You are on page 1of 21

A EXPRESSO CORPORAL NA EDUCAO INFANTIL Susi Manoela de Ftima Zorzo1 Yara Aparecida Couto (O)2

1 INTRODUO
Se observarmos uma criana podemos ver que puro movimento, o prprio ritmo com sons, cores e fantasias. Estas fantasias presentes em seu pensamento, contribui para sua autoconstruo como forma de elaborar o que percebe do meio que a circunda. Segundo Koren e Nista-Piccolo (2001:141), a criana na idade pr-escolar est no estgio elementar de execuo dos movimentos fundamentais, por meio de atividades naturais bem diversificadas poder ocorrer a descoberta de novas formas de utilizao das habilidades motoras, nesta fase as situaes imaginrias esto muito presentes o que contribui para a execuo as atividades de uma forma mais ldica e criativa. Quanto mais experincias as crianas tiverem maior ser seu acervo motor, o que ser muito importante para o seu desenvolvimento tanto no aspecto psicomotor como no aspecto scio-afetivo. Para FREIRE (1997:83), a educao corporal, um dos objetivos da Educao Fsica. A criana pode apresentar movimentos cada vez mais coordenados, e isso se consegue tanto pelas necessidades impostas pelo meio como por uma educao sistemtica, com orientao do professor. Esta seria a educao do movimento tambm se conhece a educao pelo movimento onde todos os movimentos produzidos num certo nvel podem e devem servir de base para outros mais elaborados. A pr-escola continua representando uma fase de mudana para a criana, nesse perodo ela troca a segurana do lar e passa a conviver em um novo ambiente, repleto de desafios e novidades. Contudo, extremamente importante que esta mudana seja cercada de cuidados e ateno (BRASIL, 1998).
1

Professora da Rede Municipal de Ensino de Conchal/SP e aluna da I Turma do Curso de Especializao em Educao Fsica Escolar (lato sensu) do DEFMH/UFSCar. 2 Professora Assistente do DEFMH/UFSCar e do Curso de Especializao em Educao Fsica Escolar.

Oportunizar as crianas a experimentar, criar e recriar, significar e mostrar, atravs de vivncias com o corpo constitui realmente o processo de aprendizagem, as crianas apresentam alegria e cumplicidade na execuo das tarefas proporcionando assim o despertar de sua criatividade. O trabalho com a arte e o corpo, oferece elementos para a construo do indivduo enquanto ser pensante, ser afetivo e ser social; capaz de reconhecer-se na coletividade bem como traz para a criana a possibilidade de pensar e articular estruturas de pensamentos, de conhecer a si prprio, de ter conscincia de si e de seu corpo para que possa ter conscincia do que exterior a ela. O conhecimento sociocultural da arte d a criana o direito ao fazer artstico e utilizam corpo e mente no como partes, mas como totalidade. Atravs das brincadeiras as crianas descobrem este mundo da criao de utilizar a arte com os movimentos corporais; as brincadeiras cantadas e as atividades que envolvam linguagens de expresso, so exemplos de atividades que utilizam os movimentos corporais com a arte. Ao realizar brincadeiras que utilizam cantigas, sendo geralmente em roda, as crianas revivem uma tradio importante da cultura popular brasileira. J as atividades com linguagem de expresso (observar figuras, representar uma histria) contribui para o resgate das histrias infantis e melhora no potencial criativo e de interpretao. As cantigas de roda e as histrias infantis encantam e sensibilizam, estimulando o convvio social e criando uma rica oportunidade de desenvolvimento cultural, social e artstico. O eixo a ser trabalhado ser a Expresso Corporal, porm, para que o desenvolvimento ocorra preciso bem mais do que apenas permitir que a criana expresse, fundamental que toda atividade seja mediada por um adulto ou por crianas mais experientes. A mediao nesta perspectiva refere-se a interferncia de pessoas, com um maior repertrio de vivncias, na realizao de tarefas propostas as crianas, permitindo possveis avanas no desenvolvimento infantil. Antunes, citado por Petrilli (2005), demonstra a importncia que todos os envolvidos no setor educacional devem atribuir ao processo de ensino e aprendizagem, e no caso especfico deste estudo a Expresso Corporal, que alm de contribuir com o

