You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE PLINIO LEITE GRADUAO ENGENHARIA DE PRODUO

OBJETIVOS E APLICAO DA ENGENHARIA DE PRODUO

Por: Carlos Alcides Campos Lyrio

Rio de Janeiro

2 2011

UNIVERSIDADE PLINIO LEITE GRADUAO ENGENHARIA DE PRODUO

OBJETIVOS E APLICAO DA ENGENHARIA DE PRODUO

Apresentao de exerccio para avaliao na disciplina de Estatstica. Por: Carlos Alcides Campos Lyrio

RESUMO
Esta breve dissertao tem por objetivo transmitir a percepo do aluno a respeito das atividades desenvolvidas pela Engenharia de Produo e os objetivos da mesma com relao ao mercado de trabalho.

DESENVOLVIMENTO DA ENGENHARIA DE PRODUO


Durante o cursos tcnicos e profissionalizantes para rea industrial que os alunos comeam a compreender e entender as minucias da revoluo industrial e da evoluo tecnolgica dos meios de produo. Ao comear a conhecer os grandes tericos e cientistas da histria, tais como Da Vinci, Marx, Ford, Hobsbawm e Smith que se debruaram sobre as questes da produo e das atividades artesanais do homem e que podemos compreender o caminho traado pela Engenharia de Produo para se desenvolver e conquistar a autonomia e o reconhecimento do mercado.

ATUAO DA ENGENHARIA DE PRODUO


Histria Uma das etapas essenciais para o desenvolvimento e controle da produo no incio da revoluo industrial foi a diviso do trabalho e implantao das linhas de produo. Para que isto fosse possvel de ser realizado er necessrio estudar o processo de fabricao dos diversos produtos a serem industrializados, com o objetivo de determinar todos os recursos necessrios (matria prima, mo de obra e os recursos de transformao tais como as ferramentas e as maquinas) para a fabricao dos mesmos. Num perodo em que na Europa as atividades de fabricao de diversos produtos era controlada pelas associaes de artfices diversos empreendedores foram responsveis pelos estudos para desenvolver a diviso das diversas etapas para fabricao de diversos produtos, gerando diversos conflitos de interesses com as associaes de artfices. Profissionais que fabricavam alfinetes tiveram que se adaptar as linhas de fabricao das fabricas e passaram a ser responsveis apenas pela conformao da cabea dos alfinetes. Podemos vislumbrar neste perodo os primrdios da evoluo das atividades da Engenharia de Produo. Coordenao de projetos A implantao de um novo empreendimento independente do setor produtivo requer um estudo de viabilidade social tecnolgica e econmica para que possa alcanar os objetivos preestabelecidos. A Engenharia de Produo estar presente prestando a sua contribuio; onde ir realizar a avaliao da combinao dos recursos necessrios (matria prima, mo obra, maquinrio e instalaes) para que o projeto possa ser realizado. Outras disciplinas devero ser consultadas para determinar a viabilidade econmica e social ambiental do novo empreendimento. Acompanhamento da Produo Aps a avaliao positiva para a implantao do projeto a Engenharia de Produo continuara atuando junto ao gerenciamento do empreendimento para garantir produtividade atravs do uso racional dos recursos. O acompanhamento constante da produtividade das instalaes e da mo de obra os desvios podero ser corrigidos com facilidade. Em algumas unidades produtivas esta avaliao constante poder permitir ainda o aumento da produtividade pela otimizao no uso dos recursos. Diversas empresas com baixos desempenho conseguiram superar as suas deficincias atravs de estudos da engenharia de produo em seus processos produtivos permitindo com isto a correo dos desvios que poderiam existir seja na mo de obra, na matria prima ou nas suas instalaes.

CONCLUSO
A Engenharia de Produo ainda tem um longo caminho pela frente para se consolidar como disciplina independente e de primeira linha. Numa economia globalizada onde h uma grande preocupao em poupar os recursos naturais, a preocupao na otimizao no uso dos recursos produtivos se torna essencial no desenvolvimento de unidades produtivas. Diversas preocupaes sociais e politicas e econmicas devem ser assimiladas pela engenharia de produo na escolha para implantao de novos empreendimentos para otimizar o uso dos recursos locais sem causar prejuzos sociais e ambientais; garantindo o sucesso dos novos empreendimentos. Os casos recuperao de antigas unidades com baixa produtividade e que so responsveis por agresses ambientais como emisso de gazes e efluentes perigosos a engenharia de produo dever avaliar a processo produtivo para propor aa mudanas necessrias. As Empresas devem estar preocupadas em poupar os recursos naturais assim como em reutilizar os seus descartes otimizando a utilizao da mo de obra e de seus equipamentos tendo como aliada a Engenharia de Produo.

You might also like