You are on page 1of 16

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-RIDO DEPARTAMENTO DE CINCIAS AMBIENTAIS Curso: Bacharelado em Cincia e Tecnologia Disciplina: Ambiente, Energia e Sociedade

60h (Cdigo: 1200340) Profa.: Solange Dombroski

A crise ambiental: viso geral


1 Conscincia ambiental 2 Aspectos gerais da crise ambiental 3 Nvel de qualidade de vida no planeta

1. Conscincia ambiental
O movimento mundial de conscincia ambiental irrompeu em cena durante dois anos, de 1968 a 1970, quando os astronautas tiraram as primeiras fotografias da Terra vista do espao. Pela primeira vez na histria da humanidade fomos capazes de ver o planeta inteiro e de perceber o quo solitrio e frgil ele paira no espao. De repente, durante a dcada de 1970, quase todos ficamos preocupados com poluio, reas naturais, crescimento populacional, consumo de alimento e energia.
(ODUM; BARRET, 2007, p.3)

Figura 1: A Terra vista do espao.

1. Conscincia ambiental
Efeitos globais de poluio como efeito estufa e reduo da camada de oznio, tm contribudo bastante para a sensibilizao recente da sociedade sobre questes ambientais, merecendo destaque na mdia e na agenda de polticos e grupos ambientalistas em todo o planeta. Isso talvez possa ser explicado pela incerteza que os humanos passaram a experimentar em relao prpria sobrevivncia da espcie e pela constatao de sua incapacidade de entender e controlar os processos e as transformaes ambientais decorrentes de suas atividades. At recentemente, acreditava-se que a inteligncia e a tecnologia resolveriam qualquer problema e que no havia limites para o desenvolvimento da espcie e para a utilizao de matria e energia na busca de conforto e qualidade de vida.
(BRAGA et al., 2005, p.6)

2. Aspectos gerais da crise ambiental


O que crise ambiental?
Desequilbrios entre componentes do ambiente (??)

As atividades do homem contriburam para estabelecimento da crise ambiental?

2. Aspectos gerais da crise ambiental


Aes de controle do ambiente pelo homem
-Descobrimento do fogo; -Confeco de instrumentos como facas e machados de pedra e posteriormente, de metal; -Controle de sua alimentao pelo desenvolvimento da agricultura, domesticao de animais; - Conquistas tecnolgicas: a partir da inveno das mquinas e desenvolvimento de novas tecnologias, o homem torna-se cada vez mais gil na produo de bens e servios (com conseqente uso de recursos e gerao de resduos).

2. Aspectos gerais da crise ambiental


Problemas ambientais
Diminuio da biodiversidade Eroso Inverso trmica Efeito Estufa Destruio da camada de oznio Chuvas cidas Mudanas climticas Poluio hdrica Escassez de gua Crescimento populacional Interferncia prejudicial em naes indgenas Outros

2. Aspectos gerais da crise ambiental

3. Nvel de qualidade de vida no planeta


Do que depende o nvel de qualidade de vida no planeta?

POPULAO

Equilbrio
RECURSOS NATURAIS POLUIO

3. Nvel de qualidade de vida no planeta


3.1 Populao
-Populao mundial cresceu de 2,5 bilhes em 1950 para 6,2 bilhes no ano de 2002.

- Crescimento populacional atual: *Taxa mundial bruta de natalidade: 352.268 habitantes; *Taxa mundial bruta de mortalidade: 150.677 habitantes; *Taxa bruta de natalidade = 2,3 vezes a taxa bruta de mortalidade (352.268/150.677 = 2,3); *Nmero de novos habitantes = 201.591 (352.268 - 150.677) por dia; 1,4 milho/semana; 74 milhes/ano.

Figura 2 Curva de crescimento exponencial da populao. Fonte: Braga et al. (2005, p.3).

3.2 Recursos naturais:


(BRAGA et al., 2005, p.4. Miller, 2007, p.8)

Qualquer insumo de que os organismos, as populaes e os ecossistemas necessitam para sua manuteno. Recurso natural algo til. Recurso natural X tecnologia X economia: *Para o caso de recursos que no esto prontamente disponveis (petrleo, ferro, gua subterrnea e cultivos modernos): h necessidade de existir processos tecnolgicos economicamente viveis para que algo seja considerado um recurso. Exemplo: o petrleo passou a ser um recurso quando o homem desenvolveu tecnologia para extra-lo e process-lo em diferentes produtos (gasolina, leo diesel) e mercantiliz-lo a preos acessveis. Obs.: outros recursos esto diretamente disponveis para uso como a energia solar, o ar limpo, o vento, a gua superficial doce, o solo frtil e as plantas selvagens comestveis.