desenvolvimento fsico da criana, tambm possibilita ganhos nas relaes afetivas e na cognio do aluno. No entanto, apesar de sabermos a importncia da realizao de atividades de movimento incluindo a expressividade entre as crianas, apenas recentemente e em algumas cidades, o professor de Educao Fsica foi includo na Educao Infantil. Esse novo fator impulsiona alguns pesquisadores a refletir, discutir e adquirir maior clareza sobre o papel da Educao Fsica na escola e na vida da criana.
A Educao Fsica escolar precisa repensar sua funo na escola, tendo por objeto de estudo e trabalho a intencionalidade do movimento humano, concebido como toda a produo histrico-cultural da sociedade, a qual no restrita prtica cultural de movimentos como o esporte, a dana, a ginstica, os jogos, as lutas, os brinquedos e as brincadeiras. O domnio do contedo, a clareza dos objetivos a serem atingidos, o conhecimento sobre as necessidades das crianas e a criatividade do professor so fatores que permitem ultrapassar as atividades convencionais de Educao Fsica e criar novos movimentos e atividades, alm de motivar os alunos de diversas sries a participar de suas aulas (MELLO, 2002 citado por PETRILLI, 2005).

Assim, designaremos para este estudo, o termo Expresso Corporal como atividades rtmicas, expressivas e musicais, que utilizam-se tanto de brincadeiras cantadas (cantigas de roda), bem como faremos uso das mltiplas linguagens (observar uma figura, representar uma histria). Acreditando que estas atividades podem ser um meio facilitador do convvio social, da expresso de sentimentos e obteno de tempo e espao prprio, capaz ainda de proporcionar alegria, descontrao e espontaneidade, deveria ser utilizada de forma adequada pelos educadores, potencializando assim, todos os ganhos que esta atividade pode trazer a quem a vivncia. A faixa etria escolhida (3 a 4 anos) corresponde ao estgio de desenvolvimento no qual o aparecimento da linguagem e a formao de smbolos trazem a possibilidade de representao das coisas e das pessoas (KOREN; NISTA-PICCOLO, 2001), contribuindo para a explorao de sua criatividade na execuo dos movimentos. Temos como objetivo geral revisar alguns estudos sobre o papel da Expresso Corporal na Educao Infantil, e a partir desta elaborar e propor aulas com brincadeiras cantadas e atividades historiadas aos alunos da pr-escola, de trs a quatro

anos de idade, de uma Escola Municipal de Educao Infantil (EMEI) da cidade de Conchal. Como objetivo especfico, buscaremos observar nas crianas possveis alteraes no decorrer das aulas com relao aos aspectos como participao, universo criativo, cooperao e autonomia nas brincadeiras, pois entendemos que o ambiente ldico permite a liberdade de expresso e incentiva a atividade coletiva, sendo possvel garantir o crescimento pessoal e coletivo dos alunos, assim como, a construo do conhecimento.

2- REVISO TERICA

2.1- EDUCAO INFANTIL


Segundo o Referencial curricular Nacional para a Educao Infantil:

A criana como todo ser humano, um sujeito social e histrico e faz parte de uma organizao familiar que est inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura em um determinado momento histrico. profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas que tambm o marca. A Educao Infantil considerada a primeira etapa da educao bsica (ttulo V, captulo II, seo II, art.29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criana at seis anos de idade (BRASIL, 1998).

O desenvolvimento integral deve ser entendido enquanto expresso de uma totalidade, podendo ser trabalhado pela Educao Fsica de uma forma integrada com a Proposta Pedaggica que a escola oferece, fazendo o aluno perceber o corpo como forma de comunicao, a LDB determina que:

A Educao Fsica, integrada proposta pedaggica da escola, componente curricular da Educao

Bsica, ajustando-se s faixas etrias e s condies da populao escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos (p. 12).

Certamente um bom espao para estimular e possibilitar a criana movimentar de uma forma natural e espontnea e que se relacione consigo mesmo e com o ambiente, se d nas aulas de Educao Fsica, onde a criana tem a oportunidade de apropriar-se de um rico repertrio da cultura na qual esta inserida, seja pela brincadeira ou pelo movimento. E ainda, pode melhorar sua forma de comunicao, desenvolver o respeito aos demais companheiros, bem como, aprender a lidar com as diferenas dentro do grupo. De acordo com o Referencial Curricular Nacional, a prtica na Educao Infantil est organizada em objetivos de modo que as crianas desenvolvam as seguintes capacidades: uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiana em suas capacidades e percepo de suas limitaes; descubram e conheam progressivamente seu prprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hbitos de cuidado com a prpria sade e bem estar; estabeleam vnculos afetivos e de troca com adultos e crianas, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicao e interao social; estabeleam e ampliam cada vez mais as relaes sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaborao; observam e exploram o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservao; brincar, expressando emoes, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; utilizam as diferentes linguagens (corporal, musical, plstica, oral e escrita) ajustadas s diferentes intenes e situaes de comunicao, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idias, sentimentos, necessidades e desejos e avanar no

