You are on page 1of 4

DETERMINAO DO NVEL DE RISCO (RISK MATRIX)

A caracterizao cientfica do risco grave e iminente depende, necessariamente, da utilizao de parmetros tcnicos precisos e objetivos, sob pena de se tornar um mero exerccio subjetivo, que varia em funo do profissional que est analisando as condies de segurana de um equipamento ou atividade. Foi desenvolvida nos Estados Unidos da Amrica uma matriz de identificao de risco, para a avaliao de risco, que, conjugando a probabilidade de ocorrncia do risco com a gravidade do dano, permite identificar de forma objetiva a existncia de situaes com risco grave e iminente. Matriz para Determinao do Nvel de Risco, como metodologia foi referendada pelo Professor Gilmar da Cunha Trivelato, da Fundacentro Regional de Belo Horizonte, em 2007, no 8 Curso de PPRAG e PCMSOG para Indstria da Galvanoplastia, ministrado por essa entidade em sua Sede na Capital de So Paulo. Com a aplicao dessa metodologia denominada na cincia por Matriz para Determinao do Nvel de Risco, estima-se a gravidade da consequncia ou dano pessoal do trabalhador, denominado IG, que varia de 1 a 4 (do menor para o maior dano), e o ndice de probabilidade de ocorrncia do dano IP, tambm variando de 1 a 4 (da menor para a maior frequncia).

Os ndices de Gravidade do dano (IG) podem ser: Nvel 1 - Reversvel leve Nivel 2 - Reversvel Severo Nvel 3 - Irreversvel Grave Nvel 4 - Incapacitante. J os ndices de probabilidade de ocorrncia do dano IP, tambm variando de 1 a 4, so:

Nvel 1 - Improvvel Nvel 2 - Pouco Provvel Nvel 3 - Provvel Nvel 4 - Muito Provvel A conjugao da gravidade do dano (IG) com a probabilidade da ocorrncia (IP) em uma MATRIZ PARA DETERMINAO DO NVEL DE RISCO permite estimar o Nvel de Risco, que poder ser Trivial, Tolervel, Moderado, Substancial e Intolervel, com julgamento da aceitabilidade de convivncia ou no com esse risco.

Na Matriz de Nvel de Risco, obtm-se o Nvel de Risco simplesmente pela multiplicao do ndice de Gravidade oferecido pelo equipamento ou atividade em anlise (IG) e o ndice de Probabilidade de Ocorrncia (IP) dessa condio, utilizando-se cores para facilitar a visualizao. A seguir, apresentado o modelo de matriz para a determinao do nvel de risco. Para se chegar pontuao, objetiva e tcnica, basta multiplicar o ndice da coluna IP pelo ndice da coluna IG.

MATRIZ PARA DETERMINAO DO NVEL (GRAU) DE RISCO

PROBABILIDADE DE OCORRNCIA DO DANO

4 Muito Provvel 3 Provvel 2 Pouco Provvel 1 Improvvel IP

4 Risco Moderado 3 Risco Tolervel 2 Risco Tolervel 1 Risco Trivial

8 12 Risco Risco Substancial Substancial 6 Risco Moderado 4 Risco Tolervel 2 Risco Tolervel

16 Risco Intolervel

9 12 Risco Risco Substancial Substancial 6 8 Risco Risco Moderado Substancial 3 4 Risco Risco Tolervel Moderado

1 2 3 4 Reversvel Reversvel Irreversvel IncapaciIG Leve Severo Grave tante NDICE DE GRAVIDADE DO DANO

NDICE DE GRAU DE RISCO LEGENDA: Grau de risco verde de 1 a 4 Riscos Trivial e Tolervel Grau de risco azul de 4 a 6 Risco Moderado Grau de risco vermelho de 8 a 12 Risco Substancial Grau de risco laranja 16 Risco Intolervel

SIGNIFICADO DO GRAU DE RISCO PARA TABELA I GRAU DE RISCO Trivial (ou insignificante) Tolervel SIGNIFICADO

Fatores do ambiente ou elementos materiais que no constituem nenhum incmodo ou risco para a sade ou integridade fsica do trabalhador Fatores do ambiente ou elementos materiais que constituem um incmodo sem ser uma fonte de risco para a sade ou integridade fsica do trabalhador Moderado Fatores do ambiente ou elementos materiais que constituem um incmodo podendo ser de baixo risco para a sade ou integridade fsica do trabalhador Substancial Fatores do ambiente ou elementos materiais que constituem um risco para a sade e integridade fsica do trabalhador, cujos valores ou importncias esto notadamente prximos dos limites regulamentares Intolervel Fatores do ambiente ou elementos materiais que constituem um risco para a sade e integridade fsica do trabalhador, com uma probabilidade de acidente ou doena elevada *categorizao mais voltada avaliaes ambientais e constantes do curso de PPRA para indstria da galvanoplastia SIGNIFICADO DO GRAU DE RISCO TABELA II SIGNIFICADO Nenhuma ao requerida e nenhuma documentao precisa ser mantida No h necessidade de controles adicionais, a menos que haja um requisito legal, uma soluo com custo mais efetivo ou uma reduo do risco seja possvel sem custo adicional Monitoramento necessrio para assegurar que os controles sejam mantidos Deve haver um esforo na reduo do risco, mas o custo da preveno deve ser analisado cuidadosamente Devem ser adotadas medidas para reduzir o risco, mas dentro de um perodo de tempo definido O trabalho no deve ser iniciado at que o risco seja reduzido. Quando o risco envolve trabalho em andamento, aes urgentes devem ser adotadas O trabalho no deve ser iniciado, nem continuado at que o risco seja reduzido Se no possvel reduzir o risco, mesmo com recursos ilimitados, o trabalho deve permanecer proibido (interditado).

GRAU DE RISCO Trivial (ou Insignificante) Baixo

Moderado

Substancial

Alto (ou intolervel)

* categorizao mais voltada segurana do trabalho e constante do seguinte endereo virtual: www.swan.ac.uk/media/media,23213,en.doc

You might also like