You are on page 1of 4

Salvador, 03 de outubro de 2011,

Meu querido amado Luciano

Imagine voc, j estou no 5 semestre de jornalismo como passou rpido no mesmo? Nesse semestre temos uma disciplina sobre Estruturas e estilos do texto jornalstico, com a professora Ana Carolina Castellucio. Ela cunhada de Jamile, sua assistente. Que legal no mesmo? Muito boa professora. Mundo pequeno esse. As aulas so bate-papos bem direcionados a disciplina, com abordagem para temas bem atuais. A proposta de trabalho para o final de semestre escrever um livro-reportagem, tema livre, com no mnimo 50 pginas. O livro dever ser escrito a 04 (quatro) mos, ou seja, dever ser feito em dupla para facilitar a nossa vida e a vida do professor, claro. Nesse primeiro momento estamos pesquisando e acompanhando todas as aulas para esclarecimentos sobre o que significa livro reportagem, hoje mesmo, a professora fez uma dinmica em sala de aula - mas primeiro fizemos um alongamento, por causa do desanimo geral. Acredito que esse sentimento que todos estamos experimentando nesse momento, o medo de encarar o desafio de escrever um livro. Na dinmica deveramos relacionar uma coluna com outra. Uma coluna trazia os tipos de livros-reportagem e a outra com a definio e finalidade. O objetivo era familiarizar todos com os tipos. Bem interessante, pois a partir dessa dinmica podemos saber um pouco mais sobre livro-reportagem. Sei pouco sobre livro reportagem, pois recordo de ter lido uns dois ou trs livros e textos sobre o assunto. No sei ao certo, mas acredito que seja uma forma de voc levar a informao mais detalhada de fatos histricos ou no, acontecimentos cotidianos de interesse publico. Podemos abordar em um livro reportagem assuntos polmicos em forma de depoimentos, assuntos que denunciem acontecimentos nos bastidores da poltica, na imprensa, na religio, enfim, existem vrios tipos de livros-reportagens. O tema para livro reportagem, que farei com Marta Andrea (aquela mala que a professora, no se sabe o porqu, est chamando de Francisca) ser sobre a maconha. Bem sugestivo o nome no mesmo? Faremos uma abordagem histrica da planta, sua origem, cultivo, etc. O tipo do livro ser reportagemretrato, onde focaremos mitos e verdades sobre a maconha com mais profundidade do que o j visto, atualmente.

Faremos um recorte bem interessante, pois partiremos de aspectos antagnicos, ou seja, teremos depoimentos e historias de pessoas que usam a maconha e de pessoas que a traficam. Teremos depoimentos de mdicos nos aspectos positivos e negativos, a igreja, a poltica e por final, que na verdade ser o inicio do livro traremos a to polmica Marcha da Maconha: seus adeptos, at que ponto uma ideologia ou no, se passa de uma questo meramente poltica, ou no. Saberemos ao longo da escrita do livro. Como estou me sentindo com relao esse trabalho? Aterrorizada, pois o tempo que deveria est ao nosso favor, mostra a todo o momento que j estamos atrasadas. Temos uma srie de coisas a serem feitas, desde a elaborao do projeto, onde deveremos justificar a escolha do tema e seu objetivo. Na aula do dia 12/09/2011 assistimos ao filme Capote, dirigido pelo cineastra Benett Miller. O filme relata a historia de um de seus livros, A sangue frio onde ele reconstitui minuciosamente um fato real de um crime, a personalidade das vitimas e dos jovens assassinos. Truman Capote pioneiro no jornalismo literrio. Para ajudar na escrita do livro que seria o primeiro livro reportagem, ele mantm um relacionamento bem prximo com um dos assassinos, e atravs de visitas e entrevistas quase que dirias, Truman, coleta todas as informaes necessrias para a tessitura de seus textos. Com cunho investigatrio, porm literria, todas as suas entrevistas e visitas a um dos assassinos lhe dava subsdios para um novo capitulo, contendo informaes valiosas e contundentes. Segundo Edvaldo Pereira Lima, no seu livro, Paginas Ampliadas, o livro de Truman Capote um dos dois exemplos de obras clssicas produzidas na fase histrica do jornalismo literrio, conhecida como novo jornalismo. Edvaldo Pereira Lima diz tambm que o livro A Sangue Frio ilustra essa simbiose entre o peridico e o livro reportagem e que o livro aparentemente foi um projeto desenhado tendo em mente, desde o inicio, seu aproveitamento, que seria de comunicar coletivamente contedos jornalsticos de qualidade. A exatido e a preciso fazem parte do iderio, mas quando se trata de jornalismo literrio muito mais criativo e desafiador, e tambm muito mais cativante para o leitor. No filme Os narradores de Jav, da cineasta Eliane Caff, apresentado na ultima aula, 26/09/2011 podemos verificar a importncia da apurao precisa de toda informao sobre o tema a ser narrado, descrito no livro reportagem. A criatividade do autor conta muito, mas no devemos fugir muito da realidade, pois transformaria o livro reportagem em uma obra de fico.