seu processo de construo de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva; conheam algumas manifestaes culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participao frente a elas e valorizando a diversidade. A compreenso do carter ldico e expressivo das manifestaes do movimento infantil poder ajudar o professor a organizar melhor a sua prtica, baseando sempre nas necessidades das crianas. importante salientar que as vivncias motoras, quando selecionadas pelo professor devem ser adequadas do ponto de vista afetivo, cognitivo e motor. Embora as crianas estejam reunidas em grupos da mesma faixa etria, cada uma apresenta uma variabilidade maturacional sendo assim, compartilhar experincias, reconhecer gestos e expresses dos outros e perceber-se enquanto corpo inteiro proporcionando um aumento significativo de vivncias observando que nem todas as crianas apresentam o mesmo nvel cognitivo e afetivo. Nos primeiros anos de vida a brincadeira a atividade principal da criana, pois ao prover uma situao imaginativa por meio da atividade livre, a criana desenvolve a iniciativa, expressa seus desejos e internaliza as regras sociais (KISHIMOTO, 1998, p. 43). Magnani, citado por Petrilli (2005), relata que brincando que a criana experimenta, inventa, descobre suas limitaes e habilidades, e ainda, tem a curiosidade, iniciativa e autoconfiana estimuladas. Alm disso, proporciona o desenvolvimento da aprendizagem, da linguagem, do pensamento e da concentrao. Brincando, a criana desenvolve a sociabilidade, faz amigos, aprende a conviver, respeitando o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, aprende a engajar-se nas atividades e preparar-se para o futuro. Desta maneira, primordial que as brincadeiras sejam introduzidas e valorizadas dentro da escola, visto que, estas so aprendidas pelas crianas no contexto social, seja atravs da orientao do professor ou pelo convvio com crianas mais velhas. Tambm importante ressaltar o papel do professor ao utilizar-se das brincadeiras no ambiente educacional, sendo que este deve preocupar-se com a organizao do espao, seleo dos materiais e colaborao na interao dos alunos (KISHIMOTO, 1998).

2.2- Expresso Corporal na Educao Infantil


A Expresso Corporal uma conduta espontnea, uma linguagem atravs da qual o ser humano expressa sensaes, emoes, sentimentos e pensamentos com seu corpo, integrando-o, assim, as suas outras linguagens expressivas como fala, o desenho e a escrita (Stokoe, Harf; 1987). Trabalhar as atividades expressivas na Educao Infantil, contribui para o desenvolvimento da expresso de forma geral. Qualquer ao efetuada pela criana durante a sua atividade pode se tornar um movimento de expresso corporal a ser explorado. De acordo com ANDRADE (2006), o uso da conscincia corporal por parte da criana, de forma ldica e expressiva, da-lhe, num primeiro momento, a satisfao da descoberta e do alivio de tenses e ansiedades e, num segundo momento, favorece a sua percepo das possibilidades e limitaes do prprio corpo. Com isso, a criana descobre meios de usar o gesto de forma inventiva e adequada ao espao. Quando nos referimos expresso atravs do corpo, estamos aplicando aprendizados com contedos que encaminha o indivduo a criatividade a comunicao e a integrao. STOKOE e HARF (1987) destaca que o indivduo que se expressa com seu corpo deve aprender que vive numa sociedade com outros indivduos que tambm se expressam com seus corpos. ANDRADE (2006), destaca a expresso corporal como um patrimnio do homem. Citando que foi atravs do corpo que o homem primitivo pde buscar recursos para sua sobrevivncia. Naquele momento lhe foi exigida grande destreza e, sobretudo, percepo para ver e avaliar o mundo a sua volta. Foi com gesto, acompanhado ou no de sons, que o homem construiu, desse material primitivo, uma linguagem. O educador tem um papel importante quando se aplica atividades de expresso, deve estar atento a participao do universo das fantasias da criana favorecendo a formao de algum sensvel a transformaes.

