You are on page 1of 2

A CRISE DO JUDICIARIO Folha de So Paulo,20/07/08- Caderno Mais A Justia brasileira elitista? O Judicirio brasileiro est em crise?

? Em caso positivo, qual a soluo para ela? O Judicirio precisa de controle externo? Em caso positivo, como faz-lo? A Justia brasileira elitista? FBIO WANDERLEY REIS professor emrito da Universidade Federal de Minas Gerais. Creio que, numa sociedade com forte tradio elitista (que foi mesmo escravista durante sculos), fatal que haja certo elitismo da Justia. No s alguns tm melhor acesso Justia que outros, mas me parece inegvel que tende a haver tambm maior sensibilidade da Justia aos direitos civis de uns do que de outros: no se vem pronunciamentos indignados de ministros do STF sobre o banal comprometimento at do direito vida entre populaes pobres das periferias urbanas. Mas h matizes importantes. A Justia do Trabalho, por exemplo, tem claro vis em favor do trabalhador. E pesquisas recentes mostram que o tradicional conservadorismo dos profissionais ligados ao direito tem sido substitudo pelo apego at majoritrio de juzes e promotores idia de justia social, em detrimento do apego letra da lei. GLUCIO SOARES socilogo e pesquisador do Instituto Universitrio de Pesquisas do RJ. Se por "elitista" entendermos que as pessoas pobres tm risco mais alto de a) serem condenadas; b) cumprir pena e c) cumprir penas mais longas, sem dvida a justia elitista. As estatsticas existentes so escassas e no confiveis, mas bastam para ilustrar isso. [O cientista poltico] Srgio Adorno demonstrou que o simples poder de contratar um advogado privado reduz o risco de condenao. Mas, se entendermos que os juzes so muito influenciados pela situao de classe dos acusados e de suas vtimas, devido a valores, percepes e preconceitos, possvel que sim, seja elitista, mas no de maneira ostensiva e com muita variao entre os juzes. Em muitos pases, o Ministrio Pblico conduz parte do inqurito e, em alguns, chega a ter escritrios prximos do equivalente aos nossos delegados. Passar a funo de acompanhar os inquritos para o Ministrio Pblico reduziria o tempo dos trmites e retiraria parte do que considero um poder excessivo dos delegados. O Judicirio brasileiro est em crise? Em caso positivo, qual a soluo para ela? FBIO WANDERLEY REIS professor emrito da Universidade Federal de Minas Gerais. H clara tenso entre duas concepes da atuao do sistema judicirio, uma salientando a independncia dos juzes de instncias inferiores e outra empenhada em racionalizar e centralizar (com a "smula vinculante", por exemplo). Isso provavelmente intensificado com a disposio ativista e legislativa que rgos como STF e TSE tm manifestado. Mas no vejo como isso pudesse resultar em crise mais sria, com efeitos paralisantes ou algo

parecido: creio que vamos ter aprendizado e acomodao, eventualmente com graduais mudanas institucionais que se tornem necessrias. GLUCIO SOARES socilogo e pesquisador do Instituto Universitrio de Pesquisas do RJ. H uma crise de credibilidade, que no s do Judicirio, mas de todas as instituies pblicas. As pesquisas mostram que a populao no confia nelas. At que ponto o descrdito do Judicirio se deve ao descrdito maior, do setor pblico, difcil dizer. Parte do problema deriva das leis, que so muito arcaicas; o desprestgio do Judicirio deve ser avaliado no contexto de leis que favorecem as delongas e a impunidade. Mas parte do desprestgio deriva do afastamento do Judicirio em relao populao, com a construo de prdios caros, ostentosos, num pas em que h dezenas de milhes de pobres. O Judicirio perdeu sua mgica, seu apelo, porque seu padro de vida se afastou demasiadamente do da mdia da populao. O Judicirio precisa de controle externo? Em caso positivo, como faz-lo? FBIO WANDERLEY REIS professor emrito da Universidade Federal de Minas Gerais. J temos o Conselho Nacional de Justia, criado recentemente e encarregado do controle administrativo e financeiro do Judicirio. Talvez fosse possvel cogitar ampliar a participao nele de gente alheia rea jurdica. Mas no me parece que faa sentido pretender que se viesse a ter algum rgo "externo" com autoridade para interferir na dimenso propriamente jurisdicional da atividade do Judicirio. GLUCIO SOARES socilogo e pesquisador do Instituto Universitrio de Pesquisas do RJ. Quando um poder cresce e invade as atribuies de outros, a democracia sofre. Exemplos recentes so o Peru de Fujimori e a Venezuela de Chvez. No Brasil, a invaso mais sria no foi de pessoas, mas do Estamento militar. Todos os Poderes devem explicar as suas aes, devem ser responsveis por elas. Essas exigncias encontram obstculos culturais e institucionais em pases com uma herana corporativista. A nossa pesadssima, e cada poder protege seus membros alm da razo e, s vezes, alm da decncia. Temos, sempre, problemas de fronteiras internas, funcionais, entre Poderes. Essa confuso no que concerne os limites do poder de cada um foi evidente no encontro do presidente do Supremo, do ministro da Justia e do presidente da Repblica. O encontro no tinha razo de ser: o STF no subordinado Presidncia da Repblica. um poder independente. Essas invases no acontecem s entre Poderes, mas dentro de Poderes, quando um nvel invade a jurisdio de outro, do mesmo Poder, fazendo caso omisso do processo e de suas instncias. o que est acontecendo.

You might also like