie

HISTRIA - A civilizao romana


BETMANN/CORBIS-STOCK PHOTOS

1 Observe o mapa, complete o quadro e responda. Povos da Antiga Itlia


PE AL S

3 Observe a imagem e responda.

io P

Felsina (Bolonha)
o R io Ar n

Vetulnia Persia

Tarqunia Veios CRSEGA Caere LATINOS Roma LCIO

Ravena
M
IOS BR Tib

MA R

Rio

SABINOS SA

AD RI TIC O

re

NI

TA S

VOLSCOS

SARDENHA

MAR TIRRENO

Cpua OSC Npoles OS Paestum

Cena do filme Spartacus, de 1960.


Tarento Sbaris (Trio) Crotona
MAR JNICO

N O S L

Messina Himera
MAR

Rhegio

Cartago 0

Agrigento
ME

SICLIA

Siracusa

D IT E

Etruscos Gregos Cartagineses Povos itlicos Outros

R RNEO

a) Quem era escravo em Roma? b)Descreva a condio social do escravo romano. c) Quem foi Esprtaco? Em que acontecimento ele desempenhou um papel principal? 4 Numere os acontecimentos do quadro, colocando-os em ordem cronolgica.
Roma: da monarquia repblica Os etruscos so expulsos de Roma pelos patrcios. Os plebeus conquistam direitos polticos e sociais. A unio de ncleos populacionais d origem cidade de Roma. As guerras de conquista possibilitam a formao do grupo social dos cavaleiros. Os romanos vencem os cartagineses nas Guerras Pnicas.

200 km

Fonte: Roma Imperial. Rio de Janeiro: Time-Life Livros/Jos Olympio, 1971. p. 37.

A pennsula Itlica antiga Povos Cidades Rios Mares

a) Descreva a localizao geogrfica da cidade de Roma. b) Que povos a habitavam? 2 Assinale as afirmativas corretas sobre as origens da civilizao romana. a) Gauleses e cartagineses se uniram com o propsito de derrotar os povos itlicos e dominar a regio do Lcio, onde fundaram a cidade de Roma. b)A cidade de Roma surgiu da unio de pequenos ncleos populacionais organizados pelos latinos, s margens do rio Tibre. c) Os principais vizinhos dos latinos eram os etruscos, que dominavam toda a regio que se estendia da margem oposta do rio Tibre at o litoral. d)Ncleos populacionais formados pelos gregos se deslocaram do sul em direo ao norte da pennsula Itlica e ocuparam a regio onde viviam os latinos.

5 Complete o quadro informativo.


Personagens da histria de Roma

Tornou-se o primeiro imperador romano, em 27 a.C. Jlio Csar Lder cartagins que participou da Segunda Guerra Pnica. Tibrio Graco Liderou uma grande revolta de escravos.

Organogramas para as questes 6 e 7.


1 Rei Tinha poderes ilimitados Senado
(declarava guerras, exercia a justia, comandava os rituais religiosos)

Comitia Curiata

Formado pelas famlias patrcias, escolhia o rei

Formada por todos os romanos aptos a guerrear, confirmava a escolha do rei

2 Cnsules Questores, edis, pretores e cessores Auxiliavam os cnsules na administrao pblica Tribuno da plebe

8 Assinale a(s) afirmativa(s) correta(s) sobre a seqncia representada nos quadros. a) A expanso romana pelo mar Mediterrneo foi resultado das Guerras Pnicas. b)As conquistas militares romanas provocaram mudanas sociais, polticas e econmicas em Roma. c) O empobrecimento do pequeno agricultor ocorreu devido s invases externas. d)A expanso do trabalho escravo foi uma das principais conseqncias do expansionismo romano. 9 Responda. a) Em que perodo da histria romana esses acontecimentos ocorreram? b)Por que as conquistas romanas provocaram o empobrecimento dos pequenos agricultores? 10 Leia o texto e responda. Po e circo Sabia bem [o imperador] que os romanos se conquistam sobretudo com duas coisas: a distribuio do trigo e os espetculos pblicos. O governo de um imperador avaliado tanto pelos divertimentos como pelas coisas srias. Descurar os assuntos importantes pode provocar um prejuzo maior, mas descurar os divertimentos provoca maior descontentamento.
Marco Cornlio Fronto. Introduo histria. In: GIARDINA, Andrea (Org.). O homem romano. Lisboa: Presena, 1991. p. 225.