Num ambiente ldico, torna-se possvel criana expressar fantasias. A ns, educadores, cabe o papel de, entrando em contato com a imaginao da criana, viabilizar a transformao desse rico material num projeto realizvel, que poder ter a forma de desenho, de poesia, de musica, de uma dana, de um simples objeto feito de caixas, ou de uma estria representada ou apenas para o grupo ( ANDRADE, 2006). Segundo BRASIL(1998), a expresso corporal est inserida dentro do bloco Atividades Expressivas, sendo que este bloco de contedo inclui as manifestaes da cultura corporal que tem como caracterstica comum a inteno explicita de expresso e comunicao por meio dos gestos na presena de ritmos, sons e da msica na construo da expresso corporal . A utilizao dessas atividades colabora para enriquecer o processo de informao e formao como indivduo, melhorando o convvio em grupos e muitas vezes resgatando a cultura popular da regio. STOKOE e HARF (1987) inclui a expresso corporal como um conceito integrado a dana, esta pode ser entendida como uma resposta corporal a determinadas motivaes. No podemos esquecer que estamos falando da dana dentro do contexto expresso corporal, onde os movimentos so adquiridos atravs da criatividade de cada um, de forma espontnea mas organizada; diferente do contexto de dana coreografada onde o professor impe os movimentos a serem executados, o objetivo no formar bailarinos e sim trabalhar a expresso e a criatividade. Destaco importante um trecho de Bertazzo (2004), que infere que:

Na diversidade do corpo, expresso concreta da diversidade de gestos, traduz-se a multiplicidade de pensares, imagens, sonhos e desejos, cada qual respeitando em sua integridade, particularidade e autonomia. Constri-se um movimento de harmonia praticando o improvvel a reunio do diferente no comum, do semelhante no diverso.

Podemos definir a dana como um meio diferente da criana experimentar a expresso sem ser pelas palavras. Ao falar com o corpo, ela abre a possibilidade de conhecer a si mesmo de outra maneira e melhorar a sua auto-estima. A introduo da Expresso Corporal na Educao Infantil pode mudar significamente as atitudes da criana na escola, a expresso corporal no espao escolar busca o desenvolvimento no apenas das capacidades motoras, mas tambm das capacidades imaginativas e criativas. Dentro do contedo Expresso Corporal, ser trabalhado as brincadeiras cantadas, as linguagens de expresso e o movimento.

2.2.1- Brincadeiras cantadas na Educao Infantil


Cantigas de roda so pequenos cantos que pertencem tradio popular brasileira, as brincadeiras cantadas so to antigas quanto nossa histria civilizatria, pois crianas e adultos, em diversos perodos histricos, brincavam, cantavam e danavam como forma de celebrao ou como instrumento de transferncia cultural. O homem antes mesmo de expressar-se ou comunicar-se por palavras criou com o prprio corpo, padres rtmicos de movimento e passou a desenvolver uma forma de interao e comunicao com seu grupo. Ao brincar de roda com as mos dadas olhando-se de frente e entoando as cantigas, as crianas constroem parcerias que sero repetidas em outros espaos onde o ritmo individual cede espao ao ritmo do grupo. Toda brincadeira empregada na escola, surge como um recurso para a realizao das finalidades educativas e como elemento primordial ao desenvolvimento infantil, ao permitir a manifestao do imaginrio infantil, por meio de objetos simblicos dispostos intencionalmente, a funo pedaggica subsidia o desenvolvimento integral da criana (KISHIMOTO, 1998, p. 22). Brincar possibilita a criana desenvolver autonomia, criatividade e cooperao, adentrando ao mundo do trabalho, da cultura e da afetividade, atravs da representao e da experimentao. ainda uma atividade social, dependente de regras de convivncia e de regras imaginrias estabelecidas por seus participantes, quanto maiores e

mais diversificadas forem as experincias vividas pela criana, maior ser a capacidade de buscarem solues a novas situaes vividas. Neste estudo, o termo brincadeiras cantadas se refletir em atividades rtmicas, expressivas e musicais, tendo como contedos as brincadeiras tradicionais, sendo as cantigas de roda e as brincadeiras de faz de conta, de forma a complementar o processo da criatividade e da imaginao. So consideradas brincadeiras tradicionais, aquelas filiadas ao folclore, ou seja, incorporadas a cultura popular, cujas caractersticas so representadas pelo anonimato, tradicionalidade, transmisso oral, conservao, mudana e universalidade. E brincadeira de faz de conta, aquela onde a criana comea a alterar o significado dos objetos, a manifestar sonhos e fantasias e a assumir diferentes papis relacionados ao contexto social (KISHIMOTO, 1998). As cantigas de roda possibilita a escola ampliar o repertrio da criana e estimula a sensibilidade com relao ao contedos das letras, onde abordam diversos aspectos da vida.