3. Nvel de qualidade de vida no planeta


3.2 Recursos naturais:

Figura 3 Classificao dos recursos naturais. Fonte: Braga et al. (2005, p.5).

3. Nvel de qualidade de vida no planeta


3.3 Poluio (BRAGA et al., 2005, p.7):
Lei da conservao da massa: Em qualquer sistema, fsico ou qumico, nunca se cria nem se elimina matria, apenas possvel transform-la de uma forma em outra; Tudo se realiza com a matria que proveniente do prprio planeta, apenas havendo a retirada de material do solo, do ar ou da gua, o transporte e a utilizao desse material para a elaborao do insumo desejado, sua utilizao pela populao e, por fim, a disposio, na Terra, em outra forma, podendo muitas vezes ser reutilizado. Essa lei explica a poluio ambiental, que pode ocorrer nos trs compartimentos: gua, ar e solo. Como no possvel consumir a matria at sua aniquilao, ocorre a gerao de resduos em todas as atividades dos seres vivos, resduos esses indesejveis a quem os eliminou, mas que podem ser reincorporados ao meio, para serem posteriormente reutilizados: RECICLAGEM.

3. Nvel de qualidade de vida no planeta


3.3 Poluio:
Alterao indesejvel nas caractersticas fsicas, qumicas ou biolgicas da atmosfera, litosfera ou hidrosfera que cause ou possa causar prejuzo sade, sobrevivncia ou s atividades dos seres humanos e outras espcies ou ainda deteriorar materiais(BRAGA et al., 2005, p.6). Segundo a Lei Federal no. 6.938 (Brasil, 1981), que dispe sobre a poltica nacional do meio ambiente: Poluio a degradao da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: a) Prejudiquem a sade, a segurana e o bem-estar da populao; b) Criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; c) Afetem desfavoravelmente a biota; d) Afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente e e) Lancem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos.

3.3 Poluio:

Classificao das fontes poluidoras


- Agrotxicos aplicados na - Lanamento de esgoto domstico agricultura e dispersos no ar, ou industrial; carregados pela chuva para os rios ou para o lenol fretico; - Efluentes gasosos industriais; - Gases expelidos do escapamento - Aterro sanitrio e etc. de veculos automotores etc. Pontuais ou localizadas: Difusas ou dispersas:

Fonte: Braga et al. (2005, p.6).

Efeitos da poluio Local Regional Global Local e Regional


Em geral, ocorrem em reas de grande densidade populacional ou atividade industrial. Nessas reas h problemas de poluio do ar, gua e solo. Esses efeitos espalham-se e podem ser sentidos em reas vizinhas, s vezes relativamente distantes, sendo objeto de conflitos: - Intermunicipais: disputa pelo mesmo manancial para abastecimento urbano; - Interestaduais: poluio das guas por municpios e indstrias de um estado, a montante de captaes municipais e industriais de estado vizinho a jusante e - Internacionais: chuva cida na Sucia e Noruega oriunda da poluio do ar na Gr-Bretanha e Europa Ocidental.

Global
Detectados mais recentemente, como efeito estufa e a reduo da camada de oznio, ainda no so bem conhecidos, mas podem trazer conseqncias que afetaro o clima e o equilbrio global do planeta.

Fonte: Braga et al. (2005, p.6).

4. Referncias bibliogrficas
BRAGA, Benedito et al. Introduo engenharia ambiental. 2.ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. BRASIL. Presidncia da Repblica. Subchefia para Assuntos Jurdicos. Lei no. 6.938 de 31 agosto de 1981. Dispe sobre a poltica nacional do meio ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao, e d outras, providncias. 1981. MILLER JR., G. Tyler. Cincia ambiental. So Paulo: Thomson Learning, 2007. ODUM, Eugene P.; BARRET, Gary W. Fundamentos de ecologia. 5.ed. So Paulo: Thomson Learning, 2007.

You might also like