Os principais magistrados, eleitos para um mandato de um ano, exerciam o poder

Magistrado com poder de vetar decises contrrias aos plebeus

Senado

Controlado pelos patrcios, escolhia os cnsules

6 Complete o quadro.
Os regimes polticos de Roma Organograma 1: Organograma 2:

7 Estabelea as diferenas. a) Quem exercia o poder na monarquia romana? E na repblica? b)Quais as diferenas e semelhanas entre os senadores da monarquia e da repblica? c) Quais as principais diferenas entre as atribuies do rei e as dos cnsules? d)Que cargo representava uma conquista dos plebeus? Qual era sua atribuio? Seqncia de acontecimentos para as questes 8 e 9.
Expanso romana pelo mar Mediterrneo Vitria romana nas Guerras Pnicas Expanso do trabalho escravo, empobrecimento do pequeno agricultor

a) Quem o autor do texto? Qual o nome de sua obra? b)A que perodo da histria romana o texto se refere? Como voc chegou a essa concluso? Quando esse perodo comeou? c) De acordo com o texto, que cuidados o governante deveria ter com a populao? Relacione esses cuidados com o ttulo dado ao texto. d)O autor se refere a quais divertimentos? Onde eles eram oferecidos? e) Segundo o texto, por que a oferta de po e circo para o povo era uma tarefa central do governante?

Respostas
A civilizao romana
1. a) A cidade de Roma se localiza s margens do rio Tibre, no centro da pennsula Itlica. b) A cidade era habitada pelos latinos.
A pennsula Itlica antiga

9. a) Esses acontecimentos ocorreram na Repblica. b) O empobrecimento dos pequenos agricultores est relacionado ao aumento do trabalho escravo em Roma. Nos campos, as grandes propriedades agrcolas passaram a empregar trabalhadores escravos. Sem condies de competir com os grandes proprietrios, os pequenos agricultores, arruinados, foram obrigados a migrar para as cidades. 10. a) Marco Cornlio Fronto, Introduo histria. b) O texto se refere ao perodo imperial: faz referncias ao imperador. Alm disso, o local preferencial dos divertimentos, como sabemos, era o Coliseu, construdo no sculo I, por ordem do imperador Flvio Vespasiano. O perodo imperial comeou no sculo I a.C. c) O imperador deveria ser responsvel pelas necessidades de alimentao e de divertimento da populao, "po" e "circo", respectivamente. d) Principalmente lutas de gladiadores, no Coliseu, e corridas de carros, no Circo Mximo. e) A oferta de alimentos e diverses era importante porque era um meio de o imperador obter apoio popular. O descuido com essas obrigaes poderia trazer grandes prejuzos, como intensas rebelies populares.

Povos Etruscos, gregos, samnitas.

Cidades Roma, Npoles, Tarento, Sbaris e outras. Ravena, Felsina, Persia, Tarqunia.

Rios Arno.

Mares Mediterrneo.

Latinos, mbrios, sabinos, volcos.

P.

Adritico.

Vetulnia, Oscos, cartagineses. Veios, Cpua. 2. b, c.

Tibre.

Tirreno, Jnico.

3. a) Os escravos eram prisioneiros de guerra, pessoas em condies de serem vendidas como escravas, filhos enjeitados e toda e qualquer pessoa nascida de mulher escrava. b) Socialmente inferior, o escravo era considerado um bem como outro qualquer. c) Escravo empregado como gladiador, Esprtaco liderou uma revolta de cativos que mobilizou toda a pennsula Itlica e espalhou o pnico entre os romanos. Acabou derrotado aps dois anos, quando ele e muitos de seus homens foram crucificados. 4. 2, 3, 1, 5, 4. 5. Personagens da histria de Roma
Otvio: Tornou-se o primeiro imperador romano, em 27 a.C. Jlio Csar: Ditador romano assassinado em 44 a.C. Anbal: Lder cartagins que participou da Segunda Guerra Pnica. Tibrio Graco: Lutou, como tribuno da plebe, por uma reforma agrria. Esprtaco: Liderou uma grande revolta de escravos.

6.

Os regimes polticos de Roma Organograma 1: Monarquia. Organograma 2: Repblica.

7. a) Na monarquia, o poder era exercido pelo rei. Na repblica, pelos cnsules. b) Na monarquia, os senadores escolhiam o rei. Na repblica, eles escolhiam os cnsules. Em ambos os casos, eram formados pelas famlias patrcias. c) O rei tinha poderes ilimitados. Os cnsules eram escolhidos para um mandato de um ano e eram auxiliados pelos demais magistrados. d) O tribuno da plebe. Tinha o poder de vetar decises contrrias aos plebeus. 8. b, d.

You might also like