2.2.1.1 RITMO

O ritmo uma tendncia inata na vida da criana, desde cedo participa dos ritmos naturais que a criana possui em seu interior e sempre est a sua disposio. Segundo PAIVA (2000), a criana de pre escola apresenta um pouco de dificuldade em relao a ritmos mais complexos, mas devemos incentiv-las a se expressar dentro de seus limites. PAIVA (2000) ainda explica que para o professor ensinar uma cano, deve levar em conta uma seqncia de atividades a fim de favorecer seu aprendizado: Explicar a letra e a que se destina, caso esteja associada a outra rea de estudo; Ensinar primeiramente a letra, pedindo para que sejam repetidos em pequenos trechos; Ensinar a melodia; Deixar que a criana se expresse livremente, durante o ensino da melodia; Associar a letra melodia e aos gestos;

Cantar a cano inteira; Levar em considerao a criatividade e a liberdade de expresso da criana; Deve-se levar em considerao a maturidade musical da criana, para crianas menores as canes devem ser curtas e fceis de cantar.

2.2.2 - LINGUAGEM DE EXPRESSO Toda criana gosta de ouvir vrias vezes a mesma histria ou ficar observando figuras que lhe chamam a ateno. Quando a criana interage junto a histria fica mais fcil a memorizao e a compreenso do contedo transmitido. Quando trabalhamos com figuras, importante destacar sua contribuio para o desenvolvimento visual e interpretativo com relao ao que a figura transmite. Todo ser humano, mesmo antes de aprender a ler e a escrever, reage positivamente aos estmulos artsticos. Se tem um lpis rabisca ou desenha, se ouve uma msica dana, cantarola ou pelo menos apresenta uma reao. Todo homem um artista em sua atividade criadora (Yolanda, 1970). A criao infantil pode se expandir atravs de meio como o ritmo, canto e dana geralmente a criana utiliza estes meios para expresso prpria e individual, mais se tais atividades, forem trabalhadas em grupos produzem timos resultados no sentido de integrao social, pois as crianas sentem a necessidade de organizar num todo harmonioso esse conjunto de expresses pessoais. Para que as crianas possam exercer suas capacidade de criar importante que haja riqueza e diversidade nas atividades propostas, sejam elas mais voltada a brincadeira ou a aprendizagem. Segundo o Referencial Curricular Nacional para o brincar:

Para brincar preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados. Toda brincadeira uma imitao transformada; no ato de brincar

os sinais, os gestos, os objetos e os espaos valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser.

Brincar de imitar a realidade faz com que a criana aceite melhor como ela imagina ser ou poderia ser; importante salientar que as atividades devem ser adequadas ao desenvolvimento de cada criana, respeitando seu ritmo, ambiente e estmulo que recebe.

2.2.3 - MOVIMENTO

Educao Fsica uma prtica pedaggica que trata da cultura corporal de movimentos. Quando as crianas ingressam na escola, trazem consigo uma pequena bagagem sobre o movimento, corpo e cultura corporal, experincia de vivncia pessoal. Os padres de movimento no so inatos, mas sim adquiridos com o tempo e a vivncia, como as crianas dessa idade pr escolar esto em um acelerado processo de desenvolvimento, deve-se preocupar em realizar atividades que contribuam para aumentar e melhorar esses conhecimentos. Segundo BRUN (2006), os padres fundamentais de movimento pode ser divididos em: Locomoo: permitem a explorao de todo o ambiente e incluem atividades como andar, correr, saltar e suas variaes, alem de todos os movimentos que deslocam o corpo no espao. Manipulao: envolvem o relacionamento do indivduo com os objetos que esto sua volta. Podemos dividi-los em dois tipos de aes: no primeiro, o objeto aproxima-se do corpo da pessoa, e esta deve interromper a sua trajetria. No segundo, o objeto deve ser afastado do corpo da pessoa, com o auxlio do prprio corpo ou com a utilizao de outro objeto. Equilbrio: permitem as pessoas manter a postura do corpo no espao e esto relacionados com a forca que a gravidade exerce sobre o corpo. Embora as suas posies sejam estticas, esses padres so importantes para os padres de locomoo e

manipulao, porque o equilbrio auxilia na coordenao do movimento durante uma ao. Como exemplos podemos citar: ficar em p, sentar, equilibra-se entre outras.