O Filme trs pontos relevantes que devemos ter em mente na hora de escrever, transcrever a historia. Devemos observar detalhes tipo: datas, nomes completos, local aonde aconteceu o fato, pessoas envolvidas, o perodo em que aconteceu o fato, a cultura do lugar, etc. A histria de quem conta e no de quem l. Essa frase expressa o foco principal do filme, que mostra claramente que diante de tantos relatos diferentes do mesmo acontecimento, no podemos decidir por ns mesmos qual seria o verdadeiro. Segundo Edvaldo Pereira Lima, o jornalista literrio precisa pesquisar e estudar. No bastam a intuio, nem a impresso que obtm quando sai a campo. fundamental o exerccio do discernimento do autor para apreender o que est sua volta, obter clareza da foras dinmicas que movem qualquer acontecimento, ler a dana do universo. E localizar o papel do ser humano em qualquer situao, como agente e sujeito dos acontecimentos. Ento amigo, o jornalista literrio mais do que um cronista dos fatos. um tradutor de conhecimentos. Registra, observa, testemunha, interpreta, traduz. S assim pode disponibilizar ao leitor propostas de compreenso da realidade. S assim presta um servio que vale a pena, pois com seu esforo de apreenso reconstri o mundo. Fiquei lhe devendo o significado do livro reportagem, agora me sinto apta a lhe explicar melhor. O livro-reportagem o veculo de comunicao impressa no-peridico que apresenta reportagens em grau de amplitude superior ao costumeiro nos meios de comunicao peridicos. Ou seja, aborda um fato

de interesse pblico e de potencial investigativo, e o aprofunda de tal maneira a produzir um amplo pnorama que abarca o contexto, as causas e as possveis consequncias ligadas ao ocorrido.

O livro-reportagem difere dos demais livros , basicamente, em 3 aspectos: quanto ao contedo (que corresponde ao real, ao factual, no fico, o que exige veracidade e verossimilhana na escrita); quanto linguagem, montagem e edio do texto uma vez que, apesar do teor literrio presente no mesmo, seu carter essencial eminentemente jornalstico (linguagem simples, exata, concisa); e quanto a funo, pois por se tratar de um trabalho jornalstico tem as funes correspondentes ao mesmo (informar, orientar, explicar).
Ah! Quanto ao livro reportagem? J amadurecemos a idia, fizemos o projeto, estamos finalizando, mas como Andrea esta trabalhando em um projeto e no comparecer no dia da entrega dos trabalhos, acredito que ela deva mandar j finalizado (faltando claro alguns ajustes) por e-mail para a professora.

Mandarei noticias dos meus escritos nas prximas cartas. Saudade imensa de voc e de sua famlia. Um abrao para todos. E seu pai como est. Espero que j esteja tudo bem com ele. Desejo muita sade, paz, amor. Em breve estaremos todos juntos, at a prxima.

Beijos carinhosos

Rosangela

You might also like