You are on page 1of 3

14.1. Identifica os fenmenos de vulcanismo secundrio representados nas imagens A, B e C. 14.1.1. Explica em que consiste o fenmeno representado em A. 14.1.2.

Explica em que consiste o fenmeno representado em B. 14.1.3. Indica uma utilidade do fenmeno C. 15. Transcreve a alternativa que contm os termos que permitem preencher correctamente os espaos. ___________so fontes termais que correspondem a manifestaes vulcnicas posteriores a uma erupo vulcnica e expulsam, a intervalos, ________ e vapor. a) nascentes termais (......) guas aquecidas. b) fumarolas (.....) gases. c) Mofetas (......) gases ricos em enxofre d) Giseres (.......) jactos de gua e) Sulfataras (.....) gases ricos em dixido de carbono. 16. Estabelece a correspondncia correcta entre as afirmaes e os termos.
TERMOS AFIRMAES

1 Giser 2 Fumarola 3 Nascente termal

A - Emisso de gases a elevadas temperaturas, atravs de fendas no terreno. B - Jactos intermitentes de gua e gases provenientes do interior da Terra, a elevadas temperaturas. C - Fontes de gua quente, geralmente rica em substncias minerais.

BENEFCIOS E DESVANTAGENS DA ACTIVIDADE VULCNICA Os vulces podem tornar-se realmente perigosos, uma vez que as erupes podem queimar ou soterrar as casas das pessoas ou, em casos mais graves, causar-lhes a morte (anualmente, continuam a matar cerca de 300 pessoas). Como no podemos control-los, resta ao Homem minimizar os seus efeitos negativos e aprender a beneficiar das suas vantagens:

Utilizao das cinzas vulcnicas para tratamentos medicinais.

Utilizao para fins medicinais nascentes termais. As cinzas vulcnicas retm gua e nutrientes, tornando os solos mais frteis para a agricultura.

Atrao turstica cozido das furnas (Ilha de So Miguel)

A energia geotrmica transformada em energia eltrica nas centrais geotrmicas.

Explorao de depsitos de minerais enxofre.

No entanto, preciso no esquecer que este fenmeno da natureza tambm contribui para as alteraes climticas! Os gases libertados pela actividade vulcnica so responsveis pelo efeito estufa e chuvas cidas. Resolve os exerccios que se seguem no caderno dirio. 17. Apesar do perigo, o ser humano continua a habitar na proximidade dos vulces. Refere duas razes que justifiquem o facto de as pessoas viverem perto dos vulces. 18. As paisagens vulcnicas apresentam aspectos muito caractersticos. Refere dois aspectos dessas paisagens.

Previso e preveno da Atividade Vulcnica


H sinais que podem indicar que uma erupo vulcnica vai acontecer, como por exemplo: Ocorrncia de sismos. Libertao de gases, a partir das fendas do cone vulcnico. Aumento da temperatura das guas das nascentes e fumarolas. Alterao da inclinao das encostas do cone vulcnico. E quando um vulco entre em erupo, o que fazer? Ter sempre prontos alguns mantimentos: anlatados, rdio a pilhas, pilhas de reserva; alimentos enlatados; gua; agasalhos; mala de primeiros soscorros. Cubrir o rosto com um pano ou mscara de modo a evitar a inalao de gases txicos. Afastar-se do vulco o quanto mais rapidamente dirigindo-se para o mais longe possvel. Use preferencialmente um carro. Procurar um abrigo. Obs: faz tudo muito rpido pois um vulco em erupo imprevisvel e no te apeguess a nenhum bem material, pois a tua vida vale mais!!!!

Resolve os exerccios que se seguem no caderno dirio. 19. Se vivesses na ilha de S. Miguel como deverias estar preparado para a eventualidade da entrada em erupo de um vulco?

A Tectnica de Placas e a Atividade Vulcnica


Como j estudaste no ano passado, a Tectnica de Placas a teoria que os gelogos propuseram para explicar a actividade interna da Terra, ou seja a formao de vulces e de sismos. Uns e outros, esto em grande parte localizados nos limites das placas litosfricas, zonas muito instveis. Observa o mapa que se segue.

Vulces

Zonas de subduco

Riftes

Da anlise do mapa, podes concluir que os vulces se distribuem, principalmente, por trs regies da Terra: OCEANO PACFICO existem alinhamentos de vulces que, praticamente, delimitam um crculo, formando o anel de fogo do Pacfico. Pertencem a este anel, por exemplo, os vulces do Japo e das Filipinas. FAIXA MEDITERRNEA - fazem parte dela, entre outros vulces, os do Sul de Itlia. OCEANO ATLNTICO aproximadamente a meio do deste oceano, na direco Norte-Sul, so muito frequentes os vulces e os sismos como, por exemplo, os do Arquiplago dos Aores.

Resolve os exerccios que se seguem no caderno dirio.

20. Transcreve a opo que completa a afirmao: A atividade vulcnica recente localiza-se principalmente. A - nas regies centrais dos continentes. B - nas regies de eroso antigas. C - nas costas do oceano Atlntico. D - nas zonas de limites de placas tectnicas 21. Os vulces no se distribuem uniformemente na superfcie terrestre. A maioria localiza-se nos limites das placas tectnicas. 21.1. Indica trs zonas do Globo com intensa atividade vulcnica.

Bom trabalho!

You might also like