LIMA (1992), afirma que o movimento tem lugar de destaque na infncia, pois serve para a criana se relacionar com o outro, explorar o espao situando-se nele, bem como o objeto e o prprio corpo, a partir desta possvel o desenvolvimento integral do ser humano, de forma que este aproprie-se tanto de novas possibilidade de expresso quanto da sua cultura, e segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil, as atividade desenvolvidas na pr-escola, para crianas devem permitir:

- ampliar as possibilidades expressivas do prprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danas, jogos e demais situaes de interao; - explorar diferentes qualidades e dinmicas do movimento, como fora, velocidade, resistncia e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo; - controlar gradualmente o prprio movimento, aperfeioando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilizao em jogos, brincadeiras, danas e demais situaes; - utilizar os movimentos de preenso, encaixe, lanamento etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos; - apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o prprio corpo. (BRASIL, 1998, p. 26).

MELLO (2001), explica que o movimento no pode significar o desenvolvimento apenas do corpo, como se o pensamento e as emoes estivessem fora dele. importante salientar que podemos utilizar os padres de movimento, mas sempre respeitando os limites das crianas e no fora-las a fazer alguma atividade sem que estejam preparadas para isso. BRASIL (1998), destaca o movimento como uma importante dimenso do desenvolvimento e da cultura humana:

as crianas se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu prprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interao com o mundo.

Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupos, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. Ao movimentar-se as crianas expressam sentimentos, emoes e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais. O movimento humano, portanto mais do que simples deslocamento do corpo no espao, constitui-se de uma linguagem que permite s crianas agirem sobre o meio fsico e atuarem sobre o ambiente humano mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo.

De acordo com TANI (1988), a educao fsica escolar possibilita a preparao de um ambiente de aprendizagem e de desenvolvimento que favorea a todas as crianas desenvolverem ao mximo as suas potencialidades de movimento, e os fatores que o influenciam, levando-se em considerao suas caractersticas e limitaes.

O trabalho com o movimento contempla a multiplicidade de funes e manifestaes do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos especficos da motricidade das crianas, abrangendo uma reflexo acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliao da cultura corporal de cada criana ( BRASIL, 1998).

BRASIL (1998) tambm explcita que o movimento para a criana pequena significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espao. A criana se expressa e se comunica por meio dos gestos e das mmicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo.

3- METODOLOGIA

3.1- PROCEDIMENTO METODOLGICO


Com o objetivo de recolher dados que permitissem encontrar respostas e validar esta pesquisa, foi elaborado um questionrio para avaliar a observao da professora de sala com relao ao comportamento e atitudes da criana em outro ambiente (sala de aula ou caixa de areia) e foram realizadas observaes com relao ao ritmo, coordenao dos movimentos, criatividade, participao e comportamento dos alunos durante as atividades propostas. O questionrio aplicado foi elaborado com 6 questes dissertativas, onde buscou avaliar no professor de sala: 1. A dificuldade encontrada para trabalhar com essa faixa etria; 2. O que se entende por expresso corporal; 3. Se trabalha com atividades que envolvam a expressividade (cantigas e histrias); 4. A opinio sobre a insero do professor de Educao Fsica na Educao Infantil; 5. Se notou alguma diferena no comportamento e atitudes dos alunos, aps o inicio das aulas de Educao Fsica; 6. Com relao a criatividade, se houve evoluo e melhora ( em outro ambiente como a sala ou a caixa de areia). Segundo MOREYRA (2003), o questionrio um instrumento de coleta de dados, constitudo por uma srie ordenada de perguntas que devem ser respondidas por escrito e sem a presena do pesquisador. A vantagem da utilizao deste material na pesquisa, foi a obteno de respostas rpidas e precisas com relao ao aproveitamento do aluno nas atividades vivenciadas. Durante a aplicao das atividades a tcnica utilizada foi a observao, com relao aceitao e ao desenvolvimento (ritmo, coordenao dos movimentos, criatividade) das vivncias.

