You are on page 1of 4

COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDRIA Nos ltimos 30 anos, a disseminao geogrfica crescente de atividades econmicas desbordou as fronteiras de inmeros pases.

Este fenmeno, conhecido como internacionalizao, logo evoluiu para outro mais amplo e generalizado denominado globalizao, que a integrao funcional entre economias dispersas internacionalmente. quase recente. Remonta originariamente ao fim da Segunda do bloco socialista, finda a Guerra Fria, entre 1989 e 1991. Guerra Mundial, passando pela estagnao econmica da URSS, a partir de 1975 e alcanando o colapso Caracteriza-se pela homogeneizao dos centros urbanos, a expanso das corporaes para regies exteriores a seus ncleos geopolticos, a revoluo tecnolgica nas comunicaes e na eletrnica, a reorganizao geopoltica do mundo em blocos comerciais regionais (no mais ideolgicos), a miscigenao entre culturas populares locais contrapostas a uma cultura de massa supostamente "universal". Sob sua gide surgiram inegveis benefcios para a economia mundial, em termos de produtividade e de eficincia na utilizao de recursos produtivos. Concomitantemente, instaurou-se sensvel reduo nos nveis de desenvolvimento social nas naes influenciadas por ele, com aspectos peculiares no Brasil. Constata-se, pois, a existncia de cenrio capaz de gerar ou incrementar diversos fatores de empobrecimento da populao de baixa renda e, mais recentemente, da chamada classe mdia. Entre os primeiros, conta-se a dificuldade em garantir-lhe condies mnimas de sobrevivncia digna, buscando-se, dentre inmeras possibilidades, a que pudesse responder questo, com aproveitamento de mecanismos produtivos e econmicos usuais, com opo para o Cooperativismo, que uma forma de economia social. Juntamente com a associao e o sindicato, uma das formas de associativismo, que, por sua vez, originou-se do instituto da ajuda mtua, conhecida desde os mais remotos traos da civilizao. Iniciou-se em meados do sculo XIX (Pioneiros de Rochdale) como reao ao desemprego decorrente da Revoluo Industrial e opresso exercida sobre os trabalhadores pelos proprietrios dos meios de produo. De incio, apresentou fases de significativo crescimento, mas atravessou perodos de reconhecido declnio, como por ocasio do pleno emprego proporcionado pela implantao do Plano

Marshall na Europa e Japo. No Brasil, vem surgindo como alternativa ao desemprego massivo ocasionado pela globalizao da economia, aplicando-se a vrios casos, com grande qualidade e produtividade. Manifestou-se sempre como forma de organizao de trabalho calcada em princpios democrticos a serem exercidos em uma sociedade justa, livre e fraterna, materializada por empreendimentos econmicos autnomos de propriedade coletiva, que chegaram aos dias atuais. Na tradio dos seus fundadores, os membros das cooperativas acreditam nos valores ticos da honestidade, transparncia, responsabilidade social e preocupao com seu semelhante. Embora mantidos tais princpios, os propsitos a que serviram sofreram grandes alteraes nestes seus 163 anos de existncia. De mero facilitador de transaes em seus primrdios, modernamente assume foros de opo econmica economia mercantil, sofrendo as mesmas injunes concorrenciais e de mercado que estas ltimas, apresentando, todavia, ntidas vantagens. As cooperativas organizam-se internacionalmente sob os auspcios da Aliana Cooperativa Internacional ACI, criada em 1895. No continente americano essa articulao feita pela Organizao das Cooperativas da Amrica OCA - fundada em 1963, atualmente com sede em Bogot, Colmbia, integrando representaes de vinte pases, inclusive o Brasil.

No solo ptrio teve incio em 1847, com a colnia Tereza Cristina, Paran, que mesmo tendo tido breve existncia, fixou-se na memria coletiva, como marco inicial do cooperativismo brasileiro. Somente no final do sculo XIX que surgiu no Brasil o cooperativismo propriamente dito, localizando-se na zona rural do pas. De l para c evoluiu ao ponto de ser constitudo em poltica nacional

A representao de todo o sistema cooperativista nacional cabe Organizao das Cooperativas Brasileiras - OCB, que se institucionalizou legalmente atravs da lei federal 5.764/71 de 16/12/1971.

Entre ns, o cooperativismo dispe de importante fulcro institucional, como demonstrao de sua importncia e reconhecimento, frente ao sistema econmico do pas. A fonte legislativa primordial do cooperativismo est inserta na Constituio Federal, em trs locais:

Ttulo II, Captulo I, XVIII;

Ttulo VI, Captulo I, Seo I, Artigo 146, III, item c;

Ttulo VII, Captulo I, Art. 174, 2o. Uma das mais caractersticas formas de expresso do autntico cooperativismo a economia solidria. Pode-se defini-la como a ao capaz de gerar novas oportunidades de insero social por meio do trabalho, desde que revestida de alguns valores que a legitimem: democratizao da gesto do trabalho, ajuda mtua, responsabilidade, equidade e solidariedade, domnio do know-how produtivo, distribuio eqitativa da renda obtida e fortalecimento do desenvolvimento local de forma auto-sustentvel. Baseia-se na auto-gesto dos empreendimentos, permeada pelos valores ticos da honestidade, transparncia e responsabilidade social. A economia solidria agrega o conjunto das empresas que claramente se regem pelos princpios do cooperativismo, ou seja, a autogesto. A cooperativa de produo pode ser considerada a unidade bsica da economia solidria. Outros exemplos expressivos de cooperativas autogestionrias so as de comercializao, de consumo e de crdito. O surgimento da economia solidria no Brasil parece ser rplica grande crise do incio da dcada de 80, quando empresas de variado porte vo a concordata e a falncia. Formam-se, ento, algumas cooperativas importantes como a indstria Wallig de foges em Porto Alegre, a Cooperminas, (explora mina de carvo falida em Cricima - Santa Catarina) e as cooperativas que operam as fbricas da antiga Tecelagem Parahyba de cobertores em Recife e em S.Jos dos Campos, todas operando at esta data, sob a gide da economia solidria. lvaro da Cunha Caldeira administrador de empresas, arquiteto, Mestre em Cooperativismo e consultor de organizaes.

Fontes de consulta: CALDEIRA, A.C. (2006). O Cooperativismo como estratgia de negcios. 143 p.

Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo). Vice Reitoria de Pesquisa e Ps Graduao, Universidade Paulista, So Paulo . CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Estado de So Paulo ( 1999). GOMES, A.J. (2005). Origem e evoluo do cooperativismo no mundo e no Brasil e sua contribuio para constituir o segmento educacional brasileiro. In Linguagens, Educao e Sociedade. Teresina, PI; no 12, p. 13-25. SINGER, P. Cooperativismo e sindicatos no Brasil. In: CUT BRASIL. Sindicalismo e economia solidria: reflexes sobre o projeto da CUT. So Paulo: CUT, 1999. p. 23-8. SINGER, P. A recente ressurreio da economia solidria no Brasil - Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira 2002. Imprensa Oficial do

You might also like