MOREYRA (2003), explica que a observao uma tcnica de coleta de dados para conseguir informaes e para a obteno de determinados aspectos da realidade,

um elemento bsico de investigao cientfica. Desempenha papel importante nos processos observacionais e obriga o investigador a um contato mais direto com a realidade. Considero a observao como instrumento facilitador no momento de avaliar a atividade desenvolvida e diagnosticar com clareza as expectativas e objetivos a serem contemplados. importante destacar que a observao e a vivncia das aulas foram realizadas pela prpria pesquisadora, na escola onde ministra as aulas e aplicadas durante o horrio das aulas de Educao Fsica.

3.2 - Sujeitos participantes


Esta pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Municipal de Educao Infantil da cidade de Conchal SP, situada no centro da cidade. A populao analisada pertence a classe mdia, com faixa etria de 3 4 anos de idade, deste sendo, 11 meninos e 11 meninas com um total de 22 alunos, todos pertencendo a mesma sala Pr I. Segundo FERREIRA e CALDAS (1982), a faixa etria escolhida de acordo com o desenvolvimento infantil, corresponde: 2a fase (2 a 4 anos ) Perodo Preconceitual, em que a criana comea a encarar os estmulos como representativos de outros objetos. o inicio do desenvolvimento da funo simblica que a base para a aquisio da linguagem, fator preponderante para o aprendizado da leitura. FERREIRA e CALDAS (1982) tambm explica a fase do ensino pr escolar e sua caracterstica correspondente a faixa etria trabalhada:

1a fase ( 3 a 4 anos ) caractersticas motoras: a atividade motora est em primeiro plano, pois ela imita facilmente os movimentos que observa nos outros, tem uma melhora na coordenao de movimentos, o equilbrio se desenvolve, a explorao sensorial e motora intensa. J no desenvolvimento intelectual a criana descobre a existncia da realidade exterior independente dela e pode compreender a necessidade de fazer bem feito o que preciso. O desenvolvimento social mostra que a criana nessa fase realiza maior nmero de

contatos sociais e comea a aceitar brincadeiras mais associativas em grupos pequenos, comeando a aparecer a competio por ocasio das atividades comuns. importante observar que essas fases servem de base para o conhecimento e nem sempre so adequadas faixa etria correspondente.

3.3 - Estruturao e contedo das aulas

As aulas foram organizadas semanalmente, no perodo de 13 de abril a 22 de junho no ano de 2006; sendo realizada uma vez por semana no perodo da tarde ( vespertino), constando um total de 10 aulas aplicadas com durao de 50 minutos cada aula, sendo divididas em trs partes: inicial, principal e final. A parte inicial era trabalhado o alongamento cantado com msicas infantis ( Vem c meu pezinho e borboletinha ); j na parte principal foram trabalhados os seguintes temas: 1. Cultura corporal explorando o movimento livre; 2. Aula historiada explorando a fantasia ( O porco espinhudo); 3. Arte banda da folia com sucata; 4. Musicalizao - Explorando sons e ritmo; 5. Linguagem de expresso figuras de animais; 6. Brincadeiras cantadas cantigas de roda; 7. Aula historiada explorando a fantasia ( O coelho e a tartaruga );

8. Linguagem de expresso fotos de crianas brincando; 9. Cantigas infantis criatividade no minhoco; 10. Cultura corporal brincando de circo. E a parte final, foram trabalhados atividades de relaxamento ou cantigas de roda. Essas aulas foram formuladas a partir de alguns conceitos bibliogrficos do ambiente expressivo e infantil. O processo de vivncia e aprendizagem foi centralizado no potencial criativo de cada criana, considerando sua explorao de movimentos, a percepo e expresso dos sentimentos a partir da apreciao das atividades aplicadas. O trabalho desenvolvido explorou alm da expresso corporal, uma diversidade de linguagens ( gestual, verbal e musical) onde a liberdade para a criana criar e se desenvolver deve ser garantida com a ajuda do professor.

3 ANLISE DE DADOS
Analisando em primeiro momento as respostas da professora de sala com relao a evoluo dos alunos, pude relatar que a maior dificuldade no incio era a adequao dos alunos ao novo espao sala de aula; com a insero do profissional da rea de Educao Fsica junto com o trabalho de expresso corporal, houve uma melhora muito grande com relao a coordenao, criatividade e participao nas atividades de sala, a professora tambm relatou que at em casa as crianas utilizam das msicas e de algumas atividades. Analisando em segundo momento a observao realizada durante a aplicao das aulas, pude constatar um avano muito significativo com relao ao ritmo, a criatividade e a coordenao dos movimentos; j em relao a participao e ao comportamento no houve problema, pois as crianas sentiam prazer em realizar as atividades. Quando foi trabalhado as cantigas de roda ou as histrias o interesse foi maior, pois as crianas contruram com o prprio corpo o que a msica ou a histria narrava. Todas demonstraram envolvimento a cada descoberta que faziam de suas possibilidades corporais, mentais e emocionais.

4 CONCLUSO Ao desenvolvermos nossa atividade em um ambiente ldico, onde haja liberdade de expresso e o incentivo ao trabalho em grupo, buscamos criar um meio facilitador do convvio social e da afetividade, de forma a tornar o processo de construo de conhecimento em um momento de alegria e descontrao. Assim, ser possvel permitir a criana fazer amigos, aprender as regras de convivncia e sociais, respeitar os outros e buscar solues para a resoluo de problemas. Ainda, desenvolver autonomia, criatividade e cooperao. A concluso aps toda essa anlise, que havendo estmulo do professor pode ocorrer uma evoluo quanto a expresso corporal, as crianas conseguiram desenvolver seus conhecimentos e melhorar seu padro de movimento, onde antes no era estimulado. Por isso importante inserir um profissional da rea de Educao Fsica para trabalhar esses contedos na Educao Infantil.

5 REFERNCIAS

ANDRADE, E. T. Corpo e Fantasia no Processo

do Conhecimento. P. 110-121.

Disponvel em: < http:// www.crmariocovas.sp.gov.br/inf. Acesso em: 01 dezembro 2005.

BENIN, EI et al. O Brincar e o Pensar. Revista do Professor, n. 21(81), p. 11-15, 2005.

BERTAZZO, Nivaldo; Espao e Corpo : Guia de Reeducao do Movimento. So Paulo: SESC, 2004. p 5 e 6.

BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educao Infantil. Braslia, 1998. 1o v.

BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educao Infantil. Braslia, 1998. 3o v.

BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educao Fsica. Braslia, 1998. 8o v.

BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Lei Federal no 9394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Braslia, 1996.

BRUN,G.

Atividades

para

Educao

Infantil.

Disponvel

em:

<

http://

www.educacional.com.br/educao_fisica/educadores . Acesso em: 17 julho 2006.

FERREIRA, I. L.; CALDAS, S. P. S. Atividades na Pr-escola. 6.ed. So Paulo: Saraiva, 1982.

FREIRE, J.; Educao de Corpo Inteiro. 4.ed. So Paulo: Scipione, 1997.

KISHIMOTO, T..M. (org); O Brincar e suas Teorias. So Paulo: Pioneira, 1998.

KISHIMOTO, T..M. (org). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educao. 3.ed. So Paulo: Cortez, 1999.

LIMA, E. C. A. S. A Atividade da Criana na Idade Pr-escolar. Sries idias, n10. So Paulo: FDE, 1992. P. 17-23. Disponivel em: <http:// www.crmariocovas.sp.gov.br/inf . acesso em: 29 nov. 2005.

MELLO, M. A Educao Infantil e Educao Fsica. Revista Paulista de Educao Fsica, So Paulo, supl.4, p. 125, 2001.

MOREYRA, V. Dana e Ludicidade. Sprint Magazine, n. 127, p. 29-33, 2003.

PAIVA, I. M. R. Brinquedos Cantados. 2.ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

PETRILLI, D.H. Brincadeiras Cantadas na Educao Infantil. So Carlos: UFSCar/Departamento de Educao Fsica e Motricidade Humana, 2005. Trabalho de Concluso de Curso. PICOLLO,V.L.N. et al. Atividades de Ginstica Geral na Escola Educao Infantil 4a srie do Ensino Fundamental. Anais do Frum Internacional de Ginstica Geral, Campinas, p. 141-143, 2001.

REVISTA Projetos Escolares: OnLine, n.9, p. 10-12, 2006.

REVISTA Projetos Escolares: OnLine, n.11, p.19, 2006.

STOKOE, P.; HARF, R.; Expresso Corporal na Pr Escola. 3.ed. So Paulo: Summus, 1987.

TANI, G. et al.

Educao Fsica Escolar:

Fundamentos de uma Abordagem

Desenvolvimentista. So Paulo: EPU/EDUSP, 1988.

YOLANDA, R.; Artes na Escola Primria. 1.ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico S.A., 1970.

